O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 3 de abril de 2014

O que podemos esperar do AZ Alkmaar

. 7 comentários


O AFAS Stadium com capacidade para 17 mil pessoas





O AZ Alkmaar de todos os possíveis adversários que nos poderiam sair, era de longe o meu preferido, pois está longe da qualidade colectiva e individual do que foi recentemente. As saídas de Adam Maher para o PSV e de Jozy Altidore para o Sunderland da Premier League ainda deixam saudades, mesmo reconhecendo qualidade em Gudelj e o ponta de lança Aron Jóhannsson apesar dos seus 16 golos na Liga Holandesa, tem apenas 2 golos apontados em 12 jogos na Liga Europa esta época.


Este será o 11 inicial que muito provavelmente Dick Advocaat colocará em campo às 20h05m em Portugal para defrontar o Benfica. Esta semana falou-se de uma crise entre o treinador e o ponta de lança Jóhannsson, se houver de Advocaat algum castigo, colocará o islandês Gudmundsson no seu lugar ( 5 golos na Liga Europa ), tendo ainda como opção o sueco Avdic, fisicamente mais parecido com o habitual avançado titular, mas sem qualquer golo apontado esta época.

O AZ é uma típica equipa holandesa. Enorme propensão ofensiva, colocando muitos jogadores na organização ofensiva, mas esquecendo-se do equilíbrio necessário em termos colectivos para não se deixar surpreender, na transição ataque / defesa.
No papel, os holandeses jogam numa estrutura táctica de 1x4x3x3, que na organização ofensiva, na 1º fase de construcção, apresenta-se num 1x2x3x2x3.
A sua construcção ofensiva tem início nos seus centrais, Gouweleeuw ( contratado ao Herenveen ) e Viergever. Gouweleeuw constrói de uma forma mais longa, para o corredor direito. Ou joga no extremo Berghuis, ou se este faz o movimento para dentro, aparece o lateral Johansson a receber.
Se a saída de jogo é no lado esquerdo em Viergever, este opta por jogar mais curto em Poulsen, o lateral esquerdo, ou no médio defensivo Ortiz.
Se o AZ defronta equipas a pressionar alto, ambos os centrais não têm problemas em jogar para o seu guarda redes Esteban, que bate a bola longa na direcção do ponta de lança que é a sua referência.
Ambos os laterais sobem bastante no terreno, por vezes mesmo em simultâneo as jogadas ofensivas, dando a profundidade em ambos os corredores, fazendo com que os extremos Berghuis e Beerens, procurem várias vezes posicionamento por dentro, até porque os seus pés dominantes estão no interior do terreno, exactamente para poderem numa diagonal interior, poderem visar a baliza adversária.
O trio do meio campo é formado pelo já citado Ortiz, o 6 da equipa, por Elm que será o 8, o homem que tem mais sentido do equilíbrio necessário no colectivo holandês e pelo sérvio Gudelj, o jogador com mais qualidade técnica da equipa. O organizador de jogo, o médio que entra bem no espaça criado pelo movimento do ponta de lança, aparecendo várias vezes na área para tentar finalizar. Ortiz é muito limitado na construcção de jogo, com um raio de acção muito curto, Elm joga para o corredor esquerdo ou procura o criativo Gudelj ao seu lado. Uma pressão forte no sérvio, limitará e muito o jogo ofensivo do AZ no meio campo do Benfica.
A Jóhannsson falta-lhe agressividade na luta com os centrais. No jogo observado para a Taça diante do Ajax, não ganhou uma bola de cabela no meio campo aos centrais, mas tem bons movimentos na sua zona, a área adversária, onde aparece geralmente ao 2º poste ( 2º pau se for o Carlos Manuel a comentar...), jogando nas costas dos centrais, e libertando espaço para a rutura de Gudelj.

A grande iniciativa ofensiva da equipa, deixa como já escrevi, muito espaço para rápidas transições ofensivas do seu adversário, característica que agrada a Jorge Jesus e que o Benfica se sente confortável a jogar.
Os laterais defendem mal, Poulsen demora muito tempo a ocupar o seu lugar, pois sobe imenso. Johansson preocupa-se mais com o homem, do que com o espaço, por isso com um jogador aberto no corredor esquerdo ofensivo, o Benfica poderá ter espaço para a rutura entre o espaço criado entre Johansson e Gouweleew. Poulsen pelo seu lado defende excessivamente dentro e não tem grande ajuda no trabalho defensivo do seu colega de corredor, Beerens ( Berghuis fecha muito mais o corredor direito ).
Existe também a possibilidade de explorar o corredor central, já que não são raras as vezes que Ortiz ao subir tanto no terreno, cria espaça entre linhas, deixando a dupla de centrais "descoberta" e poderá ser também uma boa referência para a transição ofensiva do Benfica ou até mesmo para o contra ataque.
Os holandeses baixarão o seu bloco para defenderem perto da sua área se o primeiro momento de pressing não surtir efeito. A sua estrutura passará para o 1x4x5x1, com as linhas juntas. 
A defesa não aposta na colocação dos adversários em fora de jogo, perde-se um pouco no sentido orientacional, pois não são raras as vezes em que por exemplo o lateral esquerdo Poulsen fica posicionado atrás dos seus centrais !!

Na última eliminatória o AZ eliminou os russos do Anzhi, actualmente últimos classificados no campeonato russo e um clube falido, que foi obrigado a vender todas as suas estrelas no mercado de inverno, por 1 x 0 conquistado em Alkmaar.
Não tenho qualquer dúvida pela qualidade das duas equipas e não confundir com confiança exagerada, que o Benfica estará presente nas meias finais da Liga Europa, e que já hoje poderá dar um forte passo na decisão destes quartos de final.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

7 comentários

  1. Bela análise da equipa holandesa do Az.Parabéns.Isto sim é educar os benfiquistas e mostrar conhecimento na vertente desportiva , o Benfica By Gb podia aprender muito com o Snortinho , já que infelizmente o Benfica By Gb de futebol percebe muito pouco.Em contrapartida em ideias de re-estruturação é muito bom.Cada um devia ter o seu papel.Snortinho a analisar equipas e a indicar jogadores interessantes que poderiam ser mais valias para a equipa de futebol e Benfica By Gb a dar ideias para que o Benfica de uma vez por todas tenha um departamento de futebol a sério e não a fingir que tem.Snortinho estilo olheiro.Quanto ao Shadows continua a tua luta herculea de mostrar que LFV não serve para o Benfica.Sei que é difícil mas não desistas em nome do Benfica de mostrar e provar que LFV não é nem nunca será Presidente para o nosso clube.Com isso terás a fazer um bem sem igual ao futuro do nosso amado clube.Pode ser que com o teu esforço consigas alertar mais benfiquistas para o futuro negro que se adivinha para o nosso glorioso se LFV se mantiver ao leme.O passivo já vai em 500 milhões e títulos uma mão cheia de nada.Só não gosto da tua panca contra o Barcelona e Messi.O homem tinha problemas de saúde logo tinha de ser medicado.Além disso aquela técnica não engana.Nasce com a pessoa e não se aprende nem se cria.Mas continua assim.Sei que és muito criticado pelos carneirinhos que gostam deste Benfica perdedor mas não ligues a isso.Infelizmente muito deles e infelizmente para o Benfica vão ter de engolir em seco muitas coisas que dizem.Só espero que nesse dia ponham a mão na consci~encia e vejam o mal que fizeram ao Benfica e ao seu futuro e depos tenham a coragem de dizer aos filhos e aos netos deles que a culpa foi deles ao ter apoiado LFV e sua entorage.Quanto eagle 01 sinceramente escreves muito bem , tens um dom da escrita que poucos possuíem mas os teus textos são vazios de conteúdo.São textos de adormecer , sao textos chatos.Já cansa estares sempre a bater na mesma tecla das arbitragens e no Vale Azevedo.Muda a cassete.Tens qualidade na escrita aproveita isso para falares de outros assuntos.Não vejas isto como a deitar-te abaixo mas sim como um conselho para te ajudar e ajudares mais o Benfica.Espero que o aceites.Quanto ao Rolo compressor tens uma coisa boa gostas mesmo do Benfica e transmites á tua maneira a mística perdida.

    Um Abraço e que o JJ não invente hoje (inventa quase sempre infelizmente)e o Benfica traga da Holanda uma vitória rechochuda

    ResponderEliminar
  2. Janquinzinho3/4/14 18:33

    Pessoal com esta história do Arouca ter de mudar de Estádio e o jogo ser em Aveiro onde é que eu posso comprar bilhete para o jogo e se me sabem dizer os preços.Abraços

    ResponderEliminar
  3. Janquinzinho3/4/14 18:35

    Já agora o jogo mantém-se à mesma hora?16 h?

    ResponderEliminar
  4. O Az em portugal ficaria em terceiro na segunda liga,vivo ha 20 anos na holanda e a seleccao sa holanda sim senhor!!!
    O campeonato tirando o Ajax, PSV e Feyenoord e melhor que e campeonato do Luxemburgo e daria luta ao campeonato sueco.
    O AZ joga contra o Nec,Nac,Rkc e outras tangas parecidas....chegam ao Ajax ficam a nora...mas vai ser porreiro.
    Total das 2 mais-mais de 4 minimo !!
    A menos que me surpreendam...

    ResponderEliminar
  5. Augustos3/4/14 21:01

    Não estamos a jogar nadinha.Contra um Az fraquinho não conseguimos em 45 minutos fazer um remate que acertasse na baliza.Ca vergonha.Já agora alguém que explique ao mestre das tacticas falhadas que rodar uma equipa não é mudar 6 jogadores por cada jogo.A isso chama-se outra coisa.Já agora o Oblak não aguenta fazer dois jogos por semana?Um Gr e não faz 2 jogos seguidos.Só mesmo o mestre das tacticas falhadas.Já gora o Artur tem tado bem.Se existiu algum celema foi na nossa baliza com 2 ou 3 boas defesas do Brasileiro.O nosso ataca tem sido inexistente , mas não é de admirar quando se muda 6 jogadores de um jogo para outro perde-se fio de jogo , mecanização.A nossa sorte é que o Az é po fraquinho se nao tavamos aqui a chorar baba e ranho.Até parece que nao queremos chegar longe na Liga Europa.Santa pacência para tanta burrice junta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mestre Augustos.mas que grande treinador.!!!!!
      Devia candidatar-se a treinar o Porto.aproveite que eles estao com um interino,com as suas capacidades talvez para o ano consigam entrar directamente na liga dos campeoes

      Eliminar
  6. Augusto, não achas que por jogares contra AZ's desta vida é que podes fazer as rotações tão necessárias para a parte final da época?

    Possivelmente és do que se queixa da não rotação do JJ nos anos anteriores.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking