O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 9 de fevereiro de 2014

As perguntas para as quais se exigem respostas:

. 115 comentários



Estavam anunciadas as más condições amosféricas, com ventos superiores ao normal na zona de Lisboa. 
Mediante o sucedido hoje, ao que vi na Luz e ao que tive oportunidade de ver já em casa após visionar algumas imagens da transmissão, pergunta-se:

Visto a cobertura do Estádio da Luz estar abertamente exposta aos elementos, foram efectuadas inspecções de segurança ao Estádio e à sua cobertura nas últimas 48 horas? 

Se sim, por que entidade certificada para tal? Quando foram efectuadas essas inspecções?

Mediante as centenas de pedaços de lã de vidro, e sabendo-se do mal que faz à pele quando em contacto directo, como foi possível que andassem em campo sem luvas protectoras a apanhar os pedaços?

Não estava previsto no plano de emergência da Luz o possível contacto com substâncias perigosas? Porque não havia equipamento protector disponível?

Perante pedaços de chapa soltos que poderiam ter ferido espectadores, perguntamos quando foi efectuada a última inspecção completa à estrutura e cobertura da Luz? 

Os rebites fornecidos pela Hilti estão em bom estado? Estão capazes de resistir a condições atmosféricas mais intensas? Estão de facto todas as chapas com rebites em todos os orifícios?

Porque se demorou tanto tempo até ordenar a evacuação do estádio? 

São respostas que todos os sócios certamente têm direito em conhecer. 

---------------------------------------------------------

Atualização: Leiam o post do POC no 'Simão Escuta'. 


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

115 comentários

  1. Anónimo9/2/14 21:29

    Shadows, isto é o que dá olharem mais para os problemas financeiros dos outros e esquecerem o que se passa na nossa casa.
    Talvez este problema nos ajude a ver como vai a nossa gestão patrimonial e financeira.
    Mas o que eu falo mais uma vez vai cair em saco roto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que estas perguntas sejam respondidas de forma clara nos próximos dias. No caso dos rebites, imagina que a Hilti resolveu deixar menos um rebite em todo o estádio. Como o preço é feito ao kg, imagina o que podem ter poupado. Isto são coisas que acontecem todos os dias em obras.
      São estas avaliações que necessitam de resposta.

      Eliminar
  2. Não há dúvida, vocês são tão Benfiquistas, como eu sou morcão ou lagarto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlos Loureiro, vou escrever isto de forma clara para que entendas bem:
      se aprecias ser atrasado mental e ignorar que a segurança de quem frequenta a Luz está acima de qualquer outro interesse, é um problema teu.
      Caso não saibas, há cerca de um ano já tinham havido problemas com a cobertura.

      O que está aqui em causa é se as normas de segurança e manutenção estão a ser ou não escrupulosamente cumpridas. Tenho muitas dúvidas que estejam a ser.

      Se ser benfiquista à tua maneira é ignorar este tema, então de facto somos benfiquistas de maneira diferente. Queria ver se estivesses sentado no local onde caiu aquela placa de zinco.

      Eliminar
    2. este carlos cagueiro só pode ser primo do pedro guerra
      ou então é mais um que anda a mamar à conta do SLB
      FDP

      Eliminar
    3. Carlos Loureiro estou farto de atrasados mentais como tu no Benifca...

      Daniel

      Eliminar
    4. Zé dos Pastéis10/2/14 17:43

      Daniel e eu estou farto de atrasados mentais iguais a ti no meu Benfica.

      Eliminar
  3. Depois de temos todo jardineiros especialistas em relva durante as últimas semanas já cá faltavam agora os engenheiros especialistas em coberturas de estádio LOL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo visto, a tua especialidade é ladrar sem dar qualquer contributo para reflectir ou debater os temas. És portanto um especialista em nada. É bom que vejam que a segurança dos adeptos na Luz é menos importante que outros interesses para alguns dos viajantes da blogoesfera.

      Eliminar
  4. So não sei como (porque sou um ser humano e sei que acidentes existem) mas sei que vocês aqui vão conseguir meter a culpa no Presidente. :) :) :)
    A resposta à ultima pergunta é tão óbvia que vai ser difícil não admitires que este artigo é só para...enfim. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, caro Padrinho. São várias as entidades que hoje tiveram de analisar a situação: A Liga, a Protecção Civil, os Bombeiros, o Benfica e o Sporting.

      Mas não te enganes. A responsabilidade da manutenção das instalações é só do Benfica. Ora parece-te despropositado que perante o que se passou hoje, e que não é caso virgem na Luz, que se questione o acima?

      Quem serão os responsáveis? Não sei. Para isso um inquérito como o acima poderá dar as respostas.

      Mas é a tua opinião que não se investigue o acima? Que se deixe passar em claro? Pagas um lugar cativo ou um bilhete mas não tens o direito de perceber se foram dados todos os passos possíveis para garantir a tua segurança?

      Se perante ventos mais fortes do que o costume isto acontece, o que se passará mediante condições atmosféricas ainda mais complicadas?
      A solução é ignorar?

      Eliminar
    2. Claro que não, podia ter sido gravíssimo, o problema é que as tuas perguntas são...como dizer sem te chatear...orientadas. :)
      "Porque se demorou tanto tempo até ordenar a evacuação do estádio?" Na minha pobre opinião menos de uma hora para evacuar um estádio e anular um dérbi com todas as dificuldades técnicas que implica e sem pânico e violência não me parece tão mau.

      Eliminar
    3. São orientadas para que a responsabilidade seja apurada, e que acima de tudo tenhamos a certeza de que estamos em segurança na Luz. Custa-me a acreditar que a cobertura estivesse em condições e não resista a ventos um pouco mais intensos.

      Eu não digo que a velocidade de evacuação foi má. Porque de facto não foi. Aí foi um bom teste. O tempo que demorou até tomar essa decisão mediante tudo o que se estava a ver na Luz, é que é mais difícil de aceitar.

      E este caso não é virgem na cobertura da Luz. Isso é o que é mais preocupante.

      Eliminar
  5. Anónimo9/2/14 21:55

    com um alerta vermelho em curso e com uma especial recomendação da Protecção CIvil para as pessoas não sairem de casa, parece-me muito bem estar a culpar a estrutura da cobertura...já parece os que foram para a marginal no Porto e levaram com a onda. A culpa é do molhe que não aguenta a força da água...enfim.

    A Liga devia ter adiado o jogo mal se soube das previsões meteorológicas. Isso sim era preocupação com a segurança...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora aí está um comentário sensato. À boa maneira portuguesa, esperamos para ver se dá problema e depois tentamos remendar, em vez de agir preventivamente.

      Eliminar
    2. Anónimo9/2/14 22:11

      meu caro, à boa maneira portuguesa, aparentemente, foi o que fizeram os que foram para o estádio...é óbvio que se deve avaliar a segurança da estrutura. Não me venham é falar em desgraças quando há um conselho para nem se sair de casa...

      Eliminar
    3. À boa maneira portuguesa é quem (autoridades desportivas e civis) tem responsabilades pela segurança estar quieto e calado.
      Esclarece-se que o E da Luz é um recinto desportivo devidamente licenciado para albergar em segurança a lotação estabelecida. Foi o que o Benfica fez e as autoridades permitiram. Já agora queiram responsabilizar o Benfica por actos de violencia que ocorram na jaula, como o anterior incendio.

      Eliminar
  6. Águia Preocupada9/2/14 21:58

    Perante o que se passou hoje, ocorre-me questionar:
    1 - Fazem-se inspecções periódicas ao estádio?
    2 - Faz-se manutenção ao estádio?
    3 - Há vistorias das entidades competentes?
    Tudo leva a crer que não. Construiu-se e pronto!
    Em vez de se entrar em aumentos megalómanos das instalações no Seixal, melhor fora e aliás como é de lei, manter apertada vigilância e manutenção ao estádio.

    Outra situação, de que os sportinguistas se queixam e com muita razão, embora não seja da responsabilidade do Sport Lisboa e Benfica: Porque é que só foram evacuados tão tardiamente?! É claro que para eles a segurança conta pouco... Pois quem incendeia o espaço onde se encontra é porque não tem amor à vida... Mas imaginemos que caía uma placa na zona onde se encontravam?
    O que se passou hoje, deve alertar os dirigentes do Benfica, dos outros clubes e sobretudo as entidades que têm por missão inspeccionar e fazer cumprir a lei!
    É imperdoável que situações destas aconteçam!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto à parte dos adeptos do Sporting, dizem-me que eles só não foram evacuados mais cedo por pequenas escaramuças com a polícia. Não sei se assim foi.

      Eliminar
    2. Águia Preocupada9/2/14 22:24

      Eles já fizeram um comunicado sobre a questão! Mesmo que houvessem escaramuças, não se compreende tanto tempo para a evacuação. Eram só três mil e a polícia poderia e deveria colocar quase a totalidade dos efectivos de serviço no estádio nessa zona!

      Eliminar
    3. porque tantos ses? os lagartos estavam do outro lado,nunca foste a catedral de certeza.

      Eliminar
    4. "Mas imaginemos que caía uma placa na zona onde se encontravam".
      Não cairia, porque eles não são parvos, só desapertaram os rebites do outro lado.

      Eliminar
  7. Águia Preocupada9/2/14 22:03

    Faltou-me outro pormenor.
    Se a Protecção Civil alertou para o agravamento da situação atmosférica aconselhando inclusive a que não se saísse de casa, porque carga de água o jogo não foi adiado aquando do conhecimento desta situação?
    Neste país é tudo à balda...

    ResponderEliminar
  8. ehehehe é so engenheiros por aqui! tanto se queixam do guerra na benfica tv quando são ainda piores!!!! alguem sabe se era lã de vidro ou lã de rocha? O benfica tomou a atitude de escoar o estadio o mais rapido possivel, so ficando os deficientes da claque ate o fim! foi pena uma das placas não ter caido sobre estes anormais!
    Quem é que consegue prever uma tempestade? a força do vento sobre o revestimento forçou tanto até rasgar, e apartir daí foi o que foi! Diria que o mal não estava na fibra mas na possibilidade que se veio a constatar de chapas inteiras cairem da cobertura! agora imaginem se o estadio todo tomasse a atitude dos deficientes da claque? quantos mortos haveriam? O derby teve todo o dia em risco... e o vento ajudou!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada9/2/14 22:20

      Como é possível que em pleno século XXI e numa época de educação e informação globais ainda existam cretinos como tu!
      Gostavas que te acontecesse algo do género? Possivelmente não vais aos estádios, mas andas na rua, vais aos restaurantes, aos bares, andas de carro de comboio, de avião, portanto não estás livre de que algo te caia em cima... Mais respeito pela vida e pelo outro exige-se!

      Eliminar
    2. possivelmente o paulo quando lhe dissesse o speaker que tinha de sair do estadio por motivos de segurança ele sairia, e não ficaria na bancada a por-se a jeito! O que ficaram lá as claques do benfica a fazer? so contribuiram para que houvesse atraso no escoamento dos adeptos do sporting! Adeptos estes que claro vieram a publico dizer que foi uma vergonha e correram riscos visto terem ficado dentro do estadio muito tempo!

      Eliminar
  9. Anónimo9/2/14 22:05

    Enfim, dizer mal só por dizer e criticar só por criticar!
    As perguntas e exigências de esclarecimentos estão ao nível de perguntar, que contactos terão sido feitos "ao nível" do São Pedro para evitar os ventos excepcionalmente fortes e a tempestade!
    Ridículo!
    Não é preciso ser especialista da matéria, basta ter bom senso para não colocar as questões desta forma.
    Quem trabalha na área tem perfeita noção da ridicularidade a que o autor do post se expôs!
    Como benfiquista e especialista na área, resta-me apenas dar a minha opinião e esclarecer os menos entendidos nesta área da construção e segurança de estruturas que este post mais não é do que vontade de dizer mal....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo, és especialista em quê? Achas que vens dar lições de calcúlos de esforço a quem?
      Sabes que qualquer estrutura tem que estar preparada para resistir de forma mais que razoável ao efeito dos elementos?
      Não te parece que uma cobertura como a da Luz tem que estar preparada para ventos mais fortes? É que não estamos a falar de nenhum ciclone ou tufão.

      Ridículos são os comentários de gente como tu que vê em tudo ataques ao presidente do Benfica.
      Ridículos são os latidos de quem se caga em tudo, desde que sirva para proteger não sei quem.
      Ridículos são aqueles qu mostram pelos seus comentários que a segurança de outros benfiquistas está abaixo dos seus interesses.

      Eliminar
    2. Ok, especialista, dà là um simples esclarecimento pois pode ser útil!' Não te esqueças que o estádio tem 10 anos!!

      Eliminar
    3. Anónimo9/2/14 23:14

      O que importa ter 10 anos? Até podia acontecer no primeiro dia depois de construir! Será que as condições de hoje são normais ou habituais? Será que sabes que até estruturas bem mais importantes para o funcionamento do país e até atendimento em situações de catástrofe como quartéis de bombeiros, hospitais são dimensionados para determinadas condições. E que esse dimensionamento é feito com base em modelos (e portanto pressupostos e previsões) e que ninguém pode assegurar de forma exacta as condições a que a estrutura da cobertura do estádio esteve sujeita ( qual foi a velocidade do vento? será que foi 90km/h, será que foi uma rajada de 100km/h, ou mais, será que quem critica tem esta informação?!?!?) Por estas e por outras é que se fala sem saber e sem informação, com certeza que é mais fácil encontrar culpados e linchar em praça pública e fazer perguntas ridículas, mas há sempre quem siga o caminho mais fácil! É o que temos, aqui, como no país!

      Eliminar
    4. Portanto para o 'especialista' os arranha céus e outras estruturas em zonas fustigadas por tufões com ventos a chegar aos 250 Km/h ainda só estão de pé devido á sorte e outros factores incontroláveis... Simuladores do comportamento das estruturas a determinadas condições, túneis de vento e a vasta informação da resistencia de diferentes materiais e aerodinámica deve ser tecnologia extra terrreste e eu devo ser um deles só pode!
      Especialista em quê? Difundir conscientemente ignorancia e falsa informação para benefício de outrém?

      Eliminar
    5. Caro anónimo, por acaso, mais uma vez, não concordo contigo. Não me parece que o País tenha qualquer objectivo em encontrar culpados para o que quer que seja. O País segue mais a tua linha que é: há sempre uma razão qualquer para o sucedido só que é muito dificil de estabelecer a razão do sucedido e por isso, foi o vento!!! Não duvido que o vento foi a principal razão do sucedido, mas não devemos esquecer que já tinha havido um episódio com a cobertura do estádio num jogo da equipa B. Será que se deu a devida importância a esse facto??!!

      Eliminar
    6. Zé Águia10/2/14 17:54

      Stress eles são especialistas mas é na burrice isso sim!

      Eliminar

  10. Bastaram uns fumos para a estrutura ceder, depois há uns tempos voaram umas placas e hoje com um ventito quase vinha a cobertura baixo.

    A fobia das obras foi tanta que demoliram um dos mais emblemáticos Estádio do Mundo cuja remodelação e copbertura ficava por ...1/4 do que se gastou naquilo que já vi gozado na net como e estádio... MADE IN CHINA.

    O argumento para a demolição da VELHA CATEDRAL , a verdadeira, foi o custo de manutenção e pelo que vamos vendo essa foi mais uma das muitas mentiras que a longo de todos estes anos nos vêm sendo contadas.

    Felizmente por pouco se evitou uma tragédia mas esta cambada de chicos-espertos nunca aprenderá com os avisos.

    Depois disto ainda temos os pataratas do costume insurgir-se contra aqueles que não engolem patranhas.

    ResponderEliminar
  11. Espero que o construtor do estàdio, hoje, continue a ser o mesmo!!

    ResponderEliminar
  12. Anónimo9/2/14 22:17

    Shadows, não percas tempo a dar respostas a comentários estupidos como do Carlos Loureiro. Esse tipo de pessoas nao raciocina e parece que tem um coração de pedra.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo9/2/14 22:24

    é por este tipo de posts que já só venho a este blogue por causa das ligações do lado direito e tento ao máximo ler o que está do lado esquerdo. Sinceramente vocês devem ser pagos pelo Pinto da Costa ou pelo Bruno de Carvalho não sei. Enfim respondendo às suas perguntas

    Visto a cobertura do Estádio da Luz estar abertamente exposta aos elementos, foram efectuadas inspecções de segurança ao Estádio e à sua cobertura nas últimas 48 horas?
    R: Mas desde quando é que se fazem inspeções nas últimas 48 horas por causa de uma cobertura "exposta aos elementos". Você por acaso vai inspeccionar a sua cobertura ou o seu telhado de 48 em 48 horas porque está "exposta aos elementos"?

    Se sim, por que entidade certificada para tal? Quando foram efectuadas essas inspecções?
    R: Não foram realizadas. Quanto à "entidade certificada" para realizar inpeções a coberturas expostas aos elementos de 48 h em 48 h talvez o autor do post possa enviar o contacto da que utiliza na sua habitação...

    Mediante as centenas de pedaços de lã de vidro, e sabendo-se do mal que faz à pele quando em contacto directo, como foi possível que andassem em campo sem luvas protectoras a apanhar os pedaços?
    R: Foi possível devido ao voluntarismo da organização em tentar ao máximo que um jogo desta importência se realizasse mesmo perante circunstâncias muito adversas e não previsíveis. Se foi uma atitude inteligente? Nem por isso, mas não deixa de demonstrar alguma capacidade de reação a circunstâncias imprevisíveis.

    Não estava previsto no plano de emergência da Luz o possível contacto com substâncias perigosas? Porque não havia equipamento protector disponível?
    R: Não. É um estádio, não é uma bomba de gasolina nem uma indústria química


    Porque se demorou tanto tempo até ordenar a evacuação do estádio?
    r: Porque obviamente que se pretendia que o jogo se realizasse, e esta é das decisões mais difíceis de ser tomada. Felizmente foi tomada na altura certa (Parabens ao benfica e à organização!) e conseguiu-se evitar qualquer vítima.

    :

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo, as tuas respostas demonstram a clara falta de conhecimentos para sequer opinares.

      Falo na últimas 48 horas porque coincidem com o ALERTA DADO PELA PROTECÇÃO CIVIL. Percebeste agora???

      Quanto ao resto, revelas o típico espírito de desenrascanço português. Não interessa ter um plano que preveja todas as situações possíveis de acontecer. Interesse é desenrascar depois de acontecer.

      A tua cegueira impede-te até de perceber que isto já tinha acontecido há um ano num jogo da equipa B.

      Sinceramente, preocupa-me que perante o que aconteceu hajam supostos benfiquistas que procurem desculpas para algo que colocou em risco a integridade dos adeptos que estavam no estádio.

      Eliminar
    2. Shadows... a manutenção nas últimas 48h é algo que não faz sentido (mesmo com o alerta) a não ser que tivesse agendada (embora com o mau tempo seja difícil fazer qualquer tipo de obras) mas seria interessante saber da manutenção periódica. Isto porque se a manutenção periódica (ou inspecção ou que raio se faça) for feita como deve ser e com a regularidade exigida, isto não poderia acontecer e ficar na responsabilidade do SLB.

      Mas em Portugal nunca se olha a manutenção... e eu só espero que o Benfica não esteja nessa onda... É que estamos num país onde todos gostam de ter novo, mas fazer manutenção tá quieto...

      O que aconteceu hoje no estádio é da responsabilidade do SLB... mas como outros disseram, a liga, a federação, o Benfica e o Sporting têm todas as responsabilidades por não terem adiado logo o jogo assim que se deu o alerta a partir das 18h (hora do jogo...).

      Eu diria que hoje foi mais um bom exemplo do porquê de em Portugal estar tudo mal... tristeza porque, em tempos, o Benfica ia exactamente na direcção oposta daquilo que estava mal no país e agora não foi...

      Eliminar
    3. Troza, o que perguntei é se tinha sido feita uma INSPECÇÃO e não manutenção nas últimas 48 horas, depois de se saber a previsão das condições atmosféricas. Pedia o bom senso que tal fosse realizado.

      E repara que não responsabilizo o Benfica pela demora no adiamento. Em igualdade de responsabilidades nesse campo estão Benfica, Sporting e Liga.

      Eliminar
    4. Anónimo9/2/14 23:13

      Shadows, sou o anónimo que criou o post.
      Tenho um curso superior, mestrado e experiencia profissional de vários anos na área da construção por isso acho que sou mais do que qualificado para opinar. As tuas perguntas é que demonstram uma grande vontade de criticar e de dizer mal do Benfica por tudo e por nada. Quando confrontados com uma situação extremamente complicada, com dezenas de milhar de pessoas na assistência com bilhete pago, com o primeiro grande jogo a ser transmitido pela Benfica TV, e os responsáveis do Benfica/proteção civil/policia tiveram o discernimento de evacuar um estáo cheio 7 minutos antes de cairem placas na plateia. Quanto a mim esta é uma decisão extremamente difícil e que foi tomada de forma correcta. Sinceramente admiro quem teve a coragem de a tomar e dou-lhe os meus parabéns pois imagino que a pressão para que o jogo se realizasse fosse enorme

      Sinceramente as tuas perguntas, parecem aquelas perguntas de quem não tem o mínimo contacto com a área da construção e só se preocupa com as questões de "imagem" e de "comunicação" sem perceber que no mundo real as leis da natureza não se preocupam por aí além com a "imagem" e a "comunicação".
      Imaginar que é possível prever todo o tipo de danos que podem acontecer a uma estrutura com rajadas de vento desta intensidade é ridículo. Os danos não foram estruturais como por exemplo aconteceu com o varandim que caiu no Estádio do Sporting e que levou à perda de vidas.


      Uma vez que o alerta vermelho também era no Porto e lá tomaram a decisão de prosseguir com o jogo não terá sido a decisão deles ainda mais irresponsável? Porque razão não foi o jogo cancelado no Porto também, e todos os outros jogos a realizar neste horário?



      não sei as tuas qualificações mas a verdade é que tenho um curso superior na área e 5 anos de experiência profissional e por isso sei que existem certas situações que faz sentido prever e outras situações que não faz assim tanto sentido.

      Eliminar
    5. Anónimo, não questiono a tua formação, mas digo-te que se é como dizes, tive professores que foram e são brilhantes engenheiros que corariam de vergonha perante o que dizes. Quando desenhas e projectas uma cobertura, tens que prever o esforço e elementos a que vai estar sujeita. Como não estamos perante nenhum furacão ou tufão, das duas uma: ou foi mal projectado ou foi mal executado. Ou então algo parecido aliado a um plano de manutenção deficiente.E mais não digo. Isto olhando para a parte técnica da questão.

      Quanto ao alerta, eu nunca escrevi que o jogo deveria ter sido cancelado aquando do anúncio do alerta vermelho. O que deveria ter sido feito era esgotar todas as hipóteses antes de chegar ao jogo. Inclusivé perante o sucedido já no passado recente com a cobertura da Luz.

      O que me preocupa é como um profissional da área, como afirmas ser, seja tão ligeiro numa análise técnica. Espero nunca entrar em algo projectado por ti.

      Eliminar
    6. Anónimo9/2/14 23:45

      Mais um vez sou o anónimo que escreveu o post.

      Se os teus professores são "brilhantes engenheiros" (espero ao menos que sejam de estruturas e não do ambiente ou de outra área qualquer que não tem nada a ver...) já tiveste o cuidado de lhes perguntar o que acham desta situação? Se de facto indicia uma estrutura mal calculada/executada ou se de facto os ventos foram de tal forma extremos que ultrapassaram os coeficientes de segurança normalmente utilizados nesta situação? Não estamos perante um furacão ou um tufão mas estamos perante uma Tempestada de seu nome Stephanie com ventos previstos de 130 km/h que provocou mais de 900 incidentes pelo país inteiro, fez desviar aviões que tinham Lisboa como destino, condicionou o trânsito na ponte 25 de Abril, portanto um coisa normalissima, enfim.
      Já agora pergunta-lhes o que acham dessas tais "inspeções de 48 horas em 48 horas de coberturas expostas aos elementos" e já agora pede-lhes os tais contatos das "entidades certificadas".

      Não estou a ser ligeiro, repito que o incidente que se passou na Luz a nível estrutural não tem nada a ver com a queda de um varandim de betão como o que se passou em Alvalade. Podes perguntar aos teus profs também o que acham disto..

      Pois eu espero que esta tua campanha anti-Vieira tenha resultado pois sinceramente acho que já está na hora de mudar, mas espero que não estejas na lista como assessor de comunicação ou como bloguista oficial ou outra coisa do genero pois da tua parte vejo muita critica destrutiva e pouca discussão séria do que devia ser o benfica.

      Eliminar
    7. Anónimo, tu tens tão de engenheiro como eu de agricultor. E percebes tanto de segurança ou de procedimentos para organizar um evento com milhares de pessoas como o emplastro do FCP.

      Pelo teu raciocínio de especialista, se a cobertura da Luz levantou perante os ventos das 18h, o que dirás perante o pico da Stephanie por volta das 03h? Se fosse um caso virgem, e desde que as inspecções e manutenções periódicas estejam em dia, teria que se perceber. Mas não é o caso.

      E perante isso, era obrigatório que o organizador do jogo(Liga) e o dono do estádio(Benfica) e conhecedor de situações anteriores, agissem preventivamente.
      É isso que tu e os como tu, ávidos de proteger o dono e cagando-se para o que realmente é importante, que é a segurança de todos os que vamos à Luz, só se preocupam em arranjar desculpas.

      O teu último parágrafo revela-te, Pedro Guerra.

      Eliminar
    8. Ja te responderam,ja tentaram abrir-te os olhos para as varias questoes mas continua a ser tua a razao.Nao ha nada a fazer es mesmo casmurro e ANTI presidente

      Eliminar
  14. Sacana! Malandro! Bandido!
    Se o Marquês Pombal fosse vivo apertava-lhe o pipo.
    Então não é que o cabrão, nas 48 horas anteriores ao terramoto, não mandou verificar todas as fundações, pilares e estruturas afins!

    Eleições já!

    E enquanto marcam e não marcam as eleições, sai mais um petardo para animar a Malta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se fosse outro tema, escrevia Lool. Como é um tema demasiado sério, pergunto-me o que realmente pensas disto ou se não dá para mais.

      Eliminar
  15. Detective dos tapadinhos9/2/14 22:54

    Shadows queres saber a verdade eu conto-te

    Uma vergonha e de uma incompetência atroz.Esta porcaria com a lã da cobertura já tinha dado m...erda num jogo o ano passado no Estádio da Luz da equipa B do Benfica e se não estou errado contra o Feirense.Depois noutro jogo também andaram chapas a voar pelo Estádio.O blog que investigue isto sff.Ao que parece não se fez nada e cagou-se para o assunto e voltou acontecer o mesmo.É que isto já não é a primeira vez que acontece só que hoje foi bem pior do que nas outra vezes porque tava mais vento e o Estádio estava cheio e naõ era um jogo qualquer , tavam milhões a ver pela tv Nos outros os jogos não tinham tanto impacto , nem estavam a ser acompanhados com horas de antecedência e tudo se abafou.Hoje nao havia hipoteses de abafar já que estava tudo pregado à tv para ver o derby e foi o que se viu.Um dia que envergonha o nome do Estádio da Luz e o Benfica.É que se isto fosse a primeira vez era uma coisa mas isto é uma coisa que aconteceu recorrentemente nos 10 anos do Estádio.Basta fazer um pouco mais de vento e a estrutura da cobertura dá barraca por todo lado e da grande.O blog que investigue sff e não tenha medo de dizer o que se passa verdadeiramente.Um estádio com 10 anos e anda a cair aos bocados.É que estes problemas na cobertura não foram só hoje.O blog ou tu Shadows que investiguem isto a fundo sff

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá vem o portista mandatado pelos SD para estar de guarda aos blogues benfiquistas para poder lançar mais um pouco de confusão e alarme. Estás marcado, Costa, Pinto ou Monteiro ou lá como é o teu nome! Já te disse que és conhecido!


      Eliminar
    2. Ele é portista por não ser limitado nem carneiro? GOLD.

      Eliminar
    3. Este anónimo parece ter feito o curso de engenharia na Benfica TV!!!

      Eliminar
    4. Anónimo tas com medo de alguma coisa.O que o detective diz são factos que aconteceram ponto!Tens algum problema em que se investigue isto?Parece-me que alguém tem o rabo preso por arames aqui por estas bandas.O Detective manda investigar porque o que se passou ontem foi gravíssimo e é algo que se passou demasiadas vezes num Estádio com apenas 10 anos e tu para fugires com o rabo à seringa com medo de algo dizes que ele é dos SD , ou é o Pinto da Costa ou algo do género.Se concordava com o detective que se investigue isto e bem agora ainda concordo mais.Porque um anónimo não se dava ao trabalho de dizer que outro leitor é portista , é dos SD por apenas contar os factos.Alguma coisa cheira mal no teu comentário anónimo , cheira mal e bem

      Eliminar
    5. Eu não tenho medo de nada. Apenas não gosto de ver por aqui portistas a passarem-se por benfiquistas e a tentarem lançar a confusão porque há benfiquistas demasiado burros para o perceber e porque para estes é mais importante haver alguém que diga mal do clube, mesmo que pertençam à falange inimiga.

      Eliminar
    6. Zé Águia10/2/14 17:52

      Anónimo vai trocar de calças que essas estão todas molhadas à frente de tanta medufa que tens em que se descubra algo.Agora o detective por relatar factos reais e verdadeiros é portista.Oh homem ganha juízo que bem precisas

      Eliminar
  16. Macgyver9/2/14 23:07

    Shadows quais respostas.O LFV nos próximas horas inventa uma desculpa desfarrapada e os vieiristas dizem logo Amém Rei.O que eles se esquecem é que esta trampa já não é a 1ª vez que acontece.Já num jogo em que tive no Estádio o ano passado parecia que tava na serra da estrela a nevar lã e noutro jogo em que lá tive com os meus dois filhos tive medo de lá estar ao ver placas a voarem desgovernadas.O outro estádio era velhinho mas nunca aconteceu nada disto este com 10 anos basta qualquer coisa e desfa-se.Mas como sempre no Benfica não se vai apurar os responsáveis e vai se chutar a culpa para outra outra coisa qualquer , neste caso vai ser o tempo quase de certeza.Agora de uma coisa tenho a certeza aquela cobertura ou os materais ultilizados nela foram made in china , ou fugiu-se ali a colocar tudo o que tava no projecto para se ficar com dinheiro ao bolso , a sua concepção o seu projecto foi mal feito ou a manutenção e as inspecções às estuturas tem sido muito mal feitas..Porque basta o tempo estar mais rafeiro para que aquela cobertura dar problemas.Um inquérito é o minimo mas como sempre vai ficar tudo em águas de bacalhau.é que pelas minhas contas já sao tres vezes que a cobertura em 10 anos dá barraca.Não se vê isso em mais nenhum estádio em Portugal feito palas alturas do 2004 a não ser no nosso.

    ResponderEliminar
  17. Em primeiro lugar poderia ser lã de viro/rocha/ ou fibra de amianto o resultado era o mesmo, adiamento do jogo, derivado a razões de saúde publica.
    Não conheço o plano de manutenção do estádio da luz mas imagino que esta escrito deverá ser efectuada uma vistoria no mínimo visual em caso de condições meteorológicas adversas incluindo fenómenos extremos de vento ou pluviosidade, existe dois actores intervenientes na segurança (safety) deste espectáculo a "Protec. Civil" que disponibiliza os meios e autoriza o estádio para o evento e o responsável de segurança do SLB este que activa o PEI ou neste caso tb PS em caso de emergência, apenas este pode ordenar a evacuação do recinto derivado a segurança... Isto se o evento é coordenado por responsáveis internos.
    Não vou alongar, não conheço que organiza mas não deve escapar a isto, colocar o ênfase nos responsáveis do Benfica num incidente que ocorreu pouco antes do aquecimento é falacioso pois ninguém espera que uma estrutura ceda apenas por estar condições adversas (mesmo alerta vermelho, tens um risco elevado, e nas tuas áreas vulneráveis não apresentas ocorrências podes continuar a monitorizar, e esperar pela falha critica pois é a única que pode acontecer...
    Em resumo apareceu uma ocorrência, o responsável quando fez a 1ª avaliação tomando a decisão de não evacuar, perante isto foram chamados os técnicos para avaliar o risco para o Publico, foi determinado que apresentava um grande risco para publico, foi ordenada a evacuação, sendo visível a boa decisão com a queda de parte da estrutura, poderia ser mais célere? talvez, isso tem de discutido na reunião, tendo em conta os objectivos do plano.

    ResponderEliminar
  18. Haja vergonha e não abafem o que se passou.Isto hoje podia ter sido uma grande tragédia

    Eu hoje corri risco de vida no Estádio da Luz e é com pesar que digo isto mas nunca mais lá meto os pés.Para mim o Benfica enquanto lá estiver esta direcção morreu.Vou relatar o que se passou para o pessoal ter uma ideia.Eu tava na bancada onde estava a claque e uns 15 a 20 minutos do inicio do jogo por cima de nós era um basqueiro medonho.Movido pela curiosidade do barulho medonho olhei para cima e só via era placas de ferro abanar como leques , já meias soltas.Ao ver isso disse a mais dois colegas para bazarmos , quando vinha a sair já com medo ainda me foi dito vai-se embora?Olhe que já não volta a entrar e eu foda-se!Vocês não tem olhos nem ouvidos?Hoje por sorte não houve ali um acidente gravíssimo.Pelo que me contaram já cá fora mais membros da claque já não é a 1ª vez que isto acontece.Foda-se amo o Benfica , e faço tudo por ele mas amo mais a minha vida caraças e por isso no Estádio enquanto tiverem lá estes nabos nunca mais lá meto os pés fosga-se hoje vi a vida andar para trás.

    ResponderEliminar
  19. Ah e os EPI's como pode ser visto, ninguém que se encontrava em campo fazia ideia do material que estava a recolher e as possíveis consequências para a sua saúde, ter um plano de actuação com o equipamento para esta situação é completamente irrealista, nunca teríamos 15 ou 20 pessoas, devidamente equipadas para recolher este material. A solução mais óbvia seria a interdição do campo sem a presença de pessoas equipadas (ou interdição à recolha do material) e evacuação das bancadas. Mas a segurança falhou ~Hoje...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pimento, tu tens noção do que estás a dizer? Um recinto que leve milhares de pessoas e ao ar livre tem não só que ter um plano pré-elaborado para fazer face a este tipo de situações, bem como ter um director de instalações completamente dedicado a coordenar estes esforços.
      Parece-te irrealista que houvessem 15/20 pares de luvas para serem utilizadas como protecção? Não tens noção do que dizes. Organizar eventos em que milhares de pessoas estão presentes envolve que todos os aspectos, em especial os de segurança, estejam previstos e com um plano elaborado.

      Eliminar
    2. Desculpa, tu que não tens noção que estás a dizer... esta situação no mundo ideal estava prevista? quando fazes um plano não vais ter noção que vai cair material potencialmente do tecto? então não tinhas um plano tinhas um enciclopédia, pensas que 20/30 pares de luvas chegava? e o fato, a mascara, as botas, os óculos, fazendo por pouco, o avental e as mangas, o saco e plano de actuação para remoção e armazenamento do material.
      Que tas falar, é aquilo que eles fizeram um desenrascar, apenas aparentemente mais profissional, já agora os apanha bolas são sempre os mesmos para estarem preparados para efectuar o plano, quantas vezes se realizada simulacros ou exercicos treinavas com confetis?
      Uma coisa é nós apontarmos que fizeram mal, agora fazer as coisas como se deve é diferente.
      Quanto ao plano, claro que existe e o planos, e a parte da manutenção ninguém te tira razão, agora estar preparado para tudo é utopia, pois tens de fazer exercícios, e simulacros, e se dizes o contrario espero que trabalhes na área.
      Isto sem abordar o fenómeno das massas

      Eliminar
    3. Pimento, tu fazes ideia do que é preciso fazer para organizar um evento de massas? Um evento com milhares de pessoas? O planeamento? Sabes que planear não é só as coisas fáceis. É tentar prever situações imprevistas e estabelecer procedimentos. Claro que é impossível prever tudo, mas mediante as previsões de mau tempo com ventos fortes e o que já tinha acontecido com a cobertura no ano passado, parece-te ilógico que o que pergunto tivesse sido feito?
      Não é chegar ao estádio e abrir a porta.

      Quando recebes alguém na sua casa, és responsável pela sua segurança enquanto ela lá está. A Liga como organizador tem uma responsabilidade limitada. O dono do Estádio tem a primeira responsabilidade de apresentar as instalações com as garantias de bom estado e segurança.
      Posso-te dizer que já estive na organização de vários eventos em estádios com milhares de pessoas. Por isso, sei bem todos os trabalhos e planeamento necessário para que os espectadores que irão comparecer possam ter as máximas garantias de segurança.

      E não são só os adeptos. E se uma chapa acerta num jogador? Foi azar?

      Eliminar
    4. Sombras percebo que estas a dizer e estamos a chegar a um ponto comum, o que te disse era simplesmente era impossível estabelecer procedimentos para todas as situações e quando tens uma equipa não preparada de dezenas ou centenas de pessoas de varias entidades, não corre bem algo, simplesmente isto, quanto à manutenção deve existir da parte do responsável de segurança do estádio um conjunto de protocolos e procedimento estabelecidos durante condições adversas, mas perante estas condições também pode acontecer ocorrências .

      Planeamento também não é algo estranho para mim embora nunca num estádio de futebol, o SLBenfica tem um responsável pela segurança das instalações, mas quem neste caso ao contrario que estava dizer o responsável era a liga (pelo evento), existe os planos de segurança do estádio e os realizados para o evento (responsabilidade da liga tendo em conta a opinião do responsável do SLB), perante a ocorrência alguém decidiu deixar as pessoas na zona perigosa, correndo o risco de ser atingidas pela chapa, foi um risco calculado (ou não), fez-se a inspecção rápida na cobertura e decidiu-se "evacuar", agora podes perguntar porque demorou sensivelmente 45 min. a ser anunciado a evacuação, quando é visível nas imagens as pessoas a abandonar a área por medo? foi alguém aquela zona pedir isso? Isso sim tem de investigar, se foram activados os procedimentos pelo RS. Os jogadores por alguma razão não saíram do túnel, mas se tivessem em campo seriam recolhidos (espero), em termos de fenómenos de massa, são a coisa mais difícil de gerir ou prever nestas situações e a mais fácil de culpar por alguma falha, sim o planeamento de segurança dá muito trabalho e quantas mais entidades pior, mas continuo com a minha podes estabelecer um procedimento de vistorias e manutenção (nada relativo a este evento), para a queda ou risco de queda de estruturas do estádio, objectos no relvado, tudo nestes contornos gerais, por isso afirmei que querias todos preparados para apanhar o isolamento em segurança na hora era utópico. Agora perante um acontecimento na hora reclamares responsabilidades ao SLB e falta de manutenção acho um pouco apressado, mesmo recorrente, pois tens de verificar a envolvente e o efeito dominó que levou a esta ruptura.

      Eliminar
  20. A culpa é de alguém. O estádio é relativamente novo (10 anos) e não pode acontecer isto por maior que seja o vento. Supostamente o estádio é inspecionado periodicamente. A responsabilidade não pode morrer solteira... Podia ter acontecido grande tragédia.

    ResponderEliminar
  21. Com o que se passou hj nao me admiro nd que o LFV aproveite para dizer aos benfiquistas que vai construir um novo Estádio com mais segurança e deitar este abaixo.Com Lfv já tou à espera de td

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele vai construir um novo estádio no Seixal. Já o disse hoje em entrevista à BTV.

      Eliminar
    2. Não me admirava nada e desta vez a cobertura em vez de levar lã de vidro ou lã de rocha leva mesma lã de ovelha e lã carneiro.O que se passou chama-se no mínimo incompetência e é se por trás destes variados problemas com a cobertura do Estádio não tiver um caso de polícia , mas isso já não posso afirmar com toda a certeza

      Eliminar
  22. Águia Preocupada9/2/14 23:41

    Ao ler algumas das opiniões aqui expressas, chego à triste conclusão de que o mundo actual evolui vertiginosamente para o seu colapso!
    Hoje, muitos só valorizam o material, o supérfluo, os interesses pessoais. Os valores humanos, morais, a solidariedade, são algo secundário e desrespeitado e mesmo denegrido.
    Argumentos como: Consultar o S. Pedro ou quem pode adivinhar que vem aí intempérie, só podem ser utilizados como brincadeira ou ignorância! E se a brincadeira cabe na falta de valores que já mencionei, a ignorância, nos dias de hoje, não cabe em lado nenhum. A alta tecnologia existente para as previsões atmosféricas e a infalibilidade quase total demonstrada, não permite desculpas esfarrapadas como alguns aqui pretendem demonstrar.
    Só uma achega: Moro a escassos metro do estádio num 8º andar. Não imaginam a força com que o vento sopra e o barulho que produz. Imaginemos o alto do estádio e uma estrutura sem grandes apoios exposta a elementos extremos como estes?! A esta hora já a estrutura veio abaixo na sua totalidade! Seria melhor assim, porque caso contrário, vai-se remediar e voltar a acontecer quando surgir uma situação anormal como a que estamos a viver.
    Também eu não respeitei o conselho da Protecção Civil e fui ao estádio. Reconheço que não deveria ter ido.
    Por tudo o que assisti e estou a assistir, entendo que o jogo deveria ter sido adiado muito mais cedo.
    É que eu respeito a vida humana e os meus semelhantes!

    ResponderEliminar
  23. Artigo 94º do regulamento disciplinar das competições organizadas pela Liga
    Se fosse no dragão o Beto de Carvalho não parava de palrar.

    ResponderEliminar
  24. meu caro Shadows...ao ler certos comentarios fico estufacto com alguns deles.o SLB que eu saiba,tem um contracto com a Empresa MARTIFER para a manutencao da cobertura do estadio da Luz,pois foi esta empresa que fez as coberturas do Estadio da Luz,Estadio do FCP,Estadio do SCP e ainda fez as coberturas dos estadios para o Mundial do Brasil Arena Castelao(Fortaleza)o do Salvador da Bahia e do Gremio de Porto Alegra.nao acho que a Direcao do SLB (que muitos aqui atacam)tem responsabilidades no que aconteceu,mas sim a Empresa que fez a cobertura e que tem contracto para sua manutencao,nao achas?mas tambem digo que contra a Mae Natureza nao lhe podemos sacar culpas...
    Um abraco
    Antonio Macedo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. António Macedo, a Martifer tem contrato de manutenção, mas o Benfica não tem um director das instalações?
      Se contratas alguém para inspecionar a tua casa e fazer a sua manutenção, não te preocupas em verificar que faz um bom trabalho?
      Além disso, a Martifer executou trabalhos mas não foi a única. A Hilti forneceu material e participou nas inspecções, pelo menos até ao fim da obra.

      Se as condições atmosféricas eram assim tão más, porque não temos notícias do Restelo ou de Alvalade? E sabendo da condição financeira da Martifer, preocupa-me se estará a cumprir todos os itens de segurança, como a troca de material desgastado por novo.

      Leio muitas desculpas para o que se passou, mas poucas ou nenhumas explicações claras para uma falha de segurança grave e reincidente.

      Eliminar
    2. Shadows, não entres por aí. Aposto que hoje os lagartos estão a fazer uma vistoria a pente fino ao seu estádio. Há telhados que voam e outros que não voam. Há placards que caiem e outros que se aguentam. Não é por aí. Agora é verdade que temos que perceber o que aconteceu, pq é que aconteceu e evitar que aconteça novamente.

      Eliminar
    3. Johny Pipoca10/2/14 11:56

      Os vieristas são mesmo tapadinhos.Estádios como o de Setubal , como o do Restelo e nao se esqueçam que este está junto ao rio e leva com pelo menos o dobro do vento que o nosso estádio da luz leva não se ouve falar de um estrago que seja , e é construção velha o nosso com 10 anos basta qualquer coisa e parte-se todo.Até no nosso velhinho Estádio nunca aconteceu estas porcarias.É que esta porcaria da cobertura já vem de a 2 3 anos para cá mas ao que parece não se fez nada para solucionar o assunto.Só mesmo qd existir uma tragédia é que se faz alguma coisa.Já agora o mais caricato desta erva toda que polui o Benfica (LFV e sua direcção) vai ser se o jogo na Terça tiver de ser adiado novamente.

      Eliminar
    4. Podes perceber muito de estadios e coberturas, mas não percebes nada de fenomenos atmosfericos. Se não sabias que qualquer ventania (rajada, tufão etc.) pode acontecer numa area bastante pequena e, portanto, só afectar essa pequena zona. Falar de setubal ou restelo é pura ignorancia ou falta de conversa

      Arnaldo Ciclone.

      Eliminar
  25. Estou certo que também tiveste acesso aos avisos e obviamente que a primeira coisa que fizeste foi subir ao telhado e ver telha por telha. De tão preocupado, zeloso e voluntarioso que és, aposto que ainda foste dar uma olhadela no telhado do lado.

    ResponderEliminar
  26. Segundo este blog as respostas deveriam ser: a culpa é de LFV e de JJ. De resto se fossem os iluminados deste blog a mandar, os ventos iriam estar afastados do estádio da Luz, ou... iriam cancelar o jogo (as if...) ainda antes do seu sinicio... ou... munidos do poder de Thor e de Storm iriam fazer uma cúpula protectora onde todos iriamos assistir à luta entre JJ e o homem da Madeira, e apenas um saia vivo da cúpula!, ah, espera, filme errado....
    Como os constantes por este blog....

    ResponderEliminar
  27. Ah, e eu também estive no estádio, o meu lugar cativo é por cima da zona da claque, curiosamente não vi as tais placas de aço a abanar como leques, como um iluminado que assinou NN disse, fartei-me foi de ouvir os belos dos petardos que não ajudavam em NADA ao estado de espirito das pessoas, será que ainda não aprenderam enfiar os petardos pelo traseiro?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Glorioso SLB10/2/14 11:58

      Se não visteas placas abanar "como leques de papel" é pok és cego e surdo!

      Eliminar
    2. Garanto que felizmente vejo bem e ouço bem, e no sector 14 onde me encontrava na bancada sagres (onde lá estarei amanhã), nada vi de placas a abanar como leques de papel... Tal como quem foi comigo não viu, tal como quem estava á volta também não viu....
      Mas claro, o ponto de visão deve ser o mesmo de todos os lados do estádio... deve ser isso que queres dizer com esse post sublime.....

      Eliminar
  28. Esta situação foi só a maior vergonha (mais uma) de todo o consulado LFV!

    Pode-se colocar primeiro em causa a decisão de realizar o jogo já sabendo dos alertas, agora sendo sensata ou não a cobertura de um estádio relativamente novo tem que aguentar ventos como os de ontem. Ninguém pode prever a natureza o tanas , qualquer edifiício e estrutura é projectado para aguentar condições semelhantes sem se passar o triste espectáculo que todos vimos, mas deve andar aqui gente que come merda ás colheres para vir com desculpas esfarrapadas e tratar tão levianemente este assunto.
    Queremos respostas pois alguém falhou e tem que ser responsabilizado, ou foi quem projectou ou quem executou com responsabilidades para quem supervisionou tb. A coisa assume contornos ainda mais graves porque esta foi uma situação reincidente portanto é difícil não concluir que houve negligencia grosseira por parte de alguns besuntas!

    Quer dizer no evento de ter que lidar com uma tempestade com ventos na ordem dos 200Km/h aí deve saltar a cobertura toda não?

    O homem não tem culpa dos resultados porque não é ele em campo que joga, agora deve dizer que também não tem culpa porque não foi ele que andou lá em cima a construir, parece que afinal o rei do betão nem de futebol nem construção percebe, isto está bonito está agora os telhados de vidro já voam e a corte ululante ainda tem o desplante de vir com desculpas e ofensas baratas para quem tem dois dedos de testas, a esses: enxerguem-se!

    Acho que se podia fazer um post giro acerca das empresas responsáveis pela construção do estádio e de quem é quem nas mesmas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com ventos a 200 km o Estádio vai todo a baixo.Aquilo é só material vindo da china com qualidade baixa depois dá nestas vergonhas.Em Portugal mais nenhum Estádio sofreu danos a não ser o nosso mas claro só naquela zona do Estádio da Luz chuvia e tava vento no resto do país fazia sol e estava um vento ameno e 40 graus e a malta andava toda a banhos na praia

      Eliminar
    2. o nosso estadio e' o maior do Pais.....logo e' o mais alto do Pais....logo tera mais probabilidade de sofrer rajadas de vento.....comparar o estadio do Dragao que tem o relvado a um nivel inferior ao do terreno a' volta do estadio e' de facto de quem nao entende patavina!

      Eliminar
    3. Caro se dentro do SLB não existir vontade para apurar os responsáveis por tal construção desleixada é porque alguém deve andar com o rabo preso. Os prejuizos para o nome e marca BENFICA devem ser pagos pelos responsáveis se não atinge algo como isto abstenha-se de dizer disparates e armar-se em erudito.
      Por essa lógica da batata o Cristo Rei e a ponte já tinham caído há muito e concerteza ia bater palminhas e culpar a força do vento esse malandro que em tal sítio bate forte...

      Eliminar
    4. Zé Mário10/2/14 17:48

      fm dedica-te a jogar football manager e a umas consultas num bom psiquiatra e não digas parvoíces

      Eliminar
  29. Seria importante saber o seguinte:
    -. perante reiterados avisos de alerta da Protecção Civil para a tempestade que se esperava para a tarde de ontem e madrugada de hoje e recomendações para as pessoas ficarem em casa em algumas zonas do país (praticamente todo o litoral) o que é que leva mais de 60 mil pessoas a ignorar as recomendações e a deslocarem-se a uma das zonas atingidas assistir um espectáculo desportivo ao ar livre?
    - o que é que leva os organizadores desse mesmo espectáculo, conhecendo as previsões e alertas, a manter a realização do mesmo?

    Já agora: ao que se sabe a decisão de evacuação e o processo de evacuação foram muito rápidos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fernando Santos10/2/14 12:04

      O Estádio da Luz fica no Litoral?Na Costa?lol mas outro tapadinho

      Eliminar
    2. Fernando Santos10/2/14 12:06

      Foram rápidos lol Estava no Estádio e tava malta apanhar a lã e tiveram de ir para o hospital pk nem tiveram a hombreidade de avisar pelo speaker o que se estava a passar e que aquele trapo provoca alergias e comichão abundante!Enfim Tapadinho até dizer chega

      Eliminar
    3. Sim, o Estádio da Luz fica no litoral do país, tal como os estádios dos outros 2 grandes.
      Caso não saiba o significado de litoral pode sempre consultar uma enciclopédia.

      Litoral não é o mesmo que costa. Costa é a fronteira entre o mar e a terra. Litoral são as cidades/distritos junto ao mar ou tudo o que está a menos de x km do mar.

      Eliminar
    4. Lisboa não é uma área litoral, seu asno?
      Se o senhor estava no Estádio com alerta vermelho é um dos espertos...

      Eliminar
    5. E escreve-se hombridade, seu asno.

      Eliminar
    6. Fernando Santos10/2/14 15:09

      ya o Estádio da Luz fica bué perto do Mar.Aliás dá-se dois passos e podemos ir para a praia.Da próxima vez até levo fato de banho.Saio do jogo e vou dar um mergulho no Mar.Ca tapadinhos meu Deus

      Eliminar
    7. Fernando Santos10/2/14 15:11

      Estes asnos só mesmo com um gelado na testa para colocarem os neurónios a funcionar.Agora por cauda de um ventinho de nada (então quando isto tudo se passou era mesmo uma leve brisa) o país vai parar.Hoje 10 milhões de portugueses ficaram enfiados em casa e não puderam ir trabalhar devido a estar a chover e vento.lol Tapadinhos

      Eliminar
    8. Sim, a circulação na Ponte 25 de Abril e no Tejo foram condicionados porque havia um ventinho de nada.
      Deves ser um dos artistas que vai ver as ondas porque é bonito, está visto.

      Eliminar
    9. Fernando Santos10/2/14 17:42

      Nsc tas a falar de uma ponte por cima do Rio.Percebes a diferença?Ou é necessário ires ver o Nody para ver se ele te ensina!

      Eliminar
    10. Fernando Santos10/2/14 17:44

      Tu deves se daqueles que dizem olha o arco iris tem 10 cores e tu acreditas mas todos nós sabemos que não é verdade.Circulação no tejo!Barcos a navegarem no Rio?Queres comparar isso com um Estádio? lol Tapadinho até dizer chega

      Eliminar
    11. Ó analfabeto, estava apenas a demonstrar como as condições climatéricas em Lisboa eram excepcionais, daí o alerta vermelho. Na próxima faço um desenho, uma vez que tens dificuldade em inferir ideias simples através de mensagens básicas.

      Já agora, o arco-íris não tem 7 cores. E ainda se tivesse teria mais neurónios do que tu. A verdade é que o arco-íris tem mais cores do que átomos tu tens no corpo. O olho humano, dotado de visão tricomática, distingue cerca de 1 000 000 cores no espectro visível da luz solar, ou seja, no arco-íris. Mas esse espectro tem muitas mais cores não discerníveis.

      Não é preciso explicar muito mais para perceber quem é o tapadinho.

      Eliminar
  30. Infelizmente neste país a culpa morre solteira e chuta-se a responsabilidade para canto. Parece-me que, mais uma vez, é o que vai acontecer.

    Mas não hajam dúvidas que a responsabilidade do que aconteceu é nossa, e o comunicado que foi colocado na página oficial é anedótico.....então mas um vento mais forte arranca bocados do estádio? Ridiculo!

    O Benfica tem de responder por esta situação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Papa Açorda10/2/14 12:08

      no site "pequenos danos" Podem repetir sff LFV e seus compadres devem pensar que somos todos vesgolhos e dizemos amén a tudo como os vieristas.Nós somos benfiquistas meus caros não vieristas e pacóvios

      Eliminar
  31. Especialista em coberturas sou eu (vide meu perfil) e digo-vos ja que nao conheço nenbuma homologaçao nacional ou internacional contra rajaas de vento superior a 120 km/h. Isto oara dizer o quê? Que contra este tipo de intemperie nao ha nada como cancelar qualquer tipo de evento. O mal esta aí, ou seja, se ha um alerta vermelho devia cancelar-se previamente todo o tipo de evento desta natureza. Mas a industria futebol manda muito e o que valeu foi estarmos perante um estadio moderno com capacidade de evaquaçao de pessoas muito boa. Em todo o caso evitou-se uma tragedia. Parabens por isso. O resto é merda a sair da boca de azeiteiros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até que enfim, alguém com bom senso! Ando sempre a dizer o seguinte: "Todas as famílias precisam de um engenheiro!". A única coisa a fazer seria cancelar o jogo previamente.

      Eliminar
    2. Especialista em coberturas...de piscinas. Acho que não estamos a falar da mesma coisa.
      E falar nos 120 km/h às 17h e tal da tarde é abusivo. O pico do mau tempo foi bem mais tarde.

      Quanto ao resto, acho que o adiamento prévio do jogo poderia ter sido uma solução. E teria acontecido se a tal inspecção que mencionei, face às previsões metereológicas e ao passado recente da cobertura do estádio, tivesse sido efectuada.

      Concordo que uma das virtudes deste estádio é mesmo a fluidez das entradas e saídas.

      Eliminar
    3. Em estruturas de alumínio, caro amigo. obviamente, não sendo eu a martifer, o meu cliente alvo é o proprietario de piscinas e terraços que queira uma cobertura em alumínio. E sei do que estou a falar. e tu devias entender que se se sabia que vinha aí uma tempestade denominada Stephanie, com as caracterisiticas devidamente identificadas seria obrigatório as autoridades terem cancelado o evento. pura e simples. Mas isso não interessa muito. O que interessa é maldizer do Benfica. Tudo serve para apouca o Benfica, ainda por cima vindo de benfiquistas. Já não nos basta ter de levar com os antis....

      Eliminar
    4. Papa Açorda10/2/14 12:10

      Eu também não conheço nenhuma homologação nacional ou internacional contra rajaas de vento superior a 120km/h.Nem eu nem ninguém.Eu na minha burrice nem sei o que são rajaas vê lâ tu

      Eliminar
    5. Mas desde quando a essa hora o vento estava a 120 km.Digo-te mais aquela hora nem tava assim tanto vento como isso.Pior mas bem pior estava no jogo dos corruptos e não existiu qualquer problema.Aí sim o Vento estava forte.Só desculpas.Especialista em coberturas de piscina lol Então deves saber que as estruturas devem ser concebidas para conseguirem sofrer o impacto de intempéries.Esta foi uma coisa fraca eu nem quero pensar quando o Estádio levar com ventos realmente manhosos e com chuvada valente Vem abaixo quase de certeza

      Eliminar
    6. Letras: "Então deves saber que as estruturas devem ser concebidas para conseguirem sofrer o impacto de intempéries". LOL Foi no Wikipedia que aprendeste essa?

      Eliminar
    7. Akhenaton volta para debaixo da saia da tua mãe que este blog não é para bebés com a mania que são a última sanita made in Dragão.

      Eliminar
  32. É incrivel como para alguns está sempre tudo bem na sede de defenderem o seu grande líder. Incrivel. Ninguém está a dizer que a culpa é de Vieira mas é evidente que algo está mal até pq não é a primeira vez que tal acontece. As perguntas do Shadows carecem de resposta. Houve vistoria? Há manutenção periódica? Etc. Tudo isto tem que ser respondido.
    Alguém escreveu que não se prevêem tempestades??? Foda-se. Como é que se diz um disparate destes? Sabemos à vários dias que íamos ter mau tempo, tempestade fortíssima e não se prevêem??? Tem juízo!!!!
    O principal erro, no meu entender, foi o não adiamento do jogo mal se soube das condições climatéricas super adversas. Evitava-se que 60 mil pessoas se reunissem no mesmo sítio. O aviso e a evacuação do Estádio foi demorada, admito. Mais uns minutos e as chapas caiam em cima dos espectadores.
    A cena dos adeptos sportinguistas é um falso problema. Não se deixem iludir. O problema estava na outra bancada. O que eu acho que a policia podia ter feito era metê-los a todos nos corredores internos do estádio, só pelo sim pelo não. Consta que eles próprios não estavam muito preocupados com a sua segurança. Não se deixem iludir pelos comunicados calimeros.

    ResponderEliminar
  33. Como todos sabem a stephanie (ou lá como se chama) tem feito estragos por todo o pais. Árvores, zonas costeiras completamente destruídas, aeroportos fechados, pontes intransitáveis, etc. Incidentes destes são difíceis de controlar.

    Apesar de tudo à que louvar a frieza da decisão por parte das autoridades e do Benfica que felizmente tomaram a decisão certa no tempo certo. Todos queríamos ver o jogo e eu não sou exceção. Mas temos que perceber que se evitou uma tragédia. Foi feita a evacuação em 7m sem incidentes.

    ResponderEliminar
  34. O que se passou envergonha o Benfica e envergonha Portugal.Estas imagens do Estádio da Liga dos Campeões a desfazer-se vai passar por todo o Mundo e mais uma vez a culpa vai morrer solteira.O nosso Presidente como não foi ele que fez os arrebitos , nem as placas lava as mãos como pilatos , como se não fosse ele o máximo responsável por tudo o que se passa no Benfica.O habitual neste consulado.Agora até onde pensavamos que o homem era bom verifica-se que também no departamento de construção é incompetente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. envrgonha mais Portugal o teu presidente estar em escutas do apito dourado a oferecer fruta a arbitros em centenas contas de usuarios no youtube....isso sim envergonha-nos!!

      Eliminar
    2. Outro portista a passar-se por benfiquista. Topam-se à distância. Isto hoje está cheio!

      Eliminar
  35. Para
    Pat
    Quem envergonha o país são pessoas como tú,imbecil e anedota ou não vês o que acontece no mundo quando temos condições de tempo como o que ocorreu ontem.
    Não é o nosso estádio a desfazer-se,é tua cabeça,só vivem abcecados para dizer mal do presidente.
    És um obtuso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Senhor Silva10/2/14 15:19

      Para mim foi uma alta vergonha.Enfim já começo a ter vergonha de dizer que sou benfiquista na rua.Tantas são as humilhações do nosso clube a nível desportivo e agora até o Estádio ta com problemas

      Eliminar
  36. Só para dizer que é lã de rocha e não de vidro e não têm práticamente efeitos nocisos
    Terminem com a campanha de mal dizer.

    ResponderEliminar
  37. Para dizeres que começas a ter vergonha de ser benfiquista,cala-te e reduz-te á tua condição de ignorante, houve a acidentes,querias que fosse o benfica a cancelar antecipadamente o jogo,sustentado em que.
    Quem é a imprensa que é responável pela manutenção.
    Sabes qual é o maior recinto desportivo,em condições de tempo como de ontem podem ocorrer pequenos acidentes como este, aqui como em qualquer ponto do mundo.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking