O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Jesus...chega aqui. Tenho uma carta aberta para ti.

. 9 comentários

Do companheiro de blogue POC, no 'Simão Escuta'. Um excelente post!

"A Liga dos Campeões não foi um fracasso porque continuamos nas competições europeias".

Oi? Não percebi. Importas-te de repetir?

Sabes Jorge, trato-te por tu porque tu tratas assim toda a gente. Essencialmente porque, desde sempre, me lembro de tratar treinadores e jogadores pelo primeiro nome, por achar que somos uma equipa (uma verdadeira, tens de ver os vários significados de equipa no dicionário), que eu vos ajudo da bancada (e do meu bolso) e vocês ajudam-me de volta (com honra, querer, crer, ambição, raça e outros adjectivos bonitos). Porque eu sei que, a médio/longo prazo, isso vai resultar em títulos (verifica também por favor esta palava no dicionário). Mas mesmo que não resulte, temos dignidade, orgulho, honestidade e consciência tranquila.

Mas sabes Jorge, tu não tens qualidade para isto. Porque qualidade não é só saber treinar (onde tu tens falhas, mas todos têm, não há ninguém perfeito), qualidade é também saber honrar a Instituição onde estás, saber estar, saber respeitar, saber qual é o nosso lugar, saber que o Clube está acima de tudo e todos.

Como não tens qualidade para estas andanças, e já o sabemos há muito tempo, já devias ter sido despedido. Mas estás agarrado ao lugar. E sabes porquê? Claro que sabes. É que deste vazio de títulos que tu és, o próximo passo é para desceres (muito) na carreira e na carteira. Quem tem dignidade e percebe que está a prejudicar o Clube, sai. Porque nem precisa do dinheiro. E sai. Porque quer o melhor para os outros. Mas tu Jorge, sempre achaste que estás acima de todos nós, que somos benfiquistas (e tu não), e do próprio Clube. E por isso Jorge, metes-me nojo. Nojo é uma palavra forte, mas é uma amostra daquilo com que brindas quem te rodeia. Por isso não leves muito a peito. É que nisto das emoções, quando sentimos que alguém anda a brincar connosco, vem uma certa vontade de mandar essa pessoa para certos e determinados sítios. Por isso até me estou a portar bem, não é?

Olha Jorge, sinceramente acho que estás a mais no meu Clube. Fizeste um bom primeiro ano e ficou por aí. E se te lembras, mesmo no primeiro ano, apesar do bom futebol em 70% dos jogos, só foste campeão na última jornada, devido à má gestão que fizeste. E nesse primeiro ano, com a qualidade que tínhamos, foi um ultraje não ganharmos a Liga Europa e sermos eliminados como fomos, devido às tuas invenções. Mas foi um primeiro ano excelente! Fiquei feliz contigo. Muito. Devolveste a competitividade ao Benfica. Até fizemos uma t-shirt do título com uma dedicatória especial para ti.

Mas acabas por estar envolvido em momentos históricos de vergonha para o Clube. Estás ligado a mais um período de hegemonia azul e branco. E estás ligado ao constante fracasso na Liga dos Campeões (porque como já expliquei, disputar a Liga Europa é vergonhoso - e eu quero ganhá-la -, ainda para mais quando estamos inseridos em grupos extremamente acessíveis).

Mas quando atingimos determinado nível e estagnamos (e regredimos), então temos de mudar. Não dás mais que isto. Não sabes. Falta-te carácter. Falta-te assumir os erros. Teres fair-play. Falta respeitares os 4 milhões que ganhas por ano, mesmo após todos os fracassos, mesmo após fazeres chantagem para ires para os corruptos, mesmo depois de te darem todas as condições e jogadores de nível mundial.
Estás num País que só tem 2 grandes clubes actualmente, e onde tu, ano após ano, dás tiros nos pés e acabas sempre em 2º. Somos melhores, mas na história isso não tem ficado marcado. Uma vez pode ser azar, agora duas...três...quatro...

És um treinador bom para vir de baixo, para aumentar o nível, para trazer exigência. O problema é que, quando chegas lá acima, não te aguentas. Não é o teu mundo. Apesar de seres teimoso (e isso custar-te fracassos), percebes muito disto, mas não chega.

Outra coisa Jorge, tu potencias jogadores, não é? Tenho algumas dúvidas. É que nós temos rapazes mesmo muito bons. David Luiz, Ramires, Di María, Javi García e companhia já tinham qualidade. Difícil era que alguns deles não atingissem aquele nível. Mas dou de barato essa de potenciares jogadores. 
Até porque tu dizes que isso é tão importante para um clube como os títulos. E aí, eu calo-me. Quer dizer, podia explicar-te que os constantes fracassos internos, e em especial na Liga dos Campeões, custam milhões ao Clube. Mas tu é que sabes, e eu, bom... eu calo-me.

Não sei se leste tudo até aqui Jorge, ou se pediste ao Raúl José para te ler isto enquanto procuras jogadores no Brasileirão. Mas se ainda aí estás Jorge, ganha vergonha na cara. E não, o facto do nosso Presidente cometer erros atrás de erros não é desculpa para tu os poderes fazer com a mesma frequência dele. Ele, para o bem e para o mal, foi eleito. Tu és apenas um assalariado do Clube.

Porque razão deves ter vergonha na cara? Porque tens de assumir, duma vez por todas, o fracasso que foi esta prestação na Liga dos Campeões (não falando sequer na da época passada). Há muitos 83% por aí, mas entre uns e outros, há quem não seja burro. E por isso Jorge, depois do primeiro fracasso absolutamente brutal e vergonhoso desta época, convinha assumires a falha, entendes?
Caso não te lembres, o objectivo era chegarmos à final (dito pelo Presidente). Não pedia tanto. Pedia apenas o mínimo obrigatório: passar este grupo miserável onde estávamos.

A tua sorte, Jorge, é que hoje ganhámos (quando isto não passava dum jogo amigável) e o povo fica feliz com pouco. Porque "antes estávamos piores, e o Vale e Azevedo, e não sei quê". Justificações de gente com pouca ambição e pouca visão. E, já agora, pouca memória. É que o Benfica, por ter tido 10 anos negros, teve outros 100 de glória. E convém é compararmos com o Bom, não com o Mau.

Pois é...
Eu, Jorge? Eu vou continuar a chorar e a sofrer nas vitórias e nas derrotas, desejando sempre voltar a ver o meu Clube no lugar que ele merece. E que tem, desde há muitos anos, todas as condições para isso. Se vocês quisessem.

Posto isto, exijo o campeonato nacional no fim desta época. E que saias na mesma. É que não tolero ouvir-te falar em nome do meu querido Clube. Vocês não são compatíveis, entendes? E eu não admito ter alguém que, quando ganha, ganha sozinho (e porque tirou aquele e colocou o outro, e porque sabia que a bola ia bater no poste, e porque sabia e acontecia) e que, quando perde, perde em equipa (e sempre por motivos que nada estão relacionados consigo mesmo).

Sou mais novo que tu Jorge, mas permite-me que te ensine uma coisa: só nos fica bem assumir os nossos erros. Isso faz-nos mais fortes: para nós próprios e para quem olha para nós. Se o fizesses, terias o meu maior respeito, seria incapaz de te escrever uma carta desagradável como esta. Agora assim ...

Em relação ao teu sonho de marcares presença na final da Liga dos Campeões, fala com o teu amigo Vieira, deve arranjar-te bilhete.

Eu sou do Benfica, Jorge. Tu? Tu és só ridículo."
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

9 comentários

  1. CLAP CLAP CLAP!!!

    Fantástica dedicatória a um incompetente, autista e parasita "treinadeiro páraquedista" que caiu na n/ Luz!

    Como sócio do Clube, mas sobretudo como Benfiquista apaixonado a viver a milhares de kms de Portugal,
    subscrevo na íntegra!

    Grande abraço de Tenerife,

    RSG

    ResponderEliminar
  2. No essencial estou de acordo com o teor desta carta e só acrescentaria que JJ devia ler o Principio de Peter para entender que quando se chega ao lugar onde se passa a ser incompetente só há duas saidas.Ou volta para o lugar onde estava(só não acontece pq se tem vergonha de recuar na vida)e era competente ou se demite sem receber mais nada.

    MARQUÊS DA PRAIA E MONFORTE

    ResponderEliminar
  3. Acho que os dias de JJ no clube ja deviam ter acabado à muito, ainda por cima da epoca vergonhosa transacta! Epoca talvez não mas fim de época os chamados jogos decisivos. Desses jogos decisivos não me esqueço da equipa vergonhosa apresentada em braga na meia final da taça da liga quando poderia colocar pelo menos uma equipa mais equilibrada chegando assim à final! Na maneira como não motivou a equipa no jogo do estoril! Na maneira como mexeu na equipa nos ultimos minutos do dragao na epoca passada metendo 1 mediocre roderick em campo, resultando na saida do jogador este ano! Na maneira como não motivou a equipa para o jogo decisivo da taça de portugal contra 1 equipa imatura do guimarães! Na liga europa acho que o benfica teve muito azar! portanto perde 4 competições e em caso de vitoria mais 2 que daí surgiriam, as supertaças!
    LFV dá 1 novo contrato a JJ, e a equipa reforça-se fica mais forte e mesmo com a perda primatura de salvio, consegue perder logo 1 trofeu que por razoes historicas era um dos mais importantes do panorama nacional, a taça de lisboa, por ter metido uma equipa de 2ºplano em campo! Começa o ano logo com 1 derrota!
    Na liga dos campeoes este ano o benfica joga pessimamente em paris e em casa com o olimpiakos, e se no primeiro caso a derrota ate era obvia no segundo a equipa apresentou-se em campo completamente desmotivada!
    Benfica sai da LC com 10 pontos quando passam equipas aos oitavos com 6 e 8 pontos!
    Os jogos este ano frente ao maritimo, arouca e belenenses foram simplesmente vergonhosos, e fosse ele outro qualquer estaria na rua de imediato, mas com clausulas e amizades à mistura LFV mete-se a jeito para sair com JJ!
    Bruno de Carvalho de membro da claque, passa para presidente dum clube, estando presente em todo o lado, nas modalidades amadoras, no estadio junto ao seu banco, LFV ou anda doente ou em viagens! Sporting com jogadores imaturos esta neste momento com mais 2 pontos da super equipa so benfica da epoca passada + markovic, sulejmani, fejsa, silvio, siqueira entre muitos!!!!
    JJ poe-se a jeito e vai papando castigos e fica longe da equipa, eu como benfiquista não quero perder por ter 1 treinador ausente por culpa propria. Porque é que LFV não contrata Marco Silva como adjunto para ja preparando-o para a sucessão de JJ???

    ResponderEliminar
  4. Nada de novo, um post que é apenas uma síntese de uma abstinência de tanto tempo a evitar a ofensa publica dos "benfiquistas puros" ao "seu" treinador e presidente.
    Dada a pureza do seu "benfiquismo" estarei certamente errado na análise que faço da sua motivação, para apenas verem o que lhes convém.
    Acho que esta residual minoria que também considera Cortês um fraco, Roberto um frangueiro, Abel Xavier um inutil e o sr. Antonio Oliveira mais conhecido por Toni um bebado claro!
    Desde que me lembro sempre existiu no Sport Lisboa e Benfica uma franja de adeptos que necessitam do clube como factor de afirmação pessoal, adeptos que perante as dificuldades desrrespeitam outros benfiquistas e muitos nem sequer se importam de denegrir o SLB, desde que seja com a superior missão de reconquistar "o verdadeiro, o puro e que nunca perde, tem azar ou erra...
    o eterno Benfica de Manuel Damásio, o que destroi tudo o que de bom tem apenas porque de tanta estupidez e soberba nem vê o que conquistou.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Curiosa a sua preocupação com os que querem denegrir o clube!!! O actual presidente e treinador só nos dão motivo de orgulho, certo??

      Se o meu amigo pensar bem, toda a obra que tem sido feita envolve, no essencial, a construção civil (sector completamente desconhecido do "querido lider") o que é, claramente, o mais importante num projecto de engrandecimento de um clube desportivo!!

      Recordo que antes desta gente, já tínhamos estádio (um dos maiores do mundo), campos de treino e pavilhões para as modalidades amadoras. Era necessário modernizá-los? Sim, desde que tivéssemos dinheiro para isso, o que se está a verificar que não será o caso!verificar

      Eliminar
  5. Nada de novo, um post que é apenas uma síntese de uma abstinência de tanto tempo a evitar a ofensa publica dos "benfiquistas puros" ao "seu" treinador e presidente.
    Dada a pureza do seu "benfiquismo" estarei certamente errado na análise que faço da sua motivação, para apenas verem o que lhes convém.
    Acho que esta residual minoria que também considera Cortês um fraco, Roberto um frangueiro, Abel Xavier um inutil e o sr. Antonio Oliveira mais conhecido por Toni um bebado claro!
    Desde que me lembro sempre existiu no Sport Lisboa e Benfica uma franja de adeptos que necessitam do clube como factor de afirmação pessoal, adeptos que perante as dificuldades desrrespeitam outros benfiquistas e muitos nem sequer se importam de denegrir o SLB, desde que seja com a superior missão de reconquistar "o verdadeiro, o puro e que nunca perde, tem azar ou erra...
    o eterno Benfica de Manuel Damásio, o que destroi tudo o que de bom tem apenas porque de tanta estupidez e soberba nem vê o que conquistou.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não deixa de ser curioso que se consiga, num texto não muito extenso, elencar os principais erros de JJ, cometidos não numa simples época, mas ao longo de 4. Também eu lhe aponto erros - acredito que o ano passado seríamos campeões se não se verificassem alguns desses equívocos. Acredito. Mas tenho a certeza que, se fossemos campeões, a JJ o ficaríamos a dever.

      Em 94 fiquei pela Luz após um jogo com o Estrela da Amadora. Empatámos com um golo/chouriço do Isaías, num jogo em que a equipa estava visivelmente nervosa, o que não era alheio às constantes vaias que vinham das bancadas. Vi sair o Rui Costa acompanhado pela família e a ter que suportar a fúria de um grupo de "adeptos" cujo cumprimento mais simpático que lhe dirigiu foi de filho da puta... Nem imagino o que se verificaria se fosse o Toni a passar. No fim da época fomos campeões e tudo foi lavado.

      Isto serve só para dizer que apenas se deseja o que não se tem. Neste momento não temos títulos. Parece que para muitos isso quer dizer que tudo está mal feito e que é óbvio o que falta fazer.

      Bruno Carvalho entrou agora no Sporting e as coisas estão a correr bem. Os sportinguistas andam eufóricos e os Benfiquistas deprimidos. Há apenas 6 meses como eram estes estados de espírito?

      RFD

      Eliminar
  6. Fernando Tomás...vai po caralho.

    ResponderEliminar
  7. Ruben

    Muito bom, parabéns.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking