O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Vamos a votos e decisões!

. 32 comentários
Já todos vimos o episódio do "agarrem-me senão vou-me embora" do Jorge Jesus em Amesterdão, naquele registo do Presidente "se não atingir os 300.000 sócios vou-me embora porque não confiam no meu projecto".

Enfim, estas "novelas mexicanas" eu dispenso bem. Os lideres não precisam de criar "ondas de apoio" e, seguramente, não precisam de ouvir o mundo inteiro a chamar por eles para estarem bem onde estão.

Eu já aqui dei a minha opinião: JESUS É PARA FICAR!

Não que considere que o depois de Jesus é o caus, ou que entenda que só com Jesus é possível ganhar! Bom... na verdade, com Jesus não tem sido muito possível ganhar, mas adiante.

Na verdade, Jorge Jesus cumpriu a promessa que nos deixou quando chegou: Com ele o SLBenfica ia jogar o dobro. Em boa verdade, não disse que ia ganhar o dobro, mas seja como for, eu prefiro sair de uma final da Liga Europa sem titulo mas com o respeito de todos, com tudo o que isso representa até para quando queremos trazer jogadores para o Clube... prefiro isso do que não chegar lá. Mas em boa verdade, também aceitaria "fazer o papel" do Chelsea - ter jogado menos, mas ganho!

Bom, mas adiante. O que vos desafio hoje é pensarem e comentarem sobre algumas hipoteses, que - com honestidade - considero qualquer uma delas possível, ainda que só deseje uma e já afirmei qual é. Então:

- Jorge Jesus FICA no SLBenfica!

Neste cenário penso que há muito trabalho para fazer para não continuarmos a falhar nos momentos críticos. Jorge Jesus, por mérito seu, mas também do Presidente, já não está no SLBenfica de há quatro anos, sem jogadores de qualidade, sem cultura de exigência, sem estabilidade, sem estratégia... 

Jorge Jesus como um "one man show", é o homem certo para o SLBenfica de há quatro anos, o homem que vem de baixo e vem fazer muito com pouco. 

Mas, como disse, o actual Benfica cresceu (também com mérito dele), fez crescer jogadores e viu passar jogadores de dimensão e qualidade, que tem agora hábitos de vitoria... 

Neste nosso actual Benfica, Jorge Jesus a lutar sozinho e com esta estrutura deficitária e pouco competente, não chega... e falhará sempre nos momentos críticos. 

Para manter "este Jesus", neste Benfica... É preciso despedir Carraça e lá meter alguém que fale futebolês e tenha poder na SAD: Rui Costa... mas COM PODER (será capaz, Presidente) e a efectivamente liderar a SAD. Teria, depois, de ter um "braço direito" jovem e com vontade de inovar e crescer, porém com passado no futebol - "um João Vieira Pinto" por exemplo. 

Jesus teria que aceitar a estrutura e a estrutura aceitar o espaço de Jesus - difícil de ambas as partes, mas o sucesso tem um preço e já evidente que a "formula" actual não resulta.

Depois, claro, importantíssimo para o sucesso de Jorge Jesus seria a renovação integral da Comunicação do SLBenfica onde Moniz pode dar um claríssimo impulso. Também a importância de DSO teria que ser drasticamente reduzida, o que não significaria a sua saída ou sequer menosprezo, simplesmente menos poder.

- Jorge Jesus SAI do SLBenfica!
É importante que todos percebam que há uma possibilidade de isto acontecer até ao dia do preto no branco! E a acontecer, pode até ser para o nosso rival FCPorto. Eu já aqui afirmei várias vezes sobre esse tema que um treinador que lhe passa essa hipótese pela cabeça (trocar o SLBenfica pelo FCPorto), é um funcionário que está a mais no nosso clube, tenha ele a capacidade/competência que tiver.

Reitero que, apesar de desejar a sua permanência, se este aparecesse anunciado para o FCPorto, eu estaria longe de ficar deprimido ou considerar que isso daria ao FCPorto um passo em frente perante o SLBenfica.

Ficaria sim claro que o Jorge Jesus não seria o Homem que eu quis acreditar que ele seria, mesmo depois das suas demonstrações publicas de simpatia para com alguém que só quer mal ao SLBenfica: Pinto da Costa.

Assim sendo, eu não vejo outro cenário para JJ em caso de saída que não seja o FCPorto. A ambição dele a isso impõe. Mas como que me interessa é o SLBenfica, volta a impactar sobre duas escolhas minhas para esse cenário:

- Se o SLBenfica insistir em manter aquela estrutura que contribuiu para a "bazófia" que nos afastou de já estarmos campeões, a minha aposta seria alguém que conseguisse lutar sozinho por resultados, ou seja, alguém que não poderia contar com ninguém para vencer. A aposta nesse caso seria: RUI VITÓRIA, sem dúvidas.

- Se o SLBenfica, finalmente, apostasse em transformar o futebol do SLBenfica, numa estrutura altamente profissionalizada, competente, dedicada, apaixonada pelos resultados e pelo Clube, inconformada, fria, calculista, etc... nesse caso optaria por um treinador estrangeiro: Frank De Boer, pela relevância da dimensão europeia que não seria possível obter no curto prazo com Rui Vitória, mas que se seguramente o treinador português viria a entregar no médio prazo.

Seja como for, com todos os defeitos e virtudes de JJ, espero e desejo que fique, que aprenda com os erros que lhe têm retirado a glória nos momentos decisivos e que o SLBenfica contribua para essa melhoria, com a Direcção, especialmente o Presidente, também ele a aprender com os erros.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

32 comentários

  1. Concordo, O jesus deveria ficar. Mas depende, quando ele diz "vai pensar" pode não aguentar mais golpes, perder campeonatos como os últimos dois, porque é duro para ele também.
    Por outro lado obviamente que não pode receber o mesmo ordenado, 1 ano e 2º opção, não ganhou muitos títulos, teria de ser por objectivos. E finalmente têm que estar Totalmente motivado. Não sei dizer qual seria outro treinador seguro para o SLB mas isto um treinador que não ganha durante muito tempo desmotiva os jogadores...

    Para mim a resposta dos jogadores no jogo da taça de portugal devia ditar o seu futuro... porque têm de dar TUDO.

    ResponderEliminar
  2. Também defendo +/- a mesma ideia. Há que renovar com Jorge Jesus, mas é necessário reforçar a estrutura de futebol. Expliquei aquilo que sinto aqui http://omeuslbenfica.blogspot.pt/2013/05/como-vais-descalcar-esta-bota-vieira.html

    Não sendo possível renovar com JJ, sinceramente não pensei nisso. Um português, Rui Vitória é um nome interessante e é dos Nossos. Um estrangeiro, Frank de Boer é sem dúvida uma opção muito interessante.

    Para já, quero ver o Paços a roubar pontos aos andrades coruptos e o Benfica sagrar-se Campeão. Depois, logo se vê...

    ResponderEliminar
  3. "depois de Jesus é o caus": isto é o quê, o caos por falta de cacau?

    ResponderEliminar
  4. Silvestre17/5/13 16:52

    Eu não percebo...O Paulo Fonseca dá 10 a zero ao Rui Vitória num dia mau....Para mim não contando com JJ é o melhor treinador do campeonato...

    Para mim JJ devia sair...ganha muito dinheiro...prefiro investir em jogadores...como vemos com o modelo do FCorruptoPorto quem ganha campeonatos são os jogadores...E a estrutura...

    Paulo Fonseca seria a minha escolha...arrumava com o Carraça e devolvia poder de decisão ao Rui Costa...o Vieira que se aguenta à bronca porque o Rui vai ser presidente do SLB se calhar mais cedo do que vocês imaginam...e mais não digo.

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  5. Nunca o De Boer. Irra...
    Prefiro o Paulo Fonseca.

    ResponderEliminar
  6. Jesus é indiscutivelmente para continuar. No ano passado o Bayern também perdeu tudo. Manteve a estabilidade, fez 3 ou 4 contratações cirúrgicas e... é o que se vê. Nós também só precisamos de 3 ou 4: um central de qualidade como alternativa aos titulares, um defesa-esquerda a sério, um 6/8 de qualidade como alternativa aos titulares e um joker que permita alternar o sistema táctico e faça várias posições (Djuricic).

    ResponderEliminar
  7. nao sei porque criticam tanto a comunicação do clube. acho que assim como o jesus têm evoluído bastante e têm um desempenho muito melhor do que há uns anos atrás.

    sinceramente por muito que goste do rui costa nao sei se será a pessoa indicada para ser o homem forte do futebol no SLB. foi um ótimo jogador e é um simbolo do benfiquismo, contudo nos dias de hoje com uma gestão cada vez mais profissional por antigos jogadores em posições de gestão é sempre um pouco arriscado.

    ResponderEliminar
  8. Há um treinador que em dois anos como treinador principal e arriscando-se ser Bi-campeão provavelmente será despedido no final da temporada! Já no SLB um treinador que em 4 anos provavelmente só vence um campeonato irá ver o seu contrato renovado! Incrivel...mesmo depois de tantos erros, de ter estado por duas vezes com margens confortaveis e ter perdido...depois de ter sido eliminado de uma final da Liga Europa pelo Braga e não ter passado aos oitavos de final da Champions, num grupo de chacha, depois de em 4 tentativas conseguir uma Taça de Portugal (não me passa pela cabeça perder contra um plantel de segunda liga)!! Se o objectivo for vencer Taças da Liga então contem comigo!! Recordo que não houve nenhum outro treinador que teve um orçamento como o JJ e mesmo assim conseguiu contratar Weldon, Michel, Luisinho, Emerson, Roberto, Airton, Mora, Eder Luis, Jara, Bruno Cesar, Nolito, Djálo (ainda estamos a espera que o transformes em craque como insinuaste, Hugo Vieira,Capdvilla,julio cesar, Felipe Menezes, kardec, etc...Nao ponho em causa o valor de alguns, mas sim a utilidade que teriam pro SLB...Pra que comprar se sabiam k nao tinham hipoteses!!??

    No SLB parece que o Futebol está dependente do treinador e essa ideia revolta-me...Não podemos viver refens de um treinador, ainda pra mais um treinador que pouco nos dá a ganhar! Conformamos com pouco, com mt pouco...O Bielsa também colocou o Atletic a jogar um futebol muito ofensivo! E o que ganhou ele com isso?? 3-0 na final da Liga Europa...

    Será que JJ é o único treinador competente!? Se me dizem que a equipa joga bem, concordo, mas a espaços e momentos,nem sempre faz um jogo inteligente apesar do caudal ofensivo e pior não sabe "repousar" quando consegue a vantagem...ou seja, vive na vertigem do futebol rápido e ofensivo, esgotando completamente os jogadores do ponto de vista mental e fisico....Aquele que muitos portugueses idolatram como o melhor treinador do Mundo, JMourinho, não é reconhecido pela beleza do futebol das suas equipas mas sim pela eficacia na conquista de titulos...

    Os Benfiquistas que se decidam...Futebol Ofensivo ou Titulos???

    ResponderEliminar
  9. Pela sua postura na final e pela forma como a equipa jogou, jogaram à Benfica sem medos, deve ficar, ainda que deva reflectir e emendar certos aspectos, pois grande parte do exito da epoca deve-se a ele, pois perder Axel e Javi naquela altura, não seria facil para qualquer equipa, e provavelmente o Benfica acabou por substituir com ganhos, pois sendo os 4 jogadores diferentes, a dupla deste ano para mim joga mais à bola, talvez a outra dupla fosse melhor tacticamente e defensivamente, mas não se pode ter tudo, pois se Matic já tinha dado uma amostra contra o Chelsea o ano passado ao segurar o meio campo do Benfica a jogar com menos um, este ano apenas confirmou aquilo que já tinha demonstrado nesse jogo, Enzo Perez está feito um grande jogador e tem jogado muito à bola, ainda na 4ª feira fez mais um grande jogo, portanto se a parte da comunicação for melhorada, talvez o Moniz possa ajudar e tem esse dever, melhorar o rigor defensivo da equipa, concentração e posicionamento global da equipa, acho que podemos ter exito, não sei se chega é para ganhar uma competição europeia, mas temos que tentar sempre, esse deve ser o objectivo numero 1 e só depois os outros, o mediatismo e o reconhecimento que ganhamos mesmo perdendo na 4ª feira foi grande, imaginem se tivessemos ganho a final, ganhar um campeonato nunca dá tanta visibilidade, dá apenas internamente e nada mais, esta é a minha opinião, agora se ele não quiser ficar é deixa-lo ir e a ir pode ir para onde quiser, que não deve preocupar ninguem, as pessoas são livres de escolherem o seu caminho

    ResponderEliminar
  10. Mas o Peseiro não está na lista?? É que no inicio da época muitos benfiquistas queriam que o Jesus saísse para entrar o Peseiro e agora já é completamente esquecido??

    E como o Peseiro não tenho dúvidas que o Marco Silva, o Paulo Fonseca e o Rui Vitória têm muito que trabalhar antes de entrarem de estaca. É que eu não me esqueço do Paulo Sérgio, Carvalhal e outros que também fizeram grandes épocas e foram facilmente esquecidos.

    Não há nenhum treinador em Portugal que seja melhor que o Jesus. E lá fora também não existem muitos.

    4 anos sempre em bom plano na Europa e uma final. Deixamos de falhar o acesso à champions e amealhamos pontos para que agora nem o segundo precise disso. Sempre se ganhou qualquer coisa. A percentagem de pontos do ano passado daria para ganhar metade dos campeonatos dos últimos vinte anos. E este ano se ganharmos ao Moreirense faremos mais pontos que quando fomos campeões em 2009/10.

    O que falta ao Jesus é ter um Benfica economicamente mais estável e sem ter de reformular a equipa todos os anos. E a única forma de ter um Benfica mais forte é continuar a ter um treinador que mesmo não ganhando o campeonato consegue colocar a equipa a jogar um futebol impressionante que faz com que os jogadores sejam muito cobiçados e pagos a peso de ouro.

    Mudar? Só mesmo se o próprio Jesus sair para o estrangeiro... e espero bem que isso não aconteça.

    ResponderEliminar
  11. Queremos «aproximar-nos» do FCP ou queremos ganhar ao FCP? Queremos «ser competitivos até ao fim» ou queremos ganhar no fim? Queremos «estar em todas as frentes até às finais» ou queremos ganhar as finais? Queremos «valorizar jogadores» ou queremos integrar jogadores na nossa mística, ganhar muita coisa e depois, sim, deixá-los ir (porque não pode ser de outra forma)?

    As comparações com o Bayern dão-me vontade de rir. É que não há comparação possível. O Bayern tem uma «massa crítica» (como agora se diz) financeira que não se compara com a nossa. Eles não precisam de vender os melhores, andam é a comprar os melhores. Enquanto nós jogámos a final da Liga Europa contra um clube que nos comprou dois dos melhores jogadores dos últimos anos... David Luiz e Ramires. É só essa a diferença. O resto é conversa para entreter.

    O Benfica precisa de uma raposa no banco, não precisa de um peru inchado. Um tipo que, antes do jogo do Dragão (digo bem: antes; e sei muito bem o que estou a dizer), declarou que, pessoalmente, era mais prestigiante vencer uma taça europeia do que um campeonato. Bravo, Jesus! Assim é que se prepara um clássico! E, no final desse jogo, tão mal perdido, apareceu na entrevista rápida com ar de quem foi atropelado por um comboio, a dizer: «Vai ser difícil recuperar esta equipa... Esta derrota vai deixar marcas...» Bravo! Assim é que se motiva uma equipa!

    Jesus é um camionista (sem desprimor para os camionistas) a quem puseram um Ferrari nas mãos. Quantas vezes vai ele gripar o motor antes de as pessoas perceberem o nabo que ele é?

    Paulo Faria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode não ter preparado bem a equipa, mas que qualquer competição europeia é mais importante que qualquer campeonato, disso não tenho nem nunca tive ao longo da minha existencia qualquer tipo de duvida, é que nem tem comparação possivel, basta só ver o impacto do jogo de 4ª e não ganhamos se temos ganho.
      Volto a repetir o Benfica é conhecido e um historico do futebol mundial não é por causa de ter 32 campeonatos, nem que tivesse 50, é o por causa das finais que ganhou dos campeões e de todas as outras que perdeu, ter ganho a Liga Europa equivale à vontade a ganhar 3 campeonatos, é que competições europeias não ganhamos vai para 52 anos, é muito ano

      Eliminar
    2. Nem que o Benfica seja campeão ainda este ano e ganhe a taça a mim não me serve de consolo para a perca da Liga Europa, antes queria ganhar a Liga Europa e perder as outras todas

      Eliminar
    3. Águia Preocupada17/5/13 23:44

      Mas o pior, é que ele falou de si... "Para mim ganhar uma competição europeia dá mais prestigio que um campeonato português"! Não é o clube... É ele...
      Depois do sacrifício que fiz em ir a Amesterdão, de gritar a plenos pulmões (ainda me dói a garganta!) não consigo compreender nem defender JJ.

      Eliminar
    4. Aguia eu acho que ele não falou de si mas do Benfica clube onde ele como treinador se inclui, mas aquilo que ele disse e ainda bem que o disse é a minha opinião, e em minha opinião corresponde totalmente à verdade, ganhar a Liga Europa equivale por baixo a ganhar 3 titulos nacionais, se for a dos Campeões vale 6 ou 7 campeonatos ou mesmo 10, mas isto é a minha opnião em que a principal competição, a prioritaria todos os anos é a competição europeia e só depois vêem as outras

      Eliminar
  12. Penso que JJ aprendeu com os erros, ou então o campeonato já estaria entregue a muito tempo, assim como, a saída da liga Europa a muitos meses.

    É necessário ter em conta que alem da falta de sorte (sim este ano foi mesmo falta de sorte), as equipas que possivelmente tiraram o campeonato? e a liga Europa,não foram umas equipas quais quer, e que o Benfica ficou a 2 minutos de ser Campeão, e a 1 minutos de poder ainda chegar a vitória no prolongamento do Jogo da liga Europa.

    Se perder perder tudo por uma margem de 3 minutos não é falta de sorte, é então muito mas muito azar.

    Não podemos esquecer que o Benfica disputou Três competições durante toda a época, o que no campeonato Português é muito raro, e conseguir manter o nível físico é muito difícil.

    O Benfica esta época esteve ao nível, de equipas como Barcelona, Real Madrid (as duas faltou pernas para chegar a final da liga dos campeões), Bayer, Dortmund e das melhores equipas inglesas.

    Em parte penso que o Benfica foi um pouco ambicioso nesta fase final das competições (pode ser erro da minha parte), mas o Benfica jogou no Porto para ser campeão com um empate e a pensar um pouca na final da liga Europa.

    Li hoje um comentário que reflectia um pouco do que referi "Se Benfica joga-se com o Porto o que jogou com o Chelsea!!!!!!UI UI"


    Marco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenhas dúvidas de que se o Benfica jogasse o que jogou com o chelsea teríamos ganho, mas como temos um treinador que põe a equipa a jogar a defesa com medo acabamos.uma derrota é uma derrota,mas custou mais a derrota com o porto do que com o chelsea e pq?pq contra o porto o JJ aquele cérebro parece que para, então vejam quem tinha que correr atrás da bola?quem tinha que obrigatoriamente que vencer?mas não, pusemos a jogar a defesa.má gestão nas substituições tira o gaitan para por o Roderick fdx se queria aguentar o meio campo podia tirar o gaitan e pôr o melgarejo fazendo subir o André almeida para ajudar Enzo e matic.depois decide jogar em contra ataque e eis a substituição tira o Lima jogador rápido e põe Cardozo jogador lento e que só tem olhos para a baliza e por fim põe aimar que joga 10min e rebenta e que este ano nada jogou e ganha do belo...o JJ é burro, o porto a dada altura ficou sem Fernando e lucho ficou sem meio campo e nós enfim de controlar o meio campo e por a bola a rodar pelos jogadores para o porto correr,não chutavamos a bola para o porto e eles que venham.resultado perdemos,culpado JJ.
      Resultados JJ vs porto 6 jogos 4 derrotas e 2 empates fdx para um grande como o Benfica isto não é nada.
      Contra o chelsea nada a apontar,tivemos falta de sorte e alguma falta de esclarecimento a frente da baliza.
      Não quero mais o JJ no Benfica por ele deixei de pagar cotas,vamos apostar no futuro Paulo Fonseca.
      Podem dizer ai coiso e tal ele valoriza os jogadores, e eu vós digo se os jogadores não tivessem valor não se vendiam.
      Deixem o homem sair ou estão com medo que ele vá para o porto!?no porto se ele fizesse o mesmo que fazia aqui ja teria comido com um petardo debaixo do carro, nós fazemos festas na cabeça e pedimos para ficar...porra ide logo de x

      Eliminar
    2. Águia Preocupada17/5/13 23:53

      "Se perder perder tudo por uma margem de 3 minutos não é falta de sorte, é então muito mas muito azar."

      Azar? Azelhice isso sim. Com os corruptos, não souberam segurar a vantagem que o empate lhes dava a um minuto do fim?! Os corruptos há uns anos, num jogo idêntico na Luz, a ganhar por 1-0 e já no final do jogo, demoraram 3 TRÊS!!! minutos a marcar um livre contra nós!!! A seguir, o árbitro acabou o jogo! E nós, fizemos o quê? Quem viu o jogo que diga...

      Quanto a uma possível vitória sobre o Chelsea num prolongamento?! Mas alguém tem dúvidas que se houvesse prolongamento iriamos ser humilhados?! Os jogadores estavam de rastos... Aquela imagem dos jogadores prostrados, esticados na relva, não era só tristeza pela derrota... era cansaço! Não consigo tirar essa imagem da minha mente! Parecia que tinha passado por ali um terrorista com uma arma e tinha atirado a matar... Aquela arena, mais me pareceu no final um campo de batalha que um campo de futebol!
      Só quem lá esteve pôde sentir este desespero, este desgosto!

      Eliminar
    3. Aguia eu tambem estive lá e não senti nada disso, acho que se fossemos a prolongamento podiamos ganhar-lhes, o jogadores nestas alturas vão sempre buscar forças onde não julgam ter, podemos sempre dar mais um pouco do que aquilo que pensamos, no mais o Chelsea nunca foi nem é equipa de grandes acelerações, jogam praticamente sempre naquele ritmo controlado

      Eliminar
    4. Sou benfiquista.

      Gosto de um futebol à Benfica, como aquele fantástico golo do Lima após uma brilhante jogada do Gaitan. Um jogo bonito que leva um gajo a correr para o estádio ou para o sofá, só para assistir a grandes lances, é claro que os troféus são muito importantes e este ano só faltou mesmo os troféus.


      Relativamente a este comentário.

      "Azar? Azelhice isso sim. Com os corruptos, não souberam segurar a vantagem que o empate lhes dava a um minuto do fim?! Os corruptos há uns anos, num jogo idêntico na Luz, a ganhar por 1-0 e já no final do jogo, demoraram 3 TRÊS!!! minutos a marcar um livre contra nós!!! A seguir, o árbitro acabou o jogo! E nós, fizemos o quê? Quem viu o jogo que diga..."

      Parece um comentário de adeptos do Porto, se gostas assim tanto muda de clube.

      Quem gosta deste tipo de situações não gosta de futebol, lembrem-se que futebol é um desporto, está certo que também é um negocio, mas para mim é apenas um jogo, pois não ganho nem perco nada.

      Existem comentários que nem parecem vindos de Benfiquistas, os amantes do futebol, das grandes jogados, que levam a equipa, que choram pelo Benfica.

      Dizem-se Benfiquistas???????????

      Sabem quem são os verdadeiros BENFIQUISTA, são aqueles 500 que estiveram até de madrugada a espera a equipa para os apoiar, se são todos Benfiquista porque não estavam lá 60.000.

      O futebol é uma Festa e Benfica é o Benfica, o Benfica é único.


      Eu não escolhi ser Benfiquista, é algo que não se escolhe, vem do coração.

      Não sabia que existia este tipo de benfiquistas que são capazes de tudo do pior.

      Neste meus comentário que será certamente o ultimo deixo-vos algo que muitos nem sabem o que é, mas é a alma do Benfica.



      Sou do Benfica
      Isso me envaidece
      Tenho a genica
      Que a qualquer engrandece
      Sou de um clube lutador
      Que na luta com fervor
      Nunca encontrou rival
      Neste nosso Portugal

      Ser benfiquista
      é ter na alma
      A chama imensa
      Que nos conquista
      E leva à palma
      A luz intensa
      Do Sol que lá no céu
      Risonho vem beijar
      Com orgulho muito seu
      As camisolas berrantes
      Que nos campos a vibrar
      São papoilas saltitantes


      Eliminar
  13. Um pequenino ponto de situação sobre o Benfica atual:
    a) a recuperação do Benfica deve-se, acima de tudo, a poder contar com jogadores como Gaitan, Garay, Luisão, Cardozo, Lima, Matic, Enzo, Maxi. Ou seja, deve-se acima de tudo a este Presidente;
    b) Também por mão deste Presidente, não cometer erros passados, como varrer toda uma estrutura após uma época menos conseguida;
    c) Deve-se, em 3º lugar, a termos um Treinador que gosta de futebol de ataque, que privilegia o espectáculo, e que conhece bem os jogadores à sua disposição;
    d) Deve-se, também, ao Apito Dourado e ao respeito que o mesmo colocou nestes donos do "bas fond" futebolístico e não só...;
    e) Deve-se aos novos dirigentes (sobretudo da Liga) que finalmente decidiram profissionalizar esta estrutura que rende milhões (trabalho ainda inacabado);
    f) Deve-se ao tremer dessa entidade grotesca chamada "olivedesportos" que controlou, até ao mais ínfimo dos pormenores, a vida dos clubes deste país (a boa comunicação social versus a má comunicação social);
    g) deve-se, por fim, à eliminação de quase todos os caciques autárquicos, que, especialmente no Norte, utilizaram o futebol para uma guerra entre regiões, para trampolim político, para controlo de poderes políticos, judiciais e policiais (para mim, o presidente de Gaia é um dos últimos resistentes).

    ResponderEliminar
  14. Para mim, JJ está de saída e digo mais, os benfiquistas não têm cultura desportiva para aguentar um treinador que não vença. Se por acaso JJ não for campeão este ano e ficar, o que vai acontecer é que ao mínimo desaire, aqueles que agora se juntam a pedir-lhe que fique, serão os primeiros a pedir que saia!

    Já vimos como alguns dirigentes e comentadores da nossa praça, se apressaram a fazer a cama a JJ, logo após a derrota no Dragão. Acham mesmo que vai ser bom para a equipa, se alguma coisa correr mal, começar logo em Agosto a ser pressionada pelos media?

    Para mim, LFV cometeu um erro, que foi não renovar com JJ logo após as eleições que ganhou. Dava uma mensagem para dentro e para fora do clube. Agora, também digo que o Benfica é muito maior que JJ e quero acreditar que os últimos 4 anos do Benfica, não foram só mérito dele.

    Por isso, se ele sair que venha um Paulo Fonseca, um Rui Faria, um Leonardo Jardim ou um Rui Vitória. Com qualquer um destes eu ficava satisfeito e preferia mil vezes, a um treinador estrangeiro, que não conhece o futebol português.

    Mas antes de falarmos sobre a hipotética saída de JJ, concentremo-nos no jogo de Domingo, que ainda não está ganho e na final do Jamor.

    ResponderEliminar
  15. Por amor de deus! Onde é que o BENFICA perdeu o campeonato no Dragay?! Não se lembram do jogo do Estoril? 38 min de azar?!

    Sejam críticos, exigiam mais do MAIOR E DO MELHOR DO MUNDO! Estou farto do campeão dos "quases"!

    É necessário encarar os jogos como os maiores que somos! Como a melhor equipa de Portugal! Ninguém pode pensar em roubar-nos pontos! A pensar assim nada nem ninguem nos pára!

    O BENFICA vive de títulos! É isso que nos envaidesse! Somos de um clube lutador! Que na luta com fervor! Nunca encontrou rival neste nosso Portugal!!!!!!!

    ResponderEliminar
  16. Se bem que, com JJesus ou com JJesus, com Rui Vitória ou sem Rui Vitória, com F.de Boer ou sem F. de Boer, com quem quer que seja, que saiba ou não saiba, nunca o Benfica fará melhor e conseguirá mais, enquanto existir um Clube que com laivos criminosos, sem regras, sem treinador, jogando ou sem jogar, se intrometa na competição do campeonato português. Os erros do Benfica, a maior parte deles normais e comuns a todos os clubes, apenas atingem relevância ou não quando cotejados com o que atrás afirmei. Penso desta forma, é minha opinião, facilmente verificável através de uma séria e correcta análise. Quanto ao nosso actual treinador sair ou ficar, estou farto de o dizer e vou repeti-lo novamente porque se vê e cheira á distância, ele está mortinho por sentar o traseiro na cadeira dessa ignóbil Agremiação pelos óbvios motivos de que nela e pelas práticas lá seguidas as vitórias e os êxitos lhe cairão do céu sem qualquer esforço. Atente-se no que acontece ao pobre diabo que ainda lá está sentado, muito embora em vias de deixar a almofada. Isto penso eu com muita certeza de estar pouco enganado!

    ResponderEliminar
  17. Aguia preocuppadissima17/5/13 21:14

    Estes meus caros amigos Benfiquistas veem em Jesus um salvador,para mim nao basta jogar bem um grande parte da epoca e claudicar no fim tem sido assim desde que JJ esta no Benfica se o JJ sair pro Porto ou para onde quer que seja o Benfica nao acaba nao, existem mais treinadores no mundo,pronto eu tambem gostava que continua-se mas se sair nao acaba o Benfica em 4 anos continuamos principalmente na defesa com adaptacoes e muito ano para um treinador permitir que se contratem somente medios,e avancados e mesmo assim na maior parte dos jogos sim no nosso estadio ve-se equipas fracas entrarem naquele meio campo como faca quente em manteiga,ganhamos 98% dos jogos na Luz mas quantos jogos passamos os 90 m a sofrer muitos mesmo,pronto nem sempre as coisas correm bem sabemos disso, se o JJ sair nao e o fim o Benfica e eterno com ou sem JJ.

    ResponderEliminar
  18. Rui Sérgio Guerra17/5/13 21:39

    Boas, malta Benfiquista,

    Face ao histórico de JJ no n/ BENFICA, é coerente, justo e responsável concluir...
    JJ DEVE CONTINUAR NO SLB, sendo expectável e desejável que até ao fim do mandato da actual Direcção!

    MAS, MAIS DO NUNCA,... É POR DE MAIS EVIDENTE QUE O FUTEBOL DO N/ BENFICA PRECISA... C/ URGÊNCIA, de:
    - 1 Director Desportivo Executivo QUE DOMINE FUTEBOL, c/ histórico no SLB... e C/ PODERES REAIS!...
    (Eu gostaria que fosse o RUI COSTA, mas... c/ outra atitude! A sua "aparente subserviência" desilude-me!)
    - 1 Trein.-Adj° c/ histórico relevante no SLB, que personalize a Alma Gloriosa, inteligente e assertivo!
    (por mim,... o MOZER!)
    - 1 Treinador da equipa B à imagem do que defendi supra para Trein.-adj° (aqui,... queria o ÁLVARO!)
    - 1 Direcção de Comunicação... REALMENTE PROFISSIONAL,... EFICAZ E EFICIENTE!
    (Supervisão do JOSÉ EDUARDO MONIZ e Direcção Executiva do... CARLOS DANIEL!)
    - Plantel c/ manutenção dos jogadores nucleares, compensando adequadamente,... MESMO,... as saídas!...
    (Alertas: 2 Defesas-Laterais (Esq° e Dir°) e 1 Def.-Central)

    Pra já,...
    "bottom line"... OU PRIORIDADES ABSOLUTAS,... concentração total e foco no Moreirense... e no Jamor!
    GANHAR! Mai nada!

    Notas IMPORTANTES:

    1- REMATAR... MUITO MAIS... E C/ MUITO MAIOR CONVICçÃO!
    2- Se pudermos "pôr a cereja no bolo", c/ futebol de qualidade!
    (ex°. Amesterdão,... àparte o défice nos remates à baliza e... "o último minuto"!)

    Óptimo fds a todos,
    Grande abraço de Palermo,
    RSG

    ResponderEliminar
  19. Águia Preocupada17/5/13 23:29

    Cheguei há poucas horas de Amesterdão e como podem calcular a disposição não é a melhor!
    Logo após o final do jogo, opinei que JJ não tem mais condições para continuar no Benfica. O Benfica joga melhor, é certo! Mas, e os milhões gastos em jogadores depois de tantas experiências, não devem ser equacionados? O Benfica antes de JJ tinha jogadores desta qualidade? A resposta é não!
    Opinei também, que além de JJ deveria sair também Vieira!
    Meus caros, nem um nem outo marca ou defende golos! Mas nenhum nem outro tem perfil forte de liderança. E só com lideranças fortes, o sucesso é possível!
    Vieira já mostrou do que não é capaz de fazer e muito pior de aprender. Comete sempre os mesmos erros muitos dos quais prejudicam enormente o Benfica.
    JJ é bronco, arrogante, cagão teimoso e de lidererança não percebe nada. É um falhado. Desculpem o meu desabafo. Mas perder em quatro dias, dois troféus que tanto queria e queremos, da mesma forma, nos mesmos minutos, é obra! E se acrescentarmos o que aconteceu o ano passado, então a carga negativa é ainda maior.
    Perder de cabeça erguida, não dá títulos! E fartos estamos todos dessas vitórias morais. Tanto investimento, para tão pouco pecúlio, demonstra que algo não está bem!
    Não sou anti JJ e não sei sequer se desejo verdadeiramente a sua saída. Mas sem uma rectaguarda firme e forte, JJ não foi, não é nem será nunca solução. Como nenhum outro treinador o será! Existe apenas um, Mourinho, mas esse não é para as nossas garras.

    JJ tem falhado sempre nos momentos chave! E só não falhará no tal clube corrupto porque tem a tal liderança que todos conhecemos. Enquanto a nossa anda de braço dado e apoia quem tanto mal nos tem feito!
    Quanto a quem poderá vir, não sei nem me interessa muito. Enquanto Vieira estiver no clube, é disto que vamos ter!





    ResponderEliminar

  20. Caro Aguia P.

    Eu não diria melhor e assino-

    Só não percebo esta histeria que grassa peça massa adepta do Benfica.

    Infelizmente não é só no futebol que este povo gosta destes patos bravos sem nível caracter e valores.

    JJ já uma vez afrontou o Benfica e com isso sacou um ordenado pornográfico que não é mais do que o triplo que alguma vez mereceria ganhar.

    Agora depois daquele desabafo dizendo que ia pensar nem tempo deveria ter para o fazer pois um presidente a boa velha moda do Benfica dir-lhe-ia que o Benfica não admite hesitações.

    Não tenho dúvidas que haveria muitos treinadores que com o investimento feito (algum aproveitado e muito outro atirado ao lixo))teriam feito igual ou melhor.

    Por mim JJ nunca teria entrado pois o passado dele, de afrontas feitas ao Benfica, merecia isso.

    ResponderEliminar
  21. Parece que ja renovou. E ainda bem.

    ResponderEliminar
  22. Renato Silva18/5/13 10:29

    Eu até percebo o medo que os benfiquistas têm da saída de JJ, preferindo mantê-lo a contragosto.

    É que se JJ fosse para o FCP seria uma humilhação acrescida ver a facilidade com que ele seria consecutivamente campeão naquele clube. E isso levar-nos-ia a ter pensar mais fundo: o problema não é JJ, é a direcção incompetente, é um Benfica mal organizado, é um Benfica de foguetório antes da vitória como aconteceu, tristemente, esta época. Que os adeptos mais emotivos se iludam é uma coisa, agora ver membros da direcção e outros profissionais do clube a festejar e dar como certo o que ainda não se conquistou, é aberrante e corre o sério rsico de suceder ridículo como poderemos amanhã confirmar.

    Mas pronto, contenta-mo-nos no faz de conta e no lançar do jargão irracional que tudo justifica e agradece à incompetência que nos dirige: «o Benfica é o maior do mundo! O Benfica é muito grande! O Benfica está farto de ser Roubado!»...

    Pois, pois... Continuemos assim e um ano destes ficamos como o Sporting.

    ResponderEliminar
  23. Perder é perder. Vitórias morais não existem!! 2º lugar é o primeiro dos últimos... e o BENFICA é em 1º!! Tudo o resto é merda!!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking