O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Os Sectores do Plantel do Benfica - II

. 19 comentários

O PASSADO, O PRESENTE E O QUE NOS PODE RESERVAR O FUTURO! 


Ora vamos lá ao segundo post, sobre os sectores do Benfica. Falemos agora da Defesa! costuma-se dizer que uma boa equipa se constrói de trás para a frente, assente numa defesa rotinada, forte, que saiba catapultar a equipa para a frente! Concordo que uma equipa sem uma boa defesa, não vai longe. Para mim, o mais importante é o meio campo, pois é um sector que precisa de defender, precisa atacar, e tem de saber marcar o ritmo da partida, acelerando ou contemporizando consoante os adversários e as contingências dos jogos. No entanto, uma defesa forte, dá sempre aquela confiança extra á equipa: "a bola passou? A malta lá de trás já a recupera!" Esta confiança nos colegas mais recuados é essencial!

segunda parte: 2) A DEFESA



Julgo que será unânime afirmar que as ultimas grandes referências na nossa defesa foram: Aldair, Mozer e Ricardo Gomes. Especialmente este último, que era um verdadeiro senhor em campo. Não havia situação de jogo que não controlasse, não era surpreendido por ninguém, e só era ultrapassado em velocidade já na parte final da sua carreira, após o seu "comeback" do Paris Saint Germain. Foram jogadores que marcaram a defesa do glorioso, e nos davam toda a confiança necessária.
Mais recentemente, e falando dos jogadores que já abandonaram o clube, podemos referir que para mim, apenas mais 3 jogadores subiram a um patamar semelhante, mas ainda a alguma distância. David Luiz e Fábio Coentrão. Consenso geral ou não, e até pelas vendas milionárias que representaram, qualitativamente e historicamente estão no degrau mais elevado. Ainda esperamos que possam regressar ao nosso clube, desde que em boas condições, não apenas para a reforma. O outro a que me referia, era para mim o melhor destes 3: Carlos Gamarra! Nunca após Ricardo Gomes, tinha visto tanta classe em campo. O homem era rápido, não fazia faltas, não havia cartões, antecipava-se, jogo aéreo eram favas contadas, e ainda saía com a bola controlada. Que grande defesa tivemos nós... apenas por uns meses, já que as faladas debilidades financeiras da altura nos levaram este jogador de classe mundial.

Depois deste" trio", vou aqui destacar os seguintes defesas: Hélder Cristovao; Abel Xavier; Dimas; Miguel; Ricardo Rocha; Léo;
Fazem parte daquele patamar: Razoáveis acima da média. Hélder vindo do Estoril, cedo demonstrou poder físico, velocidade, vontade e profissionalismo. Pegou de estaca, e na seleção também deixou a sua marca. Abel Xavier, teve um grande contra. Exigiram demasiado dele, demasiado cedo. Psicologicamente não estava preparado para aguentar toda a instabilidade do clube, e toda a cobrança dos sócios, que inexplicavelmente se viraram contra ele. Mais tarde, até pela sua carreira, mostrou ser razoável acima da média, e não medíocre como muita gente acha. Este Abel, nos dias de hoje e no Benfica actual, teria sido um caso sério de sucesso. Mas isto sou eu a falar! Dimas marcou pela sobriedade, pela eficiência. a própria seleção não dispensou este jogador que cumpria o que tinha de cumprir. A Juventus foi um merecido prémio! Miguel, a maneira como saíste do clube, só me apetece mandar-te a um certo sítio, mas se as histórias e os contornos que envolveram esse episódio forem verdadeiros, a culpa não foi tua. No entanto, foste o primeiro lateral moderno do Benfas, e a luz era unânime: está aqui um belo lateral direito. Ricardo Rocha fez uma bela carreira na luz. vindo do Braga, não se escondeu, e Trapatoni bem pode agradecer a Simão e a este defesa, que fez uma época tremenda. Léo, dos melhores laterais que tivemos, mas como no melhor pano cai a nódoa, tivemos um treinador que gostava deles grandes, altos e espadaúdos,  e decidiu encostá-lo.


Bermudez, Tahar, Scott Minto, Ronaldo, Argel, Armando Sá, João Manuel Pinto, Fyssas, Anderson, Cesar Peixoto, Nelson, Marchena, William; Todos jogadores que muito se esperava, e por esta ou aquela razão, não confirmaram as expectativas. O melhor: Scott Minto. Bela surpresa este defesa inglês, sem deslumbrar, cumpria. Mais épocas por cá, e quem sabe, estava no grupo de cima. Argel, sobretudo por ter vindo do Dragay, e ter partido os computadores da torre das Antas quando se veio embora! Maluco q.b. ao menos não deixava os colegas dormir em campo! Bermudez era o melhor defesa sul americano, mas não se adaptou ao futebol europeu... Marchena tinha pinta, mas nunca se identificou com o clube, e Nelson fez uma época inteira a jogar em grande nível a lateral direito, até rasgar. Nunca mais foi o mesmo. E por aí fora...
Das misérias, vou aqui referir alguns nomes, que nem merecem ser destacados a negrito: king, Jorge Soares, Steve Harkness, Gary Charles, Samuel Okunowo, Rojas, Pesaresi, Alcides, Miguelito, Zoro, Luis Filipe, Edcarlos,  Sepsi, Emerson, Capdevila, Luisinho, Paulo Pereira... (ja chega...). Pronto, vou só destacar um: King! WTF?? Emprestado pelo farense... foi quando batemos no fundo... Rojas, ao menos dava tudo o que tinha em campo. Não podemos apontar-lhe nada, pois dava tudo o que tinha! Não tinha era talento... Capdevila, tinho sido interessante há 10 anos atrás, os "bifes"... era deitá-los fora, estavam claramente passados de prazo!

Agora, os jogadores que "aproveitámos" das camadas jovens: Verissimo, semelhanças com Pepe Guardiola dizia-se, mas apenas físicas. Nunca conseguiu passar do futebol jovem para o profissional, nunca conseguiu ser o exemplo que era enquanto junior. Paulo Madeira, bem que se tentou, bem que se forçou, com cabelo, sem cabelo, com rastas, com rabo de cavalo, não jogava nada. Era mediano quando jogava bem... e deu uns pregos valentes, que lhe fecharam de vez o caixão na luz. kenedy, só melhorou depois de sair do Benfica, mostrando quão frágil psicologicamente era.  Abel silva, de campeão de Riade, a titular do Glorioso, parecia estar tudo preparado. Ainda hoje não sei o que se passou, e julgo que ele também não... Pedro Henriques, este é que tinha qualidade para ter tido outra história. Mas vou aqui "culpar" o plantel da altura, que falhou em absorver este lateral esquerdo e o tomou por corpo estranho. Bruno Bastos, Sousa, Diogo Luís, para estes não dava para mais, e provou-se fora do Benfica. José Soares, o que fez de melhor foi o chapadão que deu ao Jardel quando rodava no campomaiorense, Jorge Ribeiro, é irmão do Maniche e isso diz tudo! , Miguel Vítor, para mim, o problema dele foi só um: as lesões! Não me entendam mal, não era um virtuoso para se assumir patrão, mas tinha fibra, raça. Pena que se lesionava sempre nas alturas piores, e era sempre para a próxima... Está de saída da Luz, vamos a ver para onde, e como vai correr a nova época!  E dos outros... nem vale a pena falar, não tiveram impacto.


Agora, falemos do Presente e Futuro: Garay era importante manter. Forma com Luisão das melhores duplas de sempre na luz, e complementa com classe o nosso capitão. Este não está a ir para novo, mas o Girafa já deixou a sua marca no clube. Já há muito que não tínhamos ninguém tantas épocas no clube. Jardel capaz do melhor e do pior, para mim apenas 3a ou 4a opção. Maxi Pereira um verdadeiro guerreiro. Mas para mim, a ficar sem pernas, sem o fôlego de outros tempos. Tem sido espremido ao limite, e acho que já se nota o desgaste. André Almeida é para mim, o próximo António Veloso. Joga na esquerda e na direita, quer agarrar o lugar, e acho que começa a mostrar peito para a função. Fiquei agradavelmente surpreendido pela sua evolução. Melgarejo não pode ter deixado de prestar assim de repente! Para Jesus era um excelente lateral, e de repente, já o André Almeida lhe fazia o lugar. Falta de convicção de JJ ou acabou-se a gasolina antes do tempo... Precisa de jogar, talvez rodando noutra equipa.

Agora, gostava de saber se: Lionel Carole vai fazer parte dos planos. Ele é bom lateral, para mim melhor que o Melgarejo. Era trocá-los no plantel. Luís Martins, pode ter muito Benfiquismo, mas falta provar que tem também qualidade. Sidney (e vou aqui deixar isto tudo em polvorosa), é para mim dos melhores defesas do Benfica. Rápido, forte, antecipação, sobe com a bola, mas o grande problema é que foi já queimado na luz. O que se fez ao Abel Xavier, tenta-se fazer ao Sidnei. Este é bom jogador, está é desmotivado e sem fé nele próprio. Para mim, se Garay sair, era ele que entrava no 11. Roderick, fraquinho fraquinho! Não gosto, não quero, não pode estar cá!! João Cancelo, Fábio Cardoso: Acho que podem vir a ser muito bons jogadores. Para mim, era mais uma época na Equipa B, e Taça da Liga com eles.
Quanto a contratações, já hoje aqui anunciado o Steven Vitória, excelente contratação, mas para as rotinas do Luisão. Fica a faltar mais um central (caso o Garay saia) e um lateral esquerdo. Mais uma vez, para deixar aqui tudo aos saltos, apostaria na contratação de Pepe, do Real, e no empréstimo de Fabio Coentrão. Pepe, encaixaria como uma luva neste Benfica. Fim de ciclo no Real, só tem contra o facto de ser... o Pepe. Pela história, pelos clubes onde passou, tem pouca margem para agradar, mas a mim, dá-me todas as garantias em entrega, em empenho e classe, porque vamos lá a admitir, é o único a suar na Seleção Nacional! O puto das caxinas, era apostar ao máximo: voltar a valorizar o jogador ao Real, para o deixarem vir, e valorizar a nossa defesa, enquanto o Melga ou outra opção é preparada para a próxima época! Quanto a ordenados, julgo não haver problema: Garay por Pepe, deve ficar ela por ela, e o Fabio, fica metade a cargo do Real, porque eles podem! ehehehhe

Por isso, e após o primeiro Post onde não iria ás compras para a baliza, aqui ficam as contratações até ao momento por mim sugeridas: PEPE e FABIO COENTRÃO!

Quanto ao resto... Carrega Benfica! Sintam a Mística!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

19 comentários

  1. Bom artigo, concordo com a maioria das tuas opiniões. apenas te pedia que não tratasses o nosso clube por "benfas", isso é o que o anti-benfiquistas chamam ao Benfica.

    cumprimentos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Pedro! Quanto ao "benfas", eu até acho mais carinhoso do que ofensivo! já Lampião é que me tira do sério, mas são opiniões! Não é por aí que nos vergam, com nomes!! Abraço :D

      Eliminar
  2. Pepe??? Pepe???
    LOL

    Era expulso jogo sim...jogo sim. Ás vezes acho que a malta andou a dormir estes anos todos. Possa que os jornais e comentadores de TV têm mesmo muita influência.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. heheeh! Eu disse que ia pôr todos malucos com a minha ideia do Pepe! Abraço!

      Eliminar
  3. Rolo Compressor,

    Acho que acertaste no perfil dos defesas que precisamos, mas o Pepe? Depois de ouvir as escutas do CM e da atitude do Pepe quando ainda era jogador do Marítimo a xibar-se todo do que acontecia no balneário da sua equipa ao seu futuro presidente, mas também depois de tudo o que fez ao Mourinho esta temporada, depois deste o ter defendido ano após ano... a minha resposta é não!

    Para além disso, Pepe não tem mais de 1.90m, logo com o Jesus não jogaria... ;D

    ResponderEliminar
  4. O Luisão e o Garay formarem uma das melhores duplas de centrais na Luz? Discordo!
    E, quanto ao Garay complementar bem o Luisão? Discordo!

    Por acaso acho que boa parte da raiz dos nossos problemas defensivos, nem está tanto nos laterais, mas sim nos nossos centrais. E, passo a explicar: olhando para a forma como a nossa equipa joga, sobre o adversário, ou seja, muitas vezes muito avançada no terreno, e com laterais que muitas vezes são os nossos extremos puros, ter centrais que ficam tão atrás no terreno pode ser muito prejudicial.

    Tanto o Garay como o Luisão sentem-se mais confortáveis quando jogam mais perto da sua grande área, e não tanto na linha de meio-campo. Apesar de tudo, o Garay, pela sua qualidade técnica sente-se minimamente confortável sobre o meio-campo. Contudo, não tem características físicas que lhe permitem ir buscar com "tranquilidade" um avançado que lhe escape nas costas. Então, se olharmos para o Luisão perante uma situação dessas, vemos pânico.

    Ora esse posicionamento acaba por criar um enorme buraco entre a nossa linha defensiva e o meio-campo. Só não tem sido mais problemático, porque temos um "perna-longa" com a classe e mobilidade do Matic...

    Por isso, é que defendo uma reforma do sector defensivo, com jogadores com outro perfil futebolístico, ou que pelo menos saibam construir uma dupla mais sólida do que a actual.

    Uma coisa é certa, os números destes dois defesas no Benfica não são de top!

    Dito isto, não significa que não goste de ambos. Acho é que não são o que o Benfica precisa neste momento.

    Mas, podemos ver as coisas de outra maneira: e se alterarmos a forma como atacamos e por conseguinte, defendemos? Talvez tendo uma postura com um onze mais equilibrado ambos (Luisão e Garay) consigam jogar melhor.

    O jogo em Leverkusen frente ao Bayer local foi um bom exemplo de que quando a equipa joga mais equilibrada defensivamente (4-2-3-1) consegue exibições mais consistentes a nível defensivo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pensei que o trabalho de correr atraz dos avancados fosse dos laterais que tem velocidade para isso... os melhores DC do mundo nao sao muito velozes nem e essa a funca de um DC!

      Eliminar
    2. Respeito a tua opinião, no fundo é um estilo de defesa mais móvel. Eu pessoalmente, prefiro dois centrais com bom jogo aéreo, mesmo que mais pesados. Um deles tem de saber subir e ser mais rápido (aqui o David Luiz encaixava bem), e um dos laterais tem de acompanhar os defesas, para os dobrar em velocidade se necessário. Mas como dizes e bem, depende muito do sistema com que jogas, mais pressionante na área adversária, ou mais expectante! Carrega Benfica!

      Eliminar
    3. David Luiz e uma raridade por isso e que achei a venda dele por um valor baixo! claro por mim altura e velocidade nos DC eh o perfeito! 1.88 e veloz grande David Luiz! obviamente que a minha opiniao nao para derrespeitar alguem! So quero que o benfica evolua gira melhor o plantel e ganhe! nem sempre estou certo dai um debate saudavel e sempre bom! mas gostei imenso de fazer isto! pena e ng do Benfica ver ler estas coisas :P Mas espalhar palavra sp ajuda!

      Eliminar
  5. Rolo Compressor,
    esses jogadores estão acima da realidade financeira do Benfica.
    E já pensaste em substituir o Luisão?? Vai fazer 33, ganha 3M e esta época foi muito fraquinho..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Pedro!! Eu acho que a contratação do Steven Vitória é ja a pensar no Luisão. São jogadores do mesmo tipo, para o mesmo sistema. Agora, pode é discutir-se a qualidade de um e de outro... ehhehehe

      Eliminar
  6. Luis Martins já não é do Benfica (assinou por 3 anos com o Gil em Janeiro) por isso nem vale a pena estar a mencioná-lo.
    Sidnei? Não foi o Benfica que o queimou, foi ele que se queimou a ele próprio. Veja-se a passagem dele pela Turquia. É um péssimo profissional e tarda em atinar (se é que alguma vez o irá fazer).
    O Pepe não está em fim de ciclo no Real. Depois das desavenças com o Mourinho passou de vilão a herói e acho que a direcção até já quer renovar com ele e tudo. Para além disso se ele saísse iria preferir ir para o Moneyco ou P$G ganhar uns milhões.
    Fábio Coentrão? Era a melhor notícia do mercado de transferências se ele voltasse.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Hertz! O Luis Martins tem daquelas cláusulas que permitem reaver o jogador (pelo menos foi o que me foi dito) e por isso, ainda tenho alguma expectativa para ver a sua evolução. O Sidnei caiu em espiral negativa, e claro, quando nos mijam em cima, não é ás pinguinhas, é em baldes! E na turquia, quem é que consegue ter uma conduta profissional?? Aquilo não é fácil. Mas claro está, o teu perfil deve impor-se em qualquer campeonato! O Pepe, acredito se surgir uma boa proposta, o Real considera. Querem limpar o clube de "portugueses". Sai Carvalho, sai mourinho, saia Pepe, Coentrão, e ainda vendiam o Ronaldo ao Manchester pelos tais 80M!!

      Eliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Maxi Pereira e uma nodoa autentica! Nao basta correr de um lado para o outro, o Benfica tem que ter jogadores de qualidade, saber defender e o mais importante para um defesa, Maxi nao defende e facil passar pelo corredor direito quando ele la esta, alias ele nao passa de um remendo do JJ, que safou durante uns tempos, de longe Andre Almeida tem que ser titular, fez exelentes jogos e ajudou imenso aquipa ao ter sido titular na liga europa depois temos que apostar em alguem para suplente! Maxi pode ir embora!

    Tambem discordo totalmente do que se fala do Roderick... e um jogador que tem jogado pouco, muito pouco mesmo! mas ele tem qualidade e precisa de jogar, Luisao ja era mais velho que Roderick qd chegou a Benfica, no primeiro ano esteve pessimo e era titular! precisamos de apostar nos miudos que sao prospeccao, como ficou provado, com Andre Almeida, resulta!

    Defesa esquerdo ja nao temos a muitos anos... JJ pede defesa esquerdo pelo menos ja a dois anos e nao lhe dao! Urgente reforcar o sector com alguem de qualidade! Coentrao seria perfeito mas duvido que os negociatas do Benfica queiram, tem que se trazer alguem ja com selo de qualidade para esse sector!

    Amo o Luisao! O Capitao corta tudo pode acabar a carreira no Benfica! Garay tambem e bom defesa! as vezes da pena ver esta dupla com laterais da treta! Felizmente Andre Almeida veio ajudar para muito melhor!

    Jardel pode ir embora... Nao sei se o GR conta como defesa mas seria bom e vez de ter o paulo lopes no banco apostar em Mika ou Oblak. Eu apostaria em Mika mas como no geral n se gosta dos miudos portugueses tanto faz...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de ver que o Maxi há quase 3!! épocas que faz a lateral direita do Benfica, sem pausas, e quando termina o campeonato, o homem faz o voo para ganhar copas pelo Uruguai, e ainda faz uma perninha nos jogos de amigos entre Zidanes e Ronaldos! O Homem anda NAS LONAS! E não só fisicamente, mas também em termos emocionais. É muito tempo a ser espremido! Quanto a mim, não lhe posso apontar nada, entrega-se a 100% e só não jogo melhor porque não o poupam, e não há rotação! O André Almeida já veio colmatar essa lacuna, e acho que ganhamos muito com isso, quer o Benfica, quer o Maxi!Quanto ao Roderick, nem enfeitado com ouro! lol. Tem de me convencer e muito, para lhe ver valor. Oxalá ele me contrarie! Serei o primeiro a fazer aqui um post a ELOGIAR o melhor e mais recente defesa central português!! heeheheh

      Eliminar
    2. Andre Almeida foi titular na liga europa nao percebo porque anda nas lonas se esta sp a correr... Uma coisa e ser esforcado outra e ter qualidade. Maxi quando jogou e fala-se de defesa aqui esteve mal... mas tal como tu adoro qd um jogador especialmente do Benfica prove que estou errado! agora nao sei como tentam ainda elogiar o Maxi pelo menos esta epoca foi pessima sem desculpas porque Andre Almeida fez ainda uns bons jogos.

      Eliminar
  9. Maxi é uma nódoa e o Roderick tem qualidade?
    Ok

    Siga para mais anos de secura....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maxi noada! alias se fores ver os jogos do benfica este ano 80% das equipas atacavam pelo o lado direito quando Maxi estava a jogar e o motivo porque faziam isso era porque era mais facil!

      Sim roderick e miudo tem qualidade ate pode vir a ser um flop mas a verdade que em vez de andar emprestado ele podia ter jogado nas tacas da liga e portugal e depois andar a rodar na equipa B!

      Relembro Adu que acabou por se flop porque passou mais tempo emprestado que a jogar com competicao que ajude a evoluir jogador dps nunca jogava... Cheguei a temer por Ola Jhon mas acabaram apostar nele(pena terem o tirado nos jogos mais importante esta epoca que perdemos) e temo tambem por Nelson Oliveira esses jogadores podem perfeitamente jogar na taca de portugal e da liga contra e rodar na equipa B assim vao evoluindo e aos poucos entrando na equipa A do benfica! as vezes e preciso alguma paciencia para uma prospeccao aparecer em grande relembro Di Maria!

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking