O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

28 de Fevereiro de 2014.

. 25 comentários


Passam hoje 110 anos desde a fundação do Sport Lisboa, hoje conhecido internacionalmente como Benfica.

A história do clube, desde o dia 1, fez-se sempre de um acreditar profundo na honestidade e no trabalho e com compromissos profundos com estes valores por parte de todos os que vinham servir o Benfica.

Tivemos tempos gloriosos, outros menos bons, mas a matriz do clube nunca mudou: entramos para ganhar em tudo em que participamos.

A história recente do clube tem sido mais complicada.

Sempre tivemos adversários com uma rivalidade mais ou menos vincada, mas os últimos 30 anos viram chegar ao futebol em Portugal uma inveja e ódio profundos ao Benfica, à sua matriz popular e ao seu sucesso sem paralelo em Portugal lá fora.

No entanto, discordo de quem diz que o problema do Benfica dos últimos 20 anos tem sido o FCP ou o sistema.
O problema do Benfica tem sido mesmo os tiros nos pés dados por si mesmo.

Como o sucesso da BenficaTV tem demonstrado, o problema do Benfica nunca foi falta de apoio dos adeptos. A qualquer lado que o clube se desloque tem sempre a sua massa associativa bem perto.

O problema do Benfica tem sido o alimentar da paixão pelo clube com aquilo que é o verdadeiro combustível de tudo: as vitórias, o sucesso, os títulos.

O clube demorou a largar aquele hábito dos mecenas, das injecções de dinheiro por parte de benfiquistas que davam o que tinham para que o clube fosse mais além. Demorou a modernizar-se.
Dentro tantos que contribuiram para a construção do estádio antigo ou para outros momentos marcantes da vida do clube, destaco aquele que de mais perto acompanhei: Jorge de Brito.
A sua paixão pelo clube era enorme. Enquanto lhe foi possível, deu tudo ao Benfica.

Depois dele, vieram os presidentes que não foram os homens certos para o que o Benfica precisava.

Damásio ficará sempre lembrado como um capacho de Pinto da Costa, que até para a Liga de Clubes apoiou, e que permitiu que se destruísse um plantel forte, campeão nacional.
Recebe um clube com umas finanças debilitadas, mas desbaratou o plantel, estoirou o dinheiro em jogadores sem valor e deixou o clube na miséria.

Vale e Azevedo teve 2 iniciativas muito positivas: colocar em causa o monopólio da Olivedesportos e terminar com a pouca-vergonha que era termos 25 mil pessoas no estádio e apenas 4 ou 5 mil teram pago bilhete. Despachar os porteiros e colocar uma empresa de segurança foi iniciativa sua.

Mas nada disso apaga tudo o resto pelo qual já foi condenado. E o facto de que fora do futebol, era já alguém pouco recomendável.

A seguir veio o actual presidente, Luis Filipe Vieira.

Tem vários méritos: é a sua direcção que finalmente moderniza o clube, adaptando-o aos tempos modernos.
De facto, o Benfica hoje é um clube que está na linha da frente na comercialização da sua marca, da sua imagem e sem dúvida que a BenficaTV com os jogos do Benfica é uma das jóias dessa coroa de mérito da direcção de Luis Filipe Vieira.

O novo estádio com o naming das bancadas foi algo também inovador em Portugal.

Temos também um centro de estágio que é algo de que Vieira se deve orgulhar. Embora o projecto tenha nascido com Vale e Azevedo, foi Vieira que ultrapassou os problemas legais e que o construiu.

Mas nem tudo são rosas com Vieira.

O endividamento do Benfica está em níveis preocupantes. Alguém disse recentemente que 'os passivos não são para ser pagos mas sim renegociados'. Então não sei o que andamos a fazer com os nossos impostos à Troika.

Vieira recebeu um passivo de 86 milhões e neste momento está nos 500 milhões.
Há obra feita como o estádio ou o centro de estágio, mas nada disso justifica estes valores.
As vendas de jogadores estão no máximo que alguma vez fizemos, mas mesmo assim a dívida não diminui. Aumenta.

Temos um plantel forte a nível nacional, mas com falta de provas dadas lá fora para que justifique os salários pagos ao plantel e ao treinador actual. Basta olhar para a performance na Champions nos últimos 4 anos.

Hoje, que passam 110 anos da fundação do Sport Lisboa, o que falta ao Benfica?

O que, na minha opinião, falta neste momento ao Benfica presidido por Vieira é a paixão.
Os benfiquistas estão divididos entre o apoio incondicional a tudo o que Vieira faça e os que embora lhe vejam alguns méritos não lhe reconhecem o mesmo benfiquismo de paixão.

O envolvimento de Vieira com Pinto da Costa, o apoio a figuras do sistema como Fernando Gomes, as amizades acima do Benfica com António Salvador ou Joaquim Oliveira que são serviçais do sistema, o ter sido sócio do FCP durante quase meio século, de ter sido homem de confiança de Pinto da Costa, de ter sido visita frequente da tribuna das Antas enquanto o Benfica era enxovalhado, não o tornam numa figura simpática para muitos, nos quais eu me incluo.

Não consigo olhar para Vieira e encará-lo como um dos nossos. É inconcebível para mim que um benfiquista se misture com aquela gente corrupta e odiosa.

Não ponho em causa que o verdadeiro clube de que goste seja o Benfica. Mas duvido que face a relações pessoais coloque o Benfica em primeiro lugar.

Esse parece-me o principal problema que muitos benfiquistas como eu vislumbram em Vieira. E porque ele não faz qualquer esforço em unir os benfiquistas, ainda vinca mais essa opinião. 
Quantas vezes Vieira já compareceu junto de um grupo anónimo de benfiquistas? 
Quantas vezes saiu do seu gabinete e foi à entrada de segurança cumprimentar e enfrentar os sócios? 
Quantas vezes discursa fora do ambiente controlado das Casas?

Eu acho que a Vieira falta a mesma paixão pelo clube que tenho desde que o meu tio me deu a conhecer o Benfica, ainda eu estava no berço. Acho inconcebível ser sócio do FCP ou amigo de um corrupto. Acho inconcebível ser benfiquista e ter relações comerciais com o FCP, esteja onde estiver.

Vieira tem até ao fim da temporada para mostrar que os benfiquistas não devem continuar a sonhar com tempos gloriosos. Que de facto eles finalmente estão aí para ficar.
Acima de tudo, Vieira tem que comprovar com actos de que a sua paixão pelo Benfica está acima de tudo o resto. Senão o estádio continuará por encher e a glória de outrora continuará por vir.

Mário Coluna e Eusébio não se colocavam acima do Benfica. Para eles o Benfica era uma entidade superior, completamente acima deles. É o que falta a Vieira e até mesmo a Jorge Jesus.
E enquanto assim for, os adeptos continuarão longe, comparecendo apenas em massa em alturas excepcionais.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

25 comentários

  1. Couve de Bruxelas28/2/14 22:59

    Como Benfiquista sinto-me indignado e ofendido com opiniões provocatórias num blogue que se diz benfiquista. Não podemos admitir a negação de factos que toda a gente conhece! É estar a brunira com os benfiquistas e a fazer jogo do inimigo!

    "No entanto, discordo de quem diz que o problema do Benfica dos últimos 20 anos tem sido o FCP ou o sistema.
    O problema do Benfica tem sido mesmo os tiros nos pés dados por si mesmo."

    Como é possível um benfiquista escrever uma coisa destas?? Só se estiver cego ou ter chegado agora de Marte depois de 30 anos de ausência.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu que hoje escreves com esse nome e noutros dias com outro, em vez de rebateres o que digo, dizes-te indignado e mais nada. Não te indignam os factos que relato, mas o facto de eu os escrever. Tenho pena de ti.

      Eliminar
    2. A razão de um prisioneiro cumprir a pena a que foi condenado não são as trancas nas portas e os guardas em redor — é o facto de não se portar lá bem e assim não obter uma remissão de pena, saindo mais cedo. A culpa é dele...

      Eliminar
  2. Vou ser curto e grosso !

    O dia 28 de Fevereiro de 2014 que fica tristemente assinalado na história do Sport Lisboa e Benfica pelas cerimonias fúnebres de um dos seus símbolos mais representativos, é,porque o destino tem destas ironias, a data em que se assinala o centésimo decimo ano do seu nascimento como um clube dos mais representativos do velho Continente; e nem o clube nem o " Eterno Capitão" mereciam que esta data fosse manchada com um comentário tão despropositado e tão pífio . É lamentável que não tenhas um pingo de bom senso ,para perceber que a " ocasião faz o ladrão " e tu hoje agiste como um ladrãozeco de baixo nível , porque com este comentário roubaste dignidade à data,que merecia muito mais do que este arrozoado de baixo nível!
    Sabes, eu fui daqueles que ainda teve o privilégio de ver o " Monstro Sagrado " jogar muitas vezes envergando o manto sagrado, e sinto vergonha por o meu clube ter adeptos e sócios da tua jaez !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falas muito mas não dizes nada.

      Eliminar
    2. É só isso que tens para dizer ?

      Definitivamente,a pobreza de espirito e a sofisticação não se coadunam !

      Eliminar
    3. Quando quiseres discutir os temas em si, terei todo o gosto. Se é para não abordares os pontos que escrevi, ignorando assim os factos que relato, então nem perco tempo.

      Eliminar
    4. Quando resolveres escrever sobre as modalidades praticadas pelo Benfica, seja futebol, futsal, basquetebol, andebol, voleibol, hóquei patins, rugby, ténis de mesa, atletismo, terei todo o gosto em comentar; agora sobre o modelo de gestão desportiva, comercial, econômica, marketing, merchandising e outros aspetos correlativos da vida do Benfica, como não te reconheço competência para tanto e essa só a minha opinião, nunca comentarei seja o que for que venhas a escrever, porque sobre a vida interna do clube existe um tempo certo, local adequado, e regras próprias !

      http://www.slbenfica.pt/Portals/0/Documentos/Estatutos/ESTATUTOS.pdf

      http://www.slbenfica.pt/pt-pt/empresas/investidores/investidores/estatutos.aspx

      Eliminar
  3. Olha, mais um post a criticar o Benfica LOL

    ResponderEliminar
  4. Vieira tem ate ao fim da temporada?
    Mas es tu quem manda no Benfiquismo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlos Palma, é a minha opinião.
      Acho que tem mesmo de demonstrar até ao fim da temporada de uma vez por todas que realmente já não é assim como descrevo e que o interesse do Benfica está acima de relações pessoais ou outros interesses.

      São 12 anos de Vieira com apenas 2 títulos de capeão e apoios a corruptos. Já teve mais que tempo para fazer aquilo a que se propôs.

      Eliminar
  5. Anónimo1/3/14 09:24

    Então o Vieira paga 1 milhão ao Porto e só sabemos hoje?

    ResponderEliminar
  6. Caro Shadows,

    Desculpa o tratamento por tu, mas penso que te recordas que já tivemos oportunidade de nos conhecermos. Será a primeira e única vez que me lerás estas minhas palavras. Para tudo na vida tem de existir bom senso. Para tudo na vida tem de existir equilíbrio. Como sabes tenho respeito por quem defende da forma como o fazes as suas convicções e opiniões e principalmente sem "virar a casaca" como muitos o fazem. Ser abertamente contra algo ou alguém é algo que requer coragem, determinação e acima de tudo disponibilidade para nunca abandonar a causa.

    No entanto, tenho já alguma experiência disto dos blogues e sei que uma mensagem só passa se houver quem a leia. Se a mesma for estruturada de forma clara e pertinente (lá vem outra vez o famigerado pertinente), e, embora eu considere muito pertinentes muitas das críticas que te tenho lido à gestão de LFV, não posso deixar de discordar com o tom beligerante que as tuas intervenções tem tido, que levam inclusive a que, até a mim, se vai tornando difícil entender o porquê de, neste caso misturares um texto que seria (pelo menos pelo título) de elogio aos 110 anos do Benfica com as críticas a LFV.

    Tornar a mensagem confusa não ajuda nada a que ela passe para mais gente e, digo mais, não contribui para o nascimento de uma corrente de opinião alternativa à que hoje rege os nossos destinos.

    Não te confundas com as minhas palavras. Não tenho a mínima 2.ª intenção pelas escrever. E também, porque já o sofri na pele, não ligo o Benficómetro com ninguém em especial pois todos temos a nossa maneira de ver o Benfica. E todos temos direito às nossas opiniões.

    Considera isto o meu concelho, se é que posso te o posso dar: Separa as águas e não mistures as coisas, tenta encontrar o equilíbrio de que falei no início do meu comentário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, entendo o que escreves e agradeço a forma como o fazes.
      O que acontece é que já passamos demasiado tempo a olhar para estes temas em separado. Não há mais tempo para continuarmos a esperar que venha a recuperação desportiva.
      São 12 anos de Vieira, é uma sucessão de movimentações para se perpetuar no poder e é o avolumar de decisões tipo 'fuga para a frente'.

      Compreendo o facto de por vezes a forma como escrevo provocar muitos anti-corpos. Mas já há tantos a escreverem de forma 'políticamente correcta' que alguém tem que assumir aquele papel mais difícil do mau da fita. Eu não me importo de fazer esse papel.
      O que ninguém pode esperar é que eu 'doure a pílula' ou ignore o que é o Benfica no seu todo.
      Os benfiquistas têm é de deixar de esperar que tudo lhes venha ter ao colo. As alternativas, a cultura de exigência, tudo isso tem que ser algo intrínseco ao benfiquista.

      Mas vou levar em conta o que escreveste, claro. Abraço!

      Eliminar
  7. Shadows, sabes que me fazes lembrar aquelas senhoras já em idade avançada que a qualquer pergunta sobre; então como tem passado?ela te responde logo, ai e tal os meus joelhos, se não fossem os meus joelhos e a coluna se não fosse a minha coluna, o meu falecido que tanta falta me faz... Não saem deste registo e por mais que dês a volta ao texto elas voltam sempre ao tema.
    Tu estás igual, se o BENFICA joga a tua análise é sempre a mesma, JJ e Presidente, se o BENFICA não joga lá vens tu com o JJ e o Presidente, se Falece um dos nossos lá vens tu com o JJ e o Presidente, se Bruno de Carvalho fala lá vens tu com o JJ e o Presidente, se o Corrupto mafioso diz qualquer coisa, lá vens tu com a conversa do costume.
    Hoje para não variar decidiste parabenizar o BENFICA como só tu sabes, FALANDO DO JJ E DO PRESIDENTE.
    Oh Shadows!!!!!!!!
    Cumprimentos


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um ordinarão esse Shadows!!!! :)

      Tenho que manter a pressão. Talvez assim este ano possamos festejar no fim do ano...isto se Vieira e JJ lessem o NGB claro, o que não é o caso! loool

      Eliminar
    2. Se festejar-mos no fim desta época o muito merecido titulo, é claro que o mérito será todo do sr sombras.
      O comentário do MAFARRICO está muito elucidativo do q tem sido este blog. Esta é também a razão porque cada vez reconheço menos valor a este espaço e consequentemente me merece menos visitas.

      Eliminar
  8. Perigo!

    Fizemos 110 anos mas será que o Benfica vai festejar muitos mais aniversários???Com um passivo que só na Sad , repito só na Sad vai nos 450 milhões temo que o Benfica a continuar a aumentar assim o passivo todos os anos desde que Luís Filipe Vieira entrou que o nosso amado clube esteja prestes a fechar portas.Nenhum clube aguenta muito tempo este brutal com estas receitas que o nosso clube obtém.Nenhum.Nem o Benfica por maior que seja.Temos um passivo maior que Real Madrid e Barcelona mas temos 1/4 das receitas desses clubes.Só o passivo da nossa Sad é maior que o passivo total de Sporting e Porto.Aos 450 milhões de passivo ainda temos de juntar o passivo do clube.Isto ta lindo.

    Sinceramente não sei se hoje é um dia para festejar ou se é para estar triste e muito preocupado.Com este passivo astronómico que é muito superior aos nossos activos (podemos vender os jogadores todos , Estádio , Museu , Centro de Estádio , Estátuas , podemos vender tudo que ainda ficamos a dever milhões de euros) futuro a breve prazo do clube nosso clube estará hipotecado e a única solução será fechar portas como fez o Alverca.

    Só espero que quem apoia este matar silencioso do clube que depois tenha bolas para o assumir o que fizeram perante os filhos e os netos e tenham ainda mais coragem de não virar as costas ao clube quando tivermos de começar tudo de novo e a equipa tiver de jogar nos distritais ou torneios inatel.

    Continuem a bater palminhas e não olhem com olhos de ver e depois espantem-se quando o Benfica fechar Portas.

    Títulos - Poucos ou nenhums
    Passivo - Sempre a crescer para números colossais que ameaçam o clube fechar portas

    Mas ao que parece só alguns . muito poucos tem essa noção.


    Não queiram acabar com o Benfica meus Senhores.Só peço isso.Já nem peço títulos.Só não quero que o Benfica acabe e com este passivo isso está muito próximo de puder acontecer.

    Raciocinem.Questionem.Sejam Benfica.Sejam Benfiquistas sff

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A maioria que se diz benfiquista não passa de vierista e o estão-se a cagar para o Benfica.14 anos desse sócio portista a mandar no Benfica com apenas 2 campeonatos conquistados.Esse pecúlio envergonha o Mário Coluna , envergonha o Eusébio , envergonha quem realmente é benfiquista e não aqueles pseudos benfiquistas como alguns que são pagos para fazerem a ronda pelos blogs do Benfica e defender o patrão mesmo que para isso mintam com todos os dentes.LFV já arrebentou com o Alverca e dizia que as finanças estavam super saudáveis e bla bla bla e que o património do Alverca era fabuloso saí e a direcção seguinte quando viu o real buraco só teve uma alternativa fechar portas do futebol profissional o Benfica como clube muito maior que o Alverca tem-se sido mais difícil fazer o mesmo , resiste mais , mas não vai resistir sempre.Um passivo de mais de 500 milhões de euros , sendo que quando chegou apanhou um passivo de 86 milhões e onde os activos eram claramente superiores.Hoje estamos falidos tecnicamente , temos muito mais passivo que activos mas o pessoal diz que estamos super pujantes financeiramente.Estamos nas últimas e títulos nem vê-los.Nem com os piores Portos dos últimos 35 anos e com um Sporting inexistente conseguimos ganhar algo.Quase que aposto que esses vieristas quando se tudo se souber mudam logo de clube para fugirem à responsabilidade de dizerem que a culpa foi deles em deixar o Benfica afundar-se.Fogem que nem ratos

      Eliminar
    2. Brussels Sprouts1/3/14 17:00

      Estás a referir-te aos teus 30M negativos de resultados líquidos apenas em 6 meses?

      Eliminar
    3. Ricardinho1/3/14 17:06

      Manuel pá agora vamos receber 15 milhões do André Gomes lol Alguém acredita que uma pessoa no seu estado mental normal dava 15 milhões por um jogador que em 10 passes falha 8 lol Mais milhões da treta Posso estar errado e espero estar mas vamos receber tanto 15 milhões pelo André como recebemos pelo Roberto que foi exactamente zero Neps pela transferência do Roberto O André neste momento nem 5 milhões vale quanto mais o triplo


      Engraçado é que recebendo tantos milhões não à maneira de baixar o passivo nem que fosse 2 milhões de euros.Pelo contrário em cada relatório de contas lá sobe ele em catadupla mais um pouco.E o benfiquistas a assistirem a isto empávidos e serenos.Não ganhamos nada a nível desportivo e com um passivo destes estamos mesmo no bomj caminho , mas é para fechar as portas e não voltar a ser o clube que sempre fomos.

      Infelizmente os que se dizem benfiquistas do presente contentam-se com as migalhas que o sistema (no qual incluo o LFV como um dos homens fortes) disponibiliza de 6 em 6 anos para que os jumentos (pessoas que apoiam este benfica mediocre e sem ponta de chama) fique toda contente.Imbecis é o que vocês são

      Eliminar
  9. 100% de acordo! É o tempo do tudo ou nada para Vieira.
    Obrigado por terem partilhado o http://tufoderelva.blogspot.pt/ no vosso blog. Também já partilhei o geraçãobenfica no Tufo.

    ResponderEliminar
  10. Se é o valor obrigatório, não havia hipótese de não pagar.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo1/3/14 23:55

    Os últimos 30 anos viram chegar ao futebol em Portugal uma inveja e ódio profundos não ao Benfica mas ao F.C.Porto sem dúvida. Começou a partir de 28 Maio de 1987 quando a maioria em Portugal estava completamente confiante e descansada que era impossível o F.C.Porto ganhar ao Bayern Munique a taça dos campeões, mas o impossivel e inconcebivel aconteceu e o David ganhou ao Golias. A partir desse dia foi decretada uma inveja e ódio profundos ao F.C.Porto porque cometeu o ultraje de ter sido campeão europeu como o Benfica.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking