O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

BCC - Benfica, Champions, Culpa

. 29 comentários


Portugal, 12 de Dezembro de 2013

É sempre penoso para mim, ir à Internet ler notícias sobre futebol, quando o Benfica perde, empata ou falha um objectivo. Seja nos onlines dos grandes diários desportivos, seja na blogolândia, a esmagadora maioria dos comentários deixam-me pensativo sobre o que é afinal a propalada cultura benfiquista.
Se os comentários dos anónimos são regra geral eivados de ordinarice intelectual, os comentários dos ditos notáveis não se ficam atrás, quando pelo contrário, deveriam ser exemplo de grandeza e altivez que dizem caracterizar a nossa cultura. Dizem, porque a realidade é bem diferente.
Como exemplo pego nas palavras de Gaspar Ramos (como ex-dirigente foi um fiasco, nacional e internacional, na sua última passagem pelo Clube, em 1994/97), que andou vários anos “hibernado” (em particular quando Vale e Azevedo andava a pagar as despesas que ele e sua comandita tinham deixado), mas é hoje um “habituée” dos midia, ou não fosse ele um assumido crítico do treinador do Benfica). Disse então que “o Benfica está ao nível do PSG e é superior ao Olympiakospara não ter de ficar grato à equipa, e ao treinador, pela vitória sobre o PSG. Este tipo de afirmações revelam bem a mesquinhez que grassa entre comentaristas ditos notáveis, gente que devia marcar uma posição construtiva da cultura benfiquista, mas que pelo contrário, mostram ser demasiado tacanhos. Ou demasiado tacanhos para o meu benfiquismo.
A serem sinceras estas palavras ficamos a saber que segundo Gaspar Ramos, o Cardozo compete com Ibrahimovic, que o Lima compete com o Cavanni, que o Gaitan não fica nada a dever ao Lavezzi, que o Pastore e Rodrigo são quase a mesma coisa, etc. E que quando precisarmos de contratar um jogador de 62 milhões, como Cavanni, venha ele que nós pagamos. Se isto não fosse ridículo, teria de nos por a pensar sobre o que é que esta gente é capaz de inventar, apenas para defender os seus pontos de vista. Sim, porque Gaspar Ramos disse há tempos atrás que “Jesus tem as suas ideias de futebol, mas eu também tenho as minhas”.
Com 10 pontos, a 3ª maior percentagem de pontos que o Benfica consegue nas fases de grupos da Champions League desde a época 94/95 ou seja, há quase 19 anos, ficamos de fora dos oitavos de final. Como já não têm o Emerson para deitar as “culpas” (ajudou a fazer-nos 12 pontos e a passar aos oitavos), então deitam as culpas para o treinador. Esta malta é assim...
A culpa é um conceito que está associado à Religião e à nossa génese como Estado soberano. Expiar a culpa é algo que alguns ainda hoje não se conseguem livrar, projectando violência não através da labareda de uma fogueira inquisitória, mas através da violência e vulgaridade verbal.
É este um sinal, uma característica da cultura benfiquista? Possivelmente sim, pelo menos daquela que nos chega através dos meios de comunicação social lisboetas. Porque os do FCP falam de roubos de arbitragem e da sua “guerra” de estimação contra Lisboa. Algo que ao resto do país não interessa pevide...
Na actualidade, a culpa é algo que pode ser visto como uma consequência ao desvio da “norma”, sendo a “norma” os princípios, as regras, os requisitos básicos que qualquer agente desportivo deve seguir, seja ele treinador, seja ele jogador. Então, a culpa do Benfica ter ficado de fora dos oitavos de final, foi do treinador Jorge Jesus, porque a “norma” é definida por essa gente com larga experiência e muitos resultados na área do futebol: os comentaristas e os jornalistas!
Tenho contudo opinião diferente. Não só porque como qualquer pessoa educada, percebo que fazer 10 pontos não é para qualquer treinador (para o treinador do FCP – putativo substituto de JJ na época passada - num grupo ridículo, não foi), e porque percebo que é fácil falar como poderiam ser feitos os outros 8 pontos, ou vá lá, mais 1 ponto pelo menos, do que propriamente reconhecer o mérito de quem fez esses 10 pontos, a tal 3ª melhor marca dos últimos 19 anos.
Dado que o Benfica perdeu o lugar para o Olympiakos, com 1 derrota em Atenas e 1 empate em Lisboa, objectivamente temos de apontar para Roberto na Grécia (foi 2 vezes o guarda redes da jornada, em 6 jornadas da Champions, entre 32 equipas) e para Saviola na última jornada frente aos belgas. Roberto foi despachado (ainda por cima com contornos estranhos) porque a pressão da comunicação social e de alguns adeptos era insuportável, ou seja, Roberto foi despachado num acto de gestão populista e demagógica. Saviola foi despachado quando Vieira decidiu contratar Lima em Agosto de 2012, para poder pagar 5 milhões ao amigo Salvador, quando se sabe que logo a seguir em Janeiro, Lima podia ver de graça.
O treinador foi sincero no que disse: Roberto é um grande guarda-redes e que tem saudades de Saviola. Ficou mais ou menos claro, em meias palavras, que não foi por ele que saíram da equipa. E ficou muito claro que sem eles, os gregos dificilmente teriam passado à nossa frente.
Mas tal como com Emerson, os tais da “norma” não percebiam porque razão JJ insistia tanto com Roberto. Os tais da “norma” que também aplaudiram a contratação de Lima, porque Saviola teve uma “época apagada”. Alguém sabe quantas vezes foi titular e quantos golos marcou Lima de bola corrida nestas duas últimas épocas da Champions? Proximamente eu digo...
E porque o Benfica para esta gente é um mundo à partelembro que o FCP do Paulo Fonseca foi eliminado com 5 pontos e que, pasme-se, aos 5 mn do último jogo, Josué levou um cartão amarelo. É só comparar com o que se passa cá (no Benfica – Arouca por exemplo) e perceber porque falham os treinadores no Benfica (uns mais do que outros).
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

29 comentários

  1. lfv nesta temporada tinha o objectivo/projecto chegar a final da champions ligue falhou. tinha o melhor plantel dos ultimos anos falhou, falhou tudo nesta temporada desde inicio tudo apontava para uma epoca muito ma e o que esta a aconteçer nao ter dispensado jj no final de temporada foi decisivo para uma temporada que esta a ser uma vergonha, campeonato perdemos pontos precisos com equipas que subiram este ano e podiamos estar no primeiro lugar a frento do porto, na champions num grupo em que so o psg seja forte, entao caros socios e adeptos querem continuar com este benfica? ou mudar duma vez por todas sem medo de arriscar por um benfica melhor? a decisao cabe aos socios/ adeptos, agora ou nunca. esperar para que? para vieira continuar a gozar com os benfiquistas e afundar o benfica em dividas?hora de mandar vieira para a rua.e a escumalha daquela direçao onde a muitos anti-benfiquistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe quantos pontos tem o Benfica a menos por erros de arbitragem? E quantos tem o porto a mais por benefícios da arbitragem? Pois isso ajuda a explicar porque razão o Benfica, mesmo sem jogar o que JJ nos habituou, não está isolado no 1º lugar.

      Eliminar
    2. O Saviola só saiu porque pediu ao clube para que tal acontecesse, uma vez que já não era uma opção regular há quase 2 épocas. Quanto ao Lima vir em Janeiro não faz sentido, pois as competições começam em Agosto. Para além disso justificou dentro de campo e bem o investimento feito nele.
      De resto, estou de acordo com tudo:

      Eliminar
    3. Para o David, olhe eu tenho visto muita gente nos ultimos anos, a defender projectos ganhadores para o Benfica, mas é só conversa... ninguém pode me bom rigor dizer que sabe como ganhar mais titulos. Lembro-lhe que o bêbado Vilarinho, na campanha eleitoral afirmou que ia "ensinar Vale e Azevedo a ganhar campeonatos". Nessa altura também havia os adeptos que achavam que algo havia de ser feito, porque era inadmissivel estar 3 anos sem ganhar nada...

      Na altura, tal como agora o que havia era uma confrangedora incapacidade de saber perder e saber corrigir o que está mal. Na altura perdíamos campeonatos pelos árbitros, como agora os continuamos a perder... depois mandamos embora o Roberto e a seguir ele limpa-nos os oitavos de final.. porque quem faz 10 pontos tinha de conseguir chegar lá (pelo menos em 85% dos casos, consegue)...

      Para o VL Vai, obrigado pelo comentário. Não vou debater a situação Lima, nem o que disse ou não disse Saviola. Recordo que Jesus diz que tem saudades dele e acho que isso quer dizer muita coisa... até porque Saviola saiu após a contrataçao de Lima e se havia assim uma tão grade intenção de jogar mais, parece-me (posso estar enganado) que não se deixava tudo para os 2 ultimos dias das inscrições...

      Eliminar
  2. Assino por baixo. Tudo.
    Quando deixas a tua psicose vieirista (é uma doença mental grave) acertas quase sempre 100%.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Aqui não há psicose Vieirista, há sim defesa do Benfica mas pelo meu ponto de vista e não pelos jornais. Nunca celebrei golos do FCP quando esteve a direcção de Vilarinho e Vieira, apenas e só porque não concordo com estes dois "espécimens" que estão a enterrar o Benfica. Mas Vieira fê-lo....

      Quanto à "cassete" da obra feita, enfim, noutra altura falamos dos empréstimos bancários, das comissões, etc... e dos 20 milhões que pagamos de juros à Banca por ano...

      Eliminar
  3. Só há um comentário para este post: patético.
    Patética tentativa de sacudir a água do capote dum tipo que já não tem mais nada a dar ao Benfica.
    O que se faz aqui não é nada mais do que a apologia da vergonha de homem que comanda a nossa equipa de futebol.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo e subscrevo.

      Eliminar
    2. Concordo e subscrevo.

      Eliminar
    3. A tua resposta é de uma imbecilidade tremenda, própria de uma pessoa que é oposto de mim. Se eu me considero uma pessoa educada, tu serás óbviamente mal educado...

      Vejo que concordas com a "norma" definida pelos tais experientes e ganhadores jornalistas e comentaristas.. e outros, como o Gaspar Ramos.. mas o teu caminho, caso fosse possível de realizar, isto é, caso fosse possivel seres dirigente por 1 mandato, o que aconteceria é o que aconteceu a Gaspar Ramos: gastou, contratou, escolheu, falou, orientou, planeou, alterou.. mas no fim saiu com 2 terceiros lugares, participações ridiculas na UEFA e com o sublime argumento "saio por razões profissionais".

      Eu se não fosse benfiquista, desejava que tu tivesses um Benfica de Quique Flores, Fernando Santos ou Toni e Jesualdo.. era isso que tu e o Ramalhete mereciam..

      Mas como sou benfiquista, aqui continuo para te mostrar que estás errado e deves cultivar um pouco de humildade quando falares de futebol...

      Eliminar
  4. Sou sócio e adepto do Salgueiros; não tenho nenhum tipo de afectividade com o vosso clube, já afinidade tenho alguma. Aprendi a reconhecer e a respeitar que o vosso clube é de longe o maior e o melhor clube em Portugal e o único que continuamente e há mais de 30 anos tem combatido com mais ou menos força os mais de 30 anos do sistema corrupto do futebol português, implementado e superiormente dirigido pelo presidente do FC Porto de seu nome Jorge Nuno Pinto da Costa.

    Um sistema que foi minando e destruindo aos poucos todos aqueles que lhe fizeram frente, ou que de uma forma ou outra eram uma ameaça ao seu poder, caso do meu Salgueiros e posteriormente o Boavista FC. O único que verdadeiramente lhe resistiu foi o vosso Benfica, mas claro que pagou e continua a pagar caro por isso.

    Felizmente hoje e na minha opinião e por aquilo que tenho nos últimos anos assistido, o Benfica está a cada dia mais forte e preparado para colocar um ponto final ao domínio do sistema corrupto no futebol e igualmente nas outras modalidades desportivas onde ele está igualmente presente.

    Não vou fazer juízos de valor sobre o vosso presidente e do vosso treinador, por respeito a todos os Benfiquistas que os apoiem ou não; mas posso vos afirmar que nas últimas quatro épocas o melhor futebol praticado em Portugal foi o do Benfica; a equipa que mais gozo me deu a ver jogar foi a do Benfica, a mais competente foi a do Benfica, pese todos os erros cometidos.

    Em conclusão o Benfica de JJ só não foi tetra-campeão, porque como todos nós assistimos durante estas quatro épocas e em especial nestas últimas duas, foi constantemente prejudicado e/ou o FC Porto, foi descaradamente beneficiado como é norma há mais de 30 anos. E na actual, jogando bem pior do que é habitual, pois só pontualmente tem atingido os patamares exibicionais das anteriores quatro, a história repete-se e o Benfica só não está isolado no campeonato, simplesmente porque o sistema não deixou, mesmo contando com o empate na Luz com o Arouca. Mas de qualquer forma o melhor futebol, ou o menos mau, consoante a opinião, é o do Benfica.

    Sinceramente a mim, faz-me confusão que ainda haja Benfiquistas que não queiram reconhecer esta evidencia, se até os próprios portistas que eu conheço o reconhecem em privado e assim continuem a dar tiros nos próprios pés, no caso o Benfica e desta forma continuam a fazer o jogo que há anos é o do Pinto da Costa, ou seja, compra as vitórias do seu clube e as derrota daquele que lhe faz frente e assim consegue atingir os seus objectivos primários, que é o de continuar que sejam os próprios benfiquistas a dividirem-se, frustrados com as derrotas e desta forma consegue por intermédio deles dividir e enfraquecer o Benfica, pois ele melhor que ninguém sabe que o Benfica unido, mais cedo ou mais tarde vai voltar a dominar legalmente o desporto em Portugal.

    Agora pergunto a todos aqueles Benfiquistas que hoje pedem a cada escorregadela do Benfica a cabeça de JJ e de LFV o seguinte; se o Benfica de JJ nestas últimas quatro épocas tivesse conquistado em vez de um titulo de campeão nacional, mas sim e no mínimo, três títulos de campeão, como deveria ter acontecido se houvesse mais justiça e menos corrupção no futebol português... estariam a esta hora a pedir as cabeças do vosso presidente e do treinador? Espero que respondam com sinceridade.

    Luis Nunes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Luis Nunes,

      Vejo que és um apreciador de futebol e consegues compreender que o rendimento desportivo dos clubes na nossa liga é fortemente influenciada pelas decisões arbitrais.

      Se identificarmos todos os pontos acrescentados pelos clubes que estão dependentes diretamente de uma decisão arbitral relevante (penalti ou expulsão), vemos que em 131 jogos do JJ COMO TREINADOR DO BENFICA, CONSEGUIU 303 PONTOS SEM NENHUMA INFLUÊNCIA ARBITRAL DIRETA ENQUANTO QUE O F.C. PORTO CONQUISTOU APENAS 297 PONTOS NAS MESMAS CIRCUNSTÂNCIAS. o F.C. Porto só conseguiu ficar com 3 dos 4 títulos já atribuídos porque conseguiu acrescentar mais 24 pontos que o Benfica, através de um último golo de penalti ou após expulsão.

      Podes ver estes dados reveladores da influência arbitral e também o efeito especifico de cada árbitro em:
      http://influenciaarbitral.blogspot.pt/search/label/JORGE%20JESUS%20%28E%20A%20INFLU%C3%8ANCIA%20ARBITRAL%29

      Eliminar
    2. Caro Luis Nunes concordo com tudo pois o que afirma é tão claro que até um cego consegue ver. Os benquistas são instrumentalizados há muitos anos e ainda o não perceberam. Há muito benfiquista cego.
      Mas a maioria não se deixam enredar e são estes que têm mantido Benfica cada vez mais vivo e mais forte. E assim irá continuar até o polvo morrer.
      Obrigado pelo seu comentário.

      Eliminar
    3. "Não vou fazer juízos de valor sobre o vosso presidente e do vosso treinador, por respeito a todos os Benfiquistas que os apoiem ou não; mas posso vos afirmar que nas últimas quatro épocas o melhor futebol praticado em Portugal foi o do Benfica; a equipa que mais gozo me deu a ver jogar foi a do Benfica, a mais competente foi a do Benfica, pese todos os erros cometidos. "

      Caro Luís Nunes, escreve um trasmontano que quando fez a 4ª classe no Porto, vá lá saber-se porquê, também simpatizava com o Salgueiros. Não sei se foi porque num jogo, um golo do Salgueiros conseguiu furar a rede e eu achei isso fenomenal...

      O que diz, muito do fundo do coração, é um hino ao comentário. Ao comentário simples, honesto, rigoroso, com a indispensável ligação à realidade do sub mundo do futebol. Escrever para teóricos, não leva a lado nenhum.

      O problema do Benfica e de boa parte da sua massa adepta chama-se comunicação social. A mensagem que eles passam é largamente diferente conforme o tema é a favor do Benfica, conforme o tema é a favor ou contra FCP e SCP.

      Não é dificil chegar a este controlo. Joaquim Oliveira e suas ligações ao BES, em particular a Ricardo Salgado, mais o financiamento bancário que os patrões dos midia necessitam, e está explicado porque são sempre os mesmos jornalistas, os mesmos comentadores a analisarem os jogos do Benfica e do FCP. No actual contexto, já percebeu que para eles, ficar em 3º lugar com os mesmos pontos do 2º classificado, é igual a ficar em 3º lugar com os mesmos pontos do último. E até temos o caso do RECORD que conseguiu fazer uma noticia com os 3 milhões que o Benfica perdeu, mas esqueceu de fazer igual com o FCP...

      Depois temos a vertente cultural. Há pessoas que nem que andem 100 anos a ver o Benfica ser roubado, irão sempre apontar o dedo ao treinador porque tem de jogar mais, porque tem plantel, porque o Benfica tem de ser superior a isso, porque se o árbitro invalida 1 golo nós temos de marcar 2, etc, etc...

      O Benfica bateu no fundo em matéria de cultura de clube, mas há muitos adeptos, em particualr gente nova e sem a experiência necessária, que partilha a ideia do treiandor super homem...

      A cultura do Benfica por inépcia dos dirigentes, é a cultura da comunicação social... felizmente há muitas e boas excepções, como é o seu caso e muitos outros comentários que registo com agrado...

      Parabéns pelo seu sentido e racional texto... vou guardar ... :)

      Eliminar
  5. LFV e JJ a dupla caça fortunas12/12/13 22:34

    É isso, é melhor renovar mas é já com o JJ, contrato vitalício e pagar-lhe o mesmo que o Mourinho recebe no Chelsea. Foi excelente esta campanha na champions, afinal não ficámos em último lugar e o grande objectivo liga Europa foi conseguido.
    É tão normal o PSG ganhar em casa ao SLB como o SLB ganhar em casa aos poderosos Arouca e Belenenses, ou se calhar já não, aqui já não convém falar de difrenças orçamentais.
    Incompetentes que se julgam mais do que o GLORIOSO!? Apoia tú, que eu enquanto essa criatura de baixo nível estiver no banco não volto a colocar os pés na Luz.
    Ordinarice intelectual é grave é quando existe no adorado treinador e presidente que gozam á fartanzana com quem sofre pelo clube, o resto que lá saber.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se falas do Presidente concordo. Se falas do treinador não concordo. Ser ordinário, ser vulgar, é star do lado de cá e não perceber "pevide" de futebol e pensar que o treinador pode ser superior aos erros dos árbitros, às lesões, às contratações do Presidente para esse sim ganhar nas comissões e depois vir dizer que tem a melhor equipa dos ultimos 30 anos, com sérvios e defesas emprestados como Cortez e Siqueira quase sempre lesionado.

      Hás-de ter muitos anos para suspirar pelos 10 pontos que JJ fez este ano, mas infelizmente nessa altura não vais aparecer aqui a reconhecer que estavas enganado.. como não reconheces que estavas enganado sobre Roberto, com não sabes porque razão fomos contratar Sálvio e despedir Emerson, e a seguir vender o Bruno César que afinal, o JJ queria que ficasse...

      Eliminar
    2. LFV e JJ a dupla caça fortunas13/12/13 17:02

      Mas eagle pensas que o JJ e o LFV não estão em completo conluio? Estes dois vão ser a nossa desgraça e não é a descupara um com os erros do outro que se vai a qualquer lado, até porque isso serve para os dois.
      LFV e JJ são farinha do mesmo saco e com eles nunca mas nunca vamos conseguir resultados condizentes com o investimento feito , dívida e qualidade do plantel.

      Eliminar
    3. LFV e JJ a dupla caça fortunas13/12/13 17:12

      Tenho os anos suficientes para ter estado no estádio da luz com 130000 pessoas.
      Suspirar por ter sido eliminado da champions e ser vulgarizado em casa contra o poderoso Olimpiakos! Estás muito enganado e se o teu benfica é esse eu sou do BENFICA e não me contento com mediocridade.
      Reconhece tú que estás completamento enganado em realação ao teu idolo JJ porque eu no que tenho defendido estes anos está tudo a bater certo, continua tú a adorar esse grande treinador que perde meias finais da liga Europa para o Braguinha e finais da taça para um Guimarães B.
      Roberto!? Não me faças rir...
      E o JJ não partilha as comissões das negociatas e não coloca a jogar aqueles que interessam para as negociatas do presidente, olha já que está na altura não acreditas tb no pai natal?

      Eliminar
  6. Permitam-me discordar deste Post, pois não compreender e concluir que a não passagem aos oitavos de final da Champions é um autentico fracasso é não perceber a grandeza do BENFICA e pior do que isso é continuarmos a desviar-nos do essencial, isto é, nas ultimas 2 décadas falta a este clube " cultura de vitoria " . Os argumentos também não são válidos, pois se é verdade que não nos podemos comparar financeiramente com o PSG, também não é menos verdade que nesse aspecto somos superiores aos Gregos; em relação aos jogadores não creio que tenha sido aí que residiu a diferenca, pois não foi brinhatismo do Roberto em Atenas não sofrer golos, antes sim azelhice dos nossos avançados no aspecto da finalização; quanto à referência dos 10 pontos, lembro que o Nápoles não passou com 12 pontos e por último invocar a mediocridade do FCP para minimizar o nosso insucesso é como " varrer o lixo para baixo do tapete ".
    Temos que nos convencer que o BENFICA está entregue a incompetentes ( Direcção e Treinador ), pois se até nos objectivos não estão em sintonia como é que podem chegar ao sucesso.
    São muitos contras e asneiras juntas que só podem ter um resultado final: mais uma época fracassada.
    BENFICA sempre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lê o comentário do Luis Nunes em cima.

      Eliminar
    2. "em relação aos jogadores não creio que tenha sido aí que residiu a diferenca, pois não foi brinhatismo do Roberto em Atenas não sofrer golos, antes sim azelhice dos nossos avançados no aspecto da finalização"

      Aqui está a nossa diferença cultural. Eu vejo pela positiva, tu vês pela negativa. Eu vejo o mérito do guarda redes, tu vês o demérito dos nossos avançados. E isso é uma imagem de marca da cultura benfiquista. Viste quantos erros teve Ronaldo no ultimo jogo?

      Dizes que houve erros, Mas quais? Porra estou farto de ver tipos falar de erros de JJ e não dizem quais? Sabes qual foi o maior erro? Estar a chover a cântaros quando os gregos vieram jogar cá! Sabes qual foi o outro erro? Foi o Matic perder a bola no meio campo e permitir um rápido contra ataque e um golo? Sabes qual foi o outro erro? Foi o JJ jogar com dois avançados, Lima e Cardozo, porra, e vens-me falar da "grandeza do Benfica"? Porra o JJ o maior problema que tem é organizar as equipas a pensar na porcaria da grandeza do Benfica.. que faça como os coitadinhos e jogue só com um ponta de lança e vais ver como os resultados melhoram.. como foi o caso da vitória sobre o PSG (jogamos com 1 ponta de lança) ...

      Eliminar
  7. Respeitando todas as opiniões há aqui pontos que precisam de ser realçados. O Benfica não tem o melhor plantel dos últimos 30 anos. O Jorge Jesus não é um grande treinador. O Luis Filipe Vieira está a fundar financeiramente o Benfica.

    Este ano fizemos 10 pontos na fase de grupos da Champions. Impressionante? Não quando os nossos adversários são o Olympiakos e o Anderlecht. O Anderlecht somou no total 1 ponto nesta fase de grupos, conquistar-lhes 6 pontos não era tarefa árdua (veja-se o jogo do Anderlecht em atenas, na luz, até na bélgica.) De antemão sabíamos que o nosso concorrente directo seria o olympiakos e mais uma vez perdemos frente a um concorrente directo. Não aceito que venham para aqui elogiar e prestar vassalagem ao Roberto, pois, todos sabemos que é um guarda redes com optimos reflexos mas extremamente incompleto, irregular e mentalmente fraco. Saviola sofre dos mesmos sintomas, é rapidissimo, tecnicista mas fisicamente e mentalmente irregular, tanto que nem é titularissimo na equipa do olympiakos nem o foi na ultima epoca de aguia ao peito. Porque? Se é assim tao bom...
    O melhor plantel que eu vi foi o plantel da 1 epoca em que fomos campeoes aos 70 e tal minutos no ultimo jogo do campeonato contra um fraquissimo rio ave (e com menos um jogador) campeonato esse que ficou marcado pela suspensao do hulk, o que nos facilitou muito a tarefa. Epoca essa em que levamos 4-1 do liverpool em anfield, e em que fomos precocemente eliminados da taça de portugal. Nos anos seguintes, excelente futebol praticado, goleada por 5-0 no dragão (que aparentemente esta esquecida e que ficara eternamente ligada ao JJ), campeonato conquistado pelo porto na luz (humilhante. no minimo) e campeonato perdido o ano passado no dragao fruto da magnifica substituição efectuada pelo mestre da tactica em que roderick assumiu o protagonismo. Chegámos a final da liga europa (nada que o braga nao tenha alcançado recentemente e tenha sido ignorado pela maioria das pessoas) e perdemos a finl da taça de portugal com um espectaculo deprimente protagonizado pelo cardozo e jesus.
    Deixem-me que vos diga. O Jesus é um bom treinador. Para uma epoca. duas. Nao mais, senao reparem no seu percurso como treinador. é sempre a descer. É um mau gestor de recursos humanos. Quantas birras? Quim, Ruben Amorim, Cardozo...E o Vieira é um péssimo gestor desportivo que de futebol percebe zero, e que para nosso mal, insiste em algo para o qual nao tem vocaçao para lidar. Já para nao falar dos 500 milhoes de euros de passivo.

    Não são razões de sobra para que os dois se ponham a milhas? Não, em todas as fases de grupos da champions em que estivemos presentes com JJ este é o registo: 11 vitorias, 6 empates e 11 derrotas. Passámos essa fase uma vez. 33 golos marcados e 35 sofridos. Voces querem o que? Levar a liga europa para casa? Força, um campeonato de 2a linha europeia que so tira prestigio a uma equipa outrora respeitada e temida pela europa fora.
    Estou cansado de tudo. Politica de contratações, decisões técnicas, comunicados incrivelmente inadequados, entrevistas hipocritas... Farto deste treinador, farto deste presidente e farto desta estrutura! Mas continuarei a apoiar o Benfica, pois é agora que os jogadores mais precisam de nós! Força Benfica! Vieira e Jesus, já chega. Sinceramente.

    Ricardo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O futebol é como um copo com metade de água. Para uns está meio cheio, para outros está meio vazio. Constato que para ti, este Benfica é um copo meio vazio, mas para mim está meio cheio. Qual a diferença destes dois pontos de vista? Eu, e os que pensam desta forma, vemos a água que está dentro e percebemos que foi feito muito. Tu, e os que pensam como tu, vêem apenas o que falta para encher o copo e não dão valor ao que já foi feito.

      Quero com isto dizer que podemos estar aqui horas a conversar e não vais sair do mesmo, nem eu. Contudo porque te esforçaste a escrever umas boas linhas, vou deixar-te um pequeno conjunto de respostas.

      Dizes que o Anderlecht foi uma equipa acessível porque apenas fez 1 ponto? Errado. O Anderlecht fez 1 ponto porque nós lhe tiramos 6, ou seja, porque nós fizemos bem o nosso trabalho. Por exemplo, o PSG não fez tudo que podia fazer e cedeu-lhes 1 ponto.

      Cá está mais um exemplo do copo meio cheio, ou meio vazio.

      O FCP fez 5 pontos e isso não mascara o nosso insucesso? Bem, por um lado é verdade, mas por outro não é. Eles fizeram 5 pontos num grupo fácil, em que o Zenit não conseguiu ganhar qualquer jogo em casa e passaram, aqui neste grupo, podemos identificar que o 2º lugar passou claramente porque o FCP, o candidato do pote 1, falhou estrondosamente. E falhou tanto que ficou com os mesmos pontos do último classificado. Enquanto o Benfica ficou com os mesmos pontos do 2º classificado. Mas se isto não é relevante para ti e os do copo meio vazio, como explicas que ao contrário em Portugal, o FCP tenha os mesmos pontos que o Benfica, no campeonato?

      Se calhar não podemos varrer para baixo do tapete este facto. Ambos falhamos o nosso objectivo, mas uns – FCP - falharam mais que outros – Benfica. Mas no campeonato nacional, a esta data verifica-se uma igualdade de pontuação. Não é isto estranho? Para ti, já vi que não é. Para mim é, porque me lembro do golo do Belenenses 3 metros em fora de jogo, um “pequeno” erro que nos tirou 2 pontos, porque me lembro que em Alvalade houve 1 penalty do tamanho do Cardozo, que o mesmo árbitro que ofereceu 1 penalty ao FCP na época passada em Paços de Ferreira, aqui já não viu. Porque me lembro que Gaitan foi puxado quando se ia isolar na Madeira, aos 22 mn, e o árbitro que na final da Taça foi tão célere a mostrar 2 cartões amarelos a Matic e Enzo, não tendo igual critério para os jogadores do Guimarães, na Madeira também não teve o mesmo critério. Porque seria cartão vermelho porque Gaitan ficava isolado na cara do guarda-redes. E estava 0-0. E se Gaitan fosse Josué? Ou Licá? Ah, parece que percebes agora...

      Estás farto de não ganhar? Mas que ganhaste com Toni, Jesualdo, Camacho (1 Taça), Trapatoni (1 campeonato com 65% de pontos ganhos), Koeman (1 Supertaça), Fernando Santos e Quique Flores? Quem foi o Presidente? Quem foi o homem do leme? Quem contratou? Quem dispensou? Quem vendeu jogadores? Em 8 anos ganhaste 3 títulos e troféus! Em 4 anos ganhaste 4 ... a culpa é de quem afinal?

      Eliminar
    2. Eagle, concordo com apenas 2% das coisas que disseste.

      Um abraço,

      Rugby Man

      Eliminar
  8. Queria apenas tirar o meu chapéu... Qualquer pessoa que frequente este blog sabe da posição do Eagle 01 face à direcção do Benfica. Também qualquer um percebe que essa posição em nada se alterou e que, aqui e ali, continuam a surgir, nos comentários do Eagle 01, críticas corrosivas a LFV e seus pares. No entanto, isso não obsta a que o Eagle 01 assuma uma postura de proteção da equipa e seu treinador. Na minha perceção, o Eagle 01 entendeu que esta não era uma época qualquer (porventura entendeu-o melhor que muitos com responsabilidades no clube). Esta é uma época de guerra. Guerra sem quartel, em que vale tudo, até levar o Sporting ao colo, para atacar o Benfica.

    Infelizmente muitos Benfiquistas não dão muito relevo a esta dimensão e não se dão conta que, se olharem para o lado, vão ver muitos personagens indesejáveis numa trincheira que não é a do lado do Benfica.

    Pelo equilíbrio, sem prescindir dos seus pricípios, na defesa do que entende ser melhor para o clube, a minha vénia ao Eagle 01.

    RFD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinto-me lisonjeado por este comentário, que agradeço por ver que nem tudo que escrevo cai em saco roto.

      Contudo confesso que não pensei que este ano seria um ano de guerra, com o SCP a ser levado ao colo pela comunicação social, em particular, demonstrando a tendência sportinguista que várias vezes lhe tenho apontado. Seria sim, mais um ano de guerra contra o FCP e contra a incompreensão sobre os méritos do trabalho de JJ, que não sendo perfeito tem resultados que animam os benfiquistas de sempre, os benfiquistas que não acreditam nas ilusões do Sr.º Vieira, dos benfiquistas que faça sol, faça chuva, ganhe-se ou não, gostam e amam o seu clube. Os "supporters" na verdadeira acepção da palavra.

      As coisas desviaram um pouco e o SCP tomou o lugar do FCP, em termos de protagonismo. Por um lado foi bom, para se provar como não é em vão que escrevo o que escrevo sobre a tendência sportinguista de BOLA e RECORD....

      No resto, obrigado. Considero um elogio o reconhecimento de que separo claramente, a equipa de futebol (desde o roupeiro, ao treinador), o nosso único tesouro, e a Direcção, aquela que pode ser eleita, destituída (?), escolhida ou assobiada. A minha coerência é algo que me faz sentir bem, e que me faz ficar sensibilizado quando é reconhecida.

      Eliminar
    2. Eagle, sem confusões: o inimigo é o mesmo de sempre. O Sporting, cuja direção lá terá os seus méritos, é apenas uma externalidade. A guerra continua com os mesmos, mais encarniçados que nunca.

      RFD

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking