O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Mais um a provar que há Benfica para além dos blogues

. 57 comentários
Sem rodeios há que assumir: Era um jogo decisivo e foram dois pontos perdidos. Bardamerda para a conversa de que eram só três pontos e que na frente continua tudo na mesma. Não, não continua tudo na mesma. Num campeonato fraquíssimo em que dois clubes conseguem completar uma volta de campeonato com apenas 4 pontos perdidos (descontando o jogo entre si), só um tolinho não entende que os 6 pontos em disputa nos confrontos diretos entre Benfica e Porto são absolutamente decisivos. E por sabermos isso, sabemos também todos desde já que estamos obrigados em teoria a ir pelo menos empatar ao Covil do Dragão para manter as contas na mesma.

Ora, como todos sabemos, embora já lá tenhamos conseguido alguns bons resultados, sempre que jogamos naquele Covil, psicologicamente entramos sempre a perder. Aliás, até na Luz entramos já sempre a perder, sempre com um terrível complexo de inferioridade, como se inconscientemente na cabeça dos jogadores haja o pressentimento de que do outro lado está uma locomotiva a larvar carvão e pronta a carregar em cima deles.

E neste aspeto, e desculpem-me aqueles que não perdoam a um Benfiquista um elogio ao adversário mas, nestes jogos a doer, o FCPorto consegue mostrar quase sempre onde está a equipa dos homens e onde está a equipa dos meninos. É nestes jogos que se vê quem assume e quem se esconde do jogo, quem mostra os dentes e quem está com medo de levar uma pazada e fazer dói-dói, sabendo nós que os jogadores oriundos daquele covil jogam sempre na base da intimidação.

Daí, claro, as palavras irritadas de Vítor Pereira sobre Maxi Pereira, porque, de facto, estes tripeiros não estão habituados a ver os adversários jogarem com as mesma armas deles. Porque Maxi Pereira é daqueles que cerra os dentes e não se esconde, nem perde para ninguém em rispidez nem no ímpeto com que disputa cada jogada. Fossem todos assim, porque é aí que o Porto ganha quase sempre, é os jogadores portistas a mostrarem os pítons e os benfiquistas a encolherem-se, não sendo raro chegar ao fim dos jogos e perguntarmos: “Foda-se, mas nós estivemos em campo?”

Explicar este complexo de inferioridade que revelamos quase sempre nestes jogos seria conversa para especialistas mas, tem de estar forçosamente relacionado com três décadas de derrotas copiosas (umas mais justas que outras) e ainda com o sentimento inconsciente de que mesmo dentro do campo, as regras não são iguais para todos.

Nem no campo nem fora dele. Alguma vez o Benfica vai jogar ao Dragão sem pedradas às vidraças da camioneta, sem barulho à porta do hotel ou envolvido em clima de terror desde que entra até que sai daquele estádio? Alguma vez os nossos jogadores se passeiam pelo Porto em tranquilidade como os jogadores do Porto fazem em Lisboa, ou se vê Luís Filipe Vieira a ver o jogo tranquilo no camarote como Pinto da Costa o faz na Luz? Tudo isto são pormenores que explicam muita coisa, e que mostram claramente que para vencer aquela gente não é possível sermos sempre “bons rapazes”, é preciso jogar com as mesmas armas.

Mas sobretudo, é preciso primeiro derrotar estes pequenos estigmas mentais e este medo que o nosso leitor Conde de Vimioso um dia inteligentemente definiu como uma doença do cérebro, para formar uma mentalidade realmente campeã. É preciso os jogadores encherem-se de brio e disporem-se a morrer em campo, e ir de facto com tudo para cima deles! Porque estas manobras paralelas ao jogo que a nós sempre diminui, ao nosso adversário parecem sempre dar-lhe ainda mais força! E isso faz uma diferença de todo o tamanho!

E por isso discordo mais uma vez da análise demasiado simplista do meu colega de blogue Shadows. Porque para ele isto é sempre culpa do treinador. Resume-se tudo a isso. Resume-se à tática, como ele diz, ao 4-4-2, porque era preciso colocar mais um homem no meio campo. Ok, então e entre os 65 minutos e os 90, sem Lima e com Aimar e Carlos Martins em campo, passámos porventura a dominar o jogo?

Isto faz-me lembrar Scolari e o Europeu 2004. Diziam os críticos que foi preciso perder com a Grécia no primeiro jogo para o Brasuca apostar finalmente no meio campo do Mourinho que nos levaria ao Olimpo. Pois bem, e quando perdemos a final com a mesma Grécia, não estava já em campo Maniche, Costinha e Deco?!

É que quando o Shadows refere que Jorge Jesus mostra medo (argumento que não aceito porque mostrar medo era alterar um modelo de jogo consolidado em função do adversário), ou que Jorge Jesus não sabe o que é o Benfica, apetece-me perguntar-lhe em que mundo vive ele. Porque o Shadows, não tenho duvidas nenhumas, viveu tardes gloriosas a assistir a vitórias épicas do nosso clube, vitórias essas que eu, em função da idade, não tive oportunidade de assistir.

Mas esse Benfica não existe mais caro Shadows. Eu acho que tu hoje, e isto sem ofensa, é que não sabes o que é o Benfica. Porque o Benfica de hoje não é o mesmo de há 40 anos, por muito que isso te custe. O Nothingham Forest também foi Bi-Campeão europeu e hoje joga na segunda divisão. A hegemonia do FCPorto não começou com Jorge Jesus caro Shadows. A hegemonia dura há 30 anos!

Se vens explicar com Jorge Jesus os erros individuais que cometemos sempre contra o Porto, as tremideiras do Artur, do Garay, do Roberto ou do David Luís, então caro Shadows, vais continuar a contratar camiões de treinadores sem chegar nunca à raiz do problema. Porque não duvides, vais continuar a perder!

Ou se vais continuar a publicar dois e três posts por dia, a invocar o sistema, os penaltys fantasma sobre o Yebda, os foras de jogo do Maicon, as amarelinhas e os cozinhados da Liga Portuguesa, para depois, quando perdemos (ou não ganhamos) um jogo, esqueces todos esses posts e deixa de haver equipas levadas ao colo e outras que têm de lutar contra toda uma série de coisas, para passar a ser tudo culpa do treinador, mais uma vez, vais continuar a disparar tiros à toa sem acertar nunca no porta-aviões.

Porque o Sporting este ano, por exemplo, também foi capaz de anular o Benfica durante a primeira parte. Mas na segunda já não foi capaz, porque ninguém aguenta correr durante 90 minutos como os lagartos correram nos primeiros 45. Tu é que falas na amarelinha, mas de facto, se aquilo é só preparação física tiro o chapéu à equipa técnica do Porto, porque Fernando, João Moutinho, Lucho e Mangala pareciam toiros possuídos a correr sem o mínimo sinal de desgaste.

Uma palavra final para Matic, que grande jogatana do Sérvio. O tal, que à semelhança de Lima, Olá John, Enzo Péres ou Jardel por exemplo, por aqui foi arrasado bem antes de ter tido oportunidade de mostrar o que valia. Este era o tal que não era 6 nem era 8 e era um erro de casting de todo o tamanho.

Felizmente aí está mais um para provar que ainda há Benfica para além dos blogues. 

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

57 comentários

  1. Concordo a 100% com o que foi aqui escrito. Eu vi um jogo totalmente diferente do Shadows.
    Vi um Porto que foi vulgarizado e que só empatou por causa de um brinde do Artur e de uma grande defesa do Helton a remate do Cardozo.
    O Benfica saiu do jogo de ontem com ascendente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para recordar...

      Já te tinha visto concordar comigo a 0%, a 20%, a 40% e a 65%, mas a 100% é muito zero, é para recordar:))))

      Mas concordo: contra o Porto qualquer treinador paga bem caro a factura dos erros individuais dos jogadores em campo, erros muitas vezes totalmente infantis (não só neste jogo), fruto de estigmas psicológicos antigos que vão bem mais além das tácticas dos treinadores.

      Eliminar
    2. Epá, fiquei insatisfeito com o empate mas acho que não se podem pôr as culpas no Jesus. Soube ler o jogo quando encheu mais o meio-campo, meteu o Carlos Martins para a raça.
      Apesar de tudo, acho que a mentalidade está a mudar nos jogadores do Benfica e este ano vê-se muita união e já se começa a ver crença em que é possível ser campeão.

      Eliminar

    3. Ainda mais sucinto.

      Vi o mesmo que tu, só não vi foi a ...estocada.....

      Eliminar
  2. Bom post! Concordo que perdemos o jogo apenas no campo psicológico e acredito que também devíamos renovar com o JJ mesmo que não ganhemos o campeonato. É um treinador que fez muito pelo Benfica. Parabéns ao Matic e ao Jardel pela renovação!

    ResponderEliminar
    Respostas


    1. Eu diria que exijo que JJ seja campeão e a seguir lhe desejaria felicidades.

      Eliminar
  3. Ora até k enfim vejo neste blog uma mente actual e com descernimento pra ver as coisas como elas são sem meter ao barulho kem tem menos culpas no cartório,assim dá vontade de comentar post's neste blog,se bem k,espero n ser cortado o meu comentario como é norma tmb neste blog :/ ...

    Concordo e daki endereço os meus parabens pelo post(no fundo,alguém viu o msm jogo k eu vi).

    Gostava de ver mais post's deste amigo,o k me faria vir e comentar,obg amigo REDMOOM

    PNC

    OBS: Espero k este meu comentario passe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras. Sejas sempre bem vindo

      Eliminar

    2. """Culpas, cartório"""..

      Eu ""daki"" vejo culpas e cartório.

      Eliminar
  4. Clap, clap, clap!!!

    O JJ não é o melhor do mundo? Verdade absoluta!

    O JJ erra? Verdade absoluta!

    O JJ poderá ter conferências de imprensa infelizes, algumas das quais sobranceiras? Verdade absoluta!

    Mas o SLB não ganha com a regularidade que todos nós queremos por culpa do JJ?

    O SLB não ganha porque, enquanto foi dirigido por Martins (se bem que teve méritos noutras ocasiões) Santos, Britos e Damásios (este então foi gritante) deixou que se instalasse um polvo no futebol português que o domina e asfixia há 30 anos!!!

    O LFV peca porque não percebeu atempadamente que a única estratégia possível era o confronto radical e declarado ao SISTEMA instituído, não de uma forma complexada (Norte Vs Sul) mas sim de denúncia e de retirada de apoio a tudo o que tivesse o dedo do Peidoso...

    Só com uma oposição feroz e montando uma organização interna e blindada é que vamos começar a ganhar ao Porto regularmente.

    É por isso que o Porto ganha, independentemente de ter lá Vitor Pereiras, Ivics, Del Neris, Jesualdos ou por aí fora...

    Quando acerta num treinador realmente bom, como foi o Mourinho, arrisca-se a ganhar coisas grandes (Champions)...quando tem treinadores medíocres (Vitór Pereira) vai ganhando o Campeonato Nacional...

    Que faria JJ no Porto? Já pensaram nisso?

    Arrasava!!!

    Não ver isso é ter vista curta...a mesma que crucifixa o homem por causa do Rosa, Miguel Vitor, Urreta e outros que tais, mas que se esquece do que eram Di Maria, Coentrão, Melgarejo, Matic, David Luiz, Ola John...

    Por não ver isto é que LFV andou 5 ou mais anos a brincar aos treinadores e aos jogadores, como se o sucesso dependesse disso...Em Inglaterra sim...Em Portugal, Espanha, Itália...não...

    JJ não é perfeito, não é o melhor mas é bom treinador!!!

    O que ele precisa, para ganhar com mais regularidade, é de uma estrutura mais forte, totalmente blindada!

    Se o LFV é capaz de montar isto é que tem que se duvidar! Esperemos que aprenda com os erros do passado...e vá melhorando...ou então que apareça uma alternativa melhor...o que não tem acontecido...(e por favor não me falem do Veiga...)

    AC

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. Sair Jorge Jesus para vir quem? Quem? E seja esse quem quem for, é com esse quem que vamos começar a ganhar?

      Há malta que julga que sim.

      Eliminar


    2. Resumindo. O JJ é uma granda...mas eu só tenho MUITO medo que ele vá para...

      Red, também tu a anunciar outro apocalipse???

      Não reparaste que o mundo não acabou!!!!

      Eliminar
  5. Um porto que foi vulgarizado? O Benfica saiu com ascendente?
    Mas está tudo doido??

    Redmoon, Jesus não teve medo mas foi, mais uma vez, teimoso (para ser simpático). Quando se aposta numa táctica q não resulta ou se é teimoso ou incompetente para não saber mudar. Seja qual a opção, nenhuma delas serve o Benfica. E está visto que não vai ser Jesus que te vai dar a conhecer o Benfica que o Shadows conhece.

    É possível falar dos roubos do Proença e dos erros de Jesus.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não fui eu que escrevi nem que o Porto foi vulgarizado nem que o Benfica saiu com ascendente.

      Eliminar
    2. Quem disse Porto vulgarizado fui eu Pedro. Se calhar vulgarizado é uma palavra forte. Mas achei que o Benfica foi claramente superior. O Benfica criou os lances de maior perigo, e só não ganhou por culpa própria.
      Desta vez fiquei frustrado porque a vitória esteve mesmo á vista e viu-se nos jogadores a ambição para a conquistar. Basta ver a atitude do Aimar a empurrar toda a gente quando entrou, a crença do Carlos Martins e isto para não falar de quem esteve em campo o jogo todo.
      Também houve exibições menos conseguidas mas no geral o Benfica mereceu a vitória. Acho que falta muito pouco para se dar o clique psicológico no Benfica de que o Porto não é um bicho papão.

      Eliminar
    3. Sinceramente o jogo tirando aqueles 7 minutos alucinantes foi fraquinho fraquinho, tão fraquinho que a unica oportunidade que houve no jogo foi a do Cardozo para ai aos 78 minutos de jogo, a meu ver não houve supramacia de ninguem, quem tinha que atacar era o Benfica que jogava em casa e esteve sempre a perder, sempre atrás do prejuizo, eles fizeram o jogo deles, quem tem que fazer algo diferente somos nós, até porque lá nós não mostramos a personalidade e confiança deles aqui

      Eliminar
  6. a tactica do jj é má sobretudo pra jogos com equipas grandes e nao haja duvida que tamem chega a meio da epoca e rebenta com os jogadores , depois atentem na qualidade dos nosso jogadores , maxi pereira é aguerrido e faz falat isso ao benfica , mas é fraco , melgarejo tmb é fraco e ja agora por falar em aguerrido pq que a equipa do porto toda ela é aguerrida ? e nos temos o maxi pereira e o matic ? e depois claro convem ser aguerrido dentro de certos limites .
    o benfica falaha em muita coisa e demora muito a emendar os erros .

    jose luis cruz

    ResponderEliminar
  7. Concordo com o post.
    O Benfica tem de mudar de mentalidade nos jogos contra os corruptos e deixar de vê-los como um bicho-papão. Quando se der esse clique, tudo será diferente.
    Em relação ao Maxi, é verdade que é uma entrada feia mas é perna com perna. Não é uma entrada com os pitons nem uma agressão. O Maxi quis parar o Moutinho e se calhar também abusou na entrada porque já devia estar fartinho de ver aquele caceteiro a dar pau o jogo todo e só ver amarelo aos 82min. Agora anda a merda do rascord a publicar um monte de notícias sobre essa entrada como se tivesse sido uma coisa de outro mundo. Enfim, parece que nunca viram o Bruno Alves jogar, ou então na actualidade, o próprio Fernando que dá cacetada todos os jogos.
    E quando se fala em atitude dos jogadores, eu tenho de incluir aí o Enzo. Para mim, para além de estar a mostrar que é um belíssimo jogador tacticamente e tecnicamente, é um poço de garra, raça e alma. Aquela repetição em slow motion dele a comemorar o golo do Gaitan espelham bem o quanto o Enzo sente o jogo. Ele luta por todos os lances. Enerva-se com as injustiças. Vive o jogo intensamente. Joga com amor à camisola e por isto tudo é que ele é neste momento um dos meus jogadores favoritos do Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Homenagem justa ao Enzo Peres. Ainda não pauta totalmente o ritmo do jogo e tem aspectos a melhorar, mas pode chegar lá. Nada mau para quem joga no meio apenas há 4 meses.

      Saiu porque já estava a começar a distribuir fruta e, vestindo ele de encarnado, não iria durar muito mais em campo.

      Viu o primeiro amarelo por discutir com o árbitro uma dupla entrada sobre Gaitan, que passou sem punição. E a forma como protestou, mostrou bem a garra que tem, a forma intensa como estava a viver o jogo. Precisamos de mais jogadores assim.

      Eliminar
  8. "O Benfica para além dos blogues"

    - Apoia um antigo "paga-p*tas" do outro clube para presidente da liga e depois para a federação
    - Senta-se ao lado de Salvador a ver jogos de Golfe, apagões e banhos de água fria
    - Senta-se ao lado de Joaquim Oliveira a ver o Benfica ser atacado em todos os jogos transmitidos pela televisão do sistema
    - Tem um treinador que diz no fim de um jogos ACERCA DE UM ACTIVO DO CLUBE " eh para o campeonato vai chegando, para a liga dos campeões já não dá" (Luisinho) PORQUE É QUE O JJ NÃO FOI DESPEDIDO NESSE DIA???

    Mas também se têm feito coisas muito boas e grandes contratações Garay, Witsel, Javi, Aimar, Saviola, Artur, Gaitan, a formação está a começar a aparecer o discurso está mais assertivo e há menos papagaios (RGS), etc etc!

    Acho, e já o escrevi aqui, o Benfica tem de parar de reagir a provocações e tem de provocar! Os jornalistas que nos atacam tem de saber que não o podem fazer impunemente (por exp. o rascorde inventa uma noticia acerca do roberto e da pj e nós "perdoamos" ao jornal) não acredito na violência, mas a SAD tem que se defender de boatos e noticias de transferências nos tribunais, poderia a EDP ter 30 compradores "inventados" pelos jornais num ano? O Benfica devia emitir um comunicado a afirmar que não se revia na opinião de nenhum dos paineleiros televisivos, especialmente os que jantam com bufentos e passar a controlar todos os aspectos da comunicação com o exterior, afinal esta merda não é o circo do Real Madrid. O Benfica não deve "chorar" por ter sido roubado pelas arbitragens, deve atacar antes dos roubos (tem já uma boa ocasião no próximo jogo) deve recorrer se tal for o caso às tácticas mais radicais e infantis, se preciso, como o boicote de entrevistas pós-jogo com respostas pré-programadas, OS BENFIQUISTAS DEVEM BOICOTAR OS JOGOS COM AS FILIAIS DOS CORRUPTOS, porque vamos nós encher o cu de dinheiro à Académica e ao Setúbal por exp? Porque não ir ao estádio e ficar do lado de fora para mostrar ao mundo a vergonha que se passa em Portugal!

    O Benfica é um monstro com uma força colossal, mas que infelizmente está dispersa, desmoralizada e não fala a uma só voz, quando LFV tiver tomates para romper com a Liga e a FPF (que se esqueceu de Luisão e apoiou o cuspidor), quando LFV souber que o Benfica é mais do que os Benfiquistas que votam nele, então esse monstro acorda e depois tenham cuidado! Basta aos de contumil, não terem as receitas de 2/3 anos da Europa e não fazerem aqueles negócios milagrosos tipo Givanildo para que o castelo de comissões desabe!


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "em um treinador que diz no fim de um jogos ACERCA DE UM ACTIVO DO CLUBE " eh para o campeonato vai chegando, para a liga dos campeões já não dá" (Luisinho) PORQUE É QUE O JJ NÃO FOI DESPEDIDO NESSE DIA???

      Tu quiseste ver essa afirmacao pelo lado negativo. Eu vi-a como um travao nas euforias. Aparentemente, e segundo a imprensa espanhola, Mourinho tentou "motivar" Di Maria dizendo lhe na cara que nao joga nada.

      ENfim, sao feitios! E desses, ha quem goste mais e quem goste menos

      Eliminar
    2. Frisou muito bem, na cara do Di Maria e não em conferência de imprensa...
      Um "pormenor" que se calhar faz toda a diferença...e há agora podia ter dito a frase toda ou seja, Mourinho disse-lhe: Antes de renovar jogavas muito, agora não jogas nada...o que faz toda a diferença e encaixasse num contexto totalmente diferente...não desprezou o seu jogador mas alertou-o para um facto que poderá ser motivacional...e mais um vez saliento que lhe disse na cara e não para a imprensa...

      Eliminar
    3. Eu não acho que JJ seja perfeito, atenção. Medem-se os prós e medem-se os contras e tiram-se ilações.

      Algumas declarações são despropositadas, concordo. Essa que referes, para mim, nem tanto. Todos sabemos que com JJ é pão pão queijo queijo. Se o jornalista faz a JJ uma pergunta directa sobre Luisinho, JJ responde e diz o que pensa.

      O jornalista elogiou a exibição. JJ à sua maneira quis dizer: "Calma, o jogador chegou à pouco de um clube pequeno e tem ainda muito que crescer. Não é altura de euforias."

      Poderia dize-lo de outra forma? SIm, se calhar podia

      Eliminar
  9. Caro RedMoon, assim está bem, aliás já nos habituaste a este teu superior discernimento.
    Concordo em absoluto com o que dizes, e acrescento, renovar já o contrato com o JJ, não ficar à espera no que dá o campeonato e as taças.
    Já agora e a propósito das trocas de treinador vou citar aqui um provérbio que mostra mais uma vez a sabedoria do nosso povo:
    -QUEM VAI À FEIRA DAS TROCAS SABE O QUE LEVA, MAS NÃO SABE O QUE TRÁS!!!!
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais! QUEM VAI À FEIRA DAS TROCAS SABE O QUE LEVA, MAS NÃO SABE O QUE TRÁS!!!!
      Abraço0

      Eliminar
  10. Aguia despreocupada15/1/13 20:25

    Oh Shadows nao te defendes do nosso colega RedMoon que diz que nao percebes o que e o benfica lollllllll so percebes o benfica dos anos 60,70 olha eu tambem sou desse tempo ai que saudade tenho eu desse benfica...mas agora os tempos sao outros e a mafia nao nos deixa ganhar,mais um grande post do Redmoon pouco mais tenho a dizer porque ele focou pontos importantissimos como esse de podermos ou nao podermos jogar com as mesmas armas dos corruptos,na minha opiniao claro que nao podemos se o Lucho o Joao Moutinho o Fernando acho eu correram os 90 minutos com a mesma pujança acho estranho o Joao Moutinho um pouco maior que um anao onde vai ele buscar toda essa força nao sabemos de nada mas suspeita-se ne,olha porque nao fazemos o mesmo dar um pouco de espinafres a dois ou tres dos nossos mais fraquinhos para podermos fazer o mesmo so assim combatemos com armas iguai.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia, o comentário pode demorar mais tempo a entrar, mas ninguém te censurou. És sempre bem vindo. quanto à resposta aqui do Shadows...já está! :)

      Eliminar
  11. http://relvado.sapo.pt/diversos/liga-ataca-olivedesportos-444940 Dêem uma olhadela a isto

    ResponderEliminar
  12. Pedro de Almeida15/1/13 21:46

    Concordo em absoluto, conseguiste verbalizar muito bem aquilo que penso há anos! O Benfica é para o Porto o grande inimigo, o alvo a abater, um ódio que ultrapassa tudo o que é racional. Está na hora de pagar com a mesma moeda, caso contrário nunca mais conseguiremos assumir a supremacia no futebol nacional.

    ResponderEliminar
  13. Muito bom post, parabéns!!
    È esse tipo de luta que todos os Benfiquistas do norte esperam para o Benfica, é esse sentimento de injustiça, orgulho na história do Benfica, um sentimento de demonstração disso mesmo ao nosso rival de que realmente estamos lá para mostrar a nossa força e união, é preciso acabar com o FCP e mais nada...
    Não se pode desculpar tudo a JJ, muito antes de começar na direção uma outra mentalidade deve passar acima de tudo pela estrutura que trabalha com os jogadores (treinadores) tem sido sistemático este tipo de "pasmaceira" na equipa durante os jogos contra as equipas grandes salvo o jogo com o Chelsea e Barcelona C! Dizer que o Benfica mereceu ganhar no domingo é enganar-se a si próprio, eu digo que o empate é ajustado ás 2 equipas pelas oportunidades de golo. Dizer que estivemos bem, será talvez fruto da pouca ambição que paira no Benfica nestes ultimos anos, eu senti uma equipa do Benfica incapaz em fazer o seu jogo habitual e isso (por muito que me custe) é "dedo" do Vitor Pereira que trabalhou bem para parar o Benfica na sua melhor arma que é as transições rápidas da linha de meio campo e linha avançada! As faltas táticas que FCP usou é por si só fruto do estudo do adversário, é o que se chama na giria treinar em função do adversário sem perder a sua identidade! O Vitor Pereira não é a ultima coca cola do deserto, JJ também não o é e a prova é sempre a mesma, isto é, falha onde não pode!! Mestre da tática? Digam como e provem em que é que se baseiam para afirmar tal coisa?!!

    "Mas sobretudo, é preciso primeiro derrotar estes pequenos estigmas mentais e este medo que o nosso leitor Conde de Vimioso um dia inteligentemente definiu como uma doença do cérebro, para formar uma mentalidade realmente campeã. É preciso os jogadores encherem-se de brio e disporem-se a morrer em campo, e ir de facto com tudo para cima deles! Porque estas manobras paralelas ao jogo que a nós sempre diminui, ao nosso adversário parecem sempre dar-lhe ainda mais força! E isso faz uma diferença de todo o tamanho!"

    È mesmo este o caminho, será dificil???

    O Maxi é daqueles que serra os dentes mas o Bruno Alves também o era e todos nós pedimos mais vermelhos aquele carniceiro! Embora não se compare o Maxi com o carniceiro, o fato é que com o árbitro a seguir as leis á risca Maxi era expulso e ficava o Benfica reduzido a dez! È preciso sim raça na bola e na entraga á mesma pela equipa!
    Não podemos ter um treinador que sistematicamente é confrontado com ataques do rival em todas as frentes, é preciso responder ao Vitó sobre o que ele acusa, ora um dia ri de JJ/Benfica sobre o salário que tem, outro dia ironicamente chama de super equipa ao Benfica e tal...no domingo diz que o Benfica é bola para a frente e mais nada, depois não sabe quem é a equipa na liga dos campeões...foda-se coitadinho na minha terra é corno!!! Já chega do discurso simplista de JJ é preciso defender acima de tudo a sua equipa e a seguir o seu clube, afinal é o clube que lhe paga um salário "fraquinho"...
    È preciso também uma melhor comunicação no nosso clube, não podemos estar calados por exemplo no ultimo assunto do resultado do jogo no site da liga de clubes é preciso inverter as acusações ao rival usar a mesma tática que os azuis curruptos!! È preciso reação no Benfica!!
    Espero o Benfica campeão mas muito lá no fundo sei que a currupção está "on line" e que com esta mentalidade, ando desconfiado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. Naquele lance o Maxi esticou-se, mas quase sempre, joga viril mas sem maldade. Aquela entrada por exemplo sobre Joao Moutinho ve-se que nao é para aleijar. Ele entra com o pe esticado para intimidar Joao Moutinho e intimida-lo, mas ao perceber que Joao Moutinho ia disputar o lance, encolhe a perna para nao o aleijar.

      Se fosse para aleijar, tinha o desmontado todo:))))

      Eliminar
  14. Apoiado totalmente, RedMoon. Sabemos que esta atitude merdosa de meninos frente a um bando de raivosos é frustrante para todos os benfiquistas. Sabemos isso, é uma doença. Mas para (quase) todas as doenças há uma cura, que pode ser dolorosa ou difícil. E a pergunta que faço é: não há cura para esta doença? E se há, qual é? A resposta a isto deveria ser dada pela estrutura dirigente. Mas se ao longo de todos estes anos se a doença se agravou e não tem havido discernimento para uma intervenção clínica (no verdadeiro sentido do termo, esta é uma doença de foro mental), o que podemos esperar no futuro? O pior será se se instalar a desesperança que é para onde nos está a levar esta incapacidade dirigente.

    ResponderEliminar
  15. Boas!

    Pois bem, depois de ler o teu post devo dizer que concordo em vários pontos, mas acho que foste incoerente em duas coisas:

    - Sem a menor dúvida que o jogo tinha mais importância para além dos 3 pontos. Concordo em absoluto contigo neste ponto. O primeiro parágrafo é na mouche!

    - Concordo inteiramente com a questão psicológica contra o porto. Segundo parágrafo certeiro também.

    - Logo a seguir aparece a tua primeira incoerência. Dizes que "o FCPorto consegue mostrar quase sempre onde está a equipa dos homens e onde está a equipa dos meninos." para logo a seguir elevares o Maxi Pereira e o Matic à categoria de "homens". Então, mas são meninos ou são homens? E consideras o Garay, por exemplo, um menino também?...
    O problema principal aqui não é o pôr o pé ou deixar de pôr o pé. É saber de antemão que ao entrar para um jogo com o porto os jogadores já sabem que o campo vai estar inclinado. Se deveriam morderem-se todos e comer a relva para contrariar isso? Sem a menor dúvida! Mas põe-te no lugar deles. Imagina-te a entrares para um jogo em que sabes à partida que os outros te vão dar cacetada e que se tu responderes vais para a rua. Como gerias isso? Tu até escreveste que "as regras não são iguais para todos"!...

    - Concordo inteiramente que "é preciso derrotar estes pequenos estigmas mentais" e que "É preciso os jogadores encherem-se de brio e disporem-se a morrer em campo". Acho que, corrupção à parte, essa diferença de atitude é o que mais diferença faz entre as duas equipas.

    - Depois vem a tua segunda incoerência. Primeiro dizes que o Shadows culpa sempre o treinador. Depois dizes que ele publica "dois e três posts por dia, a invocar o sistema". Então mas afinal acusas o Shadows de culpar o treinador ou o sistema?

    De qualquer forma foi, no geral, uma boa postadela... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Ricardo pela tua extensa análise.

      Em relação às incoerências que notaste:
      O Benfica tem de facto alguns "homens", Mas jogadores como Sálvio, Rodrigo, Gaitan, Aimar, Melgarejo, entram claramente em desvantagem neste tipo de jogos.

      Em relação ao Shadows, eu não critico os posts dele, atenção.
      O que quis dizer foi que, sabendo ele como sabe como as coisas funcionam em Portugal, é um erro de julgamento tremendo achar que é trocando JJ que se resolve o problema.

      Pode porventura, encontrar um treinador como Graeme SOuness, mais guerreiro, que equilibre as coisas em termos de mentalidade em jogos com o FCPorto.

      Mas que adianta ter um treinador capaz de derrotar o FCPorto se depois nao for capaz de derrotar a Academica e o Gil Vicente?

      NO mais, a analise dos homens e dos meninos nao é deste jogo. SOmos meninos nos jogos com o FCP ha muitos anos. Apesar de tudo, acho que hoje estamos mais perto de equilibrar as coisas do que estavamos ha 5 ou 6 anos.

      Cumprimentos

      Eliminar
  16. A única prova é que sois comidos há 30 anos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comidos no campo e fora dele. Comidos no youtube e fora dele.

      Eliminar
  17. Quanto ao porquê de o Benfica denotar extremas dificuldades contra o Porto, estou de acordo porque antes do jogo já tinha alertado para isso, é um problema de personalidade e de falta de preparação mental e ai estou em desacordo, o treinador tem muita não sei se culpa mas responsabilidade, pois as equipas são a imagem dos treinadores em campo e são aquilo que ele lhes transmitiu, o Redmoon já percebi que não é do tempo do Eriksson, mas fique sabendo que quem mudou a mentalidade do jogador português, foi Eriksson quando veio para o Benfica, e depois isso teve influencia na selecção que fez dois apuramentos seguidos para grandes competições, vou só recordar algumas tiradas de Eriksson: quando cheguei os jogadores tinham medo de ir jogar a Roma, Liverpool, etc a redutos de grandes equipas e eu disse-lhes que íamos lá para ganhar e os jogadores ficaram a olhar para mim; final da taça nas Antas: presidente eles querem nas Antas, ok deixe marcar para as Antas, depois disse aos jogadores a final da taça vai ser nas Antas e nós vamos lá para ganhar e quem ganhou? O Benfica com um golaço do Carlão, percebe a diferença, gritante por sinal para o JJ? É que não tem nada a ver
    Depois o Benfica não anda a levar porrada deles há 30 anos, eles marcaram esta diferença a partir de 1995, noutro post já coloquei os jogos entre ambos os clubes, o Benfica antes disso ganhou-lhes varias vezes com equipas inferiores, quer mais um exemplo, 4 de Janeiro de 1987 na Luz, 3 golos de Aguas, jogávamos com Edmundos, Tuebas, Nunes, Wandos, jogadores normais mas que se batiam, incorporavam a mística do clube, o Benfica perdeu muito a partir do momento em que decidiu mudar a sua politica desportiva para a contratação em massa de estrangeiros chegando ao ponto actual de nem ter um jogador português no onze, sei que a Lei Bosman mudou o futebol, mas para pior, o mesmo está completamente descaraterizado, pois aumentou o fosso entre os clubes grandes e os médios e os pequenos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Zé,

      Concordo, a mentalidade dos treinadores ajuda mas, como disse anteriormente, de que adianta contratar um treinador com a formula magica de derrotar o FCP, se depois nao conseguir derrotar o Gil Vicente e a Academica?

      A verdade é que o Benfica tem perdido jogos com o FCP de forma infantil, com erros individuais gritantes, proprios de principiantes.

      E quando assim é, quando um guarda redes de 30 anos treme daquela maneira, lamento dizer mas nao ha treinador que resista.

      Eliminar
  18. Quantos aos jogadores, para mim Lima já era bom jogador no Belenenses, sempre disse que me trás à memoria o Isaias, o Matic, para mim definiu-se num jogo grande, contra o Chelsea o ano passado, foi ai que ele mostrou o que valia e só tem confirmado isso, agora o Jardel é banalíssimo, é um afortunado da bola por jogar no Benfica, melhor há ao pontapé, não querendo dizer que não se tenha safado, mas nada de especial, quanto ao Ola John só jogando poderia saber o que valia, e quando começou a jogar mostrou que não era jogador só para o campeonato, o Enzo Perez sabe jogar à bola, a bola não o atrapalha, mas é uma adaptação e as pessoas têm que perceber e o treinador também tem que perceber, que nem todas as adaptações resultam, não sei se o lugar onde ele rende mais seja ali, até porque há jogadores que fazem bem varias posições, mas a questão em relação aos jogadores é que JJ não aposta neles por convicção, aposta porque não tem mais soluções, e como não tem mais coloca a jogar jogadores que antes não contavam para ele.
    Nos jogos contra o Porto JJ tem estado pessimamente mal em vários aspectos, como montar a equipa, na preparação da equipa para esses jogos, na constituição da equipa, na leitura de jogo e nas substituições, se tiver duvidas, pode-se ver jogo do Dragão lá no ano do titulo, os jogos no tempo do Villas Boas, o ano passado na Luz e neste ano, e isto num treinador que até começou bem contra eles, ganhando um jogo, em que o Benfica jogou desfalcado e mesmo assim lutou tanto ou mais que eles, teve tanta ou mais atitude que eles, este estou farto de dizer devido ser um jogo que JJ devia ver e mostrar aos jogadores antes dos jogos contra eles, depois ainda ganhou a taça da liga a eles, mas depois disso é um autentico descalabro, até o Vitinho nestes jogos é melhor que ele, por muito que isso custe. JJ é apenas um bom treinador e não mais que isso, não é nenhum catedrático como ele se julga nem é mestre de nada, e a meu ver não tem perfil para treinar uma grande equipa, pois uma grande equipa não se pode amedrontar por ir jogar contra qualquer equipa, e JJ tem falhado em toda a linha nos jogos decisivos, por vários motivos. Este ano mais uma vez falhamos em todos os jogos que jogamos contra equipas que nos pudessem fazer frente, Braga, Porto e Barcelona, em casa, Barcelona fora, o único jogo que ganhamos foi contra o nossos vizinhos, mas apesar de terem dado tudo, eles estão muito mal, estão a atravessar o pior ano da sua historia, mas contra o Benfica dão tudo, mas este ano não chegou.
    Neste momento e de há uns anos para cá está institucionalizado que se Vieira sair quem vai para lá? O Benfica morre, agora é o JJ, se ele sair quem vai para lá, ninguém não mais nenhum treinador com capacidade para treinar o clube, duvido é que alguém com os orçamentos que o Benfica tem tido nos últimos 4 anos, alguém fizesse pior que isto, mas é a opinião de alguém que sempre achou que JJ devia ter uma oportunidade de mostrar o seu valor num clube maior do que aqueles que ele tinha treinado.
    E caro consocio o reinado deles dura à 19 anos com este, não mais que isso, se duvida é só ver a historia, está lá tudo, de 1970 a 1994 o Benfica ganhou 14 campeonatos em 24, de 1995 até hoje ganhamos 2

    ResponderEliminar
  19. Grande Redmoon, saúdo o teu post e a tua análise.
    Algo em que concordamos muito é em discordar. Aqui está mais um exemplo disso.

    JJ é o culpado, dentro das suas responsabilidades, que é a escolha da táctica e equipa.
    Essa história de o treinador 'ser fiel' às suas ideias é uma espécie de cobardia. Cada jogo tem a sua história e a inteligência de um treinador é saber adaptar a equipa ao que vai encontrar.

    Todos sabiam que o FCP iria apresentar o mesmo meio campo forte, que nos últimos 2 anos na Luz tinha sido determinante no fio de jogo do FCP na Luz.
    JJ ignorou isso.
    Falas no Carlos Martins e Aimar...recordo-me que escrevi que Aimar/Cardozo nunca funcionou. Carlos Martins esteve parado muito tempo. Má escolha.

    A tremideira e os erros individuais dos jogadores nascem sempre de 2 vectores: falta de estofo do jogador e/ou má preparação psicológica da equipa por parte do treinador.
    Eu escolho a opção 2. Claramente.

    JJ frente ao FCP, desde o jogo no Dragão em 2010, é medroso. E nem acossado pelo Vitó soube sequer defender o seu esquema.
    Aliás, JJ frente ao FCP nunca demonstra a cagança que desbronca contra os outros. Chama-se a isso não querer queimar o seu futuro fora do Benfica. Só não vê quem não quer.

    Mas esta questão vai além de JJ. Passa pelo presidente do Benfica.

    Quando mencionas o facto de o FCP se passear pelo Parque Eduardo VII em paz, tens razão.
    Quando mencionas que os dirigentes do FCP vão para a bancada sem problemas ou hostilidade, tens razão.

    Quem fomenta essa passividade? LFV.
    Se o presidente do Benfica recém-leito faz isso, continua a manter o apoio a Fernando Gomes, aparece no FB a jantar com o amigo Rui Moreira, cala-se perante os ataques do Salvador ao Benfica, chama amigo a Joaquim Oliveira que tem sido o maior servo de PC, achas que são os adeptos que têm família e empregos que se vão armar em heróis perante a escolta policial do FCP?

    Cai no mundo real, Redmoon.

    De facto o meu Benfica era outro. Era o que se equipou no corredor em 1991 nas Antas e venceu. Era o que não se calava perante os roubos que lhe faziam.

    Temos sido muitas vezes roubados. Sem dúvida. Mas isso não desculpa tudo. Nem de longe. Para mim, só podemos apontar aos outros os seus erros(árbitros) quando fizemos o melhor que podíamos.

    Eu só vejo um complexo de inferioridade frente ao FCP por parte de JJ, que contamina os jogadores.
    Vê os resultados de JJ no Benfica frente ao FCP. Precisas de mais?

    Tu Redmoon, tu é que não sabes que Benfica é este. Um Benfica que coloca a passadeira vermelha ao FCP para fazer o que quer, nos orgãos dirigentes do futebol.
    Por isso é que PC nunca deixou de ir para o Altis. Esse hotel pertence a outro que devido aos seus interesses fora do clube, abriu as portas da arbitragem e da FPF a PC.
    Lições de benfiquismo desse tipo de gente não recebo.

    Abraço!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande Shadows,

      como ja te disse em privado, e como o GeraçaoBenfica me dizia ha muito tempo: a malta gosta é de sangue:))

      Mas como sabes, sempre que discordo, não é pessoal. Nunca foi preciso sacar das pistolas:)))

      Eh pá, tens razão. Eu de facto nao conheço o Benfica do teu tempo. Mas conheço o do meu, e este ja dura ha muitos anos, sempre ou quase sempre a perder com o FCP, mas com uma diferença em relacao ao de JJ. É que ficava sempre a muito maior distancia.

      Continuo sem concordar com o medo do JJ que referes. Nao percebo onde vês o medo. O que tu ves é uma equipa paralisada em campo e poes a culpa no treinador. Eu sinceramente nao vejo o medo. Vejo é uma equipa a perder muitos jogos com o FCP por erros individuais infantis. Nao se justifica que num jogo daqueles, um guarda redes com 30 anos de um pontape na atmosfera que da golo ao adversario.

      Tambem é preciso nao ignorar que o Benfica nao é uma super equipa. Nao é invencivel. Uma equipa que todos os anos vende as suas estrelas nao é uma super equipa. Ha equipas tao boas ou melhores que a nossa e às vezes temos de reconhecer merito aos adversarios na forma como sabem anular as nossas forças. Moutinho, Lucho e Fernando sao jogadores maduros e de grande gabarito. O nosso meio campo foi lapidado de dois jogadores nucleares e os que la estao ainda estao a crescer.

      E depois ja se sabe, começar a perder na Luz aos 3 minutos, na cabeça dos jogadores veem logo os fantasmas dos 5-0 e desmorona-se tudo!

      EU acho que deveria ser altura de deixares de criticar tanto JJ e começares a dizer quem querias la ter em vez dele. Aí já podiamos começar a discutir qualquer coisa:)))

      Abraço



      Eliminar
    2. São todos uns sanguinários que nos querem ver à porrada! Mas neste blogue têm azar, porque não vamos nessa conversa!! Aqui sacamos é de mais um copo para continuar a debater o Benfica!! :)

      Antes de mais, quem nos ler pensa que tu tens 18 anos e eu 50 anos!! :)

      Perder por menos continuar a ser...perder. É isso que não aceito que se enalteça em JJ. Continuamos a perder, e muitas vezes com a sua responsabilidade directa.

      Realmente, ter Lucho, Moutinho e Fernando é ter um meio campo fortíssimo. O nosso foi delapidado, sem dúvida.
      Mas não foi JJ que disse que não precisava de mais jogadores?

      Falas nos fantasmas dos 5-0 e tens razão. Não seria esse também um trabalho do treinador?
      O líder não o é só quando é para tirar dividendos do 'rolo compressor' e outras coisas positivas.
      Também o é para assumir quando as coisas correm mal.

      Viste alguma declaração do JJ a dizer algo do género:
      'Não foi o Artur que falhou. Fomos todos. Quando um falha todos falhamos, assim como quando um marca golo, todos marcámos.'

      Isto sim era de alguém que coloca o interesse do grupo à frente do seu.

      São estes alguns dos pecados de JJ, que já teve muito mas muito tempo para os emendar.

      Eu não sei quem o substituirá. Não pensei nisso porque não estou a pedir a sua demissão.
      Quero é que faça mais e melhor, porque tem condições para isso.

      Mas garanto-te que quando ele ou qualquer outro saírem, o Benfica cá continuará.
      O Cemitério do Alto de S.João está cheio de gente que era insubstituível.

      Abraço!

      Eliminar
  20. Em primeiro lugar devo dizer que estou deliciado por a discussão que aqui está sobre este tema, um excelente posto e respostas igualmente esclarecedoras da opinião dos participantes, Quanto ao posto começa bem o Luaencarnada mas a meio do discurso, vem a sua opinião de defender JJ se o Benfica tem essa atitude cobarde no seu estádio a culpa é duma mentalidade que se foi evidenciando nestes anos, os 5-0 (dragão), a reviravolta na taça, e para mim a humilhação suprema "salão de festas" como suínos lhes chamam, estes eventos aconteceram com JJ não foi nos últimos 30 anos. Este e o ano passado foram exemplos gritantes da culpa deste treinador.
    Claro este treinador não é apenas o culpado, o Portista que dirige o clube também tem culpas. O Clássico foi "perdido" pelas razões dos anos de JJ erros de preparação e casting, ou seja é justificável não existir substitutos para Maxi, um defesa esquerdo , jogadores de meio campo sem ser em final de carreira, ser permitido ao Artur dar dois Perus nos últimos jogos, assim como assinante (deveremos estar na mesma faixa etária) nunca vi o Benfica levantar a Taça dos Campeões. Apenas finais perdidas, mas se resignar ao estado que estão as coisas e ficar e aceitar que o Clube que adoro não passa de um cobarde, mais voltar para o clube da minha terra assim não gasto tanto e tenho uma mentalidade de distritais na mesma. tenho de afirmar que concordo mais com escriba Sombras do que esta visão.
    Em resumo O Benfica não pode esquecer que foi e para onde vai como se diz "Walk Tall"(detesto estrangeirismos,mas adoro esta expressão ), este treinador pelo que faz ainda não justifica 4M.
    Mas no fim do dia quando o arbitro apitar estamos todos a querer o mesmo mais uma vitoria.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É disto que precisamos. Debate aceso, mas com respeito e elevação.

      Eliminar
    2. É isso que se procura: Discussão. Ninguém é dono da razão.

      E sou obrigado a concordar com quem diz que o saldo do Benfica de JJ com Braga e Porto é negativo. Tinha a obrigação de também nestes jogos ser capaz de fazer melhor.

      Eliminar
  21. Redmoon em relação aos treinadores, o Benfica pelo seu historial de treinadores, não é um clube que costume apostar muito nos treiandores portugueses, apesar de nos ultimos anos, principalmente desde que Vale e Azevedo apostou no Mourinho, temos tido varios, como Toni, que foi sempre um pronto socorro, Jesualdo, Fernando Santos e agora JJ, mas tirando JJ, todos os outros não tiveram as costas bem protegidas, Mourinho todos sabemos a historia, os outros excepto JJ à falta de resultados cairam logo, sendo que Fernando Santos foi uma vergonha o que fizeram ao homem.
    A politica do Benfica no que toca a treinadores, é mais o treinador estrangeiro e ai há varios que podem treinar o Benfica, portugueses é uma questão de aposta, mas o leque será mais curto, sendo que o melhor é inacessivel, mas de qualquer maneira gostaria que quem viesse tivesse a paciencia de quem dirige que tiveram e têm com JJ apesar dos seus maus resultados, porque o Benfica joga relativamente bem, não joga bem, o Benfica de JJ joga bem mais contra equipas que não têm os mesmos argumentos que o Benfica, em equipas com os mesmos argumentos o saldo de JJ é muito negativo, só é muito positivo contra os nossos vizinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo quando dizes que com as melhores equipas falhamos vezes em demasia.
      Repara, eu não acho JJ o melhor treinador do mundo. Mas para sair JJ tem de vir um melhor.

      Se me trouxeres o Mourinho, eu troco já. Se mandas o JJ embora para ir buscar o Manuel José, deixa lá estar o JJ que está muito bem.

      Eliminar

  22. Ias tão bem Caro Redmoon (((mas não há bela sem senão pois espero nunca vir a elogiar criminosos))mas ias solto e eu a ler-te com agrado ((como sempre)) +lanejando já um meu comentário com um-- até que enfim--concordo a 99,9 ((auela décima é pelo teu ""pretenso"" elogio a crominosos)).

    Mas quando te esbarraste em mim, derrubando-me, levantei-me rápidamente para apludir a tua saída de cena.

    Brilhante, grande actuação...mas eis que regressas ao palco pensando eu que seria a tua homenagem ao publico...mas não.

    Tu regressaste ao palco para tentar justificar a tua actuação e os exitos não se justificam, muito menos com actuações menos, passadas, alheias e rebuscadas.

    Os êxitos comemoram-se e repetem-se ainda mais excelsos.

    Tive pena porque se ainda, objectivamente, não escrevi uma crónica sobre o clássico, temo que me tenhas roubado a oportunidade de o fazer.

    Abraço

    ResponderEliminar

  23. Devo referir que só após o meu comentário acima fui ler mais alguns que comentei.

    O Ultimo que li foi o do Zhora, nem o acabei, porque entroncava no que acima deixei metaforicamente deixei plasmado.

    Com muita pena minha não li os restantes onde reparei de fugida haver auténticos evangelhos de alguns apostolos que eu não vou deixar de ler.

    Depois disso talvez volte.

    PS-Temo que a maioria continue a extasiar-se a ver o burro à roda da nora.

    ResponderEliminar
  24. "De facto o meu Benfica era outro. Era o que se equipou no corredor em 1991 nas Antas e venceu."

    É isto.

    ResponderEliminar
  25. Águia Preocupada16/1/13 20:05

    Peço aos asministradores do blogue que verifiquem por favor o que se passa com a caixa de comentários. Só consigo abrir um ou dois dias após a publicação. Por exemplo, este é o último que consigo abrir. Depois deste, nada. Só amanhã ou depois. Será do blogue ou será do meu computador?
    Só acontece com este blogue o que me leva a crer que a anomalia está no blogue.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia, nós temos a caixa incorporada. Penso que é alguma coisa a ver com o Firefox, pois tive esse problema, entrei pelo google chrome e já não acontece.
      Seja como for, vamos ver o que se passa.
      Obrigado!

      Eliminar
  26. NauBenfica17/1/13 10:21

    Completamente de acordo com o RedMoon!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking