O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Algumas considerações quanto à época que agora termina

. 26 comentários

Continuidade de Jorge Jesus
Dúvidas nenhumas quanto à qualidade e competência do treinador. Algumas dúvidas porém, se a sua continuidade é neste momento a decisão certa. O episódio Cardozo e o episódio Enzo são reveladores (talvez) de um certo mau estar no balneário que pode ser fatal. Todos sabemos como Jorge Jesus leva os seus jogadores ao limite, como os desgasta física e mentalmente, como lhes quase exige a perfeição. E tudo isso é muito mais fácil de exigir quando se ganha, quando os resultados comprovam o acerto das decisões de quem comanda. Quando não se ganha é normal que a duvida se instale. E como sabemos a duvida instalou-se na Direção, nos adeptos, e evidentemente, nos jogadores também. Continuará Jorge Jesus a ter os jogadores do seu lado? Essa é a principal questão que só os primeiros jogos da nova época dissiparão.

O Dossier renovação
Uma verdadeira anedota. Primeiro Jorge Jesus quer mas a direção não sabe se quer. Depois a direção já quer mas o treinador não quer pensar no assunto naquele momento. Depois o Presidente confirma a comunhão de ideias e quase anuncia o casamento mas o treinador diz que não é hora de falar em renovações e que tem de ponderar várias coisas. Depois a direção parece que já não quer, o treinador quer e o presidente não se sabe se quer. E duas semanas após o términos da época ainda não se sabe quem é o treinador! Podia ser pior?

Calado é um poeta
Pode ser azar apenas, mas também pode ser karma. Desde que LFV abriu a boca este ano a seguir ao jogo do Marítimo, vencemos um jogo, ainda assim sofrível, frente ao Moreirense. Facto. O ano passado, desde que LFV abriu a boca em direto na televisão para anunciar o disparate de que só falaria de arbitragens quando estas fossem profissionais, foi comer e calar até ao fim, com perdas de pontos irreparáveis, fruto de erros dos homens do apito. E o presidente, surdo e mudo, cúmplice e refém do silencio que anunciou. Ao fim de 12 anos Sr Presidente, há erros tão primários que até o mais fiel dos adeptos já tem dificuldade em perdoar.

A politica de Comunicação do Clube
Continua um desastre, um verdadeiro desastre, de um amadorismo puro. Pode-se claro culpar todos os Gabriéis deste mundo mas, a verdade, nua e crua, é que a comunicação do clube deveria ser responsabilidade do Presidente do clube, e o problema aqui é que a sua impreparação para esse tipo de responsabilidade é absolutamente gritante. Onde anda o líder nas horas difíceis?

Jorge Jesus
Que um banho de humildade tenha tomado conta de si, são os meus desejos. Que tenha aprendido de uma vez por todas que num clube como o nosso, não há épocas de sonho antes de se conquistar porra nehuma. Que saiba assumir responsabilidade pelos fracassos, porque se os orçamentos dos clubes permitem justificar derrotas com FCP ou Chelsea por exemplo, já o mesmo não serve para justificar derrotas com Guimarães em finais de Taças nem com Bragas em meias finais de Liga Europa. O Benfica não é ainda a tal super potencia que o seu discurso por vezes anuncia. Estamos perto de ser essa tal grande equipa? Acho que sim. Mas falta ainda algo, que não é técnica nem é tática nem é jogadores, mas uma pequeníssima mas grande coisa chamada MENTALIDADE. Será capaz de nos dar isso?

Prioridade ao Campeonato
O ano passado Jorge Jesus assumiu que a campanha na Liga dos Campeões prejudicou a nossa sorte no campeonato. Todos os adeptos ouviram e compreenderam. Este ano porém o problema repetiu-se, e Jorge Jesus TENTOU ser fiel às suas palavras um ano antes e disse por exemplo que a equipa que primeiro saísse da Europa teria mais possibilidades de ser campeã nacional. Muitas vezes JJ assumiu o cansaço e as limitações do plantel numa luta em 4 frentes. OS SÓCIOS ACEITARAM? CLARO QUE NÃO! Os sócios exigiram sim lutar por tudo e nada de prioridades. Jogar até estoirar. É essa a mentalidade dos grandes clubes, aceito. Mas o Benfica não tinha plantel para isso. Perdemos em Braga a Taça da Liga nas penalidades e já quase caiu o Carmo e a Trindade. Exigir-se conquistar tudo quando em Dezembro se vende Nolito e Bruno César e Aimar não saiu por acaso, e quando no plantel só existe um lateral e dois médios centros competitivos, é verdadeiramente utópico. No Benfica não há pois lugar a prioridades, e essa é uma das grandes lições da corrente época.

António Carraça
Não percebo, ninguém percebe qual o papel deste senhor. Para que serve um diretor desportivo se nunca aparece para dar a cara? Para que serve ele se nunca serve para fazer de escudo entre o balneário e o exterior? Ao fim de 12 anos Senhor Presidente, onde está a estrutura ganhadora, a estrutura capaz, a estrutura competente? E isso, Sr Presidente, também tem a ver com roubos de arbitragens ou consequências da gestão de Vale e Azevedo? São 12 anos Senhor!! DOZE!!!! E o amadorismo ainda prevalece em tantos aspetos da vida do clube!

As Lágrimas
Que o tornem mais forte Sr Jorge Jesus, é tudo o que peço. Porque sinceramente não gostei das lágrimas após o segundo golo do Guimarães. Faltavam 10 minutos para o jogo acabar Mister. E um jogador seu que olhasse para o banco naquela altura à procura de soluções pouco mais via que derrotismo, descrença, incapacidade e resignação total. Eu sei o que aquela final do Jamor significava para si mas, caramba, aquela era hora de dar um murro na mesa e mostrar o que vale. As lágrimas tinham de ficar para mais tarde.

Rui Gomes da Silva
Inquestionavelmente é alguém que em termos de posições que defende está bem próximo da maioria dos Benfiquistas. Mas o seu tempo de antena, nos atuais moldes, deveria acabar aqui. Deveria afastar-se, reciclar, e aparecer um dia mais tarde com outras ideias e talvez outro discurso. A intenção foi boa, mas o seu discurso fanfarrão só resulta em equipas ganhadoras. Sem ganhar, Sr. Rui Gomes da Silva, é complicado, faz de nós todos motivo de chacota, os bobos da corte, porque não duvide, já agora, que o Sr. é muitíssimo responsável pelo grande crescendo do Anti-Benfiquismo que se tem verificado nos últimos anos. Não perceber isso é andar a dormir.



Nota: Espero que a renovação de Jorge Jesus seja resultado de uma forte convicção do Presidente de que esse é o caminho certo para o clube, e não o de ir apenas pelo caminho mais fácil. Sim, já sei, que alguns dirão que o caminho mais fácil seria despedir o treinador. Mas eu aí discordo. Acho que despedir JJ seria ter de assumir mais uma vez o fracasso, o blá, blá, blá do costume, o início de um novo ciclo, um discurso já completamente gasto.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

26 comentários

  1. Anónimo3/6/13 15:30

    O último parágrafo sobre o RGS, é verdadeiramente esclarecedor. Esse senhor é uma fonte inesgotável de moral para as equipas adversárias. É ele o responsável pelos adeptos portistas e sportinguistas (não incluir a direcção) estarem lado a lado neste momento contra um objectivo comum.

    Cumprimentos,

    Pedro Carneiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. corruptos e lagartos estão juntos há 30 anos e culpa é do RGS?

      santa ignorancia

      Eliminar
    2. Caro corrupto Pedro Carneiro,
      tu gostas é do Seara, certo?


      vou lavar as mãos!
      nos meus posts não entram, felizmente!

      Eliminar
    3. Anónimo3/6/13 21:04

      Caro Master Groove,

      Pena o intelecto não poder ser lavado tão facilmente quanto as mãos, mas para ser educado não precisa de ser um abençoado de inteligência.

      Quanto ao Seara, é uma figura simpática, pelo menos não cria anticorpos.
      Na minha opinião, o comentador mais equilibrado até agora, foi o Rui Machado Vaz.
      Agora uma figura que as suas análises suscita incredulidade por quem assiste, se torna na chacota de todos face ao ridículo que consegue ser, arrogante e com a maturidade de uma criança de 12 anos (peço desculpa "master groove" se o ofendo com esta pois desconheço a sua idade), não representa bem o vosso clube. Mas admito que no interesse do FCP, ele é uma peça importantíssima na motivação dos jogadores.

      Cumprimentos,

      Pedro Carneiro

      Eliminar
  2. Esta história do anti benfiquismo é ridicula. Ás vezes parece que andam a pedinchar a inimigos pra gostar de nós. Ridiculos.

    ResponderEliminar
  3. olá boa tarde. Tudo muito interessante, a escolha JJ é do presidente, a responsabilidade é toda dele e tal... só há um pequenino detalhe: esse senhor que se diz presidente já provou inúmeras vezes que nada percebe de futebol! E provavelmente, também não teve em consideração que o JJ nunca ganha à 1ª jornada! Agora imaginem que nessa altura, não temos o cardozo, ou não temos lateral esquerdo, ou não temos Garay e/ou Matic,... caria toda a estrutura? Ou devo dizer "estrutura"? E infelizmente... é possível! Mas esperemos que não, porque estes 3 últimos anos têm sido ... simplesmente maus demais!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo3/6/13 16:43

    Precisas ler bem e de fio a pavio o que escreves.
    Na ansia de ficares bonitinho na fotografia principalmente sobre o fica-não-fica de Jesus, cais em contradição confrangedora.
    Não me peças para apontar a parte ou partes do texto onde isso acontece porque não te ajudaria nada a caires na real. Descobre tu e interioriza para aprenderes a clarificar melhor o que escreves sem te ridicularizares.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sempre um prazer ter neste blogue anonimos com o teu QI, sempre disponiveis para ajudar alguns leigos como eu a escrever algo que faça um minimo de sentido.

      Mas se a incoerencia é ter te dado a ideia de que condeno JJ por alguns fracassos e depois reconheco que se calhar ele nao teve os meios para ganhar tudo, esclareço:

      Continuo a defender a continuidade de JJ
      Continui a acha lo um excelente treinador
      Mas tem defeitos, que corrigidos farao dele um treinador ainda melhor


      E uma equipa que num ano perde javi, witsel, bruno e Nolito, com um treinador mediano tinhamos sido arrumados logo de inicio

      LFV continua a falhar ano apos ano em aspetos essenciais. É a minha opiniao

      Eliminar
    2. Em Suma, acho JJ um dos menos culpados no insucesso da epoca.
      Com outra estrutura por tras, os resultados tinham sido outros

      Eliminar
    3. Anónimo4/6/13 04:35

      Pois, só que estás a tentar atirar areia para os olhos dos que não te conseguem ler nas entrelinhas. Esperteza!!!

      Eliminar
  5. RedSpecial3/6/13 17:23

    No meio disto tudo, aponto o seguinte: muitos são os adeptos que desgraçadamente defendem o indefensável: Vieira aprendeu com os erros! Há anos que no final de cada época o discurso é este! Mas quantos anos mais são precisos, esclareçam-me! Segundo, em 12 anos como se justifica tanto amadorismo! A palavra aos... não abutres! Em terceiro, vamos apostar como para o ano estamos aqui c a mesma conversa? Quarto, a palavra aos n/abutres de novo. A culpa é do sistema? Mas quem apoiou o Facturas? Quem chama o Oliveirnha de amigo do Benfica e anda aos sorrisos nas tribunas c o Slavador? São os abutres?? Quem convida o Oliveirnha p galas do SLB, deixando sócios de fora??
    Gostava de respostas para isto...

    ResponderEliminar
  6. Melhor post que li nos últimos tempos, concordo em absoluto.
    O único erro, é que o jesus não seria despedido, pq está em fim de contrato.

    ResponderEliminar
  7. "RGS é muitíssimo responsável pelo grande crescendo do Anti-Benfiquismo que se tem verificado nos últimos anos"!
    Esta frase, com todo o respeito Redmon, não era necessária.
    E daí???? Qual é o problema? Estou-me a borrifar que essa equipa cresça! São sempre os mesmos, pah!! O anti-Benfica já vem de longe não é de agora!
    Eu estou muito mais preocupado com outros, sobretudo o "miserável" Seara!...Que pela forma como (NÃO) defende o Benfica, é muitíssimo mais prejudicial ao SLB que RGS! Claro que os Anti-Benfica adoram o Seara! Porque será?!! Seara, apenas se preocupa com a sua imagem e agenda....No ano passado, por exemplo, quando Proença deu o campeonato ao Porto na Luz, foi comemorar a vitória com essa gentalha num jantar no Gambrinus! Denunciado aqui no MG..

    http://mastergroove2010.blogspot.pt/2012/05/amigos-e-ainda-pior.html

    Claro que se pode e deve melhorar wsempre, mas prefiro mil vezes: Rui Gomes da Silva, João Malheiro, António Melo.... que todos os Searas desta vida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo3/6/13 18:10

      Concordo, o Benfica está acima de amizades e imagem politica/social se não aguentem saiam.

      Eliminar
    2. Master,

      O tema RGS dava um post. E o facto de discordar da sua presenca no Dia seguinte nao significa que goste de Seara. Nao gosto de nenhum. Ainda assim o meu favorigo era antonio pedro vasconcelos.

      O meu problema com RGS é que representa a direcao do benfica num programa noiento da TV portuguesa que so existe por causa de adetos fanaticos onde por vezes me incluo.

      Se RGS se representasse apenas a si e as suas convicoes, percebia e apladia muitas das suas intervencoes

      Mas sou por principio contra a participacao e associacao da DIRECAO do benfica a este tipo de programas.

      Eliminar
    3. Rui Sérgio Guerra3/6/13 19:27

      Nem mais, MG! Subscrevo-te a 100%! Acrescento a esses nomes, por ex° o Alberto Miguéns e até o Mozer!

      O Seara é, habitualmente, "repelente" de balofo, irrita de politicamente correcto e é medroso de mais!
      O Gobern,... "governa a vidinha" por Palermo city,... "uma no cravo,... outra na ferradura"!

      Eliminar
    4. Master....João Malheiro?!? Chiça!!!

      Eliminar
    5. Anónimo4/6/13 04:32

      Tens medo do Malheiro? Já percebi, é daqueles que não tem papas na língua e era capaz de desmacarar muitos "encapuzados" (ele conhece muitos)que não são capazes de dar a cara e muito menos provarmuitas coisas que afirmam.Será que ele também te conhece?

      Eliminar
  8. Rui Sérgio Guerra3/6/13 19:15

    Boas, caro REDMOON e restantes Benfiquistas,

    Clap, clap, clap pelo post!
    Concordo contigo quase em absoluto, pelo que te subscrevo a tua mensagem global ao SLB!

    Permite-me, apenas, algumas ressalvas, pois já (re)escrevi aqui no NGB o que defendo de alterações estratégicas e de estrutura para o Clube:
    - LFV tem de aprender a... SABER DELEGAR EM QUEM É COMPETENTE,... E NÃO... EM "YESMAN'S"!
    - RUI COSTA que se assuma factualmente como LÍDER DO N/ FUTEBOL (claro que... c/ poderes reais alocados!...)
    - JJ que se restrinja a TREINAR o Plantel (e a opinar sobre Jogadores), mas que as opções/decisões sejam SLB!
    - RGS defende globalmente bem o SLB, mas concordo que deva ser + HUMILDE e sobretudo,... "+ INTELIGENTE"!...
    - Carraça, Norton de Matos e Jorge Gomes são ex°'s de CENTROS DE CUSTOS VERGONHOSOS, incapazes e indignos!
    - A Comunicação tem sido, mantém-se e ameaça perdurar... CALAMITOSA! Incompetência pura... recorrente!
    - JOGADORES / PLANTEL
    - Que possam confirmar-se como adquiridos, além de DJURICIC, os passes de SULEJMANI e MARKOVIC!
    - Regresso de OBLAK (ARTUR não deu as garantias obrigatórias ao SLB, falhou demasiado... e nas horas H!)
    - 2 Def.Laterais (Dt° e Esq°), MAS DE CATEGORIA INDISCUTÍVEL P/A TITULARES (MAXI e MELGAREJO, só a supl.)
    - 1 Def.Central de boa qualidade, p/a 3a.opção! MITROVIC? Se GARAY sair, +1 Def.Central,... mas de classe!
    - Regresso de RÚBEN AM. e promoção de MIGUEL ROSA (opções respectivas a Matic e Enzo, além do André Alm.)
    - na expectativa da saída de CARDOZO,... GHILAS! Aliàs, mesmo que o Óscar fique, GHILAS é excelente opção!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo3/6/13 19:18

    JJ é a mesma solução para o mesmo problema chamado insucesso. Se escolhes a mesma solução não podes esperar por resultados diferentes. Mas numa coisa ele tem sucesso : conseguiu passar a imagem do salvador do benfica e com as historietas que vai para o porto, impedir a sua substituição. Fica, não porque é o melhor que temos, mas apenas para não ir para o antro da corrupção. Fónix, que é de mestre.

    ResponderEliminar
  10. Rui Sérgio Guerra3/6/13 19:20

    PS:

    No m/ comentário anterior, quando me reportei a Jogadores/Plantel, omiti por esquecimento o ANDRÉ GOMES, que considero 1 óptima opção a DJURICIC (n° 10)! Tem é de continuar a ter oportunidades e fazer por merecê-las!

    ResponderEliminar
  11. Já andava saudoso dos SALMOS do Redmoon.

    ResponderEliminar
  12. O Rui Gomes da Silva pode por vezes exagerar.
    Mas a verdade é que incomoda. Ninguém fala do Seara porque não esfrega na cara dos corruptos as verdades que tentam esconder. Gosto do Seara enquanto Presidente da Câmara de Sintra, mas para chafurdar na lama contra o porco serrão não dá. Tem demasiado nível para isso. Por isso deixa-o falar.
    Diziam-me umas pessoas do Sporting que RGS não deixa falar ninguém. se tem que ser essa a táctica para impedir o aguiar de passar o tempo todo a mentir força.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo4/6/13 00:23

    Sei que o traidor jj vai para o fcp ainda estou a tentar digerir este murro no estômago...

    ResponderEliminar
  14. Anónimo4/6/13 16:48

    A opinião Sobr o RGS é a coisa mais acertada que tá escrita neste post

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking