O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

O que teria acontecido ao Chalana, ao Futre ou ao CR7...?

. 27 comentários

É indiscutivel... O Bernardo Silva, Gonçalo Guedes, Rochinha, Oblak e o Cancelo são talentos puros! Se virão a ser craques do futebol nacional e europeu... ninguém sabe. Ninguém poderá dizer com certeza se vão ser jogadores de topo... mas também ninguém poderá dizer que não serão.

Se olharmos para a história de nomes que nos habituámos a admirar como o Chalana, o Futre ou o Cristiano Ronaldo (ou outros), todos eles são jogadores que fizeram parte da história do futebol português nos últimos 30 anos... e têm em comum a aposta que ninguém temeu em fazer quando tinham apenas 17 anos.

Mas infelizmente hoje em dia meteu-se na cabeça dos adeptos que "não se pode lançar assim jogadores, não se pode arriscar porque podemos queimar os miudos". Ora, olhando para a selecção nacional... está à vista que esta teoria está totalmente errada!

Depois da geração de Figo e Rui Costa, se não fosse o génio de CR7, estariamos a fazer uma travessia do deserto, pois não têm aparecido novos valores ao nível da "geração de ouro", simplesmente porque os jogadores que um dia poderia ter sido aposta se perderam pelo caminho e os clubes não apostaram neles e os deixaram "cair".

PORTUGAL TEM QUE MUDAR!
E mais uma vez, honra seja feita ao SLBenfica e à Direcção neste facto, o SLBenfica tem tudo para ser o "driver" desta mudança...

Não há nenhum clube que na faixa dos 17 aos 21 anos possa apresentar tanta qualidade em tantos jogadores:

Guarda Redes: Oblak e Bruno Varela
Defesas: João Cancelo, João Nunes, Rebocho, Bruno Gaspar e Fabio Cardoso
Médios: Lindelof, Ruben Pinto, Bernardo Silva, Rochinha e Ivan Cavaleiro
Avançados: Nelson Oliveira, Gonçalo Guedes, Romário Baldé, Sancidino Silva...

Obviamente que nem todos serão jogadores de futuro para um clube à dimensão do SLBenfica... Mas se conseguirmos que os assinalados a vermelho, e mais recentemente com a companhia dos que estão assinalados a bold, será uma imensa vantagem para o futuro do SLBenfica e da Selecção Nacional.

Se cada um destes jogadores "resultasse" e fosse vendido por 15M€ (para a qualidade que já têm seriam oferecidos, num valor destes!) estariamos a falar de 5x 15M€ = 75M€, basicamente líquidos, pois custaram ao SLBenfica ZERO!!!! Apenas salários e muito mais baixos que os demais...

Comparemos isto com a venda do Gaitan, Matic, Garay, Salvio e Cardozo, igualmente cinco jogadores que custaram (8.8M + 5M + 6M por 50% + 13,5M + 11M), num total de 44,3M€. Se todos forem vendidos por 25M€ teriamos 125M€ de receita (menos 25M€ que na venda dos jovens), mas na verdade em termos de retorno directo líquido, excluindo salários, seria de 68,2M€ (pois 12,5M€ da receita do Garay seria do Real Madrid). Ou seja, vendendo cada um desses jogadores por mais 10M€ de que os jovens do SLBenfica, teriamos ainda assim uma receita líquida 7M€ inferior... Se a isto juntarmos os salários pornográficos que recebem praticamente todos estes jogadores (perto de 2M€/ano) então o "gap" favorável à aposta nos míudos aumenta brutalmente.

Não há motivo algum para que isto não se torne uma REGRA no SLBenfica e se não o estamos a fazer, a culpa é do Sport Lisboa e Benfica, senão vejamos:

- Formamos e não têm qualidade para ser aposta?
... Então é um investimento mal feito na formação e nesse caso teremos que repensar o modelo de formação, a liderança...

- Formamos e têm qualidade mas não são aproveitados?
... Então continua a ser um investimento mal feito porque não está a ter a amplitude estratégica que deveria ter. Devemos EXCLUIR do SLBenfica quem se oponha a este desígnio que irá proteger e fortalecer as finanças e a mística do Clube.

Se um jogador de fora custa 1000% mais que um jogador da formação... então o nosso grau de exigência deverá ser 1000% superior e hoje em dia acontece o inverso. O Ivan Cavaleiro ou o Bernardo Silva têm que mostrar muito mais que o Markovic ou que o Djuricic para terem a consideração e reconhecimento que os sérvios têm... (os nomes são apenas exemplos)!

Os putos da formação são nossos "filhos", companheiros! Bem sei que muitos dos que nos lêem são jovens e talvez não têm filhos, mas terão irmãos ou sobrinhos. Imaginem que eles jogam à bola... será que só se eles jogarem melhor que os outros é que vocês os deixam jogar, ou será que quando convidam outros miudos para jogar, não optam sempre por os ter na vossa equipa?

Se o Ivan Cavaleiro hoje está no plantel principal e o Jesus "obrigado" a apostar nele, muito se deve à "pressão" externa que foi feita pelos adeptos que admiravam o grande trabalho e resultados do míudo no ano passado e este ano na selecção e na equipa B.

Se a Direcção tem uma visão demasiado redutora e limitativa, então temos que os pressionar na defesa dos nossos interesses. E os nossos interesses e o nossos futuro está totalmente dependente da aposta nestes meninos e na continuidade desse investimento na próxima década...

O FUTURO ESTÁ EM JOGO! HAJA CORAGEM...
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

27 comentários

  1. Luiz Sousa - Portista13/12/13 11:26

    Totalmente de acordo com o post, independentemente de se estar a falar do slb, sporting ou FCP!
    Mas sera que o publico dos estadios dá a mesma margem de erro ao de fora que ao produto interno? Parece-me que não...mesmo que não critiquem abertamente estou certo que varios na luz ja se poderao questionar que afinal o Ivan Cavaleiro nem esta a ser tão bom como parecia, que nem marca golos (e na B marcava) e que afinal esta verdito, e que uma coisa é jogar contra outros miudos ou numa equipa de "homens"...Será que fazem o mesmo tipo de comentarios ao Markovic? Penso que não!
    Digo isso em relação ao Ivan, como poderia dizer em relação a alguns do FCP, que por lá passaram e nao se impusseram (falta de tempo e paciencia de adeptos e treinadores).
    Alem disso as comissoes sao muito mais altas e imediatas com os putos estrangeiros!

    O sporting é um caso à parte apenas porque nao tem dinheiro (não me lixem com a teoria da estrategia de gestão)... tivessem os milhoes disponiveis e continuavam a fazer o mesmo que nas ultimas epocas qunado compraram 22 jogadores estrangeiros e os da Academia nem cheiravam a relva! A necessidade assim obrigou e os resultados vão sendo agradaveis... a ver se dura...não me acrAdito.

    No passado entravam muitos mais jogadores das formações porque não havia o acesso facil e "comissionista" que hoje existe aos muitos mercados sul americanos e não só! O mundo do futebol e contratações evolui e as praticas com ele.

    PS: O Nelson Oliveira, que tanto prometeu (e até fez a«boas coisas nos Sub21) foi ou não um semi-flop? Teve varias hipoteses em varuos clubes e nunca se destacou ou demonstrou o que muita Com Social lhe augurava...e não esquecer que muitas vezes são apenas as noticias da Com Social que fazem o jogador e a realidade demonstra que afinal não são o novo "messi" o "cr7"!

    ResponderEliminar
  2. "Esta aposta enquadra-se na política definida por Vieira. É o caminho natural. O Rochinha, o Barnardo ou o Cancelo podem chegar à equipa principal, não direi de imediato, mas daqui a um ou dois anos. O Benfica está a olhar mais para dentro. No Sporting a passagem da formação à equipa principal é mais rápida, mas isso também resulta da necessidade." - Palavras de Vítor Paneira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E desde quando o Paneira é "guru" que atesta seja o que for...?

      por falar em necessidade... o SLBenfica não a tem??? TEM! E de que maneira... os numeros do SLBenfica não tardarão a ficar bem piores que os que o Sporting tinha o ano passado.

      e não é uma politica definida por ninguem no Benfica. Que aposta real tem sido feita nos ultimos tres anos? Resume-se ao Ivan e só depois de muita pressão, aliás tu próprio aqui defendeste que o Ivan nao tinha capacidade para ir este ano para o plantel principal.

      Eliminar
    2. Quando o Salvio regressar o Ivan volta para a equipa B, ou ele ou ou Ola John...

      O Benfica está a trabalhar muitissimo bem na formação. Os jogadores vão entrando aos poucos, sem pressão de terem de brilhar... O único clube do Mundo que tem sucesso na formação é o Barcelona, de resto ninguém ganha nada com a formação por si só... E não esquecer que o sucesso se vai mantendo porque os jogadores fazem lá carreira porque não há escola de formação, ou academia, que consiga produzir talentos suficientes para que o equipa que venda dois do seus talentos se veja colmatada no ano seguinte com mais dois talentos...

      Roma e Pavia não se fizeram num dia e aos poucos os miúdos vão entrando mas metam uma coisa na cabeça, bastará um ano, ou dois, excelentes de algum dos miúdos que sairão de imediato...

      Eliminar
    3. Eu não acho que se deva passar do nada para a equipa principal (quando a pressão está tão em alta principalmente) mas um plano para os incluir também tem obrigatoriamente de incluir uma redução no número de jogadores contratados.

      Mas aí é que falha tudo. Temos um presidente que não defende ninguém a não ser ele mesmo. O JJ com os seus defeitos todos tinha tudo para ser 3 vezes campeão nacional (e não sei se uma quarta) se não fosse o apoio ao Fernando Gomes e o silêncio sobre os roubos todos que acontecem (só falam quando é tarde demais...). Nós temos tido jogadores capazes que não têm tido tempo para evoluir porque o Vieira deixa toda a gente entregue aos lobos e à opinião pública...

      E porquê falar nisto? Os miúdos podem e devem jogar (principalmente na taça da liga e integrando sempre uma boa parte da equipa principal) mas é preciso criar a estrutura que os defenda. Lembro-me que em 2004 ou que foi... o Manuel Fernandes resolveu um jogo (contra o Gil Vicente) e não jogou nada no dia a seguir... se bem se lembram, foi logo a reacção de final do mundo (que os Benfiquistas têm sempre) de que ele afinal não valia nada... um puto de 18 anos... é preciso dar tempo para ele ser constante... e muitos adeptos já não estavam a dar... e ninguém o defendeu... o que vale é que ele era mesmo bom e deu a volta.

      Basta também lembrar as reacções ao Di Maria e isso tudo... e a verdade é que agora a pressão é enorme e eu gostava de saber se há condições para dar tempo a um puto sem ficar já queimado... é só a minha dúvida.

      Por fim... as equipas vão todas ter ao camião de jogadores... verdade seja dita... nós devemos estar a perder qualquer coisa aqui mas aposto que há qualquer coisa que se ganha com isso... nós é que não sabemos o quê...

      Eliminar
    4. Pois é Pedro. Já o Vasco da Gama também não se mexeu daqui porque nunca ninguém tinha encontrado o caminho marítimo para a Índia.
      Nem o Sporting, com a aposta na sua formação, está a ter quaisquer resultados.

      Os miúdos do Benfica estão sem pressão de entrar, porque não entram. Aparecem quando JJ está 'à rasca', porque de resto qualquer estrangeiro tem primazia.
      Ninguém pode ter certezas quanto a se este ou aquele miúdo vai confirmar o talento que aparenta.

      Mas sem os colocar à prova, de forma consistente e com todo o apoio, nunca saberão.

      Não é a tratá-los aos gritos, a chamar-lhes FDP por qualquer coisa, e a dizer-lhes que não valem nada NA CARA, que se consegue transmitir-lhes confiança.

      Ou seja, não é com Jorge Jesus que a formação será uma aposta.

      Eliminar
    5. Luis Rocha13/12/13 12:31

      Pois é, Gandaia. E agora? Concordamos numa opinião sobre este assunto vinda dum ex jogador do SLB, internacional pela seleção portuguesa e treinador de futebol, ou concordamos com a opinião sobre o mesmo assunto vinda de um bloguer? Se calhar é melhor concordarmos com a opinião do bloguer, pois pelos vistos o Paneira não é "guru" de nada, hehehehe, é só rir com esta maltinha...

      Eliminar
    6. Pedro, se o Ivan descer com a descida do Salvio é uma estupidez (mais uma) do JJ.

      Actualmente anda a MATAR o Marko ao encosta-lo a linha pq não tem big balls para lançar o Ivan de inicio.

      De futuro com Salvio pode bem passar o Gaitan para onde ele gosta e rende (a 10) e meter o Ivan na esquerda.

      Realmente deves ter muitos alas possantes, rápidos e com técnica para poderes dar ao luxo de dizer o que dizes....

      Eliminar
    7. Carlos Sustelo13/12/13 13:51

      Completamente de acordo com o Shadows....

      Eliminar
    8. Pronto, Sporting agora é um exemplo para todos por causa da formação... Daqui a uns tempos veremos o que venceram... O sporting sempre apostou na formação, SEMPRE!!!! Resultados? Campeonato ganho de 18 em 18 anos... Eu quero uma aposta na formação tanto quanto vocês mas quero que ela seja feita com responsabilidade, com critério e com tempo e não á pressa como vocês querem. A equipa está sobre brasas e vocês sabem bem disso, colocar agora 3 "putos" poderia ser a morte do artista. Deixa-os ir jogando na B ganhando ritmo competitivo do escalão sénior, o nosso campeonato de juniores não vale peva e quando se atinge os séniores os jogadores raramente estão preparados para um ritmo de jogo e intensidade que em nada se compara à primiera liga quanto mais a um clube como o Benfica. Com o tempo veremos os "miúdos" a aparecer, como está a acontecer, seja com os da formação como o André Gomes, o Oblak e o Ivan, seja com Portugueses como o André Almeida.

      Quanto ao Markovic, o problema não está no MArkovic mas sim no sistema de JJ. queres então manter o Ivan na A e mandar o Markovic para a B? Ridiculo!!!! O Markovic pode jogar na ala mas num 4x3x3 porque neste sistema tem mais espaço e pode fazer as diagonais que tanto gosta de fazer, num 4x4x2 fica preso á direita, basta ver em que sistema jogou melhor Markovic até agora para perceber isso. No 4x4x2 só a segundo avançado...

      Eu fui bem claro acima, Ivan é, neste momento, para manter na equipa A, eu mandaria o Ola John para a equipa B e ficava com Salvio e Ivan para a direita.

      Vocês falam muito do David Simão e Miguel Rosa mas não vos bejo a falar do Rui e do Danilo que afinal são jogadores absolutamente banais. Vamos dar tempo ao tempo e ver o que acontece a David Simão e ao Rosa. Embora eu seja da opinião que o Rosa deveria ter tido uma oportunidade, pelo menos, mas duvido que mesmo assim ficasse. Em relação ao David Simão, sempre gostei do miúdo, tem um pé esquerdo muito bom e este sim merecia mais oportunidades, bem mais que o Rosa... No Benfica falta trabalhar a questão física, atlética dos jogadores. Reconheço capacidades técnicas a David Simão mas parece o Miguel Veloso, vê-se á rascar para arrastar o rabo em campo...

      Eliminar
    9. Quanto á titularidade do Ivan, olha aí os big balls de que falas, dois jogos seguidinhos a titular, nada mau para quem está a começar a entrar na primeira equipa:

      Benfica vs Nacional: http://www.zerozero.pt/jogo.php?id=2838112
      Académica vs. Benfica: http://www.zerozero.pt/jogo.php?id=2838116

      Eliminar
    10. Mas eu disse que o Paneira era algum guru? É apenas a opinião de alguém experiente no futebol e benfiquista. O Benfica claramente não tem a mesma necessidade. basta olhar para os plantéis. Para se apostar tem que existir qualidade e ela não tem existido. Se o David Simão, Luís Martins e Miguel Vítor são tão bons porque jogam no Arouca, Gil Vicente e PAOK??? Já há 2 anos atrás dizias que o Danilo e Mário Rui deviam ser aposta na altura, e hoje por onde andam? Marítimo e o Mário Rui nem sei onde joga. O André Almeida já faz parte do plantel principal. O André Gomes teve muitos minutos a época passada e já teve alguns esta época. Temos muitos valores na equipa B que estão a crescer por lá. O Ivan já tem jogado várias vezes na equipa principal. Pode vir com o Cancelo, mas perante a quantidade absurda de erros que comete na equipa B mostra não estar preparado para a equipa A.

      O Ivan não é um primor de técnica e habilidade, mas tem algo que é muito importante. É muito competitivo. Tivesse o Cancelo a atitude do Ivan e já estaria na equipa principal. O Ivan está a conquistar o seu espaço na equipa principal.

      Quanto à politica existente de formação, parece-me claro que existe uma. Simplesmente os que saíram até agora não tem qualidade para o Benfica. Começam agora a aparecer jovens com muita qualidade como o Bernardo. Tu achas que já devia estar na equipa principal por esta altura, eu acho que ele deve crescer na equipa B por enquanto.

      Volto a dizer, já passaram 2 anos e onde andam os Mários Ruis e os Danilos??

      Eliminar
    11. Concordo com o Gandaia e o Pedro. Acelerar pode ser a morte do artista. Os treinadores, e não falo apenas no JJ, são muitos e com várias valências profissionais sabem o que estão a fazer. Não será melhor confiar em quem sabe do que atirar postas de pescadas ou de atum para o ar? A não ser queiram lançar a confusão.

      Eliminar
    12. Deixe-me rir, esta teve muita piada! Os treinadores sabem o que fazem... Já agora pode ter razão uma vez que as asneiras que o JJ comete parece-me mesmo planificado, parece mesmo coisa pensada e isso é que me mete confusão... Faz-me pensar na hipotética falta de seriedade do mesmo...

      Benvas dos Santos

      Eliminar
  3. Wishmaster13/12/13 13:31

    Para mim qualquer ativo do clube é igual e o critério deve ser só um: qualidade. Vejo-a às carradas no Bernardo Silva. Não penso o mesmo do Ivan Cavaleiro, coisa que é normal, a cada fornada de formação não surgem 6 ou 7 craques, aparecerá um, dois ou três. Segundo opiniões que li, a geração de 95/96 é a primeira fornada real do clube made in Seixal, muitos deles jogaram na youth ligue, com bons resultados. Não querendo estar aqui a defender ninguém, o próprio Jesus já apostou em jogadores vindos da formação que eu se fosse treinador não sei se alguma vez convocaria...

    ResponderEliminar
  4. NovoGeraçãoBenfica,


    Há pois um grande motivo para fazer com que as coisas andem na forma que estão: lavagem de dinheiro e comissões que são distribuídas.

    Lavagem de dinheiro, porque a melhor forma de hoje em dia conseguir movimentar milhões e milhões livres de impostos, é através de transferências de jogadores. Não é há toa que surgem todos os dias "fundos" que quando se vai a ver são constituídos por gente de grandes empresas, e também de negócios duvidosos, que pretendem fazer perder o rasto de muito dinheiro, para fugir a impostos. Por exemplo, o fundo do Ola John, que é o mesmo do Mangala, é um fundo constituído maioritariamente por capitais de uma empresa da indústria minéria russa...

    Comissões, para que toda a gente (jogadores, dirigentes e empresários) coma calada, utiliza-se um sistema de gratificação que sai sempre muito mais barato que o pagamento de impostos. Por outro lado, como a "mercadoria" (aka os jogadores) sofrem valorizações (mas também desvalorizações), isso acaba por pagar o silêncio de todos os agentes envolvidos. Torna-se um mundo fechado e uma espécie de cartel.

    Já agora, já repararam que os grandes jogadores com margem de progressão (faixa etária dos 18-25 anos) pertencem quase todos eles a este tipo de fundos?! Porquê? Porque esses tendem sempre a valorizarem-se... ou seja, é uma aposta sempre ganha para os fundos, logo o risco de desvalorizar é muito diminuto.

    A história dos melões é para quem gosta de as ouvir...

    Por fim, a direcção do Benfica tem esta política de contratações pelo que escrevi acima. Não é porque não sabem! Eles sabem! Muitos de nós é que não sabem e são iludidos com as histórias dos melões, as histórias de que o que vem de fora é melhor do que cá existe, etc e tal. Está na hora de nós colocarmos os pontos nos i's!

    Portugal está numa recessão brutal, andamos todos a pagar mais e a ganhar menos, mas esta gente toda continua na sua feira das vaidades! Isto tem de terminar!

    Ficou aqui o desabafo!


    PS: NovoGeraçãoBenfica -> não tenhas receio de tratar os bois pelos nomes. São 13 anos nisto! Ninguém erra assim se não for de propósito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PP, já reparaste que lançaste apenas insinuações sem qualquer base nem provas e muitas das coisas que afirmas são mentiras?

      Eliminar
  5. Conheço o representante de alguns dos atletas falados e o meu caro amigo que é sportinguista fazia-me durante a pre-epoca a mesma questão?
    Pedro Simões já respondeu...tempo...pois vontade da equipa tecnica existe, sempre que contudo os resultados esmorecem esse espaço fica reduzido a quase nada!
    Acho ridiculo (é mesmo o termo) que quem vê erros, incompetência e má vontade de duas pessoas em tudo o que directa ou indirectamente compromete o nosso sucesso que "agora" defendam uma quase prioridade dos atletas da formação nos lugares titulares menos fixos.
    Então mas a prioridade é correr com o nosso presidente e sua estrutura ou especializarmos a nossa equipa a competir com médias de idade de 22 anos?

    PS: Espero que as assinaturas para a vital assembleia geral vão de vento em popa.

    ResponderEliminar
  6. Conheço o representante de alguns dos atletas falados e o meu caro amigo que é sportinguista fazia-me durante a pre-epoca a mesma questão?
    Pedro Simões já respondeu...tempo...pois vontade da equipa tecnica e qualidade existe, sempre que contudo os resultados esmorecem esse espaço fica reduzido a quase nada (culpa de JJ e LFV)!
    Acho ridiculo (é mesmo o termo) que quem vê erros, incompetência e má vontade de duas pessoas em tudo o que directa ou indirectamente compromete o nosso sucesso que "agora" defendam uma quase prioridade dos atletas da formação nos lugares titulares menos fixos.
    Então mas a prioridade é correr com o nosso presidente e sua estrutura ou especializarmos a nossa equipa a competir na elite com médias de idade de 22 anos?

    PS: Espero que as assinaturas para a vital assembleia geral vão de vento em popa.

    ResponderEliminar
  7. Mas estás a comparar a beira da estrada com a estrada da beira? o Chalana quando apareceu e eu acompanhei a sua carreira desde que ele chegou aos juniores do Benfica, nem tem comparação com qualquer dos jogadores que focaste em aspecto algum, Chalana com 17 era muito superior a CR7 e a Futre, Chalana com 17 anos foi considerado o melhor jogador do campeonato português, marcou quase 10 golos na sua primeira epoca a profissional a serio, com golos decisivos contra o Sporting na Luz, Porto nas Antas, entre outros, que deram vitorias preciosas ao Benfica, o CR7 a sorte dele foi ter ido para o Man.United, mas demorou 2 anos a ser titular indiscutivel, o Futre no Sporting era uma promessa, no Porto evoluiu e foi no Atletico que ganhou notariedade, mas olha o que o Futre diz do Chalana e vais perceber a diferença, com o Figo passou-se o mesmo, Figo apenas explodiu aos 23/24 em Barcelona, pois até ele ir para o Barça o melhor jogador português era o JP, Chalana acabou para o futebol aos 24 anos, foi um crime
    Chalana apenas precisou de uma fase final para deixar a sua marca, e mais não jogou nessa fase final ao nivel que atingiu no Benfica, Chalana é incomparavel era um fenomeno, não precisava de velocidade pura como precisou Futre e precisa o CR7 para fintar, simplesmente com uma simulação tirava-te do caminho e sentava-te se fosse necessario, com 17 anos alguem tão influente só o Diego Maradona, o resto com 17 anos não passavam de promessas.
    Claro que precisam que apostem neles, mas um jogador normalmente vê-se pelo toque de bola, andas sempre a falar no Cavaleiro, mas dos bocados que vi, nada vi de especial, corre, mas até agora nada vi de especial, mas eu já disse que se deve apostar nos miudos e dar-lhes oportunidades concretas de jogo e ver se têm ou não qualidade, só que a qualidade não existe só nos jovens do Benfica, existem em jovens de todos os clubes, ser jogador da formação do Benfica não é garante de nada, e dos que falas vais contar pelos dedos de uma mão se calhar os que vão vingar.
    Deixo-te um exemplo no tempo do Paulo Sousa, o melhor jogador dos juniores do Benfica, mas de longe era o Resende, o Sousa jogava ou a extremo direito ou atrás do ponta de lança, depois deu um trinco, mas como dizia o Resende acabou por não dar em nada, ainda andou pelo Rio Ave, e o Sousa que nem titular era da equipa de juniores que se sagrou campeã do mundo, foi um dos que fez melhor carreira e tem melhor palmarés, futebol junior é uma coisa, futebol senior é outra musica.
    Mas eu sou suspeito porque adorava o Chalana valia a pena ir ver um jogo apenas e só para o ver jogar, mas não faz mal nenhum a estes jogadores rodarem noutros clubes 1 ano ou 2, pois ao Rui Costa não lhe fez mal nenhum passar pelo Fafe

    ResponderEliminar
  8. E só uma correcção... Acabem com essa treta de que os jovens não são aposta porque não dão comissões porque é mentira!!! Cada transferência dá comissões aos envolvidos, seja um produto da formação ou não.

    ResponderEliminar
  9. E, de repente, todos acordaram para a Formação do Benfica. Até Vieira.
    E, de repente, todos têm valor para jogar na Equipa Principal do Benfica, até mesmo aqueles que praticamente nem jogam.
    E, de repente, até podemos comparar a situação dos miúdos do Benfica com o historial e potencial de Chalana, Futre, CR7 ou Figo...
    Nem 8, nem 80. Concordo com o essencial da mensagem deste post. Apostar na Formação, era para ontem. No entanto, os miúdos, alguns deles, têm valor, mas não vão salvar o Benfica. Não foi descoberta a pólvora agora, pois qualquer clube de top, com estratégia, o faz há décadas. Apostar nos jovens mais promissores na equipa principal sempre foi uma circunstância normal no futebol. No Benfica de Vieira e JJ, não.
    Há que ser mais ponderado. E, muito provavelmente, um gentleman como Vitor Paneira deverá saber um pouco mais de futebol do que nós adeptos viciados no Benfica...

    ResponderEliminar
  10. O que teria acontecido ao Chalana, ao Futre ou ao CR7 se fossem iguais ao Roderick? Acham que tinham chegado mais longe do que ele?


    ResponderEliminar
  11. Santo Tirso13/12/13 17:11

    Caros Benfiquistas: será á formação que os Clubes devem recorrer sempre que precisem de elementos para completar o quadro de jogadores da equipa principal.
    Depois o treinador deve dar tempo de jogo para eles mostrarem o seu valor e não como o Benfica tem feito no passado onde houve muitos jogos com nenhum jogador da formação na Equipa inicial.
    Em Janeiro o Benfica devia dispensar a maioria dos jogadores sérvios e outros que não vieram dar qualidade ao plantel,mas antes criaram divisões no mesmo.
    Será que alguém me diz o paradeiro do Djaló e Carlos Martins e se estes jogadores tem os seus ordenados pagos pelo Benfica ou pelos responsáveis que os aconselhou á Direcção.

    ResponderEliminar
  12. Falta aí o Nuno Santos e o Guzzo. Quanto ao Gonçalo Guedes e ao Romário Baldé são juniores do primeiro ano. Mas atenção, acontece muitas vezes que os menos promissores revelam-se, em seniores, afinal como os melhores. E grandes craques juniores...um fiasco. . Repare-se no Bernardo Silva. Só no ultimo ano de júnior se revelou. Antes ninguém dava nada por ele. E muitos só após dois ou três anos de seniores se revelam. Silvio é um exemplo. Neste campo é precisa muita paciência e sapiência. Já agora..alguém sabe dum júnior Mirosavic? Faz parte do plantel junior? Porque não joga?

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  14. para isto aconteçer temos de mudar o benfica, temos jogadores de qualidade portugueses na equipa b etc, mas raramente tem oportunidades de jogar pela a, vejamos artur nao estaria na hora da dar lugar a oblak por exemplo? esta em muito ma forma este ano sem confiança golos atras de golos e verdade que a defesa nao tem estado muito bem, presidente novo com novas ideias e disso que o benfica precisa o mais rapido possivel, e so o vieira que e bom este e o problema dos socios para elels somente o vieira presta.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking