O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 29 de junho de 2013

Aceita o desafio, Bruno Carvalho?

. 19 comentários

Como fui eu e não o blog que lhe respondeu, vou falar em nome pessoal. No meu entender o papel de cada um na vida do SLBenfica não pode ser feito de trincheiras.

Entendo os argumentos que o levam a justificar a ausência do local onde realmente se discute o SLBenfica. Nem sequer é nos blogs ou redes sociais. Aí mais não deve ser do que partilha de opiniões, pois a discussão que faz crescer o SLBenfica... é feitas nas assembleias.

Seja como for, quem acompanha este blog desde que o fundei há 5 anos, sabe que tento reger a minha vida por um lema: "Não se aceitam ideias de quem saiba mais, mas sim de quem tenha feito melhor".

Quem tem a ambição, perfeitamente legítima diga-se, de um dia ser Presidente do SLBenfica, não o pode ser com acções pontuais ou iniciativas avulsas. Eu não sou dos que entende que "Depois de Vieira mais nada", e isso tem uma explicação... sempre houve Benfica antes de Vieira e sempre houve Benfica depois de Cosme Damião. Isto para dizer que não critico quem acredite ser capaz de fazer melhor e ter a ambição de ser Presidente do SLBenfica. Até dentro da estrutura actual há pelo menos três com essa ambição, porque não há-de o Bruno Carvalho a ter?

No entanto, depois de 12 anos de "trabalho" do Presidente Vieira, concordemos ou não com a sua gestão, a realidade é que atingimos um ponto de estabilidade corrente - e não quero com isto dizer que a mesma foi atingida no nível adequado. Ora, tudo isso torna qualquer transformação muito complicada, especialmente num país onde o grau de formação é tão baixo e as pessoas se consideram cultas porque lêem o Correio da Manhã, vêem a TVI e lêem A Bola.

Posto isto, entendo que há dois caminhos que devem ser seguidos ao invés de andar "aos tiros para o ar".


1. Constituir uma equipa de trabalho, não necessariamente uma futura equipa de gestão, de benfiquistas que estejam disponíveis para "mostrar como se faz" e por isso ao serviço do SLBenfica. 

Ou seja, é fácil dizer que a forma como são lidados determinados "dossiers" é errada... mais dificil é dizer como deveria ser feito... e mais dificil ainda é propor aos actuais dirigentes do SLBenfica essa mesma forma.

Quero com isto dizer que se há formas de melhorar o SLBenfica, porque não começar por apresentar essas ideias, de forma devidamente estruturada, aos orgãos sociais eleitos pelos sócios do SLBenfica?

Depois, se a Direcção não quiser seguir esse caminho, será da responsabilidade da mesma julgar os motivos pelos quais despreza a ajuda de um grupo de sócios que entende que dispõe de soluções melhores que as actuais. Se despreza por "avareza" serão julgados por isso, se despreza por incapacidade das propostas, serão os proponentes a ter que repensar a sua atitude.

Agora, dizer que a actual direcção tem "agendas escondidas", que são incompetentes ou pouco sérios... e não sermos os primeiros a disponibilizar-se para ajudar a fazer melhor... parece-me um mau principio. O que é afinal importante? A decisão/estratégia ser de A ou de B... ou ser em prol do SLBenfica?


2. Apostar não na crítica como um fim, mas apenas como um meio para estruturar a construção de soluções que sejam partilhadas com os benfiquistas de forma unilateral - caso o que sugeri no ponto anterior seja recusado pela Direcção.

Nesta linha, o blog NGB está ao inteiro dispor para o convidar a apresentar essas propostas no nosso blog directamente. As propostas, não as criticas e/ou divergências.

Quer isto dizer, teremos todo o gosto em que o Bruno de Carvalho escreva no blog Novo Geração Benfica sempre que entender que tem propostas válidas para apresentar ao sócios do SLBenfica, sendo que lhe deixo a minha sugestão de que as mesmas deveriam sempre ser colocadas primeiro ao dispor e consideração da Direcção do SLBenfica.


Pode até dizer que lhe estou a recomendar algo que nós não fazemos... mas na verdade há um factor fundamental que nos diferencia: Nenhum dos bloggers do NGB tem a ambição de ser Presidente do SLBenfica, porventura nem nos consideramos com capacidade para tal. Nenhum de nós quer sequer que as nossas opiniões sejam avaliadas por quem somos, mas sim pelo conteúdo das mesmas, incentivarmos o anonimato. Contudo, se algum dia o SLBenfica entender que, mantendo os pressupostos que descrevo (atenção que esta questão dos pressupostos é fundamental!), poderemos ser úteis ao Clube, jamais recusaremos ser parte da solução. Nunca seremos "convertidos" de bloggers/benfiquistas dedicados e com opinião, a funcionários que se juntam ao rol como já outros o fizeram.

Por outro lado, também pode considerar que este desafio será demasiado romântico, considerando que com a actual Direcção, depois do que o Bruno Carvalho passou, será impossível essa colaboração. Eu prefiro ver isso como uma oportunidade de realmente se efectivar uma relação cordial, do que uma dificuldade de contribuir para a evolução/crescimento do SLBenfica.

Um futuro Presidente do SLBenfica, não tem necessariamente que representar uma fractura com o passado (ou neste caso, com o presente). Um futuro sucessor de Luis Filipe Vieira poderá perfeitamente ser isso mesmo... um sucessor e não um salvador.

Dos discursos de "agarrem-me senão o Benfica assim morre" penso que já tivémos o suficiente. O caminho tem que ser outro...

Pior que não conseguir, será porventura nunca ter tentado.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

19 comentários

  1. "num país onde o grau de formação é tão baixo e as pessoas se consideram cultas porque lêem o Correio da Manhã, vêem a TVI e lêem A Bola."

    Que frase certeira!!!

    ResponderEliminar
  2. Convidem também o José Guilherme Aguiar

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pelo texto. Muito bom, concordo em larga margem com o que é aqui dito. A primeira prioridade é, e sempre será, o Benfica, acima de tudo, acima de todos, com os valores de sempre e recuperando uma (saudável) 'obsessão' de ganhar... Afinal de contas, o adversário corrupto está lá fora e é esse que precisamos combater a cada dia, todos juntos, unidos como nunca. Unidade sim, mas na diversidade.

    ResponderEliminar
  4. Aguia despreocupada.29/6/13 14:20

    Imaginem eu qe nem leio nehum desses jornais nem vejo a tvi,por isso a minha cultura e tao pobre ou ainda mais como esses que a leem,concordo na integra com o post do GB a cutltura Portuguesa a mentalidade e o que todos nos sabemos de facto nao e por se lerem uns jornais qualquer julgamo-nos suficientemente cultos para dirigir esse enorme clube mas temos o exemplo do LFV somente tem a 4 classe e tem a capacidade para tao importante cargo outros que sao mestrados e nao o conseguem estamos aqui pelo benfica e sempre pelo benfica seje o Bruno o Vieira ou outro qualquer qeremos sempre o melhor para o nosso clube.

    ResponderEliminar
  5. MAS DAR CONFIANÇA A UM INFILTRADO
    PARA QUÊ?????????????????????????

    VÁ DISCUTIR ESTATUTOS
    PRÓ CLUBE DELE

    O DO CANDDATO ÚNICO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem é que é o infiltrado? o Vieira? é que esse era amigo pessoal do Pinto da Costa, assumido e visto por todos.. palhaçada, só hipócritas.

      Eliminar
    2. Coiso Mergulho29/6/13 19:03

      Por essa lógica, o "ex"-amigo do corrupto também é infiltrado... oh wait. Se calhar é mesmo e estais todos contentes. O Bruno mostrou ser sempre coerente. Errou na abordagem na candidatura e foi alvo fácil para o Vieira e seus muchachos (merdia). Tenho gostado dos seus textos, vai às assembleias (onde estava o Vieira antes de ser eleito, foi a alguma assembleia?) e diz o que se faz de bom e critica quando há algo de mau. Ponto.

      Eliminar
  6. Olha, olha, o gajo já a fazer-se ao tacho! Chama-se a isso preparar o terreno com antecipação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Coiso Mergulho29/6/13 19:07

      Tacho seria se recebesse dinheiro com isso. O homem errou na abordagem mas tem-se mostrado coerente! Ah... e vai às AGs... coisa que o Bieira não fazia (e ainda não faz, só tem o seu corpo lá presente, pois está sempre ao telemóvel e ri-se dos comentários dos Benfiquistas).

      Eliminar
  7. ANTI-AVENTUREIROS29/6/13 17:04

    o zé tem toda a razão

    o comportamento que esse cavalheiro
    teve nas eleições
    identificou bem as suas reais intenções

    tudo o que ele diga sobre o benfica deve ser sempre interpretado
    objectiva e subjectivamente

    Pézinho sempre atrás
    é preciso

    Agora com a Benfica tv a começar é que vamos assistir a muita coisa

    CAROS COMPANHEIROS IMAGINEM UM GRANDE SUCESSO
    DA BENFICA TV E UM DESASTRE DA SPORCO

    O SISTEMA VAI REAGIR
    E NADA MELHOR QUE UMAS DERROTAS XISTRADAS PARA MINAR O BENFICA POR DENTRO VIRANDO SÓCIOS CONTRA A DIREÇÃO A VER SE ENTRAM OUTROS QUE SE COLOQUEM MAIS ALINHADOS

    ESPERAMOS QUE ESTE BLOGUE
    ENTENDA OS SUPERIORES INTERESSES DO BENFICA
    E NÃO DÊ GUARIDA E NEM SEJA CAIXA DE ECO
    DE AVENTUREIROS

    QUANDO AQUI PRETENDEREM OUVIR PESSOAS FORA DA DIREÇÃO OUÇAM BENFIQUISTAS TIPO BAGÃO FELIX
    BENFIQUISTAS DO CORAÇÃO

    E NÃO AVENTUREIROS COM AGENDAS PROVAVELMENTE ESCONDIDAS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Coiso Mergulho29/6/13 19:06

      E o comportamento do Vieira a insultar adeptos do Benfica com um belíssimo "pró caralho"? Ou não querer fazer debates com o Rangel? Ou outras 5000 milhões de coisas? Democracia musculada, envergonha-me que existam adeptos apoiantes dessa política fechada. O Benfica nunca foi assim!

      O Sr. Vieira festejou golos contra o Benfica nas Antas. Era amiguinho do corrupto. Mas cuidado... os infiltrados são os Brunos desta vida. O que me rio sempre que vejo isso. A política do "ou eu, ou o caos" mete-me nojo.

      O Sistema? Não fará parte do Sistema o Sr. Vieira? Apoia incondicionalmente do Sr. Fernandinho das Facturas, perpetuou a sua amizade com o Olibeirinha... tanta coisa amigo...

      Eliminar
  8. Se o Bruno Carvalho quer tornar públicas as suas ideias para o Benfica não precisa do NGB para nada, tem sempre o seu blogue, aquele onde aos poucos foi preparando a sua candidatura a presidente do Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este blog está e estará sempre aberto a divulgar ideias, propostas e projectos do Bruno, do Luis, do Fernando, do Pedro, do Rui... De todos os que vierem por bem e entenderem que fazem melhor para e pelo SLBenfica.

      Como disse no tópico considero muito salutar que haja quem queira um dia ser Presidente do seu Clube e entenda demonstra-lo.

      Se ele tem agenda ou nao... Isso cabe a eleições livres e democráticas sufragar.

      Será que nao temos no SLBenfica quem tenha agendas? Uns que as têm e mesmo assim sao mais valias, outros que as têm e estão a mais por isso, outros que nao têm... Enfim!

      Ainda gostava de perceber esse estigma anti Bruno Carvalho. O que terá feito ele de tão grave?

      Eu da minha parte nao tenho nada contra nem a favor. Nao o vejo como candidato a nada e apenas procuro apreciar o seu esforço e ideias, como faria com qualquer outro.

      Se a Direcção ou outros benfiquistas quiserem, este espaço estará sempre também disponível para as suas ideias e propostas.

      Eliminar
    2. Coiso Mergulho29/6/13 19:08

      Fazem bem, amigos! O Benfica é democracia. Não é uma ditadura que o Sr. Vieira quer implementar a todo o custo. A última AG envergonha-me como Benfiquista!

      Eliminar
  9. Agora o NGB caiu do fundo, ja era uma tortura os post do shadows , agora querem por o sr que teve menos votos que os votos em branco é uma tortura.
    Gosto da democracia mas dar voz a um papagaio da porto canal acho ridiculo. Ja agora o NGB pergunte ao senhor papagaio quem pagou o frete do aviao visto que o dito cujo é apenas um assalariado.
    Geração sinceramente com esta bateu no fundo, perdeu a credilidade toda que construiu até agora .
    Cumprimentos
    Karim

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Karim, se cá continuares a voltar,a 'tortura com os posts do Shadows' vai continuar, para teu azar. :)

      E o NGB continuará a ser o espaço da liberdade de todos os que querem discutir ideias e soluções para o Benfica. Não coles rótulos nas pessoas, porque senão o que se diria de quem foi sócio do FCP durante mais de 20 anos?

      Eliminar
    2. Coiso Mergulho30/6/13 00:01

      Ui, não digas mais nada Shadows! Estoiro e dos grandes. Os defensores do tricolor têm de engolir muita coisa antes de falarem. Ups...

      Eliminar
  10. Shadows isso da tortura, foi uma brincadeira respeito as tuas opiniões o que não quer dizer que concorde com elas.
    Quanto ao Sr 3 por cento, acho que estão a dar um tiro no pé.
    Respeito a vossa decisão mas acho que temos pessoas mais capazes e menos dúbias.
    Seja como for esse sujeito tiver direito de antena no vosso blogue as minhas visitas vão ser menos frequentes.
    Não dou credibilidade a pessoas como o bruno carvalho.
    Cumprimentos
    Karim

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking