O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Ai Presidente, que para entrevistas continua a não haver jeito nenhum

. 22 comentários
Vamos pôr as coisas como elas são, o Presidente não tem jeito para aquilo. O Presidente, ao fim de 14 anos de clube, continua a ser tímido e a não transparecer confiança quando fala em público, mesmo quando o faz na sua casa, ou se quisermos, na sua própria televisão.

O Presidente não vai a debates eleitorais por causa disso, porque ele sabe, como eu sei, que se houver do outro lado da mesa alguém que o aperte em assuntos chave, rapidamente se evidencia uma óbvia falta de habilidade tão característica nos políticos de contornar as perguntas difíceis.

A entrevista de ontem era uma entrevista de esclarecimento, suponho. Na entrevista excelentemente conduzida (que não foi ainda melhor porque o Presidente não permitiu) foram dadas vozes às muitas preocupações que os últimos meses provocaram na nação benfiquista.

Há benfiquistas preocupados (onde me incluo), e algumas respostas ambíguas a certas perguntas de ontem preocupam-me ainda mais. Porque eu não aceito que depois de várias perguntas sobre o BES (e cujas respostas me deixaram com ainda mais dúvidas – algumas delas já explicadas pelo Benfica Eagle), Luís Filipe Vieira tente exibir um certo ar fanfarrão (tentando mostrar uma confiança que não tem), perguntando qual é a camera que está a filmar, e diga apenas um “Confiem em mim, não se preocupem, e blá, blá, blá.”

Reparem, o Presidente não dá aos sócios e adeptos os esclarecimentos que eles exigem, de modo a merecer a sua confiança. Ele faz o contrario: ele exige primeiro que confiem nele porque ele sabe o que está a fazer, mesmo que se ache no direito de não revelar praticamente nada nas questões mais importantes. É o chamado cheque em branco.

Eu já sei que este Presidente nem sequer considera que uma eleição no nosso clube merece um debatezinho que seja com um outro candidato, sei lá, para que os adeptos possam exercer o seu direito de voto ligeiramente mais informados, sei lá, digo eu.  Ontem mesmo o disse: “Eu já tenho 65 anos, e há coisas para as quais já não tenho paciência, de estar sempre a esclarecer. A obra está feita. Vejam-na.”

E depois claro, lá vem o habitual: “O Benfica estava destruído há 14 anos, e nem tinha campos para treinar, e hoje o Benfica honra a sua história, e réu teu teu pardais ao ninho.”

Este é pois o Presidente que temos:
Um Presidente com obra feita, muita coisa bem feita (outras más também) e muitas vezes aqui escrevi para o elogiar. Mas um Presidente também com uma necessidade muito grande de se auto-bajular, que não deixa a história do seu legado construir-se por si. Ele faz sempre questão de ser ele a lembrar-nos do legado que deixa e como quer ser lembrado.

E depois, claro, sempre aquela sensação que ele até traduz em palavras: “Estou no Benfica em sentido de missão.” Interesses pessoais também? Está mais rico hoje do que há dez anos atrás? Nãaaooo, nada disso. Ele está lá apenas para nos servir, a nós e ao Benfica, até em prejuízo da sua família que tanto sofre (até da boca dos taxistas) e nós só temos de lhe estar eternamente agradecido por isso. Ahh granda Presidente, que o Benfica sem si há muito que tinha desaparecido.

Num ano também em que a BenficaTV foi a novidade, maciçamente suportada pelos adeptos, e em que ontem teria sido uma excelente oportunidade para trazer alguns números a público (os adeptos mereciam saber o benefício do seu esforço), a resposta, mais uma vez, foi um evasivo: “Os números não interessam, interessa é que os adeptos continuem a confiar e a apoiar, porque o Benfica é deles, e mais uns quilos vendidos de banha da cobra.”

Este é o homem que diz, que as contas do Benfica são transparentes e um livro aberto, que basta ir ao seu gabinete no Estádio da Luz e tudo nos é facultado. Mas em público, na estação televisiva do seu clube, na hora de apresentar contas, nada!!

Por último a formação:
É por causa de afirmações como as que fez ontem, que depois temos pessoas como o GB legitimamente a colocar em causa Jorge Jesus pela não aposta na formação, quando o Presidente diz que a aposta será (OBRIGATORIAMENTE) feita. É o Presidente que ingenuamente cria essa guerra com o treinador, que depois serve de arma de arremesso na boca dos adeptos.

Em primeiro lugar, obviamente que os miúdos da Luz foram este ano emprestados com opção de compra. Se não houvesse opção o presidente teria dito. Não o disse, e mais uma vez fugiu à pergunta com um evasivo “...naturalmente há algumas cláusulas nos contratos.”

Em segundo lugar:
Se há cláusulas de opção de compra, como pode ele pretender o regresso dos jovens no próximo ano? Porquê então colocar nos contratos essas cláusulas se o interesse não for a venda (Rodrigo foi emprestado ao Bolton sem cláusula)? Porquê perder o poder no destino dos jogadores? Como garante ele a aposta na formação no próprio ano? Ele já conhece (e avaliza) os craques que vão sair da nova fornada?

Quem é Luís Filipe Vieira para GARANTIR aos sócios que a sua aposta na formação irá dar os frutos com a qualidade suficiente para representarem a equipa A do Benfica?

Luís Filipe Vieira é treinador?

Luís Filipe Vieira poupará Jorge Jesus ao despedimento se, tendo sido este obrigado a apostar em jogadores em quem não reconhece qualidade, o Benfica terminar em quarto lugar no campeonato?

A aposta na formação será feita, mesmo que ponha em causa a competitividade da equipa, ou o sucesso desportivo continuará a ser o principal fator a ter em conta na hora de se formar o plantel?

Luís Filipe Vieira responsabilizar-se-á pelo eventual insucesso desportivo da equipa, se resultado da obrigatoriedade na aposta na formação por parte do treinador?!

Seria importante que também lhe perguntassem isto.

Desculpem mas, isto é ver o Presidente entrar num campo que não domina, que não é seu, e que só cria anti corpos desnecessários no próprio clube.

Uma coisa é o Presidente dizer algo como:
“Nós, Direção, estamos a fazer um esforço muito grande para que o futebol jovem do Benfica produza os talentos com qualidade suficiente para representarem a equipa principal, até porque não teremos capacidade financeira para continuar a contratar todos os anos jogadores de 10 milhões de euros, e temos de encontrar alternativas. Mas naturalmente, não sou treinador e essa avaliação final não é feita por mim, e a qualidade do produto final não é garantida por artes mágicas.”

Outra coisa bem diferente é fazer o que o Presidente fez: ser ele a dar o certificado de qualidade aos jovens, quando ele não tem competência para o fazer, e a pôr então nas mãos do treinador o ónus da culpa pela sua não utilização.

Enfim, mais uma vez os pés pelas mãos, muita coisa bem dita na entrevista também, mas os aspetos negativos deixam-me sempre um amargo na boca.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

22 comentários

  1. 14 anos para aqui, 14 anos para ali, 14 anos para acolá, chiça, o homem é pior que as cassetes do PCP !
    E depois aquele momento em que vira «É para a câmara 2...Podem estar super-descansados !»

    LFV, shame on you !

    ResponderEliminar
  2. Ele não tem jeito e sabe disso, mas dá a cara.

    Mas o problema maior não é o seu discurso mas o facto de muitos nem o ouvirem... todo o que ele diz para alguns entra a cem e saí a mil!!!

    Se nem o querem ouvir para que se dão ao trabalho?

    Se não aposta na formação é porque não aposta e o deve fazer. Se garante que vai haver uma aposta mais consistente é porque pode comprometer o sucesso desportivo.. LOL Claro que assim será impossível satisfazer os mais "exigentes"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu és alguém que comenta neste espaço (e muitas vezes bem), concordo contigo muitas vezes, mas acabaste de me provar aquilo que ha muito digo: ha gente que neste espaco so tem duas opinioes e que servem para todos os assuntos:

      Ou se é a favor de Vieira; ou se é contra.

      Debater os assuntos? Opinar sobre eles tentando ser minimamente imparcial?! Isso ja é mais dificil, porque nos tira da zona de conforto, ou porque nos obriga a pensar

      Eliminar
    2. RedMoon,

      Eu ao contrário de muitos vou continuar a lutar contra as duas trincheiras em que muitos querem colocar os benfiquistas. Esclarecendo este ponto analiso então profundamente este post. Já seria a altura de alguns pararem de classificar os outros só porque têm diferentes pontos de vista. Serás tu imparcial? Podes tu avaliar a minha imparcialidade?? Porque razão terão as pessoas de colocar em causa a imparcialidade e idoneidade dos outros primeiro que tudo?

      ", o Presidente não dá aos sócios e adeptos os esclarecimentos que eles exigem, de modo a merecer a sua confiança"

      Não deu ou alguns não quiserem aceitar as explicações que ele deu? Se não as aceitam porque não confiam nele que culpa tem o homem? Se continuam a não confiar depois dos 14 anos e dele já ter dado várias entrevistas e de se ter confirmado sempre os factos nelas reportados que querem que ele faça? A única coisa que podem continuar a acusar o LFV de fazer é da cagança a falar em ganhar ligas dos campeões e afins (por mim desnecessária e que pelo menos desta vez foi bastante evitada). Mas caramba, é que até parece que isso não é normal entre benfiquistas!

      Ele disse que uma empresa que tem 100M de receitas ordinárias e que paga escrupulosamente tudo há 14 anos e que já pagou 200M€ em juros nesse período não pode ter problemas de financiamento. Mas queres mais explicações? Só factores muito anormais é que mudariam isto. E o homem não pode prever se vai cair um cometa na terra ;) Porque as suposições de problemas de contágio entre empresas do LFV e o Benfica não podem ser levados a sério.

      Ele disse que não se pode não vender um puto por 15M que não é titular do Benfica. Se os putos foram emprestados e não voltarem e forem vendidos cada um por 15M onde é que isto vai contra o que foi dito? Se qualquer um deles for vendido por 15M será sempre bem vendido! Lá que alguns queiram à força que os putos voltem, não é essa a politica do clube. Porque a formação do clube não acaba no Bernardo, Ivan e Cancelo.

      Ele deu a garantia que será feita uma aposta mais forte na formação, até como estratégia de futuro. Ideia reforçada hoje pelo Rui Costa. Mas porventura o LFV falou em número de jogadores que terão de jogar na equipa A ou nalgum jogador em particular para justificar as perguntas que formulaste?

      Será que o facto de ele ter justificado as saídas por empréstimo dos putos como eles ainda não estarem prontos para a equipa A não responde em parte às tuas perguntas?

      Para mim e para muitos o LFV respondeu e bem às questões. Para outros nem por isso. Mas se um triplete e duas finais consecutivas da liga Europa não mudou a desconfiança de muitos em relação ao LFV, então não será uma qualquer entrevista que o fará.

      Eliminar
  3. Bravo, brilhante entrevista, e sobretudo esclarecedora. Um Clube que factura 100 M€ (sem a rubrica transferencia de jogadores, um valor medio de 50 M€/ano), paga "só" 20 M€/ano de juros à Banca, isto é, da Empresa Benfica que factura 150 M€/ano, 14% dessa facturação é absorvida pelos emprestimos e juros bancários, que nem são "regateados", assim são os Clubes ricos...

    El Venezoelano Juan Gabriel, nesta brilhante entrevista terá sido o "ponto" (como nos teatrinhos), e a eloquência, a arte de convencer, deleitar, ou comover através da brilhante retórica do Dragão de Ouro Vieira, fez e bem, o resto. Importante é, em equipa directiva que ganha tanto, não se deve mexer...


    A talhe de foice, deixo meia duzia de perguntas, sobre o acumular de mandatos desportivos do legado de LF Vieira, que gostaria de ver respondidas:

    Luís Filipe Vieira será recordado como o Presidente com maior longevidade no Benfica?

    Luís Filipe Vieira será recordado como o Presidente da História do Benfica que mais Campeonatos perdeu para o FC Porto?

    Luís Filipe Vieira será recordado como o Presidente do Benfica que perdeu um Campeonato em sua casa para o rival FC Porto e "começou a chover debaixo para cima, apagou-se a LUZ e ficaram as trevas"?

    Luís Filipe Vieira será recordado como o Presidente do Benfica que durante o seu legado foi ultrapassado em títulos e troféus pelo FC Porto?

    Luís Filipe Vieira será recordado como o Presidente do Benfica que durante os seus mandatos o FC Porto mais títulos Nacionais e Internacionais conquistou?


    Luís Fililpe Vieira, será recordado como o Presidente que acumula mais derrotas, foram 5 derrotas na Luz para o Campeonato com o FC Porto, quando em 80 Campeonatos o FC Porto venceu como visitante 14 jogos?

    Consta-se que na festa de homenagem a Deco, o presidente Vieira foi convidado de honra (sem ele Deco não teria aquela carreira, esteve ausente porque tinha uma Casa do Benfica para inaugurar no mesmo dia), e nessa festa seria LF Vieira galardoado merecidamente com um Dragão de Ouro, como sócio da década do FC Porto.

    Um abraço do Candido (o fiel amigo do Fernando Pedro Tomás Santos Guerra)

    ResponderEliminar
  4. HEHEHEHE isto contado ninguém acredita!

    Carrega orelhas, que os otários gostam!! Quanto mais vigarices fazes, mais eles gostam de ti!! Esclarecer os sócios? Que se fodam os sócios, eu faço aquilo que quero e não tenho de passar cartão a ninguém! O Benfica é meu e há-de ser, Benfica é meu até morrer!

    Continuem mansos, que é isso que é preciso. E paguem os red pass, não esqueçam! Não queremos é o vale e azevedo de volta. Isso não!

    ResponderEliminar
  5. Tito Vila Nova15/8/14 17:44

    Fodaxe já nem pagamos ao Patizan o Markovic.Isto ta lindo ta.

    ResponderEliminar
  6. Excelente entrevista a todos os níveis. Cada um, vê o que consegue ver e percebe à medida da sua capacidade!

    ResponderEliminar
  7. E os empréstimos?? Será que ninguém mete em causa o fato do benfica pagar empréstimos com empr´stimos CADA VEZ MAIORES??

    Nada de perguntas dificies numa entrevista claramente combinada, daí ter sido anunciada com tanto tempo de antecedência para puder ser preparada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge Vieira16/8/14 12:19

      lol querias que encurralassem o Presidente no estádio e fizessem uma entrevista flash? Por favor...

      Eliminar
  8. Vocês neste site são muito engraçados realmente... Lê bem isto: "Enfim, mais uma vez os pés pelas mãos, muita coisa bem dita na entrevista também, mas os aspetos negativos deixam-me sempre um amargo na boca."

    Quer dizer, passas o post todo a malhar no homem e depois, lá longe no último parágrafo, vens dizer que ah e tal até disse uma coisa ou duas de jeito. Pois olha, quem lesse isto não diria nada. A crítica é boa se for construtiva, mas só crítica ou tempo todo geralmente é destrutiva.

    Teham juízo.

    ResponderEliminar
  9. pode ser que ele continue a saga e faça 3 auto-golos po jogo... que lol

    ResponderEliminar
  10. eu e muitos benfiquistas acho que ja sao muitos mesmo eque ja nao temos mais paciencia para aturar lfv no benfica.

    ResponderEliminar
  11. lfv nao tem capacidade. mente descaradamente , goza com o universo benfiquista engana manipula ele eque manda no benfica os que se atrevem a fazer-lhe frente sofrem as consequencias. entrevista com novamente mentiras e assunstos mal explicados mas o que se pode esperar? um sujeito com 4 classe que nao passa de um troca tintas.
    lfv para a rua mas e 14 anos sempre a mesma merda usa o benfica para proveitos proprios
    vende jogadores em troca de obras e construçoes de estadios mas o que isto?
    hora do universo benfiquista dar um basta duma vez por todas e colocar este tirando no olho da rua.

    ResponderEliminar
  12. NauBenfica15/8/14 21:02

    LFV tem, como toda a gente, as suas limitações.
    LFV não tem jeito nem pachorra para entrevistas, e espalha-se nelas.
    LFV, de cada vez que fala verdade, cai-lhe um dente, razão pela qual assistimos ontem à triste figura de um sexagenário completamente desdentado a assobiar as palavras.
    LFV não percebe um boi, uma vaca, os tomates de um bezerro, de futebol.
    LFV é um manhoso do caraças que só está no Benfica para se coçar para dentro como o macaco - o finório preocupa-se é com as suas empresas e com a sua fortuna, e está-se marimbando para o clube.
    LFV contrai empréstimos atrás de empréstimos para sacar «o dele».
    LFV não ama o Benfica, nem sequer é benfiquista.
    LFV é um submarino do corrupto do norte a navegar nas nossas águas, com o propósito de afundar o porta-aviões benfiquista.
    LFV é um alarve que não respeita os benfiquistas.
    LFV, nos seus mandatos, e no meu entender, nem sempre tem dirigido o clube da melhor maneira – há coisas com que não concordei no passado e com que não concordo.
    LFV…
    (…)
    LFV era presidente na época que findou, e eu lembro que GANHÁMOS 4 PROVAS, todas quantas havia para ganhar no país - e fomos VENCIDOS INJUSTAMENTE e ROUBADOS na final europeia a que chegámos, tal como havia acontecido na época anterior, também com ele como presidente.
    LFV gastou muito dinheiro e aumentou consideravelmente o passivo do clube, condição sine qua non para devolver ao Benfica coisas que não tinha e que os benfiquistas desejavam e exigiam, há muito tempo, e dotou o clube de outras que nem sonhávamos: credibilidade, respeito, visibilidade internacional, um Estádio moderno, um Centro de Formação de futebol que é já o principal fornecedor das seleções, modalidades competitivas e ganhadoras com formação de atletas, um projeto olímpico, uma TV, um museu (com um departamento de estudo e restauro do património), uma Fundação, uma equipa de futebol profissional competitiva e ganhadora à Benfica, resultados desportivos.
    Eu posso estar redondamente enganado sobre o valor, o empenho e a idoneidade deste homem como presidente do meu clube, eleito por uma larga maioria (se estiver de facto enganado, quando se provarem as conspirações, tramoias e culpas que muitos benfiquistas apontam ao homem, darei a minha mão à palmatória e engrossarei o coro daqueles que exijam o seu devido castigo penal).
    Um esclarecimento: não sou vieirista, nem brunista, nem azevedista. O que conta para mim, acima de tudo e de todos os nomes, é o Benfica. Fica dito, para evitar ofensas, as ofensas desnecessárias e estúpidas que aqui leio diariamente entre benfiquistas, e que me doem.

    CALEM-ME, DE UMA VEZ (o apelo é feito a quem administra o blogue, que é um blogue benfiquista) OS INFILTRADOS ÓBVIOS QUE VÊM PARA AQUI ACHINCALHAR O BENFICA E OS BENFIQUISTAS!

    ResponderEliminar
  13. Grande entrevista e fiquei super elucidado, só os maus linguas invejosos e aziados a que podem distorcer a mesma, força LFV rumo ao 34.

    Furabardas

    ResponderEliminar
  14. O que interessa é ler isto e não o que os meninos mimados que escrevem baboseiras que não percebem um cú do que é gerir um porta aviões como o Benfica;

    "O sérvio Lazar Markovic pode já ter partido há algumas semanas, mas não esquece o Benfica e sempre que tem oportunidade aproveita para realçar o papel que as águias tiveram no seu crescimento enquanto futebolista e pessoa.

    "Foi apenas um ano, mas foi muito valioso. A época que cumpri na Luz ajudou a tornar-me mais maduro, mais concentrado, fisicamente mais forte e mais conhecedor do jogo taticamente. Agradeço eternamente ao treinador, aos seus adjuntos, colegas, fisioterapeutas, médicos, presidente e todos os membros da administração, aos adeptos - do primeiro ao último -, que fizeram de mim o que sou hoje. Nunca esquecerei os dias que passei em Lisboa, os nossos três troféus e a final da Liga Europa", disse o avançado, ao portal "Mozzart Sport".

    "Vão e devem manter-se ao mais alto nível, porque o Benfica é um dos maiores clubes do Mundo. Sigo-os com todo meu coração e torço sempre por eles", garantiu."

    Francisco Dias

    ResponderEliminar
  15. Bruno Paiva16/8/14 00:22

    Estaria mais preocupado se o Redmoon viesse falar bem da entrevista do nosso presidente e viesse dizer que o nsso presidente comportou-se cono ujm politico esgueirando-se facilmente das questoes e respondendo da maaneira que lhe convem.

    O presidente tem a 4 classe nao tem o curso de direito para dizer o que os eleitores querem. O forte dele. Nao e falar e nao votei nele para falar a nacao benfiquistaa mas sim para que trabalhe... e bem em prol da nacao benfiquista.

    Achei a entrevista bastante interessante. O resto e debtade de progamas televisivos e foruns... a entrevista acho que foi bem preparada e senao fosse so mostrava o mau professionalismo daquela casa e segundo achei mal mas entendo que alguns nao tenham sido aprofundados. Mas ha alguem perfeito? So os criticos muito provavelmente...

    ResponderEliminar
  16. O unico senão da entrevista foi o entrevistador não ter perguntado sobre os patrocinios da PT e Emirades.

    Furabardas

    ResponderEliminar
  17. E eu acredito no coelho da páscoa e no pai natal! LOL! Acreditas mesmo que não exista um cláusula no contrato a prever essa possibilidade? Se o Sporting e Porto utilizam...o Benfica não o fazia...já agora eles também compram-nos mais uns jogadores e oferecem ao Sporting dava-nos jeito! Eram só mais umas vendas esta época dos monos que temos por aqui!

    ResponderEliminar
  18. Jorge Vieira16/8/14 12:13

    É tão fácil criticar depois. Estar lá e fazer é que é mais chato... já se viu aqui que a entrevista foi muito boa e esclarecedora para uns, para outros claramente não foi.
    Pessoalmente não gostei, principalmente quando ele começou a esquivar-se às perguntas e a relembrar o que era o Benfica há 14 anos, bla bla bla. Já sabemos que ele construiu, que ele erguiu betão. Era necessário, já está feito. Não é preciso continuar a falar nisso, há que olhar para o futuro.

    Ainda assim, considero que houve ali coisas muito esclarecedoras, principalmente em alguns negócios que foram feitos.


    "Reparem, o Presidente não dá aos sócios e adeptos os esclarecimentos que eles exigem, de modo a merecer a sua confiança. Ele faz o contrario: ele exige primeiro que confiem nele porque ele sabe o que está a fazer, mesmo que se ache no direito de não revelar praticamente nada nas questões mais importantes. É o chamado cheque em branco."

    Repara, o Benfica é uma empresa e é gerido como tal. O segredo é a alma do negócio em qualquer empresa.
    Queres que ele diga que está a negociar X e Y com este e com aquele? Queres que ele diga que precisamos de dinheiro porque X ou Y não nos emprestam ou emprestam sob condições desfavoráveis? São coisas que não se pode dizer em público.
    Percebe que o futebol não é o brinquedo que todos gostamos; meter 11 cromos a correr atrás de uma bola acontece durante 90 minutos todas as semanas. todo o resto do tempo trata-se de negócio.

    ResponderEliminar
  19. Jorge Vieira16/8/14 12:17

    Nem é preciso cláusulas, onde é que o Sporting pode pagar o ordenado do Cardozo? Despacharam todos os jogadores que recebiam metade do que o Cardozo ganhava em Portugal e agora iam-no contratar.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking