"Reinaldo Teles e o irmão Joaquim Pinheiro, ambos ‘vices' do Futebol Clube do Porto, foram alguns dos clientes que enriqueceram através de empréstimos, sem garantias bancárias, dados pela agência do BPN, na Torre das Antas, entre 1999 e 2001.
Aquela dependência bancária serviu, aliás, para financiar muitos clubes de futebol do Norte e até permitiu o pagamento de dívidas fiscais para que os clubes se pudessem inscrever nas competições principais. Diz o Ministério Público - que acusa aos então quatro responsáveis do banco dos crimes de burla qualificada e abuso de confiança - que os clientes trocavam favores por juros irrisórios. Foram concedidos 23 milhões em empréstimos sem garantias. "Contactavam pessoas influentes, de molde a ficarem credores de favores ou compensações futuras, dos quais podiam vir a retirar dividendos (...) com a delapidação do património do BPN", pode ler-se na acusação agora deduzida.
Reinaldo Teles e o irmão usaram os serviços daquele balcão. Dos nove contratos celebrados, que permitiram um financiamento de 780 mil euros, só três é que possuíam identificação dos bens (carros de luxo) que iriam ser adquiridos. Mas até esses eram fictícios.
Diz ainda o MP, que os juros eram irrisórios, os prazos de pagamento alargados, que não havia seguros de vida e que a intervenção de Joaquim Pinheiro, como avalista, era "fictícia e simulada".
Reinaldo Teles e Joaquim Pinheiro, garante o MP, "usaram de uma forma ardilosa de mentira, para obterem rapidamente o enriquecimento patrimonial indevido".
O presidente do Leça Futebol Clube, Manuel Rodrigues; o presidente do Famalicão, Manuel Azevedo; e a direção do Salgueiros, composta pelo filho e irmão de José António Linhares (entretanto falecido), conseguiram financiamentos de, respetivamente, 2,3 milhões, 580 mil euros e cerca de um milhão.
Também Nelson Almeida, empresário de futebol, obteve 6,4 milhões, enquanto José Fonseca, do Tirsense, obteve um financiamento de 5 milhões." in Correio da Manhã.
Leça, Famalicão, Salgueiros...faltam outros como o Felgueiras. Tudo clubes ao serviço sempre dos mesmos.
uma noticia de raspão no correio da manha nada mais...siga para a madalena
ResponderEliminarEsses esquemas mafiosos são uma vergonha no Portugal do séx XXI. Infelizmente nós benfiquistas também temos um caso desses no nosso clube , um caso desses ou parecido com o perdão da dívida do Estado de uns valentes milhões de euros ao LFV à uns anos atrás..Quem paga somos todos nós , o zé povinho os anónimos que trabalham arduamente todos os dias.Quem paga isso é os reformados que a cada ano que passa perdem regalias , é os nossos jovens é a nossa Saúde que está um caos.Para uns terem vidas do bom e do melhor o zé povinho que se lixe.Eu ou qualquer um de nós que se atrasasse em dois meses de renda da própria habitação tínhamos logo o Banco a tentar retira-la , pessoas como essas devem milhões , tem empréstimos onde quase não pagam juros , podem fazer trinta por uma linha e se não lhes apetecer não pagam o empréstimo que o Banco ou o Estado perdoa as dívidas.É por este tipo de situações que o país chegou onde chegou.Uma vergonha para quem é honesto.Afinal o que vale a pena é ser mafioso já que acabamos sempre de uma maneira ou de outra por ser bem recompensados.
ResponderEliminarO Tirsense que joga a serie B do campeonato nacional de seniores teve 5 milhões ??????
ResponderEliminarMas foi para jogar estilo FM ou isso era dinheiro para a totalidade do salários numa década?
Um regabofe, com gentinha ligada ao FCFRUTA e ao caciquismo nortista. Cadeia com eles!
ResponderEliminarMANCHESTER UNITED
ResponderEliminarAnderson na Fiorentina por empréstimo
O médio brasileiro Anderson, ex-FC Porto, está perto de se tornar jogador da Fiorentina. Segunda a imprensa italiana, o jogador será cedido pelo Manchester United até ao final da presente temporada, ficando o clube de Florença com uma opção de compra avaliada em 6,5 milhões de euros.
ESTE COMO TODOS OS QUE PASSAM POR AQUELA CASA
SÓ SÃO MÁGICOS POR CAUSA DOS BONS ARES DA PÓVOA, CARAGO
Cadeia com eles??? Prá FORCA e já!!!!
ResponderEliminarE um dos senhores dessa agência era delegado da Liga, aquele que multou o JVA recém eleito presidente do SLB quando no 1º jogo em Chaves deu uma volta ao relvado...Justificação para tal..."porque sim, não gostava do gajo carago"
ResponderEliminarRicardo Costa