O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

A questão dos assobios.

. 13 comentários


A questão do assobiar ou não continua na ordem do dia, depois do que se passou no jogo frente ao Anderlecht.

Há quem apoie, há quem seja contra, há quem tenha consciência de que em qualquer altura todos libertam alguma insatisfação com o que estão a assistir.

Nem todos sabem 'ler o jogo', perceber as conversas da pressão alta ou da contenção. Para muitos aquilo ainda é...simplesmente um jogo de bola.

Os assobios frente ao Anderlecht foram despropositados. O Benfica estava a vencer e num jogo europeu há que saber manter uma vantagem no marcador. Vale pontos e vale dinheiro.

Isto no entanto não quer dizer que os assobios sejam despropositados noutras alturas.
Convém lembrar que um jogo de futebol não é um espectáculo de ópera. Ou um jogo de ténis.

Os sócios, os adeptos e o público em geral que pagam um bilhete tem o direito de esperar ver um bom espectáculo. 
E convenhamos, olhando para o plantel do Benfica, de grande qualidade, e para o preçário dos jogos na Luz(para os não-sócios), é natural que os pagantes esperem ver uma boa exibição, de qualidade, de acordo com o bilhete caro que pagaram.
Desde quando é que quem paga não tem o direito de exigir? 

Juntando essa natural expectativa à paixão que o adepto tem pelo seu clube, não entendo como agora se tornou alguém que assobia num herege. Nem 8 nem 80. Tanto vale para quem assobia como para quem não assobia.

Quem não tem o direito de se revoltar contra os adeptos são algumas das prima-donas que têm a sorte de envergar a camisola do Benfica. 
É que sabemos bem que o seu amor, com raras excepções, é apenas aos euros que recebem no final de cada mês. Tanto vestem a camisola do Glorioso hoje como amanhã estão a vestir a camisola do SCP ou do FCP com a mesma ladaínha. 
Alguns deles, mesmo depois de uma derrota, saem do campo com um sorriso nos lábios indiferentes ao que se passou. 
Enquanto o adepto volta para casa cabisbaixo, triste, a pensar como foi possível o seu clube não ter vencido.

Os adeptos, meus caros, são aqueles que aconteça o que acontecer, continuarão a sofrer pelo clube.
Continuarão a pagar do seu bolso para ver o seu clube e os jogadores. 
Continuarão a perder horas de sono, de tempo familiar, de tempo pessoal para acompanhar algo que lhes alimenta a alma e o espírito.

Os jogadores...enfim...os jogadores estão de passagem. 
O adeptos ficam sempre com o seu clube. 
São os mesmos que tantas vezes foram o jogador invisível que carregou os jogadores até à vitória.  
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

13 comentários

  1. Caro Shadows.
    O adepto tem direitos mas também tem deveres
    Tem o direito à indignação
    Tem o direito à critica
    Mas tem o dever de perceber o minimo dos minimos do espéctáculo que está a ver, porque se para o adepto ver um jogo de futebol ou ver uma tourada for a mesma coisa,então aí perde os direitos, e passa só a ter deveres, o dever de não aparecer a jogo nenhum.
    Uma equipa a ganhar por duas bolas, a jogar na maior competição mundial de clubes, faz contenção de jogo porque tem a vitória assegurada, tem jogo no fim de semana imediato, faz controlo do desgaste fisico e é assobiada por isso??????
    Vão assobiar ao car#"$#$lho.
    Abraço
    BENFICA SEMPRE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E conforme leste, eu condenei esses assobios.
      É como em tudo na vida. Há alturas para ssobiar e há alturas em que a melhor forma de criticar é incentivar.
      Mas isso é difícil de fazer para o comum dos adeptos, que só pensa em golos.

      Eliminar
    2. Ai é que está o cerne da questão Shadows,

      O que tem aconteceu no jogo do GV e agora para a LC, os adeptos/sócios que assobiaram foram os mesmos e para os mais bem informados, não são o comum dos adeptos/sócios, são um pequenissimo nucleo organizado de adeptos que são ANTI-LFV e que tudo fazem para destabilizar o que está bem; pois quanto mais as coisas correrem pelo pior, mais eles acham que haverá possibilidades de a maioria dos Benfiquistas, pensarem como eles e assim haver eleições antecipadas e que estas levem á saida do LFV.

      Sei do que falo, pois já fiz parte destes grupo, pois também eu nunca fui á bola com o LFV. Mas uma coisa é não ir á bola, outra bem diferente é ser ANTI-LFV, logo ANTI-BENFICA, pois respeito a vontade e os votos da grande maioria dos Benfiquistas.

      Logo fazer tudo para desestabilizar e dizer mal desta direcção é o mesmo que tudo fazer para se fazer mal ao próprio Benfica.

      Cumprimentos Benfiquistas

      João Santos

      Eliminar
    3. Acho engraçado quando disses incentivar pois da ultima vez que fui ver um jogo ao estádio fui insultado por causa dos incentivos... Acreditas?? Morro a 20km do Porto fiz uma viagem "gigante" até Lisboa com mais uns amigos e nós como boa gente do norte acrescentamos sem uns "caralhos e uns fodasse" nas frases o que levou a que uns benfiquistas de merda de Lisboa nos insultasse e classifica-se como escumalha do norte...
      A força do Benfica somos nós...OS ADEPTOS... mas depois desse dia apercebi-me que também é onde esta a nossa fraqueza... Somos muitos mas infelizmente nao nos mobilizamos todos em prol de um bem comum... O BENFICA...

      Albano Moreira

      Eliminar
    4. Como é que o caríssimo Albano, sabe que os adeptos em questão eram Lisboetas?
      Pediu-lhes a identificação?

      No Benfica, não há lugar a provincianismos bacocos típico dos Andrades; somos todos Benfiquistas, sem olhar a nacionalidades e naturalidades de cada um.

      Cumprimentos Benfiquistas

      João Santos

      Eliminar
  2. há pessoal que gosta é de filmes e teatro com guião pré escrito e finais felizes garantidos... sabem lá o que é futebol...

    ResponderEliminar
  3. O estádio é um local de culto, e é por essa razão que os verdadeiros adeptos do clube da casa vão para apoiar, incentivar, puxar a equipa para cima nos momentos menos bons, deleitar-se nos momentos de glória, quem achar que vai a um Estádio com sentimento de posse porque pagou um bilhete, por isso posso assobiar porque paguei bilhete, das duas três ou é doente e têm problemas em afirmar-se na vida e então vai fazer uma cessão de terapia, porque assobia quando quer, mesmo que seja a equipa no controlo do jogo, ou então o problema ainda é maior, não percebe nada de futebol mas acha que se for ao estádio e assobiar porque a equipa está a jogar para trás está certo, porque para ele o futebol é pontapé para a frente.Enfim só sugiro que as pessoas que vão ao Estádio vão para apoiar senão vejam os jogos na televisão, ou vão passear á beira mar para descontrair.

    ResponderEliminar
  4. Eu concordo que os adeptos têem direito á indignação, á critica e á exigência e creio que os assobios não são somente para os jogadores, na minha opinião a maior parte dos assobios têem uma mensagem tambem á direção, ao treinador e á merda do campeonato perdido do ano passado que ainda paira na memoria dos benfiquistas!
    Eu condeno um assobio que não seja com razão e no caso deste jogo penso que não existiam razão para tal!

    ResponderEliminar
  5. Há adeptos que simplesmente vão para o estádio despejar as frustrações do dia a dia, e melhor seria que lá não pusessem os pés.

    Essa de se poder criticar tudo, mas mesmo tudo, menos os adeptos porque esses são sagrados, tem muito que se lhe diga.

    Eu como adepto, agora cada vez mais adepto de sofá por morar noutro país, sempre que vou ao estádio, há lá uns quantos outros adeptos, que se eu pudesse, corria com eles à paulada!

    Viram o jogo do Chelsea com o Basileia, o Chelsea a perder 2-1 em casa, e alguém ouviu os adeptos do Chelsea a assobiar? Assobiaram no fim sim, quando devem mostrar o seu desagrado. E não assobiam durante o jogo porquê? Será porque são menos exigentes que os nossos adeptos?

    São formas de estar na vida meus senhores, e formas diferentes de reagir às adversidades.

    Aqueles que na Luz assobiaram a equipa que vencia um jogo por 2-0 não merecem o clube que têm!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Aqueles que na Luz assobiaram a equipa que vencia um jogo por 2-0 não merecem o clube que têm!"
      Nem mais, caro RedMoon.

      Eliminar
  6. Santo Tirso19/9/13 15:00

    Caros Benfiquistas:a maneira de acabar com os assobios de alguns adeptos em alguns jogos do Benfica,será em primeiro de tudo e no caso Artur,ele estar sempre concentrado no jogo até ao seu final.Há nele um problema em jogar com os pés comum a muitos bons guarda redes,mas creio que nós Benfiquistas vamos ter que viver com isto enquanto ele merecer a confiança do Jesus.A posição de guarda redes é muito delicada e o homem é fraco nesse aspecto,mas lembro aos Benfiquistas que nesta posição,sempre tivemos problemas com os homens da baliza.Vejam que o Costa Pereira também dava o seu frango como aquele que deu em Milão contra o Inter numa final europeia.

    ResponderEliminar
  7. "Oa adepros ficam". ficam, mas não todos, ficam os que estão sempre e incondicionalmente com o Benfica. E esses não assobiam, sabem bem qual o seu papel, cada um de nós "escolheu" o Benfica, quem acha que assobiar é um direito porque paga, sme sequer entender o que um jogo de futebol da sua essência, é escolher outro e ir à sua vidinha.
    Esses pertencerão aos muitos milhares que se dizem Benfiquistas mas quando estamos na mó de cima, e à beira de conquistar qualquer coisa. Ou quando jogamos com o Barcelona, o Milan ou o Manchester.
    Porque ver o Benfica com o Gil Vicente, o Famalicão ou o Aves custa dinheiro e é uma chatice.
    Sou sócia há 39 anos, desde que nasci, nem sei quantos jogos já vi do Benfica. Antes de cada um, bem sei que há 3 resultados possíveis, espero sempre ganhar, pois claro, mas só posso exigir esforço e luta.
    Tantos que hoje falam de vergonha e humilhação, sabem lá o que é isso. Mal habituados!!
    Vi inúmeras vitórias, muitas derrotas, nunca mas nunca me arrependi de lá ter estado, ao lado dos meus, a sofrer com eles, a torcer por eles.
    Força Benfica, sempre contigo!

    ResponderEliminar
  8. "Oa adepros ficam". ficam, mas não todos, ficam os que estão sempre e incondicionalmente com o Benfica. E esses não assobiam, sabem bem qual o seu papel, cada um de nós "escolheu" o Benfica, quem acha que assobiar é um direito porque paga, sme sequer entender o que um jogo de futebol da sua essência, é escolher outro e ir à sua vidinha.
    Esses pertencerão aos muitos milhares que se dizem Benfiquistas mas quando estamos na mó de cima, e à beira de conquistar qualquer coisa. Ou quando jogamos com o Barcelona, o Milan ou o Manchester.
    Porque ver o Benfica com o Gil Vicente, o Famalicão ou o Aves custa dinheiro e é uma chatice.
    Sou sócia há 39 anos, desde que nasci, nem sei quantos jogos já vi do Benfica. Antes de cada um, bem sei que há 3 resultados possíveis, espero sempre ganhar, pois claro, mas só posso exigir esforço e luta.
    Tantos que hoje falam de vergonha e humilhação, sabem lá o que é isso. Mal habituados!!
    Vi inúmeras vitórias, muitas derrotas, nunca mas nunca me arrependi de lá ter estado, ao lado dos meus, a sofrer com eles, a torcer por eles.
    Força Benfica, sempre contigo!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking