O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Não há Caballeros como antigamente II

. 11 comentários
Portugal, 5 de Julho de 2012

No texto anterior mencionei o caso Caballero com mais um exemplo que demonstra como a comunicação social cria guerras entre FCP e Benfica, com base num punhado de nada, excepto falta de memória dos adeptos (e dos próprios jornalistas se calhar) e interesses comerciais de empresários e dirigentes desportivos. Numa “guerra” destas, ganha dinheiro toda a gente que está envolvida no negócio, mas o tal clube que dizem que “ganha”, só gasta!

Voltemos ao tema Danilo e aos jornais online:

O Benfica já chegou a um entendimento total com Danilo, soube O JOGO. O jovem futebolista do Santos aceitou a proposta apresentada pelo clube liderado por Luís Filipe Vieira e já acertou um pré-acordo, que prevê um contrato por cinco anos. Com esta medida, o presidente encarnado procura defender-se da cobiça de outros clubes em Danilo, circulando no Brasil informações de um possível interesse do FC Porto no atleta” – JOGO, Filipe Pedras/Marco Gonçalves, 24 de Junho 2011 (não se percebe como o Benfica pôde chegar a acordo com o jogador, antes de chegar a acordo com os detentores dos direitos económicos e desportivos. A curiosidade desta notícia é a breve referência ao FCP, sem destaque nos títulos).

O líder encarnado viajou ontem, motivado por questões de índole pessoal e empresarial, no entanto a estada prevista até ao dia 29 pode viabilizar nova ronda negocial, a envolver Luís Filipe Vieira” – JOGO, Marco Gonçalves, 25 de Junho 2011 (se viajou ontem 24, como foi possível já existir acordo noticiado “ontem” e obtido pessoalmente por Filipe Vieira?)

O director desportivo do clube encarnado, Rui Costa, desmentiu que o FC Porto vá «roubar» Alex Sandro e Danilo, isto porque o dirigente assegurou que não estavam nos planos do Benfica” – BOLA online, 13 de Julho de 2011 (ah, aqui está uma reacção oficial. Mas será que todos perceberam?)

De acordo com a Imprensa brasileira, o Santos está inclinado a aceitar a proposta de dez milhões de euros apresentada pelos encarnados para a aquisição de Danilo, que interessa igualmente ao FC Porto” – BOLA online, 15 de Julho de 2011 (de facto, nem toda a gente da BOLA leu o desmentido de Rui Costa publicado na BOLA. Não dava jeito à novela...)

Título: DANILO REACENDE GUERRA ENTRE BENFICA E FCP. Noticia: “Um clássico português ao rubro no Brasil. Eis o dossiê Danilo, lateral/médio direito do Santos cobiçado por Benfica e FC Porto. O Benfica tem colocado em cima da mesa uma única proposta por escrito, no valor de 10 milhões de euros, a qual foi apresentada há oito dias. Porém, já terá subido verbalmente a fasquia para os 13 milhões”. RECORD, Nuno Pombo e Vanda Cipriano, 19 de Julho de 2011 (se repararmos bem, todas as noticias próximas do dia X, foram preparadas para justificar o negócio do FCP, em particular dos 13 milhões. Nada como uma “guerra” para os adeptos do FCP comerem tudo de “cebolada”)

O FC Porto anunciou esta noite a contratação do brasileiro Danilo, ex-Santos, por 13 milhões de euros” – BOLA online 19 de Julho de 2011. (13 milhões?)
“Contratado pelo FC Porto ao Santos no último Verão, ainda que só chegue efectivamente ao Dragão em Janeiro, Danilo custou 17,8 milhões aos cofres da SAD azul-e-branca, conforme a própria anunciou através de comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM)” – BOLA online, 1 de Dezembro de 2011 (juro que se isto se passasse no Benfica, iria acusar Vieira de ter “mamado” nas comissões).
O assunto Danilo, como o pseudo-assunto Caballero, que tantas reacções de desagrado motivaram na blogoesfera, para além das conversas de café e de barbeiro, mostram como a comunicação social consegue manipular os assuntos de modo a dividir os adeptos do Benfica e colocá-los em posição subalterna perante os adeptos do FCP. Agradando também aos donos do futebol!
Um dos jogadores também envolvido nesta “guerra” e dos que mais reacções idiotas provocou (graças a ter saído, “explodiu” Di Maria que foi vendido por 25 milhões, mais extras), foi o “Cebola” Rodriguez. Vejamos o que poucos repararam:
O FC Porto ainda deve cerca de 1,7 milhões de euros à empresa Play Internacional B.V., pela aquisição de Cristian Rodríguez em 2008. Na altura, o Benfica recusou pagar os sete milhões de euros (70 por cento do passe) que foram exigidos pelo empresário Paco Casal para a renovação e o jogador acabou no FC Porto, sendo um dos mais bem pagos do plantel: 1,8 milhões de euros por ano.” – SAPO desporto, 13 de Novembro de 2011.
Os adeptos do Benfica têm de ser mais inteligentes na relação com a comunicação social. Porque já não há “caballeros” a tratar dos assuntos jornalísticos...



Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

11 comentários

  1. Ao contrário do que costumo fazer, não haverá parte III. Podia e tenho matéria para fazê-la, mas há outros assuntos mais actuais que também merecem reflexão. Que irei tentar fazer.

    O objectivo destes dois textos foi passar a mensagem de que, independentemente do que cada um pensa da actual Direcção do Benfica, NUNCA nos devemos dividir, fragilizando públicamente o Benfica, ao embarcar nos esquemas da comunicação social.

    É verdade que o Benfica tem tradição de ter péssima relação com a comunicação social. O Benfica clube e SAD, mantêm essa tradição.

    Ordens dos Bancos que por sua vez são donos da maior parte dos títulos de comunicação social ou pelo menos, parceiros dos donos (Joaquim Oliveira)? Não sei.

    Como benfiquista acho uma lástima que os actuais dirigentes não percebam a importância de uma política estruturada e eficaz de desmentidos. Evitavam estes logros (Cebola, Danilo, Caballero) que acabaram por provocar as suas mossas entre adeptos e na relação dos adeptos com o clube e SAD. Ora se queremos maximizar os rendimentos obtidos da relação SAD/sócio ou adepto, isto sim, é um tiro no pé.

    Quero com isto dizer que se tivermos de ir aos jornais dizer que já tínhamos dito no dia X que não estávamos interessados no jogador Y, devíamos fazê-lo. Se tivéssemos que fazer queixa na Autoridade da Comunicação Social sobre o aproveitamento abusivo da MARCA Benfica para valorização de jogadores e aumento de tiragens ou audiências, devíamos fazê-lo.

    Mas como não temos gente a defender o Benfica, nesta matéria sensível em particular, teremos de fazer cada um de nós um esforço para estarmos com os olhos bem abertos. Porque o primeiro objectivo deles é atacar o Benfica enquanto instituição. Depois tudo o resto: equipa de futebol, treinador, guarda redes, defesa lateral, defesa central, médio criativo, avançado, etc, o "menu" é vasto e variado. E acessível à critica ...

    ResponderEliminar
  2. Anónimo5/7/12 20:16

    Hulk, Danilo e Alex Sandro acabam de ser convocados para os jogos olímpicos. Para quem não sabe, é a gestifute que gere a carreira do Mano Menezes.

    Façam as contas e percebam porque, de um momento para o outro, o hulk passou a ser sempre convocado.

    Tiago Magalhães.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, ou isso, ou uma comissão na venda ou quem sabe umas meninas de sobremesa com câmara escondida a filmar. Depois ele faz tudo como lhe mandarem ...

      Mas não sabia que a Gestifute fazia a gestão da carreira dele, não será por acaso que só o faz agora e não antes ... sei que fazem a gestão do Maradona, e por isso o Maradona se desfaz em elogios a Mourinho e Ronaldo. Os nossos jornalistas sabem bem onde devem ir colocar as questões.

      Mas será que sabem ou limitam-se a seguir o que o fax diz?

      Eliminar
  3. São comidos há 30 anos e ainda não perceberam como...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó andrade, já percebemos como, mas já há muito tempo! Está tudo escrito, testemunhado, gravado, reproduzido, denunciado, etc.
      Vocês é que ainda não perceberam como andam a ser enganados há 30 anos por uma quadrilha de malfeitores, de contornos marcadamente mafiosos, que só num país de gente sem coluna vertebral e corrupta pode medrar. Mas não esperam pela demora. Os mesmos que vos deram as vitórias de Pirro, porque falsas e mentirosas, que vos levaram pelos caminhos da ilusão e da mentira serão os mesmos que vos irão enterrar!

      Olhem para o Sporting e vejam o caminho que irão levar. Com uma diferença de tempo de 4 ou 5 anos. A crise encarregar-se-á de terminar o que eles começaram.

      Eliminar
    2. Somos comidos sim. Com muita fruta !!!

      Eliminar
    3. Obrigado pelo comentário. Pelo menos foi sincero: admitiu...

      Eliminar
  4. Águia Preocupada8/7/12 20:10

    Que se passa aqui com o tasco? Voltou aos posts de 3 ou 4 dias atrás?
    Anda por aqui mãozinha marota? Vejam lá isso... A malta já não consegue viver sem isto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo8/7/12 23:09

      Desde que não volte aos posts do antónio barreto menos mal! agora a sério o que se passou no blog?

      Eliminar
    2. Calma àguia,
      Há muitos escribas de férias....

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking