O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Quem será o verdadeiro Mestre?

. 63 comentários
Trapattoni(73 anos) - Uma época/1 Título de Campeão e uma presença na Final da Taça de Portugal

Jorge Jesus(58 anos) - 3 Épocas/1 Título de Campeão(Como no tempo de Trapatoni não havia Taça da Liga, não é item comparável)

O italiano tinha ao seu dispôr este plantel: AQUI

O homem da Amadora tinha no seu primeiro ano o seguinte grupo: AQUI

Mas quanto ao restante currículo. O que fizeram antes do Benfica?

Trapattoni:
7 Ligas italianas; 1 Liga Alemã; 2 Taças de Itália; 1 Supertaça de Itália; 1 Taça da Alemanha; 1 Taça da Liga Alemã; 1 Taça dos Campeões; 3 Taças UEFA; 1 Taça Vencedores das Taças; 1 Supertaça Europeia; 1 Taça Intercontinental

Jorge Jesus:
1 Campeonato 2ª Divisão; 1 Taça Intertoto

Acrescento que os títulos de Trapattoni acima mencionados, antes de treinar o Benfica, foram ganhos até aos 58 anos de vida do italiano. A idade de Jorge Jesus hoje.
Também, a esmagadora maioria desses mesmos títulos foram vencidos antes dos efeitos da Lei Bosman, em que não se enchia um plantel de estrangeiros e se encostavam os valores nacionais. O futebol não era dominado por meia dúzia de clubes, mas sim por muitos outros que com essa mesma Lei Bosman desapareceram da ribalta.

O valor investido pelo clube em 2004/2005 não tem comparação com o valor investido e que culminou no plantel de 2009/2010. Nem no investido desde então.

Trapattoni chegou ao Benfica sem nunca ter treinado em Portugal.
Jorge Jesus já treinava em Portugal há 20 anos quando chegou ao Benfica.

A história do Benfica fez-se e faz-se de vitórias. Títulos.
Não se fez nem faz de vitórias morais, de sucessos parciais e insuficientes, nem de falta de exigência.

Transformar Jorge Jesus no melhor treinador que passou pelo Benfica nos últimos 20 anos é desprezar o que realmente conta no desporto profissional: o sucesso desportivo.
E este sucesso desportivo não contabiliza recordes de vitórias, golos marcados, goleadas a clubes inferiores.

O sucesso desportivo apura-se nos resultados com os melhores, tendo como auge as vitórias finais.

Comparativamente, Jorge Jesus com mais recursos e qualidade no plantel, fez menos que Trapattoni, que tinha um plantel claramente inferior. Isso é ser melhor? Claramente, não é.






Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

63 comentários

  1. Epah... Tenho as minhas dúvidas!

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente, muitos não conseguem ver as evidências, só que interessa. JJ "vendeu" muitos jogadores do SLB. Mas não tem o toque de Midas que apregoa, pois de certo se o SLB fosse campeão ganhava ainda mais dinheiro! Mas se JJ fez o clube ganhar dinheiro, quanto é que investimos em 4 anos??? Pois...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma das formas de olhar para isto. E acrescentando: promoveu jogadores mas queimou quantos? E o que isso custou ao clube?

      Eliminar
  3. Que blasfémia comparar o pequenino jesus ao enorme Trap.

    ResponderEliminar
  4. Se as taças da Liga não contam então como o Trapattoni se pôs a andar após um ano também não se pode comparar porque ele podia ter ficado mais 5 ou 10 anos e não ter ganho mais nada...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Trapattoni foi empurrado para fora do clube. Mas isso é outra história.

      Eliminar
  5. Tudo bem que o Trappatoni vencia, mas não nos podemos esquecer que, em 2004/05, o próprio FC Porto estava bastante mais fraco que atualmente (tinha acabado de perder Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira, Deco e afins). Além do mais, a prestação nas competições europeias foi muito triste. E com isto não quero dizer que sou um defensor de JJ, penso que Trap era um treinador com uma mentalidade demasiado antiquada e defensiva que nos jogos mais complicados não rendia (viu-se na Europa e localmente em deslocações mais difíceis).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que dizes não é errado, mas o plantel não permitia mais. Ele concentrou-se no campeonato e venceu. Um campeonato complicado. Lembro-me de que foi um sofrimento, pois muitos jogos foram vencidos à rasquinha, mas o resultado final foi o sucesso.
      Com muito menos investimento e um grupo de jogadores claramente inferior ao actual.

      O Porto no ano passado tinha o treinador mais fraquinho dos últimos anos e mesmo assim o Benfica não foi melhor. Basta olhar para os jogos entre ambos.

      Eliminar
  6. Esta comparação não faz o mínimo sentido.

    1º - Em relação ao título conquistado no Benfica, nesse ano o Benfica conquistou 65 pontos em 34 jornadas com Trapattoni. Jesus nos 3 anos que esteve no Benfica fez: 76, 63 e 69, todos em 30 jornadas.

    2º - Será que te esqueces de como era tratado Trapatonni pelos Benfiquistas? Constantemente assobiado pois exigia-se que se jogasse melhor futebol. A saída dele foi um alívio para muitos benfiquistas.

    3º Quanto à carreira de ambos, sempre gostei da velha raposa mas o que é um facto é que o 1º clube que Trap treinou foi o Milan durante 2 anos, transitando depois para a Juventus onde esteve 10 anos. Seguiu-se o Inter durante 5 anos, regressando depois à Juventus para mais 3 anos. Emigrou depois para o Bayern durante 1 ano, voltou a Itália para o Cagliari também durante o ano, regressando ao Bayern por 2 anos. Faz 2 anos na Fiorentina e vai para a selecção de Itália.

    Portanto com 20 anos de carreira como treinador Trapatonni esteve: 13 anos na Juventus, 5 no Inter e 2 no Milan. Querer que o Jesus em 20 anos o melhor clube que esteve foi o Braga tivesse o mesmo número de títulos de Trap é ridículo.

    A verdade é que o Benfica se fizesse sempre a média de pontos que Trap fez no Benfica nunca seria campeão. E atenção eu gosto muito da velha raposa. Mas comparações destas além de ridículas não fazem sentido.

    O que vale é que a malta tem memória curta e já se esqueceram dos assobios e críticas constantes de que Trap era alvo pelos benfiquistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha para os plantéis do Trap. e do JJ. O Trapatonni fez proeza. Com medo de no ano seguinte ter pràticamente a mesma equipa, deu de fraques e fez muito bem.
      JJ no 1º ano para conseguir ganhar o campeonato, fez uma triste figura no resto das competições. A nível europeu até tapo a minha cara de vergonha.
      Mais uma vez no último terço do campeonato falamos; a não ser que ele já tenha aprendido a rodar plantéis, mas pelo que estou a ver, NÃO.

      Eliminar
    2. Melhor dizendo, Trapp ganhou com 65%, JJ fez 84%, 70% e 77%.

      Devo lembrar que Jesualdo ganhou um dos seus três títulos, com 77% de pontos ... Mourinho fez 84% e 80%. Villas Boas fez 93% (!) e Vítor Pereira 81% (!).

      Ora se considerarmos os pontos que os árbitros nos tiram (que diferença fez expulsar o Amoreirinha em Setúbal, e se Alan fosse expulso com o Braga?), fácil e de ver que Fernando Santos tinha sido campeão nesse ano que o titulo foi para o Jesualdo e que na época passada o Benfica tinha sido campeão com mais de 80% de pontos ...

      Eliminar
    3. Gandaia, eu recordo-me muito bem dos assobios e do sofrimento que foram muitos jogos. Mas tem comparação os recursos humanos que um e outro tiveram?
      O resultado foi a vitória no campeonato. Que é o que fica.
      Sabes, sem menosprezar as contas que apresentas, as comparações de pontos entre treinadores pouco valem. Conta mesmo é o que esses pontos valem comparados com os adversários.
      Quantos treinadores portugueses não têm treinado no estrangeiro todos estes anos? O JJ não poderia ter ido?
      O percurso tem que falar por cada um.
      O que me parece descabido é querer transformar o JJ num catedrático dos treinadores, e é contra isso que escrevo.

      Eliminar
    4. A mim o que me parece descabido é comparar 1 ano de Trap com 3 de Jesus.

      Se queres ser sério comparas a 1ª época de cada, já que Trap só cá ficou 1 ano, não sabendo por isso o que faria nas 2 seguintes.

      E na 1ª época temos:
      LIGA:
      Trap - 34 jogos, 19 vitórias, 8 empates, 7 derrotas, 51 golos marcados e 31 golos sofridos, 65 pontos.
      Jesus - 30 jogos, 24 vitórias, 4 empates, 2 derrotas, 78 golos marcados e 20 golos sofridos, 76 pontos.

      Taça:
      Trap - Final da taça perdida para o Setúbal.
      Jesus - 4ª eliminatória contra Guimarães em casa.

      UEFA:
      Trap - 1/16 Final contra CSKA (1-3)
      Jesus - 1/4 Final contra Liverpool (3-5)


      Eliminar
  7. Está uma comparacao honesta. Taças da liga nao contam, porque no tempo do Trapattoni nao havia, mas taças europeias e ligas italianas, sim. Porque o Jesus treinou imensas equipas com hipotese de as ganhar. Sempre disse que era um escândalo o Amora nao ter ganho a Champions

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aprende a assinar os comentários e depois falamos.
      Mas digo-te isto: já teve hipótese de discutir 2 finais da Liga Europa e desperdiçou: contra o Liverpool e contra o Braga. Não chega?

      Eliminar
  8. É pá...Jesus perdeu um campeonato para o Vítor Pereira depois de ter tido uma vantagem de 5 pts. É preciso mais?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como é que perdeu o campeonato? Isso já não te parece interessar!

      Eliminar
    2. O Pedro não entende a linguagem dos árbitros e sua implicação no campeonato e mais importante, na aquisiçao de níveis de confiança que permitem potenciar mais e mais os jogadores (e tudo em seu redor).. e não sabe, ou parece desvalorizar, que todos os anos os erros são sempre com o mesmo padrão .. e os árbitros continuam, os treinadores não ...

      Eliminar
    3. Pedro, há quem não entenda que os árbitros têm as costas largas. Que enquanto pretenderem colocar todos os erros nas costas dos árbitros, estarão a branquear os erros internos, tão graves quanto esses.

      O exemplo que mencionas deveria ser suficiente, mas o nosso amigo Eagle e o nosso amigo Sócio 218219 preferem só olhar para metade do problema.

      Eliminar
  9. Até é ofensivo meter o Jorge e o Trap na mesma frase... no entanto, muito gostava eu de saber qual foi o peso do Veiga na conquista desse campeonato. Trap teria ganho se tivesse o Carraça ao seu lado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não te sei responder. Porque Trap tinha Veiga(peça importantíssima nesse ano) mas também tinha Álvaro Magalhães, que colocava muito da sua personalidade no controle do balneário.
      Realmente, JJ nem aos pés do Velho Trap chega.

      Eliminar
  10. Para mim, nem mourinho, quando mais jesus, o Giovanni Trappatoni, esse sim é único, esse sim é o Mestre da Tática, e não só. É muito fácil pegar numa equipa cheia de dinheiro e ganhar títulos, numa realidade futebolística onde o dinheiro fala mais alto que a ética. O pormenor mencionado pelo shadows diz tudo, "...esmagadora maioria desses mesmos títulos foram vencidos antes dos efeitos da Lei Bosman...", os bons velhos tempos em que ir ao campo do estrela vermelha ou anderlecht era sinónimo de derrota para qualquer clube.
    Mas os tempos mudaram e o futebol também, eu acredito se o Trapp tivesse ficado até hoje no leme no Benfica, pelo menos uns 4 campeonatos e algumas tacinhas teríamos conquistado, competições europeias? Incógnita.
    Potencializar jogadores? Lembram-se do Manuel Fernandes e João Pereira? Nenhum deles gostou milhões ou veio da américa do sul...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O João Pereira saiu a custo zero, e o Manuel Fernandes valeu uns milhões porque era agenciado pelo Jorge Mendes. Informa-te antes de falar .. ok?

      4 campeonatos? Olha o Ericsson esteve cá 3 anos, na 2ª passagem, e apenas ganhou 1 ... informa-te antes de tirares essas "brilhantes" conclusões ...

      Eliminar

    2. E foi a uma fina da Liga dos Campeões que eu prefiro a um campeonato.

      Eliminar
    3. Bem observado,Ruben.
      Estrela Vermelha, Anderlecht, Sparta de Praga, Steaua de Bucareste...enfim dezenas de excelentes clubes que foram obliterados pela Lei Bosman.

      Eagle, no teu ver já sabemos que só o JJ é que valoriza jogadores em todo o mundo.
      Eriksson e Trap: 2 grandes senhores que metem JJ num chinelo.

      Eliminar
  11. Ai,ai...quando é que o JJ desaparece do Benfica para eu ir ver o MEU CLUBE jogar...
    Não me esqueço das bocas dele cada vez que jogava contra o Benfica. Então este não é um infiltrado?
    Pois,... olha pelo dele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os mesmos que criticam outros por terem um passado duvidoso, esquecem o de JJ. Em nome não sei de quê, mas do Benfica não é de certeza.

      Eliminar
  12. Meus amigos, este post é inacreditável. O JJ não é o melhor treinador do Mundo, mas comparar com o Trapalhoni? Nós fomos campeões com ele de gatas, sem saber ler nem escrever. O JJ põe a equipa a jogar futebol, é arrogante sim mas nós gostamos do Benfica que vemos. Respondendo a um comentário anterior, o Benfica não esbanjou 5 pts...o Benfica FOI ROUBADO e por isso perdeu o campeonato. Memória curta não sff. O Benfica é hoje dos melhores da Europa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu amigo Shadows já deu sobejos exemplos que e mais anti treinador do Benfica, do que os próprios adversários do Benfica ... Felizmente procuro fazer o contra balanço para não enjoar de tanto se falar mal de JJ.... :)

      Eliminar
    2. AM, o Benfica é dos melhores de onde? Eu adorava que isso fosse verdade, mas cai na realidade. O Benfica nem em Portugal tem sido dominador, quanto mais lá fora.
      E fingir que JJ não desperdiçou 5 pontos é não querer encarar os erros incríveis de JJ.

      Eliminar
    3. Oh Shadows desculpa lá....o Benfica tem sido dominador sim, foi é roubado de forma escandalosa tanto o ano passado como o ano do vilas boas. E lá fora tem feito boas campanhas europeias. O ano passado viste como fomos eliminados pelo Chelsea... ou queres que eu poste videos? Eu não gosto do JJ, mas tenho de reconhecer o bom trabalho.

      Eliminar
  13. O Trapatutto tinha menos opções, mas a qualidade do 11 inicial é muito idêntica.
    A defesa até era melhor...

    ResponderEliminar
  14. E Nestas alturas que eu me pergunto a mim mesmo: O que estou a fazer aqui? A ler um post escrito por alguem que nao mostrou as suas abilitacoes e credenciais para que se possa comparar e decidir qual o pior de entre tantos da mesma laia. Radio Benfica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei realmente, mas como anónimo que és, acabas por não ser ninguém.

      Eliminar
  15. dois pontos:

    1- o plantel de 2004/05 levava banho de bola do plantel de 2009/10. menosprezar o feito de trap com aquele plantel (onde se salvava o simao, uns toques do geovanni e onde tinhamos que gramar o sokota, o carlitos e o paulo almeida...) para dar pontos a jesus com um plantel que tinha di maria, ramires, aimar, cardozo, saviola, maxi, coentrao... enfim... e' comparar alhos com bugalhos .

    2- e' bom nao esquecer quem deu a isolacao necessaria de todos os abutres jornaleiros (veiga) em comparacao com a carraca que la' anda...

    ResponderEliminar
  16. Só para dar continuidade ao que o Diogo acima referiu, a grande diferença entre o Benfica de 2004/2005 e o de agora, é mesmo quem comanda a partir do banco, dum lado Trappatoni protegido pelo Veiga, do outro Jesus e um gajo que nem sequer soube proteger a imagem do Benfica aquando o sucedido no jogo na Alemanha, está certo que aquilo foi um absurdo e um bocado insólito, mas o homem como responsável máximo pela equipa do Benfica no momento (por mais triste que possa parecer, mas é a verdade...), nada fez! Mas o que é que aquele animal anda para ali a fazer?!?
    A diferença é que naquele ano tinhamos estrutura, por mais defeitos que podemos apontar ao Veiga, larápio, intruja ou anti-benfiquista, ele sabia como se mexer pelos trilhos ocultos do futebol português.

    ResponderEliminar
  17. Penso que este texto é uma resposta ao que escrevi sobre o ADN do Benfica. Quero esclarecer o seguinte e aproveito também para te informa que:

    a) quando falo que JJ está a fazer história no Benfica, refiro-me aos anos de contrato que leva. E se vai no 4º ano e outros consagrados antes dele não conseguiram (Otto Glória e Eriksson por exemplo), por alguma razão é. Não é só por termos melhor equipa e gastarmos mais dinheiro, pois o FCP também tem gasto como sabes, demasiado dinheiro em contratações (se calhar mais que nós);

    b)Seria completamente idiota e profundamente ingrato, não perceber que em 3 épocas ganhamos mais títulos que nas 9 anteriores. Se foi suficiente ou não, está bom de ver que as análises não coincidem, especialmente na componente arbitragem.

    c) É recorrente em certos analistas de bancada, ingratos e pouco rigorosos, referirem-se à Taça da Liga como um troféu menor, quando o FCP faz uma festa de cada vez que ganha uma Supertaça. Culturas distintas, está bom de ver. Para ganhar a Taça da Liga fazem-se 5/6 jogos, para ganhar a supertaça apenas 1. E se o árbitro ajudar, ao intervalo o jogo está ganho.

    d) para além de que seguramente os que desvalorizam a Taça da Liga são os mesmos que vibraram com os 3-0 dados ao FCP no Algarve, os 4-1 dados em Alvalade e os 3-2 ao FCP na época passada, depois de estarmos a perder (sem grandes erros de arbitragem, somos melhores que eles).

    e) Trappatoni foi dos treinadores mais completos que passou no Benfica. O plantel tinha um jogador que, naquela altura, para os adeptos valia por todo o actual plantel, que era o Simão. E também os 5 mn do Mantorras. Mas no global concordo, este plantel é superior em quantidade e qualidade a esse tal.

    f) o campeonato tão celebrado foi ganho com 65% de pontos conquistados (o pior que JJ fez foram 70%). Hoje essa percentagem não dá para o 3º lugar. Mas Trapp mereceu essa conjugação de factores que tirou pontos, em simultâneo aos adversários FCP e SCP. Mereceu porque era e é um Senhor.

    g) depois de nos apurarmos para a final da Taça de Portugal, já campeões, estranhamente perdemos. Os líricos ingratos que falam de qualidade de plantel, venham aqui dizer com todas as letras que o plantel do Setúbal era melhor que o nosso. O guarda redes era Moretto, na altura era bom, veio para o Benfica deixou de ser. A diferença esteve na comunicação social e numa campanha que a seguir "vitimou" Roberto ... Mas lá se vai a "treta" que os planteis ganham jogos ...

    e) Nessa Taça até começamos a ganhar 1-0 com penalty assinalado, pasme-se, por Paulo Costa da AF Porto. E perdemos a vantagem perante o Setúbal ... Se fosse Jesus teria havido algum defeito a apontar, assim parece que o Shadows já se esqueceu.

    f) Na Taça UEFA, apuramo-nos para a fase a eliminar, onde fomos eliminados pelo CSKA, nos dezasseis avos de final. Se bem se lembram, no 1º jogo na Russia, ate aos 20 mn podíamos ter marcado mais que um golo, e viva o futebol de ataque ... depois os russos vieram cá abaixo 2 vezes e ganharam 2-0 ... quando falo de ADN não é por acaso ...

    g) no 2º jogo na Luz, em desvantagem, fomos para cima deles. Valeu-nos o árbitro que invalidou 2 golos limpos aos russos, por fora de jogo inexistente. Ficou 1-1, mas viva o futebol de ataque ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. So quero perguntar uma coisa: nos tempos de Otto Gloria e outros creem que com os presidentes de entao o jesus trinaria 4 anos consecutivos? Eu nao!

      Eliminar
    2. CSKa ganhou essa taça em Alvalidl.

      Se falar no JJ na Europa posso dizer que a meia-final da Liga Europa me está atravessada.

      Se falar na meia-final da taça de Portugal perdida em casa depois de estar a ganhar 2-0 me está atravessada.

      Perder 5 pontos na época passada, não me venham com cantigas dos árbitros.
      Guimarães joga de inicio com Witsel no banco e Rodrigo na frente e nem um puto remate fizeram em 90 minutos. Académica foi azar. Contra o porto a ganhar 2-1 tira o Aimar para meter Rodrigo quando se tem de reforçar o meio campo.

      Sami

      Eliminar
    3. Eagle, O JJ têm tido a estabilidade e a protecção que nenhum outro treinador teve no Benfica nos últimos 30 anos. Nem Eriksson a teve. E que resultados? Miseráveis para as condições que teve.

      Claro que JJ é apenas metade da equação, pois a outra metade é LFV. E se calhar, com um director para o futebol com poder e conhecedor JJ não teria tido margem para cometer a maior parte dos erros que cometeu.
      Como isso não existe, e como JJ continua a cometer os mesmos erros que nos deram tantos dissabores nas últimas 2 temporadas, não tem condições para continuar.

      Atacar outros no Benfica pela sua falta de benfiquismo, e não perceber que JJ de benfiquista tem ZERO, é ser de uma cegueira notável.

      Eliminar
    4. Oh Sami, jasus que grande análise. Guimarães nao fizemos um puto de um remate À baliza. O guimaraes fez meio...ou preciso de relembrar de que falta surge o livre do golo? Academica foi azar?????????????????? Eu estive no estádio, e vi 2 penalties CLARISSIMOS..um deles foi marcada falta ao Aimar. com o porto o problema nao foi o Aimar...foi a expulsão do Emerson (vergonhosa) e o golo em claro fora de jogo. Depois ainda tivemos mais jogos roubados. Até que o Rui Santos disse isto....http://www.youtube.com/watch?v=8Z_vm40lFyo (para os que têm memória curta)

      Eliminar
  18. Trappatoni saiu do Benfica porque se calhar se fartou do ADN benfiquista, e se calhar da mesma burrice que várias vezes aflorei, e que resulta da influência da comunicação social, que hoje diz uma coisa, amanhã outra, e quem perdeu com o Rio Ave foi o SCP, que tem o defesa esquerdo certo, o treinador que não inventa, e não lhe invalidaram um auto golo por pseudo falta do avançado, etc..

    Trapatoni disse quando saiu, que ia tratar da sua esposa, que era quase tão jovem como a jornalista que lhe estava a fazer perguntas. Resultado: foi treinar o Estugarda. Para bom entendedor ...

    Lembro-me de Trapp a discutir junto à rede com um adepto. Dos tais que sabia tudo, porque lia jornais e acharia que Trapp era um treinador defensivo e isso não era compatível com o Benfica de ataque. Hoje se JJ treinasse nessas condições, era todos os dias recados, não por jogar à defesa, mas por atacar demais... os adeptos são ingratos, pouco inteligentes porque se deixam manipular, e algo acéfalos, porque raramente se lembram do que criticaram antes, noutros treinadores ...

    Será este o nosso ADN? Se é, temos de fazer qualquer coisa, se não nunca mais saímos do buraco ...

    ResponderEliminar
  19. O Shadows, sem querer como é óbvio, acabou de fazer um dos maiores elogios alguma vez dirigidos ao JJ: compará-lo a Trapatoni.

    Trapatoni é um senhor do futebol, uma das figuras mais carismáticas e respeitadas por essa Europa fora. JJ? Quem?!

    Há comparações que não se podem mesmo fazer, de resto penso que o Gandaia simplesmente esmagou toda a lógica do post.

    JJ, para além de todos os defeitos que possa ter e tem, sofre ainda com a erosão do tempo, a mais devastadora. Foi aqui dito que os treinadores deixam o Benfica porque não ganham. Não deixa de ser verdade, mas a coisa vai mais fundo - eles saem porque não ganham e, muitas vezes, não ganham porque não têm condições para isso. Não têm com Vieira, um dos seus falhanços, mas também não tinham no passado.

    A malta no Benfica não tem qualquer respeito pelo treinador. Se for estrangeiro ainda dão algum tempo para ver por onde podem pegar melhor, mas depois é só mandar a baixo. Já se for português, já se sabem, quando entra, os principais motivos por que vai sair...

    JJ joga ao ataque e eu gosto. Quero lá saber se masca pastilha de boca aberta, ou se é teimoso - até parece que há algum treinador minimamente competente que não seja teimoso. Presunçoso? Presunçosos são os adeptos que se sentem à vontade para expressar opiniões da matéria, muitas delas verdadeiramente ofensivas (e depois ainda se dão ao luxo de se queixar de ele falar de cátedra), muitas outras sem terem o mínimo de preparação para tal.

    Trapatoni ganhou um campeonato e soube muito bem. Obrigado. Já eram 10 anos de fome. Pode voltar daqui a 7 anos se não ganharmos outro entretanto. É que aquele futebol eu aguento de 10 em 10 anos e só para ganhar um campeonato, depois venha outro JJ.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bicadas, eu comparei JJ com o último treinador a ser campeão pelo Benfica antes dele.

      Um dos maiores insultos que acho que fazem aos adeptos é qualificarem-nos de burros quando têm outra opinião que não a do treinador. Esquecem que os adeptos são os verdadeiros motores de qualquer clube. E que mais que ninguém, é deles que o negócio sobrevive. Além disso, dizer que o futebol é uma ciência oculta que só os treinadores entendem(quando convém dizer isso), e que os adeptos não percebem nada disso é passarem um atestado de burrice a eles próprios.

      Jorge Jesus, nem de longe é um grande treinador. Este post foi escrito para mostrar o óbvio.

      Eliminar
    2. Bom treinador deves ser tu.

      Haja paciência para aturar os teus disparates acerca do jesus.

      Não gostares dele é uma coisa, agora dizeres que é meu treinador roça a burrice.

      Basta falares com qualquer pessoa que esteja envolvida na área do treino de futebol, para te dizer que não há melhor que o Jesus em Portugal.

      O homem não sabe comunicar é verdade, mas o Quique sabia comunicar mas treinar é que ele não sabia.

      E quanto aos adeptos não perceberem de futebol é a pura verdade. Basta, por exemplo, ir a um jogo no estádio da luz e ouvir os disparates que a maior parte dos adeptos dizem.

      Eliminar

  20. O post é inequívoco e eu concordo interiramente com ele.

    Mas depois nos comentários entra-se em comparações imcomparáveis e nos Se-Se-Se e mais Ses.

    Claro que o JJ não pode ter, nem nunca terá, os titulos do Trapa porque se ele fosse muito bom não tinha chegado ao Benfica SÓ aos 55 anos e se não fosse Vieira o Presidente nunca lá tinha entrado...para bem do Meu Benfica.

    O benfica na epoca passada tinha um dos 10 melhores plateis da Europa e este ano idem. Não se exige a CL porque numa prova a eliminar acontecem sempre imponderáveis mas perder o campeonato para um clube com Maco, que dizer Janko ((é assim??)) e um treinador ainda pior do que ele é inadmissivel.

    Ganhamos ao Braga na Luz, ganhamos aos submissos 1-0 e levamos um banho de bola, com os corruptos nem falo, perdemos em Braga e ganhamos 1-0 em casa sabe deus como, perdemos com um Guimarães mediocre, empate com o Ohanense.

    Em 18 pontos com os 4 primeiros ganhamos 6 e nos anos anteriores por lá andou.

    Perante isto é preciso mais para aquilatar da MESTRIA do JJ????????????????????



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os banhos de táctica que qualquer nabo tem dado ao JJ deveriam chegar para abrir os olhos a alguns...infelizmente não chegam.

      Eliminar
    2. 10 melhores planteis da Europa!?!?!?!?!?!?

      Mas o que andas a fumar??

      Deve ser a mesma coisa que o Sá Pintarolas anda a fumar...

      Eliminar

    3. Gandaia

      Já em tempos que disse que gosto de tratar as coisas seriamente e contigo é impossível. Certamente a tua personalidade está ancorada ao nikc.

      Se digo mal porque digo mal se digo bem ando a fumar coisas. Infelizmente fumo e até é o unico vicio de que me penitencio mas gosto de fumar...só tabaco pois esses outros fumos deves conhecê-los melhor do que eu em que pura e simplesmente sou um leigo.

      Diz-me se Artur fica mal em qualquer equipa da Europa??? Quantas equipas têm uma dupla de centrais como a nossa??? Quantas têm um Javi e um Witsel, Aimar, Maxi,Nolito, Rodrigo e Cardoso.

      Depois muitos não desdenhariam Bruno Cesar, o Enzo que andou perdido mas que é um grande jogador e contra o que muitos dizem esperem uns tempos pelo Matic.

      Gaitam e provou-o na epoca passada e para mim o mais talentoso ((o MU, corruptos e outros que o digam)) jogador do Benfica que jj fez eclipsar.

      Pensa bem e vê se há mais de dez clubes com o nosso plantel, Rende pouco rende mas aí a culpa é o destreina e desvaloriza.

      Eliminar
  21. Só faltou o mais importante, na época do Trap adormeci mais de metade dos jogos, em todas as épocas do JJ foi emoção do principio ao fim, foram golos e mais golos, foi futebol espetáculo!

    E só ganhamos com o Trap porque foi um ano miserável para os nossos rivais, porque quanto a qualidade do nosso jogo foi muito pouca!

    JF

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah! Espera lá! Queres dizer que a qualidade do futebol do Braga e do FCP no ano do título de JJ foi muito boa? Não viste os mesmos jogos que eu...

      Eliminar

    2. Eu andaria tão contente como tu se ganhassemos alguma coisita.

      Empolgante com quem. Com Gil Vivente, Olhanense, beira-mar e todas as equipas deste genero.

      Diz-me um jogo com equipas grandes que tenhamos feito um desses jogos a que chamas empolgantes.

      Eu não me lembro.

      Eliminar
  22. E esta hein? Um dos 10 melhores planteis da Europa. Só falta correr com a direcção que só faz disparates. Onde se viu o Benfica ter um dos 10 melhores planteis da Europa!!!

    Não perdemos em Braga e perdemos com porto e sporting como toda a gente viu.

    Em 18 pontos com os 4 primeiros fizemos 8 pontos e fomos roubados em todos os jogos. Todos!

    Depois o post é mesmo inequivoco, mas é o do Gandaia, não o do Shadows. Comparar os títulos de um treinador que começou a carreira no Milan com os títulos de um treinador que começou a carreira no Amora dá mesmo para tirar conclusões inequivocas.

    Já agora Conde, anda sempre a falar no investimento que foi feito na equipa desde que JJ chegou ao clube (a bem dizer já com Quique, mas enfim). Já lhe disse que não discuto finanças consigo, mas sempre lhe digo que quando se fala em investimento há uma palavrinha que deve vir sempre junta: "líquido". Se de facto quer falar do investimento no plantel de JJ, faça lá as contas e determine qual foi o investimento líquido no plantel e depois então fale disso como deve ser.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Bicadas

      Não vale a pena pois eu gosto pouco de serrar presunto mas ainda assim vou.lhe responder.

      Fomos roubados fomos mas diga.me em algum desses jogos o Benfica jogou alguma coisa???

      Depois a liquidez num clube como o Benfica são os titulos e eu apostva consigo que se o Benfica ganhasse 3 campeonatos seguidos dobrava as receitas.

      E o mesmo discurso e muito linear. Temos uma grande equipa e seria a aselhice absoluta se depois de gastar 100M€ entre 80 jogadores não tivessemos 15 jogadores grande nível.

      Agora caro amigo ate conheço alguns amigos e clientes que têm Ferraris mas sabe e para estarem a maior parte do tempo na garagem e saem às vezes ao fim de semana para dar um passeio pela cidade para serem mostrados
      já que por falta de jeito não se aventuram para grandes viagens.

      É o que passa com o Benfica tem uma grande equipa mas não tem quem a conduza.

      O qu é que não percebeu????????????????????

      Sabe, eu escrevo tão direitinho que não há lugar a duvidas e geralmente justifico com factos ou consequências.

      Eliminar
  23. Caros Benfiquistas :
    Falemos de Futebol
    1º Trapattoni é uma "Raposa" , que no Benfica sabia que ia ser campeão porque tinha atras de si o José Veiga ! Correto .
    2º Jesus é um bronco, mas sabe de Bola, não tanto como parece, mas sabe.
    3º Benfica não foi campeão no ano passado porque não joga o futebol de Back-office e hoje em dia o Futebol tem um Rosto JORGE MENDES !!!
    4º GANHA QUEM ESTIVER DO LADO DELE! CORRETO!
    5º Agora a 2ª Jornada , temos é levar a agua a Fonte , se sair agora o Jesus ! como é ! melhor ? Pior ? é tudo uma incognita ? a sair o Jesus , era no fim de epoca, não agora , esperamos pelos resultados e Vamos ser Campeões temos equipa.
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Mas eu não quero que JJ saia agora. Ele nunca devia era ter entrado. JJ sabe de bola, sabe mas faz lembrar aqueles alunos marrões que depois não sabem transmitir o que aprenderam ou tirar partido do que decoraram.

      Eu espero que JJ seja campeão e tem plantel para isso mas depois que vá à vidinha. Já chega.

      Eliminar
  24. Lapidar!!! Que grande postadela!
    Mas o problema é de quem não sabe distinguir quem se auto-promove de quem é verdadeiramente bom.

    ResponderEliminar
  25. O Trapalhoni? Por amor à Santa! Comparar o Jorge Jesus com o Trapattoni é ridículo e descontextualizado! O Trapattoni teve oportunidades que o Jesus não teve. A única equipa “grande” que Jesus treinou foi o Benfica. E o Trapattoni?
    Como refere o Eagle01 noutro post, o” Trapp fez 65% de pontos, Jesus fez 84%, 70% e 77% “, embora também considere que o JJ tem mais qualidade no plantel do que o Trapalhoni naquela altura.
    O futebol do Trapattoni punha toda a gente a dormir (então quando punha o Paulo Almeida, ai JASUS!!!), enquanto que o JJ é para mim, o melhor treinador do Benfica dos últimos 20 anos! Dá prazer em ver o Benfica jogar, é um dos melhores da Europa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manuel, as percentagens valem ZERO. Isso não interessa para nada porque a verdadeira comparação é com os teus adversários. O Barcelona já foi campeão com 87 pontos e no ano passado fez 91. O problema é que o Real Madrid fez 100!
      Deixem-se dessas comparações inúteis. A única coisa que se deve comparar são os sucessos, os títulos.
      As estatísticas dos que vencem. Comparar qualquer outra coisa é apenas para as vitórias morais que tanto interessam a LFV e a JJ.

      Eliminar
  26. Que raio, tanta gente a usar nesta discussão o argumento dos 5 pontos perdidos plo Jesus o ano passado.
    O Trap teve 6 de vantagem e desperdiçou-os com derrotas em Rio Ave e Penafiel e empate caseiro com o Leiria. Depois safou-nos a vitória ao Sporting para voltar à liderança.
    Já sei que o plantel era curto, mas com a mesma equipa o Camacho tinha posto o Benfica a jogar muito melhor futebol (e com muito mais pontos) nos anos anteriores.
    Ganhámos em 2005 sem saber ler nem escrever. Foi um acaso, um ano completamente atípico. Festejei como nunca mas há que reconhecê-lo. Esperto foi Trap em sair logo de seguida (queria estar mais perto da família, dizia). Ficou com a aura de campeão. Ficasse mais um ano com aquele futebol deprimente, e seria hoje lembrado de maneira bem diferente.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking