O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

É este o caminho, pois claro...

. 21 comentários

Quem ler o que escrevi no início da temporada e ao longo dos últimos meses, verá que há três jogadores sobre os quais passava bem sem eles: Jardel, Siqueira e Fejsa.

... no último mês, curiosamente numa fase crítica da temporada, os três revelaram-se jogadores importantíssimos por motivos diferentes ao ponto de me "obrigarem" a mudar de opinião face à sua importância na estrutura da equipa.

Ora, eu posso ver isto sob duas perspectivas:

- A óptica "lambe-cus": Aquela que diz que devemos sempre ser compreensivos com os jogadores, dar-lhes tempo para crescerem, mostrarem o seu valor, ser pacientes com os seus momentos de forma, etc etc etc. 

- A óptica "do campo para a bancada": Aquela na qual me revejo e que diz, como muitos jogadores de topo sabem e repetem várias vezes, que são os jogadores que devem entusiasmar os exigentes adeptos e não o inverso.

A primeira perspectiva é típica de clubes pequenos que gostam de ser grandes, assim tipo SportingCP. Há que dar muito amor e carinho e com sorte lá chegarão...

A segunda via é a que me habituei a viver desde sempre no que foi apelidado de Inferno da Luz!

No Estádio da Luz, por defeito, os jogadores eram de desconfiar... depois de um primeiro grande jogo... era sorte... depois de um segundo grande jogo... pode ser um suplente de jeito... depois de um terceiro grande jogo... se calhar pode ir jogando... e ao cabo de vários bons jogos merecia os aplausos e o reconhecimento dos adeptos em dia de treinos no trajecto a pé dos balneários do Estádio para o campo 3.

Não fico minimamente aborrecido comigo mesmo por "dar o braço a torcer" em relação a estes jogadores. Aliás, se há coisa que me deixa feliz são situações como as de Matic, Enzo, Siqueira, Fejsa ou Jardel onde Jorge Jesus mostra que sabe de futebol a rodos e que é precisamente essa sua capacidade e competência que transformam estes jogadores - banais numa primeira fase - em jogadores com excelente performance e relevância em campo.

Se Enzo já não há muito a dizer, Siqueira e Fejsa (tal como Jardel) nunca serão jogadores "de destaque", ou seja, não são decisores de jogos... mas demonstram nos últimos jogos ser "decisivos nos jogos" - o que não é menos importante.

Jardel ontem não só fez um jogo tremendo, como o fez em condições de tremendo sofrimento e bravura - se não é uma atitude à Benfica, então não sei o que é! 

Quando temos um plantel formado por jogadores com este "espírito de corpo" como Jardel, Enzo ou Maxi... temos que estar optimistas, pois são estes "operários" que protegem as costas dos brilhantes jogadores de cristal (por muito que as defesas tentem parti-los) como Rodrigo ou Markovic.

Estou entusiasmado com este Benfica! Por mim haveria jogo já hoje outra vez, porque ver este nosso Benfica alimenta a alma e o coração... Estão guerreiros, unos, determinados... enfim, estão À BENFICA!

E estou entusiasmado não com os resultados, não temos assistido a goleadas, ou com as exibições, não têm sido de gala... estou entusiasmado com o que eles emanam do campo para as bancadas e que nos "faz entrar em campo com eles", lutar aquela luta.

VAMOS A ISTO BENFICA!
Rumo ao título...
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

21 comentários

  1. "Estou entusiasmado com este Benfica! Por mim haveria jogo já hoje outra vez, porque ver este nosso Benfica alimenta a alma e o coração... Estão guerreiros, unos, determinados... enfim, estão À BENFICA!"

    estas palavras dizem tudo!!! força slb

    ResponderEliminar
  2. benfica on25/2/14 13:13

    Claro, todos os anos é isto mas depois chagam os ultimos 7 ou 8 jogos não há pernas! Para quem viu o jogo ontem notou-se algo que ainda se vai notar no próximo jogo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. GB me perdoa de nao responder ao post em si,mas pronto gostei e concordo,nao posso deixar de perguntar ao benfica on o que foi que voce notou no jogo de ontem e que se vai notar no proximo jogo que nos nao notamos,sera que vio um jogo diferente do que nos vimos e toda a comunicacao social explique -se ja agora estou curioso por saber o que notou e nos passou despercebido no que toca ao nosso Benfica.

      Eliminar
  3. Sobre o Jardel, so gente com muito pouca sensibilidade para estas coisas, pode vir culpar o treinador pela sua permanencia em campo!

    Entao o JArdel, que espera pacientemente sem reclamar ha uma serie de meses por uma oportunidade na equipa,

    o Jardel que substituiu BRILHANTEMENTE Luisao o ano passado nos dois meses da suspensao, e que depois saiu da equipa sem ter feito nada que o justificasse,

    o mesmo Jardel que 'e o terceiro central da equipa e que pode beneficiar de uma possivel saida de Garay,

    Entao as pessoas acham que Jardel preferia sair da equipa no jogo de ontem e dar oportunidade a Steven de lhe "roubar" o lugar, por causa de uma cabeca partida?!

    Caramba!! Ontem, so com uma perna partida jardel pediria para sair.

    ONTEM, JARDEL ESTAVA A LUTAR PELA SUA CARREIRA NO BENFICA.

    E provou que merece la estar, e que merece ate mais confianca da parte das pessoas e mais oportunidades do treinador.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assino por baixo.

      Eliminar
    2. saiu 2 vezes do campo, e estivemos a jogar cerca de 5 minutos com menos 1 prejudicando a equipa!
      Depois cometeu 1 série de maus passes, mas isso toda a equipa esteve mal desde oblak até lima! valeram os 3 pontos e 1 vitoria sofrivel!

      Eliminar
  4. O Marcelo diz a mesma coisa. Candidata-se a PR sem nunca se cndidatar, mesmo sendo alcunhado de catavento.


    JBS - 167455

    ResponderEliminar
  5. Gostava de fazer um apelo para que o Sr. Mário Coluna tivesse direito ás mesmas honras que teve o Sr. Eusébio e que no próximo jogo joguemos com 11 colunas.

    ResponderEliminar
  6. Concordo no essencial com o que foi escrito!!!

    Durante vários anos, qualquer estrangeiro que vinha era logo rotulado de craque, quando muitos eram jogadores medianos que serviam para equipas que lutassem pela manutenção.

    Acho que tem de ser como nos anos 80, quem vem tem de provar que é melhor dos que já cá estavam.

    Acarinhar os miúdos da nossa formação e acreditar neles, mas também sem embandeirar em arco, nem achar que são os novos Rui Costa, Chalana ou Humberto Coelho

    ResponderEliminar
  7. Já na época passada durante a ausência de Luisão, Jardel mostrou o seu valor. Para mim não é novidade e acho-o um excelente 3º central.

    Siqueira tinha mostrado valor em Espanha e algumas lesões impediram de mostrar o seu valor rapidamente.

    Fejsa não conhecia mas do pouco que vi no Benfica ainda com Matic por cá gostei do que vi. Agora com a regularidade de jogos começa a mostrar mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És o maior! Vês tudo, antecipas tudo, sabes tudo...

      Cavaco Silva, is that you?

      No dia que tu disseres que erraste, que não concordas com algo que seja feito, etc... mando um foguete.

      Para ti é tudo cor de rosa...

      Eliminar
    2. Assino por baixo o comentário do Gandaia. Não é preciso sermos um grande especialista de futebol para percebermos isso tudo.

      Eliminar
    3. @ Benfica by GB

      Eu não antecipo nada. Sabes o significado de antecipação??? É que se leres o que eu escrevi com atenção vês que:

      - Em relação ao Jardel baseio-me no que fez a época passada;
      - Em relação ao Siqueira baseio-me no que fez em Espanha;
      - Em relação ao Fejsa baseio-me no que fez nos poucos jogos que fez esta época ainda com Matic por cá.



      Eliminar
  8. Quanto às ópticas não se limita ao que dizes. Há jogadores que vingam mais rapidamente que outros. Cada jogador é um caso diferente.

    Dar tempo não significa não ser exigente, como ser exigente não significa malhar nos jogadores logo à chegada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São gajos como tu que "destruiram" a tenacidade que esses jogadores tinham quando chegavam...

      Infelizmente hoje em dia é só "Djuricics"... quando chegam já têm a camisola a dizer "craque" nas costas, já são idolatrados por meia duzia de videos no Youtube e depois o caminho... é sempre a descer.

      Eliminar
    2. Mais uma vez concordo com o Gandaia. Basta lermos post antigos e vermos as barbaridades sobre jogadores que aqui foram escritas. Falar antes de tempo é próprio de gente… sei lá… Esperta não é.
      A pesca também é um bom passatempo para quem não pesca nada.


      Eliminar
    3. markovic chegou com rotulo de craque e é craque, mas ja jogou o triplo de jogos de sulejamni e djuricic... há que dar tempo a todos, mas não meter os menos utilizados em 90% da equipa!
      Acho que o jogo de 5 feira podia-se jogar com... artur, silvio, steven, garay, maxi, amorim, a.gomes, djuricic, sulejmani, gaitan e cardozo! 1ªaparencia de steven, garay, maxi, gaitan e cardozo voltam ao onze, e mais minutos a djuricic, sulejmani, a.gomes e amorim de forma a motiva-los!

      Eliminar
    4. Estou a ver que foi graças a uma aposta do JJ que o Matic se tornou num dos melhores médios defensivos, tb foi por isso que o Jardel mostrou as suas qualidades na época passada na ausência do Luisão, que o Oblak mostrou as suas na ausência do Artur, que o Fejsa mostra na saída do Matic, que depois dos falhanços na lateral esquerda, aprendeu e agora fez do Siqueira um bom lateral. Eu realmente gosto de tecnicos que conseguem trabalhar fora do jogo de forma a que a adaptação seja algo natural. Esses jogadores que chegam nesta equipa do JJ e conseguem afirmar é porque são daqueles que dão em qualquer sítio, apenas lhes faltam o entrosamento com a equipa e quando o conseguem ninguém mais os para, é claro que o JJ terá uma percentagem considerável nalguns casos mas, não me parece algo de extraordinário. Se levarmos em linha de conta que esta equipa começou muito mal depois de terminar mal a época passada, sem ter perdido ninguém, porém reforçado com alguns valores de qualidade que fez do plantel mais forte do que o da época passada, que só não conquistou tudo o que havia para conquistar porque o JJ não quis, e só estamos neste momento a frente com os 5 pontos de vantagem graças ao mau campeonato dos nossos rivais que não aproveitaram para ganhar vantagem. Neste momento a equipa apresenta-se melhor sim, mas uma coisa que me agrada mais é o equilíbrio e segurança da equipa, porém poderá se tornar mais eficaz no terceiro terço do terreno se houver melhorias nas definições de jogadas de finalização, que muitas vezes pecam por falta de ideias. Esta fase será mais exigente devido ao nº de jogos com características diferentes mas, temos plantel com capacidade para conseguir vencer no Dragão mesmo que o JJ não o fez para o campeonato até então e temos lá nos próximos tempos 3 jogos, outros tantos na LE e nunca se sabe se não vamos encontrar nessa competição caso as duas equipas conseguirem chegar as decisões finais, embora não é isso que deva mover o espírito benfiquista. Vamos ver se conseguimos o Campeonato afugentando o fantasma da época passada, numa altura em que há 30 pontos por disputar. Com o trabalho para ser consistente e regular nas vitórias tudo é possível desde que o mestre não invente...

      Benvas dos Santos

      Eliminar
    5. @ Benfica by GB

      "São gajos como tu que "destruiram" a tenacidade que esses jogadores tinham quando chegavam..." - Eheh. Com que então são os adeptos que entendem dar algum tempo aos jogadores que lhes destroem a tenacidade. ahahahahah

      "Infelizmente hoje em dia é só "Djuricics"... quando chegam já têm a camisola a dizer "craque" nas costas, já são idolatrados por meia duzia de videos no Youtube e depois o caminho... é sempre a descer." - Têm a palavra craque para quem acha isso. O que eu acho é que não têm que ser craques antes de chegar como também não têm de ser cepos antes de chegar.

      Se não entendes que cada jogador é um caso, que cada jogador se adapta de forma diferente então nem vale a pena continuar.

      Eliminar
  9. Santo Tirso25/2/14 16:55

    Caros Benfiquistas: poucos de nós acreditaria que nesta altura o Benfica estaria com a esta margem pontual em relação aos nossos principais adversários.
    A Equipa não está a jogar um futebol vistoso mas sim prático e fazendo a nossa parte que é vencer,e mantendo o Porto esta instabilidade por mais algum tempo,só nos resta o SCP que esse sim mantém alguma regularidade o que dará para não descolar para já.
    Domingo no Restelo a Equipa terá que dar tudo para vencer,pois brevemente haverá um Porto-SCP que definerá qual dos dois ficará a lutar pelo primeiro lugar,

    ResponderEliminar
  10. 3 jogadores distintos que não misturo no mesmo saco.
    Jardel ainda não me convenceu, para ser opção no campeonato na maioria dos jogos serve mas na Europa contra equipas de nível ainda tem que mostar mais e melhor. Devo dizer que a pancada parece que lhe fez bem visto que praticamente não fez os seus habituais passes disparatados que tanto me irritam.

    Siqueira recuperado das lesões estou agradado, acho que é inteligente a jogar e certinho, fecha o flanco melhor do que o Sílvio e apoia o ataque bem, fora a expulsão está a mostrar valor e tem cumprido.

    Fejsa é o único médio defensivo do plantel e a defender é bom, não acho é que já mereça o estatuto de titular indiscutível, contra equipas mais fortes é para ser 1ª opção, contra autocarros limitados penso que se pode ganhar mais com o Ruben ou o André porque na construção é fraco, basta o Enzo estar em dia não ou ser bem anulado (como ontem até ao golo) e o meio campo vai construir muito pouco jogo. É um jogador útil e que o plantel precisava vamos ver se consegue evoluir em alguns aspectos.

    Mas o que eu quero mesmo ver é o SLB a jogar com o Gaitán e Salvio(quando estiver com ritmo) nas alas e o Markovic nas costas do Rodrigo, e que não vendam o Marko ao desbarato o mais rápido possível para mandar vir mais um contentor porque isso vai meter nojo , Marko é para ficar 3 anos no SLB e ser tri campeão! ;)

    P.S. Lindo , um tal de Adão malha feio no piu piu e o seu clube corrupto no Record de hoje, vamos ver se aqueles que foram oprimidos e mal tratados por tentarem fazer seu trabalho vão finalmente sair do silencio e cumplicidade , é que cheira a sangue....

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking