O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 1 de dezembro de 2013

Chocolate belga

. 21 comentários
Portugal, 30 de Novembro de 2013

O tempo passa depressa e os afazeres profissionais impediram-me de escrever umas linhas a propósito da fantástica primeira vitória em casa do Anderlecht, nosso carrasco na única final da Taça UEFA que disputamos ao longo de todo o nosso historial.
Para os “canucos” que na década de 80 ainda brincavam ao pião e ao berlinde, é natural que esta vitória seja sentida como apenas mais uma. Para os que como eu, nessa década já tinham plena consciência desportiva, é uma vitória especial, 30 e tal anos atrasada, mas que ainda veio a tempo para quem não esqueceu a derrota nessa Taça UEFA de 1982.
Na altura, primeira metade da década de 80, o Anderlecht era uma equipa de grande dimensão europeia, ligeiramente atrás de Real Madrid, Bayern, AC Milan, Liverpool (na época a melhor equipa inglesa) e Juventus. Mas acima de outras como por exemplo o Barcelona.
As eliminatórias com equipas portuguesas tinham o FCP como maior vítima, sempre eliminado com alguma facilidade. Numa das visitas à Bélgica foram goleados por 4-0. O Benfica apenas teve um cruzamento nessa fatídica final a duas mãos em 1982, em que Diamantino falhou um golo de baliza aberta, na Bélgica (derrota por 1-0), e depois cá, Lozano (depois contratado pelo Real Madrid) empatou o jogo (o golo de Shéu empatara a final), obrigando o Benfica a ter de marcar mais dois golos para vencer a Taça. O que não sucedeu.
Essa derrota foi difícil de encaixar (mais do que a recente derrota com o Chelsea), porque tínhamos feito um excelente percurso até à final, sem derrotas, com Filipovic como maior goleador da prova, e porque eu achava que o Benfica era melhor e merecia ganhar. Adiante.
Infelizmente hoje, e ao contrário de há 30 anos atrás, o grau de exigência dos adeptos é maior, a cultura futebolística está desvirtuada por acenos de perfeição ao virar da esquina, vindos da bancada dos jornalistas (alguns pançudos), analistas e outros auto proclamados entendidos de futebol, que mais não são do que peões de influência, num jogo que é de outros. De quem lhes paga e quer que as coisa sejam assim.
Fiquei pois algo perplexo por umas quantas criticas que li e ouvi ao jogo do Benfica, assim como com os 56% de votos no CM de adeptos que não gostaram da exibição do Benfica. Mas no CM temos de compreender, porque o público leitor é de tendência sportinguista e não gostam nada destas vitórias do Benfica.
Já na Benfica TV captei uma parte do debate em que estavam Calado, Mantorras, Rogério Matias, Pedro Ferreira e o Hélder Conduto como condutor do programa. A dado passo, Calado exprimiu uns quantos comentários à forma de jogar do Benfica, em particular após termos conseguido dar a volta ao resultado, sendo que segundo ele, “o Benfica não controlou bem o jogo depois disso, não foi coeso a defender a vantagem, não foi organizado a explorar o contra ataque” etc, etc. No que foi corroborado pelo Matias.
Tenho muita simpatia pelo Calado. Já o ouvi falar algumas vezes e reconheço-lhe conhecimento de causa. Fala do que acontece, fala de aspectos técnicos, fala com proactividade na busca do conhecimento resultante do jogo que foi observado. Contudo desta vez, não posso estar mais em desacordo com ele. Porque quando se ganha um jogo, não se comenta como é que se podia ter evitado um golo ou como se podia ter marcado mais um golo. Isso faz-se quando não se ganha. Quando se ganha e em particular quando se ganha onde nunca se havia ganho, não há como reter a importâncias desse facto e sublinhá-lo, porque, seguramente, nos próximos anos não vai voltar a acontecer.
Até porque quando estava a ouvir Calado falar dos “metros que Enzo tinha que correr sem que tivesse ninguém à sua frente”, dei por mim a pensar “mas Calado, tu foste titular na derrota por 7-0 em Vigo. O que é que falhou nessa altura e porque não viste logo isso dentro do campo?”.
Teve de ser o Hélder Conduto a salvar o tema quando constatou “mas na Grécia o Benfica fez um jogo mais organizado, mais equilibrado, teve várias situações de golo e perdeu”. Foi o clique necessário para todos se rirem e constatarem que é bem melhor jogar mal e ganhar, do que jogar bem e perder. Assim já nos entendemos.
Não penso que o Anderlecht tenha sido um chocolate doce e fácil de trincar. Longe disso. Ao contrário do RECORD que salientou a diferença de qualidade e meios das duas equipas (aspecto que não lhes ocorreu quando perdemos 3-0 com o PSG), o Anderlcht teve momentos que mostrou ser uma equipa compacta, culta tácticamente, esperando o erro do Benfica, mas teve pela frente um Benfica de fé, crença, raça e ambição. Pode não parecer aos simplistas que só gostam de jogar a bola no meio campo do adversário, mas este Benfica está a jogar muito. E não é o erro táctico aqui com os gregos que altera isto.

O minuto 90 desta vez não foi destacado, pelos mesmos que o fazem quando a situação é ao contrário. Mas foram dois minutos 90: o do nosso golo da vitória, e o do golo da derrota dos gregos em Paris. Pode ser premonitório...
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

21 comentários

  1. Uma vitoria é sempre uma vitoria eagle, mas não querer ver que foi uma vitoria dificil contra uma equipa muito fraca, apresentando logo o argumento de nunca termos vencido lá é fugir à questão que é realmente importante : o ainda não termos um futebol consistente com três meses de competição.

    Mas é igualmente leviano já que este Anderlecht não é nem 10% do que foi nos anos 70 e 80 com as suas Taça das Taças e Taças UEFA.

    E sabes onde é que o Benfica nunca ganhou? Em Alcobaça. Se por acaso um dias destes o Benfica calhar com o Ginásio e eliminá-los da Taça, espero bem que apareçam todos os excitados por estas "primeiras vitorias" contra adversários fracos, fraquinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... " sabes onde é que o Benfica nunca ganhou? Em Alcobaça " ...

      Hiper piramidal... comparar o Alcobaça com o Anderlecht, é obra !

      Clap !| clap ! clap !

      Eliminar
    2. Comparar o Ginásio de Alcobaça com o Anderlech só de alguém que é obrigado a usar argumentos sem pés nem cabeça. O Anderlech nem 10% do que era? Mas como sabe isso, mediu essas percentagens? E como o fez?

      Eliminar
    3. Como fiz meu caro anonimo? Simples! A sua quase inexistência na cena europeia quando nos anos 70 e 80 ganhava Taças UEFA e Taças das Taças... Bem vistas as coisas, nem 10% se calhar são (mas devo estar a falar com alguém que nem me sabe citar um jogador sequer dessas grandes equipas que tinha o Anderlecht).

      M.C.
      Tornou-se habito nos adeptos benfiquistas aplaudir coisas pouco significativas... muito provavelmente porque não podemos aplaudir conquistas realmente importantes. Aconteceu no ano passado em Glasgow, acontece este ano na Bélgica.

      Isto para dizer o quê? Que o ridiculo não é eu comparar o Anderlecht com o Ginàsio. Até porque não fiz tal comparação. Aprenda a ler! Comparei o comparavel : os resultados negativos que o Benfica fez em Alcobaça e os resultados negativos que o Benfica fez em Anderlecht. O que é realmente ridiculo é querer esconder, consciente ou inconscientemente, participações miseraveis na Liga dos Campeões (com uma honrosa excepção) com estas pequenas conquistas que apenas satisfazem os pequenos adeptos.

      Eliminar
    4. Duarte, não sei o que fazes na vida nem que habilitações tens na área do futebol, mas se para ti a exibição não foi consistente, recomendo-te que analises o Chelsea que perdeu em Basileia e tentes perceber a relatividade das coisas. O Benfica é o mais importante para um adepto do Benfica, mas o Benfica não compete sozinho por mais que os jornais se esforcem por comparar o Benfica com a perfeição.

      De resto se para ti a exibição não foi relevante, para mim foi! Porque razão tens de pensar que sabes mais de futebol do que eu?

      Será que os teus conhecimentos exigem a mudança de treinador para dar uma hipótese, da exibição passar a ser mais “consistente” com outros métodos? Tipo palhaço Tiririca e seu discurso, “pior não fica”? Ou será que a tua capacidade de análise esquece o problema das lesões, dos jogadores que por esta ou aquela razão nunca jogaram juntos o suficiente, para recuperar automatismos da época passada?

      A comparação com o Alcobaça denota a falta de qualidade das tuas ideias. O Benfica nunca jogou em Alcobaça, mas jogou várias vezes com o Anderlecht, tal como o FCP por exemplo. Se para ti não é relevante, eu respeito. Mas tu tens de respeitar o meu ponto de vista. A não ser que tal como o Mário Soares te arrogues o direito de pensar pelos outros... comigo não...

      Eliminar
    5. "Duarte, não sei o que fazes na vida nem que habilitações tens na área do futebol, mas se para ti a exibição não foi consistente, recomendo-te que analises o Chelsea que perdeu em Basileia e tentes perceber a relatividade das coisas."

      Parece-me que quem não tem em conta a relatividade das coisas é o eagle01. Porque se o eagle tivesse em conta essa relatividade saberia que o Chelsea jogou muito pouco nesta fase de grupos (como é norma nas equipas de Mourinho) mas jà atingiu um bom nivel exibicional na Liga Inglesa. Ora o Benfica nem uma coisa nem outra. O Benfica parece estar a subir de forma agora, mas muito provavelmente tarde demais para a Liga dos Campeões. Olha! Mais um dado para mostrar a relatividade das coisas que o eagle não tem em conta : é que o Chelsea pode dar-se ao luxo de fazer exibições menos conseguidas que qualifica-se na mesma. O Benfica não!

      "O Benfica é o mais importante para um adepto do Benfica, mas o Benfica não compete sozinho por mais que os jornais se esforcem por comparar o Benfica com a perfeição."

      Claro que não compete sozinho, mas no dia em que um adepto do Benfica achar normal não ganhar um jogo que seja ao Olympiakos e festejar uma vitoria contra o Anderlecht mais fraco da historia (como este dos anos 2010) como se de uma grande conquista se tratasse, então é porque o Benfica anda muito por baixo. Foram três pontos, nada mais do que isso. Queres agarrar-te "às primeiras vitorias onde nunca tinhamos ganho"? Estàs à vontade, isso para mim significa pouco... até porque eu relativizo ao contràrio do eagle01. O Anderlecht relativo aos anos 2010 não é nada quando comparado ao Anderlecht do passado.

      "De resto se para ti a exibição não foi relevante, para mim foi! Porque razão tens de pensar que sabes mais de futebol do que eu?"

      Tens todo o direito de pensar o que quiseres. O que também tens direito é sentires-te atacado com o facto de alguém expor uma outra opinião e querer falar do assunto. Também tens esse direito, mas demonstra uma certa preguiça/dogmatismo intelectual da tua parte.

      "Ou será que a tua capacidade de análise esquece o problema das lesões, dos jogadores que por esta ou aquela razão nunca jogaram juntos o suficiente, para recuperar automatismos da época passada?"

      Não, não esqueço esses dados... mas estàs a falar de que jogadores que nunca jogaram juntos???! Do Fejsa? Era o unico. Sobre as lesões, como acho que o plantel do Benfica tem qualidade mais do que suficiente para fazer um bom jogo na Bélgica (coisa que pelos vistos tu não achas), não, não fiquei satisfeito com a exibição. Como disse, foram três pontos. O objectivo minimo foi conquistado. Mais nada do que isso.

      "A comparação com o Alcobaça denota a falta de qualidade das tuas ideias.O Benfica nunca jogou em Alcobaça,"

      Dizeres que denota a falta de qualidade das minhas ideias é um julgamento subjectivo. Tu pensas isso, outros pensarão como tu. Eu penso de maneira diferente, outros pensarão como eu. Agora, o que é objectivo, pois é factual, é a falta de conhecimento da historia do Benfica que essa frase denota.

      "mas jogou várias vezes com o Anderlecht, tal como o FCP por exemplo. Se para ti não é relevante, eu respeito. Mas tu tens de respeitar o meu ponto de vista. A não ser que tal como o Mário Soares te arrogues o direito de pensar pelos outros... comigo não..."

      Sobre os jogos com o Anderlecht, remeto-te para a relatividade das coisas de que jà falei. Sobre o respeito da opinião dos outros, remeto-te para a preguiça/dogmatismo intelectual de que falei igualmente. Se não consegues dialogar com alguém pelo simples facto de essa pessoa ter uma ideia diferente da tua sem te armares em Jeanne d'Arc que se queixa de quererem queimà-la, então aconselho-te a pura e simplesmente teres conversas de papagaio com quem pense como tu.

      Eliminar
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  2. PATROCÍNIOS
    - Mau resultado nos patrocínios (Camisola, Equipamento desportivo, namings). Se os contratos acabavam em 2013 é incompreensível como é que a Adidas não renovou pelo dobro como fez com o Ajax. Porto vai sair da Nike para a Warrior, para receber mais. Benfica tem de arranjar patrocinios fortes internacionais.

    ADIDAS paga 10M€ ao Ajax. E no Benfica?? Renovou e continua a pagar 5M€/Ano e 1M€/Ano em géneros??? Deixem-me rir!!!

    Ajax (100M€ por 10 anos. duplicaram o valor): http://mktsport.wordpress.com/2009/06/26/fornecimento-de-material-esportivo-na-europa/

    Benfica (Contrato assinado em 2003 e duração de 10 anos, por 60M€) http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Interior.aspx?content_id=740794

    Adidas renovou com o chelsea duplicando os valores (passa de 17M€/Ano para 35M€/Ano - 350M€ por 10 anos, até 2023) http://www.record.xl.pt/Futebol/Internacional/interior_premium.aspx?content_id=829016

    Adidas renovou com o Real Madrid, duplicando os valores (passa de 21M€/Ano para 40M€ Ano: http://maquinadoesporte.uol.com.br/i/noticias/patrocinio/25/25001/Real-Madrid-renovara-com-Adidas-ate-2020-diz-jornal/index.php

    Real Madrid (40M€/Ano)
    Chelsea 350M€ por 10 Anos (35M€/Ano)
    Ajax 100M€ em 10 anos (10M€/Ano)
    Benfica 60M€ por 10 anos. (6M€/Ano)


    Toda a Publicidade e Todos os patrocínios:
    2012/2013 (1ºTrim.) 4,346M€
    2013/2014 (1ºTrim.) 4,345M€

    Grande "competência" da direcção do Benfica, sem dúvida!
    No mínimo deveríamos estar a receber da Adidas 120M€ a 150M€ por mais 10 anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Competência? Em 2003 já foi uma sorte termos esses valores. Actualmente é óbvio que é tudo diferente, graças a quem?

      Eliminar
    2. ! ... O que é que isto tem a ver com o que o Eagle disse?
      Talvez seja uma complemento, pois não é facil encontrar neste blog uma publicação que não critique LFV ou JJ. Enfim.

      Eliminar
    3. Eagle gostei muito desta publicação. Devo dizer que concordo com tudo.
      Principalmente quando diz "Pode não parecer aos simplistas que só gostam de jogar a bola no meio campo do adversário, mas este Benfica está a jogar muito". Pois para mim é um prazer ver o SLB conseguir cada ver melhor controlar o jogo com posse de bola, circulando-a por toda a equipa (GR incluído), enquanto o adversário se desgasta a correr atrás dela.

      Eliminar
    4. Obrigado elo contributo, relevante sem dúvida, mas eu não falei deste tema ... obrigado na mesma, vou guardar ...

      Eliminar
    5. Obrigado Utah... é isso mesmo que eu penso, ma esta gente só gosta de ver o Benfica no meio campo adversário e depois levamos golos em contra ataque, há anos e com os mais variados treinadores... querem fazer de conta que sabem ver futebol e conhecem o melhor caminho para ajudar o Benfica a ser ganhador.. mas não é nada disso, vivem numa mediocridade de conceitos que os ignorantes dos jornalistas lhes metem na cabeça (já viram algum jornalista ter sucesso à frente de uma equipa de futebol?)...

      Eliminar
    6. O brasileiro João Saldanha foi a excepção à regra; em 1970 conseguiu classificar o Brasil para o Mundial de 70 , e apresentou no México e com ela se tornou tricampeão Mundial, talvez a melhor "canarinha" de sempre.

      Eliminar
    7. @David Duarte 00:33
      "porque não podemos aplaudir conquistas realmente importantes "
      Tens razão, nem todos tiveram o privilégio de ver as conquistas importantes do Glorioso; mas para que saibas, eu no dia 18 de Maio de 83 estava no Estádio da Luz a aplaudir o meu clube, e tu onde estavas?...provávelmente com cóco na fralda :)

      Eliminar
  3. Aqui vai alguns jogadores, Van Der Elst, Resenbrink, Haan, Coeck, Vercautern, Munaron, Lozano, Olsen, Vanderbergh, Brylle, Frimann, Peruzovic, Broos, além de que eram a base da selecção da Belgica, conhecidos pelos diabos vermelhos, que foram vice-campeões da Europa em 1980 e 4ºs em 1986 no mundial do Mexico, além de outras participações meritorias, nos anos 70 e oitenta ganharama a todas as grandes equipas da Europa, e ganharam a supertaça europeia a duas mãos ao Bayern e ao Liverpool

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordas então quando afirmo que aquele Anderlecht era uma das melhores equipas da Europa, apenas atrás do Real Madrid, Liverpool, etc...

      Quanto a nomes, Lozano também foi mencionado por mim, foi o marcador do golo (como me poderia esquecer dele?) e a seguir foi jogar para o Real Madrid onde passou ao lado de uma boa carreira...

      Este Anderlecht pode ter menos força, mas no ultimo jogo foi empatar a casa do PSG.. que agora ganhou ao Olimpiakos com 10 jogadores em campo... algum valor tem sem dúvida....

      Eliminar
    2. Naquela altura eram das melhores equipas da Europa, apenas lhes faltou ir à final da taça dos campeoões, estiveram quase a ir em 81, perderam nas meias finais para o Aston Villa que viria a ser campeão e em 86, perderam nas meias finais para o Steaua, que viria a ser o campeoão depois dos 4 penalties defendidos pello Ducadam, alias quem acabaria por chegar a uma final dos campeões acabou por ser o Brugges. Mas este Anderlech nada tem a ver com o dessas epocas, é muito mais fraco, mas ganhar é sempre um bom resultado, apesar da participação do Benfica roçar o mediocre, aliás das equipas do pote A, as unicas que provavelmente vão ficar de fora são o Porto e o Benfica, isso quer dizer alguma coisa, quer dizer que ocupam um lugar no ranking apenas e quase só pelo que fazem na Liga Europa.
      Apesar de ser dificil, o Benfica ser apurado ainda tem possibilidades, e como o Anderlech empatou em Paris onde os outros perderam, talvez façam um bom resultado na Grecia que nos permita ainda passar, mas a nossa tarefa à partida não será facil se o PSG, trouxer a equipa principal, coisa que não me parece que vá suceder, mas gostava bastante que o Benfica passasse e depois pensariamos jogo a jogo e logo se via até onde seriamos capazes de chegar, mas primeiro que tudo que façamos a nossa obrigação que é ganhar e depois logo se vê no fim

      Eliminar
    3. Aliás a final de Bruxelas em 1983 foi considerado na altura o melhor jogo do ano nas competições europeias

      Eliminar
    4. Se o Gondomar jà ganhou na Luz, se o Atlético jà eliminou o porto, então o Anderlecht também pode tirar pontos ao Olympiakos. Mas não deixa de ser o Anderlecht, umas das equipas com menos valor desta edição da Liga dos Campeões.

      Eliminar
  4. Aqueles que maldizem o actual Anderlecht e que pensam que percebem muito de futebol porque sabem os nomes dos jogadores (devem ter uma assustadora colecção de cromos!) irão engolir as suas palavras quanto ele for empatar, ou ganhar, na Grécia.


    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking