O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Defender os nossos - mesmo sem defesa

. 15 comentários
Acabou o período eleitoral e muitos benfiquistas que se andaram a passear pelos jornais, revistas e telejornais recolheram à toca. Também na blogsfera, com muita pena vejo "recolherem-se" os que andaram activamente a defender o Presidente e outros que viram no momento uma oportunidade para uma mudança Presidencial. É pena...

Como habitualmente, seremos poucos para continuar a partilhar as nossas opiniões e, com isso, deixar no ar algumas ideias soltas que possam fazer sentido na cabecinha de quem gere o SLBenfica.

Perdoem-me os que já leram isto vezes sem conta, mas efectivamente o nosso Clube continua a ter um buraco imenso na Comunicação. Se duvidas houvesse, as eleições foram bem evidentes nesse aspecto, com vários tiros nos pés, desde as discordâncias públicas entre candidatos a vice presidentes, passando por promessas loucas do candidato a Presidente e ainda com um candidato a vice presidente a falar como... se de um presidente se tratasse. Vai ser lindo, vai...

Mas não é o passado eleitoral que me preocupa. Esse felizmente já lá vai e temos um Presidente mais que legitimado.

O que me preocupa são os resquícios desse período que começam agora a surgir na imprensa num formato potencialmente desestabilizador da equipa que luta por objectivos muito claros.

Jorge Jesus foi posto, nas eleições, numa posição muito delicada. Ficou implícito em todos os candidatos que não se reviam na forma como Jorge Jesus liderava o futebol, não estariam satisfeitos com os resultados e, pelos vistos, só uma vitória no campeonato desta temporada o seguraria.

Como se não bastasse, o próprio treinador veio, ao seu estilo desbocado e impreparado, meter mais lenha na fogueira com aquela expressão de o Presidente vai cá estar nos próximos anos, mas ele não sabe...

O que aparentemente seria uma expressão normal, tornou-se uma oportunidade para explorar o futuro, depois do que se falou no período eleitoral.


E isto acontece porquê? Porque logo depois das eleições, foram todos muito lestos abrir as portas da primeira reunião de direcção para um tremendo show-off, mas esqueceram-se todos de fazer uma operação de charme da nova direcção com a equipa de futebol e com o treinador, seguindo-se os restantes atletas do Clube...

Caso não haja o cuidado de passar uma mensagem FORTE de protecção ao Treinador e uma mensagem CLARA de que o treinador não está a prazo ou dependente dos resultados... vamos assistir ao folhetim "Jorge Jesus" explorado pela imprensa de forma intensa até final da temporada.

Obviamente que a intenção da Direcção poderá vir a ser outra, mas terá necessariamente que até ao último minuto do último jogo ser completamente diferente a mensagem comum a passar para o exterior... até pelo próprio.

Sobre as intenções futuras da Direcção, reitero que há na minha perspectiva dois caminhos: Ou há alguém que mande em Jorge Jesus e lhe limite as funções a treinador de futebol pertencente a uma hierarquia onde ele só manda do campo de treino e jogo para dentro... ou realmente Jorge Jesus não será o homem certo para o lugar, pois a sua qualidade fora desse perímetro do campo é muito questionável. No entanto, se houver uma estrutura capaz de liderar o futebol fora de campo, lá dentro ele é dos melhores...

Está bom de ver que a melhor solução não é deitar fora o treinador, mas sim reestruturar a liderança do futebol.

Já se sabe, à mulher de César não basta ser séria... é preciso parecer.

Muito trabalho pela frente no que diz respeito à comunicação. E já que falamos disso e de Jorge Jesus, alguém que lembre ao nosso treinador, já que o deixam em "roda livre" para dizer o que lhe apetece, que o tal campeonato para o qual alguns jogadores "vão dando..." é, nada mais nada menos, que o objectivo número um da equipa profissional de futebol. Se calhar não é boa ideia desvalorizar a capacidade dos jogadores para contribuírem nessa competição para um título do SLBenfica.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

15 comentários

  1. No Cheklist ( ideia genial do Blog, com a contagem decrescente ) devia ser colocado as outras modalidades amadoras. Não é possivel em 4 anos ter 50 titulos nacionais nas descritas no cheklist. Mesmo que hipotéticamente ganhasse o campeonato e taça de cada modalidade, só seriam 40 titulos. Falta aqui o ténis de mesa, o bilhar, o atletismo, o tiro ao arco, e todas as outras amadoras de menor expressão, mas que têm campeonatos nacionais.
    Carlos Feio - sócio 6.814

    É de longe o melhor blog sobre futebol da blogosfera nacional.Artigos com qualidade, que levam ao pensamento e debate. Comparado a muitos a nivel europeu. Os meus sinceros parabéns.





    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelos elogios Carlos.

      Quanto às modalidades, são 5 modalidades e pelo menos três titulos por ano (campeonato, taça e supertaça), o que corresponde a 60 titulos.

      Não quero acreditar que o Presidente quando falou em 50 titulos estava a falar do tiro com arco, bilhar, golf ou paintball.

      Eliminar
  2. As minhas desculpas. A 3 titulos por modalidade, o objectivo pode ser proposto. Mas é inatingivel.
    Carlos Feio

    ResponderEliminar
  3. I Have a Name Boy31/10/12 10:50

    O Presidente deixou bem claro quais as modalidades a que se referia e que são as apostas do clube.
    São as modalidades de pavilhão a que se refere mais o Atletismo.
    E eu não confundo objectivos com promessas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahaha... está bem, está bem.

      O Passos que te oiça e veremos ele a dizer q tinha o objectivo de não aumentar impostos, não prometeu.

      Eliminar
    2. É evidente que são objetivos e só por má fé é que em resultados de competições se pode confundir objetivos com promessas.

      Eliminar
    3. E o anónimo com esta frase definiu a falta de ambição e de exigência de muitos benfiquistas hoje. Cada vez mais se compreende a vitória de LFV.

      Eliminar
  4. Então quer dizer que se for objectivo já não é obrigado a cumprir, atirou para o ar, só, como uma nota solta! Que ridículo, para isso então não dizia nada! É promessa, agora tem que concretizar!!

    ResponderEliminar
  5. I Have a Name Boy31/10/12 11:11

    A parte em que a direcção tem que proteger o treinador nas medidas do possivel até finalizar o contrato, parece-me acertada. Se bem que é muito dificil proteger as pessoas delas próprias.

    Quanto ao resto estou em absoluto desacordo.
    O JJ não é treinador para o Benfica fora de campo, e ainda menos o é onde mais me interessa, dentro do campo.
    O pior erro que LFV cometeu desde que é presidente foi não o ter mandado à sua vida no final da sua segunda época.
    Um erro que nos custou o campeonato na época passada, e que seria o segundo em três épocas de orçamentos igualados e de guerra aberta com o FCP, e que muito provavelmente nos vai custar o título desta época.

    Qualquer treinador que acha que pode jogar num campeonato com as características do nosso em 4-4-2 está condenado ao fracasso, como já se tinha visto com o Camacho e com o Quique, se bem que estes últimos não tiveram nem de perto nem de longe as condições oferecidas a Jesus.

    E nas competições europeias nem vale a pena falar.
    Esta táctica completamente ultrapassada e impraticavel contra equipas que apostam num meio campo reforçado, são quase todas, é um completo suicídio, como se viu contra o Olimpiacos, contra o APOEL, contra o Schalke, contra o Liverpool fora, contra o Chelsea nos últimos 20 minutos em casa, conta o Spartak, e outros exemplos se vão seguir.

    Quem não aprendeu em três anos, não é agora que vai aprender.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. quem lê estas coisas parece que a campanha na Champions é culpa do Luisinho ou coisa assim...

      Eliminar
  6. I Have a Name Boy31/10/12 11:15

    Não, não vai porque ele não disse que tinha por objectivo não aumentar impostos. Disse que não aumentaria impostos em quaisquer circunstâncias.
    O único presidente que está em condições de prometer títulos em Portugal é o Pinto da Costa, por motivos que se conhecem, e mesmo esse falha.

    ResponderEliminar
  7. I Have a Name Boy31/10/12 11:33

    Do Luisinho?!?!? Eu pensava que estava a dizer com todas as letras que é culpa do treinador.

    Qual foi a parte que não percebeu?

    ResponderEliminar
  8. Águia Preocupada31/10/12 13:16

    Tudo o que é exposto no post já foi mais que debatido nos últimos tempos e vai continuar a sê-lo. E porquê? Porque estas eleições foram claras! Os benfiquistas votaram na CONTINUIDADE, aliás prometida pelo que foi reconduzido. Portanto, depois desta PROMESSA, que poderemos esperar ou exigir?! Ele foi claro ao pronunciar várias vezes a palavra CONTINUIDADE!
    Mas mesmo que não o dissesse, a realidade entra-nos pelos olhos! Se em 9 anos não aprendeu ou não quis fazer melhor, não é agora que vai mudar algo. Esperemos que estes quatro anos passem depressa e que os benfiquistas se cansem desta mediocridade e deste benfiquinha!
    Por mim, desisto! Nada farei a não ser opinar de quando em vez... Quem o meteu lá (quatro vezes!!!) que o tire. Enquanto ele se recandidatar, não votarei mais!

    ResponderEliminar
  9. "No entanto, se houver uma estrutura capaz de liderar o futebol fora de campo, lá dentro ele é dos melhores..."
    Lamento discordar mas não vejo nenhum atributo no JJ em que ele possa ser dos melhores. As declarações que preferiu no final do jogo com o GV atestam da qualidade deste treinador enquanto condutor de homens, qualidade essa que tem vindo a ser comprovada pelo número de jogadores que se afastam do clube agastados com a postura do treinador (Rodrigo Mora, Carlos Martins, Nuno Gomes, Rúben Amorim...).
    A meu ver, e não podendo reduzir o valor salarial do JJ para o restante da época, o que se devia fazer era propor um prémio (financeiro entenda-se) bem apetecível pela conquista do campeonato e no final da época um parto de mão e adeus!

    ResponderEliminar
  10. Parabéns ao Blog com a ideia da "checklist" e da contagem decrescente. Só que me palpita que essa contagem vai ser interrompida muito antes do fim. É só uma ideia...

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking