O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

NÃO HÁ processos naturais na Formação. Acorda Benfica!

. 7 comentários

Propositadamente não tenho tecido grandes comentários sobre os resultados da equipa B. E quando falo em resultados, não estou a falar dos resultados classificativos, porque considero que esse não é o factor mais importante desse projecto.

Os resultados a que me refiro dizem respeito à dinâmica da equipa, à integração e rotação de jogadores do plantel principal, mas também ao desenvolvimento dos jogadores com maior potencial.

Esta ano parece-me que vemos maior utilidade da equipa B na rotação competitiva de atletas do plantel principal, principalmente os não convocados. Inclusivamente, parece-me que tem havido rotatividade em alguns jogadores não titulares (como é o caso dos centrais Jardel e Steven) entre o banco do plantel principal e a titularidade da equipa B, o que me parece uma excelente forma de manter todos os atletas com ritmo.

O que me preocupa na equipa B e que, a partir do exterior (no "olho de adepto") não parece existir, tem a ver com os processos de evolução dos jogadores de maior potencial.

Correndo o risco de estar a ser injusto, parece-me que no SLBenfica se continua a acreditar que é um processo natural aquele que constitui a evolução de um jogador da formação para um dia ter potencial para chegar e manter-se no plantel principal constituindo uma mais-valia.

NÃO É!

Na equipa B, temos jogadores como Mika e Bruno Varela (guarda-redes), Cancelo (defesa), Ruben Pinto e Bernardo Silva (médios), Sancidino e Ivan Cavaleiro (avançados). Num total de oito jogadores com elevado potencial de no futuro integrarem o plantel principal do SLBenfica oriundos dos escalões de formação (aos quais se juntam ainda outros com potencial que foram contratados como Amorim, Gianni, Rojas ou Harramiz, etc.)

Destes oito, Cancelo, Bernardo, Ruben e Ivan são talvez os que estão numa fase mais adiantada do processo de desenvolvimento e que poderão estar mais próximos da integração futura, mas para não "sofrerem" do mesmo que aconteceu a André Gomes e André Almeida - que ainda não se afirmaram e jogam mais na B do que no plantel principal - é preciso que as últimas etapas sejam acompanhadas, muitíssimo acompanhadas pela estrutura de futebol do SLBenfica. Vejamos:



João Cancelo
- É um diamante! Nos movimentos atacantes faz lembrar Ricardo Quaresma quando apareceu. Fortíssimo a atacar é ainda mais frágil a defender e precisa de ser trabalhado neste aspecto. Poderá rapidamente tornar-se num jogador como Fábio Coentrão, que também não era um prodígio a defender, mas é claramente um jogador de uma entrega brilhante e com grande qualidade ofensiva.

Só que... Neste momento, Cancelo sendo um miúdo fantástico e com elevadíssimo potencial, precisa ainda de melhorar também na atitude. O João tem obviamente a noção da sua qualidade e está a entrar numa "Fase Coentrão", ou seja, ou alguém o agarra, o aproveita e o faz sentir importante... ou o caminho do João Cancelo será sempre a descer e perderemos um jogador com um futuro potencialmente brilhante.

O João tem que ser acompanhado, apoiado e suportado desde o topo da cadeia até aos treinadores. Precisa de integrar algumas vezes as convocatórias e ter alguns minutos. Errar e ser apoiado ao invés de catalogado de "ainda verde" ou "muito a aprender". 

O apoio, fora de campo, que foi dado a Fábio Coentrão, como o próprio admitiu, fez toda a diferença na época de lançamento dele no SLBenfica. Marcou a distância e diferença entre as épocas miseráveis e instáveis de Saragoça, Nacional e Rio Ave (umas menos que outras)... e duas temporadas que o catapultaram para Madrid.

Bernardo Silva
- Outro diamante! Um jogador brilhante... Será que vai mesmo deixar assim tanto a dever a Djuricic? Quem sabe, o futuro o dirá. Por agora, tem entrado no decorrer dos jogos da equipa B, infelizmente quando a equipa começar a "perder gás", o que tem todo o impacto no aproveitamento do seu rendimento, porém mesmo assim se nota que trata a bola com um perfume especial. Muito especial.

Ao contrário de Cancelo, é "menos nome" que o João e por isso é um jogador mais discreto dentro e fora de campo, o que não o impede de por a mesma garra e determinação do João em cada lance. Não me parece que precise desde já de se sentir com futuro, mas antes disso de ter espaço e tempo para "fazer magia".

O Bernardo precisa de mais minutos de jogo, ao mesmo tempo que possa ser também, tal como o João (e com o Ivan que falei de seguida), sentir-se parte do futuro do plantel principal. Na posição 10, o plantel principal tem Marko, Djuricic e Gaitan. Parece-me pouco provável que este ano venha a ter oportunidades, mas fará todo o sentido ser chamado (ser o 19º/20º jogador), sentir-se parte do futuro, sentir-se integrado e até poder ser opção nos jogos das Taças que seja menos exigentes.

Ivan Cavaleiro
- Porventura o jogador mais maduro em campo dos quatro que destaquei. Talvez aquele que mais rapidamente poderia ser alternativa no plantel principal e talvez aquele que precise mais rapidamente se "tocar a relva" num jogo da equipa A. A péssima notícia da lesão (grave?) de Sálvio não só pode, como deve abrir espaço ao banco de suplentes para o Ivan Cavaleiro. O possante avançado pode perfeitamente ser uma opção na ala direita, dada a sua mobilidade, capacidade física e técnica.

O Ivan terá a sua última temporada na equipa B. Pela sua qualidade, se não "saltar" durante a temporada para a equipa A... possivelmente na próxima temporada acontecerá o mesmo que o Miguel Rosa e acabará por sair para uma equipa do escalão principal.

Na minha perspectiva não está preparado para ser titular do SLBenfica e menos ainda para "a solução" no plantel. Mas claramente que pode ser uma alternativa, uma opção e uma aposta gradual. Novamente, precisa de muito apoio mental e psicológico para não se deslumbrar (ou assustar) no momento da integração.

Ruben Pinto
- Um miudo com muita qualidade, mas ainda a precisar de crescer fisicamente. Tenho plena confiança no LORD do SLBenfica e acredito que o Ruben Pinto este ano integrará um plano físico para se desenvolver a nível muscular, sem perder as características físicas de velocidade, agilidade e técnica.

Esse trabalho não se coaduna com o lançamento este ano na equipa A, mas tal como Bernardo Silva, precisa de espaço e tempo na equipa B para sedimentar a sua qualidade e libertar a vontade de afirmação ao mais alto nível.

Infelizmente o Ruben tem uma época de atraso devido à grave lesão que teve na época passada e terá que se afirmar este ano na equipa B e ao mesmo tempo ser apoiado no desenvolvimento físico.

Comum aos anteriores, precisa claramente de "sentir-se parte do futuro" e a integração muito gradual é fundamental para que não... se perca pelo caminho. 


Em resumo, seleccionei quatro de oito jovens, aos quais ainda poderia juntar André Gomes e André Almeida, bem como Oblak e Nelson Oliveira.

Tal como o Presidente afirmou na entrevista, sim... é verdade que na próxima temporada poderemos ter a fazer parte da equipa jogadores como Nelson Oliveira, André Almeida, André Gomes, Ivan Cavaleiro, Ruben Pinto, João Cancelo e se calhar até Bernardo Silva... todos portugueses que se juntam a Ruben Amorim e Steven Vitoria num total (histórico nos dias que correm entre os grandes) de 9 jogadores portugueses com elevadíssima qualidade, 7 deles da formação, aos quais se juntará seguramente Jan Oblak.

Ou seja, num potencial de 10 jogadores, 9 dos quais portugueses e 8 formados no SLBenfica.

Mas não é menos verdade que para tudo isto acontecer, o SLBenfica tem que trabalhar muitíssimo fora de campo com os jogadores em questão. Tem que haver um "tutor" do futuro destes meninos, alguém que fale com eles regularmente, que saiba o que é ser jogador de formação do SLBenfica e que saiba o que é integrar um plantel cheio de jogadores com estatuto, que saiba o que é impor-se gradualmente, sem vedetismos nem vergonhas...

... sim, Rui Costa! Mas se não for Rui Costa, poderão claramente "criar" essa função na estrutura da SAD. Humberto Coelho seria a minha alternativa. Mas porque não Néné, João Alves, Simões, José Augusto, Chalana, Mozer, Ricardo Gomes... 

Não deixem os nossos "meninos" perderem-se! NÃO HÁ processos naturais na Formação, eles têm que ser... formados! Ajudados, apoiados, ensinados... e muito disso é feito por quem eles reconhecem o percurso, o estatuto de competência, o passado... O resto é feito por Jorge Jesus nos treinos!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

7 comentários

  1. Pedro S.2/9/13 17:01

    Eu concordo com o post, mas infelizmente estes jovens nunca serão importantes para o Benfica. Nunca serão porque não existe uma politica de formação de jogador do Benfica e para o Benfica, espera-se sempre que haja alguém a querer comprar um jovem destes para rapidamente vender! Não existe acompanhamento equilibrado e justo a estes jovens, o caso mais recente é o que André Almeida e André Gomes que no ano passado deram nas vistas e este ano já começam a ficar na "gaveta". Quem viu o jogo da equipa B em Penafiel reparou no estrondoso jogador que André Gomes se está a tornar, reparou que está muito melhor mas repara tambem que falta alegria ao rapaz. Não poderia estar integrado no plantel principal e jogar na posição de Rodrigo ou mesmo de Matic que está em baixo de forma? Poderia aré ser chamado á seleção como já o foi! Não existe na formação quem realmente os faça sentir importantes para o Benfica num futuro próximo mas que para isso têem de trabalhar e concentrar no futebol...
    Senti orgulho em ver uma equipa de maioria portuguesa frente ao Penafiel, jogaram com coração e entrega e acima de tudo com qualidade!

    ResponderEliminar
  2. Carlos Pereira2/9/13 18:44

    Gostei bastante desta "posta" mas tenho uns reparos a fazer. Por exemplo na cantera do Barcelona e/ou Real Madrid, vários jogadores fazem o "ciclo" de rotação Equipa A e B. Jogam (quase) sempre pela equipa B e vão jogando de vez em quando na equipa A. Exemplos disso são Marc Bartra, Martín Montoya, Jonathan dos Santos, Sergi Roberto, Nacho Fernández, Jesé, Morata, entre outros. Podia arranjar exemplos similares no campeonato italiano ou inglês.

    Vem esta introdução para falar sobre o Benfica. A respeito dos 4 jogadores "destacados", posso começar pelo Bernardo. Um talento único, quiçá o maior talento a emergir das escolas de formação do Benfica de sempre. E não estou a exagerar. Quem acompanha a evolução deste menino há alguns anos sabe do que falo. Um portento a nível técnico-táctico que precisa de ser acompanhado e guiado para se tornar numa estrela de classe mundial. O seu ano de afirmação será o próximo, visto este ano ser o seu primeiro ano como sénior (a sério).

    Quanto ao Cancelo, todos sabemos o que vale, inclusive JJ. Não percebo porque não é convocado mais vezes para a equipa A, tendo em Maxi um jogador completamente fora de forma. A questão do falecimento da mãe também pode ainda pesar, visto ser uma coisa extra-futebol que dependendo de cada caso, pode levar muito tempo a sarar e ultrapassar. Eu gostava de ver o Cancelo evoluir na equipa A, precisa de testes a sério, porque como vimos na selecção deslumbrou e meteu a um canto o Dabo que sabe-se lá, também, como foi titular.

    Em relação ao Ruben Pinto, não partilho da mesma opinião, pelo facto de acompanhar a sua evolução há 4 anos desta parte, e entre lesões e empréstimos nunca vi ali um jogador que pudesse entrar na equipa principal. Mas posso estar enganado. E até mete impressão de tão franzino que é. Trabalho físico, precisa-se.

    Já sobre o Ivan, tenho uma opinião ainda mais vincada. Acompanho-o há 4 anos, sensivelmente e sempre vi nele um diamante em bruto. O grande problema do Ivan é que não é um portento técnico, faz do físico a sua arma principal e sempre que teve defesas pressionantes e posicionais pela frente nunca se deu bem. Mas é um jogador que pode fazer a diferença, pelas constantes mudanças de velocidade, pelo ritmo de jogo que emprega. Grave é continuar a vê-lo jogar pela equipa B sem posição definida, sem uma aprendizagem constante e sendo este o último ano na equipa B, tenho receio que estagne e seja emprestado eternamente.

    Ainda sobre a formação do Benfica, penso que houve sempre um grande problema, que levou à estagnação de alguns talentos. O facto de não termos uma estrutura certa todos os anos. Até aos júniores temos uma estrutura muito forte de captação e acompanhamento mas chegados os jovens à (nova) equipa B, parece não haver um rumo, ou uma ideia base para a equipa. E esse é o problema no Benfica.

    De que nos serve, termos grandes talentos, se depois não os conseguimos introduzir na equipa principal e garantir assim a continuidade da mística e do querer?

    Uma nota ainda para os Andrés. O Almeida é um jogador muito evoluído tacticamente mas que precisa de se estabelecer numa posição para ganhar ritmo e processos de jogo. Não é a ser pau pra toda a obra que vai evoluir alguns aspectos menos bons do seu jogo. Já o Gomes, acho que fizeram dele uma coisa muito maior do que ele poderá alguma vez ser. Dito isto, não desgosto do jogador mas acho que ainda tem muito de galgar para ser uma alternativa válida no plantel principal.

    Com os melhores cumprimentos.

    ResponderEliminar
  3. a equipa b serve somente para tapar os olhos a benfiquistas adormecidos.a equipa b podia muito bem ser um trunfo a usar mas a dupla lfv e jj tao cedo isso nao ira aconteçer, ha jogadores na equipa b que sao bons, salvio por exemplo lesionado e cavaleiro podia muito ben ter oportunidade,

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pelo artigo e parabéns também aos comentários do Pedro S e do Carlos Pereira. Em dia de fecho de mercado é óptimo falar-se em bons jogadores que não custam dinheiro pois já são nossos.
    Outro nome para o futuro que algumas vezes poderá ser tapado pela chamada dos centrais da equipa A: Fábio Cardoso.

    ResponderEliminar
  5. SLB4EVER2/9/13 21:55

    Boa postadela, gostava mesmo muito que dentro do clube tivessem essa noção (ou tavez a vontade) e percebessem que o plantel actual está completamente descaracterizado. Aliás as contratações desenfreadas sem critério e desaproveitamento da formação só dá a ideia que alguém anda a ganhar com isso e não é o clube!

    O Miguel Rosa um jogador acima da média e excelente profissional nunca teve sequer 1 minuto no plantel principal, nem sequer na pé época logo por aqui dá para ver como se trabalha mal na transição formação/sénior.

    Quanto aos jogadores referenciados falta aí na minha opinião o Fábio Cardozo que tem tudo para dar um excelente central.
    Os diamantes são sem dúvida o Cancelo e Bernardo, o Cancelo com a inerrável forma de Maxi é um crime não ser pelo menos convocado.

    O que é completamente risível é essa conversa do está verde, etc, etc, porque será que os putos da formação nunca têm tempo e não são concdidas oportunidades ou se da o desconto de errar? É que para cepos como Emersons e Cortezes a esses já se vem com a conversa do dar tempo e é novo e tem que se adaptar, blá, blá, aos da formação não, ou entram e mostram que são como o Maradona ou então não servem. É coerente não é? Por muito verde que o Cancelo esteja era praticamente impossível estar pior do que o Maxi esteve no Derby e pelo menos ele tem velocidade para corrijir os seus erros algo que falta ao Maxi.

    Depois existe também o aspecto da continuidade, os Andrés que evoluiram e fizeram temporadas bastante positivas agora são encostados, o Gomes já tinha sido pelo brilhante Carlos Martins no final da temporada, agora pelo Amorim, é curioso ver como de repente o treinador o encosta em prol de joadores que até então tinham sido ostracizados por ele e vistos como não mais que tapa buracos. E sim para mim o Gomes é bem melhor que o Amorim, nunca percebi bem tamanhaadiralção de mitos por um jogador que pouco é mais que mediano.

    Sinceramente enquanto LFV e JJ estiverem no clube não vejo nenhum jogador da formação a ser verdadeiramente aproveitado e valorizado, depois de todo este tempo já deu para ver que não estão nem aí.

    Gostava tb era de entender porque se gasta dinheiro em claúsulas de preferencia como foi com o Neto e depois não se aproveita o jogador, enquanto isso é levar com o Jardel e não chora!

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. oderick Miranda, Nelson Oliveira, David Simao, Miguel Rosa, Danilo Pereira, Andre Almeida, Joao Cancelo, Mika, Ruben Pinto e Andre Gomes 10 jogadores que se falou muito bem eram ou sao todos potenciais grandes jogadores portugueses e/ou das escolas.

    O que me mais chateia nesta direção de LFV e a gestão! Tirando Andre Almeida e ao que parece tambem deve ter os dias contados no Benfica pois deixou de ser aposta, estes jogadores por mais bons jogos que facam na equipa B nunca sao aposta na A mesmo em jogos menos importantes da Taca de Portugal ou da Liga, nunca fazem ligação com a equipa A. Contrata-se logo um jogador para aquele posição de preferencia estrangeiro e sem grande potencial. Emprestando ou dispensado os das escolas, fazendo os jogadores ir jogar para uma equipa menos competitiva que não tem o estilo de jogo de Benfica.

    Isso nao ajuda em nada o desenvolvimento do jogador em vez de rodarem na equipa B e ir jogando na equipa A em jogos menos importantes, assim fazendo ligação com a equipa A, habituando-se ao estilo de jogo do Benfica, motivando-os para tentar ganhar um lugar e oportunidade, nao, vao jogar com uns cepos, justificando isso dizendo que vao ganhar pernas e maturidade, prova esta que isso nao acontece nem aconteceu. 90% dos casos o jogador volta pior e acaba dispensado e perde-se! Nos entretanto gastamos dinheiro num cepo estrangeiro para vir fazer a posicao, nao joga nada ou e logo emprestado! O Benfica nisto sou perdeu dinheiro e tempo!

    E uma situação gritante, jogadores com potencial, jovens que tem físico, altura e técnica para jogarem nas suas posições e nos nem damos grandes oportunidades, preferimos jogadores como Jardel que so serve para comer ordenado e tirar lugar aos miúdos, ja nao e jovem, nao tem grande potencial e nao joga muito bem, jogadores como Miguel Rosa que jogou muito bem na segunda liga, nunca foi aposta na equipa A quando tinha espaço visto Aimar ja nao ser jogador que foi para uma equipa de nível, isto so prova que o Benfica nao esta muito bem na gestão!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking