O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

O futebol e o dinheiro em redor das Antas. 'Goodfellas'

. 7 comentários

"Reinaldo Teles e o irmão Joaquim Pinheiro, ambos ‘vices' do Futebol Clube do Porto, foram alguns dos clientes que enriqueceram através de empréstimos, sem garantias bancárias, dados pela agência do BPN, na Torre das Antas, entre 1999 e 2001.

Aquela dependência bancária serviu, aliás, para financiar muitos clubes de futebol do Norte e até permitiu o pagamento de dívidas fiscais para que os clubes se pudessem inscrever nas competições principais. Diz o Ministério Público - que acusa aos então quatro responsáveis do banco dos crimes de burla qualificada e abuso de confiança - que os clientes trocavam favores por juros irrisórios. Foram concedidos 23 milhões em empréstimos sem garantias. "Contactavam pessoas influentes, de molde a ficarem credores de favores ou compensações futuras, dos quais podiam vir a retirar dividendos (...) com a delapidação do património do BPN", pode ler-se na acusação agora deduzida.

Reinaldo Teles e o irmão usaram os serviços daquele balcão. Dos nove contratos celebrados, que permitiram um financiamento de 780 mil euros, só três é que possuíam identificação dos bens (carros de luxo) que iriam ser adquiridos. Mas até esses eram fictícios.

Diz ainda o MP, que os juros eram irrisórios, os prazos de pagamento alargados, que não havia seguros de vida e que a intervenção de Joaquim Pinheiro, como avalista, era "fictícia e simulada".

Reinaldo Teles e Joaquim Pinheiro, garante o MP, "usaram de uma forma ardilosa de mentira, para obterem rapidamente o enriquecimento patrimonial indevido".

O presidente do Leça Futebol Clube, Manuel Rodrigues; o presidente do Famalicão, Manuel Azevedo; e a direção do Salgueiros, composta pelo filho e irmão de José António Linhares (entretanto falecido), conseguiram financiamentos de, respetivamente, 2,3 milhões, 580 mil euros e cerca de um milhão.

Também Nelson Almeida, empresário de futebol, obteve 6,4 milhões, enquanto José Fonseca, do Tirsense, obteve um financiamento de 5 milhões." in Correio da Manhã.

Leça, Famalicão, Salgueiros...faltam outros como o Felgueiras. Tudo clubes ao serviço sempre dos mesmos. 
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

7 comentários

  1. uma noticia de raspão no correio da manha nada mais...siga para a madalena

    ResponderEliminar
  2. Eu quero ganhar o campeonato e dedica-lo ao Eusébio14/1/14 02:50

    Esses esquemas mafiosos são uma vergonha no Portugal do séx XXI. Infelizmente nós benfiquistas também temos um caso desses no nosso clube , um caso desses ou parecido com o perdão da dívida do Estado de uns valentes milhões de euros ao LFV à uns anos atrás..Quem paga somos todos nós , o zé povinho os anónimos que trabalham arduamente todos os dias.Quem paga isso é os reformados que a cada ano que passa perdem regalias , é os nossos jovens é a nossa Saúde que está um caos.Para uns terem vidas do bom e do melhor o zé povinho que se lixe.Eu ou qualquer um de nós que se atrasasse em dois meses de renda da própria habitação tínhamos logo o Banco a tentar retira-la , pessoas como essas devem milhões , tem empréstimos onde quase não pagam juros , podem fazer trinta por uma linha e se não lhes apetecer não pagam o empréstimo que o Banco ou o Estado perdoa as dívidas.É por este tipo de situações que o país chegou onde chegou.Uma vergonha para quem é honesto.Afinal o que vale a pena é ser mafioso já que acabamos sempre de uma maneira ou de outra por ser bem recompensados.

    ResponderEliminar
  3. Tiago Santos14/1/14 07:08

    O Tirsense que joga a serie B do campeonato nacional de seniores teve 5 milhões ??????
    Mas foi para jogar estilo FM ou isso era dinheiro para a totalidade do salários numa década?

    ResponderEliminar
  4. NauBenfica14/1/14 09:04

    Um regabofe, com gentinha ligada ao FCFRUTA e ao caciquismo nortista. Cadeia com eles!

    ResponderEliminar
  5. MANCHESTER UNITED

    Anderson na Fiorentina por empréstimo

    O médio brasileiro Anderson, ex-FC Porto, está perto de se tornar jogador da Fiorentina. Segunda a imprensa italiana, o jogador será cedido pelo Manchester United até ao final da presente temporada, ficando o clube de Florença com uma opção de compra avaliada em 6,5 milhões de euros.

    ESTE COMO TODOS OS QUE PASSAM POR AQUELA CASA
    SÓ SÃO MÁGICOS POR CAUSA DOS BONS ARES DA PÓVOA, CARAGO

    ResponderEliminar
  6. Cadeia com eles??? Prá FORCA e já!!!!

    ResponderEliminar
  7. E um dos senhores dessa agência era delegado da Liga, aquele que multou o JVA recém eleito presidente do SLB quando no 1º jogo em Chaves deu uma volta ao relvado...Justificação para tal..."porque sim, não gostava do gajo carago"

    Ricardo Costa

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking