O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Avisem-me quando toda esta farsa acabar

. 25 comentários
Não vou ao ponto de questionar o seu Benfiquismo e as suas intenções. Quero acreditar que será tão Benfiquista como qualquer um de nós, já que acredito que até os leitores mais céticos e mais críticos deste espaço já perceberam que aqui ninguém tem Listas Escondidas nem tem ambição de aceder a qualquer cargo na Direção. Quem escreve, bem ou mal, disto ou daquilo, fá-lo na condição de Benfiquista assumido e porque sente as coisas de determinada maneira. Exceção, claro, a uma pessoa neste blogue, um tal de Viriato de Viseu, que assumidamente ainda não perdeu a esperança de um dia ser o motorista do “Vermelhão”! Fica então um recado às listas concorrentes ao ato eleitoral, aqui o Viriato está disponível para apoiar qualquer uma das listas, bastando para isso um lugar reservado ao volante do autocarro do Glorioso e duas sandes de courato para a viagem! Contactos através do email do blogue.

Brincadeiras à parte, aqueles que acompanham este blogue há mais tempo, lembrar-se-ão de que fui quase sempre um acérrimo defensor do atual Presidente, defendendo-o muitas vezes de ataques vindos de diversos quadrantes, os quais, errada ou acertadamente, eram na minha opinião injustos. Eu era, como me chamavam, o copo sempre meio cheio. No fundo, fui sempre contra uma certa rotulagem ao Presidente, sempre pelo lado negativo. Não que não tenha cometido erros. Cometeu, e muitos mas, se havia (e há) muito de mau para se lhe apontar, ignorar o que de bom também fez, só por má fé ou cegueira aguda. E o bom foi muito!!

Suportei até com algum comodismo a ausência de títulos. Suportei porque percebi, porque entendi o contexto, e quis acreditar que a ausência de títulos era um mal necessário no caminho da reabilitação do clube. Inquestionavelmente não tenho memória curta, e lembro-me das dezenas, centenas, milhares de páginas de jornais do período de transição do milénio. Lembro-me como se fosse hoje das Operações Coração, das notícias, umas atrás das outras a encher capas de jornal, de credores em catadupa a reclamar dívidas que o clube não conseguia cumprir. Lembro-me do gozo na escola, de como o clube era alvo de chacota, uma grande Instituição literalmente nas ruas da amargura e o seu nome espezinhado na lama.

E quando recordo esses tempos, tenho forçosamente de reconhecer um mérito imenso a Luís Felipe Vieira, porque esses tempos acabaram. Em dez anos de presidência, não me lembro de uma única referência a ordenados em atraso. A ausência de títulos a que eu me acomodara era, por assim dizer, um mal necessário, um meio para chegar a um fim, consequência inevitável dos tempos que o clube atravessava.

Aceito que outros pensarão de forma diferente mas, eu prefiro ser pobre e andar de cabeça erguida, do que ser rico e andar com a espinha curva, que era como andavam todos os Benfiquistas no início do milénio. Fruto da necessidade de pagar tanta dívida herdada, aceito que não tenha sobrado muito para bons jogadores, daí, claro, contentores de jogadores que chegaram ao clube sem categoria nenhuma, consequência óbvia de se ir ao mercado com meia dúzia de tostões e sacos de rebuçados. Se se comparar as contratações desses tempos longínquos com as dos últimos 4 anos, percebe-se que a percentagem de erros desceu drasticamente. É mais fácil acertar quando se compram primeiras ou segundas escolhas, em vez de quintas ou sextas como acontecia antes.

Mas dito isto, e apesar de tudo o que de bom se fez, não há em mim rejubilo nem entusiasmo pelos tempos que correm. LFV falhou neste mandato que anunciou como o do Sucesso Desportivo mas, não é isso que invalida achar que estamos perto, cada vez mais perto do sucesso desportivo, também no futebol. Não é por estes falhanços recentes, inquestionavelmente bem menos doloroso e fatais do que o insucesso crónico de há 5, 10 ou 15 anos atrás, tempos em que perdíamos por capote, submissos e sem jogar peva, que ache que LFV deva sair.

Mas estou dececionado apesar de tudo, profundamente dececionado com este atual estado de coisas, dececionado ao ponto de quase me apetecer passar a ver as coisas apenas pelo lado do copo sempre meio vazio. Estes não são tempos em que me orgulhe da forma como o meu clube é dirigido. Pergunto-me o que leva um qualquer Presidente a recusar-se a debater com um outro qualquer candidato a Presidente, em dois períodos eleitorais consecutivos.

Pergunto-me dos porquês desta presunção, de alguém achar ser legítimo apresentar-se a sufrágio sem qualquer programa, sem ter de responder a qualquer pergunta, a reclamar louros, endeusamento e gratidão eterna, por obras realizadas há dez anos atrás, sem achar OBRIGATÓRIO DIZER DESDE JÁ, QUE MERDA VAI FAZER POR EXEMPLO EM RELAÇÃO À RENOVAÇÃO DOS DIREITOS TELEVISIVOS COM A OLIVEDESPORTOS, para que todos saibam, para que tudo seja cristalino, para que os sócios nunca possam dizer um dia que foram enganados.

Pergunto-me dos porquês da alteração dos estatutos do clube, das motivações por detrás da proposta, do porquê da necessidade de 25 anos como sócio EFETIVO para se poder ser candidato a presidente, significando isso que alguém que seja sócio desde o dia em que nasceu, só poderá concorrer a Presidente aos 43 anos (!!), já que apenas aos 18 anos se torna sócio efetivo! Ou seja, antes dos 43 não se tem condições de presidir a um clube como o nosso, sem as suas cores clubísticas serem postas em causa?! O que dizer de António Salvador que tomou conta do Braga aos 33, e com tão bons resultados?!

Eu bem sei que me vão dizer que os sócios votaram, meia dúzia de sócios que se reuniram numa quinta-feira à noite numa Assembleia Geral pouco publicitada, assim ao género de um encontro clandestino na garagem do vizinho para jogos de cartas a dinheiro. Mas o facto dos sócios votarem não invalida o propósito de quem propõe as alterações. Qual foi o propósito? Tornar o clube mais liberal e democrático?! Os sócios, ou a grande maioria deles, não tem tempo, nem disponibilidade, nem conhecimentos para ver mais além. A maioria dos sócios não faz perguntas porque está sempre de boa fé! A maioria dos sócios confia nas chefias, reclama por liberdade mas gosta do conforto que o servilismo proporciona, e recusa-se a acreditar em fantasmas. A maioria dos sócios nem sequer pensa pela sua cabeça porque pensar dá muito trabalho. Sempre foi assim, sempre será. Tal como a maioria dos cidadãos se queixa de tudo mas, elege em cada Eleição Autárquica para as suas freguesias todos os candidatos “com nome na Praça” que se apresentam a sufrágio com processos pendentes em tribunal!

Pergunto-me dos porquês da discrepância de votos consoante os anos de associado, de sócios de primeira e sócios de segunda, dos porquês de uma eleição de um clube com a grandeza do nosso se poder decidir quase apenas com os votos das Casas do Clube, significando isso vitória garantida para alguém que anda em campanha pelas Casas do Clube há pelo menos dez anos!

Pergunto-me dos porquês do não esclarecimento em relação às dúvidas, mais do que legítimas e fundamentadas (Leiam aqui:), que hoje todos temos em relação aos anos de associado do atual Presidente. Pergunto-me dos porquês em relação a este silêncio. Pergunto-me dos porquês do canal BenficaTV não ser capaz de acompanhar um período eleitoral do clube com isenção.

Os porquês?! Digam-me vocês mas, acho que nem mesmo com toda ingenuidade do mundo seria incapaz de adivinhar a resposta: Não quer dar o lugar a ninguém!

Vamos pois discutir as duas listas, as campanhas, os programas e os Presidentes? Discutir o quê, se isto está tudo cozinhado e a eleição foi garantida bem antes do período eleitoral começar?!

Contem pois comigo, para discutir daqui a algum tempo os erros dos treinadores, as bolas no poste e os penalties por assinalar. Mas sobre eleições termino aqui. O “cozinhado” tornou qualquer discussão irrelevante. O Benfica não merecia isto. Avisem-me quando toda esta farsa acabar.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

25 comentários

  1. Após conversas com Benfiquistas estes são os argumentos que ouço da boca deles para votar em LFV:
    "Não é garantido que o outro faça melhor"
    "foi ele que salvou o Benfica"

    Em relação a não aceitar o debate:
    "Não aceita o debate porque sabe que vai ganhar"

    Ao ponto que chegamos... o nível de exigência é nulo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada18/10/12 23:18

      Isso demonstra o quão potente é a máquina! Vai ser muito difícil desmembrá-la! Talvez nunca tal venha a acontecer... Antes Vieira desmembrará o Benfica como fez ao Alverca!

      Eliminar
    2. Isso nunca. Recuso aceitar que os benfiquistas se conformem à destruição do clube por alguns adorarem um incompetente.

      Eliminar
  2. Há uns dias atrás escrevi um comentário noutro blogue:
    "Benvindo ao Sport Lisboa e Benfica!"
    volto a repetir a frase:
    Benvindo ao Sport Lisboa e Benfica!

    ResponderEliminar
  3. Tu és capaz de ser o benfiquista que defende o Vieira que eu mais respeito Red, isto porque sempre exercitas-te os neurónios e não eras apoiante cego. E custa-me muito ler este teu texto, apesar de ser do teu habitualmente excelente nível de escrita porque só demonstra o estado a que chegou o nosso Benfica.

    ResponderEliminar
  4. Tenho lido, e fico sempre de certa forma chocado, muitos comentários negativos sobre o papel que as casas do Benfica podem ter nestas eleições. Não compreendo como se pode criticar os 50 votos a que têm direito. Não sei como tudo se processa mas não tenho dúvidas que esses 50 votos só podem vir da direcção da respectiva casa e ela é constituída por muitos benfiquistas que têm um papel fundamental naquilo que é o Benfica.

    É a síndrome do Rei-Sol, como alguns lhe chamam, que até aos mais esclarecidos ofusca o discernimento!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabias que não precisas de ser sócio do Benfica para seres presidente de uma Casa e teres o poder dos 50 votos na mão? Bem vindo à noção de democracia de LFV.

      Eliminar
    2. E inacreditavel como certos individuos continuam a achar que e' normal o que se passa nas casas! Os proprietarios das mesmas usam-nas como negocio e nada mais! Passei por uma casa numa cidade no estrangeiro, em dia de jogo SLB-Lagartitos futsal, uma vez que o canal nao estava sintonizado, pedi ao empregado se havia a possibilidade de mudar o que foi aceite, mas para minha surpresa minutos depois o mesmo empregado pede-me desculpa e informou-me que teria que mudar porque os individuos presentes estavam a assistir a um jogo do campeonato local!!!!!! Para que servem as casas do SLB!!!!!

      Mais, deverei como socio aceitar que qualquer individuo proprietario de uma qualquer casa tenha direito a um maior numero de votos do que eu ou de que qualquer outro individuo que seja socio independentemente do numero de anos de associado! Nao!!!
      Talvez para aqueles que nao sejam socios ou que tenham algum interesse em uma qualquer casa seja facil de aceitar, mas nao para mim, ou para aqueles que pagam quotas!!!!

      Eliminar
    3. E inacreditavel como certos individuos continuam a achar que e' normal o que se passa nas casas! Os proprietarios das mesmas usam-nas como negocio e nada mais! Passei por uma casa numa cidade no estrangeiro, em dia de jogo SLB-Lagartitos futsal, uma vez que o canal nao estava sintonizado, pedi ao empregado se havia a possibilidade de mudar o que foi aceite, mas para minha surpresa minutos depois o mesmo empregado pede-me desculpa e informou-me que teria que mudar porque os individuos presentes estavam a assistir a um jogo do campeonato local!!!!!! Para que servem as casas do SLB!!!!!

      Mais, deverei como socio aceitar que qualquer individuo proprietario de uma qualquer casa tenha direito a um maior numero de votos do que eu ou de que qualquer outro individuo que seja socio independentemente do numero de anos de associado! Nao!!!
      Talvez para aqueles que nao sejam socios ou que tenham algum interesse em uma qualquer casa seja facil de aceitar, mas nao para mim, ou para aqueles que pagam quotas!!!!

      Eliminar
    4. Só agora aqui vim e fiquei chocado com os vossos conhecimentos na matéria. Antes de mais e porque posso ser mal interpretado, não frequento nenhuma casa do Benfica.

      De uma coisa sou obrigado - ser sócio dessa casa do BENFICA e, obviamente, ser reconhecido o meu papel em prol da mesma. Há eleições e isso é democracia, mesmo que todos possam ser iletrados. No dia em que só poderem votar os esclarecidos, voltamos ao coliseu de Roma.

      Se querias, ou queres um mundo perfeito, não o exijas ao Benfica, porque ele faz parte deste.

      Não perceber o papel fundamental que as casas do Benfica tiveram e têm na continuação do benfiquismo pelo país fora, nestas décadas de podridão e de vitórias de um clube que teve, e têm, o poder do seu lado é cuspir no próprio prato.

      Aqueles que acham que só os sócios merecem o Benfica, não sabem o que é o Benfica mas passam a vida a falar de Cosme Damião!

      Eliminar
  5. Águia Preocupada18/10/12 23:32

    Há muitos anos, (não vale a pena ir ver quando) numa eleição, estava eu na fila par votar e atrás de mim um indígena com ar muito atarefado e convicto, disse esta frase:
    - "Venho aqui votar, porque há quem nem saiba onde é a casa de banho e quer vir mandar"

    Respondi então: "Deixe lá que logo aprende. Ou acha que este também não teve que aprender?"

    E mais outra:

    Nas últimas eleições, estive por dentro e estive como ajudante(?) e ouvi coisas inacreditáveis. Desde gente que confessou que há 30 anos não entrava no Estádio da Luz mas que estava ali para salvar o Benfica, até quem me pediu ajuda para ensinar a votar, pois não conhecia a cara em quem votar... Só diziam: "É no que lá está agora pois salvou o Benfica"!

    Portanto meus caros, não se pense que os sócios são TODOS esclarecidos e que as eleições são verdadeiras e democráticas! Não podem ser com este género de "analfabetismo" .

    Como bem perguntou e pediu o Ricardo do "Ontem vi-te no Estádio da Luz" na AG aos que se sentavam nas filas da frente: "Digam-me, expliquem-me, porque votam sempre da mesma forma? É só porque sim?"

    Estamos assim e daqui não avançaremos porque as pessoas se recusam a pensar, a analisar e a agir por conta própria. É muito fácil fazer o que alguém manda...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse grupo que está sempre em frente da Direcção e que são uma duzia de casais já com idade de reforma e ambos com 50 votos, é quem tem decidido praticamente todas as AGs (incluindo a do golpe estatutário)

      Se a Direcção decidir tirar a roda da bicicleta do nosso emblema, eles votam sim...porque sim...

      Eliminar
    2. E esse é o eleitorado de Vieira. Esse e as Casas.

      Eliminar
  6. Aguia desapontada18/10/12 23:37

    Gostei como sempre RedMoon do teu texto tambem para mim acho que acabei aqui que decidam os socios a seu belo prazer gostam do Vieira ele preparou tudo como isso das casas do Benfica,mas arrisco pelo que vou lendo por ai que mesmo sem isso das casas ele ganhava sempre os socios nao veem mais nada a sua frente senao o LFV,este esta para os socios como o Pinto da costa para os seus,mas este ganha o nosso vai ganhar Juizo porque o nosso presidente ajudou a cimentar a fortaleza dos corruptos na federacao como em todos os lados,a partir daqui vou vibrar nas vitorias do nosso clube como sempre e chorar com as derrotas, mas eleicoes nao contem mais comigo acabou.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo desapontado, não deixes de exercer o teu voto. A diferença não é o que nos querem fazer parecer. Acredita que não. Ficar em casa é que entrega de bandeja a eleição a LFV.

      Eliminar
  7. Estou solidário e revejo-me neste post, depois de o presidente do SLB "repartir" as receitas deste ultimo jogo com o Freamunde eu pergunto, onde anda a verdade desportiva que enche a boca desta direção? Depois de saber que 50% da receita vai para uma casa do Benfica eu pergunto, o que vale para angariar votos? Por mim não vou comentar igualmente esta palhaçada e este insulto á mistica do Benfica, onde anda o respeito pelo adepto e sócio do Benfica por parte desta direção? Fiquei a saber por exemplo pelas contas do Braga que o benfica pagou 4 milhões pelo Lima e que Michel foi emprestado...por mim resta-me ver e apoiar o Benfica seja a berlinde ou pesca desportiva, e esperar que ganhe, vou fazer o benfica á minha meneira e feito o resto é merda! Sinto-me como na era Damásio e Vale Azevedo, triste humilhado e acima de tudo descrente e muito pouco apaixonado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste tipo de assuntos, os defensores da moral e bons costumes de LFV não aparecem.

      Eliminar
  8. Aceitem, que o clube dos bons valores pelo qual Cosme Damião lutou, morreu! LFV é dono do clube, e como dono de qualquer coisa, só a deixará para os outros, quando esse coisa já não for útil! Se não se salvar o Benfica agora, jamais se salvará! Eu tenho as mãos limpas, vou ficar sempre de consciência tranquila!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É impressão minha ou a descreveste a acção de um comum parasita?

      Eliminar
  9. RedMoon

    Excelente texto ao qual me identifico totalmente. Mais te digo.
    Estava a pensar escrever isso mesmo sobre as eleições, mas tu escreveste-o muito melhor do que eu o faria :)

    Parabéns
    100%, ou como o Prof Marcelo Rebelo de Sousa diria...20 valores !

    ResponderEliminar
  10. Sandra Benfiquista Portuense19/10/12 10:21

    Redmom

    Se estás desiludido com L.F.Vieira, tens uma boa solução alternativa, Rui Rangel e a sua lista…
    não… pois…. era o que eu pensava…

    Certamente já repararam que a oposição que alguns de vós apoiam não é aquilo esperavam, mas que grande desilusão!

    Em virtude do desespero, alguém acabou por empurrar para candidato a presidente um homem que não conhece a sua realidade do Benfica, ninguém dúvida que seja benfiquista, mas reconheçamos que não tem qualquer preparação para ocupar o cargo de presidente do maior clube português!

    Não tem vocação para ser líder! Vi novamente hoje a entrevista e não há ponta por onde se pegue… muito fraco… Rui Rangel não consegue desenvolver ou defender uma ideia… e muito benevolente foi José R. dos Santos para com ele!

    É lamentável que se tente substituir a falta de uma ideia concreta sobre o que se quer fazer no Benfica por comunicados de “5 em 5 minutos” só para provocar ruído!

    Para não falar da situação ridícula das quotas em atraso…

    Envio daqui a minha solidariedade benfiquista

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. RIDICulo é nao apresentar programa, ridiculo é nao debater com a oposição, no fundo achando-se superior a qualquer um. ridiculo é alguem como tu tentar descredibilizar alguem que pelo menos luta para ter um benfica melhor, justo, limpo e democrático!!!

      andre

      Eliminar
  11. DOS MELHORES TEXTOS QUE JA VI AQUI! TODOS OS BENFIQUISTAS COM CONSCIENCIA TÊM DE SE APERCEBER DE TODA ESTA FARSA, DE TODA ESTA MANIPULAÇÃO DE OPINIAO QUE O senhor LFV. e repito senhor com letra minuscula!!! JÁ CHEGA, JÁ CHEGA DE ROUBO AO BENFICA PARA SEU PRÓPRIO INTERESSE.

    ESPERAMOS TODOS ANSIOSAMENTE POR DIA 26 ESPERANDO QUE UMA REVOLUÇÃO ACONTEÇA!!!!

    ANDRE

    ResponderEliminar
  12. Grande texto sim senhor!!

    Uma resposta se todos pensarem como tu então as coisas só mudam quando o homem morrer. Se todos os sócios minimamente inteligentes, como tu aparentas ser com este teu texto, votarem numa lista contrário ou pelo menos votarem em branco. Não há casas do Benfica que o Salvem, ou não somos nós mais de 6 milhões?

    Cumprimentos de um mero adepto (tão benfiquista como outro qualquer)

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking