O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Oh mister... ou preparamos o que dizemos, ou estamos calados!

. 13 comentários
Vamos lá por partes, mister, para ver se percebe:

- Não está em causa a sua opinião! Para que fique claro, o mister mete a jogar quem quer... e é responsabilizado pelo resultado disso. Ponto final.

Agora... quando está nesse lugar, tente por favor sair desse pedestal onde está e que lhe dá a mania que é o dono da verdade absoluta. Obviamente que mister tem razão quando diz que não há no SLBenfica nenhum jogador preparado para ter o mesmo rendimento do Matic. Isso é uma verdade óbvia... o que V. Exa. Dono da Verdade Universal não pode fazer é responder como se tivesse num café da Reboleira ou da Marisol.

Não satisfeito, o mister voooooolta a meter a pata na poça hoje e foi dar como exemplo para a aposta na formação o André Gomes, que chegou ao Benfica já no último ano de junior e tem miseráveis minutos jogados este ano, o André Almeida, que chegou ao Benfica e até já experiência de primeira liga tinha pelo Belenenses e depois o Ivan Cavaleiro que o mister demorou uma eternidade a "ceder à pressão dos sócios e dos jornais" para apostar no miúdo.

É desta maneira que o mister quer dizer que aposta na formação?

E continuando com a sua "magia verbal", então não é que o SLBenfica está "na senda dos exitos"?
DESCULPE? Como disse? O SLBenfica está na senda dos exitos? Mas quais exitos? Esta eu até poderia tentar arriscar uma análise, mas nem exitos financeiros, nem desportivos... não há exito nos últimos anos do SLBenfica que me faça perceber tamanha afirmação.

Depois ficamos ainda a saber que há miudos que daqui a 5 ou 6 anos não só integrarão o plantel, como serão soluções titulares do SLBenfica! Como é? 5 ou 6 anos? Argh... O Bernardo tem 19 anos, daqui a 5 tem 24! Ou será que está a pensar já o mister em apostar nos putos da formação dos Iniciados que têm 14/15 anos e daqui a 5 ou 6 têm 20?

Vamos lá voltar ao início... a ideia de base do Jorge Jesus FAZ TODO O SENTIDO! Mas as suas palavras, a forma como as expõe e as suas atitudes e escolhas demonstram PRECISAMENTE O CONTRÁRIO daquilo, não que ele diz, mas que dá para perceber no seu raciocínio.

Como é que isto se resolvia mister?

Bom, para já não dizendo estas atoardas da boca para fora! Ajuda muito, pensar bem antes de falar...

Ainda assim, assumindo essa tentação para a asneira e a total ausência, no Clube, de quem o ensine o que deves dizer e como deve lidar com uma conferência de imprensa, tinha ajudado bastante hoje MATAR logo o assunto:

"O que eu disse foi percebido de forma positiva pelos destinatários a minha mensagem e não tenho nada mais a acrescentar sobre isso. Se quiserem falar sobre o jogo de Domingo estou ao vosso dispor e, para quem tem duvidas, mesmo antes de vos anunciar a convocatória, desafio-vos desde já a identificar entre as equipas do topo da tabela, quem terá mais jogadores da formação na convocatória do que o SLBenfica, à excepção obviamente do SportingCP mas isso deve-se a outros motivos".

E depois só tinha que meter o Oblak, o Ivan e o Bernardo na convocatória... e ainda dar de barato o André Gomes e o André Almeida. Um deles, ou mesmo dois, até poderia ser o(s) elemento a ficar de fora, se quiser continuar a insistir em não lhes dar oportunidades.

O Bernardo nos convocados? Sim, mister... quantas vezes já nasceu o gajo que faz isto?


Ah! ... E já agora voltar a "desposicionar" a formação, para dizer que temos das melhores prospecções da Europa, também não é boa ideia. Ou seja, os putos não jogam, porque temos gente muito competente a ir buscar os melhores da Europa e do Mundo a clubes para depois os formar aos 19 anos e vendê-los aos 21 ou 22?

BOA! Nesse caso sugiro que nos alinhemos com o Vale e Azevedo e mandemos acabar com parte das equipas de formação. Se só vamos tirar um jogador de dois em dois anos, então concordo que temos staff, equipas e investimento a mais nessa área.

In the end... é tudo uma questão de comunicação... e já agora de coragem!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

13 comentários

  1. Wishmaster17/1/14 17:11

    Não quero ser defensor de ninguém mas acho toda esta situação muito empolada. Jogadores como o Matic são raros, ter todo aquele talento aliado a um poder atlético não é para qualquer um...

    Se o Jesus cede às opiniões dos adeptos ou da direção tem que sair imediatamente, se eu contrato um profissional qualquer faço-o porque acredito no seu talento e ideias.

    Relativamente à formação, eu não acho que o Benfica possa de um momento para o outro ter 5 ou 6 jogadores no 11 titular, não agora. Sou a favor de um modelo misto que privilegie a prospeção com critério e a inclusão dos jovens mais talentosos da formação.
    As camadas jovens do Benfica, num contexto perfeito, serviriam para potenciar todo o talento que os jovens tenham, sem grandes preocupações em obter títulos nessas etapas porque não é o mais importante.
    A formação em Portugal também terá de mudar, é preciso dar boas condições para quem pratica o futebol, 80% dos praticantes ainda joga em pelados cheios de lama.

    O Bernardo é talvez a maior promessa portuguesa da sua geração, se todos os anos as camadas jovens nos derem um Bernardo, problema é que é raro aparecerem, pois é mais fácil apostar em cavalos de corrida para garantir títulos na formação...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, parece que de repente temos de encontrar soluções à força na formação. Estas coisas só funcionam se for bem feito. E acho que quando é para dizer mal encontram-se sempre argumentos... Este ano foi A.Almeida, A.Gomes, Ivan Cavaleiro e Oblak. E também há Sílvio e Ruben Amorim que, não vindo directamente da formação, são produtos da casa. Esta conversa já enjoa... Agora que ele podia ter mais cuidado com o que diz podia...

      Eliminar
  2. Benfica by GB,

    Eu até posso compreender que não aprecies o Jesus e as ideas de jogo dele para o Benfica. Mas, acho que estás a ser demasiado duro sem saber os contextos das críticas que fizeste no teu texto.

    A questão do «pedestal onde está e que lhe dá a mania que é o dono da verdade absoluta» não é apenas o Jesus que a tem. Vai ler as entrevistas do Villas-Boas, do Vítor Pereira, do José Mourinho, do Klopp, e até mesmo do Guardiola e verás que todos eles, com mais ou menos têm sempre um discurso de sabichão. É preciso ver que é uma protecção que eles usam neste mundo governado pelas críticas dos media. É como se colocassem numa posição afastada não dando confianças a outros. A meu ver até entendo porque o fazem. Os jornalistas são como os miúdos: dás um dedo, querem-te logo o braço. Como tal, não dando confianças arruma-se logo a conversa. Acontece que há uns treinadores que sabem até onde poderão ir, outros nem por isso e por vezes o discurso torna-se um bocado bronco.

    Quanto à questão dos dois Andrés, o André Almeida e o André Gomes, deves primeiramente colocá-la aos dirigentes encarnados, pois são eles que decidem quem entra e sai. O máximo que o Jesus poderá ter influência é num parecer sobre determinado jogador e isso só se os dirigentes perguntarem alguma coisa. Ora sendo assim, e porque o Benfica não vendeu Matic e contratou Fejsa, um jogador mais experiente que desse mais tempo para o André Gomes poder evoluir calmamente e sem grandes pressões maléficas, este foi para a equipa B. Não vejo problemas nessa decisão do Jesus. Já o Almeida, tens de perguntar ao presidente porque é que foi buscar um lateral direito como o Sílvio, ou um lateral esquerdo como o Cortez, ambos emprestados... é que com Maxi e Siqueira, na teoria titulares, um dos três que sobravam teria que não jogar tantas vezes... e repara que enquanto Sílvio teve lesionado, o Almeida jogou... porque é que os jogadores emprestados têm de ser titulares no Benfica? Fica aqui uma questão que está claramente fora das competências do Jesus, conforme ele já deu a entender com o seu discurso de que tem "de inventar soluções".

    Quanto ao Bernardo Silva... vocês querem meter o miúdo a jogar logo. Também eu o desejava, mas é preciso ver várias coisas:
    1 - O Benfica joga sobretudo com dois avançados centro.
    2 - Temos um "10" mais experiente que o Bernardo que não tem jogado tanto, mas que foi um importante investimento desta temporada, logo terá que entrar primeiro que o miúdo, pois há interesse nisso da direcção.
    3 - O Bernardo Silva não tem trabalhado esta temporada com a equipa A, a não ser pontualmente (foi convocado para o Cinfães, jogo da taça de Portugal), tal como acontece com o Cancelo, e ao contrário do que sucede com Ivan Cavaleiro e, pontualmente com o André Gomes.
    Percebo a tua impaciência, sobretudo, depois de na época passada termos dispensado o talento de jogadores como o Miguel Rosa, mas eu já percebi que o Jesus é daqueles tipos que trabalha com o que lhe dão para a mão. O problema é a nossa direcção que dá jogadores dos seus amigos para potenciar.

    Digamos que na Luz há umas 4 categorias de jogadores:
    A - São aqueles jogadores que já sabes que irão num espaço de um máximo 2 ou 3 anos sairem da Luz por enormes quantias. São normalmente os que pertencem a fundos de investimento de grande renome.
    B - Jogadores assim-assim, que são representados por alguns amigos dos dirigentes, que chegam à Luz por quantias já significativas, mas que depois perdem-se cá e entre empréstimos.
    C - Jogadores portugueses e estrangeiros úteis que depois vão fazendo o núcleo duro da equipa. Normalmente não são apenas jogadores jeitosos.
    D - Jogadores da formação encarnada, muitas vezes utilizados para completar os critérios da UEFA.
    Logo é preciso mudar esta filosofia. O futuro está no modelo de formação do Barcelona. Grandes jogadores estrangeiros e nacionais e com a maioria da equipa a reforçar-se na formação de altíssima qualidade.

    ResponderEliminar
  3. Para comeco de conversa tens muito que aprender sobre futebol e ainda mais sobre formacao.um treinador nao pode enrtregar um jogador as feras quando tem a nocao de que esse mesmo jogador ainda nao esta preparado quer psicologica quer desportivamente sob pena de que aqueles que hoje pedem a gritos formacao! Formacao! Quando as coisas correm mal sao os primeiros a diabolizar um miudo que nao condiz com a imagem de craque que a maior parte das vezes so encontra corespondencia dentro das vossas proprias cabecas. Tenham calma nao vamos queimar miudos que posivelmente tem muito para dar ao futebol e principalmente ao Benfica. Esta coisa da formacao esta muito bem estudada se coseguimos aproveitar um jogador por ano podemos considerar como bons resultados,claro que ha anos escepcionais e todos nos esperamos por isso. Agora nao esquecamos que o Benfica e um grande clube com uma grande equipa e que nao e facil um miudo entar directamente no onze. Ate porque a nossa propria exigencia nao o facilita.
    P.S nao facam comparacoes com os lagartos porque a exigencia nao e a mesma e se pensarmos nas idades ha muita propaganda o mais novo tem 22 e ate aquele que tratam por miudo(andre martins)esta quase nos 25 anos vamos ter calma e confianca que Roma e pavia nao se fizeram...

    Carlos palma

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me lembro de ter referido que os miúdos deviam ser titulares ou que deviam tirar o lugar a A ou B, jogar muito ou pouco.

      Eliminar
    2. Mais uma boa opinião, estes que falam da formação a todo o custo devem ser os mesmos que mandavam vir com o roderick e outros do mesmo género. Gostava que me dissessem quem, nos últimos 30 anos, apostou em mais jogadores da formação do Benfica do que Jesus?!

      Eliminar
    3. Essa dos lagartos a exigência não ser a mesma é conversa de benfiquista cego. É indiferente as idades, o que importa é que apostam neles ou o Patrício agora não pode ser usado como exemplo só porque já lá está há 6 anos?! O william tem 21 anos, o mané 19. Formação não quer dizer crianças.

      Eliminar
    4. Sobre exigencia: se os lagartos coseguirem ficar em terceiros socios e adeptos com a C.social a frente ficam todos muito satisdfeitos. O William dentro de dois mses faz 22 mas nao e por ai ha jogadores que atingem a maturidade mais tarde por EX: o Bernardo nos escaloes inferiores pouco jogava.
      O que nao que vaia comecando a ter oportunidades eu proprio estou desejoso de o ver com a camisola da equipa principal tera e que ser muito bem escolhido o momento e o adversario.

      Carlos palma

      Eliminar
    5. Acrescento ainda que no caso do sporting, a aposta nos jovens existe somente por uma questão financeira, ou seja, nos bolsos só há vento.

      Eliminar
  4. Oh mister...ou preparamos o que dizemos, ou estamos calados!
    "relva tipo, tipo, tipo....não percebo nenhum tipo de relva....
    ok, então está calado!!!!!!!!!!!!!!!
    A. Loureiro

    ResponderEliminar
  5. acho que os adeptos devem perceber quem tem no plantel neste momento e depois pensar o que se podera fazer com os tais da formação!
    A.Almeida tem de lutar com maxi e silvio!
    A.gomes tem de lutar com fejsa e amorim, visto perez ter o lugar dele!
    Bernardo para jogar tem de se alterar o sistema, mas para a posição dele temos gaitan, djuricic e ate markovic!
    Oblak veio da B tinha Artur e P.Lopes! P.Lopes n conta e Artur meteu agua entrou direto!
    Acho que podemos apostar de forma gradual na entrada de jogadores. Mas fazer como muitos diziam e implicar a eliminação das taças e meter 5/6 jogadores da equipa B era 1 escandalo! E depois temos jogadores da equipa A que não sao titulares tipo o djuricic e anda ja lixado, e entrando 1 puto para o lugar dele, mais valia manda-lo embora.
    Isto passa por JJ também estudar 1 solução com o 10! Porque senão bernardo... Jamé!

    ResponderEliminar
  6. Para complementar o meu anterior comentario faltou-me a parte da gestao de ativos isto porque o benfica tera que fazer a substituicao do plantel aumentando a cota de portugueses mas de forma pensada e sem desvalorizar os actuais jogadores. Temos que os valorizar,vender e substituir na medida do possivel por portugueses o que leva o seu tempo,nao vamos confundir restruturacao com destuicao.

    Carlos palma.

    ResponderEliminar
  7. Matic: "aprendi muito com Jesus. Obrigado a ele"
    David Luis: "Temos sempre de lembrar quem nos ajuda e nos faz crescer. É um excelente treinador. Já lhe tinha dito que lhe ia dar a camisola. Foi um gesto de carinho."
    Javi Garcia: "Com Jorge Jesus cresci como futebolista, em todos os sentidos. É um magnífico treinador e estou-lhe muito agradecido"
    Ramires: "Jorge Jesus é um grande treinador, um dos melhores com quem já trabalhei. Ele tem a sua parcela de contribuição na minha evolução como jogador."
    Fábio Coentrão: "Jorge Jesus confiou em mim. Agradeço muito o que fez por mim. Não é qualquer treinador que chega ao Benfica e me mete a jogar depois dos dois anos que passei. Estou contente pela renovação do contrato dele"
    Saviola: ""É um treinador que gosta muito de tática e que procura aproveitar as maiores virtudes dos jogadores. Tinha coisas muito boas que adotei. Tenho boas recordações dele, tivemos boa química"
    Bruno César: "Foi um dos melhores treinadores que apanhei na minha carreira. Ele e Mano Menezes marcaram a minha carreira. Jorge Jesus é um grande treinador. Taticamente é dos melhores do Mundo, os treinos são de alta qualidade e o futebol que o Benfica joga é muito atractivo"

    Ainda bem que os jogadores só precisam de meia palavra. Já muitos não o querem entender ou pensam que os outros têm de pensar como eles. Para muitos a equipa B não é formação. Para outros é.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking