O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Os craques sem bola

. 21 comentários
O futebol transformou-se num negócio tal que o "entra e sai" permanente de jogadores ja não causa estranheza a ninguém.

Promover cada jogador por parte das máquinas de propaganda lideradas por empresários (e não só) faz hoje parte do quotidiano e isso está patente nas páginas de jornais.

Talvez por isso perdi o encanto de, como muitos (talvez ainda a maioria), idolatrar os jogadores logo à chegada à Portela. Craques sem bola, não!

Poucos compreenderam quando não fui capaz de chamar craque ao Cristante, não por ele não seja (acredito que o será), mas porque ainda não o vi ser. Não perceberam mas eu também não vou explicar outra vez.

A esses, deixo apenas a recordação de um aviso do seleccionador italiano sub20 - notem bem que não estamos a falar de um momento de transição, mas sim de uma selecção jovem - trazido à capa de um desportivo de hoje:

"Cristante tem que dar mais se quer fazer parte deste grupo".

Pois é! Não chega ser bom, é preciso demonstra-lo a cada treino e em cada jogo. Ser craque não se declara nos jornais ou nas opiniões de quem pouco ou nada os viu jogar. Ser craque não se faz no aeroporto, mas sim no campo. Talvez por isso seja prudente esperar que os jogadores que chegam à Portela comecem a justificar, para depois sim podermos encher-nos de esperança e ambição pelas suas qualidades.

Não confundam as coisas. Nada disto tem que ver com o jogador em causa que, repito, acredito que tenha muita qualidade. Tem que ver com uma necessária atitude de exigência de mais-valia sobre quem chega. Não basta serem bons ou terem sido bons, têm que mostrar ser melhores do que aqueles que ja temos e aí sim, quando isso desejavelmente acontecer, esses jogadores devem entrar na "galeria" dos que admiramos. Até lá, como é o meu caso em relação ao Cristante, não posso dar-lhes mais que o benefício da duvida - esperar para ver.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

21 comentários

  1. Agora faz o mesmo exercício para o Nelson Oliveira e pára com posts da formação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este tipo de comentários demonstram bem a minha teoria dos tolinhos que gostam de qualquer Clóvis ou Scott Minto que chegue à Portela.

      Seja como for, duas notas sobre isso: 1. O Nelson Oliveira esta longe, muito longe de ser o rosto da formação, ele e qualquer outro são demasiado pequenos para ser o rosto da formação de um clube tão grande.

      2. Infelizmente o Nelson, como os outros da formação não gozam deste privilégio que permite rotular os jogadores de craques antes de jogarem. O Nelson está noutro lote, dos da formação, que deviam marcar 20 golos em equipas que marquem 40 no total e desçam de divisão, que deviam ser capazes de mostrar dotes de CR7, que deviam justificar em campo serem vistos como possíveis suplentes, porque para serem titulares terão que fintar os 11 adversários, voltar atrás fintar de novo e centrar para marcarem o próprio golo.

      Eliminar
    2. Seja como for, e ao contrario da ligação imediata que quiseste fazer, isto nada tem que ver com formação, mas sim com a ideia (errada a meu ver) de declararmos à partida a qualidade inquestionável de quem chega, baixando claramente o grau de exigência sobre eles e sobre a necessidade de "mostrarem serviço" para serem "aceites" com aquela camisola vestida.

      Isto nada tem que ver com formação, mas sim com exigência

      Eliminar
    3. É por estas e por outras que o pessoal não te consegue levar a sério! É uma pena que não consigas ver isso!

      Fazes um post em que tudo está certo....e depois alguem fazer um comentário ao post tambem igualmente certo e tu enfias os pés pelas mãos...

      Ver-te justificar o que o Ricardo Fernandes disse com o facto de o Nelson Oliveira não gozar dos mesmos estatutos de outros...oh meu deus!

      De uma vez por todas que metas na tua cabeça que nem o NO é craque nem o Cristante é craque! Craques são aqueles que, ao fim de alguns anos de carreira, conseguem demonstrar que têm capacidade para ser sempre bons! Ser craque não é so ter bons pés e conseguir correr muito senão o Sidnei era um super craque!

      Esta história de jogadores que não mostraram nada e são craques é uma treta se qualquer nexo! O potencial não marca golos nem decide jogos! O potencial não joga!

      Outros quinhentos é defenderes que o Nelson devia ter mais oportunidades e ai estas no teu direito!

      Agora o que o Ricardo te quis dizer foi que não faz qualquer sentido que defendas que o Nelson deva jogar no Benfica sem que o tenha justificado!

      É so pensar um bocadinho....e não achar que estamos sempre certos!

      Benfiquista atento

      Eliminar
    4. O post está bem esclarecedor. É uma opinião que eu partilho...

      Agora, meter o Scott Minto na jogada... Ele até era um bom defesa esquerdo... Talvez editar o comentário e colocar michael thomas nem vez do Minto?

      Eliminar
    5. Ponto prévio. Embora goste do teu blogue, acho que deves ser um tipo, que quando embica com uma temática, não a larga até cansar toda a gente à sua volta. Não gosto de tipos que me cansam. Não tenho tempo, nem pachorra. Mais, não gosto me categorizem, sem lerem o que escrevi.

      Depois, creio que fazes ilações daquilo que queres fazer. E eu explico-te porquê, estando tu demasiado cego para sequer ler o que te escrevem. Nada escrevi sobre o Crisante, nem sequer sabes a minha opinião acerca do rapaz. Eu apenas escrevi: faz o mesmo exercício para o Nelson Oliveira. Mas lá está como a tua cegueira faz-te toldar a inteligência para níveis mínimos (atenção não te estou a chamar tolo, apenas estou a salientar que acho que és inteligente, até escreves bem e deves ter um discurso coerente, porém se não consegues ouvir/ler, também não te conseguirás nunca fazer entender), porque escrevi Oliveira, quando podia ter escrito a tua nova coqueluxe, ou o Bernardo Silva, ou outro miudo qualquer dos quais tu tanto gostas de falar.

      Portanto e em conclusão, permite-me que te diga o seguinte: és inteligente, escreves bem e nutres uma paixão pelo nosso Benfica, maior que muitos. Mas sabe quando “enough is enough”. Eu não sou teu inimigo, não sou teu amigo, nem sequer sou teu conhecido, sou apenas mais um cliente do teu blog. Trata-me com o respeito pela liberdade que mereço de te dizer, muda o assunto, muda o disco e não tires ilações de uma frase, tira sim de um contexto.

      Eliminar
  2. Caro Gb, o Cristante é craque!!! Aqueles 240 minutos que totalizou em toda a época passada foram mais que suficientes para o rotularmos de craque. Aliás, não jogou mais num Milan completamente destroçado para não se estragar. Todos os nossos comentadores da tv, jornais e rádio o conhecem e o viram fazer coisas maravilhosas.....no youtube. Por fim, vemos italianos a dizerem maravilha do miúdo, mas sejamos honestos, alguma vez ouvimos alguém a falar mal de um jogador???? O Shikabala não era o maior do Egipto, segundo Manuel José? Se este miúdo é assim tão especial porque jogou tão pouco? O Milan fez uma época miserável!
    Posto isto, ele até pode vir a revelar-se um jogador com qualidade - é o que todos esperamos - mas a minha ironia reside sempre neste facto: por que raio somos tão complacentes com os estrangeiros e tão exigentes com os nossos miúdos?? Os estrangeiros nunca precisam de nascer 10 vezes, basta serem....simplesmente estrangeiros.
    Cumprimentos,
    Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro, MAIS UMA VEZ:

      eu não recuso a ideia que o Cristante é craque pah

      Eliminar
    2. podia dar 1000 exemplos:
      o Rodrigo, era titular do RMadrid?
      não presta?
      isto aplica-se a todos, quer se chamem Cristante ou NO ou,ou.....

      Eliminar
  3. alexandre pato10/9/14 10:37

    Já tinha escrito num outro post que Cristante é lento, tem muita qualidade tecnica, tem boa capacidade tatica, classe e que o que me preocupava era a cabeça, disse num comentario á tua reposta que nos treinos era pouco esforçado!

    ResponderEliminar
  4. Perfeitamente... e... a construção de equipas e a escolha de jogadores - no Benfica - deve ser sujeita a várias observações in loco (inclusive treinos), deve ser sujeita a uma entrevista, inserida nos testes físicos, para se aquilatar das características da personalidade do "candidato a jogador do Benfica"... e o treinador e o presidente e o responsável pelas aquisições são convidados a serem muito sérios, a perceberem as vertentes do que é uma equipa, as características motivacionais que envolvem as ambições pessoais materiais e ambições desportivas, é esse contexto que depois determina se queremos uma equipa estável ou instável... creio que o Benfica tem recursos financeiros para fazer uma gestão de equipa estável... aqui a formação pode ser uma mais valia quer pelos aspectos materiais porque o atleta percebe (observa) que se consegue valorizar financeira e desportivamente num ambiente emocional securizante e motivante.

    ResponderEliminar
  5. Só mais uma achega, no contexto atual, com os recursos financeiros e com o conhecimento vasto de psicologia, errar a contratação de um atleta é original... consegue perceber-se quais as características de um atleta, físicas e psicológicas e técnicas de uma maneira super fácil... para quem está a fazer esse trabalho quero dizer... errar uma contratação em 20 acho natural, algo diferente disto é BIZARRO!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comentario desajustado.
      Existem inumeros factores alem desses.
      Tempo de adaptaçao, tanto no aspecto pessoal (cultura, pais, afastamento da familia etc) como no aspecto desportivo (esquema tactico, tipo de futebol), ha quem se adapte mais rapido, ha quem nunca se adapte. Nao é por acaso q se vê jogadores q nao dao nada num clube e depois sao craques noutros........ou o contrario, jogadores q sao craques e se apagam noutro clube.
      Até clubes com muito mais projecçao e capacidade financeira falham contrataçoes. Basta olhar pro Real pra perceber q todos os anos compram uns 10 jogadores mais q confirmados e de grande qualidade e no fim da epoca metade sai pela porta pequena.
      Tb nao devem perceber nada disto queres ver ?

      Nelson.

      Eliminar
  6. NauBenfica10/9/14 12:23

    Se eu li bem, e se tenho sabido interpretar outros textos que o GB escreve sobre a nossa formação, o que vejo é a defesa da ideia de que os nossos jovens jogadores deverão ter as mesmas oportunidades que têm os jovens estrangeiros. E têm? Não têm, como afirma o GB.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece-me q esses jovens estrangeiros chegam ao Benfica apos demonstrarem algo nos seus clubes de origem......os nossos tem q ter a mesma oportunidade mas é a rodar noutros clubes, a equipa principal do Benfica nao é pros putos ganharem traquejo, ja tem q ter rotinas pra ficar e ser aposta.
      Comparam os jovens estrangeiros q grande parte ja é titular na sua equipa com os nossos jovens q vêm da equipa B.......pra ser coerente na comparaçao teria q se comparar com jovens estrangeiros de equipas B ou de juniores.
      Os nossos jovens tem q ser emprestados e mostrar algo nesse periodo.

      Nelson.

      Eliminar
  7. Já outros andam por aí há várias épocas emprestados a clubes diferentes sem fazerem um charuto mas por aqui continuam a achar que o jovem (será jovem até que idade?) merece 1000 oportunidades só porque sim.

    ResponderEliminar
  8. Viram e ouviram também as declarações do Rui Jorge? Lá também estão muitos meninos da nossa formação...e não vejo ninguém critica-lo!

    ResponderEliminar
  9. Aquelequenaoandaaquiadormir10/9/14 19:10

    ha "entras e sais" porque se nao houver o dinheiro nao circula, ele tem que circular para ser possivel lavar o dinheiro, E para isso que servem as contratacoes no futebol em qualquer clube do mundo, SERVEM PARA LAVAGEM DE DINHEIRO.

    Se continuam a analisar transferencias do ponto de vista desportivo E obvio que nunca irao entender, se continuam analisando o que os politicos fazem da vossa perspectiva E obvio que nao vao entender. Depois chegam as brilhantes conclusoes que dirigentes e politicos sao burros e incompetentes, pois, por isso E que eles sao ricos e nos "classe trabalhadora", faz todo o sentido.

    Quem realmente E burro e incompetente e ingenuo E o publico em geral, sao burros, gostam de ser burros e teem orgulho disso.

    ResponderEliminar
  10. Acerca do Cristante não sei quanto vale, o polaco vi-o jogar alguns minutos e achei a sua movimentação super interessante, quero vê-lo jogar com regularidade.....

    ResponderEliminar
  11. É este mesmo post que deve ser feito para todo o jogador do Benfica. Todos são para apoiar, todos têm de ser esforçar e craques são aqueles que são mesmo bons com a camisola do Benfica.

    E ele é outro. Tem potencial? Deve ter. Acredito no staff do nosso clube. Agora terá de ter cabeça e de se esforçar ao máximo. Veremos o que sai dali.

    ResponderEliminar
  12. Este tipo de conversa ja cheira mal.
    So abrir outros topicos pra perceber q o q hoje de chamar Bernardo, Cancelo e afins, anteriormente eram outros e a conversa era a mesma.
    Vi no passado falar de ;
    - Roderick, esta no United, titular indiscutivel e demonstrar toda a sua classe.
    - David Simao, o novo Ronaldinho, esta agora no Barça a demonstrar toda a sua magia.
    - Miguel Rosas, o Maradona Portugues, na Juventus a somar exibiçoes fantasticas.
    - Miguel Victor, esse novo Ronald Koeman, indiscutivel a comandar a defesa do City.
    - Yartey, o novo Stoichkov, bola de ouro que colocou o CR no banco do Real.

    Mais antigos, Miguel, Manuel Fernandes, Hugo Leal e afins......iam ser o fim do mundo......mas no fim do mundo é onde jogam.......

    Nao esquecer q aqui pelo burgo, qualquer puto da formaçao q dê 2 chutos na cabaça seguidos ja se acha o CR7 e os otarios dos adeptos é q fomentam essa cultura, enchem o peito e acham-se vedetas e nao precisam trabalhar. Nisso o estrangeiro é mais humilde, sabe q tem q se esforçar pra merecer, e na maioria dos casos faz isso mesmo. Por isso é bom os nossos tb andarem la por fora a baixar a bola pra se fazerem homenzinhos.

    Haja paciencia, Bernardo pode vir a ser, mas nao chega aos calcanhares do Gaitan, Cancelo nao da meio Maxi nem sequer chega a ser um Silvio, e o Cavaleiro tem q comer muita sopa pra ser um Salvio.

    Ha aqui quem pense q basta ser estrangeiro pra ter lugar.........pelo menos é o q aqui escrevem, mas eu diria q : NAO CHEGA SER TUGA !

    A unica verdade é q ainda nao vi aqui escrito o nome de UM SO jogador q fosse melhor do q o titular da posiçao, nem nunca vi UM SO q tenha sido dispensado/emprestado/vendido e tivesse virado craque.

    E nunca esquecer a vertente financeira, vender um tuga por 10M e ficar com um estrangeiro na posiçao q custou 4-5M é um bom acto de gestao qd é necessario realizar mais valia.

    Nelson

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking