O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Odisseia no Batatal... PARTE II

. 7 comentários
Depois do jogo com o Gil Vicente num batatal, mais logo adivinha-se outro em condições iguais ou piores... desta feita para a Taça de Portugal contra uma equipa da II Liga, o Penafiel.

No próximo Domingo há jogo capital com o Sporting, que pode (e vai!!!) representar o descolar definitivo do SLBenfica rumo ao título no campeonato nacional da I Liga. No contexto dos jogos entre os grandes, fica a faltar a visita ao Dragão na última jornada... onde esperamos chegar campeões, desta vez.

O SLBenfica está a jogar bem! Estou, inclusivamente, muito esperançado de um grande resultado no Domingo na Luz e deixo já a minha aposta: 3-1 para o SLBenfica com o Rodrigo e o Marko a fazerem a diferença.

Mas... The Devil is in the details...


Aproveitando a visibilidade dada pelo Ontem vi-te no Estádio da Luz a uma opinião do Carlos Daniel, é agora importante o Jorge Jesus resistir a várias tentações: "É mais forte que Jorge Jesus: quando se sente por cima, num jogo ou num campeonato, não resiste a forçar em exagero a nota ofensiva. Será um caso reiterado de arrogância táctica"

Não poderia estar mais de acordo! Aliás, partilho de algumas das opiniões do Carlos Daniel, inclusivamente no que diz respeito a considerar o Cardozo um excelente jogador, mas sobrevalorizado na importância. Mas não entremos, mais uma vez nessa controversa discussão.

Voltando a Jorge Jesus, o treinador terá que saber resistir ao exagero que tem custado pontos. Foi assim quando foi campeão (onde poderiamos ter passeado no campeonato com uma equipa de sonho... e acabámos a discutir o campeonato na última jornada), foi assim na temporada passada... e NÃO QUEREMOS QUE SE REPITA!

No jogo com o Gil Vicente, concordo com a leitura que refere o Carlos Daniel: "Líder da prova e com o FC Porto derrotado na mesma tarde, o Benfica estava por cima no jogo quando fez o primeiro golo, mesmo com menos um homem em campo. Uma leitura realista - que Jesus já teve noutros jogos - recomendava que entrasse Amorim (ou André Gomes, se contasse), reequilibrando a equipa. Não entrou, e foi uma questão de poucos minutos até Cardozo ser chamado. O mal não foi lançar Cardozo com o jogo empatado - opção natural e totalmente justificável -, o problema é que Cardozo ia entrar mesmo em vantagem no marcador (e um homem a menos). Numa equipa que devia baixar linhas, gerir posse e aproveitar espaço, seria o jogador errado na hora errada".

Agora com o Penafiel, uma equipa da II Liga, em vésperas de derby muito importante e com um campo em péssimas condições (pela segunda vez consecutiva), e portanto sujeito a desgaste e lesões... estranhamente o Jorge Jesus "mete a carne toda no assador" excepção feita ao guarda-redes.

Não vejo qualquer vantagem nesta acção, no sentido em que uma equipa mista entre os elementos da equipa B e os elementos menos utilizados da equipa A seria mais que suficiente para vencer este jogo de forma equilibrada e sem correr demasiados riscos.

Artur, Cancelo, Jardel, Steven e Silvio. Amorim, Ivan, A.Gomes e Sulejmani, Djuricic e Cardozo seria um 11 que teria todas as condições para vencer o Penafiel até num campo pelado em más condições. Com vários jogadores a ter oportunidades de ganhar mais competitividade e ritmo, grande parte deles seriam suplentes ou não convocados com o Sporting deixando-os em pé de igualdade com o adversário em termos de frescura física.

Mas não! Jesus volta a "carregar a nota" e não se prevêem grandes mexidas no onze da semana passada, que voltará invariavelmente a ser o onze da próxima semana. Não se entende... Temos plantel para mais que isso, não há necessidade de correr esses riscos.

Jesus tem que aprender a não correr riscos! Já dizia o sábio Trappatoni quando liderava um plantel bastante fraco e preso por arames que o segredo de ser campeão nesse ano atípico foi garantir que não perdia, quando sabia que não conseguia ganhar. Jorge Jesus, com mais armas e outros argumentos tem que saber que há momentos em que, devido aos condicionalismos (menos jogadores, relvado em más condições, etc etc etc) há que "agarrar o que está na mesa" resistindo à tentação de querer comer o bolo todo sozinho. Esta semana custou-nos dois pontos... Hoje estou certo que passaremos, mas temo que este "risco calculado" nos possa custar pontos no Domingo (basta uma lesão num jogador nuclear, uma dificuldade física, cansaço...).

Seja como for, hoje e no Domingo... CARREGA BENFICA!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

7 comentários

  1. convem referir que lutaremos hoje por 1 vitoria num batatal! E para isso tem de estar os melhores! Apostaria num meio campo forte e jogadores rapidos à frente! A minha equipa seria Artur, Luisão, Jardel,Maxi, Silvio, Fejsa, Amorim, Enzo, Gaitan, Markovic, Rodrigo!Dominar o jogo desde inicio e se chegarmos ao 2-0 apostar em djuricic, cancelo e a.gomes... Estar a jogar com cardozo que nem se mexe, cancelo inexperiente e ferve em pouco água num terreno deste estaria pouco tempo em campo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nao vejo razoes para o cancelo nao jogar ....mas sim muitas razoes para a pessoa em questao jogar..

      Eliminar
  2. Aposto que mesmo que chova a potes, o Penafiel não terá a mesma atitude que teve no Dragão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o penafiel é outra ekipa satelite deles,,o antonio oliveira (irmao do porco j.oliveira)foi presidente durante uns anos,e mesmo hoje correm ke nem caes com amarelinha do povoas!!

      Eliminar
  3. E depois é o Jesus que se acha o maior.

    Mas porque é que o Penafiel vai ser fácil??? Deves pensar que o Penafiel não quer passar a eliminatória...

    Eu entrava em campo com:

    Artur

    Cancelo, Luisão, Jardel, Silvio

    Cavaleiro, Fejsa, Amorim e Sulejmani.

    Djuricic e Cardozo.

    ResponderEliminar
  4. Ta toda a gente com medo ??? Afinal nao e so o Jesus...
    Qual era o problema em tirar 3 habituais titulares ...??? Come on pessoal !!!

    ResponderEliminar
  5. So falhaste dois.se te aplicares mais um pouco acabas com quatro milhoes de salario

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking