O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Lugar aos leitores do NGB.

. 2 comentários


"Sentir o Benfica

Joaquim Ferreira Bogalho, o presidente que sonhou…

O Estádio da Luz foi o seu desafio, de tal forma que no dia da inauguração, a 1 de Dezembro de 1954, depois de lida a mensagem de felicitações de Salazar, António Ribeiro dos Reis, a quem competiria, por protocolo, a inauguração do estádio que se chamava ainda de... Carnide, na sua condição de presidente da Assembleia Geral, não o quis fazer, para não ser injusto com Bogalho. O seu discurso sucumbiu às lágrimas e longas pausas: «Foi um milagre! Um milagre da nossa fé inquebrantável; milagre do nosso querer irresistível; milagre do nosso amor a esta colectividade que se chama Sport Lisboa e Benfica. Eu profetizara este acontecimento em 29 de Maio de 1952, no Porto, no banquete comemorativo da inauguração do Estádio do F. C. Porto e consideraram-me um lunático, um sonhador, ou simplesmente um louco...»

No dia em que o Benfica comemorou 50 anos nasceu um grande estádio, construído em pouco mais de dois anos. «Aqui instalámos, enfim, o nosso lar, aqui queremos viver para todo o sempre, porque o Benfica será eterno», ao dizê-lo, Joaquim Bogalho desfaleceu de emoção. As palmas tornaram-se mais vibrantes e o Estádio só não ficou nesse dia com o nome de Bogalho porque ele não quis. Por modéstia. São assim os grandes homens...

Sentir o Benfica é algo de magnífico, está emprenhado no espirito. Não é fácil às palavras atingirem o alcance deste sentimento, motivo pelo qual escolhi este episódio presente nesta imagem para relembrar o porquê de este clube ser muito mais do que o seu lema ou estatutos. Sinto orgulho de ser deste clube, um clube construído com o suor dos sócios, um clube que une as pessoas para realizar sonhos.
O Benfica reside em cada um que o sente e ousa sonhar."

Crónica gentilmente enviada por um leitor do NGB, com informação retirada daqui.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

2 comentários

  1. Águia Preocupada28/6/13 01:00

    É verdade! Porque foi construido com os sonhos e o suor de muitos benfiquistas, conquistou para sempre o nome mítico de Catedral!
    Nessa obra gigante no amor e dedicação ao clube, trabalhou um tio meu, que após as suas horas laborais, ia para a Luz ajudar à construção, juntando-se a outros que graciosamente deram o seu trabalho!
    Já não entrou neste estádio e pelo carinho que nutria por aquele seu (também) filho, talvez tivesse sido uma benção o facto de não assistir ao seu último suspiro!
    Aquilo sim, eram benfiquistas verdadeiros, desinteressados mas muito dedicados...
    Outros tempos...

    ResponderEliminar

  2. Assim como Mário Esteves Coluna é para mim o Simbolo dos Simbolos doa jogadores do Benfica também Joaquim Ferreira Bogalho é o Mais Emblemático entre todos os Presidentes do Benfica.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking