O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Exorcismo feito?

. 6 comentários

Uma das principais críticas que fiz a Jorge Jesus foram sempre os seus resultados com o FC Porto. 
Quer treinador quer equipa parece que bloqueavam desde o famoso jogo das bolas de golfe.

Esse problema arrastou-se durante anos até esta temporada. Com o jogo de ontem, esse fantasma que assombrava a equipa e em especial o treinador parece devidamente exorcizado.

É certo que não foi o melhor FCP dos últimos anos. Foi o pior. Mas também é certo que o Benfica não jogou com 11, jogou com 10. E no fim venceu.

A ausência desta mentalidade, de respeitar mas não temer, tem sido um dos principais obstáculos à evolução como treinador de Jorge Jesus. Será desta que isso foi ultrapassado?

Sobre o jogo de ontem, há vários aspectos que quero destacar:

- Steven Vitória foi vitima da falta de minutos na equipa principal. Qualquer outro jogador se ressenteria na mesma forma e o FC Porto soube aproveitar. Não tem entrosamento com ninguém, em jogo real, e assim perdeu uma oportunidade de mostrar o seu valor. Ele que foi um dos melhores jogadores da temporada passada.

- O jogo de sacrifício de todos os jogadores, mas em especial de Ivan Cavaleiro. Um puto à Benfica que no momento chave teve sangue frio e não tremeu. Temos futuro.

- Oblak. A equipa mudou a partir do momento que Oblak substituiu Artur na baliza. Deixamos de sofrer golos como sofriamos e a estabilidade e confiança que transmite fortalece os companheiros. Os penaltys são sempre algo complicado. O que destaco é a sua exibição durante o jogo. Antecipação e concentração. Lamento pelo Artur, mas ontem o jogo não teria chegado às penalidades se fosse ele que estivesse na baliza. Oblak é o melhor guarda-redes do Benfica.

- Jardel. A minha avaliação sobre Jardel sempre foi mediana. Confesso que tenho gostado de ver as suas exibições. As palavras no fim do jogo foram incisivas, mas essas palavras ficariam melhor na boca de um responsável do clube, o que não tira em nada o seu excelente sentido de oportunidade em as dizer. Dentro de campo, Jardel tem sido uma mais valia. Parabéns por isso.

- Jorge Jesus. Todos sabem que desde a sua segunda temporada no clube, deixei de acreditar na sua capacidade de evolução. Na sua vontade em colocar o interesse do clube acima do seu ego e das suas manias. A análise a esta temporada será feita no fim, mas o que afirmo é que esta temporada não tem repetido alguns dos erros que o penalizaram e ao clube no final da temporada passada. Se isso é um sinal de evolução? De que finalmente deu aquele passo em frente? De que poderá ser um treinador para o futuro do Benfica? Veremos. Turim vem já a seguir.

Parabéns a todos, jogadores e técnicos. Mereceram ser felizes no Estádio do Dragão Melão.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

6 comentários

  1. hahahhahahah apanhadinhos da mona boa ja pra nao falar como dizeram uma taça de Portugal em 14 anos e nao com o melhor treinador do mundo jj foi com Camacho contra uma equipa fantastica do porto de mourinho mas pronto vamos ver se as finais vao ser ganhas ou nao humildade sincera perante o rio ave precisa-se Sergio silva

    ResponderEliminar
  2. Como tu dizes e bem o Steven Vitória acusou muita falta de ritmo! Penso que no ano de 2014 (não tenho certeza) terá feito 1 ou 2 jogos entre equipa principal e equipa B! No inicio da época ainda fez meia dúzia de jogos na equipa B.
    O pior para ele é que com a expulsão não poderá defrontar o V. Setúbal...o que o obrigará a ter de jogar na última jornada pelo menos 1 minuto para se sagrar campeão!

    ResponderEliminar
  3. Antes de mais, e sem que me levem a mal, confesso que não concordo com vários pontos do post. Mas se contra argumento, faço-o de boa fé.
    Primeiramente, o Benfica não venceu. Considera-se um empate, e para se decidir pela eliminação avançou-se para as grandes penalidades. Nesse campo, fomos felizes.
    Jogámos com o pior Porto dos últimos anos, mas enquanto se jogou 11 para 11, podíamos ter sofrido golos. Em igualdade numérica fomos dominados. O resto do jogo foi consequência da expulsão do Steven.
    Relembrar que muitos vaticinavam o fim do ciclo do Porto no nosso título de 2009/2010. Não só não foi o fim do ciclo, como ainda construíram o melhor Porto dos últimos 30 anos (a par do Porto de Mourinho). Para mim, que modestamente opino, é previsível que o Porto, para a próxima temporada, se reerga para uma outra super equipa. Podemos especular à vontade sobre a crise financeira portista, e podes especular sobre a crise directiva portista, mas neste caso é como ver olhar para um copo e decidir se está meio cheio ou meio vazio. Eu prefiro prever um super Porto e precaver-me atempadamente, do que descansar à sombra de um Porto em declínio. Reforço a ideia que toda a discussão à volta do Porto é especulativa.
    Relativamente aos pontos abordados.
    No jogo de ontem, debruçando-me sobre a exibição de Steven Vitória, podemos agilizar as desculpas para justificarem aquilo que não tem justificação. Errar todos erram. Errar em pequenos pormenores faz parte da génese de qualquer jogador, sobretudo dos mais inexperientes. Porém, errar no que é básico e fundamental, não é desculpável. Os erros do Steven são erros de jogador amador. Achar que Steven, jogador do Estoril, fez uma grande temporada porque tem físico e golos, é redutor. Para se jogar no Benfica de Jorge Jesus, é necessário dominar os fundamentos. Steven não os domina. Jardel sim. É por isso que um joga como substituto e outro não.
    Relembrar que na primeira mão da taça de portugal, não saímos humilhados porque Artur fez uma grande exibição. É pena que se faça tanto esforço para esquecer factos. Artur portou-se bem naquele jogo. Oblak portou-se bem neste jogo. Continuo a preferir Oblak, mas Artur merece mais respeito. Parece que toda a discussão sobre o guarda-redes do Benfica passa mais pelo demérito de Artur do que mérito de Oblak.
    A intervenção de Jardel, no final do jogo, foram na qualidade de capitão do Benfica. E com aquela braçadeira só tem, e deve, defender a equipa e os companheiros. E fê-lo muito bem.
    Sobre o Ivan, pouco tenho a dizer. Até hoje não mostrou grandes qualidades. É uma boa solução vinda do banco, que serve para tapar buracos para as exigências de uma época. Se tem qualidade para vir a ser, alguma vez, titular do Benfica? Não creio, mas isso sou eu a adivinhar.
    Finalmente o Jorge Jesus. Independentemente de todo o carácter, de todos os defeitos, de toda a arrogância, é o treinador do Benfica, comparativamente às últimas décadas, que mais percebe de futebol. Perdeu títulos nestes passados 3 anos? Perdeu para o melhor Porto. Perdeu por culpa própria? Sim. Da mesma que ganhou este ano por responsabilidade sua. Da mesma forma que devolveu um bocadinho da projecção internacional do Benfica. Da mesma forma que trouxe ao Benfica a exigência de ganhar tudo. Repito, creio que o Porto vai apostar tudo para se recuperar na próxima temporada. Se queremos manter esta senda de vitórias, meio caminho andado é manter o treinador. Ir buscar outro é arriscar uma aposta como quem dá um tiro no escuro. Com Jesus sabemos o que a casa gasta: só temos de evitar as asneiras e potenciar as suas principais capacidades. Com Jesus sinto que estamos mais próximos de garantir mais vitórias e mais troféus.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. não gostei nada do Ivan. que nervos! EXEMPLO: teve a chave do jogo naquele contra-ataque rápido do Enzo, e que fez ? nada...nem passou nem chutou...perdeu simplesmente a bola...Ainda tem muito que pedalar

    ResponderEliminar
  5. Eish, Shadows, agora doeu no coração. Cavaleiro? Tem vontade, mas não tem futebol. É Roderick extremo. Ou vá, um Quaresma com um pouco mais de qualidade.

    ResponderEliminar
  6. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1470803853152197&set=pcb.1470804029818846&type=1&theater

    Partilhem, se faz favor.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking