O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 2 de março de 2014

Oxalá desçam, Belenenses. E sim, torno a discordar de JJ.

. 24 comentários


Antes do jogo: Assim como outros tantos milhares de benfiquistas, também eu fui ao Restelo ver o jogo. Eu ainda sou do tempo em que o Belém era um clube que reunia a simpatia de muitos. Hoje não passa de um clube mesquinho, hipócrita e que caminhará certamente para o mesmo destino de Salgueiros ou Boavista. E sinceramente, porcaria desta não faz cá falta nenhuma.

Parabéns à PSP e aos spotters pelo trabalho efectuado pela positiva. Mesmo com adeptos mais difíceis, assim as coisas são sempre mais simples.

Os adeptos benfiquistas, na sua maioria, foram encaminhados para a porta 9, que dá acesso a todo o topo norte do Restelo. Com uma fila gigantesca de milhares de adeptos, a direcção do Belenenses só permitiu a entrada dos adeptos às 16h, apenas uma hora antes do início da partida. 

E contra as recomendações da PSP, a direcção do Belenenses não reforçou as equipas de seguranças que controlavam as entradas. Estavam lá os mesmos que estão em jogos contra o Cascalheira ou outros clubes quase sem adeptos. Curioso também o regulamento do Restelo, que proíbe tudo e mais alguma coisa de entrar. Muito mais que o obrigatório pelo regulamento da LPFP. 

Uma nota pela positiva para o speaker do Restelo. Um espectáculo de stand-up comedy fantástico!

Uma nota negativa para todas as bestas que andaram a rebentar petardos pela ruas das redondezas. Espero que um dia um desses vos rebente nas mãos.

O jogo: o relvado encharcado e a relva alta previam um jogo difícil. Mas não vi o mesmo jogo que Jorge Jesus viu. 
Não vi uma equipa com excesso de confiança ou a jogar sem ser objectiva. 
Curioso que hoje não ouvimos a repetição da conversa de que a equipa tem uma 'ideia de jogo' e que é essa 'ideia de jogo' que é o grande trunfo para as vitórias.

Vi sim uma equipa demasiado presa à tal 'ideia de jogo' que em determinadas alturas é tão previsível que permite que uma equipa fraca como a do Belém possa ter montado um esquema que cortou grande parte dos espaços e creatividade ao meio campo do Benfica. 

Não se percebe também que perante a expulsão de um jogador do Belém, o Benfica comece a fazer contenção de bola em vez de procurar matar o jogo. Já vimos isto no passado e assim continua a ser. Defender demasiado cedo pode custar caro, muito caro. Pragmatismo sim mas em demasia não.

JJ não ultrapassa o mau hábito de agendar as substituições por antecipação em vez de fazê-las adaptadas à realidade do jogo. Nestes jogos isso pode ser fatal.

Mau jogo do Benfica, onde salvaram-se o fantástico golo de Gaitan e o resultado.

Precisaremos de produzir muito mais na próxima jornada para levar de vencido o Estoril.

Depois do jogo: O caso do jogo. O golo anulado ao Belém. Mal anulado e mal na resposta Jorge Jesus, na minha opinião.  
Lembro o golo do Saviola ao FC Porto em 2009 na Luz. Parece-me um caso idêntico.

Quanto à resposta de que fomos prejudicados na primeira volta, é um facto que fomos, mas quando por exemplo os lagartos voltarem a usar a 'lei da compensação' para justificar seja o que for, o Benfica não pode dizer nada porque foram iguais.

Lá está um tema em que o treinador do Benfica, seja quem for, não comentaria e deixaria qualquer posição do clube para um director para o futebol. Como não temos director nem ninguém que venha dar a cara pelo futebol, dando o 'corpo às balas', sujeitamo-nos a que isto aconteça.

Também num clube em que o treinador soubesse o seu lugar na estrutura, que é apenas treinar futebol, e estando no exercício das suas funções, não poderia vir dizer que um clube como o Belenenses merece ficar na primeira divisão, no mesmo dia em que esse mesmo clube impediu adeptos do clube que lhe paga o vencimento de entrarem na bancada poente do Restelo com cachecóis do Benfica. Um clube que faz parte do séquito de Pinto da Costa na tentativa de destruição da LPFP.

A não ser que...seja mais um clube amigo. Tipo Braga.

Notas finais: se a PSP de Lisboa me merece uma nota pela positiva, a PSP do Porto continua a pautar o seu comportamento pelo que de pior há na Venezuela. O reporter de imagem da TVI24 tem de sair a correr 'aconselhado' pela PSP.
4 ou 5 spotters fazem frente a dezenas de super-dragays a quem foi permitido estar quase dentro das instalações do FCP e bater no autocarro. Podiam até incendiá-lo. Pouco me importa. A questão está no servilismo demonstrado pelos agentes.

E sobre o caso Miguel Rosa? O que dizemos benfiquistas?
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

24 comentários

  1. Jorge Ferreira2/3/14 23:08

    Errado, o golo foi muito bem anulado.
    O árbitro esteve bem pois foi offside de um jogador Belenense que estava a menos de 5 metros do Oblak não o deixando sair da baliza a cortar o ângulo, por isso o golo foi bem anulado. Este jogador interferiu com o guarda redes.
    Além disso, não cortaram a relva que estava altíssima para não deixar que os jogadores mais rápidos do Benfica (Gaitan, Rodrigo, Markovic) pudessem desenvolver o seu jogo inpedindo também que a água da chuva drenasse mais rapidamente. Nunca drenou e notou-se que a equipa ressentiu-se disso especialmente na 2ª parte, uma relva mais alta cansa mais fisicamente.
    Mais uma chico espertice miserável do futebol português e de dirigentes de um clube português que não olham a meios para ganhar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge Ferreira, pelo visto não sou o único a achar que o golo foi mal anulado.

      As chico-espertices são típicas do futebol português. Viste as vezes que os jogadores do Belém estiveram no chão a fingir lesões? Foi o jogo quase todo.

      Eliminar
    2. Anónimo3/3/14 11:41

      São chico-espertices que a meu ver são "inteligentes"...a relva estava alta para as 2 equipas, prejudicava mais o SLB, sim, é verdade, mas os do Belenenses também lá tinham de jogar, portanto...tretas para a relva!
      Fingir lesões...o Jorge Jesus também esteve à beira de ter um AVC num jogo contra o SCP porque o Artur não o ouvia a mandar-se atirar para o chão de forma a perder tempo, portanto, mais uma treta...até porque o resultado não interessava ao Belenenses para perderem tempo!
      Quanto ao fora de jogo...é daqueles que muito sinceramente deixo ao critério do fiscal de linha...se entendeu que o jogador atrapalhou a ação do Oblack, então fez muito bem...são não foi isso, foi uma grande asneirada...portanto, para mim é mais um "não caso"...acho que as coisas se resolveriam melhor se os árbitros tivessem oportunidade de falar após o jogo!

      Cumprimentos,
      André Rocha

      Eliminar
    3. Anónimo3/3/14 12:52

      A relva estava alta e por isso a água não drenava, acha isso correcto?
      O Belenenses andou lá toda a semana a treinar por isso estava habituado. Os jogadores do Benfica não, acha isso correcto?
      Defender chico espertice anti fair play é de pessoas que gostam da batota.

      Eliminar
  2. O golo está fora de jogo a lei esta no internaicional board e não engana está fora de jogo fico espantado com o comentadores não saberem as leis.
    De resto o porco de ouro fez tudo para parar o Benfica e os adeptos do Benfica.
    Nem que fosse com o Cú pasteis com esta gentalha vai para a segunda.
    Quanto ao resto temos de jogar mais sebretudo para a semana com o Estoril, na Madeira com o Nacional e em Braga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mais difícil desses jogos será o próximo. O Estoril apresenta a equipa mais homogénea do campeonato, depois da nossa e do Sporting. E há o que se passou no ano passado. Será um jogo com carga emocional acrescida.

      Eliminar
  3. Anónimo2/3/14 23:46

    Estiveste lá e não te apercebeste desta situação que está bem expressa na lei 11 ? - Olha que o Gordo esteve bem mais atento :)

    http://gordovaiabaliza.blogspot.pt/2014/03/regras-oh.html

    E eu já vi no comentário do " Rolo ", este link da FIFA que é bem interessante ...

    http://www.fifa.com/aboutfifa/footballdevelopment/technicalsupport/refereeing/laws-of-the-game/law/newsid=1290867.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Continuo a achar que o jogador do Belém não só não está em frente ao Oblak mas um pouco desviado como até faz um esforço por se afastar. Discordo, assim como tantos outros. Exceptuando aqueles que só vislumbram erros nos jogos dos outros mas ignoram quando são beneficiados.

      Eliminar
  4. Boa noite,

    Não adianta estarmos com justificações, o árbitro errou a nosso favor, mas e qual é o problema? A mim não me afecta nada, ainda nos estão a dever muitas destas. Se tivesse sido ao contrário, já estariam pela Gloriososfera mil uma teorias da conspiração contra tudo e todos, por isso só nos eleva admitir como adeptos que fomos beneficiados desta vez.

    Noutra vertente, era escusado sofrermos desta maneira num jogo que estava destinado a uma goleada, marcámos um golo cedo o que costuma desmontar estas equipas pequenas e estivemos a 1a parte em cima deles com os centrais a jogarem no meio-campo azul, devíamos ter marcado mais um ou dois golos para depois gerir melhor. Gosto muito do Benfica pragmático, mais do que o Benfica avassalador e suicida, mas gostaria mais de um Benfica inteligente (o chamado meio termo, que já mostrámos esta época).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem dito, quer no primeiro quer no segundo parágrafo.

      Não devíamos deixar estes assuntos crescerem mas sim devíamos 'matá-los' logo à nascença. E não é com comparações com outros jogos que o vamos fazer.

      Acho que esta época a equipa está a pensar mais no objectivo final, o que é bom, mas este plantel tem demasiada qualidade para marcar e depois tentar apenas levar o relógio até ao fim.

      Eliminar
  5. Será abusar muito do humor se aplicar aqui uma célebre frase? O resultado foi... Limpinho, limpinho, limpinho! :) Quanto ao resto, à vergonha que o belém promoveu em todo o evento, é daquelas coisas que não podem cair no esquecimento! Continuo à espera que LFV se pronuncie sobre isto!

    E quanto ao Miguel Rosa, o treinador já veio dizer que não foi por opção técnica que ele não jogou... tá visto que metemos lá qualquer clausula... não? Estarei a ver coisas... ás vezes... procuramos gatos pretos em quartos brancos... e lá estão eles... hehehhe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Rolo compressor se o Benfica acrescentou alguma causa ao contrato.entao fez muito bem,pois eu ja estou farto de ver o Benfica fazer figura de otario enquanto o FrutabolCP utiliza estas estrategias.e o Rui Vitoria que o diga,ainda a bem pouco tempo um seu jogador lesionou-se a subir para o autocarro. Ou seria a descer?

      Eliminar
    2. Não esperes isso, pois LFV tem no Rui Pedro Soares um parceiro de negócios. Quanto à situação do Miguel Rosa, se fosse com um jogador do FCP teríamos já dezenas de posts na blogoesfera benfiquista. Estou curioso para o que vão escrever sobre isto.

      Eliminar
    3. Anónimo3/3/14 11:46

      Não foi só o Miguel Rosa...os outros 2 jogadores que lá estão emprestados pelo SLB também não jogaram!
      Quanto a mim, deveria ser sempre assim, jogadores emprestados não jogam contra "equipa mãe", até para os poupar a algumas teorias em caso das coisas correrem mal para eles! O caso do Miguel Rosa a meu ver é totalmente diferente, se o SLB não o quis, não deve ser permitido proibir o jogador de jogar contra si...o jogador assinou livre pelo Belenenses!
      Mas lá está, é como diz o Shadows aqui em cima, se fosse o FCP era uma cambada de fdp e por ai fora...sendo o SLB está muito bem feito, é saber gerir as coisas...enfim!

      André Rocha

      Eliminar
  6. Águia Preocupada3/3/14 00:58

    "Quem semeia ventos... Colhe tempestades"! Foi isso que aconteceu ao Belém. Um clube respeitado e respeitável, um clube que reunia a simpatia de muitos adversários, um clube histórico e que se transformou num satélite da porcaria.
    Meteram lá o bedelho, adepto do clube corrupto e também ele corrupto, que transformou e preverteu a história digna do clube, vamos lá ver onde o vai levar. Não por caminhos, tenho a certeza.
    Cada um tem o que merece. E se os adeptos não se rebelam... É como diz o povo: "Quem cala, consente"!...
    Que desçam e por lá se quedem por muitos anos!
    Quanto à história do Miguel Rosa, só posso dizer: INQUALIFICÁVEL! Se o jogador já não é nosso, porque carga de água há-de haver uma cláusula?! E se há, porque raio o Belenenses aceitou?
    Infelizmente, tenho que considerar que o que se diz presidente do meu clube é perito em negócios pouco claros para não dizer sujos... VERGONHA esta gentalha do futebol!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo3/3/14 10:05

      Em relação ao M.Rosa; por acaso ainda não lhe passou pela sua cabeça que no momento da aquisição do jogador ao SL Benfica, ficou acordado além daquilo que o clube do Restelo pagou pela transferência, um valor bastante elevado a adicionar ao já pago, por cada jogo que MR efectuasse contra o SLB? Como por exemplo em outros casos um determinado clube paga mais se determinado jogador efectuar mais x jogos. Pelo o que sei o Belenenses não sò utilizou o jogador porque não quizila pagar mais.

      Velho do Restelo

      Eliminar
    2. Anónimo3/3/14 12:55

      Mas para os antis soa-lhes melhor as teorias da conspiração contra o Benfica. Ficam mais felizes assim.

      Eliminar
  7. Comunicação Social do mais baixo que há:

    "O temperamento de Ricardo Quaresma já fez correr muita tinta e, ontem... Às infelizes manifestações que chegavam das bancadas, o extremo respondeu à altura e, apontando diretamente para um dos adeptos, fez o gesto de “espera por mim lá fora para a gente se entender”...

    ResponderEliminar
  8. Anónimo3/3/14 08:42

    Marcamos um golo e andamos a gerir o tempo todo o resultado depois acontecem estas coisas devíamos esmagar e não sofrer. Há jogadores no Benfica que já devem à casa.... Não é Lima?

    ResponderEliminar
  9. Tenho dúvidas quanto à posição do jogador do Belenenses perturbar o Oblak, mas o golo não tem nada a ver com o do Saviola. Nada mesmo!
    Naquele, o Maxi estava sentado na linha da baliza, bem atrás do Helton. Logo, nunca perturbaria o campo de visão dele!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se foi fora de jogo ou não, porque as regras tem excepções que até os árbitros têm dificuldade em seguir.

      O que acho estranho é haver benfiquistas a usarem exemplos de lances limpos que são usados por adversários desesperados...

      Eliminar
  10. Se visses o mesmo que o Jesus é que ficava preocupado. Não viste falta de objectividade? lol Claramente nem sabes qual é a ideia de jogo do Jesus para achares que a equipa estava agarrado demasiado a ele.

    ResponderEliminar
  11. Em relação ao jogo, não concordo contigo no que ás ideias de jogo diz respeito. Acontece é que a equipa ontem jogou menos bem, ou mal se preferires, e isso pode acontecer com qualquer equipa do Mundo, o importante é que seja a excepção que confirma a regra de jogar quase sempre bem. Ainda assim a única situação de golo do Belenenses foi o golo anulado.

    E falando no golo anulado, foi mal anulado!!! O jogador quando remata a bola, o tal que estava em fora de jogo de posição, já esteva bem longe da vista do Oblak. É também claramente visivel que o jogador não está na frente de Oblak quando o seu colega recebe a bola. Golo limpo!!!

    Quanto á resposta de JJ, acho que esteve muitissimo bem!!! Neste campeonato não podemos andar armados em anjinhos, assumimos que o golo foi mal anulado mas lembrou que na primeira volta empatámos o jogo com um golo em fora de jogo do Belenenses.

    Quanto ao lance do Saviola, também não concordo. Não há fora de jogo porque Máxi está sentado e não interfere minimamente na acção de Helton...

    ResponderEliminar
  12. Anónimo5/3/14 08:12

    LOOOOOOOOOOOOOOL!! Só burros com palas! Só veem o vermelho á frente!!! O ano passado foi uma delícia! Ve-los nas finais todos lampeiros e sairem de todos os jogos com MEGA MELOES!! AHAHAHAHAAH! O JJ é lagarto páááá... vejam futebol e nao vejam Benfica somente....

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking