O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Plantel 13/14 - Hoje

. 36 comentários
Bem sei que este é um exercício bastante subjectivo, se não mesmo algo fútil tendo em conta que ainda a silly season ainda agora começou. Mas é mais forte do que eu, e tal como as contas que normalmente faço na parte final de cada temporada (com todos os se’s que isso envolve), a cada notícia (confirmada) que sai eu inevitavelmente ponho-me a imaginar quais seriam as minhas opções para o que aí vem.

Ora, tomando como referência o quadro aqui apresentado, à data de hoje, para mim seria assim o plantel 2013/2014:

Titulares 2ª Opção 3ª Opção
GR Artur Moraes Mika Paulo Lopes
DE Bruno Cortez Melgarejo Sílvio
DD Maxi Pereira Sílvio André Almeida
DC Luisão Steven Vitória Nemanja Matić
DC Ezequiel Garay Lisandro López Stefan Mitrović
MD  Nemanja Matić Rúben Amorim André Almeida
M C Enzo Pérez André Gomes André Almeida
MA C Miralem Sulejmani Filip Djuričić Nico Gaitán
MA E Ola John Nico Gaitán Rodrigo
MA D Eduardo Salvio Urreta Lazar Marković
AV Lima Nélson Oliveira Lazar Marković
AV Rodrigo Franco Jara Lazar Marković

Sendo que a variação tática dependeria sempre do adversário:
- Adversários mais fortes requerem controlo do meio campo, logo: incluía mais um jogador no meio campo e utilizava apenas 1 avançado;
- Adversários “normais” e mais fracos já justificavam a utilização de 2 avançados em detrimento de um jogador do meio campo;
O plantel teria assim 25 jogadores + 3 a jogar na “B” (André Almeida, Stefan Mitrović e Lazar Marković). Parece-me equilibrado para lutar em todas as frentes, como deve ser o nosso objetivo!
Obviamente que há aqui muita interrogação, muita polémica e muitos casos por resolver. Começa logo pela eventual (irra…) saída do Cardozo, passando pelas dispensas e pela falta de tomates de apostar nos “nossos” jogadores. Mas este é um exercício meu, e de como eu gostaria que, à data de hoje, fosse o plantel do Glorioso para a próxima época.

Assim, tentaria “despachar” os seguintes:

- Cardozo (ai Shaktar Shaktar…) - vá, batam lá...;
- Michel (Nunca percebi esta contratação);
- Hugo Vieira (idem);
- Yannick Djaló (Atão JJ??? Não ias fazer deste um craque?);
- Sidnei (Que grande desilusão, já para não falar do tiro nas finanças que foi a sua contratação);
- Jardel (apesar da sua recente melhoria, nunca achei que fosse jogador para o Benfica);
- Carlos Martins (Gosto da raça, mas não lhe perdoo o que fez frente ao Estoril. Isso e a mania de ser hipocondríaco);
- Luisinho (Atão JJ??? Não era este que dominava o flanco esquerdo todo???);

Além destas dispensas, estou certo que a inexistente aposta nos outros jogadores que por aí andam emprestados, nos da equipa B e nos juniores vai continuar. O que é uma pena.

E assim sendo, apesar de saber que o quadro ainda irá sofrer muitas alterações até ao final do período da palhaçada de transferências, hoje é isto.

Só espero que estes não saiam:

Artur Moraes
Maxi Pereira
Luisão
Ezequiel Garay
Nemanja Matić
Enzo Pérez
Eduardo Salvio
Lima
Rodrigo

Principalmente estes!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

36 comentários

  1. Djuricic e Markovic vão ser primeira opção. Vocês vão ver.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Djuricic acredito, se bem que vai depender de qual será o papel que o JJ quer para o Sulejmani... Markovic acho difícil ser primeira opção.

      Eliminar
  2. Uma análise realista.
    Não acho que Melgarejo tenha espaço para ficar, depois de ter sido completamente afastado dos jogos decisivos, por manifesta falta de confiança por parte de JJ.
    Bem como acho que depois da última temporada, Maxi já iniciou a curva descendente e dificilmente voltará a mostrar aquela forma a que nos habituamos no passado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez tenhas razão em relação ao Melgarejo e ao Maxi. Neste caso seria um ponto de partida, pelo que se isso que falas se realmente verificar, facilmente o Sílvio ganhará protagonismo.

      Eliminar
  3. markovic na b?, dez M na b parece muito mas muito irrealista.
    Se cardozo sair, espero bem que não, precisamos de um avançado com as mesmas características lima marca muitos golos mas marca pouco em casa e muito menos contra equipas fechadas.
    Não percebo o jara pouco marcou quando esteve cá ainda marcou menos o ano passado para isso preferia o mora.
    Jardel não serve mas o steve vitoria já serve.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João, posso estar enganado em relação ao Markovic (uma vez que não conheço o jogador assim tão bem qiuanto isso), mas é apenas o que eu acho que devia ser o ponto de partida. Se for como dizes, facilmente ganhará protagonismo.

      Quanto ao Cardozo, não gosto de jogadores com as características dele, como dizes. Prefiro jogadores móveis no ataque.

      Em relação ao Jara, eu acho que ele até teve algumas oportunidades, mas tendo em conta que é um jogador que já tem mais experiência desde a última vez que cá esteve, que é raçudo, que é móvel (como eu gosto), gostaria que ficasse (apesar das últimas notícias indicarem o contrário).

      O Lima devia der a nossa primeira opção no ataque.

      O Jardel não serve, como já demonstrou nos anos que cá esteve. O Steven poderá vir a ser uma boa opção para suplente (contando que mantemos a mesma dupla).

      Eliminar
    2. riccardo, eu não conheço o markovic mas nenhum jogador de dez M vai para a B, vide o ano passado o caso ola.

      o problema do jara é que é muito móvel e tal mas não marcam e avançado tem de marcar, +area mim pouco me interessa se é móvel ou estático tem é de marcar golos.

      o lima em casa marca muito pouco muito menos contra equipas fechadas, marca sobretudo quando os jogos já estão definidos e na posição de avançado mais adiantado, a jogar em casa, tem um baixo índice de golo/minuto.

      o Jardel para suplente sempre serviu e o steve não é melhor que o jardel +e so trocar por trocar com pouco ou nenhum beneficio.

      Eliminar
  4. Mika 2ª opção?

    Markovic atrás de Jara?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mika para 2ª opção sim. Preferias o Paulo Lopes?

      Eu preferir, preferia o Oblak, mas não está na lista... O Paulo Lopes é o 3º Gr perfeito.

      Quanto ao Markovic, dou-te a resposta que dei ao João Carlos:
      "... posso estar enganado em relação ao Markovic (uma vez que não conheço o jogador assim tão bem quanto isso), mas é apenas o que eu acho que devia ser o ponto de partida. Se for como dizes, facilmente ganhará protagonismo.
      (...)
      Em relação ao Jara, eu acho que ele até teve algumas oportunidades, mas tendo em conta que é um jogador que já tem mais experiência desde a última vez que cá esteve, que é raçudo, que é móvel (como eu gosto), gostaria que ficasse (apesar das últimas notícias indicarem o contrário)."

      Eliminar
  5. - Gostava que o Cardozo ficasse...
    Quanto à equipa principal, concordo com quase tudo apesar de achar, por exemplo, que o Matic não deve ser a 3ª opção para central (mais vale o Mitrovic) e o Markovic acho que será uma aposta mais para o 11 titular/suplentes 2ª opção.

    - "Michel (Nunca percebi esta contratação)" Como li em algum blog, pelo menos deu jeito para trazer o Lima. Agora é rescindir com ele.

    - De todos os jogadores, aquele que acho que terá maior impacto, na performance da equipa, se sair é o Matic. O Benfica devia renovar com ele e subir-lhe a clausula para mantê-lo pelo menos esta época, até porque o Matic já disse que gostaria de ficar mais um ano e não me parece que vá forçar a saída.
    Em relação ao interessados, parece que o Chelsea está lançado para contratar o De Rossi, o Monaco já disse que não ia contratar mais ninguém, o Real está quase a contratar o Illarramendi e está a guardar dinheiro para o Bale...claro que ainda sobram clubes cheios de dinheiro como o PSG, Zenit ou City que a qualquer momento podem atacar o Matic. Esperemos que não.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. - O Matic seria sempre a última opção para central... Quanto ao Markovic, parece que o pessoal está muito esperançado!
      - Pois! :)
      - Sem dúvida. Concordo plenamente.

      Eliminar
  6. Nem tinha reparado no Markovic atrás do Jara. O argentino não deve tardar muito para ser anunciado noutro clube.
    Com tantos extremos que temos não concordo com o Rodrigo para 3ª opção num deles. Ele apenas tem de jogar a avançado.
    Paulo Lopes deve ser 2ª opção, pois é um bom GR que cumpre e para além disso tem uma grande presença no banco de suplentes no incentivo à equipa. Aliás, vejo um futuro treinador adjunto (ou de GR) ali.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto ao Markovic, ao Jara e ao Paulo Lopes, vê as respostas que dei aos comentários anteriores.

      Quanto ao Rodrigo, não desgosto de o ver a atuar como extremo. Dá jeito tê-lo dentro de campo a avançado, mas com a possibilidade de o "puxar" para a esquerda se necessário.

      Eliminar
  7. Tas enganado com o Sulejmani e Djuricic, para nosso bem, que estejam trocados na cabeça do Jesus :) o Djuricic vai ser o motor do ataque do Benfica 2013/2014! Parece-me que o Gaitan está a frente do Ola John e o Markovic vai entrar nessa luta tal como o Sulejmani que é mais um extremo que outra coisa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epá, são todos jogadores polivalentes (tal como o JJ gosta) e que tanto podem estar naquela cabecinha teimosa a jogar num lado ou no outro. Para mim, o que é mesmo importante, e como se pode ver pelo quadro, é que opções não faltam!

      Também penso isso o Djuricic. Só não o pus a titular porque o Sulejmani é mais experiente.

      Para mim o Gaitán é tudo menos um extremo. Logo, não deveria estar sequer a concorrer com o Ola John. Quanto ao Markovic... vamos ver o que sai dali.

      Eliminar
    2. Ainda em relação ao Gaitán: Só o pus como concorrente do Ola John, por causa da insistência do JJ. Para mim é um médio ofensivo. Ponto final. Daí estar também na corrida para MA C.

      Eliminar
  8. Gaitan claramente à frente de Ola.

    ResponderEliminar
  9. Artur, Luisão e Rodrigo, pelo menos este Rodrigo desde a lesão, se o Benfica quer ganhar têm que cair fora, Artur já chega de tanto saco em 2 anos e de ter enterrado dois campeonatos, uma taça de Portugal e a Liga Europa, devia andar a ver o vôo da aguia vitoria no arena de amesterdão.
    Baliza Oblak com ele, ou serve ou não serve, os outros são para fazer numero para a UEFA, laterais veremos a forma do Maxi e até ver o Melga, sendo que Silvio se estiver em boas condições pode fazer qualquer lado, no centro Garay com Lopez ou VItoria, nunca com Luisão, Luisão é para despachar e já devia ter ido há muito
    Espero que Matic possa ficar pelo menos mais um ano, Enzo está de pedra, Sulejmani, se mostrar o que vi no Ajax é de caras o melhor jogador do Benfica este ano, Djuricic, Lima e o inevitavel, chamem-lhe o que quiserem, Takuara

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oblak também seria a minha escolha, se realmente fosse opção para o JJ… Já deixar sair o Luisão, tenho as minhas reservas.

      Eliminar
  10. Ainda bem que o Jesus nao aprendeu a treinar no FM. Senao tavamos bem fodidos!!

    Batigol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais. Clap, clap.

      Eliminar
    2. Ainda bem… Senão quem ganhava 4 milhões/ano seria eu!

      Eliminar
  11. MARKOVIC A RODAR NA B??? ESTÁ TUDO DOIDO??? 3ª OPÇÃO??? Mas estamos a falar do Bayern ou do Benfica??? (já para não falar de outras aberrações que aquele quadro apresenta, simplesmente inacreditável!!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente. Markovic é titular da selecção da Servia e vinha para o Benfica para rodar na B. O que vai acontecer é o mesmo que aconteceu com o Ola John. Vai esperar até se ambientar.

      Eliminar
    2. Tacuara, basta olhar para o teu nick para perceber que temos visões bem diferentes. Ainda bem!

      FL, a equipa B é uma boa forma de se ambientar… :) Agora a sério, acho que essa até é uma boa comparação.

      Eliminar
  12. O Markovic a rodar na B e opção depois de Jara ou Urreta é a melhor anedota que li nos últimos tempos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre quero ver o craque que é o Markovic… Depois vemos qual é a anedota.

      Eliminar
  13. Markovic a terceira opção atrás de Jara e Nelson Oliveira??
    Está tudo doido...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais uma vez, sempre quero ver o craque que é o Markovic…

      Eliminar
  14. Mertolense12/7/13 11:56

    Riccardo Zhora opiniões são opiniões, e valem o que valem. Bom esforço da tua parte. Não concordo com algumas opções, mas a mais berrante é o Gaitan. Segundo as tuas contas, quase que desaparece do plantel. 2ª opção a E e 3ª a C....Estamos a falar dum jogador que brilhou juntamente com Matic e Enzo na Europa. Opiniões. Depois quero também dizer-te que Rodrigo como 3ª opção para MA E foi uma opção de recurso de JJ. Com o plantel que aí tens, há opções muitoooo mais válidas. Por exemplo Sulejmani.
    Mas pronto são opiniões e claro que a tarefa será muito mais fácil quando começarem a sair jogadores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade. Foi apenas um primeiro exercício. Mas já agora, em relação ao Gaitán vou-te dar a minha explicação: é um jogador espetacular… ás vezes. Genial mesmo… mas ás vezes. Brilhou ao mais alto nível na época passada… por vezes. O problema dele é a regularidade. Para realmente podermos falar em hegemonia (como fala o JJ), falta... regularidade. Por esse motivo é que o Gaitán é jogador para aparecer em determinados momentos (quando está bem), e não para ser titular indiscutível. Quanto ao Rodrigo, o facto de ele jogar a extremo é de facto uma opção de recurso. Daí ele estar como primeira opção como avançado.

      Eliminar
  15. Artur
    Silvio
    Luísao
    Garay
    Cortez
    Matic
    Enzo
    Djuricic
    Gaitan
    Salvio
    Markovic
    Lima

    ResponderEliminar
  16. O Rodrigo não tem unhas, nem pernas, nem cabeça, nem fisico para isto.

    Luis Damião

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking