O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 14 de junho de 2014

Formação: A pergunta que "meteu medo" ao Presidente

. 41 comentários


Sem comentários... 
O Parreira, para quem não conhece, ficou conhecido naquele video alucionado do "sócio que é sócio"! O rapaz pode ser muito alucinado, no que diz respeito ao Benfica, mas olhem que mostrou na AG um purismo fabuloso... e absolutamente legítimo!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

41 comentários

  1. Acho que não temos jogadores bósnios...

    Formação...formação...formação....Joga quem tem qualidade para jogar. Se é chileno, bósnio ou da formação tanto faz. Tem é que ter qualidade. Não é meter putos só porque sim, para dizer que se aposta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então para quê se dizer que daqui a 5 anos vamos ter 70% do plantel com jogadores da formação e seremos a base da selecção nacional? Se é para isso, não era mais fácil fechar o seixal, e todos os milhões que se gasta na formação serem investidos todos apenas na equipa principal?

      Eliminar
    2. 5 anos é mesmo isso...5 anos. Não é hoje. É daqui a 5 anos!

      Eliminar
    3. Uma coisa é ter um desejo. Outra é a realidade de os gajos que sairam da formação não o permitirem.

      Eliminar
    4. o paulo lopes onde começou? o a.gomes, o a.almeida, o a.gomes de onde vieram? o oblak não teve na equipa b? cancelo, bernardo, lindelof não foram campeões este ano? Ainda querem mais? O benfica proxima epoca apostara em mais portugueses logo ja fazerem parte do plantel pizzi e candeias, assim como poderão vir eder e rafa!!! Acho que os benfiquistas não sabem bem o que querem!!! Eu quero é ser campeão e ter uma equipa vencedora e nenhum jogador da equipa B tem estaleca para ser titular do benfica neste momento nem 2ªopção!!!

      Eliminar
    5. João Carvalho14/6/14 10:33

      A pensar assim não, se não nascerem Chalanas não teremos Chalanas e não há nada que a formação possa fazer por mais dinheiro que se invista e por mais que se aposte na formação. Queixem-se às mães!

      Eliminar
    6. Sim, porque nos últimos anos o que tem mais aparecido são Chalanas na nossa formação...

      Eliminar
    7. Gandaia deixa de ser triste e estar sempre a dizer amén... esses 5 anos já foram em 2003, depois era passados mais uns anos... estamos sempre a 5 anos, em 2014 estamos a 5 anos em 2020 vamos continuar a 5 anos.
      A questão não é apoiar ou não a formação, eu quero é ganhar seja com formação o estrangeiros, jovens ou velhos... a questão é andar a falar em coisas que são para cumprir sempre lá no futuro, lá muito no futuro.

      Eliminar
    8. 5 anos!?? Eles nem aguentam 2 anos. Sao logo vendidos...

      Eliminar
    9. Mas há algum jogador na nossa equipa B que tenha valor para fazer já parte do plantel sénior? se eles tivessem valor a equipa B tinha ficado melhor classificada. É com esses jogadores que querem ganhar novamente a Liga? e JJ quer-os? se os vendemos pelos menos fazemos dinheiro.

      Eliminar
  2. Rui Soares14/6/14 01:26

    Eis um tema que me interessa e que não tem qualquer alucinação. Vocês às vezes parecem o D. Quixote e o Sancho Pança.

    Eu confesso que quero ver o Bernardo Silva na equipa principal do Benfica no próximo ano. Não sei se o Jorge Jesus tem essa capacidade, porque trata-se dum problema de capacidade do Jorge Jesus e não um problema de falta de potencial do Bernardo Silva.

    Em qualquer área técnica, incluindo o futebol, se dominarmos a base, podemos ser muito competentes. No futebol, um treinador pode ser muito bom e não ter mais do que uma ideia de jogo na cabeça. E parece-me que é esse o caso do Jorge Jesus. Isso nem sempre é um problema, porque temos um problema que corresponde exatamente à situação oposta. Há treinadores com tantas ideias de jogo, autênticos camaleões, que nunca dominam verdadeiramente uma ideia de jogo.

    A limitação dum treinador como o Jorge Jesus é que pode não ser capaz de adaptar a sua ideia de jogo ao contexto. E, neste caso, o contexto é que na formação existem jogadores com determinadas características, que podem não corresponder ao perfil que ele tem na cabeça para cada posição. E o Bernardo é um desses jogadores. O Djuricic teve tantas oportunidades como 9,5 e o Bernardo não teve uma única oportunidade genuína. E isso eu não compreendo. Fez-me duvidar da inteligência do Jorge Jesus durante a época. Isso e o tempo que demorou a acertar a organização defensiva...

    Acho que o desafio deve ser direcionado ao próprio Jorge Jesus: O desafio de valorizar TODOS os ativos do Benfica com potencial e não apenas aqueles que colam na caderneta de cromos privada do Jorge Jesus. No caso do Bernardo, a minha expetaitva nem é que a valorização seja feita para vender o ativo. Prefiro vê-lo vencer e ficar durante muitos anos no Benfica, porque, para além do potencial desportivo, é benfiquista. E tem esse potencial cultural, o de ser um símbolo do Benfica. Alguém com quem os adeptos poderão identificar-se. Isso é importante para o Benfica. Vale pouco cuidar das glórias do passado e se não cuidamos de criar glórias para o futuro.

    O desafio que gostaria de colocar ao Jorge Jesus é que aposte num jogador como o Oblak, não porque ele fez birra e ameaçou desaparecer. Não porque o Artur se lesionou. E não porque o Jorge Jesus teve o mérito de reconhecer o erro de não ter apostado antes no Oblak.

    Mas, não é sobre o Oblak que estamos a ter esta conversa?!... O Oblak é um exemplo do que poderia ter acontecido. Hoje, temos um grande guarda redes. Mas, o único mérito do Jorge Jesus foi o reconhecimento do valor do Oblak DEPOIS de terem ocorrido circunstâncias que nada contribuíram para esse mérito do Jorge Jesus. Foram acasos. O Jorge Jesus nunca poderá afirmar que lançou o Oblak. Esse mérito é do Oblak, que lutou por isso. E de Deus, que lesionou o Artur.

    O desafio que gostaria de colocar ao Jorge Jesus é que não repita o mesmo erro com o Bernardo Silva, pela simples razão que o Bernardo Silva é demasiado benfiquista para lutar por um lugar no plantel como o Oblak fez... Não vai fazer um número de magia e desaparecer.

    O Bernardo Silva tem que fazer parte do plantel principal da próxima época e ter oportunidades. Caso contrário, este Benfica deixa de ter uma identidade cultural com a qual eu me identifique. Até à data, havia a desculpa de termos destruído a formação. Tínhamos problemas financeiros, por causa do Vale e Azevedo. Precisávamos desesperadamente de ganhar títulos. Continuamos a querer ganhar. Mas, chegou o momento de comprovar que o Benfica é mais do que um negócio. Ou apostam no Bernardo ou escusam de enganar os adeptos com a treta da aposta na formação...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SUBSCREVO TOTALMENTE. DOMINGOS VIEIRA

      Eliminar
    2. acredito que bernardo pelo menos a pré-época irá fazer! Visto em principio sair enzo, não termos fejsa lesionado, e não termos amorim nem almeida porque estão de ferias do mundial! logo bernardo, ruben pinto, lindelof e farina farão a pre-temporada! Nesta fase terão de dar o litro, e atendendo ao que vi no ultimo jogo do dragão o jogo que os podia colocar na rota da nova temporada do trio da equipa B só 1 se sobressaiu Lindelof! Cancelo foi uma nódoa melhorando ligeiramente na 2ªparte e Bernardo não jogou muito!

      Eliminar
    3. João Carvalho14/6/14 10:36

      Não concordo nada. Não podemos inverter a pirâmide. Só vontade não chega, na minha opinião o Bernardo não tem ainda capacidade física para jogar nos A e sem isso não adianta ser um prodígio de técnica senão podemos ir buscar um artista de circo.

      Eliminar
    4. Rui Soares14/6/14 16:45

      João, você é que é um artista de cirso. O Bernardo, para além da tecnica, é muito inteligente e tem resistência física. Para si, o David Silva não deve ser jogador de futebol.

      MPCP, você está a avaliar um jogo onde o Bernardo sabe que jogou apenas para satisfazer adeptos?! Quantos minutos? Tenha paciência?! O Rodrigo andou vários jogos à procura desa confiança e depois foi vendido por 30 milhões mais objetivos. Seja sério homem!

      Eliminar
    5. Falas num ponto que eu concordo. Se JJ não está disposto a modificar a maneira de jogar, ou se não tenta encaixar o Bernardo na equipa mesmo que para isso tenha de ser persistente. Também prevejo que JJ vá ter um ano difícil com muitos jogadores a ter de moldar e não esteja com disposição para o fazer com muitos jogadores e lhes ponha um número limite. Mas creio que JJ já manda no Benfica, e um dia que saia, talvez recomece tudo de novo.

      Eliminar
    6. João Carvalho15/6/14 14:34

      Rui Soares e falas tu de artistas de circo? O físico de um jogador não tem nada a ver com a altura, magreza ou gordura, tem a ver com uma certa intensidade e consistência física que David Silva que joga no melhor campeonato do mundo tem para dar e para vender e que o Aimar também tinha nos seus melhores dias mas que o Bernardo ainda não tem. Ele joga nos B e não se tem distinguido dos outros. Tem jeito? Tem! Mas isso também os artistas de circo têm.


      Eliminar
  3. Conheci o Parreira através do Youtube, com os "até os comemos", entretanto foi ganhando notariedade, ultimamente andou em algum programas da tv como o adepto q mais se destacou, tem uma banda q vai tocando.

    A pergunta é legitima, e a que todos os Benfiquistas queriam ver respondida, no sitio indicado,excelente.

    Faz me tb confusão o nossos jovens irem jogar para a Polonia, e vir um Polaco q ninguem conhece para o Benfica, é no minimo estranho...assim como contratarmos o Farina e ir jogar emprestado para o Dubai...

    Emprestar o C.Martins para os EUA? (dass)

    Cpts,
    Mecca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o Sr Mecca pode perceber de futebol, mas de scouting ou oportunidade de negocio, ZERINHO! Não é que perceba muito mas ao menos ando informado!
      1- os jovens que vão para a polonia são pesos mortos a equipa B todos sem 1 minimo de qualidade, e com vista a um encaixe porque não tenta-lo num campeonato mais facil para eles!
      2- o dawidowski os videos falam por si! mas no caso adu andava todo excitado com o facto dum supercraque daqueles vir parar ao benfica e deu no que deu! Neste caso temos de dar o beneficio da duvida ao nosso scouting que não tem falhado neste mercado, atendendo às contratações de jogadores de leste como oblak, markovic, djuricic, sulejmani e outros, todos fraquinhos!
      3- o Farina custou 4 milhões ao benfica e foi emprestado por 2 milhões para o dubai, o benfica com enzo, amorim e a.gomes o nosso presidente se vendesse amorim e a.gomes nessa altura era crucificado pelos benfiquistas, e fez muito bem em amortizar o valor que gastou e este ano farina fara parte do plantel e quem sabe titular!
      4- C.Martins é 1 caso muito dificil de resolver! Não quer ir para lado nenhum, anda a sugar o benfica no dia-a-dia, depois do benfica por caridade lhe ter renovado o contrato! Se surge a hipotese de o emprestar nem que seja para lhe pagar o salario astronomico, porque não? Acho grave integra-lo na equipa A depois de andar a chular o benfica! Mas podia fazer pelo menos a pré-temporada, atendendo que não temos mais ninguem nos quadros para o fazer a não ser lindelof e ruben pinto

      Eliminar
    2. Sr Bruno Pinto,

      Sim, percebo um pouco de futebol, fala em Scouting e oportunidade de negocio e muito bem, tb gosto de andar informado, não como é gelados com a testa..

      Talvez um dia venha a tona o porque dos negócios que actualmente vamos fazendo com o clube Polaco, assim como os interesses com o Dubai...e o Benfica é o meio condutor para....

      Não coloco em causa q o jogadores que aí vem não tenham qualidade (muito tb foram tiros ao lado), assim como alguns que vieram não tenham, mas passa muita "agua por baixo da ponte" muita comissão...e tb tapam os que estão na a formação não conseguindo assim vingar na formação principal.

      Não sei onde leu que eu andava todo excitado com o ADU, falei aqui no forum muitas vezes aqui no forum de Yartey esse sim, um craque que tb não teve as oportunidades que merecia..

      Acho que que o departamento de formação esta a trabalhar muito bem, poderíamos dar uma oportunidade a alguns deles.
      Temos os casos recentes do Danilo Pereira (Marítimo), e o Ricardo Horta (V. Setúbal) jogadores da nossa formação que são excelentes, e que tiveram "0" de oportunidades...

      Passe bem!
      Cpts
      Mecca

      Eliminar
  4. O Parreira pode ser um ganda maluco mas tem uma coisa que LFV nunca teve , nunca vai ter nem nunca sentiu : Amor verdadeiro ao Benfica.Paixão avassaladora pelo Benfica e não pelos cifrões po Bolso que é a única paixão que leva LFV a manter-se e a dizer que gosta do Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok, então bora lá eleger o Parreira para presidente do Benfica...e vamos lá ver de que é que a paixão serve!!!

      Eliminar
  5. Não discuto se o Parreira tem razão ou não!
    O que eu questiono,é um "suposto" Benfiquista filmar á surraipa uma reunião magna de um clube,para depois a utilizar sabe-se lá com que fins.
    Isto é a mesma coisa que convidar todos os meus familiares para almoçar,filmar o almoço e de seguida ir mostrar aos inimigos da familia o que se lá passou-
    Há pessoas que definitivamente não têm o minimo de inteligência-

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João Carvalho14/6/14 12:22

      Estou de acordo com o Demba. Acho uma vergonha um "benfiquista" armado em espião sabe-se lá com que intenções mas boas não devem ser.

      Eliminar
    2. Ainda por cima falando com uma falta de respeito e desprezo para o seu interlocutor, que se fosse eu nem lhe respondia. Talvez fosse isso que LFV fez.

      Eliminar
  6. Fala-se muito de não apostar na formação, mas gostava que me dissessem que jogador saído da formação do Benfica nos últimos 5 anos que não foi aposta e que teha vingado noutro clube de nível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E também gostava que me dissessem qual era o clube (dos 3 grandes) que mais tem apostado na formação e que mais jovens coloca a jogar.

      Pedro

      Eliminar
    2. Jorge Vieira15/6/14 10:39

      e já agora também gostava que me dissessem (Pedro) qual o benefício desportivo e financeiro que esse clube retira dos jogadores da formação.

      Eliminar
  7. E então, o Presidente respondeu? Isto é o mesmo que tirar frases do contexto duma entrevista. Depois o jovem começa por dizer que não percebe nada de contas, não percebe nada de terrenos, mas já percebe de formação de profissionais de futebol? Quem reclama oportunidades para um jogador como Cancelo vê-se logo que está a falar do que não sabe. Enfim, mais um post infeliz que não vem trazer nada de novo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este é outro que pensa que o Pawel Dawidowicz e o Kevin Friesenbichler são as ultimas Coca-Colas do deserto... Vieram de fora, claro que são bons. Têm todos imenso talento, grande capacidade fisica e técnica, diamantes por lapidar, etc, etc. Mas o Cancelo é mau.... Muito mau. Esse joga mal no clube e na seleção. Esse não sabe defender. Haveria o Cancelo de vir do Bayern B com meia duzia de videos no youtube para a carneirada elogiar e seria logo a coqueluche... Enfim, gente triste.

      Eliminar
    2. Eu falei nesses jogadores estrangeiros? Que mania de argumentar com coisas que os outros não dizem! O video mostra a pergunta. Mas onde está o vídeo da resposta? E os outros é que são carneiros? Eu só peço o contraditório. Sabes o que isso é? Cancelo não é jogador para o Benfica. Ponto final! É outro Miguel Rosa ou Nélson Oliveira. Podem ser bons, mas não para o BENFICA! Percebeste? Eu emiti uma opinião. Onde está a tua?

      Eliminar
  8. O Benfica tem que apostar na formação, dê lá por onde der, se ganha ou não títulos, é outra coisa... Não me lembro dos benfiquistas preocupados com a formação, ou que o jogador A ou B, tinha que jogar na equipa principal... Se querem imitar o Sporting tudo bem... Depois não se venham queixar que o Benfica não ganha nada. Quantos jogadores saídos da formação, foram titulares de equipas campeãs? Se calhar, mais vale os sócios fazerem uma assembleia, para porem o Bernardo a jogar... E o Bernardo para aqui, e o Bernardo para acolá... O Rui Costa, esteve emprestado ao Fafe, não entrou logo na equipa principal...

    ResponderEliminar
  9. PROPONHO QUE OS JOGADORES DA FORMAÇÃO ASSINEM UM DOCUMENTO EM QUE DEPOIS DE ENTRAREM NA EQUIPA PRINCIPAL COMPROMETEM-SE A JOGAR 5 ANOS INICIANDO O 1º ANOS COM €5.000 E SÓ TENDO AUMENTOS POR OBJECTIVOS.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi um mar de críticas quando Nelson Oliveira, Rosas, Coimbras e mais alguns, não tiveram lugar na equipa principal. Algum deles foi titular (indiscutível) nas equipas que representaram?

      Eliminar
  10. Parece-me evidente que a estabilidade irá facilitar a entrada de jovens da formação na equipa do Benfica. E essas entradas têm acontecido! Provavelmente aquilo que todos queremos é que um desses jovens consiga verdadeiramente vingar, e tornar-se um ídolo da equipa. Agora essa não pode ser a prioridade, pois precisamos de continuar a ser competitivos e ganhar. E na fase em que se encontram este miúdos deixar de jogar com regularidade terá certamente um efeito contraproducente. Parece-me que a gestão feita este ano pelo JJ permite a utilização de mais jogadores e desta forma poderá dar mais oportunidades a alguns destes jovens. Gostaria de ver pelo menos 1 ou 2 jovens a integrar os 25 do plantel A

    ResponderEliminar
  11. Rui Soares,deve perceber mais de futebol que o nosso treinador. enfim haja paciência.Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  12. Jorge Vieira15/6/14 10:51

    ah, a velha conversa da formação! todos querem um SLB português, todos acham que os jovens da formação serão o futuro do nosso SLB. É uma ideia bonita, sem dúvida. Corresponde à realidade? Pois, não me parece... quantos aqui já defenderam até à morte o Nélson Oliveira? Ou até o Roderick. Ou até o Luis Martins, entre outros...? O Benfica prescindiu desses e de outros 20 como eles. Digam-me qual deles vingou no futebol português ou internacional? É bonito dizer que queremos um Benfica português, formador, etc. Mas também queremos um Benfica a ombrear com os maiores da Europa.. não sei até que ponto conseguiremos ter tudo.

    Olhemos para os grandes clubes da Europa; Man United, Man City, Chelsea, Arsenal, Barcelona, R. Madrid, B. Munich, etc. Quantos destes usam canteranos? Quantos destes vão à formação? E quando falo em formação falo em pegar em miudinhos de 10 anos e formá-los, não comprar jogadores de 16/18 anos por 3 ou 4 milhões para os lançar na equipa passado 2/3 anos.

    HIstoricamente há dois clubes de que se fala muito aquando da formação; Sporting e Ajax. Pergunto agora eu qual destes clubes tem ao dia de hoje algum peso no futebol Europeu. Pois, nenhum!

    Depois há a história do jogador português. Ah... temos é de jogar com portugueses porque isso é que é o Benfica!! Isso para mim equivale ao "o povo português é um povo enorme, olhemos para os descobrimentos". Pois, acontece que os Descobrimentos aconteceram há mais de 500 anos e o futebol já não se joga como nos anos 60. As coisas mudam; é um erro enorme no século XXI não perceber que o mercado é o mundo, já não é o bairro nem o país. Acordemos gente!!

    No fundo é preciso perceber se queremos um Benfica campeão, GRANDE, ou se queremos um Sporting de vermelho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 100% de acordo.... No entanto, o que chateia é a carneirada vir elogiar os Kevin Friesenbichler da vida que nos caem no colo, a custar milhões e utilizando o youtube como melhor ferramenta de scouting.

      Esses vêm dizer que o importante é dar oportunidades, são jovens, têm de se adaptar à lingua e ao campeonato português, bla bla bla.... No entanto, o Bernardo Silva não têm presença física, o Cancelo não sabe defender, bla bla bla novamente...

      Ninguém a miudagem portuguesa toda a titular... Apenas se reclamam oportunidades. E por oportunidades não é lançar o miudo no dragão, aos 70min, esperando um rasgo de génio para ser o novo Rui Costa. Andam agora a pôr o nome do André Gomes como produto da formação, mas parece que se esquecem que o miudo também era conhecido por "André 90min", tal a falta de aposta do JJ. Ou então vêm agora dizer que o Oblak foi mais uma descoberta do JJ, quando todos sabemos se o Artur não se lesionasse o miudo ainda andava pela "B", ou emprestado a um Rio Ave. E também agora todos esqueçem a entrevista de JJ no inicio do ano, dizendo que o miudo ainda precisava muito... Quem diria que uns meses depois o miudo andava a titular em competições europeias. Os peixes morrem todos pela boca... Mas o importante é dizer "Carrega Benfica" 432 vezes e seguir a carneirada...

      Eliminar
    2. Marcos, os portugueses é que são bons, só por serem portugueses, não é? Estás a ver o Alemanha Portugal? Pois...

      Eliminar
    3. Jorge Vieira16/6/14 22:37

      Oh Marcos, desculpa mas não consigo concordar com muito do que escreves. O youtube só é ferramenta de scouting para nós que não estamos no futebol. O Friesenqqcoisa referiu ainda muito recentemente que o SLB mandou olheiros para o ver jogar em várias ocasiões. Não duvido que ele tenha qualidade e sinceramente, não acho que os portugueses devam ter mais oportunidades só porque nasceram neste rectângulo pequenino. Como o Ghozé disse, viste o jogo de hoje? Teoricamente serão os melhores que cá temos... e o Benfica não tem dinheiro para quase nenhum daqueles.

      Não me importo que venham estrangeiros desde que sejam melhores que os nossos. Ter os portugueses só porque são portugueses, sacrificando em qualidade, lamento mas não concordo.
      O André Gomes é produto da formação... só não é da nossa. Ninguém sabe o que o A. Gomes será no futuro mas digo já que neste momento não é jogador para o Benfica e que foi a melhor venda que o Benfica fez nos últimos anos.

      O Oblak está um grande GR, claro que sim; e não, não veio para ser titular. Mas ainda bem que o todo poderoso Jorge Jesus se enganou; até me parece natural, é algo humano. Mas sabes tu como é que o rapaz estava no início da época? Sabes tu o trabalho que foi desenvolvido pela equipa técnica para ele melhorar? As pessoas acham que é estalar os dedos e os jogadores transformam-se enquanto estão sentados no banco. É engraçado...

      Eliminar
  13. Jorge Vieira15/6/14 10:56

    já agora, apenas um pequeno comentário em relação ao Bernardo Silva. Há um ano atrás quem conhecia o Bernardo? Aposto que 90% dos que aqui defendem o Bernardo nem sabiam quem era o rapaz.

    Não acham que existe algo semelhante a um processo de aprendizagem? Não acham que jogar sem pressão alguma na segunda divisão é diferente de jogar numa equipa que ambiciona ser campeã? Tenham calma, há 2 anos atrás o rapaz era um suplente esquecido nas camadas jovens e agora é visto como o virtuoso salvador do benfiquismo!

    Parece-me que o pior que pode acontecer a um jovem jogador é queimar etapas e é exactamente isso que estão a querer forçar o jogador a fazer. Emprestem-no a um Belenenses ou a uma equipa semelhante onde ele possa jogar; na próxima época logo se vê a evolução dele e se realmente é jogador para estar num clube mais competitivo. Querer metê-lo no melhor plantel de Portugal onde ele não vai ter oportunidades de jogar parece-me um erro. E quem diz Bernardo diz também Ivan Cavaleiro e Cancelo. Deixem-nos completar as respectivas formações, eles precisam de jogar a um nível superior do actual, não aquecer o banco

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking