"Quem é António Garrido:
Garrido foi o primeiro árbitro português escolhido para apitar a fase final de um campeonato do mundo (Argentina 78). Esteve também no Europeu de 80 (Itália) e no Europeu de 82 (Espanha).
A 1 de Abril de 1973, quando faltavam seis minutos para o final do FC Porto - SL Benfica com o resultado em 1-2, inventou uma grande penalidade após simulação do portista Flávio na área das águias. O jogo terminou empatado e o Benfica foi assim impedido de conquistar o campeonato 100% vitorioso (levava 23 vitórias em 23 jornadas num campeonato.
Depois de terminar a carreira 1982 foi recrutado estrategicamente pelo FC Porto. Sim, o FC Porto deve ser o único clube do mundo que tem uma ex-árbitro na sua estrutura. Deve ser por uma questão de transparência.
A questão que põem é a seguinte. O que fará António Garrido na "estrutura" do FC Porto? Ao longo dos anos fomos tendo acesso a alguma informação (pouca). Garrido é o verdadeiro homem sombra. Desde que terminou a carreira pouco se ouviu falar dele.
Foi uma das pessoas que jantou com o árbitro do Porto - Villarreal. Foi uma das pessoas que estava presente quando Jacinto Paixão, o árbitro da fruta, foi coagido por elementos ligados ao FC Porto na mesma marisqueira. Foi apanhado nas escutas do Apito Dourado a falar com Valentim Loureiro e Pinto de Sousa. Foi identificado pela Polícia Judiciária, no âmbito do processo Apito Dourado, como o “contacto preferencial” do Porto para exercer pressão junto do órgão que nomeava os árbitros.
O FC Porto é dos clubes mais titulados do planeta desde que Pinto da Costa assumiu a presidência do clube em precisamente 1982,aproximadamente na mesma altura em que António Garrido foi recrutado pelo clube azul-e-branco. A maior parte das pessoas atribuem boa parte do mérito das conquistas recentes do clube ao seu presidente, homem que esteve suspenso durante 3 anos por corromper árbitros e que levou o clube a perder 6 pontos pelo mesmo motivo. Talvez os adeptos do FC Porto devessem estar gratos também a António Garrido, um ex-árbitro que entrou no FC Porto aproximadamente na mesma altura o presidente do Porto.
Pinto da Costa e António Garrido (ex-árbitro) conquistaram em quase 30 anos, 17 Campeonatos Nacionais, 11 Taças de Portugal, 16 Super Taças, 2 Ligas dos Campeões e 1 Taça Uefa."
Artigo completo sobre António Garrido AQUI.
-------------------------------------------------------
O futebol português não sentirá a falta de António Garrido.
Fez tão mal ao futebol português que não desejo paz à sua alma. Se existir inferno, é lá que vai penar infinitamente, na companhia de alguns dos seus comparsas que já partiram e de outros que se lhes hão-de juntar.
ResponderEliminargosto
EliminarO Proença do século XX !
ResponderEliminarApesar de no campo arbitral e futebolístico ser uma das grandes alavancas para os sucessos do Porto, como ser humano, não sou de desejar morte nem ao meu maior inimigo...os meus pêsames...
Já vai tarde... e que esteja lá muito tempo sem nós!
ResponderEliminarA morte de um verme corrupto jamais pode deixar compaixão ou pesar!
ResponderEliminarFoi graças a este trafulha, ao Pinto da Costa e a outros que tais que a verdade desportiva foi adulterada para sempre ( sim porque os prejuizos causados ao Benfica e Sporting, são imensos e jamais serão recuperados) e que o desporto em Portugal passou a ser um campo dominado por mafiosos pintados de azul!
Que tenha encontros em primeiro grau com o demónio!
Pedro R.
Está a esquecer de referir o Salgueiros que acabou por falir por conta do Linhares que era mais um dos lacaios corruptos ao serviço de Pinto da Costa.
EliminarLuis Nunes
Salgueiros Sempre
este não foi dar formações ao seixal?
ResponderEliminarAs formações que ele dava era no Casino de Espinho, nas Tavernas das putas do Reinaldo e nas Antas! Era ele que durante todos os anos recebia todos os árbitros estrangeiros que chegavam ao Porto e que os encaminhava para as Tavernas do Reinaldo.
EliminarE se fosse, qual era o problema? O que lá foi, foi escondido como o Garrido ia às cabines dos árbitros quando a "coisa" não agradava?
EliminarNão, adepto corrupto, o que foi ao Seixal foi às claras e foi noticiado normalmente...
Não queiras comparar o incomparável... Vão ser precisas muitas gerações para diluir a memória das corrupções do teu clube!
Já o Porfírio Alves foi outro mítico árbitro sportinguista que foi para o Estádio da Luz.
ResponderEliminarAndava às claras e dava a cara... Era visto e ouvido... O corrupto Garrido, só era visto nas cabines dos árbitros quando a "coisa não agradava"!
EliminarDe qualquer maneira paz a sua alma mas agora com toda a certeza ja vio que isso nao valeu a pena o Pinto da Costa tambem um dia ira ver que nao vale a pena conquistarmos este mundo a base de trafulhice e perder o outro onde impera a felicidade eterna junto de Deus,ele ira saber disso em poucos anos porque ja nao e nehum bebe e ninguem ca fica Pintinho ainda estas a tempo de tomar o caminho da verdade.
ResponderEliminarO Futebol Português não perde nada com o fim de António Garrido; já os criminosos dirigentes do Fruta Corrupção do Porto e os corruptos árbitros heróis do Velho Peidoso Senil do Pinto da Costa, perdem e muito.
ResponderEliminarJoão Santos
Vem bastante atrasado, mas já tenho a porta aberta, e uma moca de Rio Maior atrás das costas ...
ResponderEliminarPorteiro do Inferno
Vamos falar mal dos outros para desviar as atenções sobre o Capela na próxima jornada, ou do passivo, ou então do João Ferreira que foi o único arbitro que foi apanhado nas escutas a ser escolhido por um presidente. Que Tristes!
ResponderEliminarO Carlos Valente, os Calabotes, e os Capelas é que são sérios...
ResponderEliminarE qual é o clube que mais árbitros teve como consultores? Chama-se SLB, que teve a lata de pagar a Paraty para "treinar" os jogadores e treinadores.
Não! Sérios são os Calheiros, ou Amorins, como queiras, os Martins, os Guímaros, os Pratas, os Proenças, os... Queres a lista completa?
EliminarDis lá quem foi condenado por corrupção... quem foi???
Que seja enrabado por mil quenianos para toda a eternidade. FDP
ResponderEliminarMais um que vai fazer companhia aos Pôncios e outros que tais!
ResponderEliminarOlha garrido, lembra-te de levares depressa para junto de vocês, o teu amigo flatuento da Madalena!
Quase aposto que tentarás corromper o diabo!
Caros amigos: o António Garrido era um bom árbitro á época e foi mau ele ter a partir da sua saída,se ter dedicado aos bastidores do mundo do futebol,no qual julgo que fez um bom trabalho para quem lhe pagava.Os bastidores de hoje envolve muita gente que só têm como missão impedir que os Clubes adversários não consigam atingir os seus objectivos.
ResponderEliminarDe uma coisa tenho a certeza,é que nós temos que fazer a nossa parte e esperar que os nossos detractores não consigam os seus propósitos.
Saudações desportivas
Apesar de tudo um pouco de respeito...
ResponderEliminarRespeito é para quem o merece! Desde quando é que corruptos e malfeitores merecem respeito? Que arda nas profundezas do inferno!
EliminarNão acredito nessas coisas do céu e do inferno!
EliminarPara mim está a fazer companhia ao Eusébio, num mundo bem melhor que este.
Já agora seria bom pensar que todos os clubes têm telhados de vidro...
VIVA O JOAO CAPELA SLB
ResponderEliminarANTONIO FERREIRA
Vivam os Calheiros, os Martins, os Guímaros, os Pratas, os Proenças, os.... Queres mais? Se quiseres eu dou-te a lista do apito dourado!
EliminarJá passam dos 30 anos, os ultimos de Vieira devem ser contabilizados!!
ResponderEliminarGosto de ler este blog, mas há coisas que não percebo mesmo. O garrido era um confesso sportinguista e julgo não estar errado quando digo que foi um dos melhores árbitos portugues. Em 1980, ao Porto de Pedroto bastava ganhar ao Sporting em casa e o jogo terminou empatado. Arbitrado por um árbito que nunca tinha apitado o Sporting... precisamente o Sr. Garrido. O Sporting foi campeão. Essa de exemplificar o Garrido como corrupto porque apitou mal um penalty quando o Benfica já era campeão... retira-te credibilidade. Acho que não é preciso, não confundas o teu ódio ao Porto com desonestidade. Não precisas, quem fica a perder é a qualidade do blog.
ResponderEliminarNem sequer me dei ao trabalho de ler os restantes comentários, pois sei que a maioria são de gente imbecil e ignorante. Pergunto só, se já ouviram falar em António Rola? Para Ti (pai e filho), Lucilio Baptista, Zé Pratas, Carlos Valente? Vitor Correia? José Silvano, Inácio Almeida, Augusto Calabote?!
EliminarJá?!
E se formos falar dos mais actuais: Duarte Gomes, Capela, Paixão, Mota, Almeida, Esteves... assim ao calhas?!
Ao pé destes, António Garrido se era corrupto, então era um aprendiz, um estagiário!!!!