O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Os benfiquistas pronunciaram-se inequivocamente e...

. 6 comentários
...deixaram bem evidentes os temas que pretendem ver discutidos pelos candidatos à presidência do clube nesta campanha eleitoral.
O post 'Vieira e Rangel: o que o vai ajudar a decidir o seu voto' foi o mais comentado de sempre no NGB. Sempre com elevação e respeito.

Começo por agradecer aos milhares que acederam ao NGB e leram a participação de dezenas de benfiquistas que com os seus comentários e análises ajudaram todos a percebermos o que preocupa o benfiquista da bancada. O benfiquista sem visibilidade nos jornais, a quem raramente alguém pede a opinião.
Esses no entanto, são os benfiquistas que pagam quotas, são os adeptos que pagam bilhetes na Luz e por esse país fora, são eles o abono de família dos clubes pequenos quando lá vai o Glorioso. 

Os benfiquistas querem ver esclarecidos os seguintes assuntos(sem ordem de importância ou qualquer outra):

- Direitos televisivos: Vendidos a quem? Nunca vendidos à Olivedesportos? Passam para a BTV? Se vendidos, em que plataformas? Duração do contrato que o Benfica está disposto a negociar? Se vendidos, haverá clausula que permita à BTV ter conteúdos exclusivos? Visto JEM ter um cargo na Ongoing, não será conflito de interesses assumir outro no Benfica?

- Contas, passivo e financiamento do clube: presente e futuro. Qual dos candidatos realizará um auditoria externa e profunda às contas do grupo Benfica(clube e SAD), por uma empresa diferente? O estádio da Luz estará pago em 2013, conforme anúncio de 2007? Planos para renegociar a dívida e diminuir o peso dos juros nos encargos do clube? Assembleia Geral para apresentar aos associados os resultados, analisá-los e revelar qual o plano de acção para o futuro financeiro? Benfica Stars Fund termina em 2014? Continua? Teremos outro(s) parceiro(s)? Naming do estádio? Renegociação dos valores associados à cedência da Marca Benfica à SAD?

- Relações com outros clubes e Orgãos de poder do futebol: Fazer nascer, sob a égide da AF Lisboa, uma plataforma unida dos clubes de Lisboa que seja agregadora de clubes de outras associações a fim de combater o sistema? Retirar o apoio à direcção de Fernando Gomes e ao Conselho de Arbitragem de Vítor Pereira, dirigente do FCP aquando do Apito Dourado? Apoiar ou não a profissionalização dos árbitros, fomentado reuniões entre a APAF e os representantes dos clubes(associações)? Cortar ou não relações com clubes coniventes com o sistema e/ou hostis ao Benfica? Promover figuras do Benfica junto da FIFA e UEFA a fim de lá colocarmos a nossa voz e dar mais visibilidade internacional ao clube como 'player' essencial em Portugal e lá fora? Promover o envolvimento do Benfica nos fóruns em que Bayern, Real, Man United e outros participam regularmente?

- Estrutura do futebol e formação: Quem será o responsável máximo do futebol? Quais os objectivos do clube para os próximos 4 anos? Limpeza de quaisquer não-benfiquistas das estruturas de futebol do clube? Que futuro para a formação do clube? Aposta em jovens potugueses? Publicitação de um organigrama pormenorizado do futebol do Benfica? Scouting? Criação de um perfil tipo para um jogador poder ser contratado pelo Benfica? Rentabilização do Seixal?

- Comunicação e Imagem do Benfica: Quem tratará da Comunicação e Imagem do clube? Que linha editorial para este que é um dos grandes problemas do Benfica e que deveria ser a sua primeira linha de defesa? Que futuro para a BTV? Continuará o Benfica a ter um vice-presidente num programa de comentário desportivo? Haverá um projecto estratégico de desenvolvimento internacional para a Marca Benfica? Posicionamento do Benfica na sociedade enquanto entidade responsável social e ambientalmente? Fundação Benfica? Imagem exterior do Estádio da Luz?

- Modalidades: Manterão a estrutura? Alterarão alguém ou alguma coisa, e porquê? Modelos de financiamento para as modalidades? Fomento do desporto junto dos jovens(escolas)? Projecto Olímpico?

- Estatutos: Promoverá o presidente eleito uma revisão geral dos estatutos nos prazos por eles permitidos? Retirar às Casas do Benfica e filiais o poder do voto? Permiti-lo apenas a sócios singulares? Revisão do número de votos atribuído a cada sócio?
 
O nosso obrigado a(ordem dos comentários no post):

Rui Santos, Benfiquista Tripeiro, PJSimões, Sandra Benfiquista Portuense, Klaudio, Benfiquista de Braga, Victor Teixeira, RedSpecial, Águia Preocupada, J.P.Gonçalves, NSC, John Billy #32, Devil, SJRS, Gus, Águia Desapontada, João, Macstation, Zé, Snortinho, Viriato de Viseu, Wessel27, Pedro S., Bicadas, Conde de Vimioso, MoJoDeath, Pedro, Pedro Morgado, José Oliveira, Zé das Verdades, B Cool, Bivolta, Miguel Pereira, José Vinhas, Rui Sérgio Guerra e Xirico.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

6 comentários

  1. espero ansiosamente pela apresentaçao do projecto dO dr. RUI RANGEL. espero que este apresente um projecto coeso e que esclareça o futuro... principalmente isso. o que fazer no futuro mais proximo... ja a começar pela proxima época...
    e digo isto porque como tambem ja li aqui,o SENHOR LFV sente-se no direito de ja nem apresentar um projecto definido, sente-se no direito de nao explicar aos adeptos o que é que ele pretende e o que é que nós podemos esperar do futuro... eu a isto chamo teimosia, ignorancia e egoismo, poruqe estando tão agarrado ao poder, este homem nao quer ver os erros que cometeu, nao quer ver no que o benfica se tornou...
    Benfiquistas esperem para ver. mas eu acredito que finalmente poderemos ter uma oposiçao forte a LFV e ganhar um benfica renovado e com novas ideias!!!

    ResponderEliminar
  2. Bom trabalho. Está aqui tudo.
    A dúvida é se algum dos candidatos terá capacidade para responder cabalmente a todas estas questões...

    ResponderEliminar
  3. Se este blog conseguiu arrancar uma entrevista ao RGS, podiam ao menos tentar passar estas perguntas para serem usadas num debate entre os dois candidatos, debate este que seria transmitido na BenficaTV. Está certo que já falta pouco para as eleições, e que seria algo muito pouco provável de acontecer, mas acho que não custaria nada tentar, pelo apelo à democracia que sempre foi um dos baluartes do nosso clube.

    ResponderEliminar
  4. Águia Preocupada15/10/12 19:56

    Óptimo resumo das preocupações dos benfiquistas que ainda pensam e se preocupam com o Benfica de hoje e de amanhã.
    Mas sinceramente, não espero respostas concretas e esclarecedoras.

    1 - LFV nunca apresentou projectos, programas, apenas ideias avulso para enfeitar discursos escritos por outros. Acha-se no direito de se escusar ao esclarecimento "porque a obra fala por mim" e porque tem medo de enfrentar alguém que o domine pela palavra e pela argumentação.

    2 - RR não está por dentro dos dossiers e como homem de leis e dum patamar acima, não quererá comprometer-se com promessas e projectos que poderão não ser execuíveis. Quando muito, exporá ideias gerais e algumas convicções que eventualmente gostará de pôr em prática.

    O momento actual do clube ficou muito complicado com a conivência e quiçá conveniência de quem há doze anos manobra a seu belo prazer com consecutivos cheques em branco passados pelos sócios.

    Só espero e desejo que estas eleições sejam mais activas na discussão positiva e que Vieira aprenda que não é dono do clube nem pode dele dispôr como bem lhe convier. Mesmo que vença, é preciso dar-lhe uma valente lição!

    ResponderEliminar

  5. Acho que todos os Benfiquistas devem estar satisfeitos.

    Finalmente o Benfica vai ser discutido e os projectos em confronto, que se espera civilizado, serão apresentados aos Benfiquistas.

    ResponderEliminar
  6. Creio que o programa eleitoral de Rui Rangel, presente no facebook da sua campanha, se associa directamente, enquanto força de mudança positiva, a cerca de 80% das questões aqui colocadas, aflora uns outros 10%, ao de leve, e deixa os restantes 10% sem resposta.

    Resta saber quem o acompanha, portanto venha a lista completa!

    Fica a sugestão de cruzarem os dois documentos, e ver o que dai sobra, por responder, e esperar por um debate entre os candidatos, o que seria apenas normal, num clube democrático.

    Avante pelo Benfica!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking