O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 14 de setembro de 2013

Ainda sobre os 'Sócios das Casas'.

. 2 comentários

Que fique claro que não menosprezo o papel das Casas do Benfica. Pelo contrário, valorizo bastante o papel que desempenham nas suas comunidades pelo país fora e em especial no estrangeiro.

No entanto, como comentei no post sobre este assunto, não confundo a paixão com a parte financeira.

As Casas do Benfica são propriedade do clube?
Os seus lucros, quando existem, revertem para o clube ou para particulares?
Falta um modelo de financiamento para as Casas do Benfica, que lhes permita desempenhar outro papel como meio de divulgação do benfiquismo?
Que apoios dá o clube às Casas?

São perguntas que quando respondidas pelos próprios poderão esclarecer mais benfiquistas sobre a realidade.

O que não concordo é que em situação alguma um sócio de uma Casa ou de outra coisa qualquer, quando não é sócio do Benfica, receba o mesmo benefício que um sócio do clube.
Ou que milhares de benfiquistas que não são sócios da nenhuma Casa e que vivem também a dezenas ou centenas de kms do Estádio da Luz, sejam descriminados em favor de um grupo específico.

Sobre este tema, uma sugestão seria que os sócios do Benfica que sejam ao mesmo tempo sócios de uma Casa pudessem ver a sua quota repartida pela Casa. 
Assim, os benefícios dados a esses seriam justos pois seriam sócios do clube, e ao mesmo tempo estaríamos a apoiar as Casas do Benfica, num modelo de financiamento em que as Casas teriam de prestar contas ao Benfica devido a esse apoio.

Neste momento, a única coisa clara é que um presidente de uma Casa só tem que ser sócio do Benfica há um ano, e passa a deter 50 votos, enquanto um sócio do Benfica demora 25 anos até poder ter os mesmos 50 votos.
É que quem não é sócio do Benfica mas sócio de uma Casa tem acesso a descontos que a generalidade dos não-sócios não têm.

Convido qualquer membro de Casas do Benfica que queira compartilhar a sua realidade a escrever para o email do blogue sobre o tema. 
Publicaremos com todo o gosto para que mais gente possa compreender as dificuldades das Casas em se financiar e a sua visão sobre tudo isto.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

2 comentários

  1. Águia Preocupada14/9/13 09:14

    "É que alguém que não é sócio do Benfica tem acesso a descontos que a generalidade dos não-sócios não tem."

    Revê lá este parágrafo pois parece-me que há aqui a mesma situação dita de maneiras diferentes!!!
    Efectivamente, o funcionamento das casas e o fim a que se destinam parecem-me estar algo confusos ou pelo menos há poucos conhecimentos sobre isso!
    O que salta à vista das casas é a submissão ao presidente do clube (pelo menos do actual!) e a defesa do seu poleiro! Além da organização de idas ao estádio e um ou outro evento desportivo nas localidades onde se inserem, pouco farão em prol do clube.
    Em meu entender, as Casas poderiam e deveriam ser um polo de desenvolvimento, de engrandecimento e de defesa do clube. Porque Lisboa é demasiado pequena para um clube tão grande!
    Pelo que me é dado observar, as Casas não são veículo activo das directrizes e decisões tomadas pelo clube!
    Por exemplo: Quando foi dedicido fazer boicote aos jogos fora, que atitude tomaram as casas? A meu ver, deveriam ter influenciado os sócios e adeptos da sua zona de forma a cumprirem esta decisão. Não estou a defender que foi uma boa ou má decisão! Mas foi a que o clube tomou e que se revelou um fiasco!
    Poderiam, por exemplo, fazer campanha a favor da rescisão da assinatura da Sportv, da compra de jornais, da compra de bilhetes a preços proibitivos e vergonhosos nos jogos do Benfica!
    Podem crer que isto faria mais pelo clube, que a nossa luta aqui na blogoesfera.
    Esta direcção e este presidente com a sua sede de poder preverteram todo o significado e fim para que foram formadas as Casas do Benfica!
    Muita coisa tem que mudar e esta é, realmente, uma que carece de lavagem e limpeza que leve a uma inversão do estado actual!

    ResponderEliminar
  2. Entao os Servios e que nao cumpriram os regulamentos na volta da seleccao e nao foi o amadorismo do clube como voces anunciaram, para a proxima "get your facts straight".

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking