O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Equipa B: Um momento histórico!

. 23 comentários

Que eu me lembre, nunca o SLBenfica teve tantos jogadores com potencial para entrarem numa fase complementar de trabalho, com vista a serem opções para a equipa principal do SLBenfica:

Na baliza, Bruno Varela, Theirry Graça e mesmo Miguel Santos, são três valores indiscutíveis muito novos e numa posição em que, como sabemos, a maturidade aparece mais perto dos 24/26 anos.

Na defesa, conseguimos ter um jogador com capacidade para ser opção em cada posição: Pedro Rebocho (esq), João Nunes e Lindelof (centrais) e Nelson Semedo (dir.).

Ao meio, Dawidowicz e João Teixeira têm muita qualidade no meio campo defensivo e de transição. 

Nas linhas, o Gonçalo Guedes é um fenómeno e tenho estado a atento a um reforço recente que em termos de características, há dias um amigo me chamou a atenção de como é fisicamente poderoso, mantendo a velocidade e técnica, como viamos em Hulk - Dolly Menga. E não esquecendo ainda o Nuno Santos e o Helder Costa que têm capacidade e que poderão chegar a um nível elevado.

Na frente, Romário Baldé é um jogador de grande qualidade, tal como Rui Fonte se tem relevado em grande nível.

É importante, contudo, não confundir aqui três factores:

1. Nenhum destes jogadores está preparado para ser titular do SLBenfica - ainda
2. Nenhum destes jogadores pode ser jogador do Benfica enquanto tivermos a chance de ter outros de dimensão europeia.
3. Estes jogadores não pode ascender todos ao plantel do Benfica ao mesmo tempo.

Porém... não é menos verdade que há dois elementos que devem ser tidos em conta:

a) Todos têm potencial para poder serem opções frequentes (não escrevi regulares) no plantel principal do SLBenfica.
b) Há aqui três/quatro jogadores que têm imensa qualidade e justificam integrar o plantel principal para serem alternativas de rotação, poderem ir entrando na equipa e serem na próxima época claramente uma opção mais regular.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

23 comentários

  1. Acompanho todos os jogos da B que passam na TV e acho que:
    Guarda Redes: Bruno Varela mostra uma maturidade acima da média e na proxima epoca tem de estar na A. Os outros pouco jogaram, ainda nao deu para ter uma opiniao formada.

    Defesa: Lindelof nao têm qualidade para subir à A, faz muitos erros e é muita vez expulso. De resto concordo.

    Meio campo: Dawidowicz ainda não mostrou nada, ainda se está a adaptar ao futebol português. Está ainda a leguas de Ruben Pinto e João Amorim, que mereciam mais estar na A que o Cristante (Na B ficava a aquecer o banco). São jogadores já com alguma rodagem e são sempre muito assertivos. João Teixeira é craque, nao ha mais nada a acrescentar.

    Linhas: Espero que tenham sido os meus comentários que fez o teu amigo ver no Dolly um Hulk :) É realmente uma força da natureza e um diamante em bruto. Com uma epoca a treinar na A com o JJ nunca mais ninguem o agarrava. Guedes e Helder Costa, sinceramente não espero menos que ve-los no Benfica A da proxima época. Nuno Santos ainda não me convenceu. Victor Andrade tem mostrado bons pormenores, por mim era emprestado a uma equipa de 1ª divisao. Tambem ainda nao convenceu.

    Ataque: Rui Fonte continua a marcar (por vezes de penalty, mas marcar penaltys tambem nao é facil e ele consegue ), vem atras buscar a bola, vem atras recuperar bolas, recebe e entrega, enfim muito bom o trabalho do Rui. Romário Baldé pouco tem jogado, mas mostra qualidade acima da media.

    E tao importante quando a descrição dos jogadores:
    Treinador: Helder Cristovao, PESSIMO! Depois de andarmos a jogar futebol de grande qualidade decide inventar uma tactica de 3 centrais. Os jogadores nem sabem o que fazer em campo. Nao sabem quem fecha a marcação, se num determinado movimento se a posição dele é para subir ou descer, uma trapalhada.
    Para sair a jogar nenhum dos centrais tem iniciativa e depois ou passam ao Varela ou tem de vir o Ruben e Joao buscar jogo, logo ficam 5 jogadores ao molhe num pequeno espaço de terreno, 4 jogadores encostados às laterais e o Rui sozinho lá na frente, que genio. O Varela este jogo teve mais tempo a bola nos pés que o Rui!
    Só depois da expulsao, em que passou a jogar em 4-4-1, é que conseguimos dominar o adversario e ter velocidade a transportar a bola.
    Oh Helder sabes o que é o Benfica?? Quantas vezes viste o Benfica a jogar com 3 centrais?

    Conclusão: Acho importante dizeres que estes jogadores têm potencial para serem opções e ate acho que deviam ser regulares (entrar a 20 mins do fim contra equipas mais facil). Quanto ao estarem preparados para serem titulares na A, acho para as taças alguns deles já estão.
    Continuo a bater na tecla de que Nelson Oliveira deveria ir jogando na B para ganhar ritmo para ser opção assim que seja necessário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se calhar a tactica não é inventada, poderá ser útil para a aprendizagem e crescimento de alguns jogadores, para não ficarem aprisionados a um só sistema de jogo, o que lhes limitaria o desenvolvimento e crescimento como jogadores!

      Eliminar
    2. Concordo. E acho que R.Pinto, J.Amorim e R.Fonte deveriam sair (ser emprestados). Todos eles têm uma idade para se afirmarem de vez...ou saírem. E o empréstimo a uma equipa da 1ª Liga (ou estrangeira) seria benéfico para eles. Continuarem neste escalão só servirá para estagnarem ou mesmo regredirem. O que não se entende é como um Cristante, bem mais novo que estes, tem oportunidades na 1ª equipa.

      Eliminar
    3. Também sigo os jogos da equipa B, e ontem nem quero falar do homem do apito, até porque o tema do post é outro.
      Caro Jorge Silva, quase que subescrevo o seu comentário na totalidade. Na abordagem aos jogadores ao treinador e em relação ao Nelson Oliveira.
      Tinha algumas duvidas em relação ao Bruno Varela, confesso que está a surpreender-me pela positiva.
      Do quarteto de centrais (lindelof/cardoso/j.nunes/marcos valente)vejo o João Nunes com maior potencial, Lindelof apesar de bom moço, polivalente, é curto para a equipa A.
      Nelson Semedo, é muito melhor que o Cancelo, é mais acertivo, é mais maduro gosto muito deste miúdo.
      Na esquerda o treinador quer potenciar Dolly Menga, tem momentos espetaculares capazes de empolgar os adeptos, mas depois tem momentos infantis,(exemplo de ontem no 2º golo do beira-mar) falta-lhe alguma escola, não direi um diamante em bruto, mas aí está muito coisa por explorar. Daqui pode sair um flop ou um grande jogador.
      No meio campo o polaco não tem sido aposta frequente e quando o é não me enche as medidas, Rúben Pinto tem qualidade mas existe muita gente à sua frente, João Teixeira tem imenso potencial, mas exagera na condução da bola e tem perdas de bola em zonas proibitivas, tem que corrigir imediatamente esta situação. João Amorim o rapaz que me perdoe mas não é jogador para a equipa A do Benfica ou plantel do Benfica
      Entre ter Bébé e Hélder Costa, claro que o nosso menino é muito superior, Guedes quase que dispensa apresentações.
      Comparo o Fonte ao Rodrigo Mora, características muito idênticas, ambos com faro de golo, mas parece que não fazem a tal "posição" 9,5 que tanto o Jesus defende. Com Jesus dificilmente terá oportunidades.
      Na calha mas com mais um ano ( na equipa B) estão Thierry Graça, Nuno Santos, Sanches, Romário,Rebocho.
      Curioso é que nunca conseguimos formar um matador, um ponta de lança, um Cardozo, um Pauleta, mas aqui parece que é defeito da formação em Portugal, há anos que espero que surja alguém.
      Este (hipotético) plantel 2015/2016 lutaria por que objectivos? (sem enzo, gaitan e lima)
      J.César,Varela,Graça
      Nelson Semedo,Maxi, Silvio,Menga,Eliseu,Cancelo,
      Luisão , J. Nunes, Jardel, Lisandro,
      J. Teixeira, Bernardo Silva, R. Amorim, Fejsa, Cristante, Samaris, A.Almeida
      Guedes, H. Costa, ,Cavaleiro, Ola John, Sálvio, pizzi
      Fonte, Derley, Jonas, N.Oliveira

      Eliminar
  2. Xavier Reis3/11/14 02:13

    Bruno Varela, João Teixeira, Gonçalo Guedes e Helder Costa têm qualidade para serem alternativas aos titulares. E a estes se deve juntar Bernardo Silva.

    Sinceramente, não vejo Artur a um nível superior a Bruno Varela. Não vejo nenhum médio, exceptuando Enzo, com mais qualidade do que a demonstrada por João Teixeira na pré-época, não vejo nenhum extremo com a velocidade e verticalidade de Helder Costa (lol Bebé), e não vejo ninguém com características como as de Gonçalo Guedes, para jogar no ataque.

    Bernardo Silva nem sei que dizer, um miúdo que pode jogar como 3º médio, apoiado por Enzo e Samaris, ou que pode jogar na ala, numa espécie de Gaitan, é ridículo não ter sido aproveitado.

    Digam o que disserem, mas um 11 com:
    Julio Cesar, Maxi, Luisão, Lizandro, Eliseu, João Teixeira, Enzo, Gaitan, Salvio, Bernardo Silva, Gonçalo Guedes, provavelmente não jogaria pior futebol do que o actual, e tinha 4 portugueses, 3 deles da formação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para Bernardo digo-te.....se Gaitan não tivesse evoluido fisicamente desde a sua 1ª época até agora.....hoje não seria titular.....agora daqui tu retiras o que quiseres, para mim Bernardo iria ser sempre uma 3ª escolha para médio e um 6ª ou 7ª opção para as alas para numº 10 só mesmo para passear a camisola de vez em quando...muito raramente...

      Eliminar
    2. Lá continuam os chatos a chatear com o Bernardo. Deixem-no estar onde está que está muito bem. Tem possibilidades de jogar mais do que conseguiria no Benfica que tem melhores jogadores. Para o ano logo se vê.
      O Guedes só tem 17 anos é júnior. Já comecei a nota alguma subida da fama à cabeça dele. Se isso suceder e o estragar bem podem culpar os adeptos apressados. Desavergonhadamente ainda culpam o JJ disso.

      Eliminar
  3. pois isso é muito bonito desde que não se ponham avançados a jogar a jogar a defesas e não se utilize uma tactica estapafúrdia que não faz qualquer sentido.

    ResponderEliminar
  4. Dolly Menga? Vai ver o lance completo do 2.º golo do Beira Mar ontem e depois conversamos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sabes em que posição joga? sabes que CR7 já falhou golos de baliza aberta?

      Eliminar
    2. A culpa do segundo golo não foi exclusiva do Menga. Ele apanhou a bola procurou alguém na frente a desmarcar-se ou em linha de passe. Como não encontrou passou para trás. E é o J.Nunes que perde a bola. Achei boa ideia este adaptação do Menga a lateral esquerdo.

      Eliminar
    3. O Menga ainda tem de aprender a jogar e a definir. Vamos a ver se alguém tem paciência para o ensinar.

      Eliminar
    4. moleculas apesar da tua resposta ser típica de quem está mal intencionado digo o seguinte. Não foi o Cristiano Ronaldo que decidiu sair em posse da defesa, ultrapassar 2 adversários e depois resolveu fazer uma rotunda em contra mão, ignorando 2 óbvias linhas de passe e depois recuou para cima do defesa central, entregou uma bola a escaldar (como se diz na gíria), ficou parado e nem sequer foi solidário com o colega dando a linha de passe que devia ter dado ou até o apoio após o erro que não deu pois ficou a passo a ver tudo acontecer.

      É claro que não é expectável que um jogador tenha rotinas da posição com poucos minutos de jogo a sério na mesma, mas se é realmente um projecto de jogador como já afirmam e para além das óbvias capacidades físicas que realmente tem, é necessário que alguém tenha a paciência para ensinar ao jogador as rotinas básicas de saída com bola controlada a partir de uma situação de pouca ou quase nenhuma dificuldade. Isto é básico. Qualquer jogador de qualquer posição tem de saber minimamente isto com 21 anos.

      É claro que todos temos espaço para aprender e para sermos ensinados, mas aquilo que vi do Dolly já por demais vezes vi em tantos outros que passaram pelo Benfica com os resultados que todos conhecemos. Até porque fui assíduo do Seixal durante bastante tempo e só não o sou agora devido a estar fora do país.

      Avaliar um jogador pelo desempenho em apenas um jogo é uma faca de "dois legumes" e tanto pode bater certo como errado, mas que está ali muito mas mesmo muito trabalho para fazer com este jogador isso é inegável. A pergunta que se deveria fazer é se vale a pena contratar jogadores deste tipo, neste estágio de desenvolvimento para depois tentar adaptar ou inventar adaptações... Dá ideia de se contratar apenas por contratar e depois não se sabendo o que se fazer com os jogadores inventa-se.

      Se me disserem que o jogador estava naquela posição devido às contigências do jogo... Vá ainda aceito isso. Agora que demonstra uma muito deficiente capacidade de decisão e que é tacticamente muito inferior a muitos dos que estão no plantel e já fizeram grande parte do trajecto de formação no clube isso é inegável.

      E para definir bem este novo projecto de jogador digo mais. Por muito menos queimou-se o Luís Filipe que de agoirento não tinha realmente só o nome...

      Mas nada contra o Dolly que não tem culpa nenhuma disto tudo. O culpado sou eu que não passo de um treinador de bancada. E espero que o rapaz seja muito feliz com a nossa camisola. Não acredito. Mas se até eu tive fé que o Mantorras mesmo coxo nos podia dar um campeonato como deu, talvez deva acreditar que o dolly possa ser mais do que apenas um "tractor".

      Eliminar
  5. Realmente o CM é um jogo que ninguém deixa de jogar! Acordem que com este JJ não vai haver subidas á equipa A!!
    O que pode haver é o JJ ir á vidinha dele e o Rui Vitoria pegar naqueles jovens todos e torná los guerreiros á imagem de Maxi, Luisao, Enzo e Salvio, isso sim era de dar valor.

    ResponderEliminar
  6. Renato Sanches é outro... Dolly Menga não é lateral esquerdo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é mas pode vir a ser. São raríssimos os bons laterais esquerdos que não foram adaptações. Que originalmente eram médios ou avançados. E esta adaptação do Menga a lateral esquerdo tem tudo para dar certo. Espero que o H. Cristóvão mantenha este opção.

      Eliminar
    2. Quando o contrataram achei que era mais uma de muitas.... cenices... mas o gajo tem um potencial interessantíssimo...

      Eliminar
  7. Dolly Menga é um flop... vê-se a milhas. Só tem corpanzil nada mais.
    O Renato Sanches é bom.
    O Guedes dispensa apresentações.

    O Bruno Varela é um caso a ver...

    Os centrais não são nenhum primor a sair a jogar...

    EMI

    ResponderEliminar
  8. JJ pra a equipa B JÁ...L´é que se ensinam jogadores...Só me apercebi do Dolly ontem contra ao Beira Mar e francamente está muito cru e não prima muito pela inteligência. Fazer aquela jogada fantástica em que corre corre corre e depois faz uma entrega que dáo 2º golo ao BM é coisa de génio.E ainda vimos ou lemos um jornalista atribuir culpa ao defesa central do SLB que não conseguiu cortar o lance evitando o golo. O Lindelof tem que ser mais inteligente porque fazer aquele penalty não cabe na cabeça de ninguêm.além do mais a FPF ou seja quem for pode deixar de enviar árbitros fazerem aprendizagem nos jogos dos Bês do SLB. É mais coisa para se aprender nas escolinhas.

    Mas que temos matéria prima nesta equipa B temos.

    MARQUÊS DA PRAIA E MONFORTE

    ResponderEliminar
  9. E o que acham do Bruno Gaspar, emprestado ao Guimarães?

    ResponderEliminar
  10. Santo Tirso3/11/14 12:53

    Caros Benfiquistas: com jogadores da qualidade que alguns apregoam,porque será que a Equipa B do Benfica perde assim tantos pontos?.Já na época passada julgo que tivemos 12 derrotas e este ano para lá caminhamos.Esta Equipa B deve ser a mais cara deste campeonato e se perde com o Beira Mar que está com mil problemas,então a quem ganha?.
    Recordo que na época passada perdemos dois campeonatos para o Braga e Guimarães em Júniores e Juvenis por termos dado prioridade a outras coisas e esquecendo o que fica na história são as conquistas.Lembrem-se que a norte está criada uma grande animosidade para tudo o que seja Benfica,e tem que se fazer alguma coisa para que isso seja alterado.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  11. Para o ano Rui Vitória vai aproveita-los...

    Daniel

    ResponderEliminar
  12. Enfim. Rebocho, acompanhei jogos da Champions Júniores e pela seleção e denotei a falta de qualidade tremenda deste pseudo lateral. Muito fraco. Não é jogador para primeira divisão. Romario Baldé, outro caso. Forte fisicamente. Pouco mais.

    Os únicos com potencial é o Guedes, o capitão Nunes, Nuno Santos e talvez o Helder Costa. O Semedo não conheço.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking