O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 14 de dezembro de 2014

Aliança: o Presidente falou e eu acredito

. 3 comentários

Fico contente que o Presidente tenha vindo demarcar-se daquilo a que Pinto da Costa o tentava colar e dizer o que eu aqui disse várias vezes ao afirmar que avançou para a viabilização do candidato do Sistema para "salvar o futebol português".

Se as palavras do Presidente foram sinceras, como eu acredito, ele fez uma tentativa de fazer parte do poder, para não ser somente vítima dele. Tal como, aliás eu tenho vindo a escrever: deram-lhe poder ilusório, a troco da manutenção do status quo e da protecção dos interesses dos poderes instalados.

Fico contente que, tal como referiu o Presidente e não acredito mesmo que não seja a verdade, não houve acordos, negociacoes ou alianças de futuro, foi apenas pelo poder - ou como ele diz, pela viabilização do futebol português. 

Espero que o Presidente não acredite em tudo o que lhe disseram e em tudo o que viu, tal como fez no passado com Fernando Gomes (por duas vezes) e ia fazer com Fernando "bitch do Oliveira" Seara.

Se a FPF de Gomes e Oliveira quisessem, tinham "salvo" a Liga. Não quiseram para poder criar esta ilusão de aglutinação e de defesa comum de um bem maior. Foi um plano bem montado.

Veremos agora quem vai atirar a primeira pedra quando começarem as decisões pela via que não interessa, nomeadamente ao Benfica.

Não se pode acusar Vieira de ter sido mal intencionado. Não foi. Não se pode dizer que Vieira quis defender o Oliveira acima dos interesses do Benfica... Mas acabou por fazê-lo. Eu continuo, não que isso tivesse uma garantia de sucesso, a preferir um caminho afastado dessa corja, porventura ao lado do Sporting (sem alianças ou acordos) pelo verdade desportiva e pelo fim do sistema e destes actuais actores sujos e corruptos ao invés de os perpetuar.

Vamos acabar por ver o Oliveira a querer antecipar o momento da centralização dos direitos, libertando os contratos antecipadamente, a troco de continuar a ser ele o "dono da bola". Duvido que o que aí vem seja bom para o Benfica, pois a forma de defender o sistema será remunerar mais os pequenos... Ora, ou o "bolo" cresce muito ou para dar mais aos pequenos, os grandes não podem ganhar mais.

A estratégia do Benfica tem que apontar à concorrência de conteúdos internacionais:
- Liga Espanhola, manter a Liga Inglesa, Liga Alemã, Formula 1, MotoGP, NBA... 

Por cá já temos um conteúdo premium - os nossos jogos em casa. Os outros dois seriam os jogos de FCPorto e SportingCP que nunca estes colocarão numa plataforma detida pelo Benfica. Sobram os jogos fora, mas esses o Oliveira, com esta manobra de "união por um bem comum" tratou de os manter sob controlo. O resto dos jogos são paisagem, são o preço a pagar para ter os dos grandes, não valem nada em share.

Em resumo, se eu estiver a ler bem a situação, o Vieira quis ter uma palavra a dizer na Liga. Quis poder lá estar para, no mínimo, saber do que se passa e, com sorte influenciar. Na pior das hipóteses, fica tudo na mesma, com os "donos da bola" a serem os mesmos e o Benfica a ter que lutar sozinho contra tudo e todos para poder vencer.

Se podia ser diferente? Podia. Na minha opinião, deveria ter sido, era a grande oportunidade de "abanar a barraca" e expor tudo e todos. Poderia ter sido um segundo "apito dourado" que porventura poderia até não ter dado em nada e elegerem na mesma o Presidente que queriam para a Liga, mas não se livravam da exposição e da posição marcada pelo Benfica (e eventualmente outros) nos jornais e na opinião pública. É com essas cisões que começam muitas revoluções. É as vezes de uma pequena fenda que se origina uma derrocada.

Se nada na minha leitura estiver certo e isto tiver sido tudo uma negociação pelos direitos futuros, pela tal promiscuidade entre BTV e Sporttv para salvar o coiro desta última... Então o Presidente ontem não só mentiu como colocou o Oliveira à frente do Benfica. O que eu, como sempre escrevi, não acredito, que seja o caso.



Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

3 comentários

  1. Isto é...dás uma no cravo e outra na ferradura. És o que se chama um NIM porque dás para os dois lados. Se o LFV triunfar na estratégia lá virás dizer que bem avisaste que isso ia acontecer mas se der para o torto cá estarás a dizer que bem avisaste. Mas bem sabemos onde queres chegar...atingir quem bem sabemos que queres atingir.Mas chegará o dia em que serás colocado a descoberto e se saiba que de benfiquista tens tanto como eu de astronauta.

    MARQUÊS DA PRAIA E MONFORTE

    ResponderEliminar
  2. harvey dent14/12/14 15:11

    ui o presidente que se farta de falar verdade.....

    ResponderEliminar
  3. Mais uma vez como fazem os pasquins nojentos não acreditas em nada do que afirmas mas não te coíbes de lançar as farpas da insinuação, da insídia e das teorias da conspiração porque lá dentro de ti o que queres mesmo é destabilizar. Num fim de semana contei 4 posts sobre mesma treta quando há um jogo importante para ganhar.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking