O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 20 de outubro de 2013

Formação: Vieira vai vencer o Jesus

. 13 comentários
As palavras de Jesus não enganam: andam a apertar com ele para apostar nos jovens.

Jesus já fala hoje dos jovens como poucas vezes ou ouvimos falar. Mas não chega!

Ontem o Ivan Cavaleiro mostrou que não deixa nada a dever aos que têm sido opções para alternativa a Salvio e aos que têm jogado na esquerda. Aliás, mesmo pensando nas suas características de avançado móvel... Rodrigo que se cuide porque o Ivan ainda vai crescer mais.

O Bernardo Silva jogou pouco mais de 10 minutos mas entrou desinibido, sem medo de ter a bola no pé e igual a si próprio. Djuricic em 10 minutos talvez não fosse capaz de mostrar mais que ele... Ou seja, também ele, numa fase menos avançada que o Ivan, poderá ter uma palavra a dizer já este ano.

Oblak tem uma imagem clara de "segurança e tranquilidade". Eu acredito claramente que este menino deveria ter mais oportunidades e ser aposta forte para a titularidade definitiva no próximo ano.

Nestes três jogadores está um futuro brilhante para o SLBenfica e, seguramente, estarão muitos milhões a espera de entrar na Luz para os levar embora. Oxalá seja possível resistir algum tempo.

Vieira percebe dos números e sabe que para o SLBenfica é melhor vender um dia o Bernardo por 20M do que o Djuricic por 30M. O saldo financeiro será muito mais vantajoso com o português... E posso estar enganado mas na próxima temporada o "Bernas" não vai ficar a dever nada ao sérvio. O mesmo se aplica ao Ola John ou ao Gaitan em relação ao Ivan Cavaleiro... Seja como for, a idade deles e a seu imenso potencial deixam entender que possivelmente valerão no futuro tanto ou mais que os estrangeiros que nos custaram muitos milhões em transferências e custam outros tantos em salários.

Vieira percebe isto! As palavras de Jesus deixam isso claro e sem margem para duvidas. O treinador não me parece que vá ter outra opção senão apostar nestes três na próxima temporada.

Noutra linha, mas igualmente a reclamar serem opção para o plantel da próxima época estarão Victor Lindelof (muito nervoso ontem, com muito receio de errar), João Cancelo e Nelson Oliveira.

O sueco tem muita qualidade e pode ser claramente uma solução na linha do perfil de jogador de Matic: possante no desarme e com boa capacidade de sair a jogar.

Os casos de João Cancelo e Nelson Oliveira precisam, na minha opinião, de... Luís Filipe Vieira, como em tempos precisou Coentrão.

Ao contrario do que muitos dizem, a aposta em Coentrão foi feita, em primeira análise, por Luís Filipe Vieira. No início dessa temporada Jesus não queria manter o jogador que vinha de uma época no Saragoça absolutamente desastrosa e uma segunda metade no Rio Ave que fora modesta. Nessa época, rezam as histórias, do próprio Fabio, que o Presidente terá chamado Coentrão e lhe pedido outra dedicação, mais profissionalismo e mais "cabeça". 

Começou, na altura como médio esquerdo na sombra de DiMaria e nem representava qualquer opção face aos lugares de Shaffer e Peixoto como defesas esquerdos. A lesão do segundo e a incapacidade do primeiro fizeram com que fosse Coentrão a aposta num jogo na Luz que ele agarrou com unhas e dentes.

João Cancelo e Nelson Oliveira têm a mania que são já jogadores feitos e Jesus não tem de todo o perfil pedagógico para fazer esses meninos descerem à terra e tirarem o melhor partido da sua imensa qualidade, sem duvidas (para mim) com capacidade para serem titulares no SLBenfica.

Contudo, a ideia que ambos têm de serem já um produto acabado e superiores ao mundo inteiro, fá-los serem penalizados na relação com Jesus e faz com que acabem por errar em campo e não aproveitarem todo o seu potencial e capacidade. 

Esses dois rapazinhos precisam de ajuda! Claro que podemos sempre por as coisas pelo lado do copo meio cheio: quem tem a responsabilidade de "assentar" são eles. Certo! Não é incorrecto, mas não é menos verdade o Clube também pode ajudar nesse processo e assumir a liderança dessa situação para assim poder tirar todo o partido desses dois activos que poderão vir a ser dos melhores da Europa nas suas posições.

Oblak, Cancelo, Lindelof, Bernardo, Ivan e Nelson... São seis jogadores que, na minha perspectiva, deveriam ser alvo de um trabalho físico, tecnico, táctico e, especialmente, mental durante esta temporada de modo a serem claramente apostas válidas para integrar o plantel da próxima época, não apenas como mais uns, mas definitivamente como soluções para o plantel.

A estes há ainda a juntar Andre Almeida, não foi formado no Benfica como muitos dizem, pois quando chegou do Belenenses já tinha até experiência de primeira divisão. Juntar também Mika que tal como o André não foi formado no Benfica mas é um jogador português com muitíssima qualidade na sua posição. André Gomes, com sinceridade, não me entusiasma nem o vejo (ainda) como um jogador que seguramente se irá afirmar, mas dado que pareço ser o único a pensar assim, dou o benefício da dúvida a quem tem a opinião diferente e mantenho-o como solução para o plantel da próxima época.

No total, seriam não apenas seis mas nove os jogadores com capacidade para fazerem parte do plantel da próxima época. Isto dava capacidade ao SLBenfica para ter um conjunto de opções muitíssimo válidas, com muita muita qualidade e juventude, podendo assim poupar investimento em novos jogadores ou, em alternativa, investir em jogadores de qualidade inquestionável e que complementam de forma indiscutível o potencial dos jovens da formação ajudando no seu crescimento sólido.

Teríamos o orgulho de ter sete jogadores portugueses (Oblak e Lindelof são estrangeiros) aos quais poderíamos juntar ainda Steven Vitoria, Amorim e Pizzi - se bem que com o André Gomes, poderíamos eventualmente abrir a porta a novas oportunidades fora da Luz ao Amorim.


E eu que ainda alimento a esperança de deixar sair Rodrigo (não que não seja um craque, mas tarda em mostrar!) e preencher essa vaga com Eder (SCBraga), quem sabe  mandando para lá o Amorim, o Martins e o Djaló como "pagamento".

Um plantel com nove/dez portugueses, sete jogadores directamente da formação (os seis que indiquei acima mais o André Gomes) e vários com capacidade para ao longo do ano serem solução válida para titulares e/ou boa opção de rotatividade do plantel em todas as competições.
Acredito que seja este o plano de Luís Filipe Vieira e para o qual já não dará mais espaço a Jesus para que não a assuma também está estratégia e tudo faça para a potenciar... Já chega, até porque não há dinheiro, de potenciar estrangeiros apenas e a custarem milhões.

Estes meninos misturados com a experiência de jogadores com Luisão (ainda não esqueci o que fez aos sócios, mas não tenho duvidas da sua importância), Fesja, Enzo ou Lima e com a qualidade jovem também de Rodrigo, Djuricic ou Sulejmani terá tudo para ser uma solução de sucesso desportivo e um caso sério financeiro.

Até lá... "ladys and gentleman, meet Mr Cavaleiro, Ivan Cavaleiro":

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

13 comentários

  1. "O treinador não me parece que vá ter outra opção senão apostar nestes três na próxima temporada"
    ????
    Eu defendi a continuidade de JJ esta época mas já me arrependi.
    Embora a situação actual (desportiva e financeira) não seja de sua culpa.
    Mas como normalmente a corda parte pelo treinador, que venha outro para pelo menos dar uma lufada de ar fresco "praí" por uma época que seja!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Discordo! o que ganhariamos com a saída dele? Nada viria outro com menos qualidade táctica e de treino, mas com mais qualidades noutras merdas que nao gostamos no Jesus. E???? ganhavamos o quê com isso?

      Temos de parar de andar a dar tiros para o ar....

      Eliminar
    2. Respondendo na mesma linha e fazendo fé naquilo que podemos ver, sem futurismos nem suposições, o que ganharemos com a sua continuação?

      Eliminar
    3. Pq é que viria outro com menos qualidade táctica e de treino?

      Eliminar
  2. As coisas que se aprendem na net. Melhor do que a Wikipedia.

    ResponderEliminar
  3. André Almeida e muitíssima qualidade na mesma frase? Pára de gozar com a malta. O André e um remendo, um jogador mediano e já estamos a ser amigos...
    Abraço
    T.KING

    ResponderEliminar
  4. Se esse é o plano do Vieira, ter jogadores da formaçao na equipa principal, então porque continuam a vir paletes de jogadores?

    ResponderEliminar
  5. quando o benfica começar a jogar com mais que 11 , seja 15 ou 20 ai sim , podemos pensar em apostar no andre almeida , no cancelo , no oblak e no mika , no ivan cavaleiro a jogar ao esmo tempo que mais meia duzia de avançados e outra meia duzia de extremos que o benfica tem etc
    A MALTA QUER É VITORIAS E TITULOS O RESTO SAO TANGAS .

    ResponderEliminar
  6. No grosso concordo com o post em questão. Só queria fazer um reparo em relação ao Coentrão, dizes que ele voltou ao Benfica depois de uma época desastrosa no Saragoça (concordo) e de meia época modesta no Rio Avo o que discordo. Essa meia época que fez no Rio Ave foi o empurrão que faltava para conseguir ficar no Benfica, foi uma meia-época muito boa, em que o ponto alto foi o espetacular golo que marcou no dragão ao FcorruptosP. Para quem já não se lembra aqui fica o registo:

    http://futebol.videos.sapo.pt/RnfhHlve835H4UlpaJVQ

    Cumprimentos

    Marquêz

    ResponderEliminar
  7. Nao estou de acordo com o endeusamento do LFV, que é produto da comunicaçao social...
    Estamos a falar do mesmo LFV que (enquanto director desportivo primeiro e presidente depois) deixou sair o Deco, deixou sair o Mourinho, disse que lhe foi oferecido o Moutinho mas nao quis... recusou subir a parada por Falcao...Pelo Alex Sandro...Pelo James... Esse mesmo LFV é um expert de futebol que conseguiu ver no Coentrao o potencial que o JJ nao via... e que ve a mesma coisa nestes jovens...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há muito tempo que não via tantas imprecisões.

      Eliminar
  8. «E posso estar enganado mas na próxima temporada o "Bernas" não vai ficar a dever nada ao sérvio.»
    Pelo que se tem visto já hoje não deve nada ao sérvio. Já comparar Linedlof a Matic ou o Cavaleiro ao Gaitán ou Ola John é outra cantiga. Ainda lhes falta muita papa.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking