O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com


quarta-feira, 2 de abril de 2014

No futebol português português tudo se manipula...

 ●  3 comentários  ● 


Portugal 2 de Abril de 2014

Dizia há tempos atrás o Presidente do SCP que “tudo é passível de se manipular no futebol português”. Estou tentado a concordar com ele.
De facto, o Benfica venceu em Braga com o calculismo que tem caracterizado a 2ª metade da época, e para a comunicação social o destaque dos erros do árbitro foi a expulsão perdoada a Fejsa e não as duas expulsões perdoadas a jogadores do Braga, bem como um fora de jogo mal tirado a Lima, que o deixaria isolado frente ao guarda redes. Manipulação de factos para tirar conclusões erradas.
Também foi manipulada a contabilidade que o SCP fez acerca dos erros de arbitragem, a favor e contra os 3 ditos grandes. Manipulada 1) na fonte (imagens da Sporttv) que não tem em conta os erros que efectivamente foram acontecendo ao longo do campeonato, e que escaparam ao critério dessa estação. Como por exemplo o jogo Marítimo – Benfica da 1ª jornada, em que o 1º golo do Marítimo de penalty, foi obtido a partir de uma situação de fora de jogo não sancionado ao ataque do Marítimo, e o 2º golo foi obtido em posição de fora de jogo. Também existiu 1 penalty não assinalado sobre Lima ao mn 92, e ao mn 22 Gaitán foi impedido de se isolar e ficar apenas com o guarda-redes pela frente, o que implicaria cartão vermelho para o defesa. Mas também houve manipulação 2) nos conceitos, pois o presidente do SCP considerou o golo ao FCP, com meio corpo em fora de jogo, como um erro não grosseiro, mas considerou grosseiro o fora de jogo de Lima no golo ao Olhanense, um fora de jogo de milímetros...
Manipulação é coisa que regra geral acontece na apreciação ao trabalho dos árbitros nos jogos do FCP. Após termos sido brindados pela comunicação social com conclusões do tipo “os lances são de difícil decisão” quando vimos Fernando e Herrera terem entradas brutais sobre Fejsa e Salvio, ou quando Alex Sandro derrubou Luisão na grande área do FCP, pois passados 4 dias ficamos a saber que no Nacional da Madeira, o FCP foi prejudicado pelo trabalho do árbitro Capela, num jogo em que foi assinalado 1 penalty inexistente a favor do FCP! E tudo porque os mesmos que antes viram tudo como “difícil de decidir” agora viram, de fácil decisão, um suposto fora de jogo no 1º golo do Nacional e uma suposta não falta de Jackson num golo bem invalidado ao FCP. Em 4 dias o critério mudou, manipulando conclusões óbvias: o FCP beneficiou de erros de arbitragem para ganhar ao Benfica, o FCP não jogou o suficiente para ganhar ao Nacional e desculpa-se com erros de arbitragem que não existiram. É assim há mais de 20 anos, desde que a Olivedesportos passou a fazer parte da indústria da opinião.
Acresce que os que agora defenderam a invalidação do golo do Nacional, por fora de jogo de posição sem intervenção na jogada, são os mesmos que há dias defenderam a validação do golo do Belenenses contra o Benfica, apesar do jogador em fora de posição estar acampado à frente do guarda redes do Benfica.
E que dizer do principal título do RECORD de hoje, ao sugerir de forma incorrecta que o Arouca quer ajudar o Benfica a festejar? Transformaram um problema que o Clube tem com a Câmara de Arouca, num acção rasteira visando ajudar o Benfica a ser campeão. Mas esquecendo – intencionalmente - que o Arouca também vai jogar com o Gil Vicente no mesmo estádio que jogar contra o Benfica. Desinformar é uma forma grotesca de manipulação.
Até porque o SCP jogou contra o Olhanense no estádio Algarve, o FCP jogou contra o Paços de Ferreira no estádio do Felgueiras. Porque não pode jogar o Benfica contra o Arouca em Aveiro?
Mas o RECORD tem-nos brindado com muita outra informação pró SCP, violando todas as regras da equidade que os órgãos de comunicação social devem praticar face à realidade que noticiam. Neste prisma criaram o campeonato dos “golos mal invalidados”, mas quando comentei pedindo que criassem o campeonato dos “golos em fora de jogo”, dos “penaltys a favor” ou dos “minutos jogados em superioridade numérica”, esse comentário foi pura e simplesmente vetado. Quando se tem um mau objectivo e alguém se intromete procurando mostrar a tendência desse objectivo, manipula-se o critério de publicação da opinião.
E porque tudo se manipula, o Benfica desmentiu um “memo” que andou a circular na Internet propondo o encerramento das modalidades de Andebol e de Hóquei em Patins. O “memo” foi construído sobre papel timbrado com o selo do Benfica e estaria assinado por alguém da estrutura do Benfica. Qualquer semelhança de procedimento com os contratos falsificados que envolvem Vale e Azevedo e o Benfica é capaz de não ser mera coincidência. O manipulador pelos vistos está cá fora e continua a trabalhar. Agora contra o Benfica por razões que se desconhecem.

3 comentários blogger

  1. Os meus parabéns pelo post! Já se sabe como funciona a imprensa em Portugal.

    ResponderEliminar
  2. Por isso é que a BenficaTV está afazer tantos estragos...

    ResponderEliminar
  3. @eagle,Bom e o Benfica no meio das "coincidências". Principalmente pelo caminho do endividamento manipula-se "à cara podre", acredita que nem levo a sério "os dias das mentiras". Em alternativa pensava nos aviões e como era possível!! Até parece mentira...não há alternativas...
    @franciscoB de Benfica, faz estragos e de que maneira. Comentadores como o carlos janela, hugo leal, pedro guerra ou lá como se chama aquela figura alargada que assume vários personagens. Enfim,quem vai só à Luz paga 2 vezes e para ver o Benfes fora ou vai para o café ou então , não há volta a dar . Houve um aumento de 10 euricos nas bolsas de uma época para a outra anterior ao acompanhar a Instituiçaõ. E até te digo que estraga o comando por causa dos 2 canais;) e este imbecil gosta "à brava" da liga inglesa. Ali nasceu o futebol :) os estragos vieram depois ...

    @Benfica Todos Tempos

    ResponderEliminar

Atenção: O NGB mantém um registo completo de todos os comentários. Se não estiver registado, assine sempre o seu comentário. Se não o fizer, não se queixe se não for publicado. Seja moderado na linguagem. Se não o for, não se queixe se o seu comentário não for publicado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no âmbito do NGB

ranking