O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Rola a bola... III

. 37 comentários

Portugal, 5 de Agosto de 2013

A pré temporada aproxima-se da sua parte final e relativamente ao texto anterior Rola a bola II, fizemos um conjunto de 5 jogos. Empate com Penarol, vitórias frente a Levante (11º lugar em La Liga), Nice (4º classificado na Ligue 1) e Elche (campeão da Liga Adelante), e derrota caseira com o S. Paulo no troféu Eusébio, por 2-0, a primeira por mais do que um golo de diferença neste troféu.

Os leitores mais assíduos sabem que defendo que no Benfica as coisas acontecem por acaso e não pela inovadora e rigorosa capacidade de gestão do “faz-que-é-presidente” do Benfica. Recebo algumas críticas por pensar assim, não porque esteja errado mas porque há adeptos que são mais “vieiristas” do que benfiquistas. Adeptos que recusam pensar para além das páginas dos jornais, debates contaminados a três e colunas de opinião politicamente correctas. 

Sendo o Benfica feito de adeptos, e adeptos feitos desta “massa”, podemos dizer que o Benfica, em particular a SAD, é um clube/grupo empresarial sem qualquer viabilidade económica ou desportiva. Os anos passam os resultados aí estão a confirmar, mas os adeptos continuam sem exercer o direito à opinião, limitando-se a ser caixas de ressonância do que ouvem e vêm por aqui e por ali.

Ao contrário do que vejo e leio, acho que este conjunto de resultados foi positivo. Queremos ganhar sempre, mas isso não é possível e continuamos sem entender isso. A única derrota aconteceu frente a uma equipa que leva 11 jogos no Brasileirão, está muito mais avançada na sua “forma” desportiva e até já mudou de treinador, estando agora a começar a dar frutos essa mudança, depois de uma série de maus resultados. Acresce que os jogos contra Bayern (derrota 2-0) e AC Milan (derrota por 1-0) prenunciava que iríamos apanhar pela frente uma equipa organizada, a corrigir erros sobre erros e que algum dia iria dar a volta. Calhou-nos a nós a “fava” como aliás é apanágio na nossa história.

Deste conjunto de 5 jogos (mais os anteriores) constata-se com clareza que o esquema táctico da equipa agora é o 4-2-3-1, procurando evidenciar Lima no ataque, 4-2-3-1 pontualmente transformado, em escassos minutos de duração, no 4-4-2 losango. Vantagens e desvantagens?

Vantagens: sempre preferi este modelo por ser mais equilibrado nas transições ofensivas e defensivas. No global funcionou bem contra equipas que tal como a nossa estão a iniciar a época, mas funcionou mal contra uma equipa mais batida, um gigante brasileiro cansado de levar “porrada”. Entenda-se, de ser derrotado.

Desvantagens: se é verdade que os jogadores fazem os modelos tácticos, aqui está um bom exemplo. O 4-2-3-1 com Cardozo funcionava de uma maneira, com Lima ou Rodrigo funciona de outra. Com Cardozo funcionava bem, com Lima e Rodrigo nem tanto.

Explicação: (1) o 4-2-3-1 funcionou bem com um ponta de lança mais fixo e capaz de aguentar dois defesas por perto, como Cardozo. Dois defesas que não sobem ao meio campo. Quando o ponta de lança, pelo contrário, é um avançado móvel constata-se que os defesas não têm a quem marcar directamente fazendo marcação à zona, jogando mais como equipa. Com isso têm mais liberdade para subir no terreno e ajudar a dividir o jogo no meio campo, roubando bolas e diminuindo as linhas de passe com a sua presença. (2) Por outro lado, como o Benfica optou por 3 médios fisicamente leves embora tecnicamente dotados, como é o caso dos sérvios, a equipa do Benfica acaba por não beneficiar do equilíbrio proporcionado pelo 4-2-3-1 já que os sérvios gostam de jogar com a bola nos pés, são fracos sem bola e não têm capacidade de choque para suster o primeiro ataque do adversário, que é a partir da defesa. Por outro lado, quando têm a bola nos pés constroem jogadas de tal recorte técnico que obrigam o adversário a encostar-se atrás. Ou seja, obrigam o adversário a “defender” melhor... o que é um claro paradoxo do actual desempenho do sistema de jogo.

Se alguém se dá ao trabalho de reparar nestes pormenores (acho que há poucos), nas situações de maior perigo que tivemos na 1ª parte do jogo com o S. Paulo, o adversário tinha lá sempre 7/8 jogadores impedindo os espaços de progressão dos nossos avançados. Se olharmos ao 1º golo do S. Paulo, a nossa linha defensiva está em posição de ataque, muito subida no terreno. Se olharmos aos 3 golos do FCP ao Nápoles, vemos que nas situações de ataque do FCP, o Nápoles tinha 4/5 jogadores na defesa, e em posição de recuperação defensiva. Porquê? Porque tinham estado em posição de ataque e devido a uma perda ou roubo de bola, o FCP construiu jogadas de contra ataque fáceis, porque há menos jogadores no último terço.

Ou seja, jogando com postura “defensiva”, o FCP consegue criar melhores transições de ataque. O Benfica jogando com postura “ofensiva”, não beneficia nada, “ajudando” o adversário a defender melhor e expondo mais a sua defesa.

Há anos que é assim. Nem Jesus, nem Rui Costa e muito menos Vieira (que não percebe nada excepto de gastar dinheiro em contratações), percebem continuando a defender o “futebol espectáculo”. Sempre que um jornalista diz que o Benfica “perdeu um jogo porque não o quis ganhar”, “borram-se” todos e se calhar ainda vão dar um ralhete a Jesus porque tem de jogar com mais e mais avançados, prejudicando mais e mais a qualidade de jogo ofensivo do Benfica.

Anos e anos a ver o mesmo e a insistir no mesmo, o clube/SAD está condenado ao insucesso. Já somos um clube de anedotas, em particular graças aos adeptos do SCP que vivem com os nossos insucessos. Arriscamo-nos qualquer dia, a ser uma anedota de clube.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

37 comentários

  1. CarlosSCP5/8/13 17:18

    Bem, faltam ai os resultados da Taça de Honra... Mas vindo do Eagle01 não surpreende.

    Está aí também uma referência ao fetiche encarnado. Preocupar-se com o que os adeptos do Sporting pensam...

    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Taça de Honra onde jogaram jogadores da equipa B e outros que tinham vindo de férias? Onde também jogamos em 4-2-3-1 com Rodrigo na avançada? Onde o Jefren de um cacete no Roderick e(que já tinha amarelo) não levou amarelo, mas o Silvio foi expulso?

      Quanto ao resto toda a gente sabe que os adeptos do SCP são os unicos a terem um site anti Benfica, que é o Vermelhices.com. Andas distraído...

      Eliminar
  2. «Recebo algumas críticas por pensar assim, não porque esteja errado mas porque há adeptos que são mais “vieiristas” do que benfiquistas. Adeptos que recusam pensar para além das páginas dos jornais, debates contaminados a três e colunas de opinião politicamente correctas.»

    Ou seja: os adeptos com pouca capacidade crítica são os «vieiristas». Presumo que os anti-vieira (e por inerência anti-JJ) sejam «esclarecidos», não?

    Já agora: será que se o JJ, sempre criticado por jogar com pouca gente no meio, se passar a jogar só com um avançado será criticado porque passou a jogar só com um avançado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As criticas que EU recebo, nos textos que EU escrevo, são esmagadormente de maioria "vieirista". Se JJ vai ser criticado por jogar com um avançado? Andas distraído? Então na época passada quando perdemos em casa do FCP com 1 avançado, foi criticado porquê? Quando tirou Cardozo no jogo da Taça e levou 1 golo em fora de jogo, foi criticado porquê?

      Fisicamente é impossível criticar JJ por ter pouca gente no miolo e ao mesmo tempo defender o modelo ofensivo do Benfica. O 4-4-2 caracteriza-se por 2 avançados que gostam de marcar golos e jogar na área, não no meio campo. Logo se há falta de jogadores no miolo, deve-se ao modelo ofensivo...

      Com 1 avançado, e mais uma unidade no meio campo, com um meio campo mais recheado, por outro lado é acusado de ter medo.

      O Benfica está assim tacticamente. Preso por ter cão e preso por não ter. Que pensa a Direcção? Nada. Actua ao sabor dos acontecimentos...

      Mas bom, perder mesmo é com o SCP. As derrotas do SCP são sempre menos derrotas do que as do Benfica. Até para o jornal A BOLA ...

      Eliminar
  3. "Quando o ponta de lança, pelo contrário, é um avançado móvel constata-se que os defesas não têm a quem marcar directamente fazendo marcação à zona"

    Ninguém marca ao homem hoje em dia. O facto de ser um avançado menos móvel até deveria proporcionar a que a defesa adversária subisse mais, por forma a "explorar" a fraca transição ofensiva que os jogadores lentos normalmente apresentam.

    " Se olharmos ao 1º golo do S. Paulo, a nossa linha defensiva está em posição de ataque, muito subida no terreno"

    A linha defensiva estava não mais de 9 metros da linha da grande área. Penso que os centrais não acharam que o jogador do S.Paulo que tinha a posse de bola estivesse devidamente enquadrado. A linha defensiva do Benfica, quando em ataque organizado, coloca-se na linha de meio campo.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A tua opinião sobre a marcação ao avançado fixo, como Cardozo vale o que vale. Os resultados esta época, apesar de positivos, demonstram enorme facilidade em contra atacar o meio campo do Benfica e construir situação de golo.

      Por outro lado o ataque móvel não está a funcionar tão bem como com Cardozo, que por ser mais fixo, chama defesas e abre espaços para os colegas. Isto é uma evidência ou não percebes porque Nuno Gomes marcou mais golos com o Brian Deane ao lado do que no ano seguinte?

      A defesa do Benfica estava a subir para apoiar o ataque organizado. Não na finalização de ataque organizado. O FCP com o Nápoles marcou 3 golos com a defesa do Nápoles subida TAL COMO A NOSSA. E nós não marcamos porque está toda a gente na grande área e aquilo parece o jogo do meiinho...

      Será que só eu é que vejo estas movimentações?

      Eliminar
  4. Já que queres fazer uma análise táctica ao SLB no jogo contra o S.Paulo, vamos lá.

    O SLB jogou no tal 4231, que na verdade é o mesmo 442 da época passada, o que muda é a maneira de jogar do 2º avançado.

    Na 1ª parte tinhas o Djuricic que desce mais e funciona mais como um "10", aparecendo na área quando não transporta a bola. Também se nota que no posicionamento defensivo desce mais um pouco. Nesta 1ª parte o SLB chegou aos 70% de bola com várias ocasiões de finalização, e mostrou uma boa dinâmica colectiva/individual. Notar aqui a ausência do Sálvio que defensivamente é um jogador notável.
    Na 2ª parte entrou o Rodrigo e acho que desestabilizou a equipa, pois ainda não entende bem o que o JJ quer dele nessa posição. Espero que esta "entrada" do Rodrigo tenha sido somente um teste, pois penso que esta dupla não tem sido muito usada nesta pré-temporada. Apesar de tudo, e após termos levado as duas batatas (resultando os golos de erros individuais e não de esquema táctico) voltamos ao controlo do jogo, só que aí se notou a falta de movimentos interiores do Rodrigo para criar perigo.

    Sinceramente penso que o SLB, perdendo somente o Garay, tem um plantel muito competitivo. A ver vamos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ps modelos não são fixos e têm as suas variáveis. Tal como disse que o 4-2-3-1 com Cardozo é um, com Lima é outro, são os jogadores e as instruções dos treinadores para dentro do campo, que fazem o modelo. O facto de Djuricic jogar a 10 não altera o modelo.

      Mas explica porque atacamos com tantos jogadores, aquilo mais parece um jogo de meeinho e depois não sabemos explicar porque levamos dois golos em que o adversário tem uma infinidade de espaço para correr...

      É um problema que pelos vistos ninguém consegue perceber, sem vir dizer que o Benfica tem medo, quando joga de forma adequada, e que não tem avançados quando joga com tudo lá à frente...

      Eliminar
  5. O que me preocupa neste momento não é a competência do JJ nem o esquema táctico do benfica. O que me preocupa é a saída de um mais jogadores nucleares e a pressão que os adeptos estão a fazer no treinado e por conseguinte na equipa. O Porto este ano contratou o segundo Quinito. Haverá quem seja mt novo para perceber o que estou a dizer e vão fazer tudo para matar o Benfica nas 3 primeiras jornadas (Vide o sorteio combinado, ida ao marítimo e a alvalade nas primeiras 3 jornadas).

    O Benfica 3 grandes avançados, Lima, Rodrigo e Markovic e pelas movimentações que se vêm na comunicação social provavelmente ficará com quatro (Até o Prof Manuel Sérgio já disse que o JJ perdoa).

    Nº10 temos o Djuricic e o Farinha(Não conheço, não sei se joga a 10 ou a extremo, se é bom ou mau ou assim a assim)

    O Benfica tem 4 grandes extremos, Salvio, Gaitan, Suljemani, Ola Jonh.

    O Benfica tem 3 excelentes médios centro, Matic, Enzo, Ruben Amorim e dois miúdos que prometem. Os Andrés.

    O Benfica de Defesas Centrais(Luisão, Garay, Lisandro, Mitrovic, Jardel) está bem servido e de laterais tb(Maxi, Silvio, Melga, Cortez).

    Quanto a GR podiamos estar melhor mas não entro no histerismo que o Artur não serve e que o P.Lopes é só para fazer nr.

    Se me perguntarem se devíamos ter renovado com o JJ respondo da mesma forma que respondi logo a seguir a termos passado à final da liga europa contra os turcos(Vamos esperar pelos resultados) e da mesma forma que respondi no final da taça de Portugal. Com estes resultados acabou o ciclo JJ, agora o Benfica é maior que as minhas vontades e a ultima coisa que vou fazer é ir para o estádio com lenços brancos logo ao primeiro contratempo. Se calhar isto não é ser Benfiquista, talvez seja ser Vieirista mas a verdade é que felizmente tenho os meus valores dos quais não abdico. Quando chegar a altura certa saberei valer-me deles e tomar as decisões que achar defenderem melhor o Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo5/8/13 20:48

      Comentário muito racional do qual concordo plenamente. O histerismo dos adeptos esta época esta a meu ver a ser exagerado. Temos o mesmo plantel do ano passado até ver e com mais reforços de qualidade por isso nao entro nesta onda do esta tudo mal e os outros este ano vão nos dar 20 pontos de avanço. Cabe é aos adeptos dar a estabilidade necessário depois do balde de agua fria que sofremos no fim da época passada.

      Manuel Oliveira

      Eliminar
    2. Das poucas coisas boa que o Sr.º Vieira fez, se calhar a única, foi ter renovado com Jesus. Um treinador não pode ficar porque ganha titulos ou porque perde títulos, mas porque joga ou não joga com a equipa...

      Quanto ao Sr.º Vieira, a novela Cardozo contudo já borrou a pintura toda, mais os negócios Roberto/Pizzi, Roderick/Jorge Mendes/Rio Ave, etc. Fazer fortuna a partir do zero, que infelizmente não é para o Clube que vai com uma situação liquida de 84 milhões de euros...

      Eliminar

  6. Caro Amigo eagle01

    Como sabes não te acompanho nesta tua devoção ao Jejum ((nunca mais escreverei o nome, salvo por lapso, daquele que é um dos meus dois ídolos para identificar este lerdo que tu tanto louvas.

    Farto-me de rir quando leio por aí a adjectivação feita a diversos jogadores:

    Lento, baixo, alto, gordo, estreito, rápido e sei lá mais o quê.

    Se esses pararem um bocadinho para pensar, com estes epítetos todos que referi, encontrarão ao longo da história do futebol jogadores geniais e sabem porquê ????

    Porque em tudo na vida sobressaem os inteligentes e para jogar a bola, assentar calçadas ou outros oficios os p~es ou as mãos são simples acessórios. Aquela merda joga-se com a cabeça.

    Posto isto podem correr e saltar que nem Lima nem Rodrigo são Cardoso ((O Bom Gigante era rápido à brava e no entanto fazia uma dupla temivel com o pantera e porquê ??? porque se complemnetavam.

    Cardoso e Saviola no primeiro ano fizeram uma dupla terrivel e com Aimar já não era a mesma coisa mesmo que Aimar fosse um jogador.

    Cardoso segura dois defesas e como é tecnicamente bom marca golos mas ao segurar dois defeas permite que todos os que jogam à volta dele marquem mais.

    Lima é fisicamente completo, expontâneom já tecnicamente tem algum defice e por isso vemo-lo a marcar golos fabulosos e em coisas simples a falhar.

    Para os que falam em lentidão eu lembro que ""depressa e bem há pouco quem"".

    Rodrigo é um eximio ponta de lança na selecção espanhola de esperanças e tem condições para o poder ser em qualquer equipa mas não o ponham a jogar como segundo avançado muito menos com Lima que te as mesmas caracteristicas. Depois é fácil notar a ansiedade com que Rogrigo joga e sabemos que a ansiedade tolhe e aqui falha o Jejum, com ele e com outros, porque em psicologia aplicada e relações humanas o Jejum nem a zero chega bem pelo contrário ainda contribui para mais desmoralização de jogadores jovens e psicologicamente mais instáveis, (( vidé o raspanete publico a Ola Jonh na época passada. Esta atitude do Jejum é antitese de um líder porque mesmo aos mais velhos os reparos devem ser feitos em recato e a sós)).

    Até o GAITAS, possivelmente o maior talento do Benfica tem regredido.

    Penso que o Markovic faria uma dupla perfeita com Cardoso e Durijic também resultará.

    No fim da época a manter-se este plantel ficaria satisfeito se tivesse que vir aqui por a cabeça no cepo mas...

    PS-Anda por aqui um rapaz que me intriga e que até gostaria de conhecer. Exerce uma pose doutrina/professoral mas na azafama de subrepticiamente defender o indefensável denota erros de interpretação que os ""fieis"" não entendem ou será o Não Saber Comunicar ???

    Mesmo assim e perante o panorama temos plantel para ser campões assim o Jejum comece a tomar Centrun.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo5/8/13 20:55

      Cardozo tecnicamente bom??? O homem corre sem dobrar as pernas e tem um tijolo no lugar do pé direito... É um jogador com estatuto que em alguns dos jogos só fez os 90 m devido a esse mesmo estatuto de que tem que jogar sempre. Mas digo se na altura tivéssemos contratado o falcão ainda nesta altura ele era suplente do Cardozo..

      Zé de Sousa

      Eliminar

    2. Será que técnica é fintar meia dúzia na cabeça de um alfinete ????

      Esses estão no circo.

      Eliminar
    3. Anónimo6/8/13 09:11

      Concordo com o Zé de Sousa. Tecnicamente nao é nenhum monstro tem é um pé esquerdo que faz estragos. A nível técnico de cabeça é fraco ( João Vieira Pinto por exemplo com menos 50 cm era muito melhor que ele) e depois a nível de recepção de bola orientada mostrava algumas lacunas num jogador que tem que jogar em poucos metros. Quanto á velocidade acho piada pois essa é muito relativa. Depende sempre do tipo do jogador, ou seja, sendo Cardozo um jogador de área nao necessita de velocidade de "ponta" mas sim de velocidade de execução.
      Albano Moreira ( Portimão)

      Eliminar
    4. À excepção de Markovic, o Cardozo é, de todos os outros avançados que o Benfica tem, o que tem mais técnica. E a boa distância.

      Eliminar

    5. Albano

      Lembras-te do pé esuqerdo do Eusébio ??? eu não me lembro...

      Lembras-te do jogo de cabeça do Eusébio ??? eu não me lembro e ainda o vi jogar ao vivo.

      Isso não o impediu de ser um dos melhores jogadores mundiais de todos os tempos.

      Como te disse acima, técnica não é fintar meia dúzia na cabeça de um alfinete mas como o pé esquerdo de Cardoso não há muitos. Aquele pé faz tudo e bem feito.

      PS-Mas deves lembrar-te do pé esquerdo de JVP e olha que eu também me lembro.

      Verás se, se só, com o que temos visto na pré-epoca não vão diminuir o numero de golos e se o Lima vai marcar tantos como o ano passado.

      Cá estaremos.

      Eliminar
    6. Amigo Conde,

      Com esta idade, nem és tu que me vais ensinar a ver futebol, nem sou eu que te vou ensinar. Ainda para cima és um bocado mais velho e já viste mais do que eu.
      Vives no Porto e deves levar muito na “cabeça” dos portistas. Talvez isso molde a tia forma critica de veres o futebol. E talvez isso te leve a julgar Jesus, tu que, tal como eu, sabes que o FCP ganha os campeonatos, ou a maior parte, com erros de arbitragem que ao FCP nunca acontecem.

      Queres ver a perfeição em Jesus. Não tens hipótese mesmo que vás à missa.

      A perfeição, os 100% não existem. A única hipótese de Jesus ganhar o título de campeão, é obter mais de 97% ou seja, ceder 1 empate em 30 jogos e ganhar 29. Menos que isso é um risco.
      Com Jesus o Benfica fez 84% de pontos no ano do título, 70% no ano do massacre em Roberto, 77% no primeiro ano a seguir aos que diziam que não tínhamos ganho o campeonato anterior por causa de Roberto e 85,6% neste 4º ano. 85,6% sublinho. E sublinho porque Mourinho fez 84% e 80% com as equipas do FCP que venceram a Taça UEFA e a Liga dos Campeões. Enquanto as equipas de Vítor Pereira até no confronto directo nas provas europeias perderam para as do Benfica de Jesus.

      Não perceber como é que o FCP hoje tem um controlo abismal da arbitragem e saber relacionar isso com os erros incríveis e inimagináveis (há uns anos) com o apoio “inequívoco” que o Sr.º Vieira deu a Fernando Gomes, o mesmo que como Presidente da Liga de Basquetebol nos tirou a hegemonia nos anos 90, nos anos de Carlos Lisboa, Mike Plowden, Jean Jacques, Henrique Vieira, Guimarães, etc, é não perceber aquilo em que o Benfica se transformou e que tu, tal como eu combatemos: o Benfica da subserviência e dos negócios para todos menos para o clube.

      Jesus não tem culpa, com não teve Fernando Santos quando perdeu por 2 pontos, com 75% de pontos, ou Jesualdo, Camacho (2 vezes, mais meia época), Koeman, Quique Flores, etc. Se achas que Trappatoni, um senhor de facto, te dá mais probabilidade de ser campeão, ele que foi com 65% o pior campeão de sempre, digo-te que prefiro Jesus. Até ver, é o melhor e arriscar noutro, é jogar no totobola. Prefiro o que já conheço e me dá garantias. Assim os árbitros marquem os penaltys por mão na bola, contra o FCP...

      Eliminar

    7. eagle01

      Isso é outra conversa porque como tu também eu direi que o clube do Contumil nos ultimos 30 anos em 3/4 dos campeonatos ganhos o Benfica tinha planteis superiores em qualidade aos dos corruptos.

      Mas lembro-te só que nos anos 90 e possivelmente no mandato de JVA o sistema atingiu o auge ((sim aí ainda não podiamos afrontar o sistema com as escutas que Viera deitou ao lixo contribuindo para o reanimar do sistema )))e no entanto com equipas que muitos hoje desdenham nunca perdeste com os corruptos na Luz e muito menos foste humilhado como agora és.

      Tambem desde 93/94 nunca o Benfica teve uma equipa com a qualidade daquelas que JJ treina há 4 anos.

      Depois o Jejum é o tem sido o treinador do quase e na ultima época poderás queixar-te de dois ou três jogos em que perdemos jogos por influência dos apitadeiros.

      Olha no tempo de Quique foram-nos roubados mais de 15 pontos e hoje todos dizem que ele foi um flop e sem roubos poderia ter sido capitão com muitos pontos a de avanço.

      Mas onde quero chegar é que não vale a pena queixar-mo-nos do sistema se o Benfica tem um Viera que compactua com ele e melhor dito até colabora e por isso faz-me espécie que sejam os apaniguados de Viera ((sei bem que não é o teu caso)) os que mais critiquem o tal sistma e eu pergunto:

      Para que quer o Benfica um Presidente destes que nunca o defende ???

      Amigo deixo-te aqui a melhor definição que há dias uma Senhora do meu circulo de amigis Benfiquistas nos deixou.

      O Jejum é um lagarto pintado de azul.

      Eliminar
  7. "(...) Arriscamo-nos qualquer dia, a ser uma anedota de clube. (...)"

    Não somos já?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, eu diria que já somos um clube de anedotas.. em "strictus sensus" ... :)

      Anedota de clube, ainda não...

      Eliminar
  8. Filipe Cardoso5/8/13 19:42

    "Ou seja, jogando com postura “defensiva”, o FCP consegue criar melhores transições de ataque. O Benfica jogando com postura “ofensiva”, não beneficia nada, “ajudando” o adversário a defender melhor e expondo mais a sua defesa."

    Pela tua análise devíamos jogar sempre na retranca fosse o adversário uma Académica, um Setubal ou um Arouca. Que essas equipas se lancem ao ataque contra o Porto e algumas fazem-no porque as boas relações institucionais os obrigam a facilitismos não quer dizer que o façam contra o Benfica. Para além disso o Benfica não tem quem lhe desbloqueie jogos como o Porto teve contra Olhanense, Rio Ave, Setubal, Maritimo ou Sporting em que choveram penaltis do nada ou pelo menos em situações idênticas as que ocorrem na área do Porto e não foram assinaladas. O Benfica se usasse o estilo de jogo do Porto na época passada tinha feito uns bons 15 pontos a menos do que fez.

    Essa frase dos ataques ganharem jogos e as defesas ganharem campeonatos é uma das maiores balelas que a comunicação social lança a cada 10 milhões de euros que o Porto dá por um defesa. Em Portugal, especialmente em Portugal onde as equipas defendem com quantos podem, se não existirem jogadores que desequilibrem, muitos jogos serão difíceis de vencer. O Benfica não ia marcar qualquer golo em alguns jogos da proxima época se tivesse o Varela em vez do Salvio, o Licá em vez do Ola Jonh ou o Iturbe em vez do Gaitan. Que o Porto não sofra tantos golos como o Benfica é normal. Eles em 5 jogadores da defesa enterraram à volta de 60 milhões (Danilo, Alex Sandro, Mangala, Otamendi e Reyes) mas não vão ter o retorno desses 60 milhões. Coentrão foi a ultima grande venda de um defesa e foi porque é mais do que um simples lateral. Basta olhar para Garay com uma clausula de rescisão de 20 milhões e perceber que ninguém quis dar até agora esse dinheiro por um dos melhores centrais da Europa.

    É a custa destas compras e deste estilo de jogo que o Porto tem reduzido drasticamente a qualidade do seu ataque. Se em Portugal chega é uma coisa e todos percebemos porque é que chega. Mas lá fora não é suficiente e as ultimas campanhas europeias do Porto foram um desastre. Ainda na época passada contra o Malaga o Porto fez apenas um golo em 180 minutos e em fora-de-jogo mesmo tendo num dos jogos à volta de 70% de posse de bola. O próprio Benfica por jogar dessa forma contra o Celtic e que tantas criticas valeu a JJ acabou por não passar a fase de grupos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em 2012 fomos os vencedores da taça UEFA. De facto as campanhas europeias têm sido fracas. Além disso nem tivemos Hulk, Lisandro, Quaresma, Anderson, Falcão, Diego, Fabiano, entre outros nos últimos anos.

      Nota-se que és benfiquista.

      Adiante. Lê o blogue lateral esquerdo. Vais aprender algo.

      Eliminar
    2. Bom, o teu texto tem várias nuances.

      1º o Benfica não tem de jogar em contenção contra equipas como o Arouca, etc. O Benfica tem de saber jogar nos dois modelos: no 4-2-3-1 e no 4-4-2 losango. Há dois anos isso foi conseguido, quer na Champions, quer na Liga da Batota Nacional.

      2º é verdade que os adversários pontualmente jogam contra o FCP ao ataque. Mas isso também se deve aos apoios que Vieira reúne no mundo o futebol. Explico: Vieira é hoje o financiador de muito clube pequeno, emprestando ou dando jogadores como Roderick e Diego Lopes (os dois últimos). Os presidentes destes clubes sabem como funcionam as coisas e apenas guardam respeito ao dono da arbitragem, o FCP. Ao Benfica não, pelo contrário, porque sabem que Vieira está no Benfica para ajudar os mais pequenos e não só, mas não está no Benfica para defender o Benfica. Veja-se o caso Cardozo como se pode ver o caso da peitada do Luisão no ano passado.

      3º quando digo que o FCP consegue marcar golos partindo de posições defensivas estou a criticar aquela tralha de burros que diz que perdemos no FCP "porque não quisemos ganhar". O Benfica do Porto foi o mesmo FCP do Nápoles: 1 avançado só. JJ esteve bem até ter metido o Aimar, mas a cambada de burros diz que perdemos quando meteu o Roderick. Veja-se os minutos que cada um jogou e perceba-se o que foi lá fazer Aimar em 10 mn...

      4º o bacano que fala que o FCP ganhou a Liga Europa em 2012, esquece-se que o Benfica entrou em depressão após a eliminação da Taça com a maior roubalheira que vi em confrontos directos com o FCP. Desde a expulsão perdoada a Cebola por tackle em Maxi, com 0-1 ao 2º golo em quase 2 metros de fora de jogo, o Benfica e os adeptos, que como aqui se vê, contavam como ganha essa eliminatória, entraram em depressão. Por isso na final da Taça da Liga em Coimbra apesar de ganharem, assobiaram a equipa e devolveram a camisola de Luisão, os estupidos. Ao invés o FCP acreditou que era capaz dos "impossíveis" e a motivação fez o resto. Isso mais a mariscada depois do jogo co o Villareal. Não tenho dúvida que com um árbitro honesto o Benfica eliminava o FCP da Taça e o Braga da Liga Europa. E possivelmente o FCP não chegava à final, connosco...

      Mas estes são os detalhes de quem não pensa o futebol como esta maioria caixa de ressonância da comunicação social...

      Eliminar
    3. Quanto ao jogo com o Celtic, vale a pena voltar aqui para te explicar o que os burros continuam a não perceber. O Benfica fez um grande resultado em Celtic. Sabes porquê? Porque nenhuma equipa, excepto o Boavista, tinha sacado de lá qualquer ponto. Neste momento, FCP e SCP continuam sem pontuar em Celtic, percebes? Isto quer dizer o inverso do que a trampa de burros disseram na altura. De facto JJ jogou com 1 ponta de lança e segurou os escoceses. Empatamos. Claro que estes fdp todos, disseram que JJ não arriscou. Nunca vi dizerem isso do FCP ou SCP que jogam sempre com 1 ponta de lança. Mas tu não percebes porque há estes critérios entre Benfica, FCP e SCP.

      O Celtic passou porque o super Barcelona, a jogar com não sei quantos avançados, perdeu na Escócia. Percebes? Porque aconteceu um resultado inimaginável, à data: a derrota do Barça. Bastava a porcaria de 1 empate, e quem passava era o Benfica.

      E tem mais. O Celtic passou porque teve uma "cagueira" terrível na Russia e ganhou ao Spartak. Porque não falas da derrota do Benfica com o Spartak? Porque não te dá jeito não é? O Benfica , depois da merda de criticas do jogo com o Celtic, jogou na Russia com 2 avançados. Rodrigo e Lima. Levamos na "peida" e não fosse o poste e o Artur podíamos ter sido humilhados.

      Mas esta tralha de burros continua a não perceber como se joga com 1 ou 2 avançados, e onde se pode jogar desta ou daquela forma.

      Eliminar
  9. Farto de Vieira, de Jesus e cia! http://panorama-c.blogspot.pt/2013/08/a-confusao-do-costume-no-sl-benfica.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Farto de Vieira, o gastador e contractor de empréstimos bancários, sim. De Jesus? Quero continuar a chegar à final das provas europeias. Andei 17 anos para voltar a uma meia final e mais de 20 anos para voltar a uma final...

      Farto de otários ando eu...

      Eliminar
  10. Anónimo5/8/13 20:40

    Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Os Anónimos devem assinar.
      Em 'Comentar como' escolher opção: Nome/URL.
      Basta inserir o Nome, o URL é facultativo.
      Não custa nada e facilitamos o debate.

      Eliminar
  11. José Oliveira5/8/13 21:07

    Já que os defensores do indefensável já conseguiram arranjar uma justificação airosa para os milhões da compra/venda/sabe-se lá o que chamar ao negócio, do Roberto, não me admiraria saber daqui a uns tempos que os 4 milhões do JJ afinal não são só para ele e mesmo para a sua equipa técnica (não há presidente suficientemente estúpido para pagar esta enormidade a JJ, e LFV não é estúpido, é esperto - um verdadeiro chico-esperto) mas para alimentar mais uns mamões que parasitam o Benfica, bem lá para cima na estrutura.

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Já aqui alguém escreveu que o Jejum é hoje sócio do Viera nas empreitadas.

      Eliminar
    2. Águia Preocupada6/8/13 00:02

      Li agora na Tertúlia (aquele espaço está tão diferente!!!) que entre as empresas que estão a construir o estádio do Atlético de Madrid, não está nenhuma do LFV... Mas calma... Está a empresa do filho...
      Nestes negócios e meandros, vamos desvendando uma promiscuidade inadmissível e vergonhosa entre os vários parasitas que conspurcam o Benfica, vivem dele e o exploram sem pudor!
      Estou mesmo a imaginá-los à roda duma mesa a combinar as negociatas e as formas de divisão do pecúlio...
      Quando é que nos unimos e metemos no olho da rua esta gente promiscua e sem respeito!?

      Eliminar
    3. 3 milhões por ano dá para muita coisa... Mas a verdade é que Jesus tem sido obediente a Vieira.. ele vende tudo, quando o campeonato está a começar, e nunca se queixa... dividirão o salário? Não sei... mas não me admirava...

      Eliminar
  12. Arriscamos nao,ja somos.Ja apelidam o nosso estadio de salao de festas,temos o titulo de meloes de portugal etc.Mas nao se passa nada,pode cair o mundo,que as pessoas la mandam umas bocas foleiras,uns insultos e uns assobios e passado uma semanita ja esta tudo bem outra vez,ja sonham outra vez,ja temos a melhor equipa dos ultimos anos outra vez etc etc etc.Estamos condenados a isto e nao parece haver volta a dar,eu sinceramente ja pouco me identifico com isto,com este clube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O sucesso de Vieira está na inversa proporção da desgraça do Benfica. Como é que os demais benfiquistas da Direcção ainda não perceberam e continuam a dar cobertura a Vieira? Quando esteve lá JVA sem dinheiro, demitiram-se quase todos, só ficaram 4 valentes. Agora é só covardes e mamões.. devem-lhes pagar algo para continuarem a ver o Benfica ser prejudicado e subalternizado e não fazerem nada... eles sabem que Vieira não pode ter 25 anos de sócio, e como tal não pode ser presidente do clube... mas agora não há providência cautelares...

      Eliminar
  13. este ano possivelmente sera mais um a vermos navios, nao acredito que jj consiga ganhar titulos, teve tao bons planteis tao bons jogadores de muita qualidade mas nunca os sabe gerir e sempre os mesmo 15 que jogam viu-se bem que salvio tava arrebentado porque jogava sempre ele mas jj tinha outras soluçoes mas nao salvio que arrebente, muitos falm de jj fez muito blabla, mas esqueçem-se que trapatoni foi campeao com um plantel fraquissimo esse sim foi um mestre e fez boa campanha na europa para os jogadores qe tinha na altura foi exelente, alguem se lembra dos jogadores de trap? e mais ganhou ao porto que jj sempre treme.se por acaso a epoca for ma nao e so jj que tem de sair mas sim tambem lfv que foi o unico a querer a renovaçao de jj. rua com os dois, uma pergunta? quando eque os vieristas acordam de uma vez por todas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. JJ tem feito milagres. Os títulos têm sido perdidos por erros grosseiros de arbitragem. Hão-de passar anos até voltarmos a fazer os 85,6% de pontos desta época que findou. Vieira sim, é o principal responsável pelos êxitos do Benfica. É amigo dos gajos do FCP, nada faz quando vê a equipa ser roubada, deve dar inclusivamente instruções para que ninguém na BTV fale de árbitros, para deixar tudo como os amigos do FCP querem...

      Na Taça levamos 1 golo em fora de jogo de quase 1 metro e ele teve o desplante de vir criticar quem põs em causa a sua estratégia...

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking