O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Morreu António Garrido.

. 28 comentários

"Quem é António Garrido: 

Garrido foi o primeiro árbitro português escolhido para apitar a fase final de um campeonato do mundo (Argentina 78). Esteve também no Europeu de 80 (Itália) e no Europeu de 82 (Espanha).

A 1 de Abril de 1973, quando faltavam seis minutos para o final do FC Porto - SL Benfica com o resultado em 1-2, inventou uma grande penalidade após simulação do portista Flávio na área das águias. O jogo terminou empatado e o Benfica foi assim impedido de conquistar o campeonato 100% vitorioso (levava 23 vitórias em 23 jornadas num campeonato.

Depois de terminar a carreira 1982 foi recrutado estrategicamente pelo FC Porto. Sim, o FC Porto deve ser o único clube do mundo que tem uma ex-árbitro na sua estrutura. Deve ser por uma questão de transparência. 
A questão que põem é a seguinte. O que fará António Garrido na "estrutura" do FC Porto? Ao longo dos anos fomos tendo acesso a alguma informação (pouca). Garrido é o verdadeiro homem sombra. Desde que terminou a carreira pouco se ouviu falar dele.

Foi uma das pessoas que jantou com o árbitro do Porto - Villarreal. Foi uma das pessoas que estava presente quando Jacinto Paixão, o árbitro da fruta, foi coagido por elementos ligados ao FC Porto na mesma marisqueira. Foi apanhado nas escutas do Apito Dourado a falar com Valentim Loureiro e Pinto de Sousa. Foi identificado pela Polícia Judiciária, no âmbito do processo Apito Dourado, como o “contacto preferencial” do Porto para exercer pressão junto do órgão que nomeava os árbitros.

O FC Porto é dos clubes mais titulados do planeta desde que Pinto da Costa assumiu a presidência do clube em precisamente 1982,aproximadamente na mesma altura em que António Garrido foi recrutado pelo clube azul-e-branco. A maior parte das pessoas atribuem boa parte do mérito das conquistas recentes do clube ao seu presidente, homem que esteve suspenso durante 3 anos por corromper árbitros e que levou o clube a perder 6 pontos pelo mesmo motivo. Talvez os adeptos do FC Porto devessem estar gratos também a António Garrido, um ex-árbitro que entrou no FC Porto aproximadamente na mesma altura o presidente do Porto.

Pinto da Costa e António Garrido (ex-árbitro) conquistaram em quase 30 anos, 17 Campeonatos Nacionais, 11 Taças de Portugal, 16 Super Taças, 2 Ligas dos Campeões e 1 Taça Uefa." 

Artigo completo sobre António Garrido AQUI.

-------------------------------------------------------

O futebol português não sentirá a falta de António Garrido.


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

28 comentários

  1. Fez tão mal ao futebol português que não desejo paz à sua alma. Se existir inferno, é lá que vai penar infinitamente, na companhia de alguns dos seus comparsas que já partiram e de outros que se lhes hão-de juntar.

    ResponderEliminar
  2. O Proença do século XX !
    Apesar de no campo arbitral e futebolístico ser uma das grandes alavancas para os sucessos do Porto, como ser humano, não sou de desejar morte nem ao meu maior inimigo...os meus pêsames...

    ResponderEliminar
  3. Já vai tarde... e que esteja lá muito tempo sem nós!

    ResponderEliminar
  4. A morte de um verme corrupto jamais pode deixar compaixão ou pesar!
    Foi graças a este trafulha, ao Pinto da Costa e a outros que tais que a verdade desportiva foi adulterada para sempre ( sim porque os prejuizos causados ao Benfica e Sporting, são imensos e jamais serão recuperados) e que o desporto em Portugal passou a ser um campo dominado por mafiosos pintados de azul!
    Que tenha encontros em primeiro grau com o demónio!
    Pedro R.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está a esquecer de referir o Salgueiros que acabou por falir por conta do Linhares que era mais um dos lacaios corruptos ao serviço de Pinto da Costa.

      Luis Nunes
      Salgueiros Sempre

      Eliminar
  5. este não foi dar formações ao seixal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As formações que ele dava era no Casino de Espinho, nas Tavernas das putas do Reinaldo e nas Antas! Era ele que durante todos os anos recebia todos os árbitros estrangeiros que chegavam ao Porto e que os encaminhava para as Tavernas do Reinaldo.


      Eliminar
    2. Águia Preocupada11/9/14 00:03

      E se fosse, qual era o problema? O que lá foi, foi escondido como o Garrido ia às cabines dos árbitros quando a "coisa" não agradava?
      Não, adepto corrupto, o que foi ao Seixal foi às claras e foi noticiado normalmente...
      Não queiras comparar o incomparável... Vão ser precisas muitas gerações para diluir a memória das corrupções do teu clube!

      Eliminar
  6. Já o Porfírio Alves foi outro mítico árbitro sportinguista que foi para o Estádio da Luz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada11/9/14 00:04

      Andava às claras e dava a cara... Era visto e ouvido... O corrupto Garrido, só era visto nas cabines dos árbitros quando a "coisa não agradava"!

      Eliminar
  7. De qualquer maneira paz a sua alma mas agora com toda a certeza ja vio que isso nao valeu a pena o Pinto da Costa tambem um dia ira ver que nao vale a pena conquistarmos este mundo a base de trafulhice e perder o outro onde impera a felicidade eterna junto de Deus,ele ira saber disso em poucos anos porque ja nao e nehum bebe e ninguem ca fica Pintinho ainda estas a tempo de tomar o caminho da verdade.

    ResponderEliminar
  8. O Futebol Português não perde nada com o fim de António Garrido; já os criminosos dirigentes do Fruta Corrupção do Porto e os corruptos árbitros heróis do Velho Peidoso Senil do Pinto da Costa, perdem e muito.

    João Santos

    ResponderEliminar
  9. Vem bastante atrasado, mas já tenho a porta aberta, e uma moca de Rio Maior atrás das costas ...

    Porteiro do Inferno

    ResponderEliminar
  10. Vamos falar mal dos outros para desviar as atenções sobre o Capela na próxima jornada, ou do passivo, ou então do João Ferreira que foi o único arbitro que foi apanhado nas escutas a ser escolhido por um presidente. Que Tristes!

    ResponderEliminar
  11. Carlos Santos10/9/14 17:36

    O Carlos Valente, os Calabotes, e os Capelas é que são sérios...
    E qual é o clube que mais árbitros teve como consultores? Chama-se SLB, que teve a lata de pagar a Paraty para "treinar" os jogadores e treinadores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada11/9/14 11:58

      Não! Sérios são os Calheiros, ou Amorins, como queiras, os Martins, os Guímaros, os Pratas, os Proenças, os... Queres a lista completa?
      Dis lá quem foi condenado por corrupção... quem foi???

      Eliminar
  12. Que seja enrabado por mil quenianos para toda a eternidade. FDP

    ResponderEliminar
  13. Águia Preocupada10/9/14 17:52

    Mais um que vai fazer companhia aos Pôncios e outros que tais!
    Olha garrido, lembra-te de levares depressa para junto de vocês, o teu amigo flatuento da Madalena!
    Quase aposto que tentarás corromper o diabo!

    ResponderEliminar
  14. Santo Tirso10/9/14 18:57

    Caros amigos: o António Garrido era um bom árbitro á época e foi mau ele ter a partir da sua saída,se ter dedicado aos bastidores do mundo do futebol,no qual julgo que fez um bom trabalho para quem lhe pagava.Os bastidores de hoje envolve muita gente que só têm como missão impedir que os Clubes adversários não consigam atingir os seus objectivos.
    De uma coisa tenho a certeza,é que nós temos que fazer a nossa parte e esperar que os nossos detractores não consigam os seus propósitos.
    Saudações desportivas

    ResponderEliminar
  15. Apesar de tudo um pouco de respeito...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada11/9/14 00:07

      Respeito é para quem o merece! Desde quando é que corruptos e malfeitores merecem respeito? Que arda nas profundezas do inferno!

      Eliminar
    2. Não acredito nessas coisas do céu e do inferno!
      Para mim está a fazer companhia ao Eusébio, num mundo bem melhor que este.
      Já agora seria bom pensar que todos os clubes têm telhados de vidro...

      Eliminar
  16. VIVA O JOAO CAPELA SLB
    ANTONIO FERREIRA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada11/9/14 10:46

      Vivam os Calheiros, os Martins, os Guímaros, os Pratas, os Proenças, os.... Queres mais? Se quiseres eu dou-te a lista do apito dourado!

      Eliminar
  17. ex arbitro putanheiro11/9/14 11:11

    Já passam dos 30 anos, os ultimos de Vieira devem ser contabilizados!!

    ResponderEliminar
  18. Gosto de ler este blog, mas há coisas que não percebo mesmo. O garrido era um confesso sportinguista e julgo não estar errado quando digo que foi um dos melhores árbitos portugues. Em 1980, ao Porto de Pedroto bastava ganhar ao Sporting em casa e o jogo terminou empatado. Arbitrado por um árbito que nunca tinha apitado o Sporting... precisamente o Sr. Garrido. O Sporting foi campeão. Essa de exemplificar o Garrido como corrupto porque apitou mal um penalty quando o Benfica já era campeão... retira-te credibilidade. Acho que não é preciso, não confundas o teu ódio ao Porto com desonestidade. Não precisas, quem fica a perder é a qualidade do blog.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem sequer me dei ao trabalho de ler os restantes comentários, pois sei que a maioria são de gente imbecil e ignorante. Pergunto só, se já ouviram falar em António Rola? Para Ti (pai e filho), Lucilio Baptista, Zé Pratas, Carlos Valente? Vitor Correia? José Silvano, Inácio Almeida, Augusto Calabote?!

      Já?!

      E se formos falar dos mais actuais: Duarte Gomes, Capela, Paixão, Mota, Almeida, Esteves... assim ao calhas?!

      Ao pé destes, António Garrido se era corrupto, então era um aprendiz, um estagiário!!!!

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking