O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 8 de dezembro de 2013

O criador de promessas compulsivo

. 12 comentários
Para aqueles que vierem com a conversinha do “contra porque sim”, das agendas escondidas e dos candidatos mistério que se escondem deste lado do teclado de cada vez que se opine em favor de algo que vai contra a norma e os poderes instalados, só digo uma coisa:

Este Redmoon, que hoje poderá escrever em desfavor de Vieira ou de Jesus, e que poderá até irritar profundamente muito dos nossos leitores porque só sabe escrever mal, é o mesmo que escreveu neste blogue o primeiro post a 3 de Maio de 2010, e tem para trás centenas de posts de apoio àqueles que hoje critica, e nessa altura então, já o Redmoon era um grande benfiquista e um tipo fantástico!

Agora, o que algumas pessoas poderão ter dificuldade em perceber mas que na minha cabeça é muito claro, é que se LFV exerceu alguns mandatos sob a bandeira da reestruturação do clube e, como tal, era julgado da minha parte sob esse prisma, estes últimos mandatos foram promovidos como os mandatos das vitórias desportivas, e também aqui, é sob esse prisma que terei de julgá-lo.

E se durante anos, e em virtude disso, aceitei as pouquíssimas vitórias desportivas, como uma consequência inevitável do caminho penoso que o clube tinha de trilhar para chegar onde queria, neste momento, esse discurso dos coitadinhos, para mim, já não cola!

E especialmente nos últimos anos, a única razão que encontro para os sucessivos insucessos desportivos é a gritante incapacidade do presidente de implantar no clube uma política e uma cultura desportiva condizente com a sua gloriosa e longa história, e que traduza em conquistas os rios de dinheiro que têm sido investidos nas suas equipas de futebol.

O Benfica, quando um dia se escrever a história deste período negro da sua vida, terá sido um exemplo crasso de um clube com pergaminhos, pujante financeiramente e onde o dinheiro nunca faltou (à escala nacional evidentemente), com tudo para ganhar , mas que falhou redondamente porque falhou no mais básico, na implantação de uma política desportiva capaz e à medida da sua ambição, tudo coisas para as quais é preciso arte e saber mas que o dinheiro não compra. Para mim, perder assim, custa muito mais e é muito mais humilhante!

Analisar o que é o futebol do Benfica nos dias de hoje daria seguramente para muitos posts. Eu pegaria apenas em 2 ou 3 pontos:

Este Benfica 2013/2014, o tal que segundo os responsáveis do clube teve o ano passado uma época magnífica, e quase quase a ganhar tudo, tem, só no plantel principal, e já depois de todas os empréstimos, todas as despensas e todos os relegados para a equipa B, todos os sérvios, os irmãos, as primas, o argentino com férias pagas no Dubai e a perna que comprámos do Pizzi, apenas e “só”, 12 caras novas!! 12 caras novas num plantel que se dizia já ser quase o melhor do mundo, e do qual nenhuma das estrelas principais saiu! 

Quem ache que é neste caminho de 10-12 caras novas todos os anos que se constrói algo de positivo, que se mantém uma cultura de balneário positiva, se mantém em alta o moral dos jogadores que já estavam e faz a todos sentirem-se úteis e importantes, e se legitima a sua ambição, sugiro-vos que olhem para o Arsenal por exemplo que este ano apenas apresentou Ozil.

Aliás, olhem para as grandes equipas da Europa, aquelas com história e cultura de vitórias, não aquelas que compram sucesso instantâneo! Reparem que a norma é essa, 3-4 caras novas todos os anos, jogadores para posições específicas.

O Benfica, versão 2013/2014, que já tinha Luisão, Garay, Jardel e Roderick, contratou num só ano, Mitrovic, Jardel e Steven Vitória! Para não me alongar muito, e para aqueles que quiserem, leiam este meu post “O regabofe das posições “sete”, “onze” e “nove e meio” na era Jorge Jesus”, para perceberem do que falo.  Não é possível, simplesmente, construir equipas ganhadoras desta forma, pelo menos de forma consistente!

Já aqui escrevi e volto a dizer:
Jorge Jesus tem inúmeros méritos no Benfica dos últimos anos! Mas foi um erro crasso tê-lo mantido! Só LFV (quem mais?) não percebeu isso!

O que restava do elo de identificação entre treinador e jogadores quebrou-se por completo naquela final do Jamor! Não mais os jogadores voltarão a correr esgazelados por aquele líder, especialmente, quando inequivocamente, o sistema de jogo do sofre 4 golos para marcar 5, falhou redondamente e só trouxe aos jogadores desgaste, lágrimas, criticas e sonhos de transferências milionárias desfeitos! 

O constante discurso egocêntrico do treinador quebrou também progressivamente o elo de ligação aos adeptos, que apenas as vitórias desportivas poderiam remediar.

Jorge Jesus ficou e é fácil perceber porquê! É que LFV sabe tão bem como eu, que sem JJ, o que fica naquela SAD em termos de conhecimento futebolístico é um redondo ZERO! UM BIG FAT ZERO AO FIM DE 12 ANOS DE PODER! É obra!!

Jorge Jesus ficou porque, que se lixe para LFV a ausência de títulos, o que LFV precisa é que o entreposto comercial de jogadores em que se tornou o clube, liderado pelo chefe de cozinha Jorge Jesus, continue a produzir 40 ou 50 milhões de mercadoria da boa todos os anos, que sirva para pagar todo o despesismo reinante! 

Mas infelizmente, até aí LFV falhou. Não vendeu por 30 alguns que hoje nem 15 valem. E o moral reinante no plantel é tão baixo, que até isso quase aniquila o surgimento de novos talentos num futuro próximo, porque até para isso, jogarem numa equipa que perde constantemente em nada ajuda ao processo. Ninguém paga 40 milhões por um jogador que só tem selo de derrota!

A juntar a isto, há outras duas coisas que me afastaram ainda mais de Luís Filipe Vieira nos últimos tempos:

1. A suposta venda de Roberto por 8.7 milhões de euros que nunca aconteceu! Para mim, mentiu! 

2. A recusa em debater publicamente nas últimas eleições do clube! Para mim, mostrou o quanto agarrado está àquela cadeira!

A verdade é nua, crua, dura e indesmentível: são 12 anos de demasiados novos ciclos, demasiadas rasuras, demasiadas derrotas, demasiadas humilhações, demasiadas ilusões, demasiados recomeços, demasiados erros, demasiados para o ano é que é!

Até quando meus senhores? Até quando?
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

12 comentários

  1. JediVermelho8/12/13 20:08

    Está na hora deste blogue sair das trevas e do obscurantismo! Creio que basta de "posts" inflamados a dizer sempre o mesmo. Já o sabemos, vocês apontam, e bem, as evidências. Mas não está na hora de mobilizar as massas e fazer algo como deve ser? Não está na hora? Ou pretendem só continuar na história do post?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo todos já percebemos que vamos passar mal,queres continuação?
      Isto que se está a passar é muito grave desde uma total falta de gestão desportiva há também uma falta de respeito pelos sócios e adeptos que continuam a sofrer com o autismo desta direção.
      Então queres mais do mesmo então vais ver um grande ZERO.

      Eliminar
  2. Que se demita mas que coloque o dinheiro que roubou pois aumentar o passivo desde a sua entrada faz-nos perguntar onde enfiou o dinheiro?

    ResponderEliminar
  3. Parabéns, mais uma vez, pelo excelente post (não ligues às vozes estúpidas que fazem a defesa desse "Judas Enganador"). Se até o Sporting consegue, sem cheta e com um plantel de miúdos desconhecidos, liderar de forma concludente o campeonato, como é que o Benfica não foi capaz de matar o campeonato nas 2 últimas épocas quando tinha tudo para vencer? Orfãos de líder estamos nós há uma porrada longa de anos.

    ResponderEliminar
  4. Estás enganado e a história quando for escrita irá mostrar isso mesmo. Contar a história antes dela acabar é o erro de muita gente que não compreende os tempos em que vive nem os condicionantes particulares que os afectam.
    Falta perspectiva, perspicácia e inteligência. Quando não se tem isso pouco se tem, o melhor é deixar a iniciativa da escrita para aqueles que irão escrever a história.


    ResponderEliminar
  5. Sentinela8/12/13 21:12

    Está na hora deste INFILTRADO ser posto fora do nosso Clube. E devolver o Cartão de Sócio ao seu legitimo proprietário.
    Para isso deve ser convocada uma Assembleia Geral Extraordinária.
    As redes sociais tem actualmente um poder incalculável. A Blogosfera pode dar inicio a uma possível recolha de assinaturas com esse fim.

    Desafio os responsáveis deste e de outros Blog´s considerados de referencia, a reunir diversas correntes de opinião e convidarem figuras relevantes da Família Benfiquista a desenvolverem esforços no sentido de surgir um nome que tenha alguma unanimidade entre o universo Benfiquista.

    Um individuo que tem capacidade para gerir as suas empresas como se reconhece, só pode estar a afundar o Clube financeira e desportivamente, de forma ...PROPOSITADA!!!

    ResponderEliminar
  6. Caros Benfiquistas, teremos novamente uma época horrível, pois para além dos resultados as exibições também são más, pelo que duma vez por todas temos que interiorizar de que não temos equipa por muita que nos custe e isso deve-se exclusivamente aos nossos dirigentes quando optaram por continuar com o mesmo treinador.
    Agora só resta esperar pelo fim de época e ver possíveis mudanças porque este treinador como sabemos nunca se irá demitir, e fará tudo para perpetuar o lugar, pois ganhar o que ganha actualmente não consegue nunca mais na vida, bem como o LFV que certamente lhe dará muito jeito continuar a ser o Presidente do maior Clube de Portugal.
    Vamos ter mais 6 meses deprimentes...e esperar que o campeonato acabe depressa, pois ou muito me engano ou mesmo o 3º lugar pode estar em perigo.

    ResponderEliminar
  7. Depois de vermos um Porto muito longe do seu melhor nível a trucidar-nos ano após ano, e agora este ano vermos o Sporting a bombar, com uma equipa de putos e sem dinheiro para cantar um ceguinho, deveria-se reflectir mais que nunca sobre o rumo errático em que caminha o Benfica e pedir a cabeça de quem nos «lidera»...Mas não,até poderíamos descer à 5ª distrital em 2030, que continuaríamos sempre com a lenga lenga da credibilidade, do Vale e Azevedo, do Vieira salvador do Benfica e das pedras da calçada. E estou farto de dizer, pior que Jesus, que Vieira, que as arbitragens, são os adeptos cordeirinhos que se dizem benfiquistas e que batem palmas ao insucesso.

    ResponderEliminar
  8. TUDO FOI DITO!! Concordo em tudo com o que foi dito... e anceio o dia em que a maior parte dos benfiquistas sintam isto que o redmoon descreveu aqui.
    SÓ PEDIA uma coisa aos autores deste blog, é que se comece a fazer alguma coisa para mobilizar os benfiquistas. Pois as causas dos nosso problemas estão enunciados precisamos é de alternativas...
    SIM NO BENFICA NÃO EXISTEM ALTERNATIVAS... e isso é o que mais me revolta... Como é que num clube como o NOSSO não existe uma pessoa ou grupo que queira romper com esta política de derrotas e humilhações...
    PRECISAMOS DE UMA MUDANÇA JÁ...
    André

    ResponderEliminar
  9. Unem-se Benfiquistas e ponham esses dois incompetentes no meio da rua!!
    O Benfica não é deles!
    FORA com essa gente de uma vez por todas!!!
    Todos tenhem roubado o clube!
    Chega de humilhações!!!!!!!!!!!!!!!
    MF

    ResponderEliminar
  10. Lá para os lados do Dragão os arruaceiros andaram a mandar uns petardos e umas tochas ao autocarro por perderem um jogo...já no benfica os betinhos deixam andar!

    ResponderEliminar
  11. Hoje deparei-me com um comentário que o nosso Presidente devia ver e aprender.

    http://www.zerozero.pt/noticia.php?id=129738

    O "vale azevedo" verde, numa semana em que não se falava de outra coisa que não reforços e mais reforços, veio disser que este grupo vai até ao fim. O nosso Presidente, à dez anos na presidência ainda não aprendeu que é assim que se pode ganhar títulos, e não com conversas de champions e melhor plantel dos últimos trinta anos, etc. etc.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking