O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Carta Aberta a Nelson Oliveira...

. 24 comentários

Nelson,

Fala-te alguém que te de defende (e defende) desde que marcaste a diferença a um nível superior no Mundial de Sub20. Ao seres atleta do Benfica - condição básica para despertar o meu interesse - era por ver a tua força mental e determinação, aliadas à tua qualidade indiscutivel, que acordava de madrugada para ver os putos jogar e terem chegado tão longe.

Neste blog já tentei provar por A mais B os erros tremendos que foram sendo cometidos na tua evolução. Já tentei, vezes sem conta, demonstrar a influência negativa que as decisões do SLBenfica tiveram no teu percurso e na importância que representam na tua tardia afirmação.

NÃO RETIRO NADA DO QUE ESCREVI! 

Mantenho tudo o que escrevi e reforço o meu entendimento que o pior que te poderiam ter feito foi não dar continuidade à aposta que foi feita há duas temporadas, a par de Rodrigo, sendo que na altura justificaste-a até mais que ele.

Entendo que tens a força física, as características, a determinação e a competência necessárias para te afirmares como futuro avançado do SLBenfica e da Selecção Nacional.

Mas falta-te um factor fundamental: Força Mental, Capacidade de Luta, Humildade para trabalhar contra as contrariedades e... Espírito de Sacrifício.

Hoje, ao invés de continuares a subir degraus... continuaste a, invariavelmente, descer mais um - como tem acontecido todos os anos excepção: Foste jogar para a equipa de reservas do Rennes.

Achas que terá sido porque manténs a atitude e determinação do início da temporada? Não... foi precisamente porque a tua atitude voltou a ser aquela que te tem "destruido" ano após ano: Entendeste que meia duzia de golos e alguns destaques nos media te davam já o espaço que deverias ter para reclamares por oportunidades no Benfica e na Selecção...

Eu não gosto do que te fizeram no Benfica... mas tu teimas em dar-lhes razão, mesmo que eles não a tenham, o que é no mínimo caricato!

Da forma como vejo isto, tens dois caminhos possíveis:

- Ou o SLBenfica se reestrutura rapidamente, te vai buscar para intergrar o plantel sob um sério aviso que se queres ser um jogador de alto nível vai ter que ser de acordo com determinadas regras que, se não cumprires, irás ver o teu contrato ser válido até ao fim... na equipa B.

- Ou tu de uma vez por todas entendes que estás a muito pouco de te tornares uma promessa que nunca passou disso mesmo... uma promessa que muito prometeu e nada cumpriu. Serás aquele jogador que antes de ser... já não era.

Esperar que o SLBenfica mude, tenha uma estrutura atenta a estas coisas e disposta a maximizar os seus activos investindo em diferentes vectores de acompanhamento e desenvolvimento de jogadores... talvez seja esperar pelo impossível. Infelizmente, resta a outra via... a ti e ao João Cancelo.

Infelizmente, não porque seja mau - duplicará o vosso mérito na conquista. Infelizmente não porque o SLBenfica não queira... mas porque não tem as pessoas com sensibilidade suficiente para o fazer. Se queres saber acho um desperdício de talento o SLBenfica continuar a ter jogadores a "perderem-se" porque não são acompanhados dentro e fora de campo por pessoas que sejam uma referência para os jovens, porventura antigos jogadores com espírito "à Benfica", que possam constituir-se "tutores" dos jovens com comportamentos e atitudes que acabam por influenciar negativamente as suas carreiras e o retorno que o SLBenfica poderia ter delas.

Por isso, rapazinho, acho que estás a chegar ao momento em que tens três meses para mudar de vida, mudar de cabeça e mudar de atitude.

Está na hora de encarar cada treino como se fosse o último da tua carreira, cada jogo como a última oportunidade para atingires os teus objectivos e cada momento como a última via para melhorar o que fizeras da última vez - por muito bom que tenha sido, será sempre possível fazer melhor - nisso o puto CR7 deveria ser uma lição para todos... ser o melhor e querer continuar a melhor é absolutamente fantástico!

Se eu estivesse no teu lugar, pediria para integrar o plantel da próxima temporada... na equipa B! Convenhamos que por muito boa que seja o resto da tua temporada... não mereces mais que isso. Mostra que entendes o nível (baixo) a que estás e que é precisamente reconhecendo-o e reconhecendo que é mau... que queres constitui-lo como um ponto de partida.

Mostra aos responsáveis do SLBenfica que não tens vergonha em começar na equipa B, pois acreditas no teu trabalho e farás por merecer a oportunidade de ser chamado ao plantel principal. Quando e se isso acontecer, lembra-te de uma coisa: O teu lugar é a equipa B... se quiseres o plantel principal, terás que continuar, continuar e continuar... até que chegará o dia em que o teu lugar será naturalmente o plantel principal, não porque tu queres ou entendes que mereces, mas porque é isso que dita o teu trabalho.

Quando muitos reclamam a tua atitude, entende a mensagem: Só querem que mudes, para que possas ter o teu lugar no SLBenfica! Mas para isso terás que mudar... pois não és mais importante que o SLBenfica! Aliás, podes até um dia sair... verás que não és mais importante que nenhum clube... és apenas um jogador de futebol... e há tantos milhões de jogadores.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

24 comentários

  1. nao retiras nada do que escreveste porque és um ignorante e nao queres dar o braço a torcer...

    este nelson oliveira é uma merda e tu insistes nessa anedota lololololol

    ate os franceses o sabem crl...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque e que chama ignorante as pessoas, so porque nao tem opiniao igual a sua? Va fazer uma boa accao e tirar a sua mae da prostituicao

      Eliminar
  2. só não concordo quando dizes que ele justificou ser maior aposta do que o rodrigo quando há duas épocas jogaram os dois juntos, é que os avançados tem de ser avaliados pelos golos que marcam, ele nessa época teve metade dos minutos do rodrigo mas apenas 20% dos golos.
    de restos estou perfeitamente de acordo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Completamente de acordo com o seu comentário João Carlos!

      Eliminar
  3. De acordo e quando nao da para mais vira-se a pagina e encerra-se o capitulo.
    Agora esta nas maos do Nelson provar que ele e tao bom como acha.

    ResponderEliminar
  4. Mostrou-se a um nível superior num mundial de nível muito baixo. O nível da selecção portuguesa nesse mundial era ridículo. Era bola no Nelson e corre!!!!! Basta ir ver onde andam os jogadores dessa selecção agora.

    Não sei porque teimas em dizer que o Nelson justificou mais, podes repetir as vezes que quiseres que não se torna real.

    "Eu não gosto do que te fizeram no Benfica... mas tu teimas em dar-lhes razão, mesmo que eles não a tenham, o que é no mínimo caricato!" - Realmente é chato o Nelson Oliveira ano após anos dar razão a quem decide.... E caricato é o Nelson confirmar que têm razão e tu achares que não têm.....

    Tu vês 2 caminhos mas eu só vejo 1: É o Nelson tornar-se um homenzinho e começar a trabalhar. Há uns tempos marcava golos e era titular e resolveu abrir a boca para se vangloriar da fase que atravessava e disparar em várias direcções. Pois bem, uns meses passaram, deixou de marcar, passou para o banco e agora já vai na equipa de reservas que disputa a 5ª divisão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assino por baixo.
      Não gostam do que lhe fizeram no Benfica (o que foi que lhe fizeram?) mas ele teima em dar-lhes razão. Mas que raio de lógica é esta, se teima em dar-lhes razão significa que o que quer o lhe tenham feito foi bem feito.

      Eliminar
  5. O Rodrigo é muito superior a este cepo... no futebol não basta pés, é preciso cabeça e ele só deve usar a de baixo

    ResponderEliminar
  6. Mas quem é que disse que o N.Oliveira tem o minimo de qualidades futebolisticas para jogar numa equipa com um nível de exigência desportiva elevada ao extremo?
    Quem é que disse ao N.Oliveira que ele era jogador de futebol?
    Os treinadores das outras equipas são todos burros?
    O do Benfica também é?
    Esta personagem não tem o minimo de qualidade para jogar no Benfica,e até na maioria das equipas da Liga.
    Basta conhecer o rasto que a personagem deixou por onde andou.
    Procure uma nova profissão,talvez porteiro de discoteca,parece que é do que ele gosta.
    Deixem-se de tretas,na vida todos temos o que merecemos,e a personagem tem,porque nunca quiz fazer nada para provar o contrário.
    Continue na equipa B do Rennes,por nem na do Benfica tem lugar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente estou de acordo.

      Eliminar
  7. O Nelson Oliveira, é mais uma das muitas promessas adiadas que passaram pelo Benfica...

    ResponderEliminar
  8. O problema do Nelson Oliveira é confundir um golo com uma boa época e sete golos com uma bola de ouro .Foi um juvenil e um júnior fantástico ( fisicamente muito forte ) mas na transição para sénior não mostrou humildade nem vontade de melhorar. Todavia , é justo dizer que o Benfica podia acompanhar mais e melhor este e outros jogadores.

    ResponderEliminar
  9. Post 17 de Janeiro por Benfica by GB:

    "Em França, Nelson Oliveira joga numa equipa onde tem feito excelentes exibições (já vamos a esse ponto) e contribuído para 1/3 dos golos da equipa do Rennes, que joga um futebol sofrível com muito poucas oportunidades de ataque/golos. Ainda assim o Nelson já leva salvo erro 7 golos... E até a médio ala as vezes tem que jogar"

    Em pouco mais de um mês mudas de opinião acerca deste miudo maravilha? Este q não se cuide e nem no Belem e Aroucas terá lugar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem q apareceste...

      Tu q te lembras de tudo o que faço, sabes onde pus as chaves da Mota? Ando aqui a procura e não encontro.. Talvez a tua obsessão com o que faço me pudesse ajudar...

      Eliminar
  10. Foram Jesus e Bento quem o indicaram como o futuro ponta de lança da seleção, mas que deveria continuar a trabalhar cada vez mais para que isso se tornasse verdade.
    Infelizmente ele só ouviu a primeira parte da mensagem (futuro da seleção) e esqueceu-se que mais do que futuro é preciso mostrar que é no presente que se decidem as coisas. E no presente, este jogador falhou redondamente... pode ser que acorde e comece a trabalhar para ser o futuro que os outros disseram que iria ser.

    ResponderEliminar
  11. anti-gebos23/2/14 21:55

    ele só tem força física

    inteligência desportiva tem pouca

    pode vir a ser um médio jogador se comer a relva

    se continuar pró preguiçoso nem rasca será

    ResponderEliminar
  12. "Mantenho tudo o que escrevi e reforço o meu entendimento que o pior que te poderiam ter feito foi não dar continuidade à aposta que foi feita há duas temporadas, a par de Rodrigo, sendo que na altura justificaste-a até mais que ele."

    O Nélson justificou mais do que o Rodrigo?! Mas em que mundo vives tu? Se há algo que o Rodrigo fez foi mostrar desde muito cedo o seu IMENSO potencial, de tal forma que o Real madrid até pensou em levá-lo de volta imediatamente.

    Depois teve um abaixamento de forma sim senhor, depois da paulada do Bruno Alves. Mas o potencial esteve sempre lá, e todos sabiam que era uma questão de tempo até mostrar o craque que era! COm a vantagem de que nunca virou a cara à luta, ao contrario do Nelson!

    Agora o Nélson Oliveira, o recordista do motor de busca do blog, que fez o homem no Benfica ou no futebol sénior para merecer tanto destaque?!

    Melhor que o Nélson é o kardec, e até o brasileiro teve de sair, porque quem tem Lima, Cardozo e Rodrigo, já se sabe que não sobra espaço para muito mais.

    Caramba, tanta merda com o Nélson por causa de um mundial de sub 20, e RIGOROSAMENTE MAIS NADA, em 4 clubes que já representou no futebol sénior!

    NADA, NADINHA, NICLES!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E culpares a politica de emprestimo pelo fracasso do homem é ainda mais ridiculo:

      O homem nao triunfa no Paços, o homem nao triunfa no Lille, o homem nao triunfa no COrunha, o homem nao quer o Benfica B!!!

      Ahh, defendes tu, porque nao emprestar ao Braga?!

      Mas o homem ia jogar no Braga onde? Ia tirar lugar a quem? O Braga tem dois ou tres avançados melhores que o Nélson, convence-te disso

      Eliminar
    2. Sim equiparo-o ao Rodrigo. Eu e não só:

      Queres que te recorde as palavras de Jesus sobre o Nelson Oliveira?

      Jesus, o tal que tanto admiras (tal como eu) e reconheces olho clínico para os jogadores...

      A memória é curta nesse departamento

      Eliminar
    3. O Jesus também dizia que o Emerson era bom... O homem é bom mas também se engana.
      E o Oliveira é péssimo... Para quem tanto critica as "teimosias" do JJ (emerso, roberto,etc), a tua insistência nessa espécie de jogador é um pouco incoerente. o Homem é fraco, enganou-te bem... deixa-la não foi só a ti... até o Mendes se deixou enganar à conta desse mundial...

      Eliminar
  13. O NELSON OLIVEIRA E UM JOGADOR PARA JOGAR EN CONTRA-ATAQUE se nao mudar as suas caracteristicas o que nao acredito NUNCA IRA JOGAR NUM BENFICA COM PLANTEL PARA SER CAMPEAO. Podera jogar sim num Benfica igual ou parecido ao dos anos 90

    ResponderEliminar
  14. Caro GB,

    Não concordo com quase nada do seu texto. Não vejo onde o SLB tem culpa nos eventuais erros na gestão da carreira do Nelson Oliveira.

    Ele tem um agente e é adulto e responsável pelas suas próprias decisões. Ele acha-se melhor do que aquilo que tem revelado e sempre que lhe foi dada oportunidade não correspondeu.

    Compará-lo com o Rodrigo, então é que estou totalmente em desacordo. Veja-se os numeros e os resultados: o Rodrigo tem justificado e mereceu todas as oportunidades e o lugar que alcançou na equipa principal.

    No meu entender a razão pela qual o Nelson Oliveira não é (e espero enganar-me) não vai ser nunca um jogador para uma equipa de topo como o SLB, é que lhe falta uma qualidade que você nem sequer referiu: INTELIGENCIA. Como diz o José Mourinho os melhores jogadores não são só os que são fisicamente fortes ou tecnicamente evoluidos, são os que além disso, sabem tomar as decisões corretas no campo de jogo, isto é os que são mais inteligentes. E isso o Nelson Oliveira não é e duvido que tenha essa qualidade.

    Joaquim Moura

    ResponderEliminar
  15. Esta comparação entre o Rodrigo e o Nélson Oliveira faz-me lembrar o percurso do David Luiz e do Sidnei... Eram ambos promissores, mas a humildade, a inteligência e a estabilidade mental era proporcionalmente inversa à qualidade futebolistica no caso do Sidnei... Em relação ao Oliveira e ao Rodrigo julgo que a situação será idêntica... VR

    ResponderEliminar
  16. Do Nelson não falo grande GB. O cérebro dele é tao pequeno, mas tao pequeno... tu sabes do que estou a falar!!!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking