O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 18 de maio de 2013

A renovação de Jorge Jesus e o que isso implica.

. 16 comentários

É o tema mais importante da actualidade benfiquista.

Deve ou não o Benfica renovar com Jorge Jesus? Quer ou não Jorge Jesus renovar com o Benfica? 

Para já, o timing de Luis Filipe Vieira quanto à gestão da renovação do contrato demonstrou a sua completa incompetência para gerir o futebol do Benfica. 
As suas repetidas declarações de 'amor' a Jorge Jesus chegaram tarde e o próprio treinador não achou piada nenhuma a isso, após meses de silêncio de Vieira sobre esse assunto.

Quanto à renovação do contrato, sou contra. Com esta estrutura. 
Já o disse e repito: o departamento de futebol do Benfica é uma anarquia em que temos 2 elementos não aproveitados, Shéu e Rui Costa, um bufo e sem competências para estar naquele lugar, Carraça, e a ausência de um líder presente todos os dias e a acompanhar, defender e proteger plantel e equipa técnica.
Alguém como Veiga em 2005 ou Rui Costa em 2010.
E não como Luis Filipe Vieira
A sua ausência no Brasil no dia do importantíssimo Benfica-Estoril foi mais um exemplo.

Jorge Jesus não tem perfil para liderar todo o futebol benfiquista como está provado. Já foi escrito e eu subscrevo totalmente, que JJ evoluiu nestes 4 anos mas não o suficiente. Sozinho não conseguirá fazer mais. 
Tem demasiadas insuficiências humanas para ter a rédea solta como tem tido desde o afastamento forçado de Rui Costa.
Jorge Jesus é um funcionário do clube e não o Messias, como tantas vezes se acha.
Tem sido comum JJ justificar as vitórias com as suas tácticas, as suas escolhas, mas sempre sacudir a culpa para cima de jogadores ou o azar quando falha. A sua falta de humildade tem sido o seu principal inimigo.

Quanto a mim, Jorge Jesus quer renovar com o Benfica mas procura uma forma de se relegitimar após mais uma temporada de fracassos. Tipo um 'demito-me mas sou novamente candidato'.

Mesmo que um golpe de sorte dê este campeonato ao Benfica, a memória não permite apagar os fracassos nos grandes jogos.
Fizemos um grande jogo na final da Liga Europa? Tivemos azar? E a quantidade de bolas ao poste que levamos contra alemães, ingleses e turcos? 

Hoje circulou a notícia de que Jorge Jesus teria recusado renovar e estaria a negociar com o FC Porto.
Não há confirmação de nada e até haver, tudo são rumores.

Nos últimos 13 campeonatos(excluindo o actual) o Benfica venceu apenas 2 vezes e o FC Porto 
8 vezes. Tudo sob o consulado de Luis Filipe Vieira. 
Nos últimos 4 anos, com um investimento brutal(em euros) na equipa principal como nunca antes se tinha feito, o FC Porto prepara-se para vencer o 3º seguido.

Temos uma estrutura vencedora no futebol? Nem de perto. 
O que não quer dizer que não se tenha feito um trabalho de valor nos últimos 4 anos. Claro que não. Mas ainda não é o suficiente para devolver o Benfica ao 1º lugar em Portugal.

Dêem o poder a Rui Costa e Shéu, ou a um Humberto Coelho e Nené, aceitando Jorge Jesus que terá de estar integrado numa estrutura e não o contrário, e o trabalho dos últimos 4 anos poderá ser consolidado e mantido. 
Nestes moldes, apoio a renovação com Jorge Jesus.

Recuse Jorge Jesus aceitar o seu lugar de 'apenas' treinador e poderá seguir o seu caminho para o Porto, Inglaterra ou para o Cascalheira, se quiser. 

Se Jorge Jesus sair, e a única alteração for ao nível do treinador, os últimos 4 anos terão sido desperdiçados.e apenas terão servido para aumentar a já gigantesca dívida bancária.

Pede-se que os interesses do Benfica sejam defendidos em toda a linha.
Já chega da conversa do 'sabemos o caminho que queremos' e outras tretas idênticas, enquanto tudo fica na mesma.

Nota: Compreendo que os benfiquistas que só viram o Benfica pós 1994 vejam em Jorge Jesus o único caminho. Mas o Benfica nunca foi um só homem. O Benfica somos todos nós. Já morreram milhares de grandes benfiquistas e o clube continua.


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

16 comentários

  1. Para não variar neste Shadows, só asneiras.

    Mário Baptista

    ResponderEliminar
  2. E de facto frustrante os resultados obtidos nos últimos 4 anos, como os dos últimos 30. Jesus deve continuar pois a realidade mostra um campeonato com 1 derrota e 4 empates, situação que frequentemente dava direito a ser campeão. Mas a realidade esta a muito distorcida que quase nos levou a ruína, e por isso acho que faz sentido a continuidade, pois entendo que cada dia estamos mais perto de acabar com o jogo sujo.

    ResponderEliminar
  3. "Nos últimos 4 anos, com um investimento brutal(em euros) na equipa principal como nunca antes se tinha feito, o FC Porto prepara-se para vencer o 3º seguido."

    Engraçado que nestes 4 anos também o Porto investiu como nunca e mais que o Benfica...

    ResponderEliminar

  4. J+a conheci muitos dirigentes e muitos teinadores e o Benfica seguiu.

    Pena é que o Benfica esteja entregue a gente vulgar, enredada e que adora telenovelas.

    Esta de eu e ele ou o caos só colhe para que não conhece as potencialidades do Benfica.

    Volto a referir que não concebo os diversos queixumes que culpam este e aquele quando falamos daquele que é de LONGE MAIOR CLUBE PORTUGUÊS e que por falta de coragem anda ao sabor de gente sem escrupulos.

    Já chega mais do mesmo.

    ResponderEliminar
  5. Eu vi o Benfica antes e depois de 94. Por isso é que sei que nos últimos 20 anos, o Benfica não teve um treinador melhor que JJ. se fosse fácil arranjar, acho que não tínhamos esperado 20 anos. Também me lembro das várias finais europeias a que fomos. Com o PSV e o Milan, não jogámos nada. Com o Chelsea, actual campeão da Europa, jogámos melhor que eles. Estamos mais perto. Como diz Beckett: Try again, fail again, fail better. Estamos a progredir. Não renovar e voltar aos Quiques é regredir.

    ResponderEliminar
  6. Caso JJ renove para o próximo os que agora pede para renovar serão os primeiros a pedir a sua saída e tenho dito este homem é um pavão quando vence se põe de bicos de pés mas quando perde culpa todos menos a ele por erros táticos como aconteceu no porto.
    Deixai o homem ir,o Benfica n acaba...temos equipa e juntos somos mais fortes.

    ResponderEliminar
  7. este post é muito importante. lembra-nos de dois factos aparentemente esquecidos:

    1 - os dois últimos títulos do benfica (os únicos desde 94..) só foram conseguidos com personalidades fortes ao lado do treinador (mesmo desprezando veiga parece-me óbvio que foi importante em 2005) logo, mais do que discutir a renovação do treinador, se calhar devíamos pensar em alguém... quer dizer.. pensar em alguém, o que está lá a fazer rui costa? porque raio não está ao lado da equipa? parece-me óbvio que rui costa tem de descer do gabinete e sentar-se no banco em todos os jogos.. queira jesus ou não, goste ele de rui costa muito ou pouco.

    2 - a "nota" por si só vale um post. uma das coisas que mais me incomoda no benfica actual é ideia de que o benfica depende de jorge jesus, de que jesus é "o melhor que o benfica consegue arranjar". sou favorável à sua renovação, mas, caramba.. a referência maior do benfica chama-se eusébio da silva ferreira que, no seu tempo, foi o melhor do mundo. repito, o melhor do mundo. logo a referência do benfica é o topo. jesus é muito bom, merece renovar, mas não está no topo. dificilmente estará. penso devíamos reflectir todos sobre isto se não queremos começar a festejar segundos lugares.. é que em caso de derrota no campeonato amanhã (infelizmente mais que provável) ficamos a um segundo lugar do record lagarto de quatro segundos lugares seguidos.. se isto não dá que pensar, não sei o que dará!!

    ResponderEliminar
  8. Deixemo-nos de conversa da treta: por 300.000€/mensais não faltam treinadores melhores que JJ.

    ResponderEliminar
  9. A resignação e dependência é o pior que nos pode acontecer .
    O JJ, não é o Benfica ,é simplesmente um treinador , por sinal muito bem pago. Na minha opinião o ciclo de JJ , no Benfica acabou .Mas , ficarmos resignados ao JJ, parece que não temos futuro , parece que estamos no limbo entre a morte e a vida .

    ResponderEliminar
  10. O mudar poderia ser benéfico,acho que um treinador italiano tipo Mancini poderia trazer um futebol melhor e melhores jogadores.
    Jesus voltariamos ao mesmo tudo para a frente e fé em deus ou em Jesus,acho que já nem há critérios,os jogadores são burros ou surdos para eles estar sempre a dar ordens para o campo alguma postura em campo ajuda a equipa a manter-se calma e segura nos jogos e por favor acabem com as divagações do jesus antes dos jogos denunciando sempre o estado fisico da equipa e alimentando polémicas e nunca dizendo o que se vai passando nos jogos em relação á arbitragem(sempre bons árbitros esta época segundo Jesus).Se Jesus se mantiver que é o que me parece pois casmurros não faltam na direçao,acho que o principal reforço seria apostar numa politica em que em nossa casa mandamos nós e a nossa direçao não tem defendido da melhor maneira os nossos interesses.
    Tudo caga no benfica desde jornalistas,árbitros televisões,paineleiros e nós comemos e calamos e quando falamos é nas alturas piores.
    Os outros podem dizer tudo,nós nunca dizemos por isso estamos sempre atrás,os outros trabalham já na próxima época e nós a fazer slides,os outros arranjam jantares e putas para os presidentes dos outros clubes e nós andamos a fazer videoclips nas ruas.
    Tenham um pouco de respeito!

    ResponderEliminar
  11. O Futebol faz-se de resultados reais, não de vitórias morais.
    Sou adepto benfiquista e sócio pagante, reconheço mérito ao Jorge Jesus, mas a forma como perdemos a supremacia em termos de títulos para o fcp, nestes três últimos anos foi uma machadada indelével no nosso orgulho.
    O Jorge Jesus não possuí a estrutura técnica ou mental necessária para comandar o plantel principal do nosso S.L. BENFICA.
    Sempre em defesa dos supremos interesses do GLORIOSO SLB
    The_saint

    ResponderEliminar
  12. aqules que estiveram à espera da equipa depois da liga europa e que pronunciaram jesus fica jesus fica veremos se mais à frente se as coisas derem para o torto não serão os primeiros a pedir a cabeça dele. espero estar enganado mas este novo contrato será mais um problema do que uma solução. carlos

    ResponderEliminar
  13. João Bosco do. Amaral18/5/13 15:02

    Que contentes estamos por perder mais uma final europeia e mais um campeonato para um FCP de recurso e mal remendado!...

    Glória, senhores, é aquilo que não existe sem vitórias finais e de conquista efectiva de títulos!

    Agora o Benfica tornou-se num Inatel milionário do desporto pelo desporto?!

    E qual o passo seguinte: fazer do Benfica um clube recreativo como a anedota de Alvalade?!...

    Respeito, senhores, respeito pelo passado do Benfica que este presente não é famoso e se dele depender o futuro, então as nuvens são negríssimas.

    ResponderEliminar
  14. Patriarca disse:

    Não é por mero acaso que LFV APOIOU os CORRUPTOS fernandinho gomes e o outro Javali, para a FPF e liga respectivamente. São seus AMIGOS, são AMBOS Sócio daquele ANTRO CORRUPTO e muito bem que o LFV tenha feito no Benfica, tem e ficará eternamente com ESSA NÓDOA que jamais sairá da mente de quem é Verdadeiramente Benfiquista. E além disso também não cái do ceu por não ter unhas que o LFV faz SEMPRE um SILÊNCIO ATROZ quando DEVIA e tinha essa OBRIGAÇÃO de defender o Benfica, das artimanhas Mafiosas que o Sistema lhe arma.
    Quer queiramos ou não o Benfica está LENTAMENTE, mas mais rápido que muita gente pensa, A SER UM SUBMISSO dos Porcos, embora se afirme que não, mas os factos COMPROVAM-NO e o MEDO instalado na Direcção do Benfica e na maioria Benfiquista é disso prova. Infelizmente que nos contentamos com pouco, mesmo depois de termos sido ROUBADOS e ainda com alguma vantagem, perdemo-la com o Estoril e o campeonato aí FOI-SE, porque era TAXATIVO que não eramos capazes de ganhar no Ladrão e isso comprovou-se também, só os dirigentes do Benfica o seu treinador e alguns ditos Benfiquistas é que mantinham a ILUSÃO DOENTIA que ia-mos ganhar ao Antro da Gatunagem e que presentemente e mantêm a PSICOSE de que vamos ganhar o campeonato, porque o passos ganha ou empata com os Corrupto, por vezes diz-se que a mania é pior que a doença, mas neste caso não é, é doença e GRAVE, porque nunca o sistema perde uma oportunidade destas. Jamais.
    Com este Treinador JJ, Jamais ganharemos algo de relevo.

    ResponderEliminar
  15. O Rui Costa é competente porquê? Porque veste fatos bonitos?

    ResponderEliminar
  16. Renovar mas não a qualquer preço, as pessoas devem falar e tentar chegar a um entendimento, se tal não for possivel é claro que não virá caos nenhum e o Benfica continuará como clube, apesar de pensar que noutras epocas não se devia ter renovado com JJ, penso que se deve dar-lhe outra oportunidade, que se melhore o que de bom foi feito até aqui, que se corriga o que de menos bom foi feito, e que possamos ganhar mas juntar os titulos, que é o que JJ quer e os adeptos tambem, uma coisa gostei de ouvi-lo falar, a final era o jogo mais importante da carreira dele e acrescento eu dos ultimos 23 anos do Benfica e que a ganhar ficava escrito a letras douradas na historia do clube e penso que JJ percebeu realmente isso e o impacto muito superior entre vencer uma competição europeia e ganhar o campeonato, que é bom mas em termos de prestigio internacional, não vai acrescentar nada ao Benfica

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking