O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 26 de agosto de 2014

PREPARAR PARA VENCER

. 15 comentários

Texto escrito e enviado ao NGB pelo benfiquista "Pensador Benfica" que aceitou o nosso repto para partilhar as suas opiniões com o universo benfiquista.
---------------------------------------------------------------------

Um antigo Jogador e treinador de futebol americano disse uma vez: 
"O importante não é a vontade de vencer, toda gente tem isso. O importante é a vontade de se preparar para vencer".

Utilizando esta frase proferida por um protagonista de uma modalidade distinta do futebol (europeu), começo por fazer a reflexão: Afinal o que é preparar para vencer?

Bem, existirão certamente muitas vertentes na preparação, desde económica ao treino, desde a política de contratações á construção de infraestruturas ao marketing publicitário, etc...


Vamos então pegar na vertente económica que como todos sabem é fundamental no sucesso desportivo de um clube (pelo menos a longo prazo).
Como podemos constatar a realidade económica e demográfica do nosso país impõe que os clubes portugueses procurem receita nos jogadores que, ano após ano, rentabilizam e vendem para os chamados "clubes compradores". 

Na minha opinião é a politica necessária apesar de torcionária para os adeptos dos clubes que a praticam. Então para isto precisamos de "activos" passiveis de ser rentabilizados e vendidos. Aqui temos duas características fundamentais que os jogadores devem apresentar : reduzida idade e muito potencial. E bastante evidente é a razão de ser das características acima referidas: Quanto mais novo for o jogador mais poderá evoluir e mais tempo poderá jogar e, quanto maior for o potencial, maior será a venda aquando a sua total rentabilização.

Assim, vejo com preocupação a média de idades que o Benfica apresenta esta época no chamado "onze titular". Ontem, frente ao Boavista a média de idades era de 28.3 anos o que é ligeiramente preocupante e eu explico o porquê.

Para uma melhor compreensão é necessário um enquadramento com o que se pratica em outros clubes, pelo que fui investigar a média de idades do onze inicial do Sporting(frente ao Arouca) e do FC Porto (frente ao Paços de Ferreira) por serem clubes com a mesma politica de venda de jogadores (embora a forma de chegar à equipa ser diferente). 
Mas não me limitei a investigar estes dois clubes, fui também verificar a média de Idades do onze do Mónaco, do Manchester United e do Barcelona que jogaram este domingo. Este foi o resultado:

Mónaco : 26.5 anos
Barcelona : 27 anos
Manchester United: 26.4 anos
Sporting: 24.5
FC Porto :23.8

SL Benfica: 28.3

Não me parece lógico que um clube, em que a política desportiva assenta na venda e valorização dos seus activos, tenha uma média de idades superior à do Barcelona(que não tem propriamente uma equipa jovem). 

No ano passado havia activos como: Oblak (21 anos), Marković (20 anos), Rodrigo (23 anos), André Gomes (21 anos), Matic (26 anos) e ainda nos demos ao luxo de desperdiçar (o presidente diz que não) juventude com imenso valor (digo eu que sim) como: Bernardo Silva, Ivan Cavaleiro e João Cancelo já para não falar no Estrela e em muitos outros. 

A minha interpretação é que se procura resultados imediatos em sacrifício do futuro e se me custa admitir isto ao treinador Jorge Jesus, custa-me muito mais admitir ao presidente cuja ÚNICA função, é representar os interesses do clube. 

Direi tão alto quanto a minha curta voz puder, o importante é preparar para vencer. Talvez alguém ouça..."
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

15 comentários

  1. E porque não pegaste nas equipas do City, Bayern, PSG e Real Madrid que foram campeões a época passada??

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fonte: http://uk.soccerway.com/matches/2014/08/24/portugal/portuguese-liga-/boavista/benfica/1757923/head2head/

      Eliminar
  3. A média do plantel do Benfica é 25.2 anos.
    Real Madrid 25.5.
    Man city 27.9
    Chelsea 26

    ResponderEliminar
  4. Harvey Dent26/8/14 14:54

    Mais grave: Na defesa do Benfica, em 5 jogadores, o único que não passou os 30 anos é Jardel. Lima já conta com 31. Ou seja, metade do nosso 11 (previsivelmente titular) tem mais de 30. Não há um miúdo com presença assídua na equipa. Nem nas segundas linhas... O futuro da equipa poderá ser entregue a jogadores como Ola John, Salvio, Bebé, André Almeida ou Benito, jogadores nascidos já nos 90's. No entanto, não vislumbro que algum destes faça a diferença...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... " Ola John, Salvio, Bebé, André Almeida ou Benito, jogadores nascidos já nos 90's.No entanto, não vislumbro que algum destes faça a diferença " ...

      Pois é... são todos uma cambada de cepos; até o Toto Salvio é um triste que anda por ali aos caídos sem saber para que lado se há-de virar ...

      Tristeza dum cabrão, que gajos mais parvos !

      Eliminar
  5. Concordo com a perspectiva, apenas tenho de referir que existe um peso grande no outro lado da balança que se chama curto-prazo. Os adeptos do Benfica sao exigentes e querem que a equipa ganhe sempre, ou pelo menos o mais possível. Ou seja, para ter uma equipa competitiva e vencedora, tem de haver jogadores experientes. Líderes de balneário. E portanto, tem de se criar um equiibrio entre os jovens e os mais velhos.
    Saindo um pouco de um cenario filosofico e entrando num cenario mais pratico, o ideal seria ter um onze inicial forte, com jogadores experimentados e com provas dadas. Cinco ou seis suplentes do mesmo nivel e o resto jovens para ir rodando e aprendendo. Em cada ano vender dois/tres do onze inicial, sobem os suplentes do mesmo nivel a titular e com os jovens que se destacam mais a entrar para os suplentes de luxo, com os restantes sempre a rodar nas taças e a entrar sempre que possivel.
    Sem pensar na media de idades, penso que naturalmente ela iria ser baixa. Existiria equilibrio financeiro pelas vendas todos os anos, mas sem excessos para nao colocar em causa o equilibrio da equipa.

    Abraços
    Andre Lopes

    ResponderEliminar
  6. O Mourinho quando ganhou a champions com o Inter a média de idades era 30 anos. Acho que ninguém do Inter se queixou.
    Naturalmente que procuramos resultados no imediato. A prioridade máxima deste ano é ganhar o segundo campeonato CONSECUTIVO! Acho que está toda a gente de acordo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João Vilela26/8/14 16:09

      Certo, mas o Inter (e tubarões afins) têm um modelo de negócio diferente das equipas portuguesas. Se o Real Madrid quisesse jogar com uma equipa de 35 anos de média não tinha problema algum (financeiramente falando) pois não precisam de vender ninguém...

      Eliminar
    2. Então explica-me, que eu não sei, qual é o modelo de negócio do Inter. E não me digas que eles também não compram barato para vender mais caro ou o que não têm formação no clube.
      Até o RM o faz.

      Eliminar
  7. Pensador Benfica26/8/14 15:23

    Caro Amigo RedMoon,

    Em primeiro lugar uma nota de culpa por não ter explicitado adequadamente o critério utilizado. O critério foi a média do onze titular (esta parte foi dita no texto se o ler com mais atenção) de todas as equipas explicitadas. A idade foi através do site zerozero.pt e para resolver o caso de jogadores que faziam anos para o mês p.e. decidi aplicar as idades como se hoje fosse dia 31 de Dezembro de 2014 (critério que evidentemente mantive para as restantes equipas)

    Existem várias maneiras de ver a questão, no entanto parece-me mais rigoroso (para utilizar a sua expressão) analisarmos o onze que joga uma vez que este os jogadores que não jogam não são devidamente valorizados. E é esse o meu objecto de estudo. Não estamos a potenciar devidamente os activos, e não temos tantos activos valorizáveis como dantes. Esse site que utilizou inclui jogadores que, como decerto concordará, não estão a ser valorizados (Candeias ou Vitor Andrade a título de exemplo).

    Respeito que não concorde com o meu método de análise e respeito e agradeço a correcção. Mas mantenho a posição de que essa média que utiliza, embora real, oculta um problema no Benfica.

    Saudações benfiquistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Pensador Benfica, ao excluíres os jogadores que não fizeram parte do onze dos primeiros jogos da época, porque serão esses os jogadores valorizados cometes um erro, senão vejamos, as vendas do SLB até ao momento são;
      Rodrigo
      André Gomes
      Oblack
      Garay
      Ora se formos analisar as duas primeiras jornadas da época transacta, eis que o Rodrigo apenas foi titular numa delas (2ª jornada Benfica vs Gil Vicente), o Oblack nas duas primeiras jornadas nem no banco esteve, o André Gomes não fez parte do onze inicial de nenhuma das partidas, sendo que contra Gil Vicente nem convocado foi.
      Posto isto como terá sido que estes jogadores se valorizaram?
      Ao analisares apenas o onze base e esquecendo o restante plantel estás a colocar de lado vários jogadores que poderão com o decorrer da época entrar no onze

      Eliminar
  8. Como uma teoria se desmonta com uma simples correccao de uma média...

    ResponderEliminar
  9. A analise é correcta mas a conclusao é parcial.

    Sim o 11 titular esta envelhecido, mas sao esses os jogadores q dao garantias desportivas, sem vitoria nao ha valorizaçao.

    A maior parte dos jogadores assinalados do ano passado tb nao eram do 11 titular no inicio da epoca, foram entrando e mostrando.

    Existe juventude no banco para realizar o mesmo trabalho esta epoca, e equiste capitar "vendavel" no 11 titular, Salvio, Enzo e Gaitan sao os mais obvios.

    Existe jogadores com potencial de futuro, mas a trabalhar ainda, Talisca, Lisandro, Benito, André Almeida, Bébé e outros q irao aparecer durante a epoca qd forem solicitados.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking