O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Relato de um benfiquista anónimo num dia de emoções

. 14 comentários
Começo por dizer que nunca vi Eusébio jogar ao vivo, mas como muito bem escreveu o Rui Gomes da Silva na sua página do Facebook, a história do SLBenfica não é a história de Eusébio, mas a história do SLBenfica teria sido diferente sem Eusébio...

Dito isto, quem em ensinou quem é esse "monstro sagrado" que me habituei a chamar de "King" foi alguém para quem Eusébio é o único ídolo que conheço, o meu pai... que é ele também o único ídolo que tenho.

Sou benfiquista não por influência do meu Pai, mas porque aprendi dele os valores do SLBenfica. Nunca me influenciou, mas cedo percebi que era o SLBenfica onde me revia face aos valores e educação que tive dos meus pais.

Hoje, novamente repito que não conheci o Eusébio nem nunca o vi jogar ao vivo, foi acima de tudo impelido pela representação do meu Pai, que por motivos de saúde não poderia estar presente contra o que era o seu desejo, que fui hoje para o Estádio da Luz... depois para o cemitério do Lumiar.

A pedido do próprio, deixei junto à estátua do King o único cachecol que em muitos anos vi o meu Pai usar. Vi no seu olhar, quando saí de casa dele em direcção à Luz que lhe estava a cumprir uma missão. Saí de casa com a plena convicção que tinha que ali estar pelo SLBenfica sim, mas acima de tudo pelas facas no peito que representavam as lágrimas do meu ídolo pela perca do dele.

Ouvi frases como "o futebol para mim acabou" ou que "era o último bastião do futebol puro jogado pelo prazer e sacrifício, pela camisola que honravam mais do que a própria pele". Doi muito ouvir isto de quem tanto amamos e ao lado de quem tantas alegrias celebrámos...

... mas hoje fiquei com a ideia que afinal o que já tinhamos celebrado juntos era uma gota num oceano de emoção e alegria que o King deu ao meu pai ao longo da sua vida.

Chorei e vi chorar, cheguei a pensar que loucura era aquela de estar ali horas à chuva e ao frio para assistir a um acto religioso que vai contra a minha convicção de celebração da vida. Simplesmente acho a cerimónia fúnebre um apelo ao sofrimento e tento evitar envolver-me sempre que posso.


Mas nunca arredei pé. Molhado, com frio, com lama... recordava com quem me rodeava que somos únicos. Não haverá no Mundo adeptos como os do SLBenfica. Vivi ali aquela frase sobre a mística que vi muitas vezes na Internet: 

 "Chove? Faz Frio? Faz Calor? Que Importa, nem que o jogo seja no fim do mundo, entre as neves das serras ou no meio das chamas do inferno... Por terra... Por mar... Ou pelo ar, eles ai vão OS ADEPTOS DO BENFICA atrás da equipa... Grande... Incomparável... Extraordinária... MASSA ASSOCIATIVA! É esta a mistica do BENFICA !!!"

Se a frase é arrepiante, mais ainda é ver como Deus escolheu que nos despedíssemos do King: 

- Em dia de Reis
- E num dia como aquele que celebra a mística... frio, chuva e por toda Lisboa

Voltei para casa estranhamente Feliz. Molhado, frio e sujo escolhi primeiro ir a casa do meu Pai agradecer-lhe por involuntariamente me ter levado hoje à Luz. Foi uma lição de benfiquismo que nunca esquecerei e foi uma lição que estarei sempre disponível para repetir, preferencialmente por motivos mais alegres. A emoção do meu Pai foi como que a confirmação de que agora sim eu percebia o que era o Eusébio.

Voltei para casa então com a noção também de que todos os atletas do SLBenfica que perceberam talvez apenas hoje o que é realmente o SLBenfica e porque é um clube tão especial. Eles, como eu e milhares de benfiquistas e portugueses, resistiram ao frio á chuva e ao apelo de se protegerem por serem atletas de alta competição.

Ninguém que comigo se tenha cruzado se preocupou se o Cardozo (que atitude!!!), o Luisão ou outro qualquer poderiam apanhar uma constipação ou uma gripe. Com a força do King até com 11 pneumonias venceremos o FCPorto.

Agora sim, senti quem é o Eusébio... Maior que a alegria desta consciência imensa, só mesmo o lamento de não ter nascido muitos anos antes para o ver jogar ao vivo, mas isso teria implicado não ter na minha vida o meu ídolo. Pois é, a vida não é perfeita.

Descansa em Paz...
A Luz ganhou um novo Deus que nos guiará. A tua aura sente-se na Luz...

PS- Nobre a atitude do SportingCP, representado ao mais alto nível, tal como a Liga, a FPF e várias personalidades. Lamentavelmente e de forma que só aumenta o meu desprezo por esse clube de mentira, falsidade e corrupção, o FCPorto não teve o sentido de Estado que o Eusébio de Portugal e do Mundo merecia. Os actos ficam para quem os pratica. Deus não dorme...
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

14 comentários

  1. Anónimo7/1/14 02:01

    Excelente. Excelente post nao posso estar mais de acordo. Agora espero que estes dois dias tenham ajudado os adeptos mais novos a compreender qual o Benfica que nos queremos recuperar e a que distancia nos encontramos de concretizar essa OBRIGACAO.
    Carlos palma.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo7/1/14 02:23

    Saudades que vou ter de ti Eusébio.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo7/1/14 09:22

    Descansa agora em PAZ!!!
    E SÊ do alto DO CÉU, a LUZ para o TEU Amado Benfica e NOSSO!
    Os Verdadeiros BENFIQUISTAS nunca TE esquecerão!
    Até um dia REI EUSÉBIO!!!!!!
    mf

    ResponderEliminar
  4. Belo testemunho. Agora que o Rei partiu é necessário, é urgente, apelar con todas as nossas forças para que o presidente nao vejano sentimento dos benfiquistasmais uma oportunidade de negócio. O nosso estadio tem de ter o nome EUSEBIO. Santa paciencia. Se ele é o maior tem de estar ligado ao maior estadio e nao a um canto o pavilhao ou centeo de estagjo. Essa coisa do naming nao pode impedir este gesto. Nunca. Isso seria vender Eusebio, como se ele tivesse uma clausula de rescisao ou um agente sequioso por euros. O Nosso Estádio tem de se chamar ESTADIO EUSEBIO. Nao admiteremos que o Presidente venha com essa ideia de que acha que ele nao queria. Ele tem de perceber que sao os adeptos que querem. Viva o Eusebio, viva o Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo7/1/14 11:15

      E porque tem o estádio de se passar a chamar Eusébio?
      Eu sou benfiquista, sócia, e não concordo nada com isso!
      O estádio já tem nome: Estádio do Sport Lisboa e Benfica. E é assim que, na minha opinião, deverá continuar porque, apesar do Eusébio ser quem foi, o Benfica é maior que qualquer jogador, treinador ou adepto.

      Saudações Benfiquistas.

      Eliminar
    2. também não concordo o nome do estádio é e sempre foi de "estádio do sport lisboa e benfica" mas para todos nós adeptos foi sempre o estádio da luz e sempre vai ser chamem o que lhe chamem com naming ou sem ele e coloca-lhe o nome do Eusebio acho que é secundarizar o nome de Eusebio que ele de todo não merece.

      Eliminar
  5. NauBenfica7/1/14 11:08

    Eusébio foi grande de mais para a mesquinhez de gente que só sabe estar no desporto para a golpada, a trapaça e o ódio. E as desculpas dos Aguiares são trapos sujos esfarrapados que não conseguem limpar essa mesquinhez.
    A resposta deve ser dada pelos nossos atletas no próximo domingo, na Luz. Era a homenagem maior de todas que poderiam prestar ao Rei.
    Eusébio faz muita falta ao Benfica, vivo, mas a sua morte pode dar ao clube o alento necessário para se engrandecer ainda mais.

    ResponderEliminar
  6. Espero que estes dias, os mais tristes desde que me sinto benfiquista por ver partir o consócio que melhor encarnou a nossa identidade e o que nos diferencia dos demais além das nossas cores, seja possivel respeitar o Sport Lisboa e Benfica.
    Desrespeitar o clube seria potenciador de um ruido catalisador da tristeza que invade muitos dos que acompanháram Eusebio diariamente durante anos.
    Benfiquistas "puros", sejam benfiquistas verdadeiros só umas semanitas, respeitem a dor de quem serve o clube como pode e por vezes para além do que deveria...como nós...Et pluribus unum

    ResponderEliminar
  7. Excelente, este é daqueles que vem cá de dentro, texto obviamente escrito com as lágrimas nos olhos:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. companheiro, levei uma injecção de benfiquismo que nunca esperei ser possivel na vida.

      Eliminar
  8. Anónimo7/1/14 16:37

    Grande texto... Na minha opinião, os dois últimos dias foram das coisas mais bonitas que vi na vida... UMA coisa ficou demonstrada é que Eusébio é enorme e teve uma despedida á sua altura...

    Só uma coisa que não concordo... Pah aplaudo de pé atitude do sporting... Mas não critico o facto de o porto não se ter feito representar por ninguêm... Pois dou-vos um exemplo no dia em que pinto da costa morrer, (a figura mais importante do fcp) não espero ver lá ninguêm do benfica a fazer-se representar.Eusébio era uma figura nacional mas era sobretudo BENFICA. Por isso não critico o porto... apresentou as suas condolências e ponto.

    Acho que nos devemos focar sim na bonita homenagem que Eusébio, o nosso KING, teve...
    AG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo7/1/14 17:36

      Qual o ano em que o Sr fruteira jogou pela selecao nacional?

      Carlos palma.

      Eliminar
  9. Anónimo7/1/14 18:39

    Então o senhor do post queria que os responsáveis do clube falso, corrupto e mentiroso fossem conspurcar o funeral do Eusébio com a sua (deles) presença?! Confesso que não compreendo esta lógica. Pessoas falsas, corruptas e mentirosas não deveriam ser benvindas nem se lhes deveria dar a oportunidade de homenagear alguém como o Eusébio.

    Cumprimentos

    Paulo Azevedo

    ResponderEliminar
  10. No passado sábado 25 de Janeiro dia de aniversário do Senhor Eusébio da Silva Ferreira fui ao cemitério por volta das 11,30 por uma flor na sua campa. No regresso à saida encontrei a sua filha D. Sandra que ia fazer o mesmo que eu, mas com muito amor. Arrisquei perguntei se era filha do Senhor Eusébio, ela educadamente disse-me que sim. Manifestei-lhe a minha tristeza, mas não lhe perguntei o que queria. É um episódio engraçado passado com o pai dela ? Será que a volto a encontrar ? Talvez.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking