O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


sábado, 7 de dezembro de 2013

Sem espaço para mais disto.

Avatar
 ●  14 comentários  ● 

"Ontem, sexta-feira, a Direção do Benfica oficializou a renovação do contrato de nove jogadores dos juvenis - Yuri Ribeiro, Ruben Dias, Francisco Ferreira, Gonçalo Rodrigues, Pedro Rodrigues, João Carvalho, Diogo Gonçalves, Aurélio Buta e Renato Sanches.

Um sinal de confiança no trabalho que tem vindo a ser feito nestes últimos anos, sublinha o diretor-geral do centro de estágios das águias no Seixal.

«Acho que a fábrica está a carburar em pleno. Neste momento, da formação, estão 14 atletas na equipa B, nos juniores, com contrato profissional estão dez e agora esta geração, nascida em 1997, que tem nove contratos profissionais e espero que não fique por aqui. O desafio que lanço à estrutura e a estes atletas é que todos eles participem, para que outros colegas, muitos deles com muita qualidade, cheguem a estes patamares para poderem chegar à equipa principal do Benfica», regozijou-se Armando Jorge Carneiro, em declarações à Benfica TV.
" - A Bola.

--------------------------------------------------------------

"O presidente do Benfica destaca o trabalho que tem vindo a ser feito no clube em termos de formação. «Formar para ganhar» é o lema do líder dos encarnados.

«Acho que todos os benfiquistas deviam estar felizes por aquilo que estamos a fazer no Benfica. As pessoas devem lembrar-se de como estava o clube em 2000 e como está hoje, em 2013, tanto em termos de infra estruturas como em termos de capital humano. O Benfica de hoje já domina as Seleções Nacionais e acho que isso é um motivo de orgulho para qualquer benfiquista. Nós queremos ser uma referência do Mundo em termos de Formação, é esse o nosso objetivo e vamos consegui-lo de certeza absoluta porque hoje o Benfica tem condições ímpares para fazer o trabalho que está a fazer: formar a ganhar mas principalmente formar jogadores para nós», disse em declarações à Benfica TV, num dia em que nove juvenis assinaram contrato profissional com o clube.

«É o culminar do muito trabalho que tem existido na formação do Sport Lisboa e Benfica e o acreditar daquilo a que sempre nos propusemos a fazer. Estão reunidas as condições de trabalho daquilo a que nós chamamos de "formar a ganhar" e é importante que estes jovens continuem a crescer como têm vindo a fazer. O Benfica vai dar as condições de crescimento e abrir-lhes a porta, de certeza, à equipa Sénior do Benfica. Para isso, tem que ter o seu próprio percurso primeiro em Juvenis, depois em Juniores, Equipa B e depois então a equipa principal. O mais importante de tudo é o que o Benfica está a fazer, que é precisamente preparar o futuro do Clube, preparar um Clube com identidade própria, isso é bastante importante.»
" - A Bola.

Sim uma referencia na Formação no Mundo, dado que vamos comprar jovens a todo o lado...

Uma referência na Formação como fica claro pelo Miguel Rosa, Roderick ou Miguel Victor...

Uma referência na formação nacional onde vamos buscar jovens ao Belenenses ou FCPorto...

Uma referência até aos juniores, porque depois disso é ver os putos a estagnar. Das duas uma ou formam medíocres ou não sabem aproveitar a qualidade.


Continuamos a falar no ano 2000, e a afirmar que dominamos as selecções quando nem no plantel sénior temos um português titular indiscutível.

É como a hegemonia de que Jorge Jesus falava no princípio da temporada.

Estamos em 2013, e nem ao Arouca conseguimos vencer em casa. Os jovens como Cavaleiro só jogam porque o treinador quer ganhar as graças dos adeptos.

Os jogadores, na sua maioria, jogam fora de posição porque o 'catedrático' é que sabe.

Caso LFV não soubesse durante os seus tempos de homem de confiança de Pinto da Costa e de sócio do FC Porto, o Sport Lisboa e Benfica já tem identidade própria desde a fundação.
Não precisa de ser refundado com valores de outros sítios. 


Será possível que o problema está sempre em todo o lado menos no gabinete do Presidente?

Avatar
 ●  25 comentários  ● 
Pontos prévios:
Jesus não tem culpa nenhuma. Jesus não tem culpa da incompetência de quem toma decisões no meu clube, incompetência de quem não percebeu que antes de oferecerem ao treinador um novo contrato, já este tinha sido despedido em público pelos jogadores no relvado do Jamor, que o ciclo (com muitas virtudes e alguns defeitos) estava terminado, e que Jesus já não tinha qualquer margem de erro junto dos adeptos, nem sequer dos jogadores.

Jesus é hoje bem mais problema do que solução? Só um burro não percebe isso! É culpa de Jesus? Evidentemente que não! A culpa é de um tal senhor que não percebe rigorosamente nada de futebol mas finge que percebe, e que mais uma vez não teve a sensibilidade para em devido tempo antecipar cenários e perceber que o efeito das suas decisões só podia ser este. O grave é que todos perceberam... menos ele! O tal que diz que isto da conquista de taças no mundo da bola não é nada com ele... ele não marca golos... ele só assina os cheques!

Tal como Cortês não tem culpa nenhuma de ter aterrado em Lisboa e ser apresentado como a solução dos problemas defensivos da ala esquerda da equipa! Este Cortês aterrou, como eu aterraria se alguém me chamasse.

O grave é ter havido alguém no meu clube que não percebe o ridículo, e achou que havia ali jogador! O grave é que depois de mais um Cortês, e de mais um Siqueira emprestado, o melhorzinho era mesmo Melgarejo, o tal que não servia e que, na minha opinião, já era (e ainda melhor seria hoje, tivesse havido alguma paciência), melhor do que qualquer um dos dois brasileiros que chegaram.


A verdade NUA e CRUA é esta: 
1. Este Benfica não joga nada!! 

2. O melhor plantel do Benfica dos últimos 30 anos é uma farsa! A não ser para aqueles para quem o melhor plantel é um amontoado de quase 30 jogadores recrutados sem qualquer rigor nem critério. 

3. Este Benfica o ano passado perdeu 13 pontos em 30 jornadas e não chegou para ser campeão. Este ano já perdeu 9 em 12 jornadas!! E ainda não jogámos com o FCPorto!

4. Este Benfica, se hoje está ainda na luta pelo título, é porque, à semelhança do ano de Trapatoni, tem contado com algumas benesses e um ano mau do adversário mais direto.

5. Este Benfica tem dois empates em casa com Belenenses e Arouca!! Tem uma vitória milagrosa em casa com o Gil Vicente, num jogo que perdia por 2-1 aos 91 minutos de jogo! E uma vitória muito sofrida e muito afortunada, também em casa, frente a um Braga que nos foi superior durante quase o jogo todo! 

6. Este Benfica estará muito provavelmente na próxima Terça-Feira fora da Liga dos Campeões, num grupo em que entrou como cabeça de série!



Hoje, por acaso, enquanto lia a última autobiografia de Alex Ferguson, deparei com uma verdade indesmentível, que retrata muito bem aquilo que é a relação treinador-jogador.

Diz Alex Ferguson: 
Na cabeça dos jogadores há sempre três perguntas no ar: 
1. Este treinador será capaz de formar uma equipa ganhadora? 
2. Este treinador será capaz de fazer de mim melhor jogador? 
3. Este treinador será leal, para comigo, os outros jogadores e a equipa?

Falhando numa destas, as tuas possibilidades de sucesso são infímas!

Falando agora no nosso caso, a resposta à primeira pergunta parece-me óbvia: "Não." Os jogadores já não acreditam na equipa ganhadora com Jorge Jesus, e essa, tal como venho dizendo desde Julho, é a razão pela qual já não correm, jogam mal e parecem jogar sem qualquer motivação ou crença! Nem sequer parecem ter vontade de estar ali, apesar de, segundo sei, os ordenados aparecerem sempre na conta a tempo e horas.

A resposta à segunda pergunta também me parece óbvia: "Apenas em casos muito pontuais." A maior parte dos jogadores estagnaram na sua evolução, parecem piores jogadores do que eram há um ano atrás. Os reforços não trouxeram nada de novo e vieram para as posições erradas. O plantel tem quase 30 jogadores, há mais gente desmotivada do que motivada e muitos deles, com potencial incrível, praticamente colocados na prateleira.

E a resposta há terceira pergunta é uma consequência das duas últimas: "Não."  Neste Benfica são os nomes dos jogadores a criar o modelo de jogo, e não o modelo de jogo ou as necessidades da equipa a escolher para si os melhores jogadores.

Jogadores a jogar fora das suas posições, Rodrigo com um potencial incrível a jogar como ala, Markovic que devia jogar num 4-3-3 e anda ali também amarrado à linha; Djuricic que veio para ser importante mas que foi tapado pela permanência de Cardozo, enfim, demasiadas trapalhadas para um ano só!

Ola John encostado, André Gomes encostado, três defesas centrais contratados quando nenhum saiu (!!), Funes Morri (já vale tudo!!), meio Pizzi emprestado, Cortez contratado, depois riscado da Liga dos Campeões, depois dispensado para Janeiro, depois titular frente ao Arouca, depois sai ao intervalo (é possível fazer pior?!), Djuricic prejudicado por causa de um diferendo mal resolvido com Cardozo, Sulejmani (para quê?!)

Mas é possível a um treinador passar o teste da lealdade num balneário que tem quase 30 jogadores?! Para mais vindo de um ciclo de 4 anos tão marcado pelo insucesso? 

E por isso assim vamos caros amigos. Mal, muito mal! Só um cego não vê isso! Só um cego não percebe que o estádio está vazio, que esta equipa não convence ninguém, que esta devia (tinha de) ser a nossa hora, a hora da viragem, da galvanização e dos estádio cheios! Que esta equipa custa muito dinheiro, que esta equipa tinha a obrigação de fazer MUITO mais...

E se não faz é porque em matéria de futebol, o “know how” que existe na classe dirigente do meu clube é muito curto... Aqueles que mandam também não sabem mais...

O problema, por muito que muita gente se recuse a ver não está em Jorge Jesus, está mais acima! 

São 12 anos de derrotas atrás de derrotas, muitas delas humilhantes! Mas será possível que ainda haja gente a achar que o problema esteja sempre em todo o lado menos no gabinete do presidente?!


P.S. Ter um treinador adjunto, que depois de um empate em casa com o Arouca, vai ao flash interview para dizer: "O Benfica foi a única equipa a querer ganhar o jogo", é não ter mesmo a noção do ridículo e do ponto a que chegámos.

A fobia dos "momentos críticos"

 ●  12 comentários  ● 
Panorama da jornada:
- FCPorto em crise e joga com o Braga
- SportingCP motivado e vai a Barcelos (Gil Vicente)
... O SLBenfica, na liderança recebe o Arouca, ultimo a par do Paços e com uma semana que até meteu cancelamento de treinos.

O SLBenfica tinha o jogo mais fácil da jornada e o melhor que conseguiram o consultor motivacional milionário e o treinador milionário (nestes dois aspectos tenho que concordar com o inútil do Carraça) foi que equipa entrasse em campo a menosprezar o adversário...

No primeiro jogo que faz na Luz, o Arouca marca tantos golos como aquelas que já tinha conseguido marcar fora de casa em 11 jogos, sendo que um deles tinha sido ao Sporting numa derrota por 5-1.

Rodrigo e Enzo levaram a equipa ao colo, com a ajuda do Gaitan antes da brilhante ideia do Jesus de o meter a defesa esquerdo com o Almeida no banco. O resto foram jogadores que.. Passaram por ali.

O Ivan mais uma vez entrou e mexeu com o jogo, mas o brilhantismo do JJ levou-o a decidir que seria melhor lançar um avançado inútil e incompetente para confundir o espaço ao Rodrigo e ao Lima do que meter mais cedo um ala possante.

Pelo caminho, foi mais uma etapa a queimar o Markovic metendo-o na ala, quando o rapaz não é nem nunca será outra coisa que não um avançado, como ja demonstrou. Bem diz o Jesus que ele não tem jogado como fez em Alvalade... Pois, porque será amigo JJ?

Esta insistência no Marko a médio direito quando lá tem o Ivan deixa claro que a "aposta" no miúdo é para agradar e calar os sócios. Vai-se dando 10, 15min de jogo ao puto e assim é mais uma aposta do JJ na formação.

Por fim, parece obvio que Artur Moraes está longe de ser o guardião que dá tranquilidade à defesa. Não obstante de ser um excelente guarda-redes, convenhamos que é bastante oscilante, o que penaliza o SLBenfica e se reflete no comportamento da defesa. Para quando Oblak?

Num plantel destes parece-me de uma dimensão gigantesca a influência de Matic o que é absolutamente preocupante, na medida em que as contas muito para lá do "redline" vão obrigar a que ele acabe por sair brevemente.

Com ou sem Matic, falta classe ao SLBenfica. Falta aquele perfume de um organizador de jogo capaz de marcar o ritmo e impor a sua acção.

Faltará Djuricic? Bernardo Silva? Markovic? Gaitan? Não sei... Mas olhando ao plantel um destes tem que assumir o papel de criativo e organizador de jogo ofensivo do SLBenfica, um destes tem que ser o pivot ofensivo do meio campo suportado do Matic e Enzo.

Não somos favoráveis a revoluções, mas o risco financeiro que Vieira tem imposto, e esta época mais do que nunca o fez... Ao mesmo tempo que Jesus parece ter dificuldades em lidar com os momentos decisivos numa fobia que não se entende, tornam o momento actual do SLBenfica insustentável.

Mesmo com Paulo Fonseca e uma tremenda instabilidade, o FCPorto arrisca-se a apanhar o SLBenfica e com uma equipa de tostões e miúdos o SportingCP poderá amanhã ficar isolado.

Não fazer nada não é opção! Mantemos que a estrutura não existe e que Jesus tem demasiado poder de decisão e influência. 

Vamos lá Benfica!

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Quem é medíocre...

Avatar
 ●  52 comentários  ● 
...e não consegue vencer em casa o Arouca não merece ser campeão.

4 milhões/ano para isto? 450 Milhões passivo para isto?

É este o sucesso desportivo?

Com estas exibições incomodamos muita gente..?!

Incomodamos sim. Todos nós que pagamos quotas, Redpass e merchandising, e sofremos com esta mediocridade que lidera o nosso clube.

Parabéns a todos que apreciam este benfiquinha.

Ser Benfiquista não é tolerar a mediocridade ou pactuar em silêncio com ela.

Ataque ao Arouca...

 ●  6 comentários  ● 
Frente ao ultimo classificado (a par do Paços Ferreira), o Jesus avança com Cortez, Maxi e Markovic (na ala outra vez??! O homem é para queimar?)...

... Não seria, contra este adversário, uma boa opção para fazer mais rotatividade e avançar com jogadores como André Almeida, Ivan Cavaleiro ou mesmo Funes Mori?

Ganda Blatter e Platini!!!!

Avatar
 ●  5 comentários  ● 

A França lá se safou! Bolinhas quentes e frias resulta sempre!

Portugal
Alemanha
Gana
Estados Unidos da América

Brilhante! É brilhante a jogada...

 ●  5 comentários  ● 
Mesmo apesar de tudo o que está à acontecer na Liga, cerca de 90% das pessoas ainda não percebeu que o Mario Figueiredo é o "cavalo de Tróia" do Sistema para matar a liga e concentrar todo o poder na FPF.

Não deixa de ser um fenómeno interessante de analisar, a forma como as pessoas se deixam enganar pelas propagandas dos media e pelas promessas idealistas, juntando-se como um rebanho atrás do seu pastor...

... depois, mesmo quando estão a caminhar para cada vez menos alimento, esse rebanho acredita sempre que valerá a pena acreditar no pastor e caminhar mais um pouco, que irá aparecer. Chegado o dia do "juizo final" em que na verdade o pastor levou o rebanho não para um pasto mas para um matador, há ainda muitas que vão vendo a morte dos outros como um "mal necessário" para que o pastor venha conduzi-las ao prometido.

Contudo, quando restam já poucas ovelhas e o pastor inclusivamente já abandonou as que ainda sobram, essas recusam culpar o pastor e optam por procurar não um pasto para se alimentarem, mas outro pastor capaz de criticar o anterior e prometer-lhes tudo novamente, na esperança que não serão elas as próximas... quando na verdade, irão ser. Esse é o momento em que dizem que nunca realmente acreditaram no outro pastor e só chegaram ali porque estavam desconfiados que isto ia acontecer.

Espero que percebam, pela analogia, que o Mario Figueiredo não é mais do que uma promessa encapotada de mudança, para atingir precisamente isto:

Sucessão de Pinto da Costa?! E a outra...?

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Luis Viana acusa:

Avatar
 ●  14 comentários  ● 


INDOOR – No capítulo das emoções, o que sentiu no último jogo, com a camisola do Benfica, como jogador. São difíceis as despedidas?

LUÍS VIANA – Sempre difíceis, principalmente quando se deixa para trás grandes amigos, companheiros de varias lutas e conquistas, um grupo fantástico que sofreu muitos ataques até de pessoas de dentro do Benfica, mas soube dar a volta e ter sucesso ficando na historia do clube conseguindo títulos nunca antes alcançados, juntando também aqueles adeptos que sempre nos apoiaram e que nunca esqueceremos.



INDOOR – A saída do clube foi pacífica ou ficaram mágoas?

LUÍS VIANA – Foi um processo difícil.
Tudo começou quando o grupo, presenciou um momento em que se apercebeu que estava em marcha a destruição do mesmo, incluindo a equipa técnica, manipulado por alguém que ainda continua no Benfica, nesse processo seriam dispensados ainda mais alguns jogadores do que aqueles que saíram, alguns ainda com contrato e a forma escamoteada como o fariam pois tinham receio da opinião publica mas o mais grave é que estas escolhas estavam a ser feitas por alguém que não pertencia ao clube e apenas o estava a fazer por interesses pessoais e afinidades e estavam se a aproveitar do facto de quem conduzia o processo não ter o mínimo de formação desportiva nem humana e muito menos a intenção de servir o Benfica.

Isto revoltou todo o grupo e nos motivou ainda mais para conquistarmos o que nunca foi conquistado e demonstrar que o Benfica tinha ali, no hóquei em patins, para mim e para muitos a melhor equipa de sempre.
Esta conquista complicou o processo que estava em marcha e para o esconder tentaram de forma pouco hábil recuar em alguns casos, mas para mim não fazia sentido continuar a conviver com alguém que tentou prejudicar o grupo e por consequência o Benfica e ainda por cima alguém que não tem palavra, nem honra os seus compromissos.

INDOOR – No hóquei em patins ainda há homens de palavra? Sentiu-se alguma vez traído?

LUÍS VIANA – Como em todas as áreas existem pessoas com palavra, que honram os seus compromissos, e aqueles que não o fazem, enganam, não têm valores, mas que mais cedo ou mais tarde lhes cai a mascara.
Traído não, mas enganado sim e ainda recentemente por alguém com responsabilidades no Benfica, e que faz parte do segundo grupo de pessoas que acima referi." - Indoor.

O candidato promovido por Benfica e Sporting à Liga de Clubes.

Avatar
 ●  17 comentários  ● 


Porque não? Jovem e sem os vícios dos dirigentes mais velhos, Nuno Lobo já demonstrou que não tem medo de poderes instalados.

É imparcial mas que não tem receio de tomar uma posição pública quando é preciso, mesmo que o assunto afronte 'aqueles que não pronunciamos o nome'(segundo alguns).

Tem mostrado no seu trabalho na AF Lisboa dinamismo e capacidade.

Já não chega de promoverem e apoiarem candidatos dos outros, Benfica e Sporting?

Já que a presidência da Liga vai mesmo cair, mais dia menos dia, é hora de deixarmos de andar a reboque dos interesses dos outros.

E com a possível extinção da Liga de Clubes no futuro, conforme já escrevemos no NGB, Nuno Lobo terá percorrido um percurso que o preparará para ser o futuro candidato da AF Lisboa à FPF.

É tempo de olharmos não só ao curto prazo, mas também ao médio prazo.
Se queremos um futebol sério e transparente é por este caminho que temos de seguir.

Luis Filipe Vieira e Bruno de Carvalho têm a palavra.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

A matemática à Porto!

 ●  18 comentários  ● 

Ora bem... Os tipos do FCPorto são beneficiados em dois jogos e prejudicados noutros dois. 


Conclusão do Record:

- Deveriam ter 25 pontos ao invés de 24 como se verifica na realidade.


.... Hummm! Matemática à Porto!??



A vergonha em Portugal não tem mesmo limites. Versão Vila Nova de Gaia.

Avatar
 ●  20 comentários  ● 

"Município pretende colocar os dragões mais perto dos clubes locais e definir uma nova lógica de utilização dos equipamentos existentes
Pinto da Costa reuniu-se esta quarta-feira com Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, bem como com outros membros do Executivo, no sentido de "amadurecer a permanência" dos dragões no concelho.

"Trata-se de um processo de amadurecimento da permanência do FC Porto em Gaia. Há muito caminho para fazer nas relações com os clubes locais, na utilização dos equipamentos e na relação com as escolas. Queremos que a presença do F.C. Porto em Gaia possa representar uma mais-valia social, cultural e desportiva para o Município", afirmou Eduardo Vítor Rodrigues, no final do encontro.

Na reunião, ficou também definida a permanência da equipa B do FC Porto no Estádio Jorge Sampaio, em Pedroso, bem como a renovação, dentro em breve, dos corpos gerentes da Fundação Porto-Gaia.

"Aproveitamos também para convidar o Presidente Eduardo Vítor Rodrigues a visitar o nosso Museu muito em breve. Gaia é um concelho com um grande número de portistas e queremos que FC Porto e Gaia sejam parceiros em questões positivas e nunca de costas voltadas. Penso que os habitantes de Gaia terão muito a beneficiar daquilo que temos pensado e agendado", explicou Jorge Nuno Pinto da Costa."
- O Jogo.

Até agora, não só os habitantes de Gaia mas todos os portugueses já 'entraram' com mais de 16 milhões de euros para essa 'parceria' Porto-Gaia.

Até agora, os portugueses continuam a subsidiar o Centro de Estágio do Olival e o FC Porto, enquanto os outros clubes pagam do seu bolso as suas instalações.

Até agora, o novo presidente da CM Gaia continua a política vergonhosa de esbanjar milhões de euros com o FC Porto quando esse dinheiro deveria ser empregue a ajudar os cidadãos de Gaia.

Até agora, a vergonha ainda não chegou a Vila Nova de Gaia.

Pelo visto, apoiar com dinheiro público um clube condenado por corrupção em Portugal não é vergonhoso.

A petição continua em aberto.

Um exemplo em como o voto electrónico é tudo menos fiável.

Avatar
 ●  18 comentários  ● 

"Um erro na contagem dos votos nas eleições para bastonário da Ordem dos Advogados vai obrigar à alteração dos resultados já divulgados, confirmou o SOL. O candidato que ficou em segundo lugar na corrida do passado dia 29 de Novembro, o ainda presidente da distrital de Lisboa, Vasco Marques Correia foi, afinal, o terceiro mais votado pelos advogados. E Guilherme Figueiredo, que ocupava aquela posição, ficou, depois desta nova correcção, em segundo lugar.

O erro nos resultados foi detectado no Conselho Distrital do Porto, onde os números das actas de contagem de votos não batiam certo com os resultados finais apurados no sistema informático. O ainda presidente da distrital do Porto, Guilherme Figueiredo, confirmou ao SOL a informação que também o apanhou de surpresa e foi detectada por outra das listas candidatas. “Aparentemente terá sido um problema informático, já que o computador somou para todas as mesas de voto o resultado apurado em apenas uma delas. Somou sempre a mesma mesa”, explicou ao SOL Guilherme Figueiredo.

Ontem à tarde, o Conselho Distrital do Porto reuniu-se com membros das listas e confirmou os erros no apuramento oficial, confirmou ao SOL Fernando Sousa Magalhães, que integra o conselho. Os dados corrigidos da votação feita a Norte já foram publicados na página do Conselho distrital. Guilherme Figueiredo obteve 2173 votos no Porto, ficando a nível nacional com 3510 votos, e Marques Correia, que obteve 396 votos a Norte, recebeu no total 3394. Os dados nacionais ainda não foram alterados na página da Ordem dos Advogados." - SOL.

O voto em papel permite que em qualquer altura possamos verificar o que realmente está lá escrito.
O voto electrónico não.

Quem é que decidiu que todas as votações no SL Benfica agora seriam por voto electrónico?

NGB antecipa novamente o Sistema...

 ●  2 comentários  ● 

Olhando para o "caldinho" que está criado pelo tal grupinho a que chamaram pomposamente G14, que basicamente são todos os clubes da primeira Liga menos Sporting e Benfica (Ufa! Finalmente...), está claro que há um movimento no futebol nacional não para acabar com Mário Figueiredo, mas... para acabar com a Liga de Clubes.


O plano está em marcha! Só espero que esta demarcação de Bruno de Carvalho e Luis Filipe Vieira ao "caldinho" que estão a fazer Lourenço Pinto, Fernando Gomes, Mário Figueiredo (sim, sim... este faz parte da marosca), Pinto da Costa e Joaquim Oliveira não seja apenas inércia e estejam EM CONJUNTO a montar uma contra-iniciativa.

Já agora...

Já repararam como o Joaquim Oliveira passou de malandro, antes de Mario Figueiredo, para vítima?

Eles são bons, são muito bons!!!

By GB: Agora sim a opinião sobre a entrevista de Carraça

 ●  5 comentários  ● 

Poucos foram os que perceberam que neste blog não se levantou qualquer opinião sobre a entrevista de Carraça. Levantámos questões, pedimos opiniões, mas poucas ou nenhumas foram as posições dos bloggers do NGB sobre isto.

Assente a poeira, é hora de o fazer:


CARRAÇA, COMO DEMONSTROU, ERA PARTE DO PROBLEMA NO SLBENFICA!


Seja devido à teoria do Shadows, seja por iniciativa própria, o António Carraça com esta entrevista mostrou do que é feito: De merda!

Não obstante poder ter dito algumas verdades inquestionáveis, nomeadamente sobre Jorge Jesus e sobre Domingos Soares Oliveiram mas também sobre a ausência de um nucleo duro no futebol que perceba do "fenómeno futebol" - nada de novo, já aqui o escrevi imensas vezes. O facto de poderem ser verdade não lhe dá o direito de vir para os jornais expor o SLBenfica e os visados e menos ainda quando o SLBenfica, pela segunda vez, lhe pagou uma rescisão contratual.

Sim, eu sei que a culpa não é dele, é de quem apostou duas vezes num tipo sem qualquer justificação nem na sua competência, nem no seu gosto pelo Clube.

Escrevi aqui vezes sem conta que o Carraça era parte do problema no SLBenfica. Aliás, o simples facto de ele acreditar realmente que o SLBenfica tem uma estrutura porque tem o LORD (aka BenficaLab) e tem um responsável de operações (Lourenço Coelho) é bem demonstrativo de como esta personagem é incompetente.

Porém, esqueceu-se de apontar as suas próprias falhas, por exemplo e só para falar dos casos mais recentes, na triste e embaraçosa atitude do SLBenfica na final da Taça, desculpando-se com os atrasos da cerimónia e com o facto de o Presidente do SLBenfica também não ter estado na tribuna. Portanto este espécime não tem culpa de nada... talvez até tenha razão, culpado será possivelmente o Presidente por ter errado em 2004 quando o meteu na formação e ter repetido o erro recentemente quando o fez regressar ao SLBenfica. Bem dizia em 2004 o Veiga que este tipo era incompetente, incapaz e prejudicial ao SLBenfica.

É gente desta, e não aqueles que ele critica como o Rui Gomes da Silva ou Rui Cunha, que é prejudicial ao SLBenfica. Porque são reles, mesquinhos e mal intencionados. Não sabem o que é o SLBenfica e com isso ajudam a transformar o Clube em algo que não faz sentido. Mas há la mais como este que não percebem o que é o SLBenfica (talvez não sejam é tão reles e incompetentes como este artolas).

Na essência, o SLBenfica continua com os mesmos problemas! Sem estrutura, com gente mal intencionada e arriscando muitíssimo no desmoronar de muito trabalho que é bem feito, tal como foi aqui exposto no tópico A importância do ultimo degrau...

A Bola: Benfica aposta em Cancelo

 ●  26 comentários  ● 
A aposta em João Cancelo como lateral-direito para o futuro é uma das razões para o Benfica não querer adquirir mais jogadores para aquela posição, além de que Maxi Pereira tem contrato até 2015 e André Almeida ter conquistado um lugar no plantel.
(...)
Ao que A BOLA apurou, nenhum destes factos corresponde à verdade, tal como outro elemento avançado no lado de lá do Atlântico: que o Palmeiras teria entrado em contacto com o Benfica para trocar Luís Felipe por Alan Kardec, avançado emprestado pelos encarnados ao Verdão.

As águias negam tais conversas, mas o nosso jornal sabe que mesmo que esse cenário fosse proposto, o executivo liderado por Luís Filipe Vieira não o aceitaria.

in A Bola

Ora aqui está uma excelente notícia! Veremos qual delas se confirmará, se a que veio vinculada do Brasil se este desmentido oficioso do jornal A Bola. Preferimos claramente o cenário traçado por A Bola, aliás com um detalhe:

O SLBenfica, não precisa de um lateral, não porque tenha André Almeida, mas porque tem Maxi Pereira. Ou seja, o cenário ideal será a gradual ascensão e modelação do João Cancelo para ir substituindo o Maxi Pereira, preferencialmente mantendo este "jogador de plantel" e este jogador experiente como pilar de apoio ao João, constituindo assim as soluções para a direita.

Quanto ao André Almeida, parece-nos claro que o jogador apesar de cumprir muito bem a qualquer posição, poderá muitíssimo bem ocupar o espaço semelhante ao do Enzo Perez como box to box, tal como o Ruben Amorim tem vindo a fazer, abrindo assim a alternativa à saída do argentino se surgisse uma boa proposta. Ou seja, com Enzo - dado que o Ruben tem várias lesões - possivelmente a solução já a temos dentro de casa e chama-se André Almeida.

Já agora, por falar em contratações: Eder (SCBraga) para uma eventual vaga de Cardozo ou Lima que saíssem para um último grande contrato (e obviamente o regresso de Nelson Oliveira). Eder, Oliveira e Rodrigo seriam três excelentes posições no ataque da próxima época (eventualmente com Cardozo ou Lima a juntar-se a eles, podendo sair então um desses dois).

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Que posição deve o Sport Lisboa e Benfica tomar perante isto?

Avatar
 ●  9 comentários  ● 

"Todos os clubes da Primeira Liga, à exceção de Benfica e Sporting, assinam um comunicado onde reiteram novo pedido para a marcação de uma assembleia-geral extraordinária com o intuito de votar a demissão de Mário Figueiredo, presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

Carlos Pereira, presidente da mesa da assembleia-geral da Liga é o principal visado do documento. Os 14 clubes acusam o dirigente da "demora em verificar que não havia clubes com quotas em dia" para conferir viabilidade ao pedido de AG, assim como criticam a forma como Carlos Pereira efetivou todo o processo.

Leia o comunicado na íntegra:
Na sequência do indeferimento do Presidente da mesa da assembleia geral da Liga ao requerimento apresentado pelos clubes subscritores, para destituição, por justa causa, do Presidente da LPFP, vêm estes emitir a seguinte nota informativa:

Repudiamos veementemente o estilo e a forma como o presidente da mesa da assembleia geral tratou o pedido feito pelos clubes. Senão vejamos:

- Demorou 25 dias a verificar que havia clubes requerentes que alegadamente não tinham as suas quotas em dia;
- Esqueceu-se que este vício é sanável;
- Esqueceu-se ainda que é prática e uso habituais da Liga proceder ao pagamento das quotas através de encontro de contas com créditos que os clubes têm sobre a própria Liga, o que neste caso se verificava e como se veio a proceder em meados do mês transacto;
- O presidente da mesa indeferiu mal o requerimento, já que no momento em que o fez já estava sanado o vício invocado.

Concluímos assim que o comportamento do presidente da mesa da assembleia geral é deliberadamente parcial, irresponsável e não compatível com os deveres objectivos a que está obrigado.

Gostaríamos assim de sublinhar que este tipo de artifícios invocados pelo Presidente da mesa da assembleia geral da LPFP não lograram afastar os clubes dos seus propósitos, na defesa dos interesses maiores do futebol português, designadamente da sua sustentabilidade.

Deste modo os clubes subscritores:
1º Vão promover novo pedido de AG extraordinária com os motivos anteriormente invocados, que esperam se realize no mais curto espaço de tempo possível;

2º Reafirmam o interesse em que os problemas e as questões mais importantes do futebol português sejam discutidos no local próprio, sem reservas nem receios, e relembram a ausência de realização de reuniões estatutariamente marcantes, como sejam o Conselho de Presidentes e Assembleias Gerais.

3º não reconhecem que os actos, declarações ou tomadas de posição do Presidente da Liga representem o sentir e o interesse dos clubes, nem que o mesmo se arrogue como porta voz dos clubes, em quaisquer circunstâncias." - Record.

Na passada sexta-feira, 29 de Novembro de 2013, levantamos a pergunta se os benfiquistas concordariam com o apoio do SL Benfica a Rui Pedro Soares para presidente da Liga de Clubes.

No sábado 30 de Novembro de 2013, tornamos a abordar o tema por outro prisma aqui.

O 'sistema' não tem parado, cada vez com menos tempo para tentar salvar os resultados desta temporada, que não estão a corresponder ao previsto.

Atentos ao facto de que agora já não têm um aliado em Alvalade, estão a apostar tudo no controle total das cúpulas do futebol português.

O que pergunto é:

- Deve o SLB manifestar apoio público à actual direcção da Liga?
- Deve o SLB promover um candidato próprio, em caso de queda desta direcção?
- Deve o SLB apoiar este manifesto e apoiar qualquer candidato vindo deste movimento?
- Deve o SLB procurar a convergência neste tema com o Sporting, o único clube da 1ª divisão que não assinou o manifesto?

Na minha opinião, a opção é única e clara. Rotura total com nomes oriundos deste movimento ou com qualquer ligação ao universo FCP/Olivedesportos/Cosmos.

Os erros cometidos com o apoio a Fernando Gomes não devem ser repetidos!

A verdadeira história - por LDP, 'Cabelo do Aimar'

Avatar
 ●  6 comentários  ● 
(Retirado do 'Cabelo do Aimar')

A palestra no parque de estacionamento do Estádio dos Arcos







O que faria o treinador/gestor de bancada?

Avatar
 ●  12 comentários  ● 

Apostaria em Cancelo e André Almeida, não trazendo mais ninguém para o lugar em causa, ou contrataria uma jovem promessa do estrangeiro?

Pagar ao Cavaleiro!? Não temos, falta para Luis Filipe

 ●  15 comentários  ● 
Há dias falacamospl sobre a importância de saber tirar partido do bom trabalho feito...

... E hoje os jornais anunciam que vem aí mais um lateral direito brasileiro, um tal de "novo Maicon" - que bem me lembro ja o Patric (acho que era este o nome dele) também era - um Luis Filipe.

Bom ou mau, para a posição o Benfica tem o Maxi Pereira (cada vez menos, infelizmente), o André Almeida e o João Cancelo, este que não tardará a ser um caso sério de qualidade...

... Seguramente que esse vem complicar então as contas dos jovens portugueses referidos e seguramente que não vem (entre ordenados, impostos, premios de assinatura e comissões a empresários) custar apenas 7.500€/mês.

Seguramente que o "novo Maicon" não vem como titular da selecção nacional Sub21 e um jogador fundamental naanobra ofensiva dessa selecção como ja fora na equipa B do Benfica e seguramente que não está a seguir o seu caminho da formação para os profissionais de elite do SLBenfica...

... Talvez por isso, alegadamente, não haja dinheiro para o Ivan Cavaleiro, que não haja empenho em "trabalhar" o Cancelo, mas há tudo isso para mais um brasileiro.

Sinceramente esperamos que sejam invenções da imprensa e na verdade a contratação para a próxima época na lateral direita seja o Cancelo e na verdade para dar mais um incentivo ao Cavaleiro (igual aos vários ja dados ao Luisao ou Cardozo) não lhe façam propostas que jamais fariam os ditos brazucas e argentinos

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Não tenho pena nenhuma de Paulo Fonseca.

Avatar
 ●  21 comentários  ● 

"A derrota em Coimbra acionou o alarme na SAD do FC Porto. À chegada ao Dragão, e logo após o mergulho na onda de contestação, Paulo Fonseca reuniu-se quase de imediato com Antero Henrique, os capitães Helton e Lucho e elementos dos Super Dragões, confirmou oMaisfutebol.

Durante a conversa, Paulo Fonseca mostrou-se sensível aos lamentos dos adeptos, representados pela claque, e colocou o lugar à disposição. O treinador acredita que muita coisa tem de mudar, acredita no volteface já frente ao Sporting Braga, mas não quer ser mais um foco de problemas.
Até sábado, sabe o nosso jornal, o plantel terá todas as condições para trabalhar em paz, rodeado de todas as condições. Direção e adeptos exigem uma resposta à altura na próxima jornada, para colocar um ponto final definitivo nos horríveis resultados do mês de novembro.

Na mesma reunião, a SAD reiterou a confiança em Paulo Fonseca e respetiva equipa técnica. De qualquer forma,
a falta de atitude de alguns jogadores, em determinados momentos, foi debatido, tendo o técnico ouvido e concordado com praticamente tudo.

O treinador do FC Porto continua a merecer o apoio e o respaldo da cúpula azul e branca. Seja como for, um resultado menos bom diante do Sporting Braga pode apressar a separação entre duas partes que, em julho, pareciam ter tudo o que é necessário para uma coexistência harmoniosa.

A semana de trabalho, ao contrário do previamente estabelecido, arrancou esta segunda-feira de manhã, à porta fechada. O plantel teria direito a dois dias de descanso, mas a sensibilidade do momento aconselhou a antecipação do regresso aos treinos.
" - Maisfutebol.

O actual treinador do FC Porto está a ter o que merece. Quem sacrificou a sua honra em troca de um lugar como ele o fez no último jogo do campeonato passado merece ficar apeado.

Merece estar agora a 'levar' com o Macaco Gay, com o Antero impotente, com o Idoso em fim de vida, e com essa corja corrupta.

És treinador de futebol e tens direito ao trabalho e a prosseguires a tua carreira onde quiseres.

Mas a nossa honra não tem preço.

Que te pressionem bem, Paulo Fonseca, que te façam a cabeça em água e que sofras para entenderes que para um verdadeiro benfiquista, nem tudo tem um preço.

Não tenho pena nenhuma de ti.

Primeiras palavras

 ●  6 comentários  ● 
Enormíssimos Benfiquistas,

Chega o momento de pegar na minha "máquina de escrever" e começar a derrapar no teclado tudo o que vai na cabeça. As emoções e pensamentos das pessoas fazem mais sentido quando partilhadas com aqueles que os querem ouvir. 

E aqui estou eu. O Sport Lisboa e Benfica merece ser falado e partilhado! É fulcral que apoiemos o nosso clube de forma incondicional e isso passa, e muito, pelo apoio prestado nas redes sociais e na blogosfera. É também importante que critiquemos o clube quando temos de criticar e que pensemos em soluções para melhores resultados. 

Sou um adepto frenético de Futebol e do meu clube do coração, que tantas alegrias e tristezas já me deu. (sim, porque, o Benfica, muitas vezes, consegue deixar um gajo completamente devastado...). O Benfica é, sem dúvida, uma das grandes paixões da minha vida e o que eu procuro é transparecer para o "papel" esse meu amor pelo clube mais grandioso do Mundo.

CARREGA BENFICA

ESCÂNDALO: Detido suspeito do assalto à FPF

 ●  20 comentários  ● 
O suspeito do assalto à Federação Portuguesa de Futebol (FPF), em fevereiro, foi detido no sábado pela PSP, após um furto a um condomínio de luxo, em Lisboa, disse à Lusa fonte daquela força policial.

Segundo a PSP, o homem, de 41 anos de idade, foi detido em flagrante delito, após ter assaltado um condomínio de luxo, no centro de Lisboa, furto semelhante a outros que já tinha cometido e pelos quais estava a ser investigado.

A Polícia estava a "seguir" o homem há cerca de nove meses, tendo a investigação permitido apurar que o suspeito se dedicava a furtos a residências, em zonas de luxo, e a escritórios.

Segundo a PSP, o detido estacionava a sua viatura nas imediações das habitações ou dos escritórios, acedendo ao interior dos edifícios através de escalamento e arrombamento. Furtava habitualmente computadores portáteis e outros artigos de "valor de pequena dimensão, o que facilitava o transporte".

Na posse dos artigos colocava-se "rapidamente em fuga para fora daquela zona, dificultando, desta forma, a sua deteção em flagrante", adianta aquela força policial.

A PSP conseguiu relacionar, até ao momento, que o detido realizou, pelo menos, três assaltos em locais diferentes, nomeadamente aquele de que foi alvo a sede da FPF, em fevereiro.

A Polícia indica que o homem detido é suspeito de ter entrado nas instalações da FPF, onde através de escalamento acedeu ao telhado do edifício, tendo conseguido entrar no interior e furtado diversos objetos.


De acordo com a PSP, foram recuperado diversos equipamentos que tinham sido roubados da FPF e outros artigos com elevada importância para investigação, além de ter sido apreendida a viatura. O detido está hoje a ser ouvido por juiz de Instrução Criminal de Lisboa para aplicação de medidas de coação.
in Record

O trabalho a que se deu a PSP, em claro conluio com a FPF, para ABAFAR o assalto à sede da FPF é absolutamente escandaloso!!!

Portanto, querem que o povão acredite que o assalto foi feito pelo mesmo tipo que assaltava condomínios de luxo para sacar... portáteis e outros artigos de pequena dimensão??!

... Ele sacou dois ou três portáteis da sede da FPF, onde estão dezenas deles, teve o "azar" de escolher logo o do Vitor Pereira e o do Fernando Gomes, ele que tem como modo de actuação assaltar condomínios de luxo para sacar... portáteis e outros artigos de pequena dimensão??!

Por favor... Não gozem com os portugueses seus corruptos vergonhosos!!!

PALHAÇADA BRANQUEADA PELO FERNANDO GOMES E, MAIS GRAVE, PELA POLICIA DE SEGURANÇA PUBLICA!

A importância do ultimo degrau...

 ●  6 comentários  ● 
Olhando para o panorama actual do SLBenfica é impossível, à primeira vista, não ficar optimista...

... estamos em primeiro lugar, com vantagem de dois pontos sobre o FCPorto.
... estamos a ver as principais peças da equipa a "mostrar serviço": Matic, Enzo e Garay, mas também Cardozo e Gaitan, com Rodrigo e Lima em ascendente.
... o "regresso" de Rodrigo e a dupla com Lima demonstram afinal não é só Cardozo que sabe marcar golos (pronto! lá vai a caixa de comentários ficar a falar só sobre isto...)
... os juniores dão espetáculo na Youth League (terceiro melhor ataque da "Champions dos putos") e mostram valores de grande qualidade como o Rochinha, o Romário Baldé ou o Gonçalo Guedes.
... na equipa B, Bernardo Silva vai fazendo as delicias dos adeptos (wake up, Jesus!), Ivan Cavaleiro já subiu ao plantel principal onde se juntou a André Almeida e André Gomes (dois que não foram formados na Luz, mas são portugueses).
... João Cancelo e Ruben Pinto mostram-se também na B como alternativas que o futuro dirá se poderão singrar na Luz.
... Oblak está na lista de espera para assumir a baliza do SLBenfica. O Artur que se cuide (e tem cuidado) porque o puto se agarra a baliza nunca mais a larga.
... mesmo em escalões inferiores, as equipas do Benfica estão a superiorizar-se, ainda esta semana os juvenis derão 3-0 ao Sporting.
... nas modalidades de pavilhão, o Futsal lidera quando todos apontavam ao super-Sporting da época passada. Também estamos na frente no Volei, Andebol e Basquete, e andamos nos lugares de topo no Hoquei.

Ponto assente: Se são culpados dos maus resultados, também tem que haver mérito da liderança nos resultados positivos e é indesmentível que ao cabo dos primeiros três meses de competição, o panorama é muito favorável, desportivamente, ao SLBenfica.

Mas... (there is always a "but...")

Já todos vimos este filme no passado "over and over again". Lideranças a meio do caminho, lideranças até á recta final, jovens a despontar... e no final: ZERO!

É por isso que cada vez mais é importantíssimo quem lidera o SLBenfica perceber que não está a falar enquanto líder, mas sim enquanto... líder de excelência. É preciso entregar tudo aquilo que, não tenho duvidas, trabalham.

- De que serve ir na frente se escorregarmos nos momentos-chave?... E todos nós sabemos que tem sido essa uma marca que nos está cravada no peito.
- De que serve este despontar de jovens de imensa qualidade, se em Janeiro ou no final da época acabarem por sair ou por ficar "parqueados" a ver chegar mais três ou quatro sul americanos de 19 anos vindos com rotulo de promessa?
- De que serve liderar nas modalidades se não "trouxermos a taça"?
- De que serve estruturar o trabalho se depois tivermos "ajustes de contas" nos jornais como fez Carraça no fim de semana?
- De que serve ter um grupo fantástico se depois temos um treinador que é um péssimo comunicador que ao invés de elevar o grupo passa a vida a glorificar-se?
- E aqui poderiamos continuar...


"The devil is in the detail"... é nestes detalhes que temos "caido" e, mesmo que não queiramos assumi-lo ou mesmo que continuemos a apontar aos erros da arbitragem que ajudam o nosso rival (e existem, e ajudam!), muito mais penalizador para o SLBenfica são esses "detalhes", esses "pormaiores" que têm tido um impacto muito grande no nosso não-sucesso.

VAMOS LÁ BENFICA!

Ainda a actuação medrosa da PSP do Porto no Dragão.

Avatar
 ●  8 comentários  ● 
Os acontecimentos graves de sábado à noite no Dragão não vão desaparecer. Pelo menos, no que a nós diz respeito.

As imagens em 2 perspectivas diferentes, disponíveis AQUI e AQUI, demonstram a passividade da PSP do Porto perante agressões aos agentes com tochas e petardos. Em cada um dos vídeos, notam-se pelo menos 2 agentes levarem com tochas em cima e ficarem feridos.

O que mostram as imagens? A PSP do Porto limita-se a observar, esboçando uma pequena intervenção com um ou outro empurrão.  

Nas várias vezes que alguns grupos de adeptos do Benfica, em Lisboa, quiseram demonstrar a sua insatisfação, foram obrigados a estar longe da entrada do autocarro, da saída do Aeroporto, nunca lhes sendo permitida a proximidade com atletas, técnicos e dirigentes.

Porque a PSP do Porto não delimitou um perímetro de segurança? 

Porque a PSP do Porto não teve a intervenção de força a que habituou os adeptos de Benfica e Sporting no Dragão?

Porque a PSP do Porto não reagiu perante as agressões a agentes da autoridade?

Os adeptos do FC Porto, bem como todos os outros, têm o direito de expressar a sua insatisfação. Mas quando envolve pedras, garrafas, tochas, petardos e agressões, as coisas são diferentes.

O que motiva a PSP do Porto a ter uma actuação deste calibre? 

O que podem esperar os adeptos de outros clubes na visita ao Dragão? A impunidade da guarda pretoriana do idoso do Viagra?

Quem realmente manda nos agentes da PSP no Dragão?


domingo, 1 de dezembro de 2013

Uma vitória importante, mas que vale só 3 pontos.

Avatar
 ●  19 comentários  ● 

 

Lima e Rodrigo com os colegas mostraram que uma equipa não se faz apenas de um jogador. Não há insubstituíveis. 

Lima e Rodrigo em especial merecem viver momentos destes. 

Todos os jogos são para ganhar. Este foi mais um. 
Estar em primeiro é bom, mas isto não dá direito a troféu nenhum. E ainda a 3 jornadas do fim do campeonato passado eramos praticamente campeões e acabou como acabou.

Por isso, nada de euforias porque não ganhamos nenhum título.

Parabéns aos nossos B's, em especial ao Steven Vitória que merecia mais oportunidades no plantel principal.

O Sporting está em primeiro!

 ●  8 comentários  ● 
Proooonto! Já dissemos, não precisam de estar a semana toda a repetir essa merda...

Em vez de chatearem os benfiquistas (vosso desporto favorito, típico do sentimento de inferioridade que vos carateriza), aproveitem estes dias a curtir por um bocadinho a sensação que o SLBenfica vai ter depois da ultima jornada...

Ganhar.

Avatar
 ●  5 comentários  ● 

Não há outro resultado aceitável hoje. Como nunca deveria haver.

Chocolate belga

 ●  21 comentários  ● 
Portugal, 30 de Novembro de 2013

O tempo passa depressa e os afazeres profissionais impediram-me de escrever umas linhas a propósito da fantástica primeira vitória em casa do Anderlecht, nosso carrasco na única final da Taça UEFA que disputamos ao longo de todo o nosso historial.
Para os “canucos” que na década de 80 ainda brincavam ao pião e ao berlinde, é natural que esta vitória seja sentida como apenas mais uma. Para os que como eu, nessa década já tinham plena consciência desportiva, é uma vitória especial, 30 e tal anos atrasada, mas que ainda veio a tempo para quem não esqueceu a derrota nessa Taça UEFA de 1982.
Na altura, primeira metade da década de 80, o Anderlecht era uma equipa de grande dimensão europeia, ligeiramente atrás de Real Madrid, Bayern, AC Milan, Liverpool (na época a melhor equipa inglesa) e Juventus. Mas acima de outras como por exemplo o Barcelona.
As eliminatórias com equipas portuguesas tinham o FCP como maior vítima, sempre eliminado com alguma facilidade. Numa das visitas à Bélgica foram goleados por 4-0. O Benfica apenas teve um cruzamento nessa fatídica final a duas mãos em 1982, em que Diamantino falhou um golo de baliza aberta, na Bélgica (derrota por 1-0), e depois cá, Lozano (depois contratado pelo Real Madrid) empatou o jogo (o golo de Shéu empatara a final), obrigando o Benfica a ter de marcar mais dois golos para vencer a Taça. O que não sucedeu.
Essa derrota foi difícil de encaixar (mais do que a recente derrota com o Chelsea), porque tínhamos feito um excelente percurso até à final, sem derrotas, com Filipovic como maior goleador da prova, e porque eu achava que o Benfica era melhor e merecia ganhar. Adiante.
Infelizmente hoje, e ao contrário de há 30 anos atrás, o grau de exigência dos adeptos é maior, a cultura futebolística está desvirtuada por acenos de perfeição ao virar da esquina, vindos da bancada dos jornalistas (alguns pançudos), analistas e outros auto proclamados entendidos de futebol, que mais não são do que peões de influência, num jogo que é de outros. De quem lhes paga e quer que as coisa sejam assim.
Fiquei pois algo perplexo por umas quantas criticas que li e ouvi ao jogo do Benfica, assim como com os 56% de votos no CM de adeptos que não gostaram da exibição do Benfica. Mas no CM temos de compreender, porque o público leitor é de tendência sportinguista e não gostam nada destas vitórias do Benfica.
Já na Benfica TV captei uma parte do debate em que estavam Calado, Mantorras, Rogério Matias, Pedro Ferreira e o Hélder Conduto como condutor do programa. A dado passo, Calado exprimiu uns quantos comentários à forma de jogar do Benfica, em particular após termos conseguido dar a volta ao resultado, sendo que segundo ele, “o Benfica não controlou bem o jogo depois disso, não foi coeso a defender a vantagem, não foi organizado a explorar o contra ataque” etc, etc. No que foi corroborado pelo Matias.
Tenho muita simpatia pelo Calado. Já o ouvi falar algumas vezes e reconheço-lhe conhecimento de causa. Fala do que acontece, fala de aspectos técnicos, fala com proactividade na busca do conhecimento resultante do jogo que foi observado. Contudo desta vez, não posso estar mais em desacordo com ele. Porque quando se ganha um jogo, não se comenta como é que se podia ter evitado um golo ou como se podia ter marcado mais um golo. Isso faz-se quando não se ganha. Quando se ganha e em particular quando se ganha onde nunca se havia ganho, não há como reter a importâncias desse facto e sublinhá-lo, porque, seguramente, nos próximos anos não vai voltar a acontecer.
Até porque quando estava a ouvir Calado falar dos “metros que Enzo tinha que correr sem que tivesse ninguém à sua frente”, dei por mim a pensar “mas Calado, tu foste titular na derrota por 7-0 em Vigo. O que é que falhou nessa altura e porque não viste logo isso dentro do campo?”.
Teve de ser o Hélder Conduto a salvar o tema quando constatou “mas na Grécia o Benfica fez um jogo mais organizado, mais equilibrado, teve várias situações de golo e perdeu”. Foi o clique necessário para todos se rirem e constatarem que é bem melhor jogar mal e ganhar, do que jogar bem e perder. Assim já nos entendemos.
Não penso que o Anderlecht tenha sido um chocolate doce e fácil de trincar. Longe disso. Ao contrário do RECORD que salientou a diferença de qualidade e meios das duas equipas (aspecto que não lhes ocorreu quando perdemos 3-0 com o PSG), o Anderlcht teve momentos que mostrou ser uma equipa compacta, culta tácticamente, esperando o erro do Benfica, mas teve pela frente um Benfica de fé, crença, raça e ambição. Pode não parecer aos simplistas que só gostam de jogar a bola no meio campo do adversário, mas este Benfica está a jogar muito. E não é o erro táctico aqui com os gregos que altera isto.

O minuto 90 desta vez não foi destacado, pelos mesmos que o fazem quando a situação é ao contrário. Mas foram dois minutos 90: o do nosso golo da vitória, e o do golo da derrota dos gregos em Paris. Pode ser premonitório...

Parabéns à PSP do Porto! Sempre em grande na defesa da ordem pública!

Avatar
 ●  19 comentários  ● 


Vamos ver quantas capas de jornais faz esta atuação do braço armado da direcção do FC Porto. 

Com a preciosa colaboração das autoridades presentes no local, que parecem ficar dormentes quando os mesmos de sempre resolvem fazer o que lhes apetece.

Por muito menos já vi perímetros de segurança, cargas policiais ou 'varrimentos' e até detenções indiscriminadas. Mas não no Dragão e não à guarda pretoriana do idoso do Viagra. 

Primeiro deixa-se os meninos fazerem aquilo que o velho lhes encomendou e depois então finge-se que se age.

2 pesos, 2 medidas. 


ranking