O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


quinta-feira, 9 de maio de 2013

Jorge Jesus e os jogadores têm algo a provar aos benfiquistas.

Avatar
 ●  5 comentários  ● 


É um lugar comum invocar o jogo de 1991 em momentos importantes como este.
Esta semana faz mais sentido que nunca. 

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, e os jogadores já demonstraram que têm qualidade futebolística como grupo para vencer em qualquer lado. É um dado adquirido.

A grande questão tem sido o comportamento em jogos de importância capital. 
Essencialmente a postura, a atitude mental têm sido as principais lacunas nesses momentos.

Começando em Jorge Jesus:
Sem qualquer dúvida que o futebol apresentado pelo Benfica no seu consulado tem sido do melhor que vimos no Benfica e em Portugal na última década. Sob a sua liderança, a equipa de futebol regressa às grandes finais europeias. 

Mas o que fica até agora? O que vão os nossos filhos e netos ver no palmarés do Benfica nestes 4 anos de Jorge Jesus? Até agora, verão as Taças da Liga e um campeonato. Em quatro anos. 
É isso que fica na história. Não as goleadas, as notas artísticas, as vendas por não sei quantos milhões.

Os clubes vivem de títulos. O Benfica vive de títulos, não de quase vitórias.

O percurso de JJ no Benfica nos jogos com o FC Porto é claramente negativo. Tirando o primeiro jogo na Luz e a Taça de Liga na sua primeira época, falhou sempre nos restantes momentos decisivos.
A arbitragem não explica tudo, caros benfiquistas.

Mas a responsabilidade não fica apenas nas mãos do treinador. Os jogadores também têm algo a provar. Têm que demonstrar que realmente têm categoria para vestir a camisola do Benfica.
Como? Por terem uma atitude competitiva, postura concentrada e preparada para um jogo duro, com situações desafiadoras e em que apenas uma equipa no máximo dos seus índices poderá vencer.

A preparação não advém apenas do treinador. Cada jogador tem que ter brio profissional e fazer o seu trabalho de casa. Quem é o jogador adversário que provavelmente jogará na minha zona? O que sei sobre ele, sobre o seu comportamento habitual?
No caso do guarda-redes, quem são os habituais marcadores de penaltys? Para onde costumam chutar? Alguém tem por hábito empurrar o guarda redes na marcação de cantos ou livres para a área?

Nenhum jogador com brio ficará à espera que o treinador lhe faça toda a papinha. 

Sábado é o dia mais esperado por todos os benfiquistas.
Têm ambições legítimas de poder festejar toda a noite de sábado o título nº33.

Os benfiquistas têm feito a sua parte. Gastam dos seus recursos para apoiar o clube por esse mundo fora.

É altura de treinador, jogadores e o próprio clube retribuirem com uma vitória épica.  

5 comentários blogger

  1. Tudo muito bem, mas o jogo mais importante da historia do Benfica nos ultimos 23 anos disputa-se dia 15/5 contra o Chelsea e esse sim pod eficar na historia do Benfica, este de sabado é importante mas é só mais um no meio de muitos, o de dia 15 se for de sucesso fica marcado a letras de ouro na historia.
    Custará perder este campeonato se tal vier a suceder depois de estar quase ganho, mas entre o campeonato e a Liga Europa, sem qualquer ponta de duvida venha a Liga Europa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para já é ganhar Sábado e depois quarta um jogo de cada vez .
      carrega benfica
      gondarslb

      Eliminar
  2. Finalmente, vejo alguém a pensar como eu, e não é o autor deste texto, apesar de algumas verdades ditas, mas sim o colega comentador Zé.

    Eu punha os suplentes a jogar nas Antas, trocava as voltas aos bastardos nojentos, a pressão ia toda para o lado deles e vão ver que ainda vínhamos de lá com o empate. Poupava os titulares para Amesterdão, bem mais importante. Mesmo perdendo, o Paços pode ser o novo Estoril.

    Eu jogava nas antas com: Artur, Maxi, Jardel e luisao, melgarejo, Almeida, Gomes, John, Urretavizcaya, Aimar e Rodrigo.

    Em Amesterdão: Artur, Almeida, luisao, Garay, melga, Matic, Enzo, gaitan, Salvio, lima, Cardozo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim claro, e quem te garante que mesmo com essas poupanças ganhamos na 4ª feira!!! até parece que o Chelsea não é o campeão europeu em título!!
      Então vamos abdicar de lutar pelo campeonato e sujeitamo-nos a não ganhar nada esta época, porque parece que para alguns a TP já está garantida, faltando ao respeito ao Guimarães, depois se nos estragarem a festa como o Estoril veem-se queixar dos árbitros!

      Maria Papoila

      Eliminar
  3. É ganhar os dois jogos! Os dois! É o que todos os benfiquistas desejam. Que se esforcem para isso e serão nossosherois, herois eternamente lembrados.

    ResponderEliminar

Atenção: O NGB mantém um registo completo de todos os comentários. Se não estiver registado, assine sempre o seu comentário. Se não o fizer, não se queixe se não for publicado. Seja moderado na linguagem. Se não o for, não se queixe se o seu comentário não for publicado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no âmbito do NGB

ranking