O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 10 de maio de 2014

Ser hipócrita ou não, eis a questão

. 26 comentários

Antes da próxima final, que estou confiante que ganharemos, vieram à minha memória inúmeras situações e comentários que decerto são comuns a todos nós.

Ponto número um: sou Benfiquista, e com muito orgulho. Quer nas vitórias, quer nas derrotas, o meu benfiquismo é imaculado e intocável. 
Ponto número dois: sou também português e como tal, obviamente, apoio a nossa seleção em qualquer desporto.

Dito isto, e por esta ordem, desejo sempre que ganhe o Benfica e Portugal. Segundo esta lógica, é o mesmo que dizer que em primeiro lugar sou benfiquista, e depois português. É justo tirar esta conclusão, porque é verdade. Não sou hipócrita. 

E para quê esta introdução? Para esclarecer toda a discussão em volta do "Ai eu quero que o <CLUBE PORTUGUÊS> ganhe. É um clube português, logo quero que ganhe!".
Admito que esta seja a postura politicamente correta, mas com o perdão dos leitores do sexo feminino deste blog, eu quero é que o politicamente correto se foda! É mesmo assim. 

São muito poucos, mas um dos maiores arrependimentos que tenho nos meus 35 anos de vida é o facto de ter apoiado e festejado a conquista da Taça dos Clubes Campeões Europeus por parte dos corruptos. Perdoem-me, sei agora que foi um erro demasiado grave, mas por favor tenham em consideração que eu era um puto com 8 inocentes anos de vida. Obviamente que à medida que fui crescendo fui-me apercebendo da realidade, e hoje digo-o com todas as letras: apoio qualquer clube português nas competições europeias, em qualquer modalidade desportiva, EXCEPTO o fcp. Não sou hipócrita.

Já em relação à seleção portuguesa, apesar de apoiar incondicionalmente as cores do nosso país, admito que o meu interesse é bem menor. Aponto duas razões para isso: a introdução de jogadores estrangeiros nas seleções (o que desvirtua completamente o conceito de seleção nacional) e a falta de jogadores do meu clube (quando aplicável, consoante o escalão e o desporto). Mas isto é discussão para outro dia…

Mas voltando a que interessa, o nosso Glorioso, durante esta semana ouvi vários colegas de trabalho (lagartos e tripeiros) a dizer que iam apoiar o Benfica na próxima 4ª feira. Os mesmos que se fartaram de mandar bocas durante toda a época e que se queixam que já não podem ouvir falar do Benfica, e das finais, e do Marquês, etc etc, dizem agora à boca cheia que vão apoiar o Benfica. Será verdade ou hipocrisia? 

Quando os lagartos foram à final da taça UEFA, confesso que ainda senti uma leve indecisão. Queria genuinamente que eles ganhassem, mas não ia gostar nada de levar com eles nos dias seguintes. A balança pendeu para o apoio à equipa portuguesa. Seguiu-se um misto de tristeza e alívio, confesso. Mas se fosse o fcp, não haveria dúvidas… Nunca os iria apoiar! Assim, recordando o que senti nessa ocasião, compreendi o que os meus colegas de trabalho querem agora dizer (a acreditar que não são hipócritas). Eles estarão, supostamente, a torcer pelo Benfica mas com aquele sentimento que eu também tive de "lá vou ter que levar com eles". No entanto a dúvida mantém-se: serão hipócritas?

Vou postar o seguinte desafio na minha página pessoal do Facebook:
"Amigos não benfiquistas: quais de vós é capaz de responder a este post e escrever genuinamente como resposta 'Eu quero que o Benfica ganhe ao Sevilha'?"
Sempre quero ver quantos vão responder… Pode ser que assim deixem de me criticar por eu não ser politicamente correto.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

26 comentários

  1. Sou portista e quero claramente que o benfica perca a final, mas de uma coisa não me podem acusar, de não saber perder, de não saber reconhecer quando a minha equipa é inferior e de inventar mil e uma teorias da conspiração para justificar a minha inferioridade em relação ao adversário.

    Cumprimentos,

    Pedro Carneiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Este foi o comentário que deixaste no porta19 há uns dias. Levaste logo resposta, mas ao contrário dos blogs benfiquistas, que são democráticos, os vossos censuram tudo e a resposta não passou. É a vossa democracia. A dos corruptos.


      "Pedro carneiro 5 days ago(Reply)

      Obrigado por existirem blogues como o seu. É aqui que tenho procurado força para aguentar esta merda. Pelo menos sei que há gente que sofre tanto como eu.
      Até já sonho com o dia em que vou ver essa escumalha vermelha sofrer outra vez.
      Força Porto"


      Desaparece hipócrita, vens para aqui armado em bom, com falinhas mansas, mas és um hipócrita. És. Um. Hipócrita.

      Eliminar
    3. Hipócrita é aquele que pensa uma coisa e diz outra. Eu disse claramente que quero que o Benfica perca a final. Não posso ser mais claro, quero que percam. Digo-o aqui e digo-o em qualquer sítio. Podias-me chamar hipócrita se viesse para aqui desejar a vossa vitória o que não foi o caso.
      Mais uma prova que não sou hipócrita é que assino o que penso com o meu nome e não com nome de super herói.

      cumprimentos

      Pedro carneiro

      Eliminar
    4. Hipócrita porque vens para aqui armado em diplomata, mas nos outros sítios andas a insultar os benfiquistas. Escumalha és tu e os teus!

      Nome? Qual nome? Eu sei lá se esse é o teu nome, é tão válido pedro carneiro como, sei lá, urgel horta, por exemplo!

      Eliminar
    5. Pedro, com " inventar mil e uma teorias da conspiração" referes-te exatamente a quê? Às escutas? Aos Casagrandes e afins? Aos guardas Abel? etc etc (Tudo factos comprovados)?

      Eliminar
    6. Para quem chama os portistas de corruptos indignar-se com escumalha só pode ser anedota.
      Ricardo, as teorias da conspiração arranjam-se qd dão jeito. Reconhecer que qd os outros ganham é pq foram melhores já custa mais e é isso que vos falta. Humildade.

      Cumprimentos

      Pedro carneiro

      Eliminar
    7. Eu sou sportinguista mas hoje vou estar ao lado dos meus amigos benfiquistas para que ganhem aos espanhóis. Portugal merece mais uma taça europeia
      Jorge
      Vila Real

      Eliminar
  2. Eu quero que os adversários percam sempre. Sempre, para qualquer prova, nem que seja a feijões, quero sempre que percam.

    E não quero apoio nenhum de corruptos nem de lagartos, quero que eles desejem a nossa derrota, para depois terem de nos aturar. Não quero cá apoios hipócritas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. @Campeão Benfiquista Tripeiro, quem escreve assim até pode ser gago, mas o Camarada já está escaldado e pontapeia sem medos ;)
      Não basta o Sport Lisboa ter os que são Benfica ?? :)
      Glorioso abraço Benfiquista, que o resto são conversas e o Benfica tem é que Vencer!!

      B T T

      Eliminar
    2. Exacto Luís, desde que ganhe!

      Eliminar
    3. É isso tudo Benfiquista Tripeiro, eu também penso assim. Quero é que se phodam todos! São hipócritas de nascimento e também não quero que nos apoiem, não precisamos pois já somos muitos. Por vezes, somos demais.

      Eliminar
  3. Os portistas como os sportinguistas esperam que o benfica perca o quanto antes! se perder já na liga europa é porque o porto quando la vai ganha sempre e ja tem 2 etc etc! Os sportinguistas podem sempre dizer que o benfica tem tantas liga europa como o sporting ZERO!
    Não podemos ligar ao que os outros dizem, chegou o momento de se fazer história no nosso clube e caso conquistemos os 4 trofeus seremos os unicos a faze-lo e é isso que os rivais desesperam nesta altura! Não esquecer que o benfica poderá ganhar 6 trofeus neste momento alias ja ganhou 2!!! faltam as 2 supertaças caso ganhemos a liga europa mas também existe a taça de lisboa que a meu ver é muito superior e tem mais historia do que a taça candido oliveira!

    ResponderEliminar
  4. Quando o F.C. Porto ganhou a liga dos campeões, fui com a minha família até ás imediações do Dragão para os levar a comemorar a conquista do troféu mais importante de todos. Como habitante da cidade (desde que nasci) achei que até seria uma coisa boa, ter o nome da cidade ligado à maior competição de clubes do mundo... E mesmo sendo adversário nessa altura, apreciava a tenacidade do Mourinho e a vontade de ganhar com as armas que tinha.
    Mas, pelo caminho e especialmente na alameda, vi milhares e milhares de pessoas a gritar "filhos da p***, slb!" a plenos pulmões e com uma raiva que não faz sentido na minha visão do desporto. Havia carros com um CD da claque com essa música no volume máximo. (já a ideia de gravar uma coisa assim me parece ignóbil) Foi, de longe, o cantico mais entoado naquela noite... uma noite em que tinham acabado de conquistar o troféu mais desejado por todos os grandes clubes do mundo! E nessa mesma noite, a principal satisfação de muita, mas mesmo muita daquela gente, era insultar os adeptos de um outro clube português.

    A partir daí, pra mim, até espero que percam no campeonato regional de berlinde.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  5. Amo o Benfica até à morte!!!
    Sempre fui Benfiquista desde pequena ,é com o maior orgulho que o digo!Nem nas derrotas, muitas vezas
    injustas e roubadas pelos mesmo do sistema podre existente em portugal.Muitas vezes com muitas lágrimas de dôr a rolarem-me pela face, jamais deixarei de TE AMAR, SLB.
    Quanto aos portistas sem dignidade e os maíores corruptos de portugal, e a vergonha de serem portugueses
    eu rejobilizo nas suas derrotas quer internas , quer externas! Não sou hipócrita. Também acontece o mesmos com os sportinguistas.
    O meu AMOR é único e não um vira casacas!!
    Quanto à selecção é-me indeferente os reusultados.
    Levar-te-ei slb na minha ALMA depois da minha morte!
    Rafela



    ResponderEliminar
  6. Luís Martins10/5/14 13:01

    Eu sou portista e quero sinceramente que o Benfica ganhe a final. Se alguém tem que a ganhar, que seja o clube português, e que eleve ainda mais a imagem de Portugal na Europa do futebol.

    Ao contrário de muitos benfiquistas, que pelos discursos que vou lendo anseiam aproximar a liga Portuguesa da liga Escocesa (principalmente após a exclusão do Rangers), eu não quero que o meu clube exista sozinho no mundo.

    Eu amo o meu clube, não porque que tem mais sócios, mais adeptos, maior estádio, ou qualquer medida que lhe queiram pôr: amo-o porque é o meu. E compreendo e respeito esse sentimento de devoção nos adeptos de todos os clubes.

    Para além disso, conheço bem a sensação de levantar um título europeu, não hão-de existir sentimentos de inferioridade em relação a isso.

    E sim, estou familiarizado com os termos apito dourado, youtube, escutas, calor da noite, quinhentinhos, fruta para dormir, carolina salgado, café com leite, antónio araújo, augusto duarte, jacinto paixão, valentim loureiro, reinaldo teles Et cetera. Escusam de perguntar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luis, pelo comentário e assumindo que seja verdadeiro, isto: "amo-o porque é o meu" é o que faz de si quase portista. E digo quase porque para que, na minha opinião, seja realmente um portista a sério, só falta condenar tudo aquilo que refere no último parágrafo. Aí sim, terá todo o meu respeito e consideração. E sim, sei que há portistas. Poucos, mas há.

      Quanto ao resto, concordo com a ideia de que a extinção de um "grande" seria mau, tal como é na Escócia. Eu apenas desejo que o meu Benfica ganhe. Sempre e a todos. Obviamente que tem mais sabor assim, pelo que não desejo a extinção de nenhum clube, nem mesmo o fcp.

      Eliminar
    2. Luís Martins10/5/14 15:42

      Referi as palavras chave do apito dourado porque normalmente, quando um portista escreve num blog do benfica, seja sobre que assunto for, é a resposta que recebe. Até porque muitos benfiquistas, para se esquivarem a assuntos estritamente futebolísticos, se escudam por vezes atrás desses clichés. Misturam-se alhos com bugalhos para evitar as coisas que estão realmente a ser discutidas, como neste caso a questão da hipocrisia.

      E condeno toda a corrupção, onde quer que ela exista. Considero-a até um dos piores males que assolam este país, onde é cada um por si e quem vier no fim que feche a porta. Condeno-a na junta de freguesia, na assembleia da republica, na repartição de finanças ou no tribunal. Pequena e grande, de esquerda ou de direita, azul ou amarela. Seria hipócrita se não a condenasse também no meu clube. E isso não faz de mim, e de todos os que pensam como eu, menos portistas. Nem me faz vibrar menos de cada vez que o meu clube entra em campo. O sentimento que me une ao meu clube é umbilical, e sobreviverá enquanto ambos existirmos.


      Eliminar
    3. Aplaudo!
      Partilho e recomendo o seu desportivismo.
      Bom texto!!!

      Eliminar
  7. Eu quero que o BENFICA ganhe. Porque sou BENFICA. E que os corruptos nunca ganhem NADA, até à sua extinção. Depois de extintos, pode ganhar tudo.

    ResponderEliminar
  8. Eu quero que o BENFICA ganhe. Porque sou BENFICA. E que os corruptos nunca ganhem NADA, até à sua extinção. Depois de extintos, pode ganhar tudo.

    ResponderEliminar
  9. Eu sou do Benfica e sou sempre a favor de qualquer derrota do Dínamo da VCI

    ResponderEliminar
  10. Eu sou portista e quero genuinamente que o Benfica ganhe ao Sevilha. Não por uma questão de qualquer patriotismo bacoco, mas apenas e só porque atendendo à epoca que está a fazer; ao futebol que pratica; e à forma como se levantou do marasmo da época passada; merece o prémio de limpar tudo este ano. Se me perguntarem se gosto, digo evidentemente que não; mas apesar de tudo a minha paixão pelo desporto e pelo futebol em particular, permite-me gerir a paixão clubistica de uma forma serena e sem ódios exacerbados. Boa sorte Benfica e amigos benfiquistas! Ricardo Pereira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ser sincera esta resposta, parabéns! Não é fácil encontrar um adepto do fcp "sem ódios exacerbados".

      Eliminar
  11. E porque nos queremos que os outros nos apoiem entao nao somos seis milhoes mas precisamos deles para alguma coisa,apoiei varias vezes outras equipas que nao o meu benfica em finais e que tive em retorno odio ao benfica de morte da parte deles,pois para mim que ganhem que percam nao me diz nada,uma palavra de apreco ao Luiz Martins um verdadeiro gentleman nestes tempos tao conturbados no mundo de hoje.

    ResponderEliminar
  12. Águia Preocupada10/5/14 15:41

    Pois a minha filosofia é:

    "Que tenham em decuplicado tudo o que desejam ao Benfica!"

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking