O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 27 de maio de 2013

O ausente

. 20 comentários


Portugal, 27 de Maio de 2013



Esta época em branco é dedicada a todos aqueles sócios e adeptos do Benfica, pessoas ilustres da comunicação social, da política, da economia ou não ilustres, que andaram 3 anos a dizer que o Benfica não se pode limitar a ganhar Taças da Liga. A falta de humildade costuma-se pagar caro...

Mas o objectivo deste texto é estabelecer uma relação entre a falta de liderança do clube e os inêxitos do futebol como aliás de todas as modalidades colectivas em que competimos com o FCP.


Como alguns se recordam dos anteriores textos que escrevi, se pensavam que o “faz que é Presidente” do Benfica iria criticar o penalty do tropeção fora da área que deu expulsão e ajudou o FCP a ser campeão, pois teriam de esperar sentados porque ele não iria fazê-lo. Não tirei essa conclusão por detestar a personagem em questão desde os tempos que ao lado de Pinto da Costa celebrava os golos que o FCP marcava ao Benfica de Vale e Azevedo. Tirei a conclusão por mera observação de situações análogas que aconteceram no passado recente. E por estabelecer uma relação entre este “modus operandi” e o grupo empresarial que foi constituído com a marca Benfica.


De facto, durante uma semana vimos o Benfica ser vexado pela mentira e pelo Sr.º Pinto da Costa, e o “faz que é Presidente” nunca apareceu a contrariar as teses que PdC quer que passem, a seu favor e do sistema que ano após ano lhe dá os títulos: o complexo sistema de nomeações de árbitros, erros manipulados e direccionados em favor do clube dele, prémios de internacionalização para quem actua de acordo com o padrão exigido pelos poderes dominados por ele, silêncio da comunicação social aos erros grosseiros de arbitragem que favorecem o FCP, a gritaria manipulada com ampliações e repetições sem critério quando supostamente um árbitro fugiu ao “padrão” de actuação dos livros e o Benfica não perdeu pontos, quando eles esperavam que perdesse, etc, etc.


Assim durante uma semana ninguém soube do paradeiro do “faz que é Presidente” do Benfica, mas a amestrada comunicação social lá foi divulgando que o Presidente do Benfica estava a organizar mais um jantar com os deputados benfiquistas, e também que o Presidente do Benfica e o treinador querem uma equipa forte na próxima época para atacar a Champions com qualidade. Mais do mesmo: há que criar casos laterais para não falar das arbitragens. Para não se defender o Benfica dos ataques exteriores ao clube!


Viemos a saber no fim da semana que o “faz que é Presidente” do Benfica ia ver a final da Champions a Wembley (seguramente tudo pago pelo Benfica). E que no dia seguinte viajava para o Jamor. Brilhante. O homem está em todas. Ora é nos negócios no Brasil que o impedem de ver o fora de jogo de posição, com intervenção na jogada, que dá o golo do Estoril, ora é em Wembley a ver um jogo que eu vi pela televisão. Fantástico. 


E assim a mensagem de Pinto da Costa passou: este foi “um campeonato de seriedade”, o Benfica “é como os salários onde se vai tudo nos descontos”, “o Benfica está cada vez melhor para o FCP” e o “Guimarães merece a vitória na Taça”. O “faz que é Presidente” do Benfica deixou que isto passasse, como aliás tem feito de há 12 anos para cá (com pontuais excepções como “deixem jogar o Mantorras” e o escarcéu – com falta de nível - após o Benfica ser roubado por Benquerença contra o FCP, no ano de Trappatoni).


Com um árbitro que tem um curriculum negativo nos jogos entre Benfica e Guimarães, as afirmações de PdC deixaram-me de pé atrás, como se costuma dizer. De facto – e mais uma vez o Benfica nada disse da nomeação – este árbitro derrotou Koeman nos quartos de final da Taça, com o golo a ser construído com o braço e após ter perdoado a expulsão a Cléber durante a primeira parte (o Guimarães a seguir foi eliminado pelo Setúbal). Também derrotou Quique Flores com o golo do Guimarães a ser construído a partir de uma jogada de fora de jogo. Não derrotou Trappatoni porque depois de assinalar um penalty por “corrente de ar” sobre Romeu, Geovanni marcou 1 livre directo a 30 metros da baliza, nos descontos e ganhamos. Se não lá se tinham ido mais 2 pontos.


Já para não lembrar a miserável arbitragem da final da Taça da Liga em que ganhamos ao FCP 3-0 e os cartões foram para aos jogadores do Benfica, perdoando a expulsão a Raul Meireles por pisar Carlos Martins.


Como neste futebol tudo se repete com invariável rigor, ontem o 1º golo do Guimarães foi obtido em posição de fora de jogo, dos que o FCP nunca sofre (comparar também com golo invalidado a Cardozo frente ao Chelsea) e na 1ª parte, o critério de amarelar os jogadores do Benfica e não ter critério igual para os do Guimarães, permitiu que o Guimarães não se afundasse, ao mesmo tempo que restringiu os jogadores do Benfica que perceberam que não podiam arriscar tanto, pois o critério seria sempre diferente para eles.


No final, o crucificado voltou a ser o treinador, como antes dele foi o Koeman e o Quique Flores. Para o ano vem outro treinador, os árbitros apitam de igual forma e a culpa vai ser do mesmo. O que é preciso é manter Vieira na liderança do Benfica. O “faz que é Presidente” do Benfica mas que apenas é o representante dos interesses alheios que escravizam o Benfica, económica e desportivamente, por uma boa dezena de anos.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

20 comentários

  1. EAGLE CONFIRMA LA ISTO, NUM BLOG PUSERAM A POUCO A NOTICIA QUE O JJ JA NAO É TREINADOR DO SLB.SERÁ VERDADE?????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, tenho pena, mas infelizmente não ando nesse "carrocel" de "contos e ditos" :) Mas se for verdade, tenho pena e significa um retrocesso no Benfica...

      Eliminar
  2. Quando o Benfica anda a fazer grandes jogos não se vê muitas vezes erros a prejudicá-lo mas quando o Benfica quebra no rendimento e exibições aparecem logo umas arbitragens manhosas e depois, como o Benfica não jogou bem, varrem-se essas arbitragens para debaixo do tapete e ninguém fala nelas. Nem adeptos, nem direcção, nem imprensa, ninguém. É esta a táctica do sistema. Aproveita os jogos menos bons para prejudicar o Benfica sabendo que no final apenas se falará na exibição menos boa da equipa. Foi assim contra o Braga na Taça da Liga, foi assim contra o Estoril e ontem na Taça como já tinha sido no ano passado em Coimbra ou há 2 anos no inicio da época.

    Em relação ao LFV para além dos defeitos todos que tem ainda é um cobarde que nunca dá a cara nos momentos verdadeiramente delicados. Após as derrotas contra o Chelsea (na Champions e Liga Europa) ele apareceu logo no fim do jogo. Porquê? Porque foram jogos em que o Benfica jogou muito bem e os adeptos estavam orgulhosos e ao lado da equipa. Mas alguém o viu após a derrota de ontem na Taça em que os ânimos se exaltaram e muito? Alguém o viu o ano passado quando o Benfica empatou em Vila do Conde perdendo matematicamente o campeonato? Pois, ele nem sequer estava no estádio. Tal como decidiu ir para o Brasil num os jogos mais importantes que o Benfica tinha até ao fim do campeonato: Estoril. No entanto tinha aparecido na semana antes desse jogo a dar uma entrevista (ainda um dia hei-de perceber porque raio foi marcar uma entrevista naquela altura e dizer o que disse) a falar na renovação do JJ pressionando ainda mais o treinador que durante toda a época tinha andado a aturar as constantes perguntas da comunicação social sobre esse assunto.
    Eu não gosto de citar o corrupto-mor mas ele o ano passado disse isto: «Mal da direcção do Benfica se Jorge Jesus não continuasse. No FC Porto, todos temos as nossas funções e a nossa obrigação é dar apoio aos treinadores. No Benfica é o Jesus quem segura a direcção. E por isso é notícia. O grande argumento para a direcção se sentir confortada é dizer que o Jorge Jesus continua.» E é verdade. A direcção do Benfica não protege o treinador o que leva também a um desgaste enorme da figura do treinador. O LFV diz que apoia e que o JJ é o seu treinador mas depois quando as coisas correm mal e os adeptos insultam e pedem a demissão do JJ, ele simplesmente nem sequer aparece. Por exemplo, no ano passado depois da derrota do Porto contra o Gil, estavam cá fora inúmeros adeptos contra o VP e a insultá-lo. O que é que o PC fez? Esteve ao seu lado quando passaram pelos adeptos e entrou com ele no autocarro mostrando todo o seu apoio. Isto não se vê no Benfica. E é por isso que podemos mudar de treinador quantas vezes quisermos mas se nada mudar na direcção continuaremos na mesma: com zero títulos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Clap, clap, clap .. eu não teria dito tão bem. Se reparares o esquema que mantém Vieira como o "melhor presidente dos últimos anos" é estar sempre, mas SEMPRE, quando há uma coisa boa à qual se possa colar. Foi assim quando eliminamos o Fenerbahce.

      Quando algo corre mal, ele NUNCA está. Ele não esteve quando a Sporti-FCP TV criou o caso Capela. Ele não esteve durante a semana passada em que Pinto da costa humilhou através de vários comentários, o Benfica. Ele nunca está. E nunca está por uma razão: porque o papel que lhe deram, a este ex-Presidente do Alverca, foi apenas ESCRAVIZAR A MARCA BENFICA!

      O Benfica tem empréstimos bancários que amarram a gestão durante mais de 10 anos. A 20 milhões de euros de juros por ano vejam só o negócio que é.

      Ele tem de ganhar muito, para estar neste papel...

      Eliminar
  3. É isso. Uma direcção que está acomodada e que já não responde às provocações do Norte. Verdadeiramente, já ninguém defende o Benfica, excepto os adeptos.
    O tempo de Vieira terminou. O de Jorge Jesus também, pois teve tudo na mão, e voltou a ser medroso e o resultado está à vista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto a Vieira estamos de acordo .. Ele está a fazer o papel que interessa a outros e não aos benfiquistas ...

      Eliminar
  4. verdade tudo o que dizes é verdade temos à muitos anos um problema com as arbitragens que não conseguimos resolver, não temos vontade nem o vamos conseguir resolver tão cedo.
    Agora num jogo que era decisivo porque representava a conquista de um titulo e com a acrescida importância por ser o único que podíamos ganhar o jogo foi mal preparado só tivemos duas oportunidades para marcar o golo caiu do céu e não contente com isso resolve durante toda a segunda parte apenas segurar o resultado em vez de o aumentar deixando-nos assim ao abrigo de qualquer invencionisse que era evidente durante a primeira parte.
    Desculpa mas tu quando entras para o metro sabes que podes ser assaltado por carteirista por guardas a carteira, ora o que este treinador fez foi por a carteira de fora por isso não se pode queixar de ter sido roubado se tivesse mais cuidado não era roubado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho opinião diametralmente oposta da tua no que se refere à táctica do jogo. Até porque o FCP ganha mais que nós e joga sempre, mas SEMPRE com um único avançado.

      Quanto à rábula do carteirista dou-te outra versão. Levas a carteira à vista e és gamado no Metro. Vês o gajo gamar-te a carteira e nada fazes. O que acontece no dia seguinte? Mudas o bolso da carteira e o gajo rouba-te outra vez.

      Percebes? O Benfica nada faz quanto às arbitragens e é gamado sucessivamente. O silêncio de Vieira na semana que antecedeu a Taça e que culminou com uma escandalosa arbitragem em Paços de Ferreira (podia replicar para comparar com o caso Capela), ajudou o ex-Super Dragão a roubar como quis o Benfica. Ao intervalo os dois melhores centro campistas estavam amarelados e os do Vitória, para variar não. Um golo em fora de jogo dos que o FCP NUNCA sofre, fez a diferença...

      Eliminar
  5. Metam uma coisa na cabeça de uma vez por todas, LFV só sai do Benfica quando for aprovada pelos sócios uma réplica dele em ouro com pormenores (orelhas e bigode) em diamante; construida no lugar da do Pantera Negra. Até lá não vale a pena insistirem para que ele saia de lá. Ele prejudica muita coisa da sua vida pessoal para estar como presidente do Benfica, nunca se esqueçam!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prejudica a sua vida pessoal? Lol .. não me faças rir ... e as viagens ao Brasil para tratar de supostos negócios, não prejudicam? Ou diz-me antes: no Benfica ganha-se muito dinheiro e a construção civil é apenas uma máscara?

      Lá iremos. Aguarda.

      Eliminar
  6. O problema do Benfica é interno de há 20 anos para cá que sempre foi, mudar de treinador e ficar com esta direcção não vai adiantar nada, a sair deveriam sair todos, se ficarem todos para o ano será mais do mesmo, pois basta as coisas correrem mal de inicio e ficará tudo em polvorosa, logo era agora o momento ideal, por isso as eleições deveriam ser sempre no defeso após o termino das competições e assim sucessivamente, daqui a 10 anos o Porto terá mais titulos nacionais que o Benfica a continuar este registo inacreditavel dos ultimos 20 anos e principalmente dos ultimos 14 anos, a que LFV ficará para sempre ligado e pelas mais tristes razões, é humilhação atrás de humilhação e não se cansam

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É humilhação atrás de humilhação e como vês, ele nunca está para aparecer a defender o Benfica.

      Porque isso é um papel que não faz parte do seu "guião". O "guião" dele é manter a divida bancária e fazer de conta que está a tratar dos problemas deixados por Vale e Azevedo no século passaaaadoooooo ...

      O adepto do Benfica é muito fácil de enganar infelizmente (com os notáveis que temos, isso também não ajuda nada)

      Eliminar
  7. Plenamente de acordo. Se me permites, escrevi um post com o título "O Fracasso do Jorge Jesus não é, nem de perto, nem de longe, maior que o fracasso de LUÍS FILIPE VIEIRA".

    http://slbenficavencedor.blogspot.pt/2013/05/o-fracasso-do-jorge-jesus-nao-e-nem-de.html

    Estas ausências do presidente bem como seu silêncio insurdecedor são INACEITÁVEIS e dão um sinal claro de FRAQUEZA, HESITAÇÃO, MEDO DE FALHAR, MEDO DE ASSUMIR.
    O silêncio e as ausências de LFV são uma catástrofe para o Benfica, DESPROTEGEM TREINADOR E JOGADORES, e são um foco do conflito inevitável no interior do Benfica.

    Os jogadores do Benfica estão fartos de arbitragens escandalosas que não são DEVIDAMENTE CRITICADAS E ATACADAS LOGO NO MOMENTO, tal como tão bem os corruptos fazem MESMO quando (quase sempre) não têm razão nenhuma para se queixarem de árbitros.
    Os jogadores do Benfica não se sentem minimamente protegidos, nem pelo presidente QUE SE CALA NAS DERROTAS E QUANDO CHEIRA A VITÓRIAS (QUE MUITAS VEZES NÃO SE CONFIRMAM), nem pelo treinador que PUXA PARA SI OS MÉRITOS DAS VITÓRIAS E AFIRMA SEM VERGONHA QUE NAS DERROTAS TODOS PERDEM.

    Esta hesitação do LFV no folhetim FICA-JESUS-SAI-JESUS é um escândalo danoso para todos, e o LFV devia ter vergonha de fazer e repetir este comportamento.
    Devia ter assumido que queria o treinador assinando logo novo contrato, ou devia assumir que não queria, arrumando a questão e a especulação, QUE PREJUDICA SERIAMENTE O DESEMPENHO DESPORTIVO do Benfica.

    Há meses que o Benfica (os jogadores, o treinador, e o clube) anda a viver sobre o ruído do FICA-ou-SAI, em vez de haver uma concentração no essencial: ganhar campeonato, ganhar liga europa, ganhar taça. RIDÍCULO E INACEITÁVEL!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Clap, clap, clap .. muito bem. Deixa-me dar-te um exemplo do que pensa Vieira das arbitragens. Como viste no caso Capela, ele andou desaparecido apenas deu a cara no sábado, na inauguração de mais uma Casa do Benfica.

      Ora no ano passado quando o Capela nos gamou em Olhão, e Maxi disse "isto é sempre a mesma coisa". O que fez Vieira? FOI AO BALNEÁRIO DAR UM PUXÃO DE ORELHAS À EQUIPA. Tínhamos que jogar mais ...

      Atenção que o Gaspar Ramos e o António Figueiredo e uma cambada de otários que se dizem "notáveis" pensam da mesma maneira ...

      Eliminar
  8. Excelente post, eagle01.
    O "Faz Que é Presidente" assenta-lhe que nem uma luva, ora repara nas iniciais: "FêQêPê".
    E o gajo não desaparece...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) sinceramente não tinha reparado na comparação. MAs aplica-se bem. Ele andou a aplaudir os golos do FCP ao Benfica e foi sócio do FCP até há pouco tempo. Coitado, não sabia como devia fazer para deixar de ser (acredita quem quiser ...)

      Eliminar
    2. Contra os corruptos, esteve recolhido no balneário enquanto a bola rolou. Pena foi, não ter dado com o revólver do soldado desconhecido... :)

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  9. Depois de mais uma derrota, la vem os dedos acusadores para quem tudo tem feito para chegarmos onde ja estivemos. Vamos com cabeca fria chamar os bois pelos nomes , o presidente merece pelo menos isso.E ele o culpado de nos jogos decisivos com o estoril, porto e final da taca, o nosso guarda redes dar aqueles frangalhoes? E ele o treinador de guarda redes? E ele o culpado de o treinador dar aquelas barracas nos jogos com o porto ( roderick?)chelsea (gaitan a defesa esquerdo, o 2 golo nasce daquele lado) e final da taca (entra com o andre em vez do mel que ataca melhor,com 1 a 0 tira o cardozo para defender o resultado e o vitoria aproveitou) etc.? Nao tem este presidente tudo feito para voltarmos a ser o que fomos? Vejam as modalidades que estao tao agradecidas que lhe dedicam os titulos recentemente conquistados.Acho que nao estao a ser justos, e a minha opiniao. Abraco benfiquista e um bem haja para todos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Alexandre, acho que não percebeste a mensagem. Se tivéssemos Presidente que em PUBLICO e de forma CLARA denunciasse as armadilhas de que somos vitima, o Jesus ganhava o campeonato, não havia penaltys fora da área, etc, porque eles sabiam que o Benfica tinha alguém que FALAVA dos TRUQUES.

      Se tivéssemos um Presidente como o do SCP que LEMBRAM sempre os erros de João ferreira quando este árbitro arbitra um jogo do SCP, nós teríamos lembrado os erros de Jorge Sousa nos Benfica- Guimarães de Trapatoni, Koeman e Quique Flores. E se o fizessemos, não levávamos 2 amarelos na 1ª parte e 1 golo em fora de jogo na segunda parte.

      Vieira está no Benfica a GASTAR dinheiro. O resto que se lixe, que funcione sózinho .. a arbitragem NUNCA foi tão escandalosa como no mandato de Vieira ...

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking