O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Lamentável.

. 27 comentários

É a forma como me apetece classificar este episódio que envolveu Cardozo, Jorge Jesus e no fim de contas, o responsável pelo futebol do Benfica, Luis Filipe Vieira.

A atitude de Cardozo foi grave. Mas foi no calor de um terceiro momento de derrota em muito pouco tempo, e já com história anterior com Jorge Jesus, que enquanto lhe interessou fingiu que todos eram muito amigos no balneário. 
Portanto, o timing para 'mea culpa' já tinha passado há muito.

Cedo se percebeu que Jorge Jesus não queria que Cardozo continuasse no Benfica, para marcar a sua posição quer perante o plantel quer perante os adeptos. Na minha opinião, e repito o que já disse anteriormente, Jorge Jesus falha como condutor de homens pois não se preocupa em recuperar um tipo que lhe salvou a pele várias vezes com os seus golos.

A decisão, como deve ser, ficou nas mãos do superior hierárquico de Jorge Jesus no Benfica e responsável pelo futebol do clube: Luis Filipe Vieira.
Mais uma vez, o presidente do Benfica demonstrou não ter qualquer sensibilidade ou capacidade para lidar com o futebol nem com a gestão de um grupo de trabalho como um plantel.

Permitir que esta resolução se arrastasse mais de 2 meses, ter uma proposta real dos turcos e querer um valor que claramente era inflacionado perante toda a novela que demonstrava perante os possíveis compradores que o Benfica não queria o jogador, e depois de tudo culminar num episódio triste como esta declaração do Cardozo, sendo que nem os factos por ele invocados são os verdadeiros...é lamentável e triste.

Se realmente fosse verdade que tudo estava sanado, Jorge Jesus e Luis Filipe Vieira apareceriam ao lado do paraguaio dando uma demonstração pública que as coisas tinham realmente sido ultrapassadas.

As consequências?
Agora sobra para Jorge Jesus e Cardozo. 
Para o treinador que fica com o paraguaio contra a sua vontade, para Cardozo que terá de lidar com esse sentimento do treinador bem como com parte da massa associativa que preferia que ele tivesse partido.

Como sempre, o presidente do Benfica não tendo habilidade para lidar com este assunto em altura própria, preferiu fazer rebentar a bomboca para baixo e desaparece na bruma, sacudindo a água do capote. 

Agora, JJ e Cardozo que se entendam.

É esta a estrutura 'profissional' que tanto se pavonea quando se ganham uns joguinhos seguidos?

O Sport Lisboa e Benfica ganhou o quê com o arrastar desta situação? Nada.


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

27 comentários

  1. Bom, se ele realmente ficar no Benfica, ganhámos um ponta de lança e de borla.

    ResponderEliminar
  2. PATÉTICO!! Tudo isto foi, é e continuará a ser PATÉTICO! Agora, depois de mais uma demonstração de total ausência de ESTRATÉGIA, de DECISÃO, de SENSIBILIDADE para tratar este assunto, chegamos a esta "mea culpa" ENCENADA para reintegrar um jogador que não se soube vender. E mais, para aqueles que pensam que as coisas foram como tinham que ser, e que este é o desfecho lógico desta novela, será que não se tinha feito isto logo de início para o jogador poder fazer uma pré-época, e poder ser opção para a equipa?

    Agora, das duas uma: 1)Ou LFV já se fartou de JJ, e com esta atitude, sabendo que JJ é um homem orgulhoso e teimoso, estendeu-lhe a passadeira para o seu despedimento, ou então, ainda mais grave, 2)está AGORA a tentar fortalecer a posição negocial do Benfica numa possível transferência do paraguaio. Depois de se ver fragilizado perante os argumentos de um Fenerbahce , que encostou o Benfica ás cordas, pois era um jogador que não contava para o treinador. Mais uma vez, já vais tarde. Aliás, sublinho aqui que o meu "já vais tarde", serve para qualquer das minhas duas opções!

    ResponderEliminar

  3. Claro que a direcção, entalada, foi forçada a convidar Cardoso a pedir desculpas.

    Pena é que estes patos bravos o tenham feito passados DOIS meses e só depois de terem sido encostados à parede pelos adeptos no ultimo jogo.

    O feitiço vira-se sempre contra o feiticeiro e o desta gente ainda não acabou porque a mascara, mais dia menos dia, cai.

    Depois há por aí mentes prodigiosas que devem ver muitos filmes onde a comicidade impera.

    Quanto ao futuro será que, depois de seis anos, Cardoso será tão estranho que uma conversa franca não enterrará bem fundo um momento menos feliz.

    Eu sei que o mundo de hoje é um mundo cão que perante qualquer tropeção só tem uma opção:

    Condene-se.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo8/8/13 00:52

    Pois é...
    Depois do jogo da Eusébio Cup ter sido o que foi e nas bancadas lenços brancos, cânticos e alguns insultos a JJ, aparece agora esta "milagrosa" entrevista.
    Será uma jogada para forçar a saída de JJ (não há indeminização nem lfv fica mal na foto) ou será para Cardoso não desvalorizar como já foi alvo dessas afirmações pelo dirigente do fenerbahce... O jogador foi desvalorizado por lfv ao dizer que o queria vender depois do incidente, tamanha BURRICE.
    Será que JJ sai??

    ResponderEliminar
  5. Quem é que te disse que o JJ não queria o Cardozo no plantel?
    Sempre o defendeu, na época passada quando se falava na sua saída ele disse que esperava que o paraguaio ficasse, na conferência de imprensa pós-Jamor desvalorizou ao máximo o incidente do Cardozo e até disse que ele já tinha pedido desculpas ao colega e após o jogo com o São Paulo, tal como já tinha dito na entrevista à Benfica TV, disse que era um assunto a ser resolvido pela direcção do clube, mais propriamente pelo presidente. O Prof. Manuel Sérgio que conhece bem o JJ até disse que por ele o Cardozo já tinha sido reintegrado.
    Mas aqui é assim "ah e tal, não gosto do JJ por isso vou arranjar mais uma arma de arremesso contra ele e dizer que ele é que não queria que o Cardozo fosse reintegrado".
    Quem esteve mal, mas mesmo muito mal nesta situação foi o LFV que conduziu este processo da pior forma possível: lento e inconclusivo.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo8/8/13 00:54

    patriarca disse:


    Agora que o Cardoso "pediu desculpas", também o Presidente LFV e especialmente o Jorge Jesus DEVERIA SER OBRIGADO a pedir Desculpas aos Benfiquistas. Onde isto chegou.
    Depois destas "CENAS" todas é IMPENSÁVEL que vá dar certo.
    Quem PERDE com esta TRAPALHADA toda é o Benfica e são os Benfiquistas.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo8/8/13 01:02

    Agora a sério nem tentem sequer assobiar Cardozo!
    Se tiverem que assobiar façam aqueles labregos da direção que andam sempre a fazer asneiras atrás de asneiras.
    Cardozo sente o benfica como nós,não quer perder,mas muitos com muito mais responsabilidades e a ganhar balurdios andam a brincar.
    Peçam responsabilidades a quem nunca conseguiu formar uma equipa ganhadora,e a Cardozo não será de certeza!
    Nem tentem agora assobiar o melhor marcador estrangeiro do benfica!

    Jalma

    ResponderEliminar
  8. É mesmo linda e cheia de moralismo a história d´"O velho, o rapaz e o burro"!

    ResponderEliminar
  9. Hmmmm....isto tudo cheira muito a esturro....ou muito me engano ou o PresiMENTE LFV está já a arranjar meio de de entalar o JJ depois da 3ª jornada em que o SLB terá no máximo 4 pts em 9. Isto é filme já visto....o PresiMENTE nunca tem culpa das coisas más...aliás, ele nunca aparece nem se manifesta nos maus momentos....deixa a cozinhar em lume brando os outros...Rui Costa, JJ, Carraça, árbitros, sistema, etc....

    o pedido de desculpas de Cardozo é no mínimo ridículo...não por ele, mas pelo que ele foi obrigado a fazer, para limpar a cara do PresiMENTE e tb de JJ (por agora).

    Quem devia ter saído no final da época era o BURRO (como treinador, porque ele de burro não teve nada na altura de renovar) do JJ.

    E aí o procedimento disciplinar com Cardozo decorreria normalmente e em tempo útil e já estava resolvido, com a venda ou com o pagamento de uma pesada multa e um pedido de desculpas público no dia 1 de Julho, quando começou a pré-época.

    o PresiMENTE não capacidade para liderar o futebol. Lidar e liderar um plantel profissional num clube como o SLB não é o mesmo que lidar e liderar um conjunto de operários das obras de construção civil a que o LFV está habituado a fazer.

    Actualmente temos plantel de qualidade (embora desequilibrado), mas não tmeos treinador de qualidade e muito menos um Presidente (temos um que mente, um PresiMENTE)

    VIVA O SL BENFICA SEMPRE

    Nelson

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo8/8/13 13:26

      Caríssimo Nelson,

      Adorei o seu comentário. Obrigado.

      João Vale Tudo.

      Um bem haja aqui da Carregueira.

      Eliminar
  10. Santo Tirso8/8/13 08:56

    Foi penoso o arrastar da resolução do caso Cardoso.Os Benfiquistas ainda não sabem o tipo de punição que o atleta sofreu,mas com o fim do processo disciplinar,não havia alternativa á sua integração no plantel.
    No futuro casos como este devem ser resolvidos o mais rápido possível para que os associados não vivem em constante ansiedade.

    ResponderEliminar
  11. Tudo isto tem um problema grave - é muito tardio. De resto, foi bem pensado (as palavras do Manuel Sérgio são, como sempre, "encomendadas") e permite não desvalorizar ainda mais o Cardozo.

    Sou um crítico de LFV - cujos resultados desportivos são péssimos - e de JJ, com resultados desportivos péssimos, um arrogante com um titulo na vida que age como se fosse o treinador mais ganhador de sempre e que pensa primeiro nele e depois no clube.

    O que devia ter sido feito??? Simples:

    1) Processo disciplinar
    2) Castigo duro (Multa e suspensão de 30 dias, que na prática não era nada pois estava de férias)
    3) Pedido de desculpas (durante as férias)
    4) Renovar com Cardozo (início da pré-época)
    5) Vender (já que se tomou a absurda decisão de renovar JJ)ou integrar (caso tivessem tido a inteligência de deixar JJ ir para os morcões, o grande "pânico" do LFV

    PSereno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo8/8/13 13:29

      Caro Pedro quando se refere aos Morcões, esta a falar do Fruta Corrupção do Porto, correcto?

      António Filho da Fruta

      Eliminar
  12. «Cedo se percebeu que Jorge Jesus não queria que Cardozo continuasse no Benfica, para marcar a sua posição quer perante o plantel quer perante os adeptos. Na minha opinião, e repito o que já disse anteriormente, Jorge Jesus falha como condutor de homens pois não se preocupa em recuperar um tipo que lhe salvou a pele várias vezes com os seus golos.»

    Bom, e depois de posts abaixo sobre a manipulação de informação, sai isto.

    O Cardozo é apresentado como o «tipo que lhe [JJ] salvou a pele várias vezes». Convinha dizer que o Jorge Jesus foi o tipo que mais defendeu o Cardozo das críticas, quase sempre injustas, que sofreu por parte dos adeptos. A não ser que não convenha à mensagem que se quer transmitir.

    Jorge Jesus não queria o Cardozo no plantel. Eu nunca o ouvi dizer isso (curiosamente até o ouvi a tentar menorizar o acontecido logo após o mesmo: «O Cardozo estava de cabeça perdida, como todos nós. Tive de lhe dizer que quando se perde, perdemos todos. Depois disso o Óscar acabou por pedir desculpa aos colegas»....) mas como toda a gente repetiu isso várias vezes deve ser verdade. Claro que as palavras recentes de Manuel Sérgio, que não é porta-voz de Jesus mas que não aparece de forma inocente, dizem o contrário («Se depender de Jesus, Cardozo ficará no Benfica»), mas isso é obviamente falso. Porquê? Porque se «percebe» que Jesus não queria Cardozo. E estamos esclarecidos.

    E claro que se o Jesus quisesse o Cardozo fora do Benfica por ele o ter empurrado (e aqui leia-se não «Cardozo empurrou Jorge Jesus em público» mas sim «jogador do Benfica empurrou o treinador do Benfica em público») era para vincar a sua posição junto do plantel e adeptos. Não se trata de manter a autoridade que é necessária numa instituição. Porque o exercício da autoridade (e não confundamos com autoritarismo) é necessário, não duvidem. Nada disso, é por mero capricho pessoal.
    O facto de um jogador do Benfica desrespeitar em público um superior hierárquico, desrespeitando o clube, os sócios e adeptos? Bah, isso é apenas um pormenor. O Jesus quer é vingança, o malvado. Exige sangue junto da direcção. Claro que esta, para defender adequadamente os interesses do Benfica deveria desculpabilizar prontamente o jogador. No fundo, passar-lhe uma mão pela cabeça e dizer-lhe, com tom paternalista: «Não voltes a fazer isso, meu filho». E esperar pelo próximo que decidisse fazer o mesmo.

    Porque, como muitos defendem, o Cardozo «é dos nossos», «sofre pela camisola». E o Jesus é um dos «outros», dos maus que em conluio com o Vieira não querem outra coisa a não ser destruir o Benfica. Mas o Cardozo ensinou-lhes e mostrou-lhes como é. Com o Benfica ninguém brinca. Deve ser mais ou menos isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo8/8/13 13:36

      NSC,

      Não gosto nem me revejo nos seus correctos e assertivos comentários, que só servem para unir e esclarecer os Benfiquistas.

      Assinado

      Pinto da Costa Paizinho dos Filhos da Fruta

      Eliminar
    2. Anónimo,

      Não imagina como lastimo o seu desgosto. Lamento imenso e hoje já nem devo dormir descansado.
      Continue a comer fruta.

      Cumprimentos,

      NSC

      Eliminar
  13. Anónimo8/8/13 10:32

    Infelizmente para muitos adeptos e sócios as individualidades estão acima do clube. O que o Cardozo fez é indesculpável e não seria aceite em nenhum clube com o mínimo de dignidade. Foi uma atitude irresponsável, lamentável e este pedido de desculpas (2 meses e meio após o incidente!!!!!) não faz qualquer sentido. Isto resume-se de uma forma bem clara: se o benfica tivesse contratado, entretanto, um avançado de renome o Cardozo podia ir à vida e tal, como isso não aconteceu vamos lá recuperar o homem que é um craque - o Jesus é que devia pedir desculpas -, o facto de ter questionado colegas no final de um jogo ainda no campo é perfeitamente normal, vamos é esquecer tudo que aconteceu e começar a treinar e marcar golos, até surgir outra estupidez. Viva ao Benfica! Isto faz sentido????
    Bem, mas vendo bem as coisas, se calhar tudo isto é normal, basta ver a forma como foi desculpada a agressão vergonhosa do capitão (repito Capitão!!) de equipa a época passada a um árbitro. Mais uma vez lamentável!

    O Benfica não tem ganho, não por culpa exclusiva dos árbitros, mas porque de facto não existe um rumo, disciplina e respeito pela instituição Sport Lisboa e Benfica que, volto a repetir, é mais importante que todos aqueles que a servem em determinado momento.

    Cumprimentos,
    Pedro

    PS:

    Com o regresso do Cardozo como fica a situação do treinador?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E fazer entender isso?

      Eliminar
    2. Anónimo8/8/13 13:14

      E a brincadeira do Luisão na Alemanha? E a brincadeira do Enzo há 2 anos e o que fez no final do jogo de Amsterdão? E a situação do Rubén Amorim...

      De tudo serve para desculpabilizar a direcção do Benfica em mais um processo vergonhosamente gerido...

      Bruno

      Eliminar
  14. Águia Preocupada8/8/13 10:39

    Eu vejo a situação por outro prisma!
    Deste imbróglio que atingiu foros de vergonha e demonstrou a incompetência que grassa no Clube, talvez se possam tirar alguns proveitos:

    1 - JJ perdeu o pouco de confiança que ainda?! alguns adeptos tinham nele!
    2 - JJ perdeu o resto de margem que ainda?! poderia ter nesta altura!
    3 - Vieira, com mais esta demonstração de incapacidade e incompetência, começa a ser contestado por quem até há pouco via nele um deus, um salvador, um sobredotado!

    Perante este cenário, o primeiro, JJ, tem a passadeira vermelha estendida e esticada para, ao primeiro revês, quem sabe já dia 18 na Madeira, sair. Mas pelas portas dos fundos, sem honra nem glória, escorraçado!
    O segundo, Vieira, ainda que a memória de muitos adeptos seja curta, iniciará finalmente a sua curva descendente e a queda será uma realidade não muito distante! A incompetência poderá ser escondida e manipulada durante algum tempo, poderá enganar muitos enquanto for possível. Mas não o poderá fazer para sempre! Como diz o Conde, a máscara cai...

    Pelo exposto, atrevo-me e regozijo-me a considerar que por vezes: "Há males que vem por bem!"

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Águia

      Mas é que não tenhas dúvidas se soubermos resolver os males saímos reforçados e depois não há mal que sempre dure...

      Eliminar
  15. Para certas pessoas qualquer decisão tomada pelos dirigentes ou treinador do Benfica é a errada e criticável, aliás mudam constantemente a opinião que tinham antes dos acontecimentos para poder criticar a decisão que se tomou. Vejamos por exemplo o caso do Shadows:

    Antes da entrevista do Cardozo diz isto:
    "Nunca fui um apreciador do Cardozo e mantenho. Mas só quem não sabe o que é gerir pessoas é que pode pendurar o Cardozo num poste e condená-lo à morte."

    Depois do Cardozo, seja por iniciativa própria ou não, ter feito a única coisa que lhe permitiria ficar no clube que é pedir desculpas pela sua atitude, vem criticar a decisão, assumindo que a vontade de Jesus era a saída do Paraguaio quando Manuel Sérgio, um dos seus melhores amigos, disse exatamente o contrário...

    Não sabemos se existiu um processo disciplinar ao Cardozo, nem se lhe foi aplicado algum castigo financeiro a juntar ao tempo que foi afastado da equipa. Na minha opinião um clube profissional deve proceder assim, não revelando tudo o que se passa para a imprensa. Uma das regras de ouro no futebol é que o que acontece no balneário não se revela á imprensa. Por isso como podemos criticar todo este processo se ninguém sabe verdadeiramente o que se passou, se o Cardozo levou alguma multa, etc.

    É também óbvio que a reintegração de Cardozo era o único caminho possível, tanto para voltar a jogar como para não estar em desvantagem negocial numa possível transferência. É que não podemos ter o Cardozo afastado do plantel, ou se vende e aí convêm mostrar aos seus possíveis compradores que a situação está resolvida, ou fica no plantel para ser o jogador importante que sempre foi.

    Depois entras em contradição no próprio texto quando dizes: "Cedo se percebeu que Jorge Jesus não queria que Cardozo continuasse no Benfica" ou "Jorge Jesus falha como condutor de homens pois não se preocupa em recuperar um tipo que lhe salvou a pele várias vezes com os seus golos." quando o que se passou foi exatamente o contrário pois o Cardozo foi integrado no plantel, ou seja vai ser a partir de agora recuperado, o que a fazer fé no que disse o Manuel Sérgio teve o consentimento do Jesus.

    O que queres dizer com isto: "Mas foi no calor de um terceiro momento de derrota em muito pouco tempo, e já com história anterior com Jorge Jesus, que enquanto lhe interessou fingiu que todos eram muito amigos no balneário. "? É que eu não me lembro de outro desentendimento entre Cardozo e Jesus, aliás o treinador sempre o defendeu de adeptos como tu que lhe chamaram cepo quando é um dos melhores avançados da nossa história.

    Até se pode ver a dupla personalidade dos adeptos nas reações no estádio, quando jogava e marcava golos era assobiado, agora que foi justamente castigado chamam por ele, isto porque se perdeu um amigável...





    ResponderEliminar
  16. Lamentável é vocês e 90% do resto dos blogs Benfiquistas defenderem a permanência de Cardozo.

    Escrevi noutro blog que me agradaram os cânticos ao São Paulo, mas como crítica ao Jorge Jejum, nunca para o Cardozo regressar. O que ele fez é inconcebível, deturpa a ordem de poder dentro do balneário, e o facto de vir dum jogador como ele, um dos capitães de equipa, ainda mais grave se torna.

    Cardozo tem de sair e rápido. Gosto muito dele, mas independentemente de gostar do Jesus ou não, no Benfica, aquilo não pode, repito, não pode nunca, passar incólume.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os cânticos por Cardozo no jogo com o São Paulo, assim é que está bem.

      Eliminar
  17. Benfiquista Atento8/8/13 17:47

    ..."Escrevi noutro blog que me agradaram os cânticos ao São Paulo" ...

    ... "deturpa a ordem de poder dentro do balneário," ...

    Fácil,muito fácil mesmo, é criticar, apontar o que está bem, e o que está mal; mas quando se está por dentro do olho do furacão, quando se tem a percepção de que por um acaso em que o futebol é fértil, por um pontapé fortuito, por uma bola que esbarra no poste ou na trave,acabamos por ver escorrer por entre os dedos os resultados de toda uma época de trabalho, não deve ser nada fácil ter que lidar quer a nível pessoal quer ao nível do colectivo.

    " Errare humanum est, perseverare autem diabolicum "

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Queria dizer que me agradaram os cânticos por Cardozo com o São Paulo, por entender como uma crítica a Jesus, que devia ter tido a ombridade de se ir embora. Três anos seguidos a perder é muita coisa para ser só por causa do "pontapé fortuito".

      Eliminar
  18. Benfiquista Atento8/8/13 22:03

    ..."Três anos seguidos a perder é muita coisa para ser só por causa do "pontapé fortuito".

    Foi essa a conclusão que retirou daquilo que eu escrevi ?

    Como diria o saudoso Vasco Santana... Compreendi -te !

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking