O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 3 de novembro de 2012

O que era o Benfica antes de Jesus? Fácil...

. 20 comentários
Era muito parecido com o que é hoje... Mas precisava gastar muito menos para isso!!!

Quando Jesus chegou, Trapattoni tinha sido campeão há 4 anos...

... Tínhamos chegado aos 4ºs final da Champions eliminando clubes como o ManUtd com Koeman...

E ainda deu para num ano Paco Ayastaran fazer um fabuloso trabalho de desenvolvimento físico com jogadores como DiMaria, Cardozo, David Luiz e Aimar, bem como dar um grande desenvolvimento  ao BenficaLab... Que mais tarde fez JJ colher imensos frutos.

E engraçado de ver como se gastou antes e depois de Jesus:

Antes - 83M em 5 anos
04/05: 5,4M
05/06: 5,6M
06/07: 14M
07/08: 35M
08/09: 23M

Com Jesus - 115,8M em apenas 4 anos
09/10: 34,3M
10/11: 36,1M
11/12: 28,7M
12/13: 16,7M (e ainda falta Janeiro)

Portanto, antes de Jesus gastámos menos 32,8M em mais uma época e conseguimos basicamente... Os mesmos titulos e percurso na Champions que Jesus, é isso????

Ah espera, mas fizemos 148M em vendas nos últimos 4 anos, contra os 100M que tínhamos feito nas cinco temporadas anteriores.  [LINK]


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

20 comentários

  1. Mas estão a comparar a vitória do campeonato de 2009/2010 com o de 2004/2005 ?

    Ou a maneira de jogar de 2003 até 2008 com a de Jorge Jesus ?

    Quando fizerem comparações ao menos tentem comparar algo comparável.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu até vou mais pelos períodos históricos aqui mencionados. Um em pleno apito dourado em que o sistema teve de recuar. O outro período com o sistema novamente à carga e talvez pior do que era antes do apito dourado. Agora nem tentam disfarçar. Para mim o campeonato da época passada vai ser como se fosse nosso. Roubaram-no e os benfiquistas e Jesus não têm culpa disso.

      Por muito que se diga o contrário, com Jesus somos muito mais fortes do que éramos antigamente. Jogadores que nunca tinham dado nada explodiram finalmente. Jogadores que em 90 minutos pareciam estar a fazer um frete têm de correr agora.

      Agora a sua continuidade depende e bem de um titulo. Mas se não o vencer é preciso analisar porque é que não o venceu. E se ele for o menos culpado de uma possível perda do titulo acho que deve continuar. Nesse caso apenas se ele não tiver motivação nem força para continuar a lutar contra o sistema é que deve sair.

      Eliminar
    2. Não esquecer que o campeonato do ano passado foi roubado com o aval das pessoas inequivocamente apoiadas por esta direção, logo com o aval desta direção!

      De facto não é comparável o futebol jogado em 2004/2005 com o de 2009/2010 tal como não é comparável o plantel de 2004/2005 com o de 2009/2010.

      E depois é preciso ter consciência que o Benfica já existia antes do JJ e vai continuar a existir depois do JJ.

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  2. Totalmente de acordo. O que será o Benfica sem JJ? De certeza muito mas muito maior do que JJ sem o Benfica!

    ResponderEliminar
  3. Grande post. Não tinha noção que a diferença de dinheiro gasto era assim tanta

    ResponderEliminar
  4. RedSpecial3/11/12 10:29

    Amigo, são contas fáceis de fazer! Mas só a demagogia e a cegueira explicam o apoio a JJ, mesmo se ñ conseguir o título! Pois nessa equação que fazes faltam... as vendas! LOL! O SLB ñ é clube, é uma plataforma grossista!
    Mas em dia de jogo, lá vais ter que levar com os do costume! "hj joga o SLB, apoia, c*ralho!!|"

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Pois, mas depois de 2005 ficamos 4 anos seguidos em 3º lugar atrás de uma equipa que gastava tostões, e a que ficava em primeiro não precisava de investir muito!

    Agora as contratações chegam quase aos 20 milhões, os direitos já estão vendidos até 20017 e fala-se, cá pelo Freixo, de ordenados em atraso!

    JJ e a sua equipa também potenciaram muitos jogadores, como Coêntrão, Ramires, Javi (o tal que o Real Madrid não queria e por isso "despachou-o" para o Benfica por 7 milhões) e Witsel. E mesmo DiMaria e David Luiz chegaram à ribalta com ele!

    Mas também, se olharmos apenas para o o número de campeonatos ~estamos iguais...

    ResponderEliminar
  7. Se este fosse um artigo de opinião, teria o seu valor, mas como pretende ser um artigo rigoroso e científico, tem credibilidade quase zero.

    Porque quando se começa a fazer as contas a partir de 2004/2005, todos os custos das vendas da era de Jorge Jesus entram nas contas que o GB sugere.

    Mas os custos das vendas realizadas entre 2004 e 2009 não entram neste artigo, manietando de forma irreversível as contas apresentadas...

    É que o que se vendeu entre 2005 e 2009 também teve custos, e não foram poucos, só que foram gastos antes de 2004 e por isso nao entram nestas contas:

    Tiago + Simão + Petit + Ricardo Rocha, fora os outros custaram também quantos milhões?

    É que só o Simão, que entra nestas contas parecendo 25 milhões de lucro, antes já tinha custado 20 milhões, ou seja um resultado positivo de apenas 5 milhões.

    Isto assim é o que se chama brincar com os números


    E as vendas da era de Jorge Jesus, em valores totais são só 148 milhões?!

    Di Maria chegou aos 35
    David Luis 25
    Witsel 40
    Javi 22
    Coentrao 30
    Ramirez 22
    Roberto 8.6

    Só aqui estão 185.6!
    Fora os Ederes Luises, os Felipes Bastos, e outras transferencias menores que só este ano renderam 10 milhões!

    Se queres fazer um artigo rigoroso, que talvez até chegue às mesmas cnclusões que tiraste (não sei), tens de ver as diferenças entre valores de compra e venda, dos jogadores vendidos antes e depois de Jorge Jesus.

    Isso sim daria um artigo interessante e com alguma credibilidade.

    Se o artigo era para desancar no Jorge Jesus, há coisas bem mais verdadeiras por onde se pegar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh caríssimo,
      vamos por partes:

      1. os dados do que escrevi são os numeros oficiais e não os que te apetecem colocar. A titulo de exemplo, o Coentrão para o RC do Benfica vale 22M e não 30.

      2. os dados que escrevi estão na fonte que tive o cuidado de deixar o link.

      3. o DiMaria, David Luiz e Coentrão já eram activos E VALIOSOS do Benfica antes de JJ. Recordo que ainda com Quique se falou que o DiMaria sairia por 25M para Inglaterra. Saiu por 30... Foi isso que valeu JJ?

      Eliminar
    2. Pois se assim é, só prova como essa fonte não joga com os dados todos. Os relatórios de contas de cada ano ignoram obviamente verbas que entraram em anos anteriores devido a vendas de percentagens de jogadores aos fundos.

      Ou se calhar vais ver Kardec e Éder lUís como custos apenas, quando só os fundos pagaram mais por 50% dos seus passes do que o Benfica pagou pelos passes na totalidade.

      Tens razão quando dizes que JJ vendeu três jogadores que não comprou, mas que não eram, como disseste "activos VALIOSOS". David Luis era um banal defesa esquerdo com Quique, Di MAria um suplente de Reyes, e Coentrão um emprestado que teve de lutar opr um lugar no plantel do Benfica no ano seguinte.

      E para sermos justos, então teremos de contar também com os activos que JJ já comprou e ainda não vendeu. Quanto valem (ou valerão) Garay, Gaitan, Sálvio ou Rodrigo? Esses valores nao entram nas contas?

      COmo disse, quem quiser criticar JJ, tem muito por onde pegar, começando nos discursos e nos resultados desportivos e em certas tricas.

      Mas avaliá-lo como um Director Desportivo, gestor de activos do SLB? Mas alguém fez sequer parecido antes dele?

      Eliminar
    3. Voltamos ao mesmo: O que faria Jesus com a matéria prima que teve Trapattoni?

      Dizer que DiMaria, David Luiz e Coentrão explodiram com Jesus é ser altamente injusto.


      Todos sabem que DiMaria e David Luiz (tal como Cardozo) foram alvo de um imenso trabalho físico de Quique Flores (ou melhor de Paco Ayastaran) sem o qual dificilmente renderiam com Jesus o que renderam. Quando Quique falou em trabalho invisível todos o gozaram...

      DiMaria ganhou 6Kg num ano e Cardozo perdeu outros 7kg...
      Querer trabalhar estes aspectos e, ao mesmo tempo, vê-los explodir é absurdo.

      Coentrão já Luis Filipe Vieira disse o ano passado que Jesus não o quis na equipa e que a sua opção era mais um empréstimo e foi Vieira que teve uma conversa de "pai para filho" com o Coentrão para lhe dizer que ou agarrava a oportunidade ou ia passar ao lado de uma carreira. Coentrão confirmou.

      Ramires já chegou vendido ao SLBenfica, como muitas provas podes encontrar.

      David Luiz NUNCA foi defesa esquerdo e enquanto central sempre se destacou de todos em Portugal. Dizer que foi Jesus é... sofrido.

      Eliminar
    4. O David Luis nunca foi defesa esquerdo?! Pois não era defesa esquerdo mas foi nessa posição que jogou com Quique Flores a época quase toda. A defesa era Maxi, Luisão, SIDNEI, e David Luís.

      O plantel do Trapatoni?! Esse plantel tinha grandes jogadores como Luisão, como Miguel, como Tiago, como Petit, como Simão, Nuno Gomes, SOkota, Geovanni ou Zahovic. Acho que neste Benfica, pelo menos o SImão, o Tiago e o Petit tinham lugar no 11 de caras. E o Benfica do Trap campeão foi um milagre. Nunca um campeao tinha feito tao poucos pontos em 34 jornadas! E talvez tenha ajudado ser no ano a seguir ao POrto campeao europeu, em que 2/3 do plantel tinha sido vendido e em que chegaram 3 treinadores.

      Repara, eu nao acho que JJ seja o melhor treinador do mundo. Nao ganhando este ano, deve sair.

      Mas sabes o que me assusta? É que quando ouço gente a lembrar com saudade treinadores como Quique ou Trap, que eram assobiados na Luz, não duvido que muitos mais se vão lembrar de JJ daqui a pouco tempo.

      Eliminar
    5. Simão jamais custou 20 milhoes de euros, custou 12 milhoes e foi até á tranferencia de Salvio o jogador mais caro da historia do Benfica, a tranferencia de Salvio, salvo erro custou 13 milhoes e mais alguns trocos, portanto até hoje o Benfica nunca comprou nenhum jogador por 20 milhões

      Eliminar
    6. Quando digo q NUNCA foi defesa esquerdo refiro-me obviamente ao facto de so lá ter jogado adaptado

      Eliminar
  8. Esta continua perseguição ao Nosso Treinador é típico dos "más línguas" bota abaixo que só vêem os defeitos com a intenção de simplesmente destruir. Dizem que amam tanto o Nosso Benfica que não vêem que assim não ajudam em nada o Benfica a ser campeão. Fazem o jogo do inimigo.
    É nos finais de cada temporada que se fazem os balanços. Se no final desta época o Benfica for campeão tenho a certeza que se renovará o contrato com JJ, caso contrário, adeus e obrigado. Simples.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estás enganado porque o Treinador já veio dizer que não é assim. Ele é que sabe, aparentemente ele é que manda.

      Eliminar
  9. Momentos "microfone a frente" a forma de valorizar jogadores:

    1º "Ola Jonh e Luisinho para o campeonato vão dando...";

    2º seis dias depois "Melgarejo não tinha nível para o ataque".

    O valor destes três deve ter subido em flecha com estas afirmações, quando é alguém responsável cala este gajo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São afirmações lamentaveis num condutor de homens, mas o problema é que quem as fez acha-se maior que todos, que jogadores, que clube, etc etc

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking