O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Catastrófico bom negócio

. 30 comentários
Ao contrário dos meus colegas não tenho pejo em afirmar que a venda do Witsel foi o melhor negócio realizado pelo Benfica desde que Vieira chegou ao clube. Basicamente o Benfica contratou o jogador a época passada por 6 milhões e vendeu-o este ano por uns astronómicos 40 milhões. Um negócio estrondoso para as Finanças do clube. No entanto, este grande negócio foi péssimo para a Direcção porque deixou evidente a péssima gestão do plantel feita nesta pré-temporada.

Finalmente houve uma situação em que a Direcção não queria mesmo perder o jogador, ao contrário das declarações bacocas em negócios anteriores em que só vendia jogadores pela clásula seguidas da venda por valores abaixo da cláusula - ou seja uma estratégia primária de tentar valorizar os activos. E finalmente houve um clube que enterrou somas astronómicas no Benfica (e infelizmente no Porto salvando os Corruptos da falência quando já havia muito salário em atraso por aquelas bandas). Mas foi óbvio que este foi um negócio que a Direcção não estava á espera que acontecesse. Fiaram-se no valor elevado da cláusula, no fecho do mercado na maioria dos países europeus e o Zénit veio estragar a retórica da Direcção.

No entanto, este negócio deixou evidente o quão frágil, patética e incompetente é esta Direcção na gestão do futebol. Isto pelos seguintes motivos:
- Segundo os rumores que circulam, esta Direcção fez de tudo para segurar o belga. Isto incluiu uma renovação de contrato que valeria muitos milhões de euros ao belga e a garantia de que deixavam sair o jogador para um grande europeu na próxima época. Ora se nem assim Witsel pretendeu manter-se num clube da dimensão do Benfica - que por acaso eliminou o Zénit das competições europeias a época passada - o que é que isso diz da confiança que Witsel deposita na estrutura do clube? 
Witsel sabia tão bem como nós que eventualmente iria/irá para um grande europeu. É um jogador jovem com grande qualidade e potencial de crescimento. No entanto preferiu sair do Benfica o mais cedo que pode e crescer noutro clube.

- A realização deste negócio confirmou o quão desastroso foi o negócio de Javi Garcia. 
Javi nunca devia ter saído do Benfica esta época e ponto final. Ao contrário de Witsel, para o qual temos suplentes directos (Carlos Martins que acho que fará esquecer o belga, e Matic) Javi era uma pedra basilar no meio campo sem suplente directo. A Direcção não acautelou a defesa das ambições desportivas do Benfica e nunca devia ter ido na cantiga de Javi.
É o enésimo exemplo da estrutura do futebol encarnado a mostrar uma mansidão assustadora na defesa do clube. Já não bastavam os exemplos de Enzo Pérez a época passada, do braço de ferro com Kardec, da rédea solta dada a Jesus, do gozo dos árbitros agora vemos que temos uma estrutura do futebol que vai na cantiga de um jogador em vez de impor a defesa dos interesses do clube sobre os do jogador.

- Luís Filipe Vieira caiu totalmente no rídiculo. Depois de a estrutura ter andado a fazer passar o mito de que o Querido Líder andava a resistir a investidas do Anzhi (que ao contrário do Zenit desmentiu interesse nos jogadores do Benfica) e que a saída do Javi era a única planeada - nada de Gaitán ou Rodrigo juntamente com Witsel por 90 milhões - o Zénit trocou as voltas á Direcção e fez algo que estes nunca esperaram. Lá se foi por água abaixo o mito do Grande Herói que defende os interesses desportivos do clube. Houve um clube que quebrou o bluff de Vieira e deixou a nú a incompetência com que esta época foi planeada.

- O facto de Javi ter feito o forcing para sair e Witsel não ter demonstrado confiança que o seu futuro seria melhor acautelado no Benfica que na Rússia apenas demonstra a falta de confiança nesta equipa técnica nem nesta Direcção.
E muito francamente, depois do roubo e falta de defesa do Benfica na época passada quem pode culpar os jogadores? Que títulos é que ganhariam se se mantivessem no Benfica esta época? Uma Taça da Liga? Os jogadores estão pelos cabelos de serem tratados como objectos descartáveis por Jesus e saturados com uma Direcção que não os defende e os deixa entregues ás feras do futebol português (árbitros, mestres do putedo e corrupção, jornalistas facciosos, etc). São mais dois a juntar-se aos muitos que já tinham saído do clube cansados com esta estrutura (Ruben Amorim, Nelsón Oliveira, Saviola, David Simão, etc) e aos que como Maxi já demonstraram publicamente descontentamento pela falta de defesa da equipa. De salientar que os jogadores em elogios ao que simboliza o Benfica e aos seus adeptos, logo este cansaço é evidentemente dirigido a quem devia defender o clube e jogadores e não a si próprio.

- O plantel do Benfica está totalmente desequilibrado. 
Neste momento o plantel é composto pelos seguintes jogadores: 3 guarda-redes, 2 defesas laterais, 1 extremo adaptado a lateral, 4 defesas centrais, 1 médio-centro adaptado a trinco, 2 organizadores, 6(!) extremos e 4 avançados. Esta aberração é o resultado da iluminada gestão de Vieira e Jesus. É com isto que vamos defrontar o Barcelona e vamos á Rússia. Nem Damásio e Artur Jorge fariam melhor.


Neste momento o clube está numa situação delicada. A nível financeiro este negócio pode ser o garante de sobrevivência para o próximo ano mas a nível desportivo ficou sem as duas pedras basilares do meio-campo que garantiam equilíbrio defensivo numa equipa já com demasiado pendor ofensivo. Neste momento, o Benfica está numa situação em que tem um treinador maluco e kamikaze que adopta tácticas dos anos 30 (de 2-3-5) e se encontra sem meio-campo defensivo viável quando vai ter que defrontar o Barcelona e tentar lutar pelo campeonato. 
Apesar de bom a nível financeiro este negócio foi totalmente desastroso para as aspirações desportivas (se é que as há além da valorização de activos) do Benfica. Rezemos a todos os santinhos para que Carlos Martins nunca se lesione, para que Matic se adapte a médio-defensivo e para que os putos da equipa B (que JJ e LFV parecem ter descoberto depois de anos a negligenciar jovens da formação) sejam melhores do que esperamos.

A saída de Hulk do Porto pode servir de consolo para alguns benfiquistas, mas apesar dessa saída o Porto manteve um meio campo forte e tem alternativas ao jogador - a relevância de Hulk na equipa dos Corruptos diminuiu na época passada por isso este era o momento derradeiro do Porto realizar dinheiro e ganhar algum fôlego financeiro num momento em que estava com a corda á volta do pescoço.

Estes negócios acabam por trazer um equilíbrio novo ao campeonato. Benfica e Corruptos estão fragilizados e por esta altura deve haver muita gente em Alvalade a esfregar as mãos pela chance de fazerem uma gracinha esta época (embora acredito que esfregassem mais as mãos se tivessem feito um negócio desta envergadura).

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

30 comentários

  1. Se tivesses chamado Cepo ao Cardozo, dava nota 20 ao teu post. Como não o fizeste, dou-te 19,5!! :)

    Mas provavelmente o que escreveste ainda não será suficiente para alguns entenderem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Cardozo é o melhor ponta de lança do Benfica dos últimos 20 anos. Pelo menos pelos números que tem - e para mim os números são tudo.

      Quanto ao que escrevi, pouca gente lê blogues e muita gente acha que o negócio Witsel foi bom. Eu concordo, o problema foi o resto dos negócios desta pré-temporada.

      Eliminar
    2. Tu é que ainda não percebeste que o Cardozo não é um cepo.
      Coisa evidente para qualquer pessoa capaz de distinguir o lado direito do esquerdo.

      Eliminar
    3. Um Cepo que marcou 2 golos na jornada passada e foi o melhor marcador a época passada...

      Há malta que só faz posts/comentários polémicos porque sim...

      Um dos melhores marcadores de sempre do SLB é apelidado de Cepo?

      Não é um Falcão, mas está longe de ser um Martin Pringle...

      Acordem para a vida!

      Eliminar
  2. Essa do Matic se conseguir "adaptar" a médio defensivo, mostra qual é a v/ intenção. Pelo conhecimento demonstrado dos jogadores do Glorioso, devem passar o tempo a ver jogos de "outros" clubes, o vosso.
    quanto mais tentarem denegrir a imagem do Benfica e a dar "balas" ao adversário, mais eu que sou sócio, apoio este Presidente e combaterei contra blogs como este ao serviço de outras associações de malfeitores, que a unica coisa que desejam é o mal do Glorioso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Matic não é médio defensivo. E se achas que eu ter esta opinião é motivo para achares que estamos "ao serviço de outras associações de malfeitores, que a unica coisa que desejam é o mal do Glorioso" só demonstra que devias beber menos ao começar as manhãs.

      Eliminar
    2. RedSpecial4/9/12 11:15

      Vermelhusco, nós é que desejamos mal ao SLB! Quer dizer, vemos uma gestão ruinosa e temos de comer e calar!Nós é que queremos mal... Sim, Matic no Vitesse não era 6, mas sim 8! Jogou várias vezes a 6, mas é 8! Mais cego é aquele que não quer ver... E com Vieira os títulos são às carradas!

      Eliminar
  3. Infelizmente ainda há gente que pensa que o Benfica é o Rei-Sol (ou Grande Líder como lhe chamas) ou o desastre, que toda a gente é substituível menos ele.

    Apelo como benfiquista, a vocês que são a voz dos benfiquistas que voz não têm, que se sentem perfeitas marionetas dos jogos de poder de LFV, que negligencia os sócios ao contrário do que sempre prometeu - divulgem o nosso descontentamento, façam aparecer alternativas e dêm-nos esperança. Esperança que saiamos deste tempo de mediocridade e que apareçam os verdadeiros benfiquistas à frente do Benfica e que o defendam como seu, ao contrário dos dirigentes que agora apenas defendem o seu cheque ao fim do mês.

    ResponderEliminar
  4. Para lá de toda a inabilidade (para ser simpático...) da actual direcção/equipa técnica na construção do plantel, gostaria ainda de salientar os seguintes factos que li nos jornais de hoje, não apenas portugueses, que ilustram o amadorismo da nossa estrutura:

    - Javi confirmou que a sua saída estava a ser negociada há vários dias, pelo que houve tempo para procurar uma alternativa credível no mercado;

    - A aproximação por parte do Benfica a Sálvio, uma contratação que teria sido MUITO importante, quer para o lado direito como para o esquerdo da defesa, foi feita , demasiado tarde, permitindo que este viajasse até ao Mónaco e não estivesse presente para assinar... Incrível...

    - Este ataque final dos russos a Witsel era mais que previsível... Pq não foi também acautelada a contratação de um 8?...

    Estes pormenores, entre outros, confirmam a falta de profissionalismo e qualidade na estrutura do Benfica. E há lá tanta gente a mamar actualmente...

    ResponderEliminar
  5. «O facto de Javi ter feito o forcing para sair e Witsel não ter demonstrado confiança que o seu futuro seria melhor acautelado no Benfica que na Rússia apenas demonstra a falta de confiança nesta equipa técnica nem nesta Direcção.»

    E o dinheiro não entra neste raciocínio? Então decidiram ir para a Rússia pela excelência do projecto e agradabilidade do clima?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entra: o Benfica ofereceu 4,5 milhões ao Witsel para ficar a próxima época no Benfica e comprometeu-se com o jogador a deixá-lo sair abaixo do valor da cláusula para um grande europeu. Ou seja, o Witsel ia ganhar milhões no Benfica como na Rússia e para o ano estava num colosso europeu. Porque não quis isso?

      Eliminar
    2. Escreve o DN: «"Todos vão dizer que vou trocar o Benfica pelo Zenit por causa de dinheiro, sei disso. É claro que esse é, também, um fator importante. Mesmo com a proposta do presidente do Benfica me fez, para renovar contrato, a diferença para o que o Zenit me ofereceu é grande, tenho de reconhecer. Mas não foi o único motivo que me levou a tomar a minha decisão. O Zenit tem, também, um projeto desportivo que me atraiu", sublinhou o internacional belga.»

      A diferença de ordenado era grande. E claro que fala no «projecto», falam todos em grandes «projectos». Não foram o Etoo e o Drogba que abraçaram grandes «projectos»? Até o Ronaldo está descontente no Real e quer abraçar um grande «projecto» como o PSG ou o City...

      Eliminar
    3. Lá está, tu fazes parte do "todos" que ele mencionou. Entre uma equipa ganhadora, candidata ao título na Rússia e a fazer um brilharete na Champions e um Benfica com um plantel completamente desequilibrado e quase sem hipóteses de ser campeão nacional por causa das burrices desta Direcção o que escolhias?

      Ou julgas que se o Benfica tivesse fortes hipóteses de conquistar títulos ele não ficava mais um aninho e habilitava-se a ir para o Chelsea, Real Madrid ou City como o Ramires, Di Maria, Coentrão, Javi, David Luiz... Esses clubes garantem-lhe salários tão bons ou melhores que o Zenit. Mas o Witsel preferiu ir na mesma para os russos do que esperar. Diferença: ambição e competência nos russos.

      Eliminar
    4. Eu faço parte dos tipos que já perceberam que os jogadores juram amor eterno a quem lhes paga mais e que abraçam os projectos mais aliciantes, sendo que o atractivo do projecto é o dinheiro que vão receber. Há excepções? Há, mas são poucas.

      Já li em qualquer lado hoje, pela blogosfera, que os jogadores são como as putas e é verdade. A diferença é que as putas acabam por não enganar ninguém.

      Eliminar
  6. Anónimo4/9/12 11:39

    ha um ponto que nunca é referido... eu acho inaceitável que nos vangloriemos de vendas de jogadores que estão ca um ano e logo saem... ou seja, qual o retorno desportivo do witsel?? nenhum... muito mais ao benfica deu o Javi garcia..por isso para mim foi melhor negocio (rentabilidade financeira e desportiva)... ja o ramires foi a mesma coisa... temos de saber segurar os jogadores e nao andarmos em bicos de pe a tentar vender mal chegam ao clube

    ResponderEliminar
  7. Anónimo4/9/12 11:40

    O Benfica só vai receber 26 milhões líquidos pelo Witsel.. O resto é para representantes e afins.. Ainda assim negócio a anos luz superior ao do Javi!
    Como eu já li aqui, e bem, os jogadores andam fartos do Jesus... e eu também!! Dele e do LFV! Infelizmente não tenho dinheiro para ser sócio, ou fazia parte daqueles que o metiam a andar!!

    ResponderEliminar
  8. Meus caros, isto vai de mal a pior! Isto são negócios complicados, porque temos um presidente/treinador incompetentes e estúpidos, ou dito de outra forma, são muito limitados!. Se tivessem precavido esta saídas teriam contratado para estas posições novos jogadores, mas como são extremamente limitados, foram contratar avançados/extremos. Dentro de 2 meses LFV será mandatado pelos sócios por mais 4 anos, porque sem dùvida, a maioria está perfeitamente controlada pela propaganda do grande lider e salvador do Benfica (cerca de 500 milhões de passivo) e depois no fim da época vão gritar contra esta direção porque perdemos novamente o campeonato, e lá vamos cantando e rindo!
    Quanto aos corruptos, não estou de acordo que estejam mais fracos, claramente eles não dependem dos jogadores para serem campeões, tal como ficou demonstrado na época passada, para referir apenas a última. Quando eles anunciarem a transferência do Proença, Benquerença, O super dragao etc., ai sim ficariam mais fracos, mas por outro lado como são infinitamente mais espertos que LFV, iriam certamente precaver essas saídas do plantel com novos reforços.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo4/9/12 11:57

    Não entendo todo este "negativismo"...
    Entretanto Não se esqueçam que acima de qualquer simpatia são BENFIQUISTAS?!?!
    VIVA O BENFICA!!!
    ChXico

    ResponderEliminar
  10. Boa, aproveitam um negócio que o Benfica não teve culpa nenhuma para atacar a direção. O Witsel saíu do Benfica por DINHEIRO assim como saíu o Javi por DINHEIRO. Ou o sem milhões saíu do fecepe por que a estrutura deles era má? Ninguém entende os Benfiquistas, sempre a queixar-se que nunca apostamos nos Portugueses e na prata da casa e agora surge uma oportunidade e queixam-se de falta de soluções pff.
    Espero sinceramente que Matic, Andre Almeida e Andre Gomes cale muitos Benfiquistas que por aí andam.
    Carrega Benfica!

    ResponderEliminar
  11. Rui Santos4/9/12 12:16

    Witsel diz, e sublinho são palavras do Witsel que mesmo com o que o benfica lhe oferecia o seu ordenado iria ficar longe do que vai ganhar na Russia, tudo se resume a dinheiro. Nada tem a ver com o clube e temos exemplos em todos os clubes mundiais, mesmo os que pagam principescamente ou acham que os jogadores do Paris SG estão lá por amor à camisola e projecto de clube? O plantel fica mais fraco como é obvio e será preciso recorrer à equipa B mas não é para isso que elas servem? Vamos ter calma, ver o que acontece e criticar na altura certa. Quanto ao rei sol,eu sou socio e na altura certa irei votar e ajudar a que benfica atinja os seu objectivos. Em democracia é assim que funciona e o benfica é um clube democrático. Quanto ao grupo da luz, infelizmente é um desastre sem salvação mas aguardo com expectativa uma oposição credivel e que o presidente que suceda a LFV deixe obra.

    ResponderEliminar
  12. Claramente há quem pense que gerir uma mercearia é o mesmo que gerir um clube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá isso é verdade. É pena é que estejam a gerir os destinos do maior clube português.

      Eliminar
  13. Não concordo com alguns pontos mas queriam manter o Javí? Basta analisar a história e verificar que nunca foi bom "negócio" ficar com jogadores contrariados, até o David Luiz mostrou isso mesmo. A história está cheia de jogadores contráriados que depois fazem tudo para sair.

    Pensem como profissionais um pouco, ganham 700 mil euros por ano, oferecem 3,5 milhões de euros ano... qual campeonato menos competitivo ou qual crescer, não estão a ser honestos quando dizem que recusavam isso ninguém o faz, admito que a existir várias propostas o jogador opte por ganhar um pouco menos e ir para um campeonato mais vistoso mas assim? Não sejam hipocritas vocês fariam exactamente o mesmo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Basta ver a história, e que mantivemos o Luisão e o Cardozo contrariados época após época e continuam a render.
      O Witsel recebeu uma oferta astronómica do Benfica para continuar este ano. Não ficou porque acreditou mais no projecto russo que no desta Direcção.

      Eliminar
    2. achas que sim??? E então o el dorado não te diz nada??? Achas mesmo que foi por uma questão de projectos que o jogador partiu?

      A sério - com esta retórica nunca me farás votar noutro que não o rei-Sol!!!

      Eliminar
  14. RedSpecial4/9/12 13:38

    Há quem pense que o Benfica é o Corinthians Alagoano! Depois, lá para Janeiro/Fevereiro como de costume, temos a lengalenga dos árbitros e do sistema! E depois na próxima época vamos contratar substitutos para o Javi e Witsel, depois de termos visto mais um campeonato a voar! Mas muitos gostam assim, fazer o quê?

    ResponderEliminar
  15. RedSpecial4/9/12 13:42

    O passivo vai em quanto? Alguém sabe?

    ResponderEliminar
  16. Águia Preocupada4/9/12 13:57

    Poderia concordar a 100% com o post. Mas não posso apenas e só PORQUE NÃO ACREDITO NESTE REI SOL!
    Tentou evitar a saída de Witsel? Será mesmo? Ou não terão sido pagos milhares a emissários para colocar os jogadores em terrenos petrolíferos que sempre dão mais uns trocados?
    A gestão de Vieira e Cª., tem sido tão ruinosa, o passivo é tão exageradamente pesado, que o clube já está estrangulado! (Acham que são só os corruptos que estão e finanças? Puro engano!)
    E o homem já não sabe que fazer, tal qual como um jogador que joga, joga, perde, perde, até que um dia deixa a camisa na sala de jogo!
    Foram contentores de jogadores que ninguém viu jogar, foram milhões à fartasana deitados ao lixo e agora toca a tentar vender as jóias da coroa!
    E claro, quem compra (de favor) compra o que quer e não o que pretendem impingir!
    Isto foi tão mau, tão mau, que mesmo não acreditando nesta cambada que (des)governa o meu clube, que só revela desespero!
    Mas mesmo assim, lamentavelmente ainda há quem acredite e quem desculpe!

    ResponderEliminar
  17. Anónimo4/9/12 21:05

    Então não acreditam nos jogadores portugueses? O Witesel tem 22,
    o Rosa tem 24 e o Andre 21/22 anos não sei porquê tanto drama, o Benfica até hoje ainda não acautelou as saídas de Coluna e Eusébio mas o Benfica continua.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim é que se fala !!!

      Também ficámos sem o Humberto, Nené, Chalana, Veloso, José Augusto, Simões, Cavém e muitos mais..e olhem....o Benfica continua, até como clube que mais sócios tem no mundo.

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking