O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Amsterdão está mais perto. Com estrelinha.

. 14 comentários
"O Benfica terá sete vidas? Duas bolas aos ferros de Artur, um ponta de lança em noite-não que até marca dois penalties para só contar um, e a substituição do melhor em campo e o suplente que entra para decidir. Os encarnados resistiram a tudo e saem para St. James Park com uma vantagem razoável para chegar à 13ª meia-final europeia.

Às vezes é apenas uma questão de agressividade. Não esperar tanto o erro, mas criá-lo. Entrar mais forte, mais rápido, cortar as linhas por onde a bola pode ser passada, e sair então depois naquela velocidade em que Jesus gosta de assentar transições. Ser mais agressivo, ter o sangue a ferver lá dentro desde o início, e não esperar o acicatem, o provoquem, para então, assentes na ansiedade, terem de dar volta e meia, e não apenas a volta do costume, ao resultado.

O Newcastle não surpreendeu. Bastante linear e vertical a construir, assente em dois nomes, sobretudo: Sissoko e Cissé. Um para levar a bola até o mais perto possível do outro. Nos primeiros minutos, os ingleses travaram ainda no meio-campo encarnado as saídas dos portugueses, com boa pressão de Perch e Sissoko, «empurrados» para a frente nas costas por Marveaux, Cabaye e Gutierrez. O Benfica entregava a bola aos rivais, que procuravam depois o espaço nas costas da defesa. Tentou-o aos dois minutos, aproveitando o espaço atrás de Melgarejo, mas Cissé atirou à figura. Fez o mesmo dois minutos depois a Luisão, e foi o rápido Artur a anular o perigo.

Aos 13 minutos, os «Magpies» construíram um golo muito simples. Simpson fez o passe entre Garay ¿ primeira parte de alguma desorientação do argentino ¿ e Melgarejo, precisamente para o «carteiro» Sissoko, que cruzou simples para a frente de Artur. Cissé foi mais rápido que Luisão e assinou o golo.

Matic foi o primeiro a perceber que tinha de ser ele a pegar na bola e a furar aquela primeira barreira de pressão. Com André Gomes pouco presente, o sérvio começou a descobrir Ola John e André Almeida na direita, permitindo as primeiras vagas de ataque. Aos 23 minutos, no entanto, o Newcastle podia ter decidido a eliminatória. Jogada de Gutiérrez pela esquerda, com o argentino a cruzar para Cissé, que voltou a atacar a bola mais cedo que Garay. A sorte protegeu pela primeira vez Artur, que viu a bola encaminhar-se devagar para o poste.

Quando parecia atordoado, perdido, igualou. Matic viu a diagonal de André Almeida, que deixou no sítio certo, à entrada da área, para o pé esquerdo de Cardozo. O paraguaio rematou fortíssimo, Krul defendeu, mas Rodrigo, o melhor em campo enquanto lá esteve, acreditou que podia chegar mais rápido que Mbiwa. A agressividade do espanhol dava o empate, aos 24 minutos.

Aos 27, Krul começava a reclamar o estatuto de candidato a melhor em campo. Duas grandes defesas negaram o golo a André Gomes, primeiro, e a Ola John, na recarga. Aos 36, aguentou por instinto o contra-pé de Rodrigo. No minuto, 40, adivinhou o cabeceamento de Matic, depois de canto trabalhado por Ola John e Gaitán.

Nervos estancados, esperava-se entrada forte do Benfica. Mas seriam os encarnados a gastar mais uma vida. Contra-ataque dos ingleses, com Marveaux a assinar um passe fantástico para Cissé. O senegalês fez o chapéu redondinho e a bola acertou outra vez no ferro esquerdo.

Cardozo parecia confirmar a noite-não ao não conseguir emendar o passe mortal de Rodrigo, aos 56 minutos, mas seria o internacional sub-21 espanhol a ser castigado, com a substituição. Entrava Lima. O brasileiro entrou com a alma de sempre e, aos 66 minutos, adivinhou o atraso de Santon para Krul. 2-1. Três minutos depois, Taylor, o tal que gosta de distrair guarda-redes nos livres, distraiu-se ele mesmo e jogou a bola descaradamente com a mão. Cardozo tinha o(s) seu(s) momento(s). À segunda. E à segunda porque ninguém percebeu por que era repetido.

O 4-1 não esteve longe. Gaitán, Lima... Mas metade do trabalho está feito. Só não era preciso gastar tantas vidas." - Maisfutebol.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

14 comentários

  1. E o Benfica continua a somar sem ter de massacrar todos os titulares. E assim será muito mais fácil conseguir bons resultados em todas as frentes!

    O Benfica não teve estrelinha. Se o Newcastle teve duas bolas nos ferros, o Benfica teve 4 ou 5 remates à baliza com muito perigo. No fim o que o Benfica não teve foi azar ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema não é as que falhamos, porque criamos tantas que isso acaba por ser de menos. O pior são as ocasiões dos outros. E nada se vence sem um pouco de sorte. A sorte, por sua vez, por vezes dá muito trabalho outras vem naturalmente.

      Mas nada a apontar, neste momento. O Benfica vence, e nas opções, salvo alguma invenção anormal, JJ tem sabido gerir bem.

      Eliminar
  2. Epah, oh shadows, meteres aqui coisas do maisfutebol é que pronto. Tu até costumas fazer umas analises bacanas, não havia necessidade...
    Já não entro nesse antro há para mais de 2 anos.
    Márcio

    ResponderEliminar
  3. Anónimo4/4/13 23:06

    E ainda jogamos em campo inclinado.
    JF

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo menos um francês já não calha na 2ª mão. :)

      Eliminar
  4. Bruno P.4/4/13 23:32

    Excelente vitória mas...

    Entrámos mais uma vez mal, estivemos perto de estar a perder por 2 a zero. A equipa depois serenou e a vitória é justa.
    Há vários momentos do jogo, o possível 2 a 0, como já referi, no início da segunda parte outra ao poste. Quando o Benfica estava outra vez a ficar pior com o 1 a 1, havendo até desacatos na bancada, vem aquela desmarcação feita por eles ao Lima... logo a seguir um jogador deles joga voleibol na área (a primeira vez que vi um árbitro de baliza fazer algo de jeito). Numa competição europeia não é normal uma equipa fazer dois erros defensivos tão clamorosos quase seguidos.
    Tirando estes casos o Benfica jogou bem, teve excelentes oportunidades , valendo o guarda-redes deles, para mim o melhor em campo. Agora não se pode em casa ganhar um jogo dando tantas fífias e agradecendo tanto à sorte. Com uma equipa italiana onde estes erros infantis, como atrasos mal feitos para o guarda-redes e bolas ao poste isolados quase não acontecem, não estávamos tão contentes.
    Lá temos de ter cabeça e tentar não sofrer golo (e já agora marcar). Se eles fazem o 1 a 0 vai ser complicado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa comparação essa da equipa italiana. É verdade.
      É costume a equipa entrar mal nos jogos europeus. O que nesta fase é preocupante. Mas depois realmente o Benfica foi melhor.
      Com outro conhecimento do Newcastle, penso que temos tudo a nosso favor na 2ª mão.

      Eliminar
  5. Na noite-não do Cardozo cabem o remate forte que possibilita a recarga ao Rodrigo,um penalty não assinalado quando foi puxado na área, e o já falado terceiro golo. E o passe do Rodrigo está longe de ser de morte...
    Bom resultado, como dificilmente deixamos de marcar, temos tudo para seguir em frente.
    Carrega Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo com algumas unidades menos bem, há equilíbrio por outros que se destacam.
      Acho que as meias finais estão à vista, desde que não relaxemos.

      Eliminar
  6. Anónimo5/4/13 02:58

    Rodrigo o melhor em campo!!?? lol Salvou-se o golo...Se o Benfica passou dificuldades em muito foi culpa dele...incapaz de ajudar a defender e incapaz de ligar o meio campo com o ataque....

    ResponderEliminar
  7. já ontem me enervava com os comentadores do jogo ..."duas bolas no ferro", mas expliquem-me lá qual é a diferença de duas bolas no ferro e de duas que passam a 30 cm.
    A diferença é nenhuma, para contar tem que passar no meio dos dois e isso só aconteceu uma vez.

    ResponderEliminar
  8. já ontem me enervava com os comentadores do jogo ..."duas bolas no ferro", mas expliquem-me lá qual é a diferença de duas bolas no ferro e de duas que passam a 30 cm.
    A diferença é nenhuma, para contar tem que passar no meio dos dois e isso só aconteceu uma vez.

    ResponderEliminar
  9. O tal que não joga nada originou "só" o 1º golo, com o seu remate violento que o defesa defendeu para a frente e permitiu a Rodrigo mostrar o seu "killer instinct", e foi ele que pressionou o defesa esquerdo do Newcastle para o obrigar a cometer o erro que Lima, acabadinho de entrar, aproveitou para facturar. Ou seja se Cardozo não tivesse estado nesses instantes do jogo, dificilmente marcaríamos os golos 1 e 2.

    Há uma forma crónica deficiente de ver futebol. É ver só o tipo que marca e não quem trabalha para que possa marcar. Ao longo das décadas construimos cenários de fantasia e ilusão, à espera que o novo Eusébio resolva. Não percebemos que o futebol é colectivo, há as formiguinhas que ninguém vê, mas que constroem as pontes e túneis onde passam as rainhas.

    Porque tenho tanta certeza da relação entre o desempenho de Cardozo e o resultado? Porque na Champios, Jesus possivelmente pressionado pela Direcção e também pela critica, ou até porque acredita que Lima é mais rentável do que Cardozo, deu mais minutos a Lima do que a Cardozo. Resultado? Cardozo marcou mais golos ...

    Mas há pessoas que NUNCA vão perceber de futebol ...

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking